6º ANO
CARTOGRAFIA
Representações do Espaço Terrestre
CARTAZ
EM GRUPO
Temas:
1. Croqui Geográfico
2. Planta Geográfica
3. Carta Topográfica
4. Carta Náutica
5. Mapa (Planisfério)
6. Globo Terrestre
7. Fotografia Aérea (Sensoriamento Remoto)
8. Imagem de Satélite (Sensoriamento Remoto)
9. GPS (Sistema de Posicionamento Global)
10. Mapa em 3D (Google Maps)
11. Bloco-diagrama
12. Perfil Topográfico (Curvas de Nível)
Elementos Obrigatórios:
1. Título (Representações do Espaço Terrestre: Nome da Representação)
2. Imagens (de 3 a 5)
3. Definição (o que é?)
4. Função (pra que serve?)
5. Fontes (obrigatoriamente 3)
Separação de Grupos: clique aqui
Latitudes
Complete as lacunas a seguir com: Círculo Polar Ártico, Trópico de Câncer, Linha do Equador, Trópico de Capricórnio, Círculo Polar Antártico
Tecnologias cartográficas
Complete as frases com as palavras: GPS, Sensoriamento Remoto, Fotografias Aéreas
Fernando é um biólogo que está realizando um estudo sobre a fauna e a flora da Floresta Amazônica, em seu trabalho, utiliza um instrumento denominado __________________________, que fornece a localização exata de onde ele está facilitando sua locomoção dentro da floresta.
Uma organização não governamental (ONG) realiza o monitoramento da Mata Atlântica por meio de um sistema de alta tecnologia denominado ______________________________. Esse sistema utiliza informação de sensores instalados em satélites artificiais localizados a quilômetros de distância da Terra.
Luísa está fazendo um trabalho escolar e precisa identificar o uso do solo em seu município. Para isso, está utilizando ________________________________, que são imagens obtidas por meio de câmeras fotográficas especiais instaladas em aviões.
Tecnologias cartográficas 2
Leia atentamente o texto a seguir:
Lavoura mapeada via satélite
Na busca constante por economia e ganhos de produtividade na lavoura, produtores têm à disposição uma ferramenta a mais para auxiliar no gerenciamento da lavoura: as imagens de satélite. É uma das tecnologias que compõe a agricultura de precisão e vem sendo cada vez mais empregada principalmente por proprietários de áreas muito extensas. A tecnologia envolve a geração de mapas de produtividade a partir de imagens obtidas por satélites. Com esses dados o produtor vê no mapa pontos onde há menor produtividade e investiga, no campo, o problema. “A imagem de satélite gera dados. Interpretada, vira informação que, sistematizada, vira mapas para orientar o produtor.” diz o chefe de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da Embrapa Monitoramento por Satélite, Alexandre Coutinho.
[...]
Fernanda Yoneya. Lavoura mapeada via satélite. O Estado de S. Paulo. São Paulo, 4 jun. 2008.
a) O texto acima mostra a utilização de um recurso cartográfico na realização de uma atividade econômica no campo. De qual recurso o texto está tratando?
___________________________________________________________________________________
b) Além da utilização na agricultura, cite outro exemplo de uso dessa tecnologia.
___________________________________________________________________________________
PAISAGEM12. Perfil Topográfico (Curvas de Nível)
Elementos Obrigatórios:
1. Título (Representações do Espaço Terrestre: Nome da Representação)
2. Imagens (de 3 a 5)
3. Definição (o que é?)
4. Função (pra que serve?)
5. Fontes (obrigatoriamente 3)
Separação de Grupos: clique aqui
Latitudes
Complete as lacunas a seguir com: Círculo Polar Ártico, Trópico de Câncer, Linha do Equador, Trópico de Capricórnio, Círculo Polar Antártico
Tecnologias cartográficas
Complete as frases com as palavras: GPS, Sensoriamento Remoto, Fotografias Aéreas
Fernando é um biólogo que está realizando um estudo sobre a fauna e a flora da Floresta Amazônica, em seu trabalho, utiliza um instrumento denominado __________________________, que fornece a localização exata de onde ele está facilitando sua locomoção dentro da floresta.
