8) Com relação ao horizonte C, é correto afirmar que:
21) Os principais solos do Brasil são:
a) Terra roxa, massapé, salmourão e aluviais.
b) Graníticos, basálticos, cristalinos e areníticos.
c) Basálticos, massapé, salmourão e cristalinos.
d) Sedimentares, magmáticos e metamórficos.
e) Terra roxa, sedimentares, massapé e aluviais.
Gabarito: a
Os principais tipos de solos brasileiros são a Terra roxa, Massapé, Salmourão e os aluviais. Cada um deles é encontrado em uma determinada região do país e possui características específicas.
22) Sobre a região em que se encontra cada tipo de solo, é correto afirmar que:
a) O Solo Massapé é encontrado na região Norte do país em virtude da grande quantidade de matéria orgânica proveniente da Floresta Amazônica.
b) O Solo Salmourão é encontrado nas regiões Norte e Nordeste e é constituído por decomposição de calcários e basaltos.
c) Os solos aluviais podem ser encontrados em todas as regiões do país, pois são formados a partir da sedimentação em áreas de várzeas ou vales.
d) A Terra Roxa é encontrada em Goiás, Santa Catarina e Amazonas e é constituída pela decomposição de rochas basálticas.
e) Os solos aluviais são encontrados apenas na Bacia do Rio Amazonas, que, por estar totalmente localizada sobre áreas de planícies, favorece a acumulação de sedimentos, formando esse tipo de solo.
Gabarito: d
As características descritas pertencem à Terra roxa, que, em virtude de sua grande fertilidade, foi fundamental para o desenvolvimento da agricultura no país, principalmente do café, que foi muito cultivado nesse tipo de solo em São Paulo e Minas Gerais.
28) O material de origem corresponde à formação rochosa original que foi intemperizada para dar origem aos solos, fornecendo a ele suas principais características. No Brasil, um tipo de solo muito fértil que é formado a partir de rochas de origem vulcânica – como o basalto – e, portanto, ricas em enxofre tornou-se importante para a agricultura do país.
A que tipo de solo a descrição acima se refere?
a) loess
b) podzólico
c) laterito
d) terra preta de índio
e) terra roxa
Gabarito: a
O latossolo roxo, também conhecido por terra roxa, é um tipo de solo que possui coloração avermelhada e alta fertilidade, em virtude do intenso processo de intemperização de rochas de origem basáltica. No Brasil, esse tipo de solo pode ser encontrado nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul.
29) Os Solos Brasileiros: A prática do garimpo polui as águas pluviais e, algumas vezes, é responsável pela destruição de matas ciliares que cobrem as margens dos rios, provocando mudanças ambientais, como ilustra a figura a seguir.
Gabarito: a
🌏 📖 FAÇA TAMBÉM EXERCÍCIOS SOBRE DEMOGRAFIA | MIGRAÇÃO
31) Os Solos Brasileiros: Os solos amazônicos, nos quais está sustentada a densa floresta equatorial úmida, podem ser caracterizados pela:
a) grande profundidade, permitindo a sustentação prolongada da vegetação nativa e das culturas que a substituem;
b) grande fertilidade, relacionada aos nutrientes originários dos sedimentos trazidos pelos rios;
c) grande fragilidade, relacionada a sua pouca espessura e dependência da camada de material orgânico proveniente de plantas;
d) baixa acidez, facilitando a adaptação de projetos de reflorestamento à medida que certas áreas vão sendo devastadas;
e) baixa produtividade, gerando espécies nativas pouco aproveitáveis comercialmente, bem como a rotatividade de outros cultivos.
Gabarito: c
32) Na era Mesozoica o Brasil sofreu intenso derrame de lavas vulcânicas, especialmente no Sul. A intemperização dessas rochas deu origem:
a) a um acúmulo de detritos orgânicos responsável pela formação do carvão mineral;
b) aos depósitos de minerais como o cobre e o manganês;
c) às mais importantes províncias geológicas formadas por terrenos Pré-Cambrianos;
d) aos solos de baixa fertilidade que predominam na Campanha Gaúcha;
e) a um dos solos mais férteis do país, a terra roxa.
Gabarito: b
38) Os Solos Brasileiros: Atualmente não existem vulcões ativos no Brasil, embora tenham existido em épocas geológicas passadas. Assinale a alternativa que indica corretamente a maior área territorial onde se encontram evidências de vulcanismo no Brasil.
a) Domínio das Caatingas com relevos aplainados e solos rasos e pedregosos.
b) Região do Pantanal e sua intensa rede de drenagem com solos arenosos.
c) Zona da Mata e seus ambientes litorâneos onde se registram constantes tremores de terra.
d) Planalto Meridional com derrames basálticos e presença de solos denominados Terras Roxas.
e) Domínio do Cerrado com relevos aplainados e solos arenosos denominados Latossolos.
39) A informação correta entre atributo de textura do solo e implicações de manejo está correta em:
a) arenosa, formações de grandes torrões de solo, necessitando maior número de gradagens para desfazer os torrões.
b) textura média, quando apresentarem baixa capacidade de troca catiônica, reduzindo o número de gradagens em relação a solos mais argilosos.
c) argilosa, usar menores doses de herbicidas devido à menor adsorção desses compostos aos coloides do solo.
d) siltosa, em condições úmidas há baixa aderência da massa de solo aos implementos agrícolas, portanto podem ser usados sem grandes consequências nessas condições.
e) muito argilosa, devido ao favorecimento de lixiviação de nutrientes é necessário que se coloque menor número de cabeças de gado por hectare.
40) Com relação a gênese e distribuição dos solos, é INCORRETO afirmar:
a) A vegetação é preponderante na formação e na variação dos tipos de solos, havendo solos diferentes mesmo a partir de rochas semelhantes.
b) Através da calagem, fazemos a correção dos solos ácidos, pois esta correção torna o solo aráveis segundo a edafologia.
c) Os solos de maior fertilidade no Brasil localizam-se na área dos planaltos sedimentares basálticos, conhecido como terra roxa.
d) Resultam da decomposição das rochas pelo intemperismo e também de matéria orgânica.
41) Considere as descrições a seguir.
I. São elementos ou compostos químicos com composição definida, cristalizados e formados naturalmente por meio de processos geológicos.
II. Esse termo é usado para descrever uma associação de minerais que, por diferentes motivos geológicos, acabam ficando intimamente unidos.
I e II são, respectivamente,
a) sal e minério.
b) mineral e rocha.
c) sedimento e crosta.
d) magma e aglomerado.
e) solo e montanha.
42) No tocante à formação dos solos, assinale a alternativa correta:
a) O solo é formado a partir de processos internos do planeta Terra, como o vulcanismo e o movimento das placas tectônicas.
b) Os solos se formam com mais facilidade em áreas com pouca ação dos ventos, da chuva, das variações climáticas e interferência dos seres vivos.
c) O solo se forma a partir dos processos de intemperismo, que aceleram a decomposição das rochas de origem.
d) Os solos do planeta Terra formaram-se há milhares de anos a partir do acúmulo de sedimentos que caíram no planeta Terra oriundos dos meteoros.
43) Quanto aos principais elementos que atuam na formação do solo, é correto afirmar que:
a) Os principais elementos que interagem entre si na formação do solo são o tempo, clima, relevo, água e os seres vivos, inclusive o ser humano.
b) Os principais elementos que interagem entre si na formação do solo são o tempo, clima, relevo, água e seres vivos. O ser humano, todavia, não tem nenhuma influência nesse processo.
c) O tectonismo é o elemento mais importante para a formação dos solos, pois a movimentação das placas tectônicas gera a decomposição da rocha em grande escala.
d) Apenas elementos da natureza (clima, relevo, água e seres vivos), pois as atividades humanas não exercem nenhuma influência na formação do solo.
44) No tocante aos solos, É INCORRETO afirmar, que:
a) As partículas do solo de menores dimensões presentes na fração argilosa, bem como a matéria orgânica e alguns óxidos, podem apresentar cargas elétricas que desempenham importante papel na troca iônica entre o solo e a água, configurando o que se denomina CTC Capacidade de Troca Iônica.
b) Pela lei de Darcy, a velocidade de fluxo da água no solo é função de um coeficiente de permeabilidade (também chamado de condutividade hidráulica do solo) e do gradiente hidráulico. Os valores do coeficiente de permeabilidade são diretamente proporcionais às capacidades de troca iônica nos solos, atuando como importante fator de atenuação da contaminação dos aquíferos subterrâneos.
c) Quanto à sua formação, os solos podem ser classificados em quatro grupos principais: solos residuais, solos transportados, solos coluvionais, e solos orgânicos.
d) Os solos são, genericamente, constituídos por matéria mineral, matéria orgânica, umidade (água), e ar. A fração mineral do solo contém fragmentos de rocha original mais ou menos alterados e de tamanhos variados, elementos coloidais de partículas muito finas, constituídas por argilas, silicatos de alumínio hidratados e íons minerais.
Gabarito: b
45) A degradação dos solos é um problema presente em várias regiões do planeta. Assinale a alternativa correta:
a) A infestação por plantas como o capim-carrapicho (Cenchrus echinatus) pode servir como indicativo de solo degradado.
b) A degradação biológica dos solos gera prejuízos apenas para a produtividade agropecuária.
c) Solos rasos são menos passíveis de sofrer processos erosivos, já que a matriz rochosa tem função fixadora.
d) A presença de campos e áreas de vegetação rala nos cerrados são indicadores claros de ação antrópica intensa e degradação do solo.
46) O solo não é apenas um substrato para o desenvolvimento da biosfera, mas também é um dos determinantes das características da biosfera e é modificado por elas, por meio dos processos interativos, que mantém com os seres vivos.
ROSS.J. L.S.(Org.) Geografia do Brasil.
Sobre o tema central a que o texto faz referência, é INCORRETO afirmar que
a) os solos, quanto à origem, podem ser eluviais, aluviais e orgânicos, sendo o último diretamente relacionado à ação do clima local sobre o material orgânico de origem animal e vegetal em estado de decomposição. As florestas pluviais oferecem boas condições para esse tipo de solo.
b) a fertilidade do solo pode determinar sua vocação agrícola. Em áreas de clima temperado (invernos frios e verões quentes e úmidos) como na Ucrânia e Rússia, o solo Tchernozion surge em decorrência do congelamento de gramíneas que, ao entrarem em estado de decomposição, passam a integrar a sua camada orgânica. Esse processo é mais intensamente ativado durante os verões, permitindo a ocorrência de extensas áreas férteis.
c) o solo do tipo Loess (solto), em decorrência da ação eólica, é formado por grânulos finos de argila, quartzo e cálcio. Apresenta uma coloração amarela, é típico de áreas de relevo suave. Demonstra alto grau de fertilidade. É encontrado na Europa e principalmente na China, ao longo do Rio Amarelo.
d) os Latossolos, típicos das áreas tropicais, apresentam coloração avermelhada e/ou alaranjada em função da presença em maior ou menor grau de óxidos de ferro. A acidez é uma característica comum a esse tipo de solo. Passou a ser corrigido no Cerrado brasileiro por meio da técnica da calagem
e) o tipo de solo conhecido como Podzol recobre áreas de florestas temperadas caducifólias (sul da Itália e França) com predomínio de clima Mediterrâneo. Esse aspecto oferece maior nível de fertilidade ao seu horizonte “A” mantendo-se arenoso e ácido com grande quantidade de óxidos de ferro e húmus durante todo o ano.
47) O tipo de rocha que se constitui a partir do processo acima visualizado é:
a) ígnea
b) sedimentar
c) metamórfica
d) magmática plutônica
e) magnética
Gabarito: a
A imagem presente no enunciado da questão demonstra o processo de solidificação da lava vulcânica, dando origem às rochas ígneas vulcânicas, também chamadas de rochas magmáticas vulcânicas.
48) A imagem acima representa o fóssil de uma libélula. O fenômeno da fossilização só pode ocorrer em rochas sedimentares, pois:
a) essas rochas não possuem densidade suficiente para destruir os fósseis.
b) são estruturas geologicamente antigas, quando os primeiros animais surgiram.
c) ocorre durante o processo de diagênese, com a formação das rochas sedimentares.
d) são as únicas rochas encontradas abaixo da superfície.
e) originam-se a partir do congelamento dos sedimentos, conservando a estrutura dos restos fósseis.
49) As rochas metamórficas são estruturas sólidas formadas a partir do processo de transformações de outras rochas preexistentes. Essa transformação ocorre graças à alteração das condições de ambiente, temperatura e pressão em relação ao ponto em que essas rochas se originaram.
Gabarito: d
74) O Parque Nacional da Chapada dos Guimarães localiza-se em área de rochas paleomesozoicas da Bacia do Paraná, que formam a Chapada dos Guimarães. As rochas paleozoicas correspondem a arenitos das formações Furnas e Ponta Grossa e as mesozoicas, a arenitos eólicos Botucatu, parcialmente recobertos por sedimentos Bauru.
(www.chapadaexplorer.com.br. Adaptado.)
Os tipos de rochas citadas que integram a geologia da Chapada dos Guimarães são resultantes da
a) orogênese, em razão dos abalos sísmicos.
b) epirogênese, em razão das falhas tectônicas.
c) dinâmica interna da Terra, através do vulcanismo.
d) dinâmica externa da Terra, através do intemperismo.
e) deriva continental, pela metamorfização das rochas.
Gabarito: d
76) As rochas metamórficas são aquelas que resultam da transformação (metamorfização), em condições de pressão e temperaturas elevadas, de rochas preexistentes. São exemplos desse tipo de rocha:
a) basalto e micaxisto.
b) gnaisse e calcário.
c) granito e arenito.
d) ardósia e mármore.
