103) Os recursos naturais são subdivididos em dois grupos conforme as suas capacidades de manterem-se disponíveis ou não na natureza após a utilização pelas atividades humanas. Existem, assim, os recursos naturais renováveis e os não renováveis.
Preencha a segunda coluna conforme os itens enumerados na primeira, identificando quais recursos naturais são renováveis e quais não são.
Coluna 01
(1) Recursos Renováveis
(2) Recursos Não Renováveis
Coluna 02
( ) ouro
( ) diamante
( ) solo
( ) água
( ) vegetais
( ) luz solar
( ) petróleo
( ) florestas
Gabarito: 2 2 1 1 1 1 2 1
104) Atualmente, existem aqueles recursos naturais que são de maior utilidade e, portanto, de maior importância para as atividades socioeconômicas. Um deles é um recurso não renovável que se encontra cada vez mais escasso na natureza, podendo acabar nos próximos anos. Tal recurso demanda muitos gastos e técnicas avançadas na sua extração, mas é muito utilizado na produção de materiais (como o plástico) e também é visto como uma fonte de energia.
O trecho acima fala do seguinte elemento retirado da natureza:
a) Alumínio
b) Petróleo
c) Ouro
d) Biomassa
e) Carvão Mineral
105) Hoje acabam todos os recursos naturais gerados para 2014
A partir de hoje a Terra entra no vermelho. Segundo dados da Global Footprint Network (GFN), uma organização de pesquisa que mede a pegada ecológica do homem no planeta, em menos de 8 meses esgotamos todos os recursos que a natureza é capaz de oferecer de forma sustentável no período de um ano.
Este 19 de agosto é o dia da Sobrecarga da Terra (em inglês, Overshoot Day). Isto significa que pelo resto do ano, vamos manter o nosso déficit ecológico: reduziremos nossas reservas e aumentaremos ainda mais a quantidade de CO2 produzido na atmosfera [...].
De acordo com os cálculos da GFN, seria necessário 1,5 planeta para produzir os recursos ecológicos necessários para suportar a atual pegada ecológica mundial.
(Beatriz de Souza. Revista Exame, 19/08/2014).
Assinale a melhor medida possível para a solução ou a diminuição do problema apontado pelo texto acima:
a) Conscientizar as pessoas a abandonarem o consumo de matérias-primas em geral.
b) Criar tecnologias que façam com que o homem não utilize mais recursos naturais.
c) Reduzir o consumo, reaproveitar os produtos que consumimos e reciclar o lixo.
d) Reflorestar tudo o que for desmatado e recuperar rapidamente os solos erodidos.
e) Deixar de produzir mercadorias fabricadas com recursos não renováveis.
Gabarito: c
O texto apresenta o problema da escassez dos recursos naturais frente à sua cada vez maior exploração econômica. Nesse sentido, faz-se necessário conter essa exploração a partir da redução da demanda por elas na sociedade. Entre as alternativas apontadas, a que melhor se ajusta a essa preocupação é a adoção da política dos 3Rs: reduzir o consumo; reaproveitar os materiais e produtos ao invés de descartá-los e reciclar o máximo de lixo possível, pois a reciclagem proporciona uma menor necessidade de explorar ainda mais os elementos da natureza para a fabricação de novas mercadorias.
106) "Se cada pessoa da Terra tivesse computador, celular e carro, consumisse a mesma quantidade de água, de cereais e de energia que os americanos, seria preciso quatro planetas para dar conta do recado."
(Revista Isto É, n. 1719, 11 set. 2002. p. 75.)
Com base no texto e nos conhecimentos sobre a apropriação de bens de consumo e recursos no mundo atual, é correto afirmar:
a) O padrão de consumo norte-americano é sustentável pelo fato de os Estados Unidos possuírem recursos próprios em quantidade suficiente para atender sua demanda.
b) As bases do padrão de consumo norte-americano são a sustentabilidade, o conservacionismo e o preservacionismo ambiental.
c) Para atingir uma economia sustentável, o padrão de consumo norte-americano deve ser disseminado entre os diferentes povos.
d) O padrão de consumo norte-americano evidencia uma relação socioambiental predatória e insustentável.
e) O acesso a bens de consumo nos países subdesenvolvidos pode alcançar o atual padrão norte-americano sem prejuízo ao meio ambiente.
Gabarito: d
O texto revela que o nível de consumo e de utilização dos recursos naturais com base no padrão de vida estadunidense é insustentável, pois extrapola a capacidade de renovação desses mesmos recursos no planeta. Por isso, é preciso repensar a forma com que a sociedade capitalista explora o meio natural.
109) O carvão mineral é uma rocha sedimentar de origem orgânica, resultante da transformação de antigos vegetais submetidos a certas condições, no decorrer do tempo geológico. No Brasil, o consumo de carvão mineral representa apenas 0,5% do mundial. Sobre o carvão mineral no Brasil, pode-se dizer:
a) O carvão mineral é uma fonte de energia renovável. Quando queimado, emite gases poluentes na atmosfera, causando problemas de várias ordens para o meio ambiente.
b) No Brasil, existem grandes jazidas de carvão mineral em Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Piauí, Maranhão, Pará, Amazonas e Acre. Entretanto, apenas Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná fazem exploração.
c) O carvão mineral, extraído na Região Sul do Brasil, possui grande percentagem de sulfeto de ferro (FeS2), na forma de cristais de pirita, popularmente conhecido como “ouro dos trouxas”, por sua cor amarela e brilho metálico. Uma vez trazido à superfície da terra, em contato com o oxigênio e a umidade do ar, dá origem ao ácido sulfúrico (H2SO4), bastante tóxico e corrosivo.
d) Até 1990, as companhias siderúrgicas eram legalmente obrigadas a utilizar uma mistura de 50 % de carvão nacional, com 50 % de carvão importado. Com a revogação dessa lei, as empresas passaram a consumir somente carvão mineral nacional.
e) Na fase de extração a céu aberto ou em galerias construídas nas minas, os danos à paisagem são pequenos, já que o carvão mineral é uma fonte de energia renovável.
Gabarito: c
113) As áreas de planície no Brasil estão basicamente situadas nas proximidades de grandes rios, lagos e também em algumas zonas costeiras. Dentre essas áreas, merece destaque a planície do Rio Amazonas, que basicamente segue o leito principal do Rio Amazonas e de alguns de seus afluentes. Existe, nesse contexto, um debate sobre a possibilidade do aproveitamento das águas desse rio para a construção de hidrelétricas, o que pode ser considerado como algo:
a) não recomendado, pois a elevada declividade do terreno não favorece a criação de barragens.
b) recomendado, em função da possibilidade de rápido armazenamento das águas nas áreas mais planas.
c) recomendado, pois as áreas da planície amazônica favorecem a intervenção humana sem grandes prejuízos ambientais.
d) não recomendado, haja vista que áreas de planície não possuem uma queda d'água acentuada para a instalação de barragens e turbinas.
Gabarito: d
A instalação de usinas hidroelétricas ao longo da planície do Rio Amazonas é possível, porém não é recomendada pelos especialistas em meio ambiente. Isso ocorre porque áreas de planície, com baixa declividade, não apresentam uma acentuada queda d'água, o que exigiria uma maior área de represamento, com maiores custos e impactos mais intensos sobre o meio.
119)
🌏 📖 FAÇA TAMBÉM EXERCÍCIOS SOBRE GEOPOLÍTICA
121) As plataformas ou crátons correspondem aos terrenos mais antigos e arrasados por muitas fases de erosão. Apresentam uma grande complexidade litológica, prevalecendo as rochas metamórficas muito antigas (Pré-Cambriano Médio e Inferior). Também ocorrem rochas intrusivas antigas e resíduos de rochas sedimentares. São três as áreas de plataforma de crátons no Brasil: a das Guianas, a Sul-Amazônica e a do São Francisco.
ROSS, J. L. S. Geografia do Brasil. São Paulo: Edusp, 1998.
As regiões cratônicas das Guianas e a Sul-amazônica têm como arcabouço geológico vastas extensões de escudos cristalinos, ricos em minérios, que atraíram a ação de empresas nacionais e estrangeiras do setor de mineração e destacam-se pela sua história geológica por
a) apresentarem áreas de intrusões graníticas, ricas em jazidas minerais (ferro, manganês).
b) corresponderem ao principal evento geológico do Cenozoico no território brasileiro.
c) apresentarem áreas arrasadas pela erosão, que originaram a maior planície do país.
d) possuírem em sua extensão terrenos cristalinos ricos em reservas de petróleo e gás natural.
e) serem esculpidas pela ação do intemperismo físico, decorrente da variação de temperatura.
123) Em relação aos recursos minerais brasileiros, é incorreto afirmar que:
a) a exploração de minerais metálicos na serra dos Carajás, localizada no estado do Pará, pouco contribui para o desenvolvimento regional.
b) A exportação de minerais metálicos como ferro, manganês e alumínio equilibram a balança comercial devido aos altos preços alcançados no mercado internacional.
c) no Brasil, como em grande parte dos países subdesenvolvidos, há uma enorme participação de capital estrangeiro no setor de exploração dos minerais.
d) O carvão mineral, cujas jazidas estão localizadas na região Sul, é considerado de qualidade inferior devido ao seu baixo teor calórico.
e) O Quadrilátero Ferrífero, no estado de Minas Gerais, é responsável pela maior parte da produção de ferro e manganês do país.
Gabarito: b
124) Leia a frase, e assinale a alternativa que preenche corretamente e respectivamente as lacunas:
O Brasil apresenta relevo ____________ , com modestas altitudes e subsolo ____________ em recursos minerais, em virtude de sua formação geológica antiga ou ____________ . Destaca-se a ocorrência dos minerais metálicos nos ____________ , associados aos terrenos Proterozoicos e Arqueozoicos, bem como a presença de minerais energéticos nas ____________, sobretudo dos combustíveis fósseis, petróleo e carvão.
a) Aplainado ou plano – pobre – Pré-Cambriana – Maciços Antigos – Bacias Sedimentares.
b) Desgastado e acidentado – rico – Mesozoica – Bacias Sedimentares – Maciços Antigos.
c) Erodido e aplainado – rico – Pré-Cambriana – Escudos Antigos – Bacias Sedimentares.
d) Plano ou aplainado – pobre – Cenozoica – Escudos Cristalinos – Bacias Sedimentares.
e) Recente e acidentado – rico – Paleozoica – Dobramentos Modernos – Escudos Antigos.
Gabarito: c
125) A Companhia Vale do Rio Doce (CVRD) chega a 2005 como uma das maiores empresas privadas da América Latina. Em termos mundiais, passou a ocupar o terceiro lugar entre os gigantes do setor. Sabendo que cerca de 85% da produção da CVRD é comercializada no mercado externo, assinale a alternativa que mostre corretamente a(s) principal(is) área(s) de produção, o produto gerado e o principal mercado de exportação.
a) Amazonas – Minério de ferro – Nafta
b) Minas Gerais – Celulose – União Européia
c) Pará e Minas Gerais – Minério de ferro – China
d) Rio de Janeiro – Aço – Japão
e) São Paulo e Alagoas – Açúcar – EUA
Gabarito: c
126) Reportagem Fantástico (09/10/11):
Garimpo ilegal invade reserva de índios
O Fantástico entra em uma região brasileira que é um campo minado, um barril de pólvora. De um lado, os garimpeiros ilegais. De outro, os donos da terra, que estão em pé de guerra.
http://fantastico.globo.com/Jornalismo/
Assinale a alternativa que corresponde respectivamente ao recurso mineral cobiçado pelos garimpeiros, os donos da terra em questão e a unidade da federação do conflito:
a) Diamante – Funai – Rondônia
b) Ouro – Índios Ianomâmis – Roraima
c) Mercúrio – Índios Guaranis – Pernambuco
d) Ouro – Índios Ianomâmi – Amapá
e) Diamante – Índios Tapajós – Acre
Gabarito: b
127) Leia o texto a seguir.