Uma organização não governamental (ONG) realiza o monitoramento da Mata Atlântica por meio de um sistema de alta tecnologia denominado ______________________________. Esse sistema utiliza informação de sensores instalados em satélites artificiais localizados a quilômetros de distância da Terra.
Luísa está fazendo um trabalho escolar e precisa identificar o uso do solo em seu município. Para isso, está utilizando ________________________________, que são imagens obtidas por meio de câmeras fotográficas especiais instaladas em aviões.
Tecnologias cartográficas 2
Leia atentamente o texto a seguir:
Lavoura mapeada via satélite
Na busca constante por economia e ganhos de produtividade na lavoura, produtores têm à disposição uma ferramenta a mais para auxiliar no gerenciamento da lavoura: as imagens de satélite. É uma das tecnologias que compõe a agricultura de precisão e vem sendo cada vez mais empregada principalmente por proprietários de áreas muito extensas. A tecnologia envolve a geração de mapas de produtividade a partir de imagens obtidas por satélites. Com esses dados o produtor vê no mapa pontos onde há menor produtividade e investiga, no campo, o problema. “A imagem de satélite gera dados. Interpretada, vira informação que, sistematizada, vira mapas para orientar o produtor.” diz o chefe de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da Embrapa Monitoramento por Satélite, Alexandre Coutinho.
[...]
Fernanda Yoneya. Lavoura mapeada via satélite. O Estado de S. Paulo. São Paulo, 4 jun. 2008.
a) O texto acima mostra a utilização de um recurso cartográfico na realização de uma atividade econômica no campo. De qual recurso o texto está tratando?
___________________________________________________________________________________
b) Além da utilização na agricultura, cite outro exemplo de uso dessa tecnologia.
___________________________________________________________________________________
Características e Transformações das Paisagens
Leia o texto e responda as perguntas a seguir:
“… o céu está azul, bonito.
Já estamos no meio da tarde.
Tem um ventinho gostoso brincando com minha cara, com os cabelos…
Poucas nuvens no céu…
Repara os passarinhos: estão todos quietinhos, meio que dormindo nos galhos das árvores.
O sol ainda está forte… mas a luz dele já está meio amarelada.
Daqui a pouco, no fim da tarde, fica mais amarelo.
As montanhas, lá longe, uma atrás da outra, mudam de cor. As mais distantes são azuladas. As mais próximas, esverdeadas.
Tem florzinhas pintando o capinzal.
Um bichinho passou correndo. Não dá pra saber o que foi.
Tem uma estrada, lá longe, com caminhões e automóveis passando.
Mas tem, também, um avião, bem no alto. Quase não dá pra você ver.
Terminou o gramado. Agora, estou pisando em cascalho fino. Levanto poeira enquanto eu ando.”
“E como você sabe tudo isso se é cego, Tonico?”
“Sei muito mais, Zé. Nem dá tempo de te falar tudo o que vou percebendo.
Mas… só pra explicar um pouco…
Sei que o céu está azul porque senti o sol forte quase todo o tempo, no meu rosto. Só de vez em quando é que uma nuvenzinha passava aí por cima e tirava o calor.
A brisa, o ventinho, você até sente melhor se fechar os olhos.
Os passarinhos que estavam cantando até agora há pouco, só podem estar descansando, mais quietos, antes da revoada que vão fazer quando anoitecer, pra catar os insetos que começam a sair por aí em maior quantidade nessa hora.
E o sol já está me pegando de lado e não de cima. Só pode estar mais amarelado por causa da poeira suspensa no ar. Quando não está a pino, o sol tem que atravessar mais ar, mais poeira, mais atmosfera.
E as montanhas, quanto mais longe estão, vão se azulando porque o ar é azul. E quanto mais ar entre elas e nós, vão deixando de parecer verdes.
E já andei por lá. Sei das montanhas, uma atrás da outra, porque já subi e desci por elas.
