IDENTIDADE, ETNICIDADE E RELAÇÕES DE PODER - OMAR NICOLAU
Encontro 1
(sem aula)
Encontro 2
(sem texto)
Encontro 3
(sem aula)
Encontro 4
POUTIGNAT, P e STREIFF-FENART, J. A etnicidade, definições e conceitos, in_________. Teorias da Etnicidade, seguido de grupos étnicos e suas fronteiras de Fredrik Barth / Philippe Poutignat, Jocelyne Streiff- Fenart. São Paulo: Fundação Editora da UNESP, 1998, pp.86-121.
FOUCAULT, M.(2002) Aula de 17 de março de 1976. In: Em defesa da sociedade. São Paulo: Martins Fontes. pp. 257-286.
MBEMBE, Achille Necropolítica: biopoder soberania estado de exceção política da morte.
AGUIRRE, J. Igor Israel González. La nuda muerte: de la biopolítica a la necropolítica y más allá1.
Encontro 5
Maldonado-Torres, Nelson. Pensamento crítico desde a subalternidade: os estudos étnicos como ciências descoloniais ou para a transformação das humanidades e das Ciências Sociais no século XXI. Afro-Ásia, núm. 34, 2006, pp. 105-129.Universidade Federal da Bahia. Bahía, Brasil.
DAS, Veena. O ato de testemunhar: violência, gênero e subjetividade. cadernos pagu, v. 37, p. 09-41, 2011.
Encontro 6
SCHWARZ, L.M. (2008) Introdução e cap.2 In:________. O espetáculo das raças. São Paulo: Cia das Letras. pp 11-22; 43-66
DAMATTA, R. (2010) Digressão: a fábula das três raças ou o problema do racismo à brasileira. In: __________. Relativizando: uma introdução à antropologia social. Rio de Janeiro: Rocco. pp.64-95
Encontro 7
O’DWYER, E. C.(2007) Terra de Quilombos: identidade étnica e caminhos do reconhecimento. TOMO, Revista do Núcleo de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais/UFSE. São Cristóvão-SE, NPPCS/UFS, n. 10 jan./jun. pp. 43-58.
RAMOS, João Daniel Dorneles. Identidade étnica e mobilização social: contribuições do multiculturalismo para o entendimento dos processos de reconhecimento de uma coletividade negra rural. identidade!, v. 15, n. 2, p. 64-76, 2011.
Encontro 8
BULLARD, R. (2004) Enfrentando o Racismo Ambiental no século XXI. In: ACSELRAD, H. HERCULANO, S. PÁDUA, J. A. Justiça Ambiental e cidadania. Rio de Janeiro: Relume-Dumará. pp. 41-68.
TEORIAS DA COMUNICAÇÃO E DA INFORMAÇÃO - ÂNGELA
Encontro 1
(sem texto)
Encontro 2
O que é Semiótica?
Encontro 3
O que é Semiótica?
Encontro 4
COELHO, J. Teixeira. O que é indústria cultural, 13, Ed. São Paulo: Brasiliense, 1989. 109 p.
____. Semiótica, Informação e Comunicação: diagrama da teoria do signo. 6. Ed. São Paulo: Perspectiva, 2003. 217 p.
Encontro 5
HOHLFELDT, Antônio; MARTINO, Luiz C.; FRANÇA, Vera Veiga (Org.) Teorias da comunicação: conceitos e tendências. 3 ed. Petrópolis: Vozes, 2001, 309 p.
____ e GOBBI, Maria Cristina (Org.) Teoria da Comunicação: antologia de pesquisadores brasileiros. Porto Alegre: Sulina, 2004.
LITERATURA AFRICANA - ÉRICA E MARCELO
Encontro 1
(sem texto)
Encontro 2
LEITE, Ana Mafalda. Oralidades e escritas pós-coloniais. Estudos sobre literaturas africanas. Rio de Janeiro: edUerj, 2012.
Encontro 3
SECCO, Carmen L. T. R. Antologia do mar na poesia africana de língua portuguesa do século XX. Volume II. Cabo Verde. Rio de Janeiro: Faculdade de Letras, 1999.
Encontro 4
LARANJEIRAS, Pires. Literaturas africanas de língua portuguesa. Lisboa: Universidade Aberta, 1995.
Encontro 5
ASSIS. Eduardo. Por um conceito de literatura afro-brasileira.
METODOLOGIA DA PESQUISA - ADRIANO
Encontro 1
(sem texto)
Encontro 2
(sem texto)
Encontro 3
(sem texto)
HISTÓRIA DA ÁFRICA I - JANAÍNA
Encontro 1
Filme “Alma Negra” (2001), de Martine Chartrand
Debate: “A África responde a Sarkozy”
Encontro 2
FANON, Franz “A experiência vivida do negro” In. FANON, F. Pele Negra, Máscaras Brancas,
HALL, Stuart. “Pensando a diáspora”. In Hall, Stuart. Da Diáspora, p. 25-50.
Encontro 3
BARBOSA, Muyratan. "Eurocentrismo, história da África";
FAGE, J. D., "Evolução da Historiografia da África", in HGA
Encontro 4
BÂ, Hampaté. "A Tradição Viva" ;
Serrano, Carlos. "África Ancestral"
Filme: “Keita, a herança do Griot”, dir. Danny Koyaté
Encontro 5
COSTA, Ricardo. A expansão árabe na África e os Impérios Negros de Gana, Mali e Sonai (Séculos VII-XVI)”.
EL FASI, Mohammed e HRBEK, Ivan . “O advento do Islã e a ascensão do Império Muçulmano” / “Etapas do desenvolvimento do Islã e da sua difusão na África”. HGA, vol 3.
Encontro 6
LOVEJOY, Paul.A escravidão na África: uma história de suas transformações. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2002, caps. 1 e 12.
THORNTON, J.R. “A escravidão e a estrutura social na África”. In A África e os Africanos na Formação do Mundo Atlântico (1400-1800). Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.
MATTOS, Hebe Maria. “Escravidão, comércio e trocas culturais”. In BELUCCI, Beluce (coord). Introdução à história da África e da Cultura Afrobrasileira. Rio de Janeiro: Centro de Estudos Afroasiáticos – UCAM, 2003.
COSTA E SILVA, Alberto. “A escravidão entre os africanos”. In A manilha e o libambo. A África e a escravidão de 1500 a 1700. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira, 2002.
Encontro 7
História Geral da África, volume VI, capítulos: 1 e 3.
OGOT, B. A. “A história das sociedades africanas de 1500 a 1800: conclusão” HGA,Vol. V
Encontro 8
História Geral da África, volume VI, capítulos: 4 e 29.