Gabarito: d
77) O roteiro é conhecido. De repente, toneladas de solo, rochas e troncos de árvores, acompanhados do som que lembra um trovão, deslizam morro abaixo. Pelo caminho, arrasam construções, soterrando e matando pessoas e animais. A repetição dessas catástrofes no Brasil, durante o verão, parece sempre uma tragédia anunciada. As autoridades, pegas de surpresa, atiram a responsabilidade sobre os próprios fenômenos naturais, como se a chuva fosse algo anormal ou as rochas do morro estivessem todas carregadas de uma estranha má intenção. Os cidadãos, enlutados e estupefatos, pergunta se essas tragédias poderiam ter sido evitadas e como isso pode ser feito. Os movimentos de terra e solo que todos os anos provocam desastres nas cidades brasileiras fazem parte de um tipo de fenômeno natural denominado movimentos gravitacionais de massa.
PICANÇO, J. Movimentos gravitacionais de massa, tragédias do verão. Scientific American Brasil, Aula Aberta 5. São Paulo: Duetto, n. 5, 2010, p. 26-31. Adaptado.
A informação do texto, os conhecimentos sobre solos, características, ocupação e implicações permitem inferir:
a) A falha na legislação ambiental brasileira, ao não incluir as encostas como áreas de preservação, constitui um dos fatores responsáveis pelas tragédias que ocorrem repetidamente.
b) A ação intensa das forças tectônicas e a estrutura geologica dificultam a decomposição das rochas e a ação do intemperismo, favorecendo as avalanches, cujas consequências são os desabamentos registrados no verão.
c) O clima tropical, o predomínio dos escudos cistalinos, a ausência de cartas geotécnicas constituem as verdadeiras causas dos fenômenos referidos.
d) A ausência de fiscalização e a pressão por moradias explicam por que os prejuízos materiais e as perdas humanas se repetem no país.
e) As tragédias ocorridas no Brasil estão relacionadas ao tipo de solo predominante, o podzólico, que, por não possuir horizontes definidos e ser arenoso, não suporta a ocupação desordenada.
Gabarito: d

78) (Vesentini, José William; Vlach, Vânia. Geografia Crítica, 1:
O Espaço Natural e a Ação Humana. São Paulo: Ática. 2000. p. 90. Adaptado.)
Após analisar a imagem verifica-se que
a) a rocha sedimentar possui o mesmo processo físico de formação da rocha magmática, pois ambas dependem do resfriamento do magma.
b) a rocha sedimentar é formada pela cimentação e compactação dos sedimentos, provenientes do desgaste de todos os tipos de rochas.
c) a rocha metamórfica é formada pela solidificação do magma, proveniente do núcleo terrestre, cuja composição química é homogênea.
d) as rochas magmáticas são formadas pela transformação de rochas sedimentares e metamórficas em ambiente de pouca pressão.
Gabarito: b
79) A ação de desagregação das rochas, por intemperismo físico e químico, somada aos agentes modeladores (como a chuva, o vento, os rios, o mar e os gelos), cria condições para que a ação bacteriana, além da decomposição de animais e vegetais, forme camadas dos mais variados tipos na superfície da crosta continental, caracterizando os horizontes dos solos.
(PIFFER, 2005. p. 206).
Com base no texto e nos conhecimentos sobre intemperismo e o valor socioeconômico dos solos, é correto afirmar:
a) Os solos de massapé, no Brasil, são os mais utilizados no plantio de soja.
b) A decomposição do solo é uma função dos agentes climáticos, e as argilas se desenvolvem nos climas mais quentes e secos.
c) Os processos de gênese dos solos são rápidos, sendo as camadas humíferas formadas em poucos meses.
d) A origem e a porosidade do solo não interferem na sua fertilidade.
e) Os seres vivos participam do intemperismo do solo de diversas maneiras, e as raízes criam galerias ou agem na decomposição, por meio das comunidades de animais do solo.
Gabarito: e
80) Qual nome se da a rocha formada a partir da solidificação do magma?
a) Metamórfica
b) Sedimentar
c) Ígnea
d) Extrusiva
e) Intrusiva
Gabarito: c
Rocha ígnea é qualquer rocha formada a partir da solidificação do magma em qualquer local da Terra.
81) Qual das seguintes rochas é sedimentar?
a) Petróleo
b) Quartzo
c) Gnaisse
d) Basalto
e) Granito
Gabarito: a
Petróleo é uma rocha sedimentar em estado líquido,
82) As rochas mais antigas da Terra se encaixam em qual dos seguintes grupos?
a) Magnéticas
b) Metamórficas
c) Sedimentares
d) Detríticas
e) Magmáticas
Gabarito: e
As rochas magmáticas se formaram durante o processo de resfriamento da crosta terrestre.
83) Qual o nome do processo de desgaste das rochas?
a) Metamorfização
b) Sedimentação
c) Liquefação
d) Intemperismo
e) Lixiviação
Gabarito: d
84) Qual das seguintes rochas é plutônica?
a) Calcário
b) Granito
c) Argilito
d) Mármore
e) Basalto
Gabarito: b
Rocha plutônica é a rocha que se formou a partir da solidificação do magma, sendo que esse processo ocorreu no interior da crosta.
85) Qual dos seguintes agentes promove o intemperismo químico?
a) Água
b) Gelo
c) Calor
d) Vento
e) Seres vivos
Gabarito: a
86) Qual das seguintes rochas é exemplo de rocha cristalina?
a) Arenito
b) Calcário
c) Granito
d) Carvão mineral
e) Argila
Gabarito: c
Rochas cristalinas são rochas compostas pelo grupo das metamórficas e magmáticas.
87) Em quais tipos de rochas são encontradas reservas de petróleo, gás natural e carvão mineral?
a) Metamórficas
b) Intrusivas
c) Plutônicas
d) Magmáticas
e) Sedimentares
Gabarito: e
88) Qual o tipo de rocha é formada pela ação do intemperismo?
a) Metamórfica
b) Sedimentar
c) Intrusiva
d) Granítica
e) Ígnea
Gabarito: b
Rochas sedimentares são formadas a partir de grãos de rochas que se desprendem da rocha maior por ação do intemperismo.
89) Em qual tipo de rocha é comum encontrar fosseis de animais e plantas?
a) Extrusiva
b) Cristalina
c) Metamórficas
d) Sedimentares
e) Magmáticas
Gabarito: d
90) O processo de metamorfismo é responsável pela formação das rochas metamórficas, ocorre a partir de dois principais fatores condicionantes, que são:
a) A temperatura e a pressão do ambiente.
b) O local e a estrutura do ponto onde se encontra a rocha.
c) A ação humana e as condições climáticas.
d) O vulcanismo e os processos tectônicos.
e) O intemperismo e a erosão.
Gabarito: a
🌏 📖 FAÇA TAMBÉM EXERCÍCIOS SOBRE AGRÁRIA | ESPAÇO RURAL
91) O ciclo das rochas demonstra a natureza dinâmica da litosfera terrestre. Os processos responsáveis pela formação das rochas metamórficas, sedimentares e ígneas, respectivamente, são:
a) Metamorfismo, sedimentação e magmatismo.
b) Metamorfose, intemperismo e recomposição.
c) Metamorfismo, compressão litológica e solidificação.
d) Metamorfismo, diagênese e cristalização.
e) Metamorfose, sedimentação e litificação.
Gabarito: a
92) Considerando a formação do carvão-mineral e o tipo de rocha onde é encontrado, assinale a alternativa CORRETA:
a) Forma-se pelo acúmulo de vegetação em ambientes de baixa oxidação, levando ao acúmulo de material orgânico de decomposição muito lenta. A vegetação se acumula em partes rebaixadas e úmidas da paisagem e é recoberta por sedimentos erodidos de porções mais elevadas da paisagem; portanto, o carvão é encontrado em rochas sedimentares.
b) É extremamente radioativo e é formado a partir de uma grande temperatura e pressão o que transforma a matéria orgânica em carbono. O carvão-mineral é encontrado em rochas magmáticas extrusivas.
c) Origina-se do acúmulo de algas e plânctons em antigos lagos ou em regiões que a milhões de anos tenham sido coberto por mares. Assim, o carvão é encontrado sempre em rochas metamórficas.
d) Resulta da alta temperatura de fornos existentes em carvoarias nos quais são introduzidas as madeiras secas e consequentemente incineradas. Desse modo, conclui-se que o carvão é de origem orgânica o qual se transforma pela carbonização.
Gabarito: a
93) Basalto, o carvão mineral e o gnaisse são, RESPECTIVAMENTE, exemplos de rochas:
a) Magmática extrusiva, metamórfica e magmática intrusiva.
b) Magmática extrusiva, sedimentar e metamórfica.
c) Metamórfica, sedimentar orgânica e dedrítica.
d) Química, orgânica e dedrítica.
e) Orgânica, metamórfica e dedrítica.
Gabarito: b
94) Sobre as rochas, assinale V ( verdadeiro ) ou F ( falso ):
( ) as rochas ígneas ou magmáticas formam-se pelo resfriamento e solidificação do magma.
( ) o arenito, utilizado na correção de acidez do solo, é uma rocha dita metamórfica, pois sua formação está ligada à ação da temperatura e da pressão em rochas preexistentes.
( ) as rochas sedimentares são formadas pelo acúmulo de sedimentos de outras rochas.
( ) o basalto, utilizado na construção civil, é um exemplo de rocha ígnea extrusiva, formada com o magma das erupções vulcânicas.
O ordenamento correto das questões acima é:
a) V, F, V, V
b) V, F, V, F
c) V, F, F, F
d) V, V, V, V
e) F, F, F, F
Gabarito: a
95) Os ventos as chuvas, as ondas do mar, as mudanças de temperatura são exemplos de agentes importantes na formação das rochas.
Assinale a alternativa que se refere às rochas que dependem desses agentes para serem formadas:
a) Rochas Magmáticas intrusivas
b) Rochas Metamórficas
c) Rochas Magmáticas extrusivas
d) Rochas Sedimentares
Gabarito: d
96) Rocha é um agregado natural, formado de um ou mais minerais que constitui parte essencial da crosta terrestre. São exemplos de rochas magmáticas, sedimentares e metamórficas, respectivamente:
a) mármore, basalto e calcário.
b) arenito, basalto e gnaisse.
c) basalto, mármore e petróleo.
d) gnaisse, granito, arenito.
e) diabásio, arenito e mármore.
Gabarito: e
97) A Cordilheira dos Andes, que vai do sul do Chile até a Venezuela, nasceu de forma abrupta entre dez e seis milhões de anos atrás, revela um estudo divulgado hoje pela revista Science".
[…] Na teoria mais antiga, os cientistas acreditavam que a cordilheira dos Andes havia nascido há 40 milhões de anos. No entanto, segundo Carmala Garzione, professora auxiliar de geologia em Rochester, agora será necessário modificar a teoria e incluir nela um processo que diz que em vez de sofrer erosão lentamente, a raiz de uma montanha se desprende e cai no candente manto do interior do planeta.
Segundo a teoria, livre desse peso, a montanha se ergue, e no caso dos Andes, esse levantamento foi de cerca de quatro mil metros em menos de quatro milhões de anos.
(Portal Terra, 05/06/2008. Cordilheira dos Andes teria nascido de forma abrupta. Disponível em: <http://noticias.terra.com.br/ciencia>. Acesso em: 05/09/2014).
Sobre a Cordilheira dos Andes e sua estruturação geológica, podemos afirmar que:
a) é resultante das ações de um processo epirogenético, responsável pela formação das principais bacias sedimentares, tais como os Alpes, o Himalaia e o próprio Andes.
b) é um tipo de dobramento moderno, que é resultante das ações do tectonismo que provocam transformações e inclinamento no relevo.
c) é um exemplo de dobramento antigo, embora a sua idade geológica seja recente, pois mesmo com pouco tempo de formação, sua estrutura já foi bastante modificada pelos agentes intempéricos.
d) é composto pelos escudos cristalinos sul-americanos, o que se releva pela farta existência de minerais e pelas condições propícias para a prática da agricultura.
Gabarito: b
A Cordilheira dos Andes, tal como se percebe no texto, é uma forma recente de relevo formada em um tempo geologicamente curto. Trata-se, portanto, de um dobramento moderno formado através das atividades orogenéticas provocadas pelo tectonismo nas zonas de encontro entre placas tectônicas.
98) Os diferentes tipos de províncias geológicas revelam as diferentes feições do relevo enquanto expressões das diferentes temporalidades que marcam o passado geológico do planeta Terra. Por seus processos formativos, as estruturas geológicas com condições mais favoráveis à formação de combustíveis fósseis são:
a) as bacias sedimentares
b) os maciços antigos
c) as plataformas cristalinas
d) os dobramentos antigos
e) os dobramentos modernos
Gabarito: a
Durante o processo de diagênese, constitutivo de rochas e bacias sedimentares, a matéria orgânica que se acumula pode sofrer com as condições atípicas de pressão exercida pelas inúmeras camadas de sedimentos, atuando no processo de formação dos combustíveis de origem fóssil. Por isso, é comum encontrar petróleo e fósseis em áreas de bacias sedimentares.
99) Os crátons, subdivididos em escudos cristalinos e ________________, são caracterizados por serem formações geologicamente __________________. Eles apresentam uma estrutura rígida e resistente composta quase sempre por rochas ígneas e ___________________, posicionando-se em áreas de elevada ________________ geológica.
Assinale a alternativa que corretamente preenche as lacunas do texto:
a) maciços antigos, recentes, metamórficas, instabilidade.
b) dobramentos modernos, recentes, vulcânicas, estabilidade.
c) bacias sedimentares, antigas, sedimentares, instabilidade.
d) plataformas continentais, antigas, metamórficas, estabilidade.
Gabarito: d
Os crátons são as mais antigas entre as províncias geológicas da Terra. São subdivididos em escudos cristalinos (também chamados de maciços antigos) e plataformas continentais, além de serem compostos por rochas cristalinas, ou seja, ígneas, e metamórficas. Sua localização costuma ocorrer em áreas afastadas das bordas das placas tectônicas, onde há uma maior estabilidade geológica.