As florzinhas estão aí no gramado junto com seu perfume, que dá pra sentir tranquilamente. E como o perfume está suave, acredito que não há tantas flores nesta época.
E só podem ser bem coloridas. Para atraírem os insetos.
O animalzinho que passou correndo nem você viu.
Mas ouvimos seu tropel, baixinho. Era pequeno. Talvez um rato ou um gambazinho. Se o vento virar para cá, vamos tentar descobrir pelo cheiro dele.
O ruído abafado, lá em frente, me diz de que lado fica a estrada. Hoje, não está tão movimentada. Deve ser porque é domingo. Não há tantos caminhões passando.
O avião que ouvi é um desses grandões, voando a mais de dez quilômetros de altura. É a altitude ideal para economizarem combustível.
E se sinto cascalho quando ando, estamos perto da estradinha que vai dar na chácara onde moro. É só virarmos para o lado em que o sol nos pega no rosto e vamos chegar lá num instante.
Sinta o cheiro dos eucaliptos à sua esquerda, Zé. E o vento soprando macio por entre as folhagens, fazendo um barulhinho gostoso. Do outro lado, sinta o perfume de goiabas maduras. As goiabeiras estão carregadas e as bicadas dos passarinhos destamparam o cheiro que chega até aqui, forte.
Se a gente andar mais um pouco, arrastando os pés para ouvir e sentir o cascalho, não vamos desviar para a grama da beirada da estradinha e perder a direção.
Tem um pontilhão logo adiante. O barulho da água escorrendo no riacho mostra que estamos perto.
A chácara vem em seguida, depois da curva.
E… já sentiu o cheiro do café que a mamãe acabou de coar? Chega até aqui. Gostoso.
Hum. tem bolo de fubá, também.
…
Zé… que barulho foi esse?
Você caiu? Bateu no quê?
Agora, você me pegou com esses barulhos diferentes…”
“Há, há… já estou levantando, Tonico. Não foi nada.
Estava treinando pra sentir, pra ver sem enxergar como você faz.
Errei no caminho. Não percebi o fim do cascalho e bati numa árvore.
Mas vou continuar treinando.
Vamos atrás do cheiro do café?”
“Vamos. Que a mamãe já começou a chamar a gente.
JÁ ESTAMOS CHEGANDO, MÃE…
Tem coisa mais bonita do que a mãe da gente, Zé?”
Crônica Vendo sem Enxergar
Maurício de Souza
(Cartunista da Turma da Mônica)
Vocabulário
A pino: zênite, ponto mais alto do céu, exatamente acima das nossas cabeças.
Cascalho: lascas de pedras.
Crônica: gênero literário que consiste na apreciação pessoal dos fatos da vida cotidiana.
Eucalipto: grande árvore da família das mirtáceas, originária da Austrália, frequentemente plantada nas regiões quentes.
Revoada: o voo da ave que volta ao local de onde partira.
Revoada: o voo da ave que volta ao local de onde partira.
Tropel: barulho que se faz com os pés ao andar ou sapatear.
a) Explique como Tonico, personagem do texto,
pôde perceber a paisagem por onde caminhava.
b) Cite um elemento da paisagem percebido pelo olfato.
c) Cite um elemento da paisagem percebido pela audição.
d) Cite um elemento da paisagem percebido pelo tato.
d) Descreva uma transformação da paisagem que ocorreu durante a crônica.
Comparação das Paisagens
a) As duas imagens são do mesmo local?
b) Cite uma modificação ocorrida neste local entre a década de 1970 e a década de 2010.
c) Relacione trabalho, técnica e as transformações das paisagens.
d) Qual das duas paisagens há predominância maior de técnicas e trabalho?
e) Porque?
Identificando os Elementos da Paisagem
Observe a paisagem a seguir do centro de Alcântara (São Gonçalo)
a) O que são elementos naturais?
b) Cite um elemento natural na paisagem acima:
c) O que são elementos culturais?
d) Cite um elemento cultural na paisagem acima.
e) A fotografia retrata uma paisagem
com predomínio de elementos naturais ou culturais?
f) Porque?