OGOT,B.A.“A história das sociedades africanas de 1500 a 1800: conclusão” HGA, Vol. V
O BRASIL DOS AFRICANOS E DOS AFRO-BRASILEIROS - MÁRCIA
Encontro 1
Documentário: O Negro da Senzala ao Soul (1977)
Encontro 2
Parecer - Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva (Relatora)
Encontro 3
DOMINGUES, Petrônio. Movimento negro brasileiro: alguns apontamentos históricos. Tempo [online]. 2007, vol.12, n.23
Encontro 4
ANDREWS, George Reid. (1991), "O protesto político negro em São Paulo, 1888-1988". Estudos Afro-Asiáticos, 27, dez.
Encontro 5
ANDREWS, George Reid. (1991), "O protesto político negro em São Paulo, 1888-1988". Estudos Afro-Asiáticos, 27, dez.
Encontro 6
OLIVA, Anderson Ribeiro. Lições sobre a África: diálogos entre as representações dos africanos no imaginário Ocidental e o ensino da história da África no Mundo Atlântico (1990 - 2005). 2007. 415 f. Tese (Doutorado em História)—Universidade de Brasília, Brasília, 2007.
Encontro 7
OLIVA, Anderson Ribeiro. Lições sobre a África: diálogos entre as representações dos africanos no imaginário Ocidental e o ensino da história da África no Mundo Atlântico (1990 - 2005). 2007. 415 f. Tese (Doutorado em História)—Universidade de Brasília, Brasília, 2007.
Encontro 8
(sem texto)
A ARTE AFRICANA A CAMINHO DO BRASIL - ROSANE
Encontro 1
Vídeo: Las estatues tabien muerem
Encontro 2
MUNANGA, Kabengele. A dimensão estética africana na Arte Negro-africana tradicional. In: ARTECONHECIMENTO, SP: MAC, 2004, págs. 29 – 44.
Encontro 3
BELTING. Hans. O Fim da História da Arte
Encontro 4
BALONGUN, Ola. Formas e expressões nas artes africanas. In: ALPHA, Sow. Introdução à cultura africana. Lisboa: UNESCO/Edições 70 págs. 37 – 94.
Encontro 5
LAYTON, Robert. A Arte nos reinos tradicionais e Arte cultual do Oio. In: A Antropologia da Arte.Lisboa, Portugal: Edições 70. 1991, p. 83-96.
LAYTON. Robert. A Arte Régia do Benin. p. 96-108
Encontro 6
MUNANGA, Kambele. Arte Afro Brasileira: O que é, afinal? In: Mostra do Redescobrimento: Arte Afro- Brasileira. AGUILAR, N. organizador. Fundação Bienal de São Paulo – São Paulo: Associação Brasil 500 anos artes Visuais, 2000.
CONDURU, Roberto. Capítulo 3: Representações da Negritude. In: Arte Afro-Brasileira. Belo
Horizonte: Editora C/ Arte.2009.
Encontro 7
CONDURU, Roberto. Capítulo 4: Arte Projetivamente Afro-brasileira. In: Arte Afro-Brasileira. Belo Horizonte: Editora C/ Arte.2009.
ARAÚJO, Emanuel. “O Negros Pardos e Mulatos na Pintura e Na Escultura Brasileiras do Século XVIII” In: A mão afro-brasileira: significado da contribuição artística e histórica, Vol. I e II Editora: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo e Museu Afro Brasil (2a. edição). 2010, p. 25-56.
Bibliografia Complementar
Mostra do Redescobrimento: Arte Afro-Brasileira. AGUILAR, N. organizador. Fundação Bienal de São Paulo
São Paulo: Associação Brasil 500 anos artes Visuais, 2000.
PONTUAL, Roberto, Dicionário das Artes Plásticas no Brasil. Rio de Janeiro, Ed: Civilização Brasileira S.A.,
1969.
O Museu Afro Brasil. São Paulo:Banco Safra, 2010.
BELTING, Hans. O fim da História da Arte.Uma revisão dez anos depois. São Paulo: Cosac Naif, 2006. 320 pp.,48 ils.
CUNHA, Mariano Carneiro. Arte Afro Brasileira. In: ZANINI, História Geral da Arte no Brasil. Vol. II, SP: Instituto Walter Moreira Salles, 1983
ELKINS, James. Stories of Art, New York: Routlege, 2002.
RIBEIRO, Ademir Jr., SALUM, Marta Heloísa Leuba. “Estudo Estilístico e Iconográfico das Esculturas Edan do
Acervo do MAE-USP. Artigo publicado na Revista do Museu de Arqueologia e Etnologia, n° 13, São Paulo:
227-258. 2003.
EINSTEIN, Carl. A propósito da exposição da Galeria Pigalle. In: Carl Einstein e a Arte da África. Org. Elena O’Neill, Roberto Conduru. Rio de Janeiro:EdUERJ, 2015.
EINSTEIN, Carl. Afrikanische Plastik. In: Carl Einstein e a Arte da África. Org. Elena O’Neill, Roberto Conduru. Rio de Janeiro:EdUERJ, 2015.
CUNHA, Mariano Carneiro. Arte Afro Brasileira. In: ZANINI, História Geral da Arte no Brasil. Vol. II, SP: Instituto Walter Moreira Salles, 1983
British Museum collection. <http://www.britishmuseum.org/research/collection_online/search.aspx?
searchText=african+art&page=1>
Museu Afro Brasil. < http://www.museuafrobrasil.org.br/>
Casa das Áfricas. < http://www.casadasafricas.org.br/>
Museu de Arqueologia e Etnologia, USP. < http://www.mae.usp.br/acervo/etnologia-africana-e-afro-brasileira/>
Museu Nacional de Belas Artes. < http://www.mnba.gov.br/>
Musée du Quai Branly. < http://www.quaibranly.fr/>
CURRÍCULO: FUNDAMENTOS E CONCEPÇÕES - DORIS
Encontro 1
(Sem texto)
Encontro 2
SILVA, Tomaz T. da. Documento de identidade: uma introdução às teorias do currículo. 2ª ed. 9º reimpressão. Belo Horizonte: Autêntica, 2005. p. 11-44.
Encontro 3
GOMES, Nilma Lino. Educação e Identidade Negra (falta o resto da bibliografia)
Encontro 4
Maria Carolina de Jesus - Quarto de Despejo
Bibliografia Complementar
MOREIRA, Antonio F. Barbosa e CANDAU, Vera Maria. Currículo e Conhecimento. In: MOREIRA, Antonio F. Barbosa e ARROYO, Miguel. Indagações sobre Currículo. Brasília: Departamento de políticas da Educação Infantil e Ensino Fundamental, 2006, p. 83-111.
SILVA, Tomaz T. da. "Currículo Identidade social: territórios contestados." In: SILVA, Tomaz Tadeu da (org.). Alienígenas na sala de aula. Petrópolis: Vozes, 1995. p. 190-207.
BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-raciais e para o Ensino de Cultura Africana e Afro-brasileira. Brasília. SECAD, 2004.
GOMES, Nilma Lino. Relações Étnico Raciais, Educação e Descolonização dos Currículos. Currículo sem Fronteiras, v.12. Jan/Abril, 2012. p. 98-109.
EDUCAÇÃO E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS - RICARDO
Encontro 1
BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Brasília: CNE/CP. Resolução nº 01, 2004.