O país não deve abrir mão da tecnologia das usinas nucleares. Para o Brasil, pode haver a oportunidade a médio e longo prazos de exportar urânio enriquecido, usado na produção de reatores. (...) Além dos pequenos reatores, um outro desafio é o domínio de tecnologias para o tratamento de rejeitos. Também seria bom para o país ir avançando até a produção de grandes reatores.
Rogério C. Cerqueira Leite. Gazeta do Povo, 11/04/2004.
Na análise do autor desse texto, o uso da tecnologia nuclear no Brasil:
a) constitui-se na única alternativa para a crise na produção de energia elétrica no país, apesar dos riscos.
b) faz parte do atual projeto geopolítico nacional, prevendo inclusive a construção de armas nucleares.
c) não deve ser negligenciado, face às vantagens econômicas e científico-tecnológicas que oferece.
d) tem impedido investimentos nesta área por causa da produção e eliminação de rejeitos radioativos.
e) tem sido estimulado, apesar de o país ser signatário do tratado de não-proliferação de armas nucleares.
Gabarito: c
128) Leia o texto:
O Armazém Progresso de São Paulo começou com uma porta no lado par da Rua da Abolição. Agora tinha quatro no lado ímpar.
Também o Natale não despregava do balcão de madrugada a madrugada. Trabalhava como um danado. E dona Bianca suando firma na cozinha e no bocce.
Se não é essa cousa de imposto, puxa vida!
Mas a caderneta da Banca Francese ed Italiana per L’America Del Sud ria dessa cousa de imposto.
MACHADO, Antônio de Alcântara. Brás, Bexiga e Barra Funda São Paulo: Klick, 1997, p.65.
Sobre a industrialização em São Paulo, na Primeira República, é correto afirmar:
a) As máquinas utilizadas nas indústrias eram produzidas no Brasil, e os principais industriais eram brasileiros, marcando o caráter nacional da industrialização. A política do Estado, no sentido de favorecer a queda da taxa de câmbio, estimulava a indústria nacional.
b) No início do século XX, no censo de 1907, São Paulo surgia na frente dos estados com 35% da produção industrial, seguido do Distrito Federal, com 16,6%, e do Rio Grande do Sul, com 14,9%.
c) O crescimento industrial originou-se, pelo menos, de duas fontes interrelacionadas: o setor cafeeiro e os imigrantes. A desvalorização da moeda praticada pelas finanças brasileiras estimulava a indústria nacional, mas, ao mesmo tempo, tornava mais cara a importação de máquinas de que o parque industrial dependia.
d) O setor cafeeiro estimulou a industrialização ao promover a imigração e os empregos urbanos vinculados ao complexo cafeeiro, criando um mercado para os produtos manufaturados. Assim, o principal ramo industrial era o da indústria de base (ferro), seguido das indústrias alimentícias.
e) O crescimento industrial resultou da abolição da escravatura. O declínio do setor agrário e da exportação de café e a oferta abundante de mão de obra estimularam o surto industrial paulista.
Gabarito: d
129) Leia o texto.
O que era possível fazer dentro dos marcos do desenvolvimento industrial do país está realizado em boa parte. Esse empreendimento patriótico terá o seu complemento definitivo quando começarmos a produzir ferro e aço (...). E isso havemos de conseguir, em breve. Já de público, assumi o compromisso de montar no país a grande siderurgia e aqui renovo, perante vós, como colaboradores decididos dessa obra de emancipação econômica e de segurança nacional.
Discurso de Getúlio Vargas na Fábrica de Piquete. In: BERCITO, Sonia de Deus Rodrigues. Nos tempos de Getúlio.
Com base nas ideias contidas nesse discurso, pode-se afirmar que a política industrial do presidente Getúlio Vargas baseou-se:
a) na ação estatal em setores de base da economia nacional.
b) na adoção de uma política econômica subordinada ao FMI.
c) na subordinação do governo às decisões dos Estados Unidos da América.
d) nos altos investimentos realizados no setor automobilístico.
e) nos grandes empréstimos obtidos de empresas multinacionais.
Gabarito: a
130) Algumas fontes de energia pouco exploradas podem, no futuro, ser a solução para a questão energética brasileira. Elas são as apostas do Proinfa (Programa de Incentivo às Fontes Alternativas), iniciativa de 2002 do governo brasileiro.
Nesse programa, tem destaque:
a) a energia da biomassa gerada pela queima de material orgânico, que tem como grande vantagem a produção de lenha, graças às extensas áreas florestais brasileiras.
b) a energia eólica, por ser a mais barata e a mais limpa, mas causando grande impacto ambiental.
c) a energia solar, que é a mais renovável de todas, de mais fácil aproveitamento, tendo como desvantagem a poluição que causa.
d) o biodiesel, produzido de plantas como o dendê, a mamona, a soja, o babaçu, o amendoim e o algodão, que terá como grandes vantagens a redução da poluição e a economia no uso do petróleo.
e) o gás natural, que pode ser aproveitado de várias maneiras, e o fato de o Brasil possuir auto-suficiência em sua produção, graças aos poços da bacia de Santos
Gabarito: d
131) Assinale a alternativa que agrupa corretamente as indústrias de bens de consumo não duráveis.
a) Alimentos, bebidas e medicamentos.
b) Alimentos, metalúrgicas e bebidas.
c) Bebidas, calçados e siderúrgicas.
d) Metalúrgicas, têxteis e calçados.
e) Petroquímicas, medicamentos e bebidas.
Gabarito: a
132) Sobre a origem do carvão mineral, sobre suas propriedades físicas e sobre sua utilização econômica, assinale a alternativa correta.
a) O carvão mineral forma-se em terrenos cristalinos a partir da consolidação do magma existente no interior da litosfera.
b) Muito comum e abundante, o antracito é o tipo de carvão mineral que apresenta o menor teor calorífico.
c) O poder calorífero ou energético do carvão mineral está diretamente relacionado ao maior ou menor teor de carbono, ou seja, um maior teor de carbono lhe confere um maior poder calorífero ou energético.
d) Em virtude da boa qualidade do carvão mineral encontrado no Brasil, com alto poder energético, o país está relacionado entre os principais exportadores mundiais do produto.
e) No Brasil, os maiores depósitos de carvão mineral encontram-se na bacia Amazônica, tendo-se tornado o maior produtor nacional, nos últimos anos, o estado do Pará.
Gabarito: b
133) A industrialização no Brasil, gerou a necessidade de ampliação da rede de transportes. Mas apesar do transporte de carga por ferrovia ser, em média, muito mais barato se comparado aos demais, o mais utilizado é:
a) o transporte aéreo.
b) o transporte hidroviário.
c) o transporte marítimo.
d) o transporte rodoviário.
e) um transporte misto: ferrovia-rodovia.
Gabarito: d
134) A transferência da capital tinha por objetivo interiorizar o desenvolvimento e este se fez pela entrada maciça de capital estrangeiro, privilegiando a produção de bens de consumo duráveis.
As características do texto correspondem ao governo de:
a) Eurico Gaspar Dutra.
b) Getúlio Vargas.
c) João Goulart.
d) José Sarney.
e) Juscelino Kubitschek de Oliveira.
Gabarito: e
136) No período que vai da crise de 1929 até o fim da Segunda Guerra, em 1945, a indústria brasileira passou a ser:
a) de base, envolvendo investimentos de empresas transnacionais.
b) de origem familiar, com produção voltada para o mercado externo.
c) estatal, com forte intervenção política dos governos estaduais.
d) multinacional, principalmente de origem européia e norte-americana.
e) substitutiva, produzindo internamente bens que eram importados.
Gabarito: e
137) Durante os governos militares, especialmente entre 1969 e 1973, viveu-se no Brasil sob o milagre econômico, caracterizado:
a) pela internacionalização de nossa economia e pela anulação das diferenças regionais.
b) pela privatização das empresas estatais e pela industrialização acelerada.
c) pelo crescente endividamento externo e pelo aumento da concentração de renda.
d) pelo modelo de intervencionismo estatal e por entraves à instalação de multinacionais.
e) pelo pequeno índice de crescimento agrário-industrial e pelo controle da inflação.
Gabarito: c
138) A logística desempenha importante papel na economia de um país. Quanto às particularidades das vias de transportes, é incorreto afirmar:
a) O transporte aquático, quando favorecido pelas condições naturais, é o mais econômico para o deslocamento a longas distâncias.
b) O transporte ferroviário reduz a flexibilidade de circulação aos seus eixos, mas favorece os custos de frete em grande escala e a longas distâncias.
c) O transporte hidroviário marítimo e fluvial oferece maior flexibilidade e facilidade de acesso aos diversos lugares.
d) O transporte rodoviário, quando comparado ao ferroviário, é mais adequado para o deslocamento de pequenas cargas em curtas distâncias.
Gabarito: c
139) Dentre as formas de classificação das rochas que formam a crosta terrestre, uma das principais é a genética, na qual as rochas são agrupadas de acordo com o seu modo de formação na natureza. Dessa forma, classificam-se as rochas como
a) metamórficas aquelas que resultam da transformação de uma rocha preexistente no estado sólido.
b) sedimentares aquelas formadas pela deposição repentina do magma na superfície por meio do vulcanismo.
c) magmáticas aquelas formadas pela compactação de fragmentos de rochas metamórficas e/ou sedimentares.
d) ígneas (quentes) aquelas que ainda se encontram em estado líquido sob a crosta terrestre.
e) graníticas aquelas formadas pela erosão e lixiviação dos compostos solúveis presentes nas rochas metamórficas.
Gabarito: a
141) O Brasil, devido sua localização e grande extensão territorial, abriga diversos tipos de cobertura vegetal, sendo que cada Região brasileira apresenta um bioma predominante. Nesse sentido, relacione o estado ou região ao tipo de vegetação predominante.
Gabarito: 5, 4, 7, 6, 2, 3, 1
142) Vegetação típica de regiões costeiras, sendo uma área de encontro das águas do mar com as águas doces dos rios. A principal espécie encontrada nesse bioma é o caranguejo. Essas características são do:
a) Cerrado
b) Mata de Cocais
c) Mangue
d) Caatinga
e) Pantanal
Gabarito: c
a) Falso – O cerrado é um bioma típico do Centro-Oeste brasileiro, onde não há encontro das águas do mar com as águas dos rios.
b) Falso – Esse tipo de vegetação consiste numa zona de transição entre a Amazônia e as terras semiáridas do Nordeste Brasileiro. O caranguejo não é uma espécie desse bioma.
c) Verdadeiro – O mangue é um bioma típico de pontos da costa brasileira, sendo muito comum em locais onde o mar se encontra com as águas doces dos rios. O caranguejo e a ostra são as principais espécies desse bioma.
d) Falso – A caatinga possui vegetação típica de regiões semiáridas, formada por plantas que se adaptam ao clima seco. Portanto, esse bioma não é típico de regiões onde ocorre o encontro das águas do mar com as águas dos rios.
e) Falso – O pantanal é considerado uma das maiores planícies inundáveis do planeta. Esse tipo de cobertura vegetal não ocorre em regiões costeiras, além de não abrigar caranguejos.
143) O texto abaixo refere-se à qual formação vegetal?