RURAL E URBANO
PAISAGENS E MODO DE VIDA RURAL E URBANO
- Escolher 8 imagens (4 urbanas e 4 rurais)
- Classificar as imagens em espaço urbano ou rural
- Relatar o modo de vida rural
- Relatar o modo de vida urbano
- Escolher 5 imagens sobre o êxodo rural
- Explicar o que foi o êxodo rural
- Explicar quando foi o êxodo rural
- Destacar os principais fluxos migratórios (identificando em um mapa)
CONCENTRAÇÃO DE TERRAS
- Escolher 5 imagens sobre concentração de terras
- Explicar é concentração de terras
- Citar 3 notícias sobre concentração de terras
- Destacar os principais locais de concentração de terras (identificando em um mapa)
CONFLITOS NO CAMPO BRASILEIRO
- Número de conflitos existentes no Brasil
- Estado com maior e menor número de conflitos
- Principais conflitos que ocorreram no Brasil
- Principais causas dos conflitos
CRESCIMENTO DAS CIDADES E PROBLEMAS URBANOS
- Escolher 5 imagens sobre problemas urbanos
- Quais são os principais problemas urbanos da cidade
- Explique como esses problemas urbanos ocorrem
- Quais medidas podem ser tomadas para promover soluções a esses problemas
INTERDEPENDÊNCIA ENTRE ESPAÇO URBANO E RURAL
- Escolher 5 imagens sobre interdependência entre os espaços urbano e rural
- Explicar o que é interdependência entre o espaço urbano e rural
- Descrever as situações dessas imagens
- Destacar a interdependência existente nas proximidades do lugar onde você mora ou da cidade
ATIVIDADES ECONÔMICAS
- Escolher 5 imagens sobre atividades econômicas
- Explicar sobre cada atividade econômica
- Identificar no mapa quais são as principais atividades econômicas do Brasil
- Quais porções do território concentram os principais eixos de circulação
RODOVIAS BRASILEIRAS
- Escolher 5 fotos sobre as rodovias brasileiras
- Explicar sobre suas histórias (contexto de criação e função)
- Apontar vantagens e desvantagens
- Comentar sobre o atual estado de conservação das rodovias brasileiras
7º ANO
Regiões Brasileiras
COLAGEM NO CADERNO
INDIVIDUAL
Mais Informações: CLIQUE AQUI
VEGETAÇÃO BRASILEIRA
Tipos de Vegetação
8º ANO
Tipos de Projeções
FOLHA SEPARADA
CARTAZ OU SLIDE
Analise as afirmativas abaixo sobre a Europa Oriental
I. Em decorrência da insatisfação popular perante a pobreza vivida por grande parte da população, em 1917 iniciou-se na Rússia uma revolta liderada por massas populares. Esse fato originou a Revolução Russa, que mais tarde conduziu esse país a adotar o sistema socialista.
II. A partir da metade do século XX, o socialismo começa a ser implantado com sucesso em outros países desenvolvidos da Europa, como França e Alemanha.
III. Outros países do Leste Europeu começam a adotar o socialismo como regime político e econômico. Essa mudança foi alcançada de maneira parecida com a Revolução Russa, por meio de movimentos populares, e não por imposição da URSS.
IV. Na década de 1980, cresceram aas manifestações lideradas por minorias nacionais, descontentes com o regime autoritário implantado nos países do Leste Europeu, desencadeando movimentos pela democratização.
São corretas as afirmativas:
a) II e III
b) I e III
c) II e III
d) I e IV
REGIONALIZAÇÃO DO BRASIL
Regiões Brasileiras
COLAGEM NO CADERNO
INDIVIDUAL
Mais Informações: CLIQUE AQUI
VEGETAÇÃO BRASILEIRA
Tipos de Vegetação
CARTAZ
EM GRUPO
Temas:
1 - Floresta Amazônica
2 - Floresta Tropical
3 - Caatinga
4 - Mata de Araucárias
5 - Pantanal
6 - Cerrado
7 - Vegetação Litorânea
8 - Mata dos Cocais
9 - Campos (Pampas)
10 - Manguezal
Elementos Obrigatórios:
1) Título (Vegetação brasileira: nome da vegetação)
2) Localização no Brasil (Mapa)
3) Clima (temperatura e umidade)
4) Tipo de folhagem (descrição ou fotografia)
5) Problemas ambientais / devastação
6) Campanhas e ações de preservação
7) Fontes (obrigatoriamente 3)
8º ANO
Tipos de Projeções
1. Arthur Robison
2. Gerhard Kremer
3. Heinrich Lambert
4. Projeção de Cláudio Ptolomeu
5.