100) Pela sua extensão e posição, a América do Sul apresenta uma variedade de paisagens naturais. É característica natural da América do Sul a existência de:
a) áreas sujeitas a abalos sísmicos nas porções setentrional e oriental.
b) rios que drenam a vertente do Pacífico mais caudalosos e extensos do que aqueles que deságuam no Atlântico.
c) vegetação de pradarias na porção norte e de coníferas no sul.
d) maciços antigos no centro-leste; planícies sedimentares
no centro, dobramentos modernos no extremo oeste.
e) clima temperado úmido no norte; clima desértico quente no oeste e clima tropical no sul.
Gabarito: d
Fontes: Brasil Escola | Mundo Educação | Geografia Opinativa | Descomplica | Exercícios Web | Rota dos Concursos | Pensi | Questões dos Vestibulares | Blog do ENEM | Racha Cuca | Suporte Geográfico | Geografia para Todos | Geoprofessora | Prefeitura de Teresópolis - 2011 - BioRio | Aula De | Lucilene - Geografia | Rafael Gatto - Geografia | Reingresso UFF - 2018 - Coseac UFF | Colégio Pedro II - 2009 - 2010 - 2011 | Colégio Naval - 2017 | Desenrolado | Simulado FTD - 2017 | Eficaz Concursos | Fábrica D ENEM, VESTIBULARES E IME-ITA | Geo-Conceição | ENEM 2007 - 2008 - 2009 - 2010 - 2011 - 2012 - 2013 - 2014 - 2015 - 2016 - 2017 | Stoodi | Cola da Web
a) É o horizonte que está mais perto da superfície e, por isso, possui em sua composição fragmentos de rocha.
b) Está entre o horizonte O e B e possui em sua composição grandes quantidades de matéria orgânica e baixa concentração de minerais.
c) É a camada mais próxima da rocha-mãe e, por isso, possui muitos fragmentos de rocha intactos.
d) Está entre o horizonte B e o horizonte D e possui uma grande presença de minerais e pouca matéria orgânica.
Gabarito: c
Letra A – Falsa. O Horizonte C é a camada mais próxima da rocha-mãe e, por isso, depois dele ainda há os Horizontes B, A e o O, que é o mais próximo da superfície.
Letra B – Falsa. O Horizonte entre as camadas O e B é o A.
Letra C – Verdadeira. O horizonte C é a camada mais próxima da rocha-mãe. Por ser ainda bem recente, apresenta fragmentos de rocha que não foram totalmente intemperizados.
Letra D – Falsa. Na classificação geral dos horizontes do solo, não existe horizonte D.
9) Em relação à origem dos solos, podemos classificá-los em dois grupos: aluviais e eluviais. Sobre essa categorização, avalie as proposições a seguir:
I) A classificação dos solos, com relação à sua origem, é determinada pelo local de procedência da rocha que, após o processo de intemperismo, constitui esse solo.
II) Os solos eluviais são formados a partir de rochas transportadas pela chuva e vento para os locais onde o solo será formado.
III) Quando a rocha que se decompôs e se alterou para a formação do solo encontra-se no mesmo local do solo, esse tipo de solo é chamado de eluvial.
Avalie as afirmações acima e marque a opção que corresponda, na devida ordem, ao acerto ou erro de cada uma:
a) F, V, V
b) V, V, F
c) V, F, V
d) V, V, F
e) F, F, F
Gabarito: c
Ao contrário do que propõe a afirmativa II, são os solos aluviais que são formados por rochas localizadas em outros lugares.
10) Os solos também podem ser categorizados de acordo com a influência externa em zonais, intrazonais e azonais.
Assinale a alternativa que contém apenas solo do tipo zonal:
a) latossolos, podzóis e desérticos.
b) desérticos, podzóis e salinos.
c) solos de pradaria, hidromórficos e halomórficos.
d) podzóis, solos de pradaria e salinos.
e) salinos, halomórficos e hidromórficos.
Gabarito: a
Os solos do tipo zonal são os solos de pradarias, latossolos, podzóis e desérticos. São solos maduros, bem delineados e profundos.
11) Esse tipo de solo é pouco desenvolvido e muito raso e divide-se em solos aluviais e litossolos. A que tipo nos referimos?
a) hidromórficos
b) azonais
c) intrazonais
d) zonais
e) eluviais
Gabarito: b
Os solos azonais estão em processo de formação. São rasos e “pedregosos”, não possuindo todos os horizontes ou camadas. A rocha de origem ainda está em processo de intemperização.
12) Os solos zonais são maduros, bem delineados e profundos. Sobre essa categoria de solos, avalie as proposições a seguir.
I. Característicos dos climas quentes e úmidos, os latossolos possuem profundidades superiores a dois metros, e sua fertilidade é comprometida pelo intemperismo químico intenso;
II. Os solos de pradarias são ricos em cálcio e matérias orgânicas, por isso, são extremamente férteis e muito aproveitados para o desenvolvimento de atividades agrícolas.
III. Típicos das regiões quentes, os podzóis são uma subdivisão dos solos zonais.
IV. Os solos desérticos são rasos e com fertilidade comprometida. Típicos das regiões de clima quente e com baixa umidade, são também classificados como zonais.
Estão corretas as afirmativas:
a) I e III.
b) II e IV.
c) III e IV.
d) I, II e III.
e) I, II e IV.
Gabarito: e
Ao contrário do que afirma a alternativa III, os podzóis são de climas frios e temperados. As estações do ano bem definidas, com chuvas moderadas, permitem o acúmulo de minérios, húmus e matéria orgânica.
13) Segundo dados das Nações Unidas, este fenômeno é responsável por impedir o aproveitamento de solos correspondentes a 6 milhões de hectares (60.000 km²) por ano devido ao sobrepastoreio, salinização dos solos por irrigação e processos de uso intensivo e sem manejo adequado na agricultura.
MORAES, Paulo Roberto. Geografia Geral e do Brasil. São Paulo: Harbra, 2005. (Adaptação)
O texto trata de um dos principais problemas ambientais do mundo contemporâneo:
a) A redução da biodiversidade.
b) A lixiviação.
c) A desertificação.
d) A poluição dos rios.
e) O fenômeno El Niño.
Gabarito: c
14) Assinale a alternativa que preenche CORRETAMENTE as lacunas do texto a seguir, na ordem em que aparecem. Nas áreas de declividade acentuada, os solos são mais ____________ porque a ___________ velocidade de escoamento das águas ____________ a infiltração; assim, a água fica pouco tempo em contato com as rochas, ____________ a intensidade do intemperismo.
a) profundos – alta – aumenta – diminuindo
b) rasos – alta – aumenta – aumentando
c) profundos – baixa – diminui – diminuindo
d) rasos – alta – diminui – diminuindo
e) profundos – baixa – aumenta – aumentando
Gabarito: d
15) O aumento significativo da produção de alimentos é o resultado da modernização do campo e da introdução de novas técnicas agrícolas, principalmente no mundo desenvolvido onde é maior o nível de capitalização e onde são utilizadas as mais avançadas tecnologias. No entanto, essa revolução vem provocando uma série de impactos ambientais em ecossistemas agrícolas.
SENE, Eustáquio; MOREIRA, João C. Espaço geográfco e globalização. São Paulo: Scipione, 1998. (Adaptação).
Entre as explicações para esses impactos ambientais, temos:
I. O plantio de uma única espécie, em grandes extensões de terra, causa desequilíbrios nas cadeias alimentares preexistentes, favorecendo a proliferação de pragas.
II. Os cortes feitos nas encostas das montanhas, para a formação de degraus, nos quais são feitos cultivos, provocam um revolvimento dos solos, o que facilita o transporte dos nutrientes pelas águas das chuvas.
III. A maciça utilização de agrotóxicos provoca a proliferação de linhagens resistentes, forçando o uso de pesticidas cada vez mais potentes, o que causa danos tanto aos trabalhadores que os manuseiam quanto aos consumidores de alimentos contaminados.
IV. A utilização indiscriminada de agrotóxicos acelera a contaminação do solo e seu empobrecimento, ao impedir a proliferação de micro-organismos fundamentais para sua fertilidade.
Estão CORRETAS as afirmativas
a) I e II.
b) I e III.
c) I, II e III.
d) I, III e IV.
e) I, II, III e IV.
Gabarito: d
16) Analise esta sequência de figuras, em que está representada a formação do solo ao longo do tempo geológico, sabendo que as divisões que aparecem em cada figura e na legenda representam as etapas dessa evolução:
SCHAETZL, R. J.; ANDERSON, S. Soil: Genesis and geomorphology. Cambridge: University Press, 2005. p. 396.
A partir dessa análise, é INCORRETO afirmar que essa sequência de figuras sugere que
a) a evolução e o aumento da espessura do solo estão condicionados à escala do tempo geológico.
b) o crescimento aéreo e subterrâneo da vegetação é inversamente proporcional ao desenvolvimento do solo.
c) o desenvolvimento do solo, ao longo do tempo, resulta na sua diferenciação em horizontes.
d) o material inorgânico presente no solo resulta de alterações ocorridas na rocha.
Gabarito: b
17) Apesar da riqueza das florestas tropicais, elas estão geralmente baseadas em solos inférteis e improdutivos. Grande parte dos nutrientes é armazenada nas folhas que caem sobre o solo, não no solo propriamente dito. Quando esse ambiente é intensamente modificado pelo ser humano, a vegetação desaparece, o ciclo dos nutrientes é alterado e a terra se torna rapidamente infértil.
(CORSON, Walter H. Manual Global de Ecologia, 1993)
No texto acima, pode parecer uma contradição a existência de florestas tropicais exuberantes sobre solos pobres. No entanto, este fato é explicado pela
a) Profundidade do solo, pois, embora pobre, sua espessura garante a disponibilidade de nutrientes para a sustentação dos vegetais da região.
b) Boa iluminação das regiões tropicais, uma vez que a duração regular do dia e da noite garante os ciclos dos nutrientes nas folhas dos vegetais da região.
c) Existência de grande diversidade animal, com número expressivo de populações que, com seus dejetos, fertilizam o solo.
d) Capacidade de produção abundante de oxigênio pelas plantas das florestas tropicais, consideradas os “pulmões” do mundo.
e) Rápida reciclagem dos nutrientes, potencializada pelo calor e umidade das florestas tropicais, o que favorece a vida dos decompositores.
Gabarito: e
18) Observa-se, na figura a seguir, um problema ambiental que decorre, indiretamente e sobretudo, das ações antrópicas sobre a natureza. Examine a fotografia e depois assinale a alternativa que apresenta esse problema.
a) Formação de voçorocas
b) Assoreamento
c) Lixiviação dos latossolos
d) Laterização de leito fluvial
e) Movimentos de massa rápidos
Gabarito: b
19) Um dos principais objetivos de se dar continuidade as pesquisas em erosão dos solos é o de procurar resolver os problemas oriundos desse processo, que, em última análise, geram uma série de impactos ambientais. Além disso, para a adoção de técnicas de conservação dos solos, é preciso conhecer como a água executa seu trabalho de remoção, transporte e deposição de sedimentos. A erosão causa, quase sempre, uma série de problemas ambientais, em nível local ou até mesmo em grandes áreas.
GUERRA. A. J. T. Processos erosivos nas encostas.In: Guerra. A J. T. Cunha, S. B. Geomorfologia: uma atualização de bases e conceitos. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil. 2007 (adaptado).
A preservação do solo, principalmente em áreas de encostas, pode ser uma solução para evitar catástrofes em função da intensidade de fluxo hídrico. A prática humana que segue no caminho contrário a essa solução é:
a) A aração.
b) O terraceamento.
c) O pousio.
d) A drenagem.
e) O desmatamento.
Gabarito: e
20) O solo do meio oeste americano abrange algumas das áreas mais férteis do mundo. No entanto, máquinas enormes e pesadas, como as colheitadeiras, amassam a terra molhada e a transformam em uma camada indiferenciada e quase impermeável – em um processo conhecido como (1). As raízes não conseguem penetrar no solo; tampouco a água escoa terra adentro e, em vez disso, corre pela superfície, provocando a (2). O problema pode levar décadas para ser revertido.
Fonte: MANN, Charles C. Nossa boa terra. National Geographic Brasil, São Paulo, Editora Abril,
edição 102, p. 58, set. 2008 (texto adaptado)
Os números 1 e 2 assinalados no texto destacam efeitos do manejo inadequado dos solos e referem-se, respectivamente, aos processos de:
a) Infiltração e lixiviação.
b) Compactação e erosão.
c) Laterização e desertificação.
d) Desertificação e impermeabilização.
Gabarito: b
21) Os principais solos do Brasil são:
a) Terra roxa, massapé, salmourão e aluviais.
b) Graníticos, basálticos, cristalinos e areníticos.
c) Basálticos, massapé, salmourão e cristalinos.
d) Sedimentares, magmáticos e metamórficos.
e) Terra roxa, sedimentares, massapé e aluviais.
Gabarito: a
Os principais tipos de solos brasileiros são a Terra roxa, Massapé, Salmourão e os aluviais. Cada um deles é encontrado em uma determinada região do país e possui características específicas.
22) Sobre a região em que se encontra cada tipo de solo, é correto afirmar que:
a) O Solo Massapé é encontrado na região Norte do país em virtude da grande quantidade de matéria orgânica proveniente da Floresta Amazônica.
b) O Solo Salmourão é encontrado nas regiões Norte e Nordeste e é constituído por decomposição de calcários e basaltos.
c) Os solos aluviais podem ser encontrados em todas as regiões do país, pois são formados a partir da sedimentação em áreas de várzeas ou vales.
d) A Terra Roxa é encontrada em Goiás, Santa Catarina e Amazonas e é constituída pela decomposição de rochas basálticas.
e) Os solos aluviais são encontrados apenas na Bacia do Rio Amazonas, que, por estar totalmente localizada sobre áreas de planícies, favorece a acumulação de sedimentos, formando esse tipo de solo.