“De origem bastante discutida, essa formação é característica das áreas onde o clima apresenta duas estações bem marcadas: uma seca e outra chuvosa, como no Planalto Central. Ela apresenta 2 estratos nítidos: uma arbóreo-arbustivo, onde as espécies tortuosas têm os caules geralmente revestidos de casca espessa, e outro herbáceo, geralmente dispostos em tufos”.
a) Floresta tropical
b) Caatinga
c) Formação do Pantanal
d) Mata semiúmida
e) Cerrado
146) Para responder à questão, analise os climogramas abaixo, que representam os principais domínios climáticos brasileiros, e preencha os parênteses com a legenda correspondente:
( ) tropical
( ) subtropical
( ) equatorial
( ) tropical semiárido
A numeração correta, de cima para baixo, é:
a) 1-2-4-3
b) 1-3-4-2
c) 2-3-1-4
d) 2-4-1-3
e) 3-1-2-4
Gabarito: d Explicação pelo Professor Gabryel Correa
147) Relacione os números, que indicam os biomas, com as suas respectivas imagens.
1 – Cerrado
2 – Caatinga
3 – Mata Atlântica
4 – Mangue
5 – Campos
6 – Floresta Amazônica
7 – Mata de Araucária
8 – Pantanal
9 – Mata de Cocais
Gabarito
a) Mata Atlântica (número 3).
b) Caatinga (número 2).
c) Mangue (número 4).
d) Pantanal (número 8).
e) Cerrado (número 1).
f) Mata dos Cocais (número 9).
g) Mata de Araucárias (número 7).
h) Floresta Amazônica (número 6).
i) Campos (número 5).
149) "A camada pré-sal é uma faixa que se estende ao longo de 800 quilômetros entre os Estados do Espírito Santo e Santa Catarina, abaixo do leito do mar, e engloba três bacias sedimentares (Espírito Santo, Campos e Santos). O petróleo encontrado nesta área está a profundidades que superam os 7 mil metros, abaixo de uma extensa camada de sal que, segundo geólogos, conservam a qualidade do petróleo."
O petróleo é um combustível fóssil encontrado em terrenos de rochas:
a) metamórficas
b) magmáticas intrusivas
c) sedimentares orgânicas
d) magmáticas extrusivas
Gabarito: c 149 ao 153 Explicação pela Professora Danielle
150) As rochas fazem parte da nossa vida: da fundação de uma edificação até o seu revestimento, como em pias e mesas. Para isso, a natureza oferece uma grande variedade de rochas, cujas características químicas e físicas dependem do processo de formação. A melhor definição ao ser aplicada ao tipo de rocha é:
a) a rocha sedimentar é formada pela cimentação e compactação dos sedimentos, provenientes do desgaste de todos os tipos de rochas;
b) as rochas magmáticas são formadas pela transformação de rochas sedimentares e metamórficas em ambientes de pouca pressão;
c) a rocha metamórfica é formada pela solidificação do magma, proveniente do núcleo terrestre, cuja composição química é homogênea;
d) a rocha sedimentar possui o mesmo processo físico de formação da rocha magmática, pois ambas dependem do resfriamento do magma.
Gabarito: a 149 ao 153 Explicação pela Professora Danielle
🌏 📖 FAÇA TAMBÉM EXERCÍCIOS SOBRE REGIONALIZAÇÃO
154) A classificação do relevo brasileiro em grandes unidades, ou compartimentos, é uma síntese dos processos de construção e modelagem da superfície terrestre e das formas resultantes. Esta classificação distingue três tipos de compartimentos, que são:
a) Planaltos, Planícies e Dobramentos Modernos
b) Escudos Cristalinos, Bacias Sedimentares e Dobramentos Modernos
c) Planaltos, Planícies e Depressões
d) Plataforma Continental, Talude Continental e Fossa Abissal
e) Chapadas, Depressões e Bacias Sedimentares.
Gabarito: c 154 e 155 Explicação pelo Professor Rafael Gatto
155) Assinale a alternativa que apresenta a segunda maior bacia hidrográfica brasileira em termos de volume de vazão e que possui uma imensa bacia sedimentar onde está localizada a maior ilha fluvial do mundo:
a) Bacia Amazônica
b) Bacia do Paraná
c) Bacia Tocantins-Araguaia
d) Bacia do São Francisco
e) Bacia do Paraguai
Gabarito: b 154 e 155 Explicação pelo Professor Rafael Gatto
Coluna 01
(1) Recursos Renováveis
(2) Recursos Não Renováveis
Coluna 02
( ) ouro
( ) diamante
( ) solo
( ) água
( ) vegetais
( ) luz solar
( ) petróleo
( ) florestas
Gabarito: 2 2 1 1 1 1 2 1
São recursos renováveis aqueles que não se esgotam rapidamente, apresentando capacidade de renovação, tais como o solo, a água, o sol, os vegetais e as florestas.
São recursos não renováveis aqueles que são considerados finitos, ou seja, que se esgotarão à medida que forem explorados. Exemplos: minerais em geral (ouro, prata, cobre etc.), petróleo, entre outros.104) Atualmente, existem aqueles recursos naturais que são de maior utilidade e, portanto, de maior importância para as atividades socioeconômicas. Um deles é um recurso não renovável que se encontra cada vez mais escasso na natureza, podendo acabar nos próximos anos. Tal recurso demanda muitos gastos e técnicas avançadas na sua extração, mas é muito utilizado na produção de materiais (como o plástico) e também é visto como uma fonte de energia.
O trecho acima fala do seguinte elemento retirado da natureza:
a) Alumínio
b) Petróleo
c) Ouro
d) Biomassa
e) Carvão Mineral
Gabarito: b
O recurso natural esgotável utilizado como matéria-prima do plástico e de outros produtos e também empregado como fonte de energia (combustível) é o petróleo, que poderá tornar-se cada vez mais escasso nos próximos tempos.
105) Hoje acabam todos os recursos naturais gerados para 2014
A partir de hoje a Terra entra no vermelho. Segundo dados da Global Footprint Network (GFN), uma organização de pesquisa que mede a pegada ecológica do homem no planeta, em menos de 8 meses esgotamos todos os recursos que a natureza é capaz de oferecer de forma sustentável no período de um ano.
Este 19 de agosto é o dia da Sobrecarga da Terra (em inglês, Overshoot Day). Isto significa que pelo resto do ano, vamos manter o nosso déficit ecológico: reduziremos nossas reservas e aumentaremos ainda mais a quantidade de CO2 produzido na atmosfera [...].
De acordo com os cálculos da GFN, seria necessário 1,5 planeta para produzir os recursos ecológicos necessários para suportar a atual pegada ecológica mundial.
(Beatriz de Souza. Revista Exame, 19/08/2014).
Assinale a melhor medida possível para a solução ou a diminuição do problema apontado pelo texto acima:
a) Conscientizar as pessoas a abandonarem o consumo de matérias-primas em geral.
b) Criar tecnologias que façam com que o homem não utilize mais recursos naturais.
c) Reduzir o consumo, reaproveitar os produtos que consumimos e reciclar o lixo.
d) Reflorestar tudo o que for desmatado e recuperar rapidamente os solos erodidos.
e) Deixar de produzir mercadorias fabricadas com recursos não renováveis.
Gabarito: c
O texto apresenta o problema da escassez dos recursos naturais frente à sua cada vez maior exploração econômica. Nesse sentido, faz-se necessário conter essa exploração a partir da redução da demanda por elas na sociedade. Entre as alternativas apontadas, a que melhor se ajusta a essa preocupação é a adoção da política dos 3Rs: reduzir o consumo; reaproveitar os materiais e produtos ao invés de descartá-los e reciclar o máximo de lixo possível, pois a reciclagem proporciona uma menor necessidade de explorar ainda mais os elementos da natureza para a fabricação de novas mercadorias.
106) "Se cada pessoa da Terra tivesse computador, celular e carro, consumisse a mesma quantidade de água, de cereais e de energia que os americanos, seria preciso quatro planetas para dar conta do recado."
(Revista Isto É, n. 1719, 11 set. 2002. p. 75.)
Com base no texto e nos conhecimentos sobre a apropriação de bens de consumo e recursos no mundo atual, é correto afirmar:
a) O padrão de consumo norte-americano é sustentável pelo fato de os Estados Unidos possuírem recursos próprios em quantidade suficiente para atender sua demanda.
b) As bases do padrão de consumo norte-americano são a sustentabilidade, o conservacionismo e o preservacionismo ambiental.
c) Para atingir uma economia sustentável, o padrão de consumo norte-americano deve ser disseminado entre os diferentes povos.
d) O padrão de consumo norte-americano evidencia uma relação socioambiental predatória e insustentável.
e) O acesso a bens de consumo nos países subdesenvolvidos pode alcançar o atual padrão norte-americano sem prejuízo ao meio ambiente.
Gabarito: d
O texto revela que o nível de consumo e de utilização dos recursos naturais com base no padrão de vida estadunidense é insustentável, pois extrapola a capacidade de renovação desses mesmos recursos no planeta. Por isso, é preciso repensar a forma com que a sociedade capitalista explora o meio natural.
109) O carvão mineral é uma rocha sedimentar de origem orgânica, resultante da transformação de antigos vegetais submetidos a certas condições, no decorrer do tempo geológico. No Brasil, o consumo de carvão mineral representa apenas 0,5% do mundial. Sobre o carvão mineral no Brasil, pode-se dizer:
a) O carvão mineral é uma fonte de energia renovável. Quando queimado, emite gases poluentes na atmosfera, causando problemas de várias ordens para o meio ambiente.
b) No Brasil, existem grandes jazidas de carvão mineral em Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Piauí, Maranhão, Pará, Amazonas e Acre. Entretanto, apenas Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná fazem exploração.
c) O carvão mineral, extraído na Região Sul do Brasil, possui grande percentagem de sulfeto de ferro (FeS2), na forma de cristais de pirita, popularmente conhecido como “ouro dos trouxas”, por sua cor amarela e brilho metálico. Uma vez trazido à superfície da terra, em contato com o oxigênio e a umidade do ar, dá origem ao ácido sulfúrico (H2SO4), bastante tóxico e corrosivo.
d) Até 1990, as companhias siderúrgicas eram legalmente obrigadas a utilizar uma mistura de 50 % de carvão nacional, com 50 % de carvão importado. Com a revogação dessa lei, as empresas passaram a consumir somente carvão mineral nacional.
e) Na fase de extração a céu aberto ou em galerias construídas nas minas, os danos à paisagem são pequenos, já que o carvão mineral é uma fonte de energia renovável.
Gabarito: c
113) As áreas de planície no Brasil estão basicamente situadas nas proximidades de grandes rios, lagos e também em algumas zonas costeiras. Dentre essas áreas, merece destaque a planície do Rio Amazonas, que basicamente segue o leito principal do Rio Amazonas e de alguns de seus afluentes. Existe, nesse contexto, um debate sobre a possibilidade do aproveitamento das águas desse rio para a construção de hidrelétricas, o que pode ser considerado como algo:
a) não recomendado, pois a elevada declividade do terreno não favorece a criação de barragens.
b) recomendado, em função da possibilidade de rápido armazenamento das águas nas áreas mais planas.
c) recomendado, pois as áreas da planície amazônica favorecem a intervenção humana sem grandes prejuízos ambientais.
d) não recomendado, haja vista que áreas de planície não possuem uma queda d'água acentuada para a instalação de barragens e turbinas.
Gabarito: d
A instalação de usinas hidroelétricas ao longo da planície do Rio Amazonas é possível, porém não é recomendada pelos especialistas em meio ambiente. Isso ocorre porque áreas de planície, com baixa declividade, não apresentam uma acentuada queda d'água, o que exigiria uma maior área de represamento, com maiores custos e impactos mais intensos sobre o meio.
119)
120) No mapa, você observa áreas escuras que correspondem às regiões
a) dominantemente sedimentares.
b) que possuem uma agricultura de “plantation.”
c) de terrenos cristalinos dobrados.
d) de terrenos pré-cambrianos de grande potencialidade mineral.
e) que apresentam formações vegetais dominantemente xerófilas.