9º ANO
EUROPA
União Europeia
FOLHA SEPARADA
EM DUPLA
1) Pinte de uma cor quente os países que fazem parte do bloco econômico da União Europeia.
2) Escreva e responda abaixo da imagem: Quais as características desse bloco?
3) Escreva e responda abaixo da imagem: O que você conhece sobre o euro?
4) Pinte de uma cor fria os dois países que possuem o território dividido em parte europeia e em parte asiática.
Multinacionais
CARTAZ OU SLIDE
EM GRUPO
Royal Dutch Shell - Energia (Reino Unido e Holanda)
BP - Energia (Reino Unido)
Volkswagen - Automotivo (Alemanha)
ENI - Energia (Itália)
Carrefour - Distribuição (França)
Siemens - Eletrônica (Alemanha)
BMW - Automotiva (Alemanha)
Nestlé - Agroindústria (Suíça)
Escolha uma das multinacionais europeias apresentadas e depois procure em jornais, revistas ou internet, fotografias, logomarcas, produtos ou informações sobre essa empresa.
Consumo de Energia no Mundo
PARA SALA DE AULA
Quais as áreas do planeta encontram-se iluminadas?
Comparando a Europa com regiões como a África e América do Sul, a que conclusões você chega?
Consumo de Energia na Europa
CARTAZ OU SLIDE
EM GRUPO
Pesquise em livros, revistas ou na internet, notícias atuais do consumo de energia do continente europeu, especialmente, sobre iniciativas de ampliação de geração de energias renováveis no continente.
Muro de Berlim
FOLHA SEPARADA
EM DUPLA
1) Imprima/Cole um mapa da Europa em preto/branco numa folha separada (que tenha os nomes dos países).
2) Pesquise sobre o contexto histórico do muro de Berlim.
3) Desenhe o muro de Berlim no mapa.
4) Pinte de azul os países à oeste do muro (Europa ocidental).
5) Pinte de vermelho os países à leste do muro (Europa oriental).
6) Identifique em que região estão os países: Noruega, Suíça, Alemanha, França, Letônia, Bulgária, Albânia e Ucrânia.
7) Qual é a renda per capita em dólares dos países mencionados no número 6?
8) Qual conclusão podemos chegar com esses dados?
9) Como ficou dividida a Alemanha e a cidade de Berlim após o final da Segunda Guerra Mundial?
10) Para a geopolítica mundial, o que significou a construção do muro de Berlim?
Europa Oriental (Rússia)
Analise as afirmativas abaixo sobre a Europa Oriental
I. Em decorrência da insatisfação popular perante a pobreza vivida por grande parte da população, em 1917 iniciou-se na Rússia uma revolta liderada por massas populares. Esse fato originou a Revolução Russa, que mais tarde conduziu esse país a adotar o sistema socialista.
II. A partir da metade do século XX, o socialismo começa a ser implantado com sucesso em outros países desenvolvidos da Europa, como França e Alemanha.
III. Outros países do Leste Europeu começam a adotar o socialismo como regime político e econômico. Essa mudança foi alcançada de maneira parecida com a Revolução Russa, por meio de movimentos populares, e não por imposição da URSS.
IV. Na década de 1980, cresceram aas manifestações lideradas por minorias nacionais, descontentes com o regime autoritário implantado nos países do Leste Europeu, desencadeando movimentos pela democratização.
São corretas as afirmativas:
a) II e III
b) I e III
c) II e III
d) I e IV
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