Gabarito: c
Os solos aluviais são formados a partir do acúmulo de sedimentos em áreas de várzeas ou vales, podendo ser encontrados em vários pontos do Brasil.
23) Com relação à composição dos principais solos do Brasil, é INCORRETO afirmar que:
a) A Terra roxa é composta por rochas basálticas.
b) O solo massapé é composto por rochas com características minerais de gnaisses de tonalidade escura, calcários e filitos.
c) O solo Salmourão é composto por rochas areníticas e por calcários.
d) A composição dos solos aluviais varia de acordo com o material de origem.
Gabarito: c
O solo Salmourão, na verdade, é composto por rochas graníticas e por gnaisses.
24) Solo bastante fértil que, por ser originado pela decomposição de basalto, adquire uma tonalidade avermelhada. Ele é muito encontrado em Goiás, Minas Gerais, Mato grosso do Sul e São Paulo.
As características descritas acima correspondem a que solo brasileiro:
a) Massapé
b) Salmourão.
c) Aluviais.
d) Terra roxa.
e) Solo arenoso.
As características descritas pertencem à Terra roxa, que, em virtude de sua grande fertilidade, foi fundamental para o desenvolvimento da agricultura no país, principalmente do café, que foi muito cultivado nesse tipo de solo em São Paulo e Minas Gerais.
25) Leia o fragmento a seguir e responda à questão:
PEDOGÊNESE
Entende-se por pedogênese (pedo: solo + gênese: origem) o processo de origem ou formação dos solos. Trata-se de um processo lento que demora centenas ou até milhares de anos para completar-se, dependendo quase que totalmente de fatores externos [...].
PENA, Rodolfo F. Alves. "Pedogênese". Brasil Escola.
A alternativa a seguir contém fatores de formação do solo, exceto:
a) o relevo
b) os organismos vivos
c) o material de origem
d) as águas subterrâneas
e) o clima
Gabarito: d
Com exceção da alternativa d), acima estão listados os fatores que interferem diretamente na gênese e formação dos solos. As águas subterrâneas não condicionam a formação dos solos.
26) Entre os principais fatores de formação do solo, o principal é o:
a) relevo
b) tempo
c) seres vivos
d) clima
e) material original
Gabarito: d
Os agentes intempéricos de formação do solo têm, em sua maioria, relação com processos meteorológicos e climatológicos, como as chuvas, os ventos e a temperatura. O tipo de clima e suas variações ao longo do tempo condicionam a formação dos solos e o ritmo do desgaste do material original.
27) Sobre o relevo como fator de formação do solo, assinale a alternativa correta:
a) Nas áreas planas, a formação do solo é influenciada pelo menor acúmulo de água, o que ocasiona a redução da ação do intemperismo.
b) A drenagem da água nos solos de relevo inclinado é dificultada, o que ocasiona a redução de ferro e o acúmulo de matéria orgânica.
c) Nas áreas em que o relevo apresenta maior declividade, a infiltração da água é menor, o que provoca uma menor ação do intemperismo sobre a rocha-mãe.
d) A formação de solos rasos é uma característica das áreas planas, uma vez que há uma remoção maior dos sedimentos na superfície do que nos solos de terreno mais acidentado.
e) Os solos originados em relevo com maior inclinação ou em relevo plano recebem de forma idêntica a radiação solar, não havendo nesse quesito distinção em relação à formação do solo.
Gabarito: c
Solos originados em:
Relevo mais inclinado: a infiltração da água é menor, o que provoca uma menor ação do intemperismo sobre a rocha-mãe; há uma remoção maior dos sedimentos na superfície, formando solos mais rasos.
Relevo mais plano – áreas mais baixas: o acúmulo de água é maior, provocando uma maior ação intempérica; dificuldade de drenagem, o que ocasiona a redução do ferro e solos mais orgânicos.
O grau de inclinação do relevo torna o solo menos ou mais exposto ao calor e à radiação solar, o que também afeta a sua composição e textura.
28) O material de origem corresponde à formação rochosa original que foi intemperizada para dar origem aos solos, fornecendo a ele suas principais características. No Brasil, um tipo de solo muito fértil que é formado a partir de rochas de origem vulcânica – como o basalto – e, portanto, ricas em enxofre tornou-se importante para a agricultura do país.
A que tipo de solo a descrição acima se refere?
a) loess
b) podzólico
c) laterito
d) terra preta de índio
e) terra roxa
Gabarito: a
O latossolo roxo, também conhecido por terra roxa, é um tipo de solo que possui coloração avermelhada e alta fertilidade, em virtude do intenso processo de intemperização de rochas de origem basáltica. No Brasil, esse tipo de solo pode ser encontrado nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul.
Acerca das alterações ambientais identificadas na situação II, conclui-se que:
a) A redução do escoamento das águas superficiais interfere no volume hídrico das descargas fluviais e aumenta a sedimentação dos rios;
b) A desproteção do solo nas margens facilita os processos erosivos que alteram o lençol freático e promovem o assoreamento dos rios;
c) A exposição das margens dos rios à erosão reduz a ocorrência de enchentes, pois, facilita o fluxo das águas pluviais;
d) A ampliação dos depósitos sedimentares decorrente da erosão favorece a vida biológica e permite a intensificação do transporte fluvial;
e) A erosão nas margens dos rios facilita o escoamento das águas pluviais, provoca maior assoreamento e amplia os lençóis freáticos.
Gabarito: b
30) O mapa representa dois graves problemas ambientais no Brasil. Identifique-os sequencialmente:
a) Desmatamento e contaminação do solo e da água por agrotóxicos.
b) Inversão térmica e contaminação do solo e da água pela mineração.
c) Inversão térmica e desmatamento.
d) Poluição pela emissão de CFC’s e contaminação do solo por agrotóxicos.
e) Poluição pela emissão de CFC’s e desmatamento.
🌏 📖 FAÇA TAMBÉM EXERCÍCIOS SOBRE DEMOGRAFIA | MIGRAÇÃO
31) Os Solos Brasileiros: Os solos amazônicos, nos quais está sustentada a densa floresta equatorial úmida, podem ser caracterizados pela:
a) grande profundidade, permitindo a sustentação prolongada da vegetação nativa e das culturas que a substituem;
b) grande fertilidade, relacionada aos nutrientes originários dos sedimentos trazidos pelos rios;
c) grande fragilidade, relacionada a sua pouca espessura e dependência da camada de material orgânico proveniente de plantas;
d) baixa acidez, facilitando a adaptação de projetos de reflorestamento à medida que certas áreas vão sendo devastadas;
e) baixa produtividade, gerando espécies nativas pouco aproveitáveis comercialmente, bem como a rotatividade de outros cultivos.
32) Na era Mesozoica o Brasil sofreu intenso derrame de lavas vulcânicas, especialmente no Sul. A intemperização dessas rochas deu origem:
a) a um acúmulo de detritos orgânicos responsável pela formação do carvão mineral;
b) aos depósitos de minerais como o cobre e o manganês;
c) às mais importantes províncias geológicas formadas por terrenos Pré-Cambrianos;
d) aos solos de baixa fertilidade que predominam na Campanha Gaúcha;
e) a um dos solos mais férteis do país, a terra roxa.
Gabarito: e
33) Os Solos Brasileiros: Em vastas regiões do Brasil ocorre a erosão acelerada nos solos. Marque a opção que revela aspectos associados a esse fenômeno.
a) Ausência de “zoneamento ecológico” que delimite as culturas de acordo com as determinações do meio físico.
b) Clima tropical, excessivamente quente e úmido, que desagrega os minerais da camada superficial dos solos.
c) Expansão da policultura de subsistência, de baixo grau tecnológico, ocupando os terrenos de maior altitude e mais sensíveis à erosão.
d) Complexa e frágil constituição ecológica dos solos, tornando-os naturalmente sensíveis à erosão, independente das formas de uso.
e) Utilização de maquinaria e de formas de irrigação inadequadas às condições ecológicas, por parte das grandes empresas agrícolas.
Gabarito: e
35) Os solos formados pela decomposição de basalto de grande fertilidade que ocorrem principalmente no estado de São Pauto, são chamados de:
a) Salmourão.
b) Latossolos.
c) Terra roxa.
d) Lateríticos.
e) Podzólicos.
Gabarito: c
36) Os Solos Brasileiros: As rochas mesozoicas da bacia sedimentar do Paraná ocupam extensas áreas na região Sudeste.
Em especial, sobre os ___________, a pedogênese deu origem a solos com boa fertilidade natural. Com o avanço da cultura _________, acelerou-se a devastação das florestas primárias. Atualmente, os maiores produtores dessa cultura são os estados de ___________ e ___________.
Que alternativa completa, na sequência correta, as lacunas do texto?
a) derrames basálticos / cafeeira / Minas Gerais e Espírito Santo;
b) derrames basálticos / cafeeira / Minas Gerais e Rio de Janeiro;
c) depósitos eólicos / canavieira / Rio de Janeiro e São Paulo;
d) depósitos eólicos / canavieira / Minas Gerais e Espírito Santo;
e) depósitos aluviais / cafeeira / Rio de Janeiro e São Paulo.
Gabarito: a
37) A expressão “aluvial” ou “aluvião” refere-se normalmente:
a) a mapas hipsométricos como os da proposta do professor Jurandyr Ross;
b) aos solos criados pela ação das águas correntes, principalmente;
c) à desintegração das rochas pela pressão do congelamento das águas nas regiões polares ou montanhosas;
d) ao processo de subducção que teria formado cordilheiras como a andina, ao longo da orla marítima;
e) à estrutura da Terra no que diz respeito ao núcleo interno e núcleo externo na geração do magnetismo terrestre.
38) Os Solos Brasileiros: Atualmente não existem vulcões ativos no Brasil, embora tenham existido em épocas geológicas passadas. Assinale a alternativa que indica corretamente a maior área territorial onde se encontram evidências de vulcanismo no Brasil.
a) Domínio das Caatingas com relevos aplainados e solos rasos e pedregosos.
b) Região do Pantanal e sua intensa rede de drenagem com solos arenosos.
c) Zona da Mata e seus ambientes litorâneos onde se registram constantes tremores de terra.
d) Planalto Meridional com derrames basálticos e presença de solos denominados Terras Roxas.
e) Domínio do Cerrado com relevos aplainados e solos arenosos denominados Latossolos.
Gabarito: d
39) A informação correta entre atributo de textura do solo e implicações de manejo está correta em:
a) arenosa, formações de grandes torrões de solo, necessitando maior número de gradagens para desfazer os torrões.
b) textura média, quando apresentarem baixa capacidade de troca catiônica, reduzindo o número de gradagens em relação a solos mais argilosos.
c) argilosa, usar menores doses de herbicidas devido à menor adsorção desses compostos aos coloides do solo.
d) siltosa, em condições úmidas há baixa aderência da massa de solo aos implementos agrícolas, portanto podem ser usados sem grandes consequências nessas condições.
e) muito argilosa, devido ao favorecimento de lixiviação de nutrientes é necessário que se coloque menor número de cabeças de gado por hectare.
Gabarito: b
40) Com relação a gênese e distribuição dos solos, é INCORRETO afirmar:
a) A vegetação é preponderante na formação e na variação dos tipos de solos, havendo solos diferentes mesmo a partir de rochas semelhantes.
b) Através da calagem, fazemos a correção dos solos ácidos, pois esta correção torna o solo aráveis segundo a edafologia.
c) Os solos de maior fertilidade no Brasil localizam-se na área dos planaltos sedimentares basálticos, conhecido como terra roxa.
d) Resultam da decomposição das rochas pelo intemperismo e também de matéria orgânica.
Gabarito: a
41) Considere as descrições a seguir.
I. São elementos ou compostos químicos com composição definida, cristalizados e formados naturalmente por meio de processos geológicos.
II. Esse termo é usado para descrever uma associação de minerais que, por diferentes motivos geológicos, acabam ficando intimamente unidos.
I e II são, respectivamente,
a) sal e minério.
b) mineral e rocha.
c) sedimento e crosta.
d) magma e aglomerado.
e) solo e montanha.
Gabarito: b
42) No tocante à formação dos solos, assinale a alternativa correta:
a) O solo é formado a partir de processos internos do planeta Terra, como o vulcanismo e o movimento das placas tectônicas.
b) Os solos se formam com mais facilidade em áreas com pouca ação dos ventos, da chuva, das variações climáticas e interferência dos seres vivos.
c) O solo se forma a partir dos processos de intemperismo, que aceleram a decomposição das rochas de origem.
d) Os solos do planeta Terra formaram-se há milhares de anos a partir do acúmulo de sedimentos que caíram no planeta Terra oriundos dos meteoros.
Gabarito: c
43) Quanto aos principais elementos que atuam na formação do solo, é correto afirmar que:
a) Os principais elementos que interagem entre si na formação do solo são o tempo, clima, relevo, água e os seres vivos, inclusive o ser humano.
b) Os principais elementos que interagem entre si na formação do solo são o tempo, clima, relevo, água e seres vivos. O ser humano, todavia, não tem nenhuma influência nesse processo.
c) O tectonismo é o elemento mais importante para a formação dos solos, pois a movimentação das placas tectônicas gera a decomposição da rocha em grande escala.
d) Apenas elementos da natureza (clima, relevo, água e seres vivos), pois as atividades humanas não exercem nenhuma influência na formação do solo.