BRASIL. Plano Nacional de Implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Culturas Afro-brasileira e Africana. Brasília. MEC/SECAD e SEPPIR, 2009.
Carta da III Conferência Mundial Contra o Racismo, a Discriminação Racial, Xenofobia e Intolerância Correlatas, 2001.
Encontro 2
GONÇALVES, Luiz Alberto Oliveira; Silva, Petronilha Beatriz Gonçalves. Movimento negro e educação, nº15, set-out-nov-dez-2000. p. 134-158.
SANTOS, Sales Augusto. A lei nº 10.639/03 como fruto da luta anti-racista do movimento negro. Educação anti-racista: caminhos abertos pela Lei Federal 10.639/03. Brasília: MEC/SECAD, 2005. p. 21-37.
MUNANGA, Kabengele. Uma abordagem conceitual das noções de raça, racismo, identidade e etnia. In: BRANDÃO, André Augusto P. (org). Programa de Educação sobre o Negro na sociedade Brasileira. Cadernos PENESB, 5. Niterói. EdUFF, 2000. p 15-34.
MUNANGA, Kabengele. Racismo, mestiçagem versus identidade negra. Rediscutindo a mestiçagem no Brasil. Identidade nacional versus identidade negra. Belo Horizonte: Autêntica, 2004. p. 121-140.
SEYFERTH, Giralda. O beneplácito da desigualdade: breve discussão sobre racismo. In: VVAA. Racismo no Brasil. São Paulo; Peirópolis / ABONG, 2002, p. 17-43.
Encontro 3
BALLESTRIN. Luciana. América Latina e o giro descolonial. Revista Brasileira de Ciência Política, nº 11. Brasília, maio - agosto de 2013. p. 89 - 117.
CANEN, Ana; OLIVEIRA, Angela M. A. Multiculturalismo e currículo em ação: um estudo de caso. Revista Brasileira de Educação, nº 21, p. 61-74, set/out/nov/dez 2002.
OLIVEIRA, Luiz Fernandes. História, epistemologia e interculturalidade. História da África e dos africanos no Brasil. Desafios políticos, epistemológicos e identitários para a formação dos professores de História. Rio de Janeiro: Imperial Novo Milênio/FAPERJ, 2012, p. 39-80.
OLIVEIRA, Luiz Fernandes; CANDAU, Vera Maria Ferrão. Pedagogia descolonial e educação antirracista e intercultural no Brasil. Educação em Revista. Belo Horizonte, v. 26, nº 01, abr. 2010, p. 15-40.
QUIJANO, Anibal. Colonialidade do poder, eurocentrismo e América Latina. In: LANDER, Edgardo (org.). A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais. Perspectivas latino-americanas. Buernos Aires: CLACSO, 2005. p. 107-130.
WALSH. Catherine. Interculturalidade crítica e educação intercultural. Tradução da versão ampliada da exposição apresentada no Seminário Interculturalidad y Educação Intercultural, organizado pelo Instituto Internacional de Integración Del Covenio Andrés Bello, La Paz, 9-11 de marzo de 2009.
Encontro 4
CARDOSO. Cláudia Pons. Amefricanizando o feminismo: o pensamento da Lélia Gonzalez. Estudos Feministas 22 (3). Setembro-dezembro, 2014.
CRENSHAW. Kimberlé. Documento para o Encontro de Especialistas em aspectos da discriminação racial relativos ao gênero. Estudos Feministas 1/2002. Ano 10. 1º Semestre 2002.
DAVIS, Ângela. Mulheres, raça e classe. São Paulo: Boitempo, 2016.
KERGOAT. Danièle. Dinâmica e consubstancialidade das relações sociais. Novos Estudos CEBRAP 86, março 2010.
VIANA, Elizabeth do E. Santo. Lélia Gonzalez e outras mulheres. pensamento feminista negro, antirracismo e antissexismo.
Encontro 5
MOSES, Michele S. Para além da raça e da cegueira racial? Oportunidades educacionais e ação afirmativa, In: GOUVÊA, Fernando César; OLIVEIRA, Luiz Fernades; SALES, Sandra Regina (otgs.) Educação e relações étnico-raciais: entre diálogos contemporâneos e políticas públicas. Petrópolis/RJ: De Petrus et Alii; Brasília/DF: CAPES, 2014. p. 29-44
PIRES, Thula Rafaela de Oliveira. A discussão judicial das ações afirmativas étnico-raciais no Brasil. In: PAIVA, Angela Randolpho. Ação Afirmativa em questão: Brasil, Estados Unidos, África do Sul e França. Rio de Janeiro: Pallas, 2013, p. 210-239.
FRY, Peter. MAGGIE, Yvone; CHOR MAIO, Marcos; MONTEIRO, Simone; SANTOS, Ricardo Ventura (Org.). Divisões perigosas. Políticas raciais no Brasil contemporâneo. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2007.
GRIN, Monica. "Raça", Debate público no Brasil (1997-2007). Rio de Janeiro: Maruad X / FAPERJ, 2010.
KAMEL, Ali. Não somos racistas. Uma reação aos que querem nos transformar numa nação bicolor. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2006.
ALMEIDA, Mauro William Barbosa. Lutas sociais, desigualdade social e discriminação racial. Crítica Marxista, Campinas, nº 24, 2007, p. 98-101.
ARCARY, Valério, Por que as cotas são uma proposta mais igualitarista que a equidade meritocrática? Crítica Marxista. Campinas, nº 24, 2007, p. 106-109.
LESSA, Sérgio. Cotas e o renascimento do racismo. Crítica Marxista, Campinas nº 24, 2007, p. 102-105.
MAESTRI, Mário. Raça, classe e política no Brasil, Crítica Marxista, Campinas, nº 24, 2007, p. 94-97.
MATTOS, Marcelo Badaró. Cotas, raça, classe e universalismo. Outubro. São Paulo, nº 16, 2º semestre de 2007, p. 175-200.
SANTOS, Jocélio Teles (org.) O impacto das cotas nas universidades brasileiras (2004-2012). Salvador; CEAO, 2013.
VALENTIM, Daniela Frida, Drelich. Ex-alunos negros cotistas da UERJ. Os desacreditados e o sucesso acadêmico, Rio de Janeiro: Quartet / FAPERJ, 2012. [Considerações Finais, p. 251-263]
Encontro 6
TRINDADE, Azoilda Loretto. O racismo no cotidiano escolar. In: PESSOA DE BARROS, José Flávio; OLIVEIRA, Luiz Fernandes (Orgs.). Todas as cores na educação: contribuições para a reeducação das relações étnico-raciais no ensino básico, Rio de Janeiro: Quartet / FAPERJ, 2008, p. 37-58.
JESUS, Fernando Santos. A representação do negro no livro didático de História do Brasil do Ensino Médio e a Lei 10.639/03: temos mudanças? Congresso Internacional Interdisciplinar em Sociais e Humanidades. Niterói/RJ: ANINTER-SH/PPGSD-UFF, 03-06. set.2012.