Gabarito: a
🌏 📖 FAÇA TAMBÉM EXERCÍCIOS SOBRE GEOPOLÍTICA
121) As plataformas ou crátons correspondem aos terrenos mais antigos e arrasados por muitas fases de erosão. Apresentam uma grande complexidade litológica, prevalecendo as rochas metamórficas muito antigas (Pré-Cambriano Médio e Inferior). Também ocorrem rochas intrusivas antigas e resíduos de rochas sedimentares. São três as áreas de plataforma de crátons no Brasil: a das Guianas, a Sul-Amazônica e a do São Francisco.
ROSS, J. L. S. Geografia do Brasil. São Paulo: Edusp, 1998.
As regiões cratônicas das Guianas e a Sul-amazônica têm como arcabouço geológico vastas extensões de escudos cristalinos, ricos em minérios, que atraíram a ação de empresas nacionais e estrangeiras do setor de mineração e destacam-se pela sua história geológica por
a) apresentarem áreas de intrusões graníticas, ricas em jazidas minerais (ferro, manganês).
b) corresponderem ao principal evento geológico do Cenozoico no território brasileiro.
c) apresentarem áreas arrasadas pela erosão, que originaram a maior planície do país.
d) possuírem em sua extensão terrenos cristalinos ricos em reservas de petróleo e gás natural.
e) serem esculpidas pela ação do intemperismo físico, decorrente da variação de temperatura.
Gabarito: a
Os escudos cristalinos são estruturas geológicas muito antigas da litosfera, com formação entre as eras geológicas Arqueozoica e Proterozoica, há aproximadamente três bilhões de anos. Essas áreas são caracterizadas pela formação de minerais metálicos, constituindo áreas importantes para a extração de minérios de ferro, ouro e manganês.
122) Sem chuva, interior de São Paulo vive pior seca em 70 anos.
Caminho seco. As marcas nos pilares da ponte mostram o nível do rio antes da seca que castiga o interior paulista. O transporte hidroviário está parado há dois meses. (Foto de Marcos Alves)
ARAÇATUBA E PEDERNEIRAS (SP) – Não é apenas a capital paulista que vive a maior crise no abastecimento de água da sua história. O rico interior do estado de São Paulo enfrenta a pior seca dos últimos 70 anos. Não chove desde o final do ano passado. O Rio Tietê baixou em até oito metros na região de Araçatuba, a 467 quilômetros de São Paulo, interrompendo há dois meses o tráfego de barcaças na hidrovia Tietê/Paraná, uma das maiores do país, já que há lugares onde o rio está no nível zero. Com isso, não será possível escoar parte das seis milhões de toneladas de grão transportadas por ali anualmente.
A situação impede a navegação até de barcos de pescadores, agravando a crise social. Já foram demitidas três mil pessoas que trabalhavam na hidrovia na região entre Araçatuba e Barra Bonita, com 42 municípios.
Disponível em: <http://oglobo.globo.com/brasil/sem-chuva-interior-de-sao-paulo-vive-pior-seca-em-70-anos-13517020> Acesso em: 15 set. 2014.
Sobre o uso dos recursos naturais e sobre os impactos ambientais da ação humana ao longo da história, é CORRETO afirmar que:
1 - na antiguidade, o uso dos rios como fonte de irrigação para a prática da agricultura estava diretamente relacionado com as origens das primeiras civilizações.
2 - a ciência moderna, defensora do teocentrismo, combatia a ideia de controle e domínio da natureza pelo homem.
4 - os impactos do acidente nuclear de Chernobyl, ocorrido em 1986, na Ucrânia, durante o domínio soviético, foram responsáveis por milhares de mortes e pela enorme propagação de radiação na região.
8 - a chamada “revolução verde”, ocorrida principalmente nos anos 1960 e 1970, foi o primeiro grande movimento de combate ao uso de agrotóxicos na agricultura.
16 - Santa Catarina, estimulada pela sua vocação turística, destaca-se no cenário nacional pelo eficiente sistema de saneamento básico, responsável pelo tratamento da totalidade dos resíduos lançados nas regiões litorâneas.
Gabarito: 1 e 4Caminho seco. As marcas nos pilares da ponte mostram o nível do rio antes da seca que castiga o interior paulista. O transporte hidroviário está parado há dois meses. (Foto de Marcos Alves)
ARAÇATUBA E PEDERNEIRAS (SP) – Não é apenas a capital paulista que vive a maior crise no abastecimento de água da sua história. O rico interior do estado de São Paulo enfrenta a pior seca dos últimos 70 anos. Não chove desde o final do ano passado. O Rio Tietê baixou em até oito metros na região de Araçatuba, a 467 quilômetros de São Paulo, interrompendo há dois meses o tráfego de barcaças na hidrovia Tietê/Paraná, uma das maiores do país, já que há lugares onde o rio está no nível zero. Com isso, não será possível escoar parte das seis milhões de toneladas de grão transportadas por ali anualmente.
A situação impede a navegação até de barcos de pescadores, agravando a crise social. Já foram demitidas três mil pessoas que trabalhavam na hidrovia na região entre Araçatuba e Barra Bonita, com 42 municípios.
Disponível em: <http://oglobo.globo.com/brasil/sem-chuva-interior-de-sao-paulo-vive-pior-seca-em-70-anos-13517020> Acesso em: 15 set. 2014.
Sobre o uso dos recursos naturais e sobre os impactos ambientais da ação humana ao longo da história, é CORRETO afirmar que:
1 - na antiguidade, o uso dos rios como fonte de irrigação para a prática da agricultura estava diretamente relacionado com as origens das primeiras civilizações.
2 - a ciência moderna, defensora do teocentrismo, combatia a ideia de controle e domínio da natureza pelo homem.
4 - os impactos do acidente nuclear de Chernobyl, ocorrido em 1986, na Ucrânia, durante o domínio soviético, foram responsáveis por milhares de mortes e pela enorme propagação de radiação na região.
8 - a chamada “revolução verde”, ocorrida principalmente nos anos 1960 e 1970, foi o primeiro grande movimento de combate ao uso de agrotóxicos na agricultura.
16 - Santa Catarina, estimulada pela sua vocação turística, destaca-se no cenário nacional pelo eficiente sistema de saneamento básico, responsável pelo tratamento da totalidade dos resíduos lançados nas regiões litorâneas.
123) Em relação aos recursos minerais brasileiros, é incorreto afirmar que:
a) a exploração de minerais metálicos na serra dos Carajás, localizada no estado do Pará, pouco contribui para o desenvolvimento regional.
b) A exportação de minerais metálicos como ferro, manganês e alumínio equilibram a balança comercial devido aos altos preços alcançados no mercado internacional.
c) no Brasil, como em grande parte dos países subdesenvolvidos, há uma enorme participação de capital estrangeiro no setor de exploração dos minerais.
d) O carvão mineral, cujas jazidas estão localizadas na região Sul, é considerado de qualidade inferior devido ao seu baixo teor calórico.
e) O Quadrilátero Ferrífero, no estado de Minas Gerais, é responsável pela maior parte da produção de ferro e manganês do país.
Gabarito: b
124) Leia a frase, e assinale a alternativa que preenche corretamente e respectivamente as lacunas:
O Brasil apresenta relevo ____________ , com modestas altitudes e subsolo ____________ em recursos minerais, em virtude de sua formação geológica antiga ou ____________ . Destaca-se a ocorrência dos minerais metálicos nos ____________ , associados aos terrenos Proterozoicos e Arqueozoicos, bem como a presença de minerais energéticos nas ____________, sobretudo dos combustíveis fósseis, petróleo e carvão.
a) Aplainado ou plano – pobre – Pré-Cambriana – Maciços Antigos – Bacias Sedimentares.
b) Desgastado e acidentado – rico – Mesozoica – Bacias Sedimentares – Maciços Antigos.
c) Erodido e aplainado – rico – Pré-Cambriana – Escudos Antigos – Bacias Sedimentares.
d) Plano ou aplainado – pobre – Cenozoica – Escudos Cristalinos – Bacias Sedimentares.
e) Recente e acidentado – rico – Paleozoica – Dobramentos Modernos – Escudos Antigos.
Gabarito: c
125) A Companhia Vale do Rio Doce (CVRD) chega a 2005 como uma das maiores empresas privadas da América Latina. Em termos mundiais, passou a ocupar o terceiro lugar entre os gigantes do setor. Sabendo que cerca de 85% da produção da CVRD é comercializada no mercado externo, assinale a alternativa que mostre corretamente a(s) principal(is) área(s) de produção, o produto gerado e o principal mercado de exportação.
a) Amazonas – Minério de ferro – Nafta
b) Minas Gerais – Celulose – União Européia
c) Pará e Minas Gerais – Minério de ferro – China
d) Rio de Janeiro – Aço – Japão
e) São Paulo e Alagoas – Açúcar – EUA
Gabarito: c
126) Reportagem Fantástico (09/10/11):
Garimpo ilegal invade reserva de índios
O Fantástico entra em uma região brasileira que é um campo minado, um barril de pólvora. De um lado, os garimpeiros ilegais. De outro, os donos da terra, que estão em pé de guerra.
http://fantastico.globo.com/Jornalismo/
Assinale a alternativa que corresponde respectivamente ao recurso mineral cobiçado pelos garimpeiros, os donos da terra em questão e a unidade da federação do conflito:
a) Diamante – Funai – Rondônia
b) Ouro – Índios Ianomâmis – Roraima
c) Mercúrio – Índios Guaranis – Pernambuco
d) Ouro – Índios Ianomâmi – Amapá
e) Diamante – Índios Tapajós – Acre
Gabarito: b
127) Leia o texto a seguir.
O país não deve abrir mão da tecnologia das usinas nucleares. Para o Brasil, pode haver a oportunidade a médio e longo prazos de exportar urânio enriquecido, usado na produção de reatores. (...) Além dos pequenos reatores, um outro desafio é o domínio de tecnologias para o tratamento de rejeitos. Também seria bom para o país ir avançando até a produção de grandes reatores.
Rogério C. Cerqueira Leite. Gazeta do Povo, 11/04/2004.
Na análise do autor desse texto, o uso da tecnologia nuclear no Brasil:
a) constitui-se na única alternativa para a crise na produção de energia elétrica no país, apesar dos riscos.
b) faz parte do atual projeto geopolítico nacional, prevendo inclusive a construção de armas nucleares.
c) não deve ser negligenciado, face às vantagens econômicas e científico-tecnológicas que oferece.
d) tem impedido investimentos nesta área por causa da produção e eliminação de rejeitos radioativos.
e) tem sido estimulado, apesar de o país ser signatário do tratado de não-proliferação de armas nucleares.
Gabarito: c
128) Leia o texto:
O Armazém Progresso de São Paulo começou com uma porta no lado par da Rua da Abolição. Agora tinha quatro no lado ímpar.
Também o Natale não despregava do balcão de madrugada a madrugada. Trabalhava como um danado. E dona Bianca suando firma na cozinha e no bocce.
Se não é essa cousa de imposto, puxa vida!
Mas a caderneta da Banca Francese ed Italiana per L’America Del Sud ria dessa cousa de imposto.
MACHADO, Antônio de Alcântara. Brás, Bexiga e Barra Funda São Paulo: Klick, 1997, p.65.