Gabarito: a
44) No tocante aos solos, É INCORRETO afirmar, que:
a) As partículas do solo de menores dimensões presentes na fração argilosa, bem como a matéria orgânica e alguns óxidos, podem apresentar cargas elétricas que desempenham importante papel na troca iônica entre o solo e a água, configurando o que se denomina CTC Capacidade de Troca Iônica.
b) Pela lei de Darcy, a velocidade de fluxo da água no solo é função de um coeficiente de permeabilidade (também chamado de condutividade hidráulica do solo) e do gradiente hidráulico. Os valores do coeficiente de permeabilidade são diretamente proporcionais às capacidades de troca iônica nos solos, atuando como importante fator de atenuação da contaminação dos aquíferos subterrâneos.
c) Quanto à sua formação, os solos podem ser classificados em quatro grupos principais: solos residuais, solos transportados, solos coluvionais, e solos orgânicos.
d) Os solos são, genericamente, constituídos por matéria mineral, matéria orgânica, umidade (água), e ar. A fração mineral do solo contém fragmentos de rocha original mais ou menos alterados e de tamanhos variados, elementos coloidais de partículas muito finas, constituídas por argilas, silicatos de alumínio hidratados e íons minerais.
45) A degradação dos solos é um problema presente em várias regiões do planeta. Assinale a alternativa correta:
a) A infestação por plantas como o capim-carrapicho (Cenchrus echinatus) pode servir como indicativo de solo degradado.
b) A degradação biológica dos solos gera prejuízos apenas para a produtividade agropecuária.
c) Solos rasos são menos passíveis de sofrer processos erosivos, já que a matriz rochosa tem função fixadora.
d) A presença de campos e áreas de vegetação rala nos cerrados são indicadores claros de ação antrópica intensa e degradação do solo.
Gabarito: a
46) O solo não é apenas um substrato para o desenvolvimento da biosfera, mas também é um dos determinantes das características da biosfera e é modificado por elas, por meio dos processos interativos, que mantém com os seres vivos.
ROSS.J. L.S.(Org.) Geografia do Brasil.
Sobre o tema central a que o texto faz referência, é INCORRETO afirmar que
a) os solos, quanto à origem, podem ser eluviais, aluviais e orgânicos, sendo o último diretamente relacionado à ação do clima local sobre o material orgânico de origem animal e vegetal em estado de decomposição. As florestas pluviais oferecem boas condições para esse tipo de solo.
b) a fertilidade do solo pode determinar sua vocação agrícola. Em áreas de clima temperado (invernos frios e verões quentes e úmidos) como na Ucrânia e Rússia, o solo Tchernozion surge em decorrência do congelamento de gramíneas que, ao entrarem em estado de decomposição, passam a integrar a sua camada orgânica. Esse processo é mais intensamente ativado durante os verões, permitindo a ocorrência de extensas áreas férteis.
c) o solo do tipo Loess (solto), em decorrência da ação eólica, é formado por grânulos finos de argila, quartzo e cálcio. Apresenta uma coloração amarela, é típico de áreas de relevo suave. Demonstra alto grau de fertilidade. É encontrado na Europa e principalmente na China, ao longo do Rio Amarelo.
d) os Latossolos, típicos das áreas tropicais, apresentam coloração avermelhada e/ou alaranjada em função da presença em maior ou menor grau de óxidos de ferro. A acidez é uma característica comum a esse tipo de solo. Passou a ser corrigido no Cerrado brasileiro por meio da técnica da calagem
e) o tipo de solo conhecido como Podzol recobre áreas de florestas temperadas caducifólias (sul da Itália e França) com predomínio de clima Mediterrâneo. Esse aspecto oferece maior nível de fertilidade ao seu horizonte “A” mantendo-se arenoso e ácido com grande quantidade de óxidos de ferro e húmus durante todo o ano.
Gabarito: e 3, 4 e 46 Explicação pelo Professor Bruno Pontes
47) O tipo de rocha que se constitui a partir do processo acima visualizado é:
a) ígnea
b) sedimentar
c) metamórfica
d) magmática plutônica
e) magnética
Gabarito: a
A imagem presente no enunciado da questão demonstra o processo de solidificação da lava vulcânica, dando origem às rochas ígneas vulcânicas, também chamadas de rochas magmáticas vulcânicas.
48) A imagem acima representa o fóssil de uma libélula. O fenômeno da fossilização só pode ocorrer em rochas sedimentares, pois:
a) essas rochas não possuem densidade suficiente para destruir os fósseis.
b) são estruturas geologicamente antigas, quando os primeiros animais surgiram.
c) ocorre durante o processo de diagênese, com a formação das rochas sedimentares.
d) são as únicas rochas encontradas abaixo da superfície.
e) originam-se a partir do congelamento dos sedimentos, conservando a estrutura dos restos fósseis.
Gabarito: c
O fenômeno da fossilização só pode ocorrer em rochas sedimentares porque é no processo de união dos sedimentos sob uma determinada pressão (diagênese) que os fósseis, de certa forma, são soterrados e, em alguns casos, preservados parcialmente. Portanto, o próprio processo de origem das rochas sedimentares é o responsável pela formação dos fósseis.
49) As rochas metamórficas são estruturas sólidas formadas a partir do processo de transformações de outras rochas preexistentes. Essa transformação ocorre graças à alteração das condições de ambiente, temperatura e pressão em relação ao ponto em que essas rochas se originaram.
Com base nessas informações e em seus conhecimentos em Geografia Física, assinale a alternativa que indica um local onde é mais provável a ocorrência do fenômeno citado.
a) Chapada Diamantina, Brasil.
b) Parque Nacional de Yellowstone, Estados Unidos.
c) Deserto do Saara, África.
d) Cordilheira dos Andes, América do Sul.
e) Golfo pérsico, Oriente Médio.
Gabarito d
O metamorfismo das rochas é um processo geologicamente lento, ocorrendo muito em função da movimentação das placas tectônicas, que são responsáveis pela migração de estruturas de relevo de um local para o outro, modificando as suas condições originárias. Por isso, a formação das rochas metamórficas costuma ocorrer em zonas próximas ao encontro entre essas duas placas, embora elas também sejam encontradas em regiões continentais.
Dos locais apresentados no enunciado da questão, apenas a Cordilheira dos Andes encontra-se na zona de contato entre duas placas.
50) Veja a tira:
Tirinha de Calvin e Haroldo sobre as rochas
Fonte: MOREIRA, João Carlos; SENE, Eustáquio de. Geografia para o ensino médio: Geografia Geral e do Brasil. São Paulo: Scipione, 2002. p. 467.
Sobre as rochas, pode-se afirmar que
1. ( ) as rochas ígneas ou magmáticas formam-se pelo resfriamento e solidificação do magma.
2. ( ) o arenito, utilizado na correção de acidez do solo, é uma rocha dita metamórfica, pois sua formação está ligada à ação da temperatura e da pressão em rochas preexistentes.
3. ( ) as rochas sedimentares são formadas pelo acúmulo de sedimentos de outras rochas.
4. ( ) o basalto, utilizado na construção civil, é um exemplo de rocha ígnea extrusiva, formada com o magma das erupções vulcânicas.
1. (V) as rochas ígneas são aquelas que surgem a partir da solidificação do material magmático.
2. (F) o arenito é um tipo de rocha sedimentar, e não metamórfica.
3. (V) as rochas, em virtude da ação dos agentes intempéricos, transformam-se em sedimentos que, com o passar do tempo e das condições de ambiente, transformam-se em rochas sedimentares.
4. (V) o basalto é um tipo de rocha que se forma em regiões próximas a vulcões, pois é resultante do resfriamento imediato da lava expelida.
51) A cristalização é o processo de solidificação do magma, que se transforma em:
a) rochas metamórficas
b) rochas ígneas
c) rochas fundidas
d) rochas sedimentares
e) rochas cristalinas
Gabarito: b
A solidificação do magma (cristalização) dá origem às rochas ígneas, também chamadas de magmáticas.
52) A transformação de uma lagarta em crisálida e desta em borboleta denomina-se “metamorfose”. No livro famoso de Kafka, “Metamorfose”, o personagem principal transforma-se, de maneira inquietante, em um inseto. Metamorfose significa transformação, mudança de forma, sem que se perca a essência da matéria em transformação […]. Metamorfismo, em Geologia, define o conjunto de processos pelos quais uma determinada rocha é transformada, através de reações que se processam no estado sólido, em outra rocha, com características distintas daquelas que ela apresentava antes da atuação do metamorfismo.
(RUBERTI, E. et al. Rochas Metamórficas. In: TEIXEIRA, W. et al. (orgs.). Decifrando a Terra. São Paulo: Oficina de Textos, 2000. p.382).
O processo de metamorfismo acima descrito, responsável pela formação das rochas metamórficas, ocorre a partir de dois principais fatores condicionantes, que são:
a) a temperatura e a pressão do ambiente.
b) o local e a estrutura do ponto onde se encontra a rocha.
c) a ação humana e as condições climáticas.
d) o vulcanismo e os processos tectônicos.
e) o intemperismo e a erosão.
Gabarito: a
Os dois principais fatores que determinam o processo de metamorfismo das rochas são a temperatura e a pressão, além de alguns outros elementos, como a composição da rocha-mãe (protólito), a presença de fluidos e o tempo de duração do processo em si.
53) O ciclo das rochas demonstra a natureza dinâmica da litosfera terrestre. Os processos responsáveis pela formação das rochas metamórficas, sedimentares e ígneas, respectivamente, são:
a) metamorfismo, sedimentação e magmatismo.
b) metamorfose, intemperismo e recomposição.
c) metamorfismo, compressão litológica e solidificação.
d) metamorfismo, diagênese e cristalização.
e) metamorfose, sedimentação e litificação.
Gabarito: d
Processos responsáveis pela formação das rochas:
metamórficas: metamorfismo dos protólitos;
sedimentares: diagênese de sedimentos depositados em camadas.
ígneas: cristalização do magma.
54) Esquema do ciclo das rochas
Disponível em: <http://www.mineropar.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=37> Acesso: 10 fev. 2013.
As rochas são consideradas como um agregado natural, resultantes da união de um ou mais minerais. A figura acima, que ilustra o ciclo das rochas, representa as várias possibilidades de transformação do magma em rocha e um tipo de rocha em outra, dentre elas,
a) a chegada do magma quente à superfície, representada na figura pelo vulcanismo, cuja solidificação forma, de maneira lenta, o granito, uma das rochas mais comuns e resistentes no planeta.
b) o intemperismo que, juntamente com os processos erosivos representados na figura pelo transporte e deposição, é o principal mecanismo responsável, na superfície, pela continuidade no ciclo das rochas.
c) as rochas metamórficas resultam da transformação de uma rocha preexistente, causada, principalmente, pelo aumento da pressão e (ou) temperatura sobre a rocha, formando o basalto, conhecido popularmente como brita.
d) as rochas sedimentares são formadas no vulcanismo, que, após a erupção, sedimenta a lava e a cinza no entorno das crateras vulcânicas
Gabarito: b
a) Incorreta – o magma, quando expelido por vulcões, forma as rochas ígneas extrusivas, enquanto o granito é uma rocha ígnea intrusiva.
b) Correta – o intemperismo e a erosão dele resultante fazem parte dos processos formadores das rochas sedimentares.
c) Incorreta – o basalto é uma rocha ígnea extrusiva, resultante do vulcanismo
d) Incorreta – as rochas sedimentares são formadas pela diagênese de sedimentos oriundos da erosão e do intemperismo de outras rochas e solos.
55) As ______________, também conhecidas como rochas magmáticas, são formadas pela solidificação (cristalização) de um magma, que é um líquido com alta temperatura, em torno de 700 a 1200ºC, proveniente do interior da Terra. Podem conter jazidas de vários metais (p. ex. ouro, platina, cobre, estanho) e trazem à superfície do planeta importantes informações sobre as regiões profundas da crosta e do manto terrestre”.
Adaptado de igc.usp.br
Assinale a alternativa que completa a lacuna do texto acima:
a) Rochas sedimentares
b) Rochas Metamórficas
c) Rochas Ígneas
d) Rochas Basálticas
e) Cadeias de Montanhas.
Gabarito: c
Também chamadas de Rochas magmáticas, as Rochas ígneas caracterizam-se por serem formadas a partir da cristalização do magma gerado no núcleo da Terra e pela riqueza em minerais.
56) O processo de transformação das rochas preexistentes formou as chamadas Rochas Metamórficas. Sobre esse processo, também chamado de metamorfização, é correto afirmar que:
a) acontece próximo à crosta terrestre
b) é oriundo exclusivamente de regiões oceânicas
c) só atua em rochas magmáticas
d) só pode ocorrer após o processo de sedimentação das rochas
e) ocorre somente em locais de alta pressão e com temperaturas elevadas
Gabarito: e
O metamorfismo só ocorre no interior da Terra, em zonas muito profundas que apresentam elevadas temperaturas e alta pressão interna. Esse processo provoca transformações químicas e minerais em rochas preexistentes e costuma conservar a composição original dessas rochas, que podem ser de qualquer tipo.
57) Observe a imagem.
Os fósseis, a exemplo da imagem acima, costumam se formar apenas em um tipo específico de estrutura rochosa, em virtude de suas características de formação. Os tipos de rochas que permitem a fossilização são:
a) As metamórficas, pois o metamorfismo dos solos permite a conservação da estrutura dos elementos orgânicos;
b) As sedimentares, pois o transporte de sedimentos pelos agentes exógenos permite o soterramento dos restos orgânicos, iniciando assim o processo de fossilização.
c) As magmáticas, pois apenas em condições elevadas de pressão interna, causadas pelo “afundamento” dos fósseis ao longo de milhares de anos, é possível a sua formação.
d) As ígneas, pois elas são o único tipo de rocha que apresenta uma estrutura maleável para a formação de fósseis.