ROSEMBERG, Fúlvia; BAZILI, Chirley; SILVA, Paulo Vinícius Baptista. Racismo em livros didáticos brasileiros e seu combate: uma revisão da literatura. Educação e Pesquisa. São Paulo, v.29, n.1, jan/jun. 2003, p. 125-146.
SILVA, Ana Célia. A representação social do negro no livro didático: o que mudou? Por que mudou? Salvador. EDUFBA, 2011.
Encontro 7
CAPUTO, Stela Guedes. Educação nos terreiros: e como a escola se relaciona com crianças do candomblé. Rio de Janeiro: Pallas / FAPERJ, 2012.
CARNEIRO, João Luiz. Religiões afro-brasileiras. Uma construção teológica. Petrópolis/ RJ: Vozes, 2014. p. 27-60.
GIUMBELLI, Emerson. Um projeto de cristianismo hegemônico. In: SILVA, Vagner Gonçalves (Org.) Intolerância religiosa: impactos do neopentecostalismo no campo religioso afro-brasileiro. São Paulo: EdUSP, 2007, p. 149-169.
GIUMBELLI, Emerson; CARNEIRO, Sandra de Sá. Religião nas escolas públicas: questões nacionais e a situação no Rio de Janeiro. Revista Contemporânea de Educação, v.3, 2006.
HIPÓLITO, Paulo. Candomblé: razões de sua abordagem na sala de aula. Revista Urutágua, nº 23, jan-fev-mar-abr, 2001. p. 53-60.
SILVA. Jorge. Guia de Luta Contra a Intolerância Religiosa e o Racismo. Rio de Janeiro. CEAP, 2009.
XAVIER, Juarez Tadeu de Paula. Limites conceituais no estudo das religiões afrodescendentes. In: SANTOS, Gevanilda; SILVA, Maria Palmira. Racismo no Brasil: percepções da discriminação e do preconceito racial no séclo XXI. São Paulo: Ed. Fundação Perseu Abramo, 2005, p. 111-117.
Encontro 8
ABRAMOWICZ, Anete; OLIVEIRA, Fabiana. As relações étnico-raciais e a Sociologia da infância no Brasil: alguns aportes. IN: BENTO, Mª Aparecida S. (Org.) Educação infantil, igualdade racial e diversidade: aspectos políticos, jurídicos, conceituais. São Paulo: CEERT, 2012.
CANEN, Ana. A educação brasileira e o currículo a partir de um olhar multicultural: algumas tendências e perspectivas. In: PESSOA DE BARROS, José Flávio, OLIVEIRA, Luiz Fernandes (Orgs.) Todas as cores na educação: contribuições para a reeducação das relações étnico-raciais no ensino básico. Rio de Janeiro: Quartet / FAPERJ, 2008, P. 59-79.
EUCLÊNIO. Silvany. Projeto Baobá: Ribeirão Preto educando para a igualdade étnico-racial. In: NASCIMENTO, Elisa Larkin (Org.) Cultura em movimento: matrizes africanas e ativismo negro no Brasil. São Paulo: Selo Negro, 2008, p. 265-276. (Sankofa: matrizes africanas da cultura brasileira; 2).
GOMES, Nilma Lino; OLIVEIRA, Fernanda Silva; SOUZA, Kelly Cristina Cândida. Diversidade étnico-racial e trajetórias docentes: um estudo etnográfico em escolas públicas. In: ABRAMOWICZ, Anete; GOMES, Nilma Lino (Orgs.). Educação e raça: perspectivas políticas pedagógicas e estéticas. Belo Horizonte: Autêntica, 2010, p. 57-73.
LINS, Mônica Regina Ferreira. A criança, a escola e a herança africana no Brasil. In: PESSOA DE BARROS, José Flávio; OLIVEIRA, Luiz Fernandes (Orgs.) Todas as cores na educação: contribuições para a reeducação das relações étnico-raciais no ensino básico. Rio de Janeiro: Quartet/FAPERJ, 2008, p. 169=187.
MIRANDA, Claudia. ROSA, Mônica. Igualdade étnico-racial na sala de aula: práticas interculturais em uma escola pública de Duque de Caxias - RJ. In: GOUVÊA, Fernando César; OLIVEIRA, Luiz Fernandes; SALES, Sandra Regina (Otgs.). Educação étnico-raciais: entre diálogos contemporâneos e políticas públicas. Petrópolis/RJ: De Petrus et Allii; Brasília/DF: CAPES, 2014, p.139-164.
SILVA, Indaiara Célia, JOSÉ, Wagner Duarte. Fórum pró-Lei 10.639/03: percepções e desafios para uma educação antirracista. In: JOSÉ, Wagner Duarte (Orgs.). Ações afirmativas na UESC: o Programa Bantu-Iê. Ilhéus: Editus/Brasília : MEC-SECAD, 2008, p.31-47.
TRIUMPHO, Vera Regina. A criança negra e a cultura afro-brasileira no Rio Grande do Sul. In: NASCIMENTO, Elisa Larkin (Org.). Cultura em movimento: matrizes africanas e ativismo negro no Brasil. São Paulo: Selo Negro, 2008, p. 261-264. (Sankofa: matrizes africanas da cultura brasileira; 2)
TÓPICOS ESPECIAIS - IVAN
Encontro 1
(Sem texto)
Encontro 2
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade, trad. Tomaz Tadeu da Silva, Guacira Lopes Louro. Rio de Janeiro: DP&A, 2000.
DA SILVA, T. T. (org) Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2000.
Encontro 3
GOFFMAN, E. Estigma: Notas sobre a Manipulação da Identidade Deteriorada, Rio de Janeiro, Zahar Editores, 1978.
LOIC WACQUANT. As duas faces do gueto. Trad. Paulo Cezar Castanheira. São Paulo: Boitempo, 2008.
Encontro 4
SCHWARCZ, L, M. Nem preto nem branco, muito pelo contrário: cor e raça na sociabilidade brasileira. Lilia Moritz Schwarcz - 1ª - ed, São Paulo: Claro Enigma, 2012.
Encontro 5
SOUZA, Jessé. A elite do atraso: da escravidão à Lava Jato / Jessé Souza - Rio de Janeiro: Leya, 2017.
Encontro 6
CRUZ, V. C.; OLIVEIRA, D. A. Geografia e giro descolonial: experiências, ideias e horizontes de renovação do pensamento crítico. 1 ed - Rio de Janerio: Letra Capital, 2017. Capítulos 1 e 2.
Encontro 7
CRUZ, V. C.; OLIVEIRA, D. A. Geografia e giro descolonial: experiências, ideias e horizontes de renovação do pensamento crítico. 1 ed - Rio de Janerio: Letra Capital, 2017. Capítulos 3 e 4.
Encontro 8
GILLIAM, A; GILLIAM, O. Raça Brasil: Por quem, para quem. Cadernos Pagu (6-7), 1996. p. 307-310.