Sobre a industrialização em São Paulo, na Primeira República, é correto afirmar:
a) As máquinas utilizadas nas indústrias eram produzidas no Brasil, e os principais industriais eram brasileiros, marcando o caráter nacional da industrialização. A política do Estado, no sentido de favorecer a queda da taxa de câmbio, estimulava a indústria nacional.
b) No início do século XX, no censo de 1907, São Paulo surgia na frente dos estados com 35% da produção industrial, seguido do Distrito Federal, com 16,6%, e do Rio Grande do Sul, com 14,9%.
c) O crescimento industrial originou-se, pelo menos, de duas fontes interrelacionadas: o setor cafeeiro e os imigrantes. A desvalorização da moeda praticada pelas finanças brasileiras estimulava a indústria nacional, mas, ao mesmo tempo, tornava mais cara a importação de máquinas de que o parque industrial dependia.
d) O setor cafeeiro estimulou a industrialização ao promover a imigração e os empregos urbanos vinculados ao complexo cafeeiro, criando um mercado para os produtos manufaturados. Assim, o principal ramo industrial era o da indústria de base (ferro), seguido das indústrias alimentícias.
e) O crescimento industrial resultou da abolição da escravatura. O declínio do setor agrário e da exportação de café e a oferta abundante de mão de obra estimularam o surto industrial paulista.
Gabarito: d
129) Leia o texto.
O que era possível fazer dentro dos marcos do desenvolvimento industrial do país está realizado em boa parte. Esse empreendimento patriótico terá o seu complemento definitivo quando começarmos a produzir ferro e aço (...). E isso havemos de conseguir, em breve. Já de público, assumi o compromisso de montar no país a grande siderurgia e aqui renovo, perante vós, como colaboradores decididos dessa obra de emancipação econômica e de segurança nacional.
Discurso de Getúlio Vargas na Fábrica de Piquete. In: BERCITO, Sonia de Deus Rodrigues. Nos tempos de Getúlio.
Com base nas ideias contidas nesse discurso, pode-se afirmar que a política industrial do presidente Getúlio Vargas baseou-se:
a) na ação estatal em setores de base da economia nacional.
b) na adoção de uma política econômica subordinada ao FMI.
c) na subordinação do governo às decisões dos Estados Unidos da América.
d) nos altos investimentos realizados no setor automobilístico.
e) nos grandes empréstimos obtidos de empresas multinacionais.
Gabarito: a
130) Algumas fontes de energia pouco exploradas podem, no futuro, ser a solução para a questão energética brasileira. Elas são as apostas do Proinfa (Programa de Incentivo às Fontes Alternativas), iniciativa de 2002 do governo brasileiro.
Nesse programa, tem destaque:
a) a energia da biomassa gerada pela queima de material orgânico, que tem como grande vantagem a produção de lenha, graças às extensas áreas florestais brasileiras.
b) a energia eólica, por ser a mais barata e a mais limpa, mas causando grande impacto ambiental.
c) a energia solar, que é a mais renovável de todas, de mais fácil aproveitamento, tendo como desvantagem a poluição que causa.
d) o biodiesel, produzido de plantas como o dendê, a mamona, a soja, o babaçu, o amendoim e o algodão, que terá como grandes vantagens a redução da poluição e a economia no uso do petróleo.
e) o gás natural, que pode ser aproveitado de várias maneiras, e o fato de o Brasil possuir auto-suficiência em sua produção, graças aos poços da bacia de Santos
Gabarito: d
131) Assinale a alternativa que agrupa corretamente as indústrias de bens de consumo não duráveis.
a) Alimentos, bebidas e medicamentos.
b) Alimentos, metalúrgicas e bebidas.
c) Bebidas, calçados e siderúrgicas.
d) Metalúrgicas, têxteis e calçados.
e) Petroquímicas, medicamentos e bebidas.
Gabarito: a
132) Sobre a origem do carvão mineral, sobre suas propriedades físicas e sobre sua utilização econômica, assinale a alternativa correta.
a) O carvão mineral forma-se em terrenos cristalinos a partir da consolidação do magma existente no interior da litosfera.
b) Muito comum e abundante, o antracito é o tipo de carvão mineral que apresenta o menor teor calorífico.
c) O poder calorífero ou energético do carvão mineral está diretamente relacionado ao maior ou menor teor de carbono, ou seja, um maior teor de carbono lhe confere um maior poder calorífero ou energético.
d) Em virtude da boa qualidade do carvão mineral encontrado no Brasil, com alto poder energético, o país está relacionado entre os principais exportadores mundiais do produto.
e) No Brasil, os maiores depósitos de carvão mineral encontram-se na bacia Amazônica, tendo-se tornado o maior produtor nacional, nos últimos anos, o estado do Pará.
Gabarito: b
133) A industrialização no Brasil, gerou a necessidade de ampliação da rede de transportes. Mas apesar do transporte de carga por ferrovia ser, em média, muito mais barato se comparado aos demais, o mais utilizado é:
a) o transporte aéreo.
b) o transporte hidroviário.
c) o transporte marítimo.
d) o transporte rodoviário.
e) um transporte misto: ferrovia-rodovia.
Gabarito: d
134) A transferência da capital tinha por objetivo interiorizar o desenvolvimento e este se fez pela entrada maciça de capital estrangeiro, privilegiando a produção de bens de consumo duráveis.
As características do texto correspondem ao governo de:
a) Eurico Gaspar Dutra.
b) Getúlio Vargas.
c) João Goulart.
d) José Sarney.
e) Juscelino Kubitschek de Oliveira.
Gabarito: e
136) No período que vai da crise de 1929 até o fim da Segunda Guerra, em 1945, a indústria brasileira passou a ser:
a) de base, envolvendo investimentos de empresas transnacionais.
b) de origem familiar, com produção voltada para o mercado externo.
c) estatal, com forte intervenção política dos governos estaduais.
d) multinacional, principalmente de origem européia e norte-americana.
e) substitutiva, produzindo internamente bens que eram importados.
Gabarito: e
137) Durante os governos militares, especialmente entre 1969 e 1973, viveu-se no Brasil sob o milagre econômico, caracterizado:
a) pela internacionalização de nossa economia e pela anulação das diferenças regionais.
b) pela privatização das empresas estatais e pela industrialização acelerada.
c) pelo crescente endividamento externo e pelo aumento da concentração de renda.
d) pelo modelo de intervencionismo estatal e por entraves à instalação de multinacionais.
e) pelo pequeno índice de crescimento agrário-industrial e pelo controle da inflação.
Gabarito: c
138) A logística desempenha importante papel na economia de um país. Quanto às particularidades das vias de transportes, é incorreto afirmar:
a) O transporte aquático, quando favorecido pelas condições naturais, é o mais econômico para o deslocamento a longas distâncias.
b) O transporte ferroviário reduz a flexibilidade de circulação aos seus eixos, mas favorece os custos de frete em grande escala e a longas distâncias.
c) O transporte hidroviário marítimo e fluvial oferece maior flexibilidade e facilidade de acesso aos diversos lugares.
d) O transporte rodoviário, quando comparado ao ferroviário, é mais adequado para o deslocamento de pequenas cargas em curtas distâncias.
Gabarito: c
139) Dentre as formas de classificação das rochas que formam a crosta terrestre, uma das principais é a genética, na qual as rochas são agrupadas de acordo com o seu modo de formação na natureza. Dessa forma, classificam-se as rochas como
a) metamórficas aquelas que resultam da transformação de uma rocha preexistente no estado sólido.
b) sedimentares aquelas formadas pela deposição repentina do magma na superfície por meio do vulcanismo.
c) magmáticas aquelas formadas pela compactação de fragmentos de rochas metamórficas e/ou sedimentares.
d) ígneas (quentes) aquelas que ainda se encontram em estado líquido sob a crosta terrestre.
e) graníticas aquelas formadas pela erosão e lixiviação dos compostos solúveis presentes nas rochas metamórficas.
Gabarito: a
141) O Brasil, devido sua localização e grande extensão territorial, abriga diversos tipos de cobertura vegetal, sendo que cada Região brasileira apresenta um bioma predominante. Nesse sentido, relacione o estado ou região ao tipo de vegetação predominante.
Gabarito: 5, 4, 7, 6, 2, 3, 1
142) Vegetação típica de regiões costeiras, sendo uma área de encontro das águas do mar com as águas doces dos rios. A principal espécie encontrada nesse bioma é o caranguejo. Essas características são do:
a) Cerrado
b) Mata de Cocais
c) Mangue
d) Caatinga
e) Pantanal
Gabarito: c
a) Falso – O cerrado é um bioma típico do Centro-Oeste brasileiro, onde não há encontro das águas do mar com as águas dos rios.
b) Falso – Esse tipo de vegetação consiste numa zona de transição entre a Amazônia e as terras semiáridas do Nordeste Brasileiro. O caranguejo não é uma espécie desse bioma.
c) Verdadeiro – O mangue é um bioma típico de pontos da costa brasileira, sendo muito comum em locais onde o mar se encontra com as águas doces dos rios. O caranguejo e a ostra são as principais espécies desse bioma.
d) Falso – A caatinga possui vegetação típica de regiões semiáridas, formada por plantas que se adaptam ao clima seco. Portanto, esse bioma não é típico de regiões onde ocorre o encontro das águas do mar com as águas dos rios.
e) Falso – O pantanal é considerado uma das maiores planícies inundáveis do planeta. Esse tipo de cobertura vegetal não ocorre em regiões costeiras, além de não abrigar caranguejos.
143) O texto abaixo refere-se à qual formação vegetal?
“De origem bastante discutida, essa formação é característica das áreas onde o clima apresenta duas estações bem marcadas: uma seca e outra chuvosa, como no Planalto Central. Ela apresenta 2 estratos nítidos: uma arbóreo-arbustivo, onde as espécies tortuosas têm os caules geralmente revestidos de casca espessa, e outro herbáceo, geralmente dispostos em tufos”.
a) Floresta tropical
b) Caatinga
c) Formação do Pantanal
d) Mata semiúmida
e) Cerrado
Gabarito: e
a) Falso – A floresta tropical é caracterizada pela grande presença de chuvas, não havendo grandes períodos de seca, diferentemente do Planalto Central.
b) Falso – A caatinga é marcada por grandes períodos de seca e apresenta vegetação típica de regiões semiáridas. Esse bioma é predominante no o sertão nordestino.
c) Falso – As árvores do pantanal não apresentam caules com cascas espessas, além desse domínio não apresentar grandes períodos de seca.
d) Falso – Nas áreas em que a mata semiúmida está presente não ocorre grande períodos de seca, além de suas árvores não apresentarem aspectos tortuosos e cascas espessas.
e) Verdadeiro – O cerrado é o bioma típico do Planalto Central, suas árvores são tortuosas e possuem cascas espessas. A região onde predomina esse tipo de vegetação é mercada por duas estações bem definidas: chuvosa (outubro a março) e seca (abril a setembro).
144) Sobre as formações fitogeográficas ou Biomas existentes no Brasil, assinale V para as proposições verdadeiras e F para as falsas.
( ) O Cerrado é uma formação fitogeográfica caracterizada por uma floresta tropical que cobre cerca de 40% do território brasileiro, ocorrendo na Região Norte.
( ) A Caatinga é caracterizada por ser uma floresta úmida da região litorânea do Brasil, hoje muito devastada.
( ) O Mangue ocorre desde o Amapá até Santa Catarina e desenvolve-se em estuários, sendo utilizados por vários animais marinhos para reprodução.
( ) O Pampa ocorre na Região Centro-Oeste onde o clima é quente e seco. A flora e a fauna dessa região são extremamente diversificadas.
( ) A Floresta Amazônica está localizada nos estados do Maranhão e do Piauí e as árvores típicas dessa formação são as palmeiras e os pinheiros.
( ) O Pantanal ocorre nos estados do Mato Grosso do Sul e do Mato Grosso, caracterizando-se como uma região plana que é alagada nos meses de cheias dos rios.
( ) A Mata Atlântica é uma formação que se estende de São Paulo ao Sul do país, onde predominam árvores como o babaçu e a carnaúba, e está muito bem preservada.
Gabarito: F, F, V, F, F, V, F
Falso – O cerrado não é uma floresta tropical. Apesar da ocorrência desse tipo de vegetação em várias regiões brasileiras, o cerrado é predominante no Centro-Oeste.