Gabarito: b
Somente através do processo de sedimentação é possível a formação dos fósseis que, ao serem soterrados pela deposição de sedimentos, passam – ao longo de milhares de anos – pelos processos de diagênese, compactação e cimentação, que só ocorrem em rochas sedimentares, em função do fato de estas serem formadas a partir da decomposição do solo e de outras formações rochosas.
58) Sobre as rochas que compõem a crosta terrestre, assinale a alternativa correta.
a) As rochas sedimentares formaram-se pelo resfriamento e pela solidificação de minerais da crosta terrestre, isto é, o magma.
b) As rochas metamórficas formaram-se a partir das transformações sofridas pelas rochas magmáticas e sedimentares quando submetidas ao calor e à pressão do interior da Terra.
c) As rochas magmáticas formaram-se a partir da compactação de sedimentos de outras rochas.
d) O arenito e o calcário são exemplos de rochas metamórficas.
e) O gnaisse e o mármore são exemplos de rochas sedimentares.
Gabarito: b
a) Incorreta – rochas sedimentares formam-se pela junção de sedimentos oriunda da decomposição de outras rochas.
b) Correta – as rochas metamórficas formam-se a partir das transformações de outras rochas no interior da Terra, sob alta temperatura e pressão, em um processo chamado metamorfismo.
c) Incorreta – na verdade, a compactação de sedimentos forma as rochas sedimentares.
d) Incorreta – arenito e calcário são rochas sedimentares.
e) Incorreta - gnaisse e mármore são rochas metamórficas.
59) O intemperismo é um tipo de agente de transformação de relevo caracterizado por atuar através de processos químicos, físicos e biológicos, transformando as rochas. O tipo de rocha formada pela ação do intemperismo é a:
a) ígnea
b) sedimentar
c) granítica
d) metamórfica
e) intrusiva
Gabarito: b
O intemperismo atua na decomposição das rochas, que vão se erodindo e sendo repartidas em inúmeras e pequenas partes, denominadas sedimentos. Esses sedimentos, quando unidos de forma coesa, com a ajuda de alguns elementos, como a água, formam as rochas sedimentares.
60) No decorrer do tempo geológico, as rochas passam por diversas modificações e se transformam. Com base na figura acima e nos conhecimentos sobre dinâmica da crosta terrestre, assinale a afirmativa INCORRETA:
a) As rochas ígneas são formadas a partir do resfriamento do magma, levando à formação de rochas como o granito.
b) O intemperismo transforma as rochas ígneas em metamórficas, como ocorreu com a formação do calcário na região de Sete Lagoas (MG).
c) As rochas metamórficas são mais resistentes ao intemperismo do que as rochas sedimentares, permitindo o uso dessas na construção civil.
d) As rochas sedimentares são formadas pelo processo de compactação do material oriundo do intemperismo e do transporte das rochas ígneas ou metamórficas.
e) As rochas metamórficas resultam da transformação de rochas antigas, submetidas à pressão ou elevação de temperaturas, como é caso do gnaisse.
Gabarito: b
a) Correta – Para a formação das rochas do tipo magmáticas ou ígneas, é necessária a fusão das formações rochosas que se transformam em magma e, após o seu resfriamento, solidificam-se.
b) Incorreta – Ao observamos o esquema ilustrado no enunciado da questão, torna-se perceptível o fato de que o intemperismo não é responsável pela formação de rochas metamórficas, e sim sedimentares.
c) Correta – As rochas metamórficas, por serem provenientes da transformação de outras rochas e da estabilização química de seus minerais, apresentam maior resistência à ação erosiva e ao intemperismo.
d) Correta – Em função do intemperismo, as rochas fragmentam-se em pequenos sedimentos que são depositados, geralmente, em fundos de rios e lagos em várias camadas que, com a pressão e temperaturas adequadas, solidificam-se e transformam-se em rochas sedimentares.
e) Correta – As rochas metamórficas surgem da transformação de rochas preexistentes, em virtude das diferenças das condições de pressão e temperatura entre os locais em que elas foram formadas e as regiões em que se encontram.
🌏 📖 FAÇA TAMBÉM EXERCÍCIOS SOBRE INDÚSTRIA | ESPAÇO URBANO
61) “[...] Define o conjunto de processos pelos quais uma determinada rocha é transformada, através de reações que se processam no estado sólido, em outra rocha, com características distintas daquelas que ela apresentava antes de sua atuação. Estas modificações implicam mudanças na estrutura, textura, composição minearológica ou mesmo composição química da rocha, que ocorrem geralmente de maneira combinada”.
TEXEIRA, W. et. al. (orgs.) Decifrando a Terra. Oficina de Textos: São Paulo, 2000. p.382.
O texto acima conceitua o processo de:
a) hidromorfismo, que transforma rochas hidromórficas em sedimentares.
b) laterismo, que transforma qualquer tipo de rocha em latossolo.
c) vulcanismo, que transforma qualquer tipo de rocha em vulcânica.
d) intemperismo, que transforma rochas ígneas em sedimentares.
e) metamorfismo, que transforma qualquer tipo de rocha em metamórfica.
Gabarito: e
O processo de transformação das rochas que ocorre apenas no estado sólido, isto é, sem se transformar em magma, é o metamorfismo, que dá origem às rochas metamórficas.
Processos responsáveis pela formação das rochas:
metamórficas: metamorfismo dos protólitos;
sedimentares: diagênese de sedimentos depositados em camadas.
ígneas: cristalização do magma.
54) Esquema do ciclo das rochas
Disponível em: <http://www.mineropar.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=37> Acesso: 10 fev. 2013.
As rochas são consideradas como um agregado natural, resultantes da união de um ou mais minerais. A figura acima, que ilustra o ciclo das rochas, representa as várias possibilidades de transformação do magma em rocha e um tipo de rocha em outra, dentre elas,
a) a chegada do magma quente à superfície, representada na figura pelo vulcanismo, cuja solidificação forma, de maneira lenta, o granito, uma das rochas mais comuns e resistentes no planeta.
b) o intemperismo que, juntamente com os processos erosivos representados na figura pelo transporte e deposição, é o principal mecanismo responsável, na superfície, pela continuidade no ciclo das rochas.
c) as rochas metamórficas resultam da transformação de uma rocha preexistente, causada, principalmente, pelo aumento da pressão e (ou) temperatura sobre a rocha, formando o basalto, conhecido popularmente como brita.
d) as rochas sedimentares são formadas no vulcanismo, que, após a erupção, sedimenta a lava e a cinza no entorno das crateras vulcânicas
Gabarito: b
a) Incorreta – o magma, quando expelido por vulcões, forma as rochas ígneas extrusivas, enquanto o granito é uma rocha ígnea intrusiva.
b) Correta – o intemperismo e a erosão dele resultante fazem parte dos processos formadores das rochas sedimentares.
c) Incorreta – o basalto é uma rocha ígnea extrusiva, resultante do vulcanismo
d) Incorreta – as rochas sedimentares são formadas pela diagênese de sedimentos oriundos da erosão e do intemperismo de outras rochas e solos.
55) As ______________, também conhecidas como rochas magmáticas, são formadas pela solidificação (cristalização) de um magma, que é um líquido com alta temperatura, em torno de 700 a 1200ºC, proveniente do interior da Terra. Podem conter jazidas de vários metais (p. ex. ouro, platina, cobre, estanho) e trazem à superfície do planeta importantes informações sobre as regiões profundas da crosta e do manto terrestre”.
Adaptado de igc.usp.br
Assinale a alternativa que completa a lacuna do texto acima:
a) Rochas sedimentares
b) Rochas Metamórficas
c) Rochas Ígneas
d) Rochas Basálticas
e) Cadeias de Montanhas.
Gabarito: c
Também chamadas de Rochas magmáticas, as Rochas ígneas caracterizam-se por serem formadas a partir da cristalização do magma gerado no núcleo da Terra e pela riqueza em minerais.
56) O processo de transformação das rochas preexistentes formou as chamadas Rochas Metamórficas. Sobre esse processo, também chamado de metamorfização, é correto afirmar que:
a) acontece próximo à crosta terrestre
b) é oriundo exclusivamente de regiões oceânicas
c) só atua em rochas magmáticas
d) só pode ocorrer após o processo de sedimentação das rochas
e) ocorre somente em locais de alta pressão e com temperaturas elevadas
Gabarito: e
O metamorfismo só ocorre no interior da Terra, em zonas muito profundas que apresentam elevadas temperaturas e alta pressão interna. Esse processo provoca transformações químicas e minerais em rochas preexistentes e costuma conservar a composição original dessas rochas, que podem ser de qualquer tipo.
57) Observe a imagem.
Os fósseis, a exemplo da imagem acima, costumam se formar apenas em um tipo específico de estrutura rochosa, em virtude de suas características de formação. Os tipos de rochas que permitem a fossilização são:
a) As metamórficas, pois o metamorfismo dos solos permite a conservação da estrutura dos elementos orgânicos;
b) As sedimentares, pois o transporte de sedimentos pelos agentes exógenos permite o soterramento dos restos orgânicos, iniciando assim o processo de fossilização.
c) As magmáticas, pois apenas em condições elevadas de pressão interna, causadas pelo “afundamento” dos fósseis ao longo de milhares de anos, é possível a sua formação.
d) As ígneas, pois elas são o único tipo de rocha que apresenta uma estrutura maleável para a formação de fósseis.
Gabarito: b
Somente através do processo de sedimentação é possível a formação dos fósseis que, ao serem soterrados pela deposição de sedimentos, passam – ao longo de milhares de anos – pelos processos de diagênese, compactação e cimentação, que só ocorrem em rochas sedimentares, em função do fato de estas serem formadas a partir da decomposição do solo e de outras formações rochosas.
58) Sobre as rochas que compõem a crosta terrestre, assinale a alternativa correta.
a) As rochas sedimentares formaram-se pelo resfriamento e pela solidificação de minerais da crosta terrestre, isto é, o magma.
b) As rochas metamórficas formaram-se a partir das transformações sofridas pelas rochas magmáticas e sedimentares quando submetidas ao calor e à pressão do interior da Terra.
c) As rochas magmáticas formaram-se a partir da compactação de sedimentos de outras rochas.
d) O arenito e o calcário são exemplos de rochas metamórficas.
e) O gnaisse e o mármore são exemplos de rochas sedimentares.
Gabarito: b
a) Incorreta – rochas sedimentares formam-se pela junção de sedimentos oriunda da decomposição de outras rochas.
b) Correta – as rochas metamórficas formam-se a partir das transformações de outras rochas no interior da Terra, sob alta temperatura e pressão, em um processo chamado metamorfismo.
c) Incorreta – na verdade, a compactação de sedimentos forma as rochas sedimentares.
d) Incorreta – arenito e calcário são rochas sedimentares.
e) Incorreta - gnaisse e mármore são rochas metamórficas.
59) O intemperismo é um tipo de agente de transformação de relevo caracterizado por atuar através de processos químicos, físicos e biológicos, transformando as rochas. O tipo de rocha formada pela ação do intemperismo é a:
a) ígnea
b) sedimentar
c) granítica
d) metamórfica
e) intrusiva
Gabarito: b
O intemperismo atua na decomposição das rochas, que vão se erodindo e sendo repartidas em inúmeras e pequenas partes, denominadas sedimentos. Esses sedimentos, quando unidos de forma coesa, com a ajuda de alguns elementos, como a água, formam as rochas sedimentares.
60) No decorrer do tempo geológico, as rochas passam por diversas modificações e se transformam. Com base na figura acima e nos conhecimentos sobre dinâmica da crosta terrestre, assinale a afirmativa INCORRETA:
a) As rochas ígneas são formadas a partir do resfriamento do magma, levando à formação de rochas como o granito.
b) O intemperismo transforma as rochas ígneas em metamórficas, como ocorreu com a formação do calcário na região de Sete Lagoas (MG).
c) As rochas metamórficas são mais resistentes ao intemperismo do que as rochas sedimentares, permitindo o uso dessas na construção civil.
d) As rochas sedimentares são formadas pelo processo de compactação do material oriundo do intemperismo e do transporte das rochas ígneas ou metamórficas.
e) As rochas metamórficas resultam da transformação de rochas antigas, submetidas à pressão ou elevação de temperaturas, como é caso do gnaisse.
Gabarito: b
a) Correta – Para a formação das rochas do tipo magmáticas ou ígneas, é necessária a fusão das formações rochosas que se transformam em magma e, após o seu resfriamento, solidificam-se.
b) Incorreta – Ao observamos o esquema ilustrado no enunciado da questão, torna-se perceptível o fato de que o intemperismo não é responsável pela formação de rochas metamórficas, e sim sedimentares.
c) Correta – As rochas metamórficas, por serem provenientes da transformação de outras rochas e da estabilização química de seus minerais, apresentam maior resistência à ação erosiva e ao intemperismo.
d) Correta – Em função do intemperismo, as rochas fragmentam-se em pequenos sedimentos que são depositados, geralmente, em fundos de rios e lagos em várias camadas que, com a pressão e temperaturas adequadas, solidificam-se e transformam-se em rochas sedimentares.
e) Correta – As rochas metamórficas surgem da transformação de rochas preexistentes, em virtude das diferenças das condições de pressão e temperatura entre os locais em que elas foram formadas e as regiões em que se encontram.
🌏 📖 FAÇA TAMBÉM EXERCÍCIOS SOBRE INDÚSTRIA | ESPAÇO URBANO
61) “[...] Define o conjunto de processos pelos quais uma determinada rocha é transformada, através de reações que se processam no estado sólido, em outra rocha, com características distintas daquelas que ela apresentava antes de sua atuação. Estas modificações implicam mudanças na estrutura, textura, composição minearológica ou mesmo composição química da rocha, que ocorrem geralmente de maneira combinada”.
TEXEIRA, W. et. al. (orgs.) Decifrando a Terra. Oficina de Textos: São Paulo, 2000. p.382.