Encontro 1
(sem aula)
Encontro 2
(sem texto)
Encontro 3
(sem aula)
Encontro 4
POUTIGNAT, P e STREIFF-FENART, J. A etnicidade, definições e conceitos, in_________. Teorias da Etnicidade, seguido de grupos étnicos e suas fronteiras de Fredrik Barth / Philippe Poutignat, Jocelyne Streiff- Fenart. São Paulo: Fundação Editora da UNESP, 1998, pp.86-121.
FOUCAULT, M.(2002) Aula de 17 de março de 1976. In: Em defesa da sociedade. São Paulo: Martins Fontes. pp. 257-286.
MBEMBE, Achille Necropolítica: biopoder soberania estado de exceção política da morte.
AGUIRRE, J. Igor Israel González. La nuda muerte: de la biopolítica a la necropolítica y más allá1.
Encontro 5
Maldonado-Torres, Nelson. Pensamento crítico desde a subalternidade: os estudos étnicos como ciências descoloniais ou para a transformação das humanidades e das Ciências Sociais no século XXI. Afro-Ásia, núm. 34, 2006, pp. 105-129.Universidade Federal da Bahia. Bahía, Brasil.
DAS, Veena. O ato de testemunhar: violência, gênero e subjetividade. cadernos pagu, v. 37, p. 09-41, 2011.
Encontro 6
SCHWARZ, L.M. (2008) Introdução e cap.2 In:________. O espetáculo das raças. São Paulo: Cia das Letras. pp 11-22; 43-66
DAMATTA, R. (2010) Digressão: a fábula das três raças ou o problema do racismo à brasileira. In: __________. Relativizando: uma introdução à antropologia social. Rio de Janeiro: Rocco. pp.64-95
Encontro 7
O’DWYER, E. C.(2007) Terra de Quilombos: identidade étnica e caminhos do reconhecimento. TOMO, Revista do Núcleo de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais/UFSE. São Cristóvão-SE, NPPCS/UFS, n. 10 jan./jun. pp. 43-58.
RAMOS, João Daniel Dorneles. Identidade étnica e mobilização social: contribuições do multiculturalismo para o entendimento dos processos de reconhecimento de uma coletividade negra rural. identidade!, v. 15, n. 2, p. 64-76, 2011.
Encontro 8
BULLARD, R. (2004) Enfrentando o Racismo Ambiental no século XXI. In: ACSELRAD, H. HERCULANO, S. PÁDUA, J. A. Justiça Ambiental e cidadania. Rio de Janeiro: Relume-Dumará. pp. 41-68.
TEORIAS DA COMUNICAÇÃO E DA INFORMAÇÃO - ÂNGELA
Encontro 1
(sem texto)
Encontro 2
O que é Semiótica?
Encontro 3
O que é Semiótica?
Encontro 4
COELHO, J. Teixeira. O que é indústria cultural, 13, Ed. São Paulo: Brasiliense, 1989. 109 p.
____. Semiótica, Informação e Comunicação: diagrama da teoria do signo. 6. Ed. São Paulo: Perspectiva, 2003. 217 p.
Encontro 5
HOHLFELDT, Antônio; MARTINO, Luiz C.; FRANÇA, Vera Veiga (Org.) Teorias da comunicação: conceitos e tendências. 3 ed. Petrópolis: Vozes, 2001, 309 p.
____ e GOBBI, Maria Cristina (Org.) Teoria da Comunicação: antologia de pesquisadores brasileiros. Porto Alegre: Sulina, 2004.
LITERATURA AFRICANA - ÉRICA E MARCELO
Encontro 1
(sem texto)
Encontro 2
LEITE, Ana Mafalda. Oralidades e escritas pós-coloniais. Estudos sobre literaturas africanas. Rio de Janeiro: edUerj, 2012.
Encontro 3
SECCO, Carmen L. T. R. Antologia do mar na poesia africana de língua portuguesa do século XX. Volume II. Cabo Verde. Rio de Janeiro: Faculdade de Letras, 1999.
Encontro 4
LARANJEIRAS, Pires. Literaturas africanas de língua portuguesa. Lisboa: Universidade Aberta, 1995.
Encontro 5
ASSIS. Eduardo. Por um conceito de literatura afro-brasileira.
METODOLOGIA DA PESQUISA - ADRIANO
Encontro 1
(sem texto)
Encontro 2
(sem texto)
Encontro 3
(sem texto)
HISTÓRIA DA ÁFRICA I - JANAÍNA
Encontro 1
Filme “Alma Negra” (2001), de Martine Chartrand
Debate: “A África responde a Sarkozy”
Encontro 2
FANON, Franz “A experiência vivida do negro” In. FANON, F. Pele Negra, Máscaras Brancas,
HALL, Stuart. “Pensando a diáspora”. In Hall, Stuart. Da Diáspora, p. 25-50.
Encontro 3
BARBOSA, Muyratan. "Eurocentrismo, história da África";
FAGE, J. D., "Evolução da Historiografia da África", in HGA
Encontro 4
BÂ, Hampaté. "A Tradição Viva" ;
Serrano, Carlos. "África Ancestral"
Filme: “Keita, a herança do Griot”, dir. Danny Koyaté
Encontro 5
COSTA, Ricardo. A expansão árabe na África e os Impérios Negros de Gana, Mali e Sonai (Séculos VII-XVI)”.
EL FASI, Mohammed e HRBEK, Ivan . “O advento do Islã e a ascensão do Império Muçulmano” / “Etapas do desenvolvimento do Islã e da sua difusão na África”. HGA, vol 3.
Encontro 6
LOVEJOY, Paul.A escravidão na África: uma história de suas transformações. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2002, caps. 1 e 12.
THORNTON, J.R. “A escravidão e a estrutura social na África”. In A África e os Africanos na Formação do Mundo Atlântico (1400-1800). Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.
MATTOS, Hebe Maria. “Escravidão, comércio e trocas culturais”. In BELUCCI, Beluce (coord). Introdução à história da África e da Cultura Afrobrasileira. Rio de Janeiro: Centro de Estudos Afroasiáticos – UCAM, 2003.
COSTA E SILVA, Alberto. “A escravidão entre os africanos”. In A manilha e o libambo. A África e a escravidão de 1500 a 1700. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira, 2002.
Encontro 7
História Geral da África, volume VI, capítulos: 1 e 3.
OGOT, B. A. “A história das sociedades africanas de 1500 a 1800: conclusão” HGA,Vol. V
Encontro 8
História Geral da África, volume VI, capítulos: 4 e 29.
OGOT,B.A.“A história das sociedades africanas de 1500 a 1800: conclusão” HGA, Vol. V
O BRASIL DOS AFRICANOS E DOS AFRO-BRASILEIROS - MÁRCIA
Encontro 1
Documentário: O Negro da Senzala ao Soul (1977)
Encontro 2
Parecer - Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva (Relatora)
Encontro 3
DOMINGUES, Petrônio. Movimento negro brasileiro: alguns apontamentos históricos. Tempo [online]. 2007, vol.12, n.23
Encontro 4
ANDREWS, George Reid. (1991), "O protesto político negro em São Paulo, 1888-1988". Estudos Afro-Asiáticos, 27, dez.