Falso – A caatinga é um bioma típico do sertão nordestino, onde prevalece uma vegetação característica de regiões semiáridas.
Verdadeiro – Os mangues estão presentes em vários pontos da costa brasileira, abrangendo áreas que vão do Amapá até Santa Catarina. O manguezal é de fundamental importância para o equilíbrio ambiental, pois esse ecossistema apresenta grande biodiversidade e consiste em um berçário natural para as espécies marinhas, onde vários peixes, moluscos e crustáceos realizam a reprodução.
Falso – O pampa é o tipo de cobertura vegetal predominante no Rio Grande do Sul. Na Região Centro-Oeste, prevalece o bioma cerrado.
Falso – A Floresta Amazônica cobre toda a região Norte do Brasil. As palmeiras e os pinheiros não são árvores típicas desse bioma.
Verdadeiro – O Pantanal está localizado no sudoeste de Mato Grosso e oeste de Mato Grosso do Sul. Esse bioma é uma das maiores planícies inundáveis do planeta. Durante os períodos chuvosos (outubro a abril), o nível dos rios na bacia do Paraguai aumenta e inunda a planície, cobrindo até dois terços da área pantaneira.
Falso – A Mata Atlântica está presente na porção leste do território nacional, estendendo-se do Piauí ao Rio Grande do Sul. O babaçu e a carnaúba são árvores típicas do bioma Mata dos Cocais. A Mata Atlântica é o bioma mais devastado do Brasil.
145) Localizado principalmente na Região Centro-Oeste, esse bioma é caracterizado pela presença de pequenos arbustos e árvores retorcidas, com cascas grossas e folhas recobertas de pelos. Solo deficiente em nutrientes e com alta concentração de alumínio. Marque a alternativa que corresponde ao bioma que apresenta as características descritas.
a) Mangue
b) Caatinga
c) Campos
d) Cerrado
e) Mata de araucária
Gabarito:d
a) Falso – Os mangues são típicos de áreas litorâneas, onde o mar se encontra com as águas doces dos rios.
b) Falso – A caatinga é o bioma característico da Região Nordeste. Sua vegetação é de regiões semiáridas, formada por plantas xerófilas, adaptadas ao clima seco e a pouca quantidade de água.
c) Falso – Os campos estão presentes na Região Norte (Amazonas, Roraima e Pará) e, principalmente, na Região Sul, com as pradarias mistas subtropicais. O solo desse bioma é extremamente rico em nutrientes.
d) Verdadeiro – Sua vegetação é composta por árvores esparsas, arbustos e gramíneas. Uma das principais características do cerrado são as árvores com caules tortuosos e folhas coriáceas, além do solo com poucos nutrientes e com grande concentração de alumínio.
e) Falso – A mata de araucária é um bioma encontrado no estado de São Paulo e, principalmente, nos estados da Região Sul, em especial no Paraná. Sua vegetação é caracterizada pela presença de árvores aciculifoliadas, com folhas em formato de agulha. O solo desse bioma é rico em nutrientes.
146) Para responder à questão, analise os climogramas abaixo, que representam os principais domínios climáticos brasileiros, e preencha os parênteses com a legenda correspondente:
( ) tropical
( ) subtropical
( ) equatorial
( ) tropical semiárido
A numeração correta, de cima para baixo, é:
a) 1-2-4-3
b) 1-3-4-2
c) 2-3-1-4
d) 2-4-1-3
e) 3-1-2-4
Gabarito: d Explicação pelo Professor Gabryel Correa
147) Relacione os números, que indicam os biomas, com as suas respectivas imagens.
1 – Cerrado
2 – Caatinga
3 – Mata Atlântica
4 – Mangue
5 – Campos
6 – Floresta Amazônica
7 – Mata de Araucária
8 – Pantanal
9 – Mata de Cocais
Gabarito
a) Mata Atlântica (número 3).
b) Caatinga (número 2).
c) Mangue (número 4).
d) Pantanal (número 8).
e) Cerrado (número 1).
f) Mata dos Cocais (número 9).
g) Mata de Araucárias (número 7).
h) Floresta Amazônica (número 6).
i) Campos (número 5).
148) Em relação aos tipos climáticos encontrados no Brasil, a afirmação errada é:
a) O clima equatorial apresenta elevados índices pluviométricos e temperaturas médias acima de 22°C
b) O clima da costa oriental do Nordeste apresenta chuvas mais abundantes nos meses de inverno.
c) O clima tropical com chuvas de verão e invernos secos ocorre em grande parte do território brasileiro.
d) O clima subtropical apresenta pequenas amplitudes térmicas e chuvas concentradas no verão
e) O clima semiárido apresenta baixos índices pluviométricos e grande irregularidade na distribuição das chuvas
Gabarito: d Explicação pela Professora Lucilene
149) "A camada pré-sal é uma faixa que se estende ao longo de 800 quilômetros entre os Estados do Espírito Santo e Santa Catarina, abaixo do leito do mar, e engloba três bacias sedimentares (Espírito Santo, Campos e Santos). O petróleo encontrado nesta área está a profundidades que superam os 7 mil metros, abaixo de uma extensa camada de sal que, segundo geólogos, conservam a qualidade do petróleo."
O petróleo é um combustível fóssil encontrado em terrenos de rochas:
a) metamórficas
b) magmáticas intrusivas
c) sedimentares orgânicas
d) magmáticas extrusivas
Gabarito: c 149 ao 153 Explicação pela Professora Danielle
a) a rocha sedimentar é formada pela cimentação e compactação dos sedimentos, provenientes do desgaste de todos os tipos de rochas;
b) as rochas magmáticas são formadas pela transformação de rochas sedimentares e metamórficas em ambientes de pouca pressão;
c) a rocha metamórfica é formada pela solidificação do magma, proveniente do núcleo terrestre, cuja composição química é homogênea;
d) a rocha sedimentar possui o mesmo processo físico de formação da rocha magmática, pois ambas dependem do resfriamento do magma.
Gabarito: a 149 ao 153 Explicação pela Professora Danielle
🌏 📖 FAÇA TAMBÉM EXERCÍCIOS SOBRE REGIONALIZAÇÃO
154) A classificação do relevo brasileiro em grandes unidades, ou compartimentos, é uma síntese dos processos de construção e modelagem da superfície terrestre e das formas resultantes. Esta classificação distingue três tipos de compartimentos, que são:
a) Planaltos, Planícies e Dobramentos Modernos
b) Escudos Cristalinos, Bacias Sedimentares e Dobramentos Modernos
c) Planaltos, Planícies e Depressões
d) Plataforma Continental, Talude Continental e Fossa Abissal
e) Chapadas, Depressões e Bacias Sedimentares.
Gabarito: c 154 e 155 Explicação pelo Professor Rafael Gatto
155) Assinale a alternativa que apresenta a segunda maior bacia hidrográfica brasileira em termos de volume de vazão e que possui uma imensa bacia sedimentar onde está localizada a maior ilha fluvial do mundo:
a) Bacia Amazônica
b) Bacia do Paraná
c) Bacia Tocantins-Araguaia
d) Bacia do São Francisco
e) Bacia do Paraguai
Gabarito: b 154 e 155 Explicação pelo Professor Rafael Gatto
156) Analisando a dinâmica relativa aos climas que atuam no Brasil, percebe-se que em toda a região Sul ocorre o clima:
a) tropical semiárido
b) subtropical úmido
c) litorâneo úmido
d) equatorial úmido
e) tropical
Gabarito: b 156 e 157 Explicação pelo Professor Rafael Gatto
157) O clima que abrange as terras altas do Sudeste, caracterizando-se por invernos mais rigorosos sob influência da massa de ar Polar Atlântica, trata-se do:
a) subtropical úmido
b) tropical semiárido
c) litorâneo úmido
d) equatorial úmido
e) tropical de altitude
Gabarito: e 156 e 157 Explicação pelo Professor Rafael Gatto
158) No Brasil, ocorre um tipo climático com aspectos bem definidos: médias elevadas de temperatura de 25 a 28°C e pequena amplitude térmica anual em torno de 3°C. Nesse tipo de clima, as chuvas são abundantes e bem distribuídas ao longo do ano, favorecidas diretamente pela convergência dos ventos alísios e pela dinâmica de uma massa de ar continental.
Os aspectos acima mencionados caracterizam o tipo climático:
a) equatorial
b) subtropical
c) semiárido
d) tropical de altitude
e) tropical com duas estações
Gabarito: a Explicação pelo Professor Rafael Gatto
159) Os climogramas das localidades A e B representam, respectivamente, os seguintes tipos climáticos:
a) Equatorial e Subtropical
b) Tropical Típico e Subtropical
c) Subtropical e Tropical Semiárido
d) Tropical Típico e Equatorial
Gabarito: b
160) O Brasil possui uma das mais extensas e diversificadas redes fluviais do mundo, dividida em
macrobacias hidrográficas, como apresentado na figura.
Do total das macrobacias hidrográficas, nove contêm nascentes no seguinte bioma:
a) Cerrado.
b) Caatinga.
c) Restinga.
d) Mata Atlântica.
163) As figuras representam, respectivamente, as chuvas:
a) Orográficas e frontais
b) Frontais e orográficas
c) Convectivas e orográficas
d) Orográficas e de relevo
164) No mapa acima, registra-se o potencial de energia das macrorregiões brasileiras, produzida a partir
da utilização do
a) vento.
b) petróleo.
c) carvão mineral.
d) gás natural
Gabarito: a
165) Os rios voadores são fluxos aéreos sob a forma de vapor d’água que vêm de áreas tropicais do
Oceano Atlântico e são alimentados pela umidade da Região Amazônica. Essa umidade é
responsável pelas chuvas em grande parte da América do Sul.
O desvio dessa umidade para o Cone Sul do continente só é possível devido à presença
a) da Planície Amazônica.
b) da Planície do Pantanal.
c) do Planalto Central.
d) da Cordilheira dos Andes.
Gabarito: d
Gabarito: c
168) O furacão Katrina arrasou Nova Orleans, nos Estados Unidos, em 2005 e expôs o despreparo do país mais poderoso do planeta para enfrentar a fúria dos ventos e do oceano. Dias depois, a costa
do Golfo do México sofreu os efeitos de outro furacão, chamado Rita, causador de prejuízos
bilionários, especialmente para a indústria petrolífera no litoral do Texas. Muitos autores
consideram que o aumento da ocorrência de furacões está diretamente relacionado ao
aquecimento global.
Dentre as consequências da ocorrência do aquecimento global, podem ser identificadas(os):
a) o degelo da neve nas elevadas montanhas e o aumento dos mananciais nas áreas afetadas.
b) a redução do nível dos oceanos e a expansão de novas rotas marítimas na região Ártica.
c) o aumento do desmatamento e dos índices de emissão de dióxido de carbono (CO2).
d) o derretimento das calotas polares a submersão de ilhas e áreas litorâneas.
Gabarito: a
Gabarito: d
191) O incêndio na Usina Nuclear de Fukushima, no Japão, após o tsunami do dia 11 de março de 2011, reacendeu as discussões internacionais sobre a sustentabilidade desse tipo de energia.
Os defensores da produção de energia nuclear afirmam que uma das suas vantagens é:
a) a necessidade nula de armazenamento de resíduos radioativos.
b) o menor custo quando comparado às demais fontes de energia.
c) a baixa produção de resíduos emissores de radioatividade.
d) o reduzido grau de interferência nos ecossistemas locais.
e) a contribuição zero para o efeito de estufa global.