O texto acima conceitua o processo de:
a) hidromorfismo, que transforma rochas hidromórficas em sedimentares.
b) laterismo, que transforma qualquer tipo de rocha em latossolo.
c) vulcanismo, que transforma qualquer tipo de rocha em vulcânica.
d) intemperismo, que transforma rochas ígneas em sedimentares.
e) metamorfismo, que transforma qualquer tipo de rocha em metamórfica.
Gabarito: e
O processo de transformação das rochas que ocorre apenas no estado sólido, isto é, sem se transformar em magma, é o metamorfismo, que dá origem às rochas metamórficas.
62) As rochas magmáticas, como o próprio nome sugere, são aquelas que surgem a partir do resfriamento e da solidificação do magma. Esse processo pode ocorrer abaixo da superfície (processo lento) e sobre a superfície (processo rápido), tendo, assim, características diferenciadas conforme o seu tipo de formação.
Os processos lento e rápido, descritos no texto acima, originam, respectivamente, rochas magmáticas do tipo:
a) vulcânicas e plutônicas
b) intrusivas e plutônicas
c) micromórficas e orogenéticas
d) plutônicas e vulcânicas
e) extrusivas e vulcânicas
Gabarito: d
Durante a formação das rochas magmáticas, quando o resfriamento do magma ocorre dentro da superfície, as rochas são classificadas em intrusivas ou plutônicas, como o granito. Quando esse processo ocorre sobre a superfície, as rochas originadas são chamadas de extrusivas ou vulcânicas, como o basalto.
63) Enumere a segunda coluna de acordo com a primeira:
Coluna 01
(1) Formação das Rochas Ígneas
(2) Formação das rochas sedimentares
(3) Formação das rochas metamórficas
Coluna 02
( ) É intermediado pelo derretimento das rochas
( ) Ocorre a partir da transformação de outras rochas sem decomposição das mesmas
( ) É fruto da ação do intemperismo
( ) Ocorre em função da ação do metamorfismo
( ) É resultado da ação dos agentes externos ou exógenos
Gabarito:
I. (1) A formação das rochas ígneas necessita da fusão das rochas para, posteriormente, ocorrer resfriamento e solidificação.
II. (3) As rochas sedimentares formam-se a partir da transformação de outras rochas, chamadas de "rochas mãe"
III. (2) O intemperismo proporciona a formação de sedimentos que, ao se aglomerarem, podem dar origem a rochas sedimentares.
IV. (3) O metamorfismo transforma rochas preexistentes em rochas metamórficas
V. (2) Os agentes exógenos desgastam as rochas, originando os sedimentos, que formam as rochas sedimentares.
64) Ao observar o esquema acima, notamos que não há uma flecha que aponte a transformação das rochas sedimentares em rochas ígneas diretamente. Esse processo não é possível, pois:
a) as rochas sedimentares não são suscetíveis à transformação, graças ao seu alto grau de estabilidade.
b) a coesão das moléculas das rochas sedimentares inibe a ação dos agentes endógenos sobre ela.
c) durante o aquecimento das rochas sedimentares, essas se transformam em metamórficas antes de se tornarem ígneas.
d) as rochas sedimentares são pouco resistentes e se fragmentam antes de se tornarem ígneas.
Gabarito: c
Para a formação das rochas ígneas ou magmáticas, são necessários, primeiramente, o aquecimento e o derretimento das rochas preexistentes em magma que, só depois, poderão resfriar-se e solidificar-se. Durante esse processo de aquecimento, as rochas sedimentares mudam suas composições de textura, químicas e minerais, caracterizando o processo de metamorfismo e consequente formação de rochas metamórficas. É somente após a continuação desse processo que o ciclo será continuado.
65) O esquema mostra depósitos em que aparecem fósseis de animais do Período Jurássico. As rochas em que se encontram esses fósseis são
a) magmáticas, pois a ação de vulcões causou as maiores extinções desses animais já conhecidas ao longo da história terrestre.
b) sedimentares, pois os restos podem ter sido soterrados e litificados com o restante dos sedimentos.
c) magmáticas, pois são as rochas mais facilmente erodidas, possibilitando a formação de tocas que foram posteriormente lacradas.
d) sedimentares, já que cada uma das camadas encontradas na figura simboliza um evento de erosão dessa área representada.
e) metamórficas, pois os animais representados precisavam estar perto de locais quentes.
Gabarito: b
Os fósseis representados na imagem foram cobertos com sedimento ao longo de muitos anos e consequentemente litificados (litificação é o processo que converte sedimento em rocha)
As rochas ilustradas são sedimentares, que são formadas pela deposição de sedimentos provenientes de rochas mais antigas e restos de matéria orgânica animal e vegetal. A deposição, combinada a outros processos geológicos — como a litificação, a compactação e a cimentação —, origina essas rochas, que apresentam como uma das suas principais características a estratificação de camadas.
As rochas ilustradas são sedimentares, que são formadas pela deposição de sedimentos provenientes de rochas mais antigas e restos de matéria orgânica animal e vegetal. A deposição, combinada a outros processos geológicos — como a litificação, a compactação e a cimentação —, origina essas rochas, que apresentam como uma das suas principais características a estratificação de camadas.
66) O basalto, o carvão mineral e o gnaisse são, RESPECTIVAMENTE, exemplos de rochas:
a) magmática extrusiva, metamórfica e magmática intrusiva;
b) magmática extrusiva, sedimentar e metamórfica;
c) metamórfica, sedimentar orgânica e dedrítica;
d) química, orgânica e dedrítica;
e) orgânica, metamórfica e dedrítica.
Gabarito: b
67) A crosta terrestre é formada por rochas e minerais. Estas últimas podem ser definidas como agrupamentos de minerais que, por sua vez, são compostos de elementos químicos. Analise as proposições sobre as rochas, assinalando F para Falsa e V para Verdadeira.
( ) As rochas ígneas ou magmáticas formaram-se a partir do resfriamento e solidificação do magma, material em estado de fusão de que é constituído o manto.
( ) As rochas ígneas foram, originalmente, rochas magmáticas, sedimentares ou metamórficas que, pela ação do calor ou pela pressão existente no interior da Terra, adquiriram outra estrutura.
( ) As rochas sedimentares derivam de rochas que sofreram a ação de processos erosivos, como atividades realizadas pela água, pelo vento, por reações químicas e físicas e pela ação dos seres vivos.
( ) A areia, o calcário e o arenito são exemplos de rochas metamórficas.
( ) Originalmente, as rochas metamórficas foram magmáticas, sedimentares ou metamórficas, mas pela ação do calor ou pela pressão existente no interior da Terra, adquiriram outra estrutura.
Assinale a alternativa CORRETA.
a) V, V, F, F, V
b) V, F, V, V, V
c) V, F, V, F, V
d) F, V, F, V, F
e) F, V, V, V, F
Gabarito: c
(V) verdadeira, as rochas magmáticas são formadas pela solidificação do magma.
(F) falsa, esse é o caso das metamórficas e não das ígneas como diz a afirmação.
(V) verdadeira, os agentes erosivos fazem com que as rochas percam sua coesão e passem a constituir as rochas sedimentares.
(F) falsa, são rochas sedimentares.
(V) verdadeira.
68) O gabro e o granito são exemplos de rochas:
a) magmáticas vulcânicas
b) magmáticas extrusivas
c) magmáticas plutônicas
d) metamórficas
e) sedimentares detríticas
Gabarito: c
O gabro e o granito são rochas magmáticas plutônicas (ou intrusivas). Elas se formam a partir do resfriamento do magma no interior da crosta terrestre, sem contato com a superfície terrestre.
69) A crosta terrestre é constituída por grande variedade de rochas, classificadas em ígneas, metamórficas e sedimentares, exemplificadas nos grupos a seguir.
I. Granito e basalto
II. Gnaisse e mármore
III. Arenito e calcário
Assinale a alternativa que indica, respectivamente, exemplos de rochas ígneas e rochas sedimentares.
a) II e III
b) I e II
c) III e I
d) II e I
e) I e III
Gabarito: e
Granito e basalto = ígneas
Gnaisse e mármore = metamórficas
Arenito e calcário = sedimentares
70) As colunas que pendem do teto de uma caverna são as estalactites e as que se formam em seu piso, a partir dos respingos caídos do teto, são as estalagmites. Ambas se originam da precipitação e solidificação de bicarbonato de cálcio que se encontra dissolvido na água.Assinale a alternativa que indica o tipo de grupo de rochas a que as estalactites e estalagmites estão associadas.
a) Rochas sedimentares detríticas, formadas pela decomposição e deposição de detritos de rochas pré-existentes.
b) Rochas sedimentares de origem orgânica, forma das pelo acúmulo de detritos orgânicos.
c) Rochas sedimentares de origem química, isto é, formadas pela deposição de sedimentos por processos químicos.
d) Rochas metamórficas, resultantes da metamorfose de rochas magmáticas e sedimentares quando submetidas a certas condições de temperatura e pressão no interior da Terra.
e) Rochas sedimentares de origem química, formadas pelo acúmulo de detritos orgânicos.
Gabarito: c
Estas rochas resultam de processos que causam a precipitação de substâncias dissolvidas na água.
71) O mapa destaca o Aquífero Guarani, importante reservatório de água subterrânea, formado por rochas
a) ígneas e graníticas.
b) vulcânicas e ígneas.
c) graníticas e arenosas.
d) graníticas e vulcânicas.
e) arenosas e vulcânicas.
Gabarito: e
O Aquífero Guarani é constituído de várias rochas predominantemente arenosas, que foram sedimentadas em abientes flúvio-lacustres e eólicas do Triássico e do Jurássico. No compartimento Norte-Alto Uruguai, o Sistema Aquífero Guarani encontra-se totalmente coberto pelas rochas vulcânicas da unidade hidroestratigráfica Serra Geral.
72) Considere as afirmações abaixo, sobre os tipos de rochas encontrados na crosta terrestre.
I. Rochas ígneas, formadas pela solidificação do magma em profundidade, são chamadas de vulcânicas.
II. Rochas sedimentares são formadas a partir da deposição e da litificação de fragmentos de outras rochas da superfície terrestre que sofreram intemperismo e erosão.
III. Rochas metamórficas são formadas a partir da transformação de rochas preexistentes, submetidas a grandes pressões e a grandes temperaturas.
Quais estão corretas?
a) Apenas II e III.
b) Apenas II.
c) Apenas I.
d) Apenas III.
e) I, II e III.
Gabarito: a
73) As rochas do planeta são classificadas em ígneas ou magmáticas, metamórficas e sedimentares. As rochas magmáticas divide-se em dois tipos: intrusivas e extrusivas. Isso dependerá de duas coisas básicas: 1) da constituição química do magma; 2) do processo de consolidação do magma.
Uma forma para se diferenciar esses dois tipos de rochas, intrusiva e extrusiva, se dá por meio
a) do leve atrito da rocha com as mãos, sendo que as rochas extrusivas, ao serem friccionadas, vão se decompondo fisicamente, a exemplo do basalto.
b) da classificação dos minerais que as formam, segundo a qual as rochas intrusivas classificam-se como metálicas, como o ferro, e as rochas extrusivas como não-metálicas, como o carvão mineral.
c) da destinação econômica das rochas, sendo as rochas intrusivas destinadas à construção civil e as rochas extrusivas destinadas à mineração comercial.
d) da observação, a olho nu, dos componentes das rochas, sendo possível visualizar, nas rochas intrusivas, os cristais que as formaram, a exemplo do granito.
Gabarito: d
74) O Parque Nacional da Chapada dos Guimarães localiza-se em área de rochas paleomesozoicas da Bacia do Paraná, que formam a Chapada dos Guimarães. As rochas paleozoicas correspondem a arenitos das formações Furnas e Ponta Grossa e as mesozoicas, a arenitos eólicos Botucatu, parcialmente recobertos por sedimentos Bauru.
(www.chapadaexplorer.com.br. Adaptado.)
Os tipos de rochas citadas que integram a geologia da Chapada dos Guimarães são resultantes da
a) orogênese, em razão dos abalos sísmicos.
b) epirogênese, em razão das falhas tectônicas.
c) dinâmica interna da Terra, através do vulcanismo.
d) dinâmica externa da Terra, através do intemperismo.
e) deriva continental, pela metamorfização das rochas.
Gabarito: c
75) As rochas metamórficas são formadas sob altas temperaturas e pressão nas profundezas da crosta terrestre e no manto superior. Um exemplo desse tipo de rocha, e o seu processo formador são, respectivamente,
a) mármore, cristalização/solidificação de magma ou lava.
b) granito, resfriamento do magma advindo de erupções vulcânicas.
c) arenito, processo de deposição, soterramento e litificação.
d) gnaisse, recristalização em estado sólido de novos minerais.
Gabarito: d
76) As rochas metamórficas são aquelas que resultam da transformação (metamorfização), em condições de pressão e temperaturas elevadas, de rochas preexistentes. São exemplos desse tipo de rocha:
a) basalto e micaxisto.
b) gnaisse e calcário.
c) granito e arenito.
d) ardósia e mármore.
Gabarito: d
77) O roteiro é conhecido. De repente, toneladas de solo, rochas e troncos de árvores, acompanhados do som que lembra um trovão, deslizam morro abaixo. Pelo caminho, arrasam construções, soterrando e matando pessoas e animais. A repetição dessas catástrofes no Brasil, durante o verão, parece sempre uma tragédia anunciada. As autoridades, pegas de surpresa, atiram a responsabilidade sobre os próprios fenômenos naturais, como se a chuva fosse algo anormal ou as rochas do morro estivessem todas carregadas de uma estranha má intenção. Os cidadãos, enlutados e estupefatos, pergunta se essas tragédias poderiam ter sido evitadas e como isso pode ser feito. Os movimentos de terra e solo que todos os anos provocam desastres nas cidades brasileiras fazem parte de um tipo de fenômeno natural denominado movimentos gravitacionais de massa.