Encontro 5
ANDREWS, George Reid. (1991), "O protesto político negro em São Paulo, 1888-1988". Estudos Afro-Asiáticos, 27, dez.
Encontro 6
OLIVA, Anderson Ribeiro. Lições sobre a África: diálogos entre as representações dos africanos no imaginário Ocidental e o ensino da história da África no Mundo Atlântico (1990 - 2005). 2007. 415 f. Tese (Doutorado em História)—Universidade de Brasília, Brasília, 2007.
Encontro 7
OLIVA, Anderson Ribeiro. Lições sobre a África: diálogos entre as representações dos africanos no imaginário Ocidental e o ensino da história da África no Mundo Atlântico (1990 - 2005). 2007. 415 f. Tese (Doutorado em História)—Universidade de Brasília, Brasília, 2007.
Encontro 8
(sem texto)
A ARTE AFRICANA A CAMINHO DO BRASIL - ROSANE
Encontro 1
Vídeo: Las estatues tabien muerem
Encontro 2
MUNANGA, Kabengele. A dimensão estética africana na Arte Negro-africana tradicional. In: ARTECONHECIMENTO, SP: MAC, 2004, págs. 29 – 44.
Encontro 3
BELTING. Hans. O Fim da História da Arte
Encontro 4
BALONGUN, Ola. Formas e expressões nas artes africanas. In: ALPHA, Sow. Introdução à cultura africana. Lisboa: UNESCO/Edições 70 págs. 37 – 94.
Encontro 5
LAYTON, Robert. A Arte nos reinos tradicionais e Arte cultual do Oio. In: A Antropologia da Arte.Lisboa, Portugal: Edições 70. 1991, p. 83-96.
LAYTON. Robert. A Arte Régia do Benin. p. 96-108
Encontro 6
MUNANGA, Kambele. Arte Afro Brasileira: O que é, afinal? In: Mostra do Redescobrimento: Arte Afro- Brasileira. AGUILAR, N. organizador. Fundação Bienal de São Paulo – São Paulo: Associação Brasil 500 anos artes Visuais, 2000.
CONDURU, Roberto. Capítulo 3: Representações da Negritude. In: Arte Afro-Brasileira. Belo
Horizonte: Editora C/ Arte.2009.
Encontro 7
CONDURU, Roberto. Capítulo 4: Arte Projetivamente Afro-brasileira. In: Arte Afro-Brasileira. Belo Horizonte: Editora C/ Arte.2009.
ARAÚJO, Emanuel. “O Negros Pardos e Mulatos na Pintura e Na Escultura Brasileiras do Século XVIII” In: A mão afro-brasileira: significado da contribuição artística e histórica, Vol. I e II Editora: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo e Museu Afro Brasil (2a. edição). 2010, p. 25-56.
Bibliografia Complementar
Mostra do Redescobrimento: Arte Afro-Brasileira. AGUILAR, N. organizador. Fundação Bienal de São Paulo
São Paulo: Associação Brasil 500 anos artes Visuais, 2000.
PONTUAL, Roberto, Dicionário das Artes Plásticas no Brasil. Rio de Janeiro, Ed: Civilização Brasileira S.A.,
1969.
O Museu Afro Brasil. São Paulo:Banco Safra, 2010.
BELTING, Hans. O fim da História da Arte.Uma revisão dez anos depois. São Paulo: Cosac Naif, 2006. 320 pp.,48 ils.
CUNHA, Mariano Carneiro. Arte Afro Brasileira. In: ZANINI, História Geral da Arte no Brasil. Vol. II, SP: Instituto Walter Moreira Salles, 1983
ELKINS, James. Stories of Art, New York: Routlege, 2002.
RIBEIRO, Ademir Jr., SALUM, Marta Heloísa Leuba. “Estudo Estilístico e Iconográfico das Esculturas Edan do
Acervo do MAE-USP. Artigo publicado na Revista do Museu de Arqueologia e Etnologia, n° 13, São Paulo:
227-258. 2003.
EINSTEIN, Carl. A propósito da exposição da Galeria Pigalle. In: Carl Einstein e a Arte da África. Org. Elena O’Neill, Roberto Conduru. Rio de Janeiro:EdUERJ, 2015.
EINSTEIN, Carl. Afrikanische Plastik. In: Carl Einstein e a Arte da África. Org. Elena O’Neill, Roberto Conduru. Rio de Janeiro:EdUERJ, 2015.
CUNHA, Mariano Carneiro. Arte Afro Brasileira. In: ZANINI, História Geral da Arte no Brasil. Vol. II, SP: Instituto Walter Moreira Salles, 1983
British Museum collection. <http://www.britishmuseum.org/research/collection_online/search.aspx?
searchText=african+art&page=1>
Museu Afro Brasil. < http://www.museuafrobrasil.org.br/>
Casa das Áfricas. < http://www.casadasafricas.org.br/>
Museu de Arqueologia e Etnologia, USP. < http://www.mae.usp.br/acervo/etnologia-africana-e-afro-brasileira/>
Museu Nacional de Belas Artes. < http://www.mnba.gov.br/>
Musée du Quai Branly. < http://www.quaibranly.fr/>
CURRÍCULO: FUNDAMENTOS E CONCEPÇÕES - DORIS
Encontro 1
(Sem texto)
Encontro 2
SILVA, Tomaz T. da. Documento de identidade: uma introdução às teorias do currículo. 2ª ed. 9º reimpressão. Belo Horizonte: Autêntica, 2005. p. 11-44.
Encontro 3
GOMES, Nilma Lino. Educação e Identidade Negra (falta o resto da bibliografia)
Encontro 4
Maria Carolina de Jesus - Quarto de Despejo
Bibliografia Complementar
MOREIRA, Antonio F. Barbosa e CANDAU, Vera Maria. Currículo e Conhecimento. In: MOREIRA, Antonio F. Barbosa e ARROYO, Miguel. Indagações sobre Currículo. Brasília: Departamento de políticas da Educação Infantil e Ensino Fundamental, 2006, p. 83-111.
SILVA, Tomaz T. da. "Currículo Identidade social: territórios contestados." In: SILVA, Tomaz Tadeu da (org.). Alienígenas na sala de aula. Petrópolis: Vozes, 1995. p. 190-207.
BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-raciais e para o Ensino de Cultura Africana e Afro-brasileira. Brasília. SECAD, 2004.
GOMES, Nilma Lino. Relações Étnico Raciais, Educação e Descolonização dos Currículos. Currículo sem Fronteiras, v.12. Jan/Abril, 2012. p. 98-109.
EDUCAÇÃO E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS - RICARDO
Encontro 1
BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Brasília: CNE/CP. Resolução nº 01, 2004.