192) A imagem retrata a araucária, árvore que faz parte de um importante bioma brasileiro que, no entanto, já foi bastante degradado pela ocupação humana. Uma das formas de intervenção humana relacionada à degradação desse bioma foi
a) o avanço do extrativismo de minerais metálicos voltados para a exportação na região Sudeste.
b) a contínua ocupação agrícola intensiva de grãos na região Centro-Oeste do Brasil.
c) o processo de desmatamento motivado pela expansão da atividade canavieira no Nordeste brasileiro.
d) o avanço da indústria de papel e celulose a partir da exploração da madeira, extraída principalmente no Sul do Brasil.
e) o adensamento do processo de favelização sobre áreas da Serra do Mar na região Sudeste.
a) tropical semiárido
b) subtropical úmido
c) litorâneo úmido
d) equatorial úmido
e) tropical
Gabarito: b 156 e 157 Explicação pelo Professor Rafael Gatto
157) O clima que abrange as terras altas do Sudeste, caracterizando-se por invernos mais rigorosos sob influência da massa de ar Polar Atlântica, trata-se do:
a) subtropical úmido
b) tropical semiárido
c) litorâneo úmido
d) equatorial úmido
e) tropical de altitude
Gabarito: e 156 e 157 Explicação pelo Professor Rafael Gatto
Os aspectos acima mencionados caracterizam o tipo climático:
a) equatorial
b) subtropical
c) semiárido
d) tropical de altitude
e) tropical com duas estações
Gabarito: a Explicação pelo Professor Rafael Gatto
159) Os climogramas das localidades A e B representam, respectivamente, os seguintes tipos climáticos:
a) Equatorial e Subtropical
b) Tropical Típico e Subtropical
c) Subtropical e Tropical Semiárido
d) Tropical Típico e Equatorial
Gabarito: b
160) O Brasil possui uma das mais extensas e diversificadas redes fluviais do mundo, dividida em
macrobacias hidrográficas, como apresentado na figura.
Do total das macrobacias hidrográficas, nove contêm nascentes no seguinte bioma:
a) Cerrado.
b) Caatinga.
c) Restinga.
d) Mata Atlântica.
Gabarito: a
161) Trump Derruba Medidas de Proteção Ambiental Criadas por Obama
Usinas de carvão não terão mais que controlar emissão de gases poluentes. Governo diz que objetivo é “garantir independência energética do país”.
Disponível em: http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2017/03/trump-derruba-medidas-de-protecaoambiental-criadas-por-obama.html
Donald Trump liberou a mineração do carvão em terras que pertencem ao governo federal e abriu caminho para que as usinas de geração de energia movidas a carvão não tenham mais que controlar
a poluição que causam. A queima do carvão mineral, em grandes quantidades, pode aumentar o volume do óxido de enxofre na atmosfera.
Essa queima de carvão e esse aumento de óxido provocam o fenômeno denominado:
a) Inversão térmica
b) Ilha de calor
c) Formação do ozônio
d) Chuva ácida
Gabarito: d
162) A MRS S.A. – Malha Regional Sudeste Logística S.A. – é uma Companhia Ferroviária dedicada ao transporte de cargas criada em agosto de 1996. A logística apresentada pelo mapa acima indica áreas produtoras e o escoamento da produção do seguinte produto:
a) Petróleo
b) Soja
c) Minério de ferro
d) Carne bovina
Gabarito: c
163) As figuras representam, respectivamente, as chuvas:
a) Orográficas e frontais
b) Frontais e orográficas
c) Convectivas e orográficas
d) Orográficas e de relevo
Gabarito: b
164) No mapa acima, registra-se o potencial de energia das macrorregiões brasileiras, produzida a partir
da utilização do
a) vento.
b) petróleo.
c) carvão mineral.
d) gás natural
Gabarito: a
165) Os rios voadores são fluxos aéreos sob a forma de vapor d’água que vêm de áreas tropicais do
Oceano Atlântico e são alimentados pela umidade da Região Amazônica. Essa umidade é
responsável pelas chuvas em grande parte da América do Sul.
O desvio dessa umidade para o Cone Sul do continente só é possível devido à presença
a) da Planície Amazônica.
b) da Planície do Pantanal.
c) do Planalto Central.
d) da Cordilheira dos Andes.
Gabarito: d
167) "O avanço da tecnologia – que leva a métodos de detecção e medição cada vez mais apurados – continua derrubando mitos. Um deles é aquele que diz que o Brasil está livre de abalos sísmicos. Nada mais falso”.
(Guia do Estudante – Atualidades vestibular. São Paulo: Editora Abril, 2009, p. 205)
A análise do mapa nos permite entender porque durante tanto tempo afirmou-se que no Brasil não se registravam terremotos, justificando também a ocorrência de tremores de menor intensidade.
Marque a alternativa correta que explica a maior estabilidade do território brasileiro.
a) A presença de terrenos antigos, fruto da localização do Brasil na borda das placas Sul-Americana e Africana.
b) A formação geológica recente (Era Terciária) do relevo brasileiro, favorecendo os processos erosivos.
c) A localizaçao do território brasileiro afastado da área de contato das bordas das placas de Nazca e Sul-Americana
d) A presença de falhas e fraturas, que absorvem os efeitos dos deslocamentos das placas tectônicas que circundam o território brasileiro.
Gabarito: c
do Golfo do México sofreu os efeitos de outro furacão, chamado Rita, causador de prejuízos
bilionários, especialmente para a indústria petrolífera no litoral do Texas. Muitos autores
consideram que o aumento da ocorrência de furacões está diretamente relacionado ao
aquecimento global.
Dentre as consequências da ocorrência do aquecimento global, podem ser identificadas(os):
a) o degelo da neve nas elevadas montanhas e o aumento dos mananciais nas áreas afetadas.
b) a redução do nível dos oceanos e a expansão de novas rotas marítimas na região Ártica.
c) o aumento do desmatamento e dos índices de emissão de dióxido de carbono (CO2).
d) o derretimento das calotas polares a submersão de ilhas e áreas litorâneas.
Gabarito: d
169) Nas décadas de 70 e 80, o pólo industrial de Cubatão, no litoral de São Paulo, era conhecido como a região mais poluída do mundo. Lançava no ar, diariamente, quase mil toneladas de poluentes. A Mata Atlântica que cerca a cidade de Cubatão teve uma perda da vegetação de quase 80%, consequência da alarmante acidez do solo. Em 1984, a Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) iniciou um plano de recuperação do meio ambiente, submetendo as indústrias a um rígido cronograma de controle das 320 fontes poluidoras primeiras identificadas. Em menos de 10 anos, os índices das fontes poluidoras foram reduzidos em 93%. A mata se restabeleceu, os peixes voltaram a viver no rio Cubatão e até o guará-vermelho, uma ave ameaçada de extinção, voltou a habitar os manguezais e a procriar. (Modificado da Revista Cidades do Brasil, fevereiro de 2000)
Assinale a opção que apresenta corretamente o principal impacto ambiental ocorrido nesta cidade, e os poluentes responsáveis por esse impacto.
a) Efeito estufa, causado pela grande eliminação de gás carbônico e metano.
b) Furo na camada de ozônio, causado pela eliminação de CFC.
c) Chuva ácida, causada pelo excesso de óxidos de nitrogênio e enxofre, eliminados pelas fábricas.
d) Desertificação, causada pela liberação de ácido sulfúrico e ácido nítrico no ambiente.
Gabarito: c
170) As enchentes são calamidades, naturais ou não, que ocorrem quando um leito natural recebe um volume de água superior ao que pode comportar, resultando em transbordamentos. Podem ocorrer em lagos, rios, córregos, mares e oceanos devido a chuvas fortes e contínuas. Em áreas rurais ocorrem com menor frequência, pois o solo e a vegetação se comprometem a fazer a retirada da água pela absorção da mesma provocando menores prejuízos. Já nas áreas urbanas ocorrem com maior frequência e força, trazendo grandes prejuízos. Como nessas áreas é intensificada por fatores devidos à interferência humana no ambiente, deixa assim de ser uma calamidade natural.
Fonte: modificado de http://www.brasilescola.com

De acordo com o exposto, assinale a única alternativa correta em relação à causa das enchentes.
a) A erosão das margens dos rios, apesar de contribuírem com o seu assoreamento, não está relacionada às enchentes nas áreas rurais.
b) As enchentes são provocadas pela poluição atmosférica, que aumenta a intensidade de chuvas, pois as nuvens ficam carregadas de poluentes.
c) A impermeabilização dos solos nos centros urbanos dificulta a infiltração da água, aumentando a possibilidade de ocorrência de enchentes.
d) Apesar de intensificadas pela ação humana, não podemos relacionar as enchentes ao aumento de área construída nas grandes cidades.
Gabarito: c
171) A extração de material genético de determinado lugar para sua exploração comercial em outro cria situações inexplicáveis. Um exemplo que podemos citar é a questão em torno do cupuaçu, fruta nativa da floresta amazônica, que foi registrada no Japão. A importância deste comércio pode ser medida pelo fato da biopirataria ser uma das atividades clandestinas que mais movimentam dinheiro, tornando-se inferior apenas ao tráfico de drogas e armas.
Assinale a alternativa que aponta um dos efeitos da biopirataria:
a) Incentivo às políticas de desenvolvimento sustentável.
b) Estímulo à reprodução das plantas e animais em cativeiro.
c) Preservação da biodiversidade pela exportação de espécies.
d) Perda de recursos da exploração comercial de espécies nativas.
Gabarito: d
172) Tudo teve início há cerca de 4,5 bilhões de anos, quando a litosfera começou a se formar. Por eras geológicas, agentes internos e externos modelaram e remodelaram a superfície terrestre, originando uma enorme variedade topográfica pelo mundo. Também no Brasil, os principais tipos de relevo foram esculpidos por agentes internos e externos.
Sobre o relevo brasileiro, assinale a opção correta:
a) A presença de dobramentos modernos que deram origem a imensas cadeias de montanhas é bastante significativa em nosso país.
b) Ocorrem elevados índices de abalos sísmicos e vulcanismo, pois o território se situa em área de contato entre duas placas tectônicas.
c) Dentre os tipos de relevo, destacam-se depressões abaixo do nível do mar e grandes áreas de planícies interioranas.
d) Devido à sua formação antiga e à erosão provocada por agentes do intemperismo, as altitudes são modestas.
Gabarito: d
173) “Para muitos tomadores de decisão, que respiram ar-condicionado quase 24 horas por dia, fechados dentro de seus veículos e seus escritórios, e que nunca passaram fome nem sede na vida, pode ser fácil ignorar o aquecimento global. Os cientistas dizem que a temperatura do planeta vai subir alguns graus nas próximas décadas, se não pararmos de lançar gás carbônico na atmosfera… e daí? Vai chover um pouco mais ali, secar um pouco mais acolá, talvez algumas plantações sejam perdidas, algumas cidades inundadas… mas e daí? Uma chuvinha e um calorzinho a mais não pode ser tão ruim assim… ou pode? Pergunte a essa família ilhada pelas águas no Paquistão (foto abaixo) se ela está preocupada.”
Assinale a alternativa que contenha apenas causas do aquecimento global:
a) Aumento da utilização da energia termoelétrica e do uso da energia solar.
b) Excesso de chuvas e aumento da população economicamente ativa em áreas rurais.
c) Aumento da frota de veículos automotores e da ocorrência de queimadas no mundo.
d) Derretimento das calotas polares e redução da biodiversidade da plataforma continental.
Gabarito: c
174) O conceito de desenvolvimento sustentável foi apresentado pela primeira vez em 1987, através do relatório Nosso Futuro Comum, na Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU). Ele é resultado da percepção de que desenvolvimento, meio ambiente e qualidade de vida não podem ser separados.
a) Aumento da utilização da energia termoelétrica e do uso da energia solar.
b) Excesso de chuvas e aumento da população economicamente ativa em áreas rurais.
c) Aumento da frota de veículos automotores e da ocorrência de queimadas no mundo.
d) Derretimento das calotas polares e redução da biodiversidade da plataforma continental.