PICANÇO, J. Movimentos gravitacionais de massa, tragédias do verão. Scientific American Brasil, Aula Aberta 5. São Paulo: Duetto, n. 5, 2010, p. 26-31. Adaptado.
A informação do texto, os conhecimentos sobre solos, características, ocupação e implicações permitem inferir:
a) A falha na legislação ambiental brasileira, ao não incluir as encostas como áreas de preservação, constitui um dos fatores responsáveis pelas tragédias que ocorrem repetidamente.
b) A ação intensa das forças tectônicas e a estrutura geologica dificultam a decomposição das rochas e a ação do intemperismo, favorecendo as avalanches, cujas consequências são os desabamentos registrados no verão.
c) O clima tropical, o predomínio dos escudos cistalinos, a ausência de cartas geotécnicas constituem as verdadeiras causas dos fenômenos referidos.
d) A ausência de fiscalização e a pressão por moradias explicam por que os prejuízos materiais e as perdas humanas se repetem no país.
e) As tragédias ocorridas no Brasil estão relacionadas ao tipo de solo predominante, o podzólico, que, por não possuir horizontes definidos e ser arenoso, não suporta a ocupação desordenada.
Gabarito: d

78) (Vesentini, José William; Vlach, Vânia. Geografia Crítica, 1:
O Espaço Natural e a Ação Humana. São Paulo: Ática. 2000. p. 90. Adaptado.)
Após analisar a imagem verifica-se que
a) a rocha sedimentar possui o mesmo processo físico de formação da rocha magmática, pois ambas dependem do resfriamento do magma.
b) a rocha sedimentar é formada pela cimentação e compactação dos sedimentos, provenientes do desgaste de todos os tipos de rochas.
c) a rocha metamórfica é formada pela solidificação do magma, proveniente do núcleo terrestre, cuja composição química é homogênea.
d) as rochas magmáticas são formadas pela transformação de rochas sedimentares e metamórficas em ambiente de pouca pressão.
Gabarito: b
79) A ação de desagregação das rochas, por intemperismo físico e químico, somada aos agentes modeladores (como a chuva, o vento, os rios, o mar e os gelos), cria condições para que a ação bacteriana, além da decomposição de animais e vegetais, forme camadas dos mais variados tipos na superfície da crosta continental, caracterizando os horizontes dos solos.
(PIFFER, 2005. p. 206).
Com base no texto e nos conhecimentos sobre intemperismo e o valor socioeconômico dos solos, é correto afirmar:
a) Os solos de massapé, no Brasil, são os mais utilizados no plantio de soja.
b) A decomposição do solo é uma função dos agentes climáticos, e as argilas se desenvolvem nos climas mais quentes e secos.
c) Os processos de gênese dos solos são rápidos, sendo as camadas humíferas formadas em poucos meses.
d) A origem e a porosidade do solo não interferem na sua fertilidade.
e) Os seres vivos participam do intemperismo do solo de diversas maneiras, e as raízes criam galerias ou agem na decomposição, por meio das comunidades de animais do solo.
Gabarito: e
80) Qual nome se da a rocha formada a partir da solidificação do magma?
a) Metamórfica
b) Sedimentar
c) Ígnea
d) Extrusiva
e) Intrusiva
Gabarito: c
Rocha ígnea é qualquer rocha formada a partir da solidificação do magma em qualquer local da Terra.
81) Qual das seguintes rochas é sedimentar?
a) Petróleo
b) Quartzo
c) Gnaisse
d) Basalto
e) Granito
Gabarito: a
Petróleo é uma rocha sedimentar em estado líquido,
82) As rochas mais antigas da Terra se encaixam em qual dos seguintes grupos?
a) Magnéticas
b) Metamórficas
c) Sedimentares
d) Detríticas
e) Magmáticas
Gabarito: e
As rochas magmáticas se formaram durante o processo de resfriamento da crosta terrestre.
83) Qual o nome do processo de desgaste das rochas?
a) Metamorfização
b) Sedimentação
c) Liquefação
d) Intemperismo
e) Lixiviação
Gabarito: d
84) Qual das seguintes rochas é plutônica?
a) Calcário
b) Granito
c) Argilito
d) Mármore
e) Basalto
Gabarito: b
Rocha plutônica é a rocha que se formou a partir da solidificação do magma, sendo que esse processo ocorreu no interior da crosta.
85) Qual dos seguintes agentes promove o intemperismo químico?
a) Água
b) Gelo
c) Calor
d) Vento
e) Seres vivos
Gabarito: a
86) Qual das seguintes rochas é exemplo de rocha cristalina?
a) Arenito
b) Calcário
c) Granito
d) Carvão mineral
e) Argila
Gabarito: c
Rochas cristalinas são rochas compostas pelo grupo das metamórficas e magmáticas.
87) Em quais tipos de rochas são encontradas reservas de petróleo, gás natural e carvão mineral?
a) Metamórficas
b) Intrusivas
c) Plutônicas
d) Magmáticas
e) Sedimentares
Gabarito: e
88) Qual o tipo de rocha é formada pela ação do intemperismo?
a) Metamórfica
b) Sedimentar
c) Intrusiva
d) Granítica
e) Ígnea
Gabarito: b
Rochas sedimentares são formadas a partir de grãos de rochas que se desprendem da rocha maior por ação do intemperismo.
89) Em qual tipo de rocha é comum encontrar fosseis de animais e plantas?
a) Extrusiva
b) Cristalina
c) Metamórficas
d) Sedimentares
e) Magmáticas
Gabarito: d
a) A temperatura e a pressão do ambiente.
b) O local e a estrutura do ponto onde se encontra a rocha.
c) A ação humana e as condições climáticas.
d) O vulcanismo e os processos tectônicos.
e) O intemperismo e a erosão.
Gabarito: a
🌏 📖 FAÇA TAMBÉM EXERCÍCIOS SOBRE AGRÁRIA | ESPAÇO RURAL
91) O ciclo das rochas demonstra a natureza dinâmica da litosfera terrestre. Os processos responsáveis pela formação das rochas metamórficas, sedimentares e ígneas, respectivamente, são:
a) Metamorfismo, sedimentação e magmatismo.
b) Metamorfose, intemperismo e recomposição.
c) Metamorfismo, compressão litológica e solidificação.
d) Metamorfismo, diagênese e cristalização.
e) Metamorfose, sedimentação e litificação.
Gabarito: a
92) Considerando a formação do carvão-mineral e o tipo de rocha onde é encontrado, assinale a alternativa CORRETA:
a) Forma-se pelo acúmulo de vegetação em ambientes de baixa oxidação, levando ao acúmulo de material orgânico de decomposição muito lenta. A vegetação se acumula em partes rebaixadas e úmidas da paisagem e é recoberta por sedimentos erodidos de porções mais elevadas da paisagem; portanto, o carvão é encontrado em rochas sedimentares.
b) É extremamente radioativo e é formado a partir de uma grande temperatura e pressão o que transforma a matéria orgânica em carbono. O carvão-mineral é encontrado em rochas magmáticas extrusivas.
c) Origina-se do acúmulo de algas e plânctons em antigos lagos ou em regiões que a milhões de anos tenham sido coberto por mares. Assim, o carvão é encontrado sempre em rochas metamórficas.
d) Resulta da alta temperatura de fornos existentes em carvoarias nos quais são introduzidas as madeiras secas e consequentemente incineradas. Desse modo, conclui-se que o carvão é de origem orgânica o qual se transforma pela carbonização.
93) Basalto, o carvão mineral e o gnaisse são, RESPECTIVAMENTE, exemplos de rochas:
a) Magmática extrusiva, metamórfica e magmática intrusiva.
b) Magmática extrusiva, sedimentar e metamórfica.
c) Metamórfica, sedimentar orgânica e dedrítica.
d) Química, orgânica e dedrítica.
e) Orgânica, metamórfica e dedrítica.
Gabarito: b
94) Sobre as rochas, assinale V ( verdadeiro ) ou F ( falso ):
( ) as rochas ígneas ou magmáticas formam-se pelo resfriamento e solidificação do magma.
( ) o arenito, utilizado na correção de acidez do solo, é uma rocha dita metamórfica, pois sua formação está ligada à ação da temperatura e da pressão em rochas preexistentes.
( ) as rochas sedimentares são formadas pelo acúmulo de sedimentos de outras rochas.
( ) o basalto, utilizado na construção civil, é um exemplo de rocha ígnea extrusiva, formada com o magma das erupções vulcânicas.
O ordenamento correto das questões acima é:
a) V, F, V, V
b) V, F, V, F
c) V, F, F, F
d) V, V, V, V
e) F, F, F, F
95) Os ventos as chuvas, as ondas do mar, as mudanças de temperatura são exemplos de agentes importantes na formação das rochas.
Assinale a alternativa que se refere às rochas que dependem desses agentes para serem formadas:
a) Rochas Magmáticas intrusivas
b) Rochas Metamórficas
c) Rochas Magmáticas extrusivas
d) Rochas Sedimentares
Gabarito: d
96) Rocha é um agregado natural, formado de um ou mais minerais que constitui parte essencial da crosta terrestre. São exemplos de rochas magmáticas, sedimentares e metamórficas, respectivamente:
a) mármore, basalto e calcário.
b) arenito, basalto e gnaisse.
c) basalto, mármore e petróleo.
d) gnaisse, granito, arenito.
e) diabásio, arenito e mármore.
Gabarito: e
97) A Cordilheira dos Andes, que vai do sul do Chile até a Venezuela, nasceu de forma abrupta entre dez e seis milhões de anos atrás, revela um estudo divulgado hoje pela revista Science".
[…] Na teoria mais antiga, os cientistas acreditavam que a cordilheira dos Andes havia nascido há 40 milhões de anos. No entanto, segundo Carmala Garzione, professora auxiliar de geologia em Rochester, agora será necessário modificar a teoria e incluir nela um processo que diz que em vez de sofrer erosão lentamente, a raiz de uma montanha se desprende e cai no candente manto do interior do planeta.
Segundo a teoria, livre desse peso, a montanha se ergue, e no caso dos Andes, esse levantamento foi de cerca de quatro mil metros em menos de quatro milhões de anos.
(Portal Terra, 05/06/2008. Cordilheira dos Andes teria nascido de forma abrupta. Disponível em: <http://noticias.terra.com.br/ciencia>. Acesso em: 05/09/2014).
Sobre a Cordilheira dos Andes e sua estruturação geológica, podemos afirmar que:
a) é resultante das ações de um processo epirogenético, responsável pela formação das principais bacias sedimentares, tais como os Alpes, o Himalaia e o próprio Andes.
b) é um tipo de dobramento moderno, que é resultante das ações do tectonismo que provocam transformações e inclinamento no relevo.
c) é um exemplo de dobramento antigo, embora a sua idade geológica seja recente, pois mesmo com pouco tempo de formação, sua estrutura já foi bastante modificada pelos agentes intempéricos.
d) é composto pelos escudos cristalinos sul-americanos, o que se releva pela farta existência de minerais e pelas condições propícias para a prática da agricultura.
Gabarito: b
A Cordilheira dos Andes, tal como se percebe no texto, é uma forma recente de relevo formada em um tempo geologicamente curto. Trata-se, portanto, de um dobramento moderno formado através das atividades orogenéticas provocadas pelo tectonismo nas zonas de encontro entre placas tectônicas.
98) Os diferentes tipos de províncias geológicas revelam as diferentes feições do relevo enquanto expressões das diferentes temporalidades que marcam o passado geológico do planeta Terra. Por seus processos formativos, as estruturas geológicas com condições mais favoráveis à formação de combustíveis fósseis são:
a) as bacias sedimentares
b) os maciços antigos
c) as plataformas cristalinas
d) os dobramentos antigos
e) os dobramentos modernos
Gabarito: a
Durante o processo de diagênese, constitutivo de rochas e bacias sedimentares, a matéria orgânica que se acumula pode sofrer com as condições atípicas de pressão exercida pelas inúmeras camadas de sedimentos, atuando no processo de formação dos combustíveis de origem fóssil. Por isso, é comum encontrar petróleo e fósseis em áreas de bacias sedimentares.
99) Os crátons, subdivididos em escudos cristalinos e ________________, são caracterizados por serem formações geologicamente __________________. Eles apresentam uma estrutura rígida e resistente composta quase sempre por rochas ígneas e ___________________, posicionando-se em áreas de elevada ________________ geológica.
Assinale a alternativa que corretamente preenche as lacunas do texto:
a) maciços antigos, recentes, metamórficas, instabilidade.
b) dobramentos modernos, recentes, vulcânicas, estabilidade.
c) bacias sedimentares, antigas, sedimentares, instabilidade.
d) plataformas continentais, antigas, metamórficas, estabilidade.
Gabarito: d
Os crátons são as mais antigas entre as províncias geológicas da Terra. São subdivididos em escudos cristalinos (também chamados de maciços antigos) e plataformas continentais, além de serem compostos por rochas cristalinas, ou seja, ígneas, e metamórficas. Sua localização costuma ocorrer em áreas afastadas das bordas das placas tectônicas, onde há uma maior estabilidade geológica.
100) Pela sua extensão e posição, a América do Sul apresenta uma variedade de paisagens naturais. É característica natural da América do Sul a existência de:
a) áreas sujeitas a abalos sísmicos nas porções setentrional e oriental.
b) rios que drenam a vertente do Pacífico mais caudalosos e extensos do que aqueles que deságuam no Atlântico.
c) vegetação de pradarias na porção norte e de coníferas no sul.
d) maciços antigos no centro-leste; planícies sedimentares
no centro, dobramentos modernos no extremo oeste.
e) clima temperado úmido no norte; clima desértico quente no oeste e clima tropical no sul.
Gabarito: d
Comentários
Postar um comentário