BRASIL. Plano Nacional de Implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Culturas Afro-brasileira e Africana. Brasília. MEC/SECAD e SEPPIR, 2009.
Carta da III Conferência Mundial Contra o Racismo, a Discriminação Racial, Xenofobia e Intolerância Correlatas, 2001.
Encontro 2
GONÇALVES, Luiz Alberto Oliveira; Silva, Petronilha Beatriz Gonçalves. Movimento negro e educação, nº15, set-out-nov-dez-2000. p. 134-158.
SANTOS, Sales Augusto. A lei nº 10.639/03 como fruto da luta anti-racista do movimento negro. Educação anti-racista: caminhos abertos pela Lei Federal 10.639/03. Brasília: MEC/SECAD, 2005. p. 21-37.
MUNANGA, Kabengele. Uma abordagem conceitual das noções de raça, racismo, identidade e etnia. In: BRANDÃO, André Augusto P. (org). Programa de Educação sobre o Negro na sociedade Brasileira. Cadernos PENESB, 5. Niterói. EdUFF, 2000. p 15-34.
MUNANGA, Kabengele. Racismo, mestiçagem versus identidade negra. Rediscutindo a mestiçagem no Brasil. Identidade nacional versus identidade negra. Belo Horizonte: Autêntica, 2004. p. 121-140.
SEYFERTH, Giralda. O beneplácito da desigualdade: breve discussão sobre racismo. In: VVAA. Racismo no Brasil. São Paulo; Peirópolis / ABONG, 2002, p. 17-43.
Encontro 3
BALLESTRIN. Luciana. América Latina e o giro descolonial. Revista Brasileira de Ciência Política, nº 11. Brasília, maio - agosto de 2013. p. 89 - 117.
CANEN, Ana; OLIVEIRA, Angela M. A. Multiculturalismo e currículo em ação: um estudo de caso. Revista Brasileira de Educação, nº 21, p. 61-74, set/out/nov/dez 2002.
OLIVEIRA, Luiz Fernandes. História, epistemologia e interculturalidade. História da África e dos africanos no Brasil. Desafios políticos, epistemológicos e identitários para a formação dos professores de História. Rio de Janeiro: Imperial Novo Milênio/FAPERJ, 2012, p. 39-80.
OLIVEIRA, Luiz Fernandes; CANDAU, Vera Maria Ferrão. Pedagogia descolonial e educação antirracista e intercultural no Brasil. Educação em Revista. Belo Horizonte, v. 26, nº 01, abr. 2010, p. 15-40.
QUIJANO, Anibal. Colonialidade do poder, eurocentrismo e América Latina. In: LANDER, Edgardo (org.). A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais. Perspectivas latino-americanas. Buernos Aires: CLACSO, 2005. p. 107-130.
WALSH. Catherine. Interculturalidade crítica e educação intercultural. Tradução da versão ampliada da exposição apresentada no Seminário Interculturalidad y Educação Intercultural, organizado pelo Instituto Internacional de Integración Del Covenio Andrés Bello, La Paz, 9-11 de marzo de 2009.
Encontro 4
CARDOSO. Cláudia Pons. Amefricanizando o feminismo: o pensamento da Lélia Gonzalez. Estudos Feministas 22 (3). Setembro-dezembro, 2014.
CRENSHAW. Kimberlé. Documento para o Encontro de Especialistas em aspectos da discriminação racial relativos ao gênero. Estudos Feministas 1/2002. Ano 10. 1º Semestre 2002.
DAVIS, Ângela. Mulheres, raça e classe. São Paulo: Boitempo, 2016.
KERGOAT. Danièle. Dinâmica e consubstancialidade das relações sociais. Novos Estudos CEBRAP 86, março 2010.
VIANA, Elizabeth do E. Santo. Lélia Gonzalez e outras mulheres. pensamento feminista negro, antirracismo e antissexismo.
Encontro 5
MOSES, Michele S. Para além da raça e da cegueira racial? Oportunidades educacionais e ação afirmativa, In: GOUVÊA, Fernando César; OLIVEIRA, Luiz Fernades; SALES, Sandra Regina (otgs.) Educação e relações étnico-raciais: entre diálogos contemporâneos e políticas públicas. Petrópolis/RJ: De Petrus et Alii; Brasília/DF: CAPES, 2014. p. 29-44
PIRES, Thula Rafaela de Oliveira. A discussão judicial das ações afirmativas étnico-raciais no Brasil. In: PAIVA, Angela Randolpho. Ação Afirmativa em questão: Brasil, Estados Unidos, África do Sul e França. Rio de Janeiro: Pallas, 2013, p. 210-239.
FRY, Peter. MAGGIE, Yvone; CHOR MAIO, Marcos; MONTEIRO, Simone; SANTOS, Ricardo Ventura (Org.). Divisões perigosas. Políticas raciais no Brasil contemporâneo. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2007.
GRIN, Monica. "Raça", Debate público no Brasil (1997-2007). Rio de Janeiro: Maruad X / FAPERJ, 2010.
KAMEL, Ali. Não somos racistas. Uma reação aos que querem nos transformar numa nação bicolor. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2006.
ALMEIDA, Mauro William Barbosa. Lutas sociais, desigualdade social e discriminação racial. Crítica Marxista, Campinas, nº 24, 2007, p. 98-101.
ARCARY, Valério, Por que as cotas são uma proposta mais igualitarista que a equidade meritocrática? Crítica Marxista. Campinas, nº 24, 2007, p. 106-109.
LESSA, Sérgio. Cotas e o renascimento do racismo. Crítica Marxista, Campinas nº 24, 2007, p. 102-105.
MAESTRI, Mário. Raça, classe e política no Brasil, Crítica Marxista, Campinas, nº 24, 2007, p. 94-97.
MATTOS, Marcelo Badaró. Cotas, raça, classe e universalismo. Outubro. São Paulo, nº 16, 2º semestre de 2007, p. 175-200.
SANTOS, Jocélio Teles (org.) O impacto das cotas nas universidades brasileiras (2004-2012). Salvador; CEAO, 2013.
VALENTIM, Daniela Frida, Drelich. Ex-alunos negros cotistas da UERJ. Os desacreditados e o sucesso acadêmico, Rio de Janeiro: Quartet / FAPERJ, 2012. [Considerações Finais, p. 251-263]
Encontro 6
TRINDADE, Azoilda Loretto. O racismo no cotidiano escolar. In: PESSOA DE BARROS, José Flávio; OLIVEIRA, Luiz Fernandes (Orgs.). Todas as cores na educação: contribuições para a reeducação das relações étnico-raciais no ensino básico, Rio de Janeiro: Quartet / FAPERJ, 2008, p. 37-58.
JESUS, Fernando Santos. A representação do negro no livro didático de História do Brasil do Ensino Médio e a Lei 10.639/03: temos mudanças? Congresso Internacional Interdisciplinar em Sociais e Humanidades. Niterói/RJ: ANINTER-SH/PPGSD-UFF, 03-06. set.2012.
ROSEMBERG, Fúlvia; BAZILI, Chirley; SILVA, Paulo Vinícius Baptista. Racismo em livros didáticos brasileiros e seu combate: uma revisão da literatura. Educação e Pesquisa. São Paulo, v.29, n.1, jan/jun. 2003, p. 125-146.
SILVA, Ana Célia. A representação social do negro no livro didático: o que mudou? Por que mudou? Salvador. EDUFBA, 2011.
Encontro 7
CAPUTO, Stela Guedes. Educação nos terreiros: e como a escola se relaciona com crianças do candomblé. Rio de Janeiro: Pallas / FAPERJ, 2012.
CARNEIRO, João Luiz. Religiões afro-brasileiras. Uma construção teológica. Petrópolis/ RJ: Vozes, 2014. p. 27-60.
GIUMBELLI, Emerson. Um projeto de cristianismo hegemônico. In: SILVA, Vagner Gonçalves (Org.) Intolerância religiosa: impactos do neopentecostalismo no campo religioso afro-brasileiro. São Paulo: EdUSP, 2007, p. 149-169.
GIUMBELLI, Emerson; CARNEIRO, Sandra de Sá. Religião nas escolas públicas: questões nacionais e a situação no Rio de Janeiro. Revista Contemporânea de Educação, v.3, 2006.
HIPÓLITO, Paulo. Candomblé: razões de sua abordagem na sala de aula. Revista Urutágua, nº 23, jan-fev-mar-abr, 2001. p. 53-60.
SILVA. Jorge. Guia de Luta Contra a Intolerância Religiosa e o Racismo. Rio de Janeiro. CEAP, 2009.
XAVIER, Juarez Tadeu de Paula. Limites conceituais no estudo das religiões afrodescendentes. In: SANTOS, Gevanilda; SILVA, Maria Palmira. Racismo no Brasil: percepções da discriminação e do preconceito racial no séclo XXI. São Paulo: Ed. Fundação Perseu Abramo, 2005, p. 111-117.
Encontro 8
ABRAMOWICZ, Anete; OLIVEIRA, Fabiana. As relações étnico-raciais e a Sociologia da infância no Brasil: alguns aportes. IN: BENTO, Mª Aparecida S. (Org.) Educação infantil, igualdade racial e diversidade: aspectos políticos, jurídicos, conceituais. São Paulo: CEERT, 2012.
CANEN, Ana. A educação brasileira e o currículo a partir de um olhar multicultural: algumas tendências e perspectivas. In: PESSOA DE BARROS, José Flávio, OLIVEIRA, Luiz Fernandes (Orgs.) Todas as cores na educação: contribuições para a reeducação das relações étnico-raciais no ensino básico. Rio de Janeiro: Quartet / FAPERJ, 2008, P. 59-79.
EUCLÊNIO. Silvany. Projeto Baobá: Ribeirão Preto educando para a igualdade étnico-racial. In: NASCIMENTO, Elisa Larkin (Org.) Cultura em movimento: matrizes africanas e ativismo negro no Brasil. São Paulo: Selo Negro, 2008, p. 265-276. (Sankofa: matrizes africanas da cultura brasileira; 2).
GOMES, Nilma Lino; OLIVEIRA, Fernanda Silva; SOUZA, Kelly Cristina Cândida. Diversidade étnico-racial e trajetórias docentes: um estudo etnográfico em escolas públicas. In: ABRAMOWICZ, Anete; GOMES, Nilma Lino (Orgs.). Educação e raça: perspectivas políticas pedagógicas e estéticas. Belo Horizonte: Autêntica, 2010, p. 57-73.
LINS, Mônica Regina Ferreira. A criança, a escola e a herança africana no Brasil. In: PESSOA DE BARROS, José Flávio; OLIVEIRA, Luiz Fernandes (Orgs.) Todas as cores na educação: contribuições para a reeducação das relações étnico-raciais no ensino básico. Rio de Janeiro: Quartet/FAPERJ, 2008, p. 169=187.
MIRANDA, Claudia. ROSA, Mônica. Igualdade étnico-racial na sala de aula: práticas interculturais em uma escola pública de Duque de Caxias - RJ. In: GOUVÊA, Fernando César; OLIVEIRA, Luiz Fernandes; SALES, Sandra Regina (Otgs.). Educação étnico-raciais: entre diálogos contemporâneos e políticas públicas. Petrópolis/RJ: De Petrus et Allii; Brasília/DF: CAPES, 2014, p.139-164.
SILVA, Indaiara Célia, JOSÉ, Wagner Duarte. Fórum pró-Lei 10.639/03: percepções e desafios para uma educação antirracista. In: JOSÉ, Wagner Duarte (Orgs.). Ações afirmativas na UESC: o Programa Bantu-Iê. Ilhéus: Editus/Brasília : MEC-SECAD, 2008, p.31-47.
TRIUMPHO, Vera Regina. A criança negra e a cultura afro-brasileira no Rio Grande do Sul. In: NASCIMENTO, Elisa Larkin (Org.). Cultura em movimento: matrizes africanas e ativismo negro no Brasil. São Paulo: Selo Negro, 2008, p. 261-264. (Sankofa: matrizes africanas da cultura brasileira; 2)
TÓPICOS ESPECIAIS - IVAN
Encontro 1
(Sem texto)
Encontro 2
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade, trad. Tomaz Tadeu da Silva, Guacira Lopes Louro. Rio de Janeiro: DP&A, 2000.
DA SILVA, T. T. (org) Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2000.
Encontro 3
GOFFMAN, E. Estigma: Notas sobre a Manipulação da Identidade Deteriorada, Rio de Janeiro, Zahar Editores, 1978.
LOIC WACQUANT. As duas faces do gueto. Trad. Paulo Cezar Castanheira. São Paulo: Boitempo, 2008.
Encontro 4
SCHWARCZ, L, M. Nem preto nem branco, muito pelo contrário: cor e raça na sociabilidade brasileira. Lilia Moritz Schwarcz - 1ª - ed, São Paulo: Claro Enigma, 2012.
Encontro 5
SOUZA, Jessé. A elite do atraso: da escravidão à Lava Jato / Jessé Souza - Rio de Janeiro: Leya, 2017.
Encontro 6
CRUZ, V. C.; OLIVEIRA, D. A. Geografia e giro descolonial: experiências, ideias e horizontes de renovação do pensamento crítico. 1 ed - Rio de Janerio: Letra Capital, 2017. Capítulos 1 e 2.
Encontro 7
CRUZ, V. C.; OLIVEIRA, D. A. Geografia e giro descolonial: experiências, ideias e horizontes de renovação do pensamento crítico. 1 ed - Rio de Janerio: Letra Capital, 2017. Capítulos 3 e 4.
Encontro 8
GILLIAM, A; GILLIAM, O. Raça Brasil: Por quem, para quem. Cadernos Pagu (6-7), 1996. p. 307-310.
Comentários
Postar um comentário