Gabarito: c
174) O conceito de desenvolvimento sustentável foi apresentado pela primeira vez em 1987, através do relatório Nosso Futuro Comum, na Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU). Ele é resultado da percepção de que desenvolvimento, meio ambiente e qualidade de vida não podem ser separados.
Gabarito: a
176) O conhecimento do território brasileiro e de suas bases físicas é importante para compreender que o país possui potencialidades econômicas e sociais, mas também vulnerabilidades ambientais.
Com relação às bases físicas do território brasileiro e suas correlações com o contexto econômico, social e ambiental, é correto afirmar que
a) a sua gênese geológica, majoritariamente antiga, gerou a supremacia de uma estrutura com predomínio de Escudos Cristalinos, ricos em minerais fósseis, o que contribuiu para a autossuficiência brasileira em combustíveis dessa natureza.
b) por sua grande extensão territorial, especialmente em sua porção setentrional, o país não consegue criar uma legislação ambiental severa, a qual geraria sérias punições para aqueles que cometem crimes ambientais.
c) a sua variância latitudinal lhe confere uma grande diversidade de paisagens vegetais, onde o Cerrado, na Região Centro Oeste, se destaca por possuir um solo fértil, chuvas bem distribuídas durante todo o ano e grande produção de oleaginosas.
d) a Região Sudeste, maior força econômica do país, em sua evolução econômica se beneficiou de seu território com predomínio de planícies, solos férteis, grande mercado consumidor e incentivos fiscais.
e) o planalto Meridional se destaca junto ao relevo da Região Sul e, na campanha gaúcha, são encontradas excelentes pastagens naturais, tornando a pecuária a principal atividade econômica dessa área.
Gabarito: e
177) Em função de sua localização geográfica e particularidades físicas, diversos fatores podem modificar o comportamento dos elementos que caracterizam o clima brasileiro. Sendo assim, é correto afirmar que
a) apesar da altitude ser um importante fator climático, somente sua influencia não é um fator muito marcante no Brasil, porque mais de 95% do relevo nacional está a menos de 1.200 m de altitude.
b) a variância latitudinal brasileira é inexpressiva, influenciando pouco na diversificação climática do território nacional, fato que torna o clima tropical o mais abrangente no pais.
c) a extensão leste-oeste do território nacional lhe confere pouca influência da continentalidade e maritimidade, fato que explica as grandes amplitudes térmicas das áreas situadas próximas aos litorais.
d) as temperaturas, ao longo da faixa litorânea setentrional nacional, sofrem influência direta de duas correntes marinhas durante o ano: a corrente quente do Brasil e a corrente fria das Malvinas.
e) a Região Sul, por apresentar as maiores altitudes do país, somadas à sua localização latitudínal, apresenta as menores amplitudes térmicas anuais, proporcionando a essa área do país invernos muito frios e verões muito quentes.
Gabarito: a
178) "Uma das alterações produzidas recentemente, causada pela incorporação do elemento ambiental no discurso do desenvolvimento foi o estabelecimento de novas diretrizes para o uso da terra. A Amazônia, um dos principais objetos de preocupação dos ambientalistas, voltou à cena e tornou-se objeto de disputa pela sua significação;"
RABELLO, Antônio Cláudio. Amazônia, uma disputa volátil.
Sobre os problemas ligados à ocupação do espaço amazônico que vem preocupando os ambientalistas, assinale a alternativa correta:
a) O avanço do chamado "arco do devastação" teve seu período mais intenso durante o governo de Getúlio Vargas, fase de grande expansão da indústria regional, principalmente depois da criação da Superintendência do Plano de Valorização Econômica da Amazônia (SPVEA).
b) Para além da dimensão aparente do desmatamento, o "arco da devastação" amazônico dá conta de um processo mais amplo e menos visível como uma intricada e oculta teia de tráfego clandestino de animais, de biopirataria, de garimpo e de madeira acontecendo sob as copas das arvores.
c) Os modos de vida tradicionais dos chamados "povos da floresta" têm sido determinantes na configuração da catástrofe ambiental amazônica, devido principalmente, à ligação indissociável entre o baixo nível tecnológico das atividades que desenvolvem e a degradação ambiental.
d) A província mineral da serra dos Carajás, no sudoeste do Pará, é a maior reserva de minério de ferro do mundo; tendo sido administrada, desde o início de sua operação, pela hoje privatizada Companhia Vale do Rio Doce, e é considerada modelo de extração sustentável.
e) Em 2006, foi aprovada a Lei de Gestão das Florestas Nacionais (Flonas), que estabelece critérios para o manejo da floresta, como limites para a derrubada de árvores e estímulo ao manejo múltiplo, associando a proteção da floresta ao uso econômico sustentável, o que impedirá, definitivamente, o avanço do desmatamento.
Gabarito: b
179) Entende-se por energia a propriedade que possuem certos corpos de produzir trabalho ou gerar força. Com relação às fontes de energia brasileiras, assinale a opção INCORRETA
a) A nossa procura por fontes energéticas renováveis surge como alternativa importante para superar dois problemas sérios: a escassez de fontes de energia não renováveis, principalmente o petróleo, e a poluição ambiental causada por essas fontes, sobretudo pelos combustíveis fósseis.
b) Em 1973, o programa de substituição da gasolina pelo álcool etílico - O chamado Proálcool - e o incremento da utilização de energia elétrica em certos setores industriais que antes utilizavam o óleo dieses reforçaram essa mudança no perfil das fontes de produção e consumo de energia.
c) O carvão mineral, que ocupa papel destacado em nossa matriz energética, possui suas maiores jazidas no Estado do Paraná, São Paulo e Minas Gerais, o que acabou beneficiando a Região Sudeste em seu desenvolvimento industrial, especialmente a partir dos anos 1940.
d) O aproveitamento do potencial hidrelétrico (inventariado e estimado) é pequeno no país, evidenciando um subaproveitamento no setor; no entanto, representa uma garantia para a sustentação de nosso desenvolvimento econômico, ainda que o impacto ambiental gerado por essa modalidade energética gere muita polêmica entre os ambientalistas.
e) Datam do ano de 1956 as primeiras intenções de implantar centrais nucleares de pequeno porte para a produção de energia elétrica no Brasil; no entanto, foi somente a partir de 1967 que o programa nuclear brasileiro começou a ser definido, exatamente pelas particularidades políticas e econômicas da época.
Gabarito: b
Com relação às bases físicas do território brasileiro e suas correlações com o contexto econômico, social e ambiental, é correto afirmar que
a) a sua gênese geológica, majoritariamente antiga, gerou a supremacia de uma estrutura com predomínio de Escudos Cristalinos, ricos em minerais fósseis, o que contribuiu para a autossuficiência brasileira em combustíveis dessa natureza.
b) por sua grande extensão territorial, especialmente em sua porção setentrional, o país não consegue criar uma legislação ambiental severa, a qual geraria sérias punições para aqueles que cometem crimes ambientais.
c) a sua variância latitudinal lhe confere uma grande diversidade de paisagens vegetais, onde o Cerrado, na Região Centro Oeste, se destaca por possuir um solo fértil, chuvas bem distribuídas durante todo o ano e grande produção de oleaginosas.
d) a Região Sudeste, maior força econômica do país, em sua evolução econômica se beneficiou de seu território com predomínio de planícies, solos férteis, grande mercado consumidor e incentivos fiscais.
e) o planalto Meridional se destaca junto ao relevo da Região Sul e, na campanha gaúcha, são encontradas excelentes pastagens naturais, tornando a pecuária a principal atividade econômica dessa área.
Gabarito: e
177) Em função de sua localização geográfica e particularidades físicas, diversos fatores podem modificar o comportamento dos elementos que caracterizam o clima brasileiro. Sendo assim, é correto afirmar que
a) apesar da altitude ser um importante fator climático, somente sua influencia não é um fator muito marcante no Brasil, porque mais de 95% do relevo nacional está a menos de 1.200 m de altitude.
b) a variância latitudinal brasileira é inexpressiva, influenciando pouco na diversificação climática do território nacional, fato que torna o clima tropical o mais abrangente no pais.
c) a extensão leste-oeste do território nacional lhe confere pouca influência da continentalidade e maritimidade, fato que explica as grandes amplitudes térmicas das áreas situadas próximas aos litorais.
d) as temperaturas, ao longo da faixa litorânea setentrional nacional, sofrem influência direta de duas correntes marinhas durante o ano: a corrente quente do Brasil e a corrente fria das Malvinas.
e) a Região Sul, por apresentar as maiores altitudes do país, somadas à sua localização latitudínal, apresenta as menores amplitudes térmicas anuais, proporcionando a essa área do país invernos muito frios e verões muito quentes.
Gabarito: a
178) "Uma das alterações produzidas recentemente, causada pela incorporação do elemento ambiental no discurso do desenvolvimento foi o estabelecimento de novas diretrizes para o uso da terra. A Amazônia, um dos principais objetos de preocupação dos ambientalistas, voltou à cena e tornou-se objeto de disputa pela sua significação;"
RABELLO, Antônio Cláudio. Amazônia, uma disputa volátil.
Sobre os problemas ligados à ocupação do espaço amazônico que vem preocupando os ambientalistas, assinale a alternativa correta:
a) O avanço do chamado "arco do devastação" teve seu período mais intenso durante o governo de Getúlio Vargas, fase de grande expansão da indústria regional, principalmente depois da criação da Superintendência do Plano de Valorização Econômica da Amazônia (SPVEA).
b) Para além da dimensão aparente do desmatamento, o "arco da devastação" amazônico dá conta de um processo mais amplo e menos visível como uma intricada e oculta teia de tráfego clandestino de animais, de biopirataria, de garimpo e de madeira acontecendo sob as copas das arvores.
c) Os modos de vida tradicionais dos chamados "povos da floresta" têm sido determinantes na configuração da catástrofe ambiental amazônica, devido principalmente, à ligação indissociável entre o baixo nível tecnológico das atividades que desenvolvem e a degradação ambiental.
d) A província mineral da serra dos Carajás, no sudoeste do Pará, é a maior reserva de minério de ferro do mundo; tendo sido administrada, desde o início de sua operação, pela hoje privatizada Companhia Vale do Rio Doce, e é considerada modelo de extração sustentável.
e) Em 2006, foi aprovada a Lei de Gestão das Florestas Nacionais (Flonas), que estabelece critérios para o manejo da floresta, como limites para a derrubada de árvores e estímulo ao manejo múltiplo, associando a proteção da floresta ao uso econômico sustentável, o que impedirá, definitivamente, o avanço do desmatamento.
Gabarito: b
179) Entende-se por energia a propriedade que possuem certos corpos de produzir trabalho ou gerar força. Com relação às fontes de energia brasileiras, assinale a opção INCORRETA
a) A nossa procura por fontes energéticas renováveis surge como alternativa importante para superar dois problemas sérios: a escassez de fontes de energia não renováveis, principalmente o petróleo, e a poluição ambiental causada por essas fontes, sobretudo pelos combustíveis fósseis.
b) Em 1973, o programa de substituição da gasolina pelo álcool etílico - O chamado Proálcool - e o incremento da utilização de energia elétrica em certos setores industriais que antes utilizavam o óleo dieses reforçaram essa mudança no perfil das fontes de produção e consumo de energia.
c) O carvão mineral, que ocupa papel destacado em nossa matriz energética, possui suas maiores jazidas no Estado do Paraná, São Paulo e Minas Gerais, o que acabou beneficiando a Região Sudeste em seu desenvolvimento industrial, especialmente a partir dos anos 1940.
d) O aproveitamento do potencial hidrelétrico (inventariado e estimado) é pequeno no país, evidenciando um subaproveitamento no setor; no entanto, representa uma garantia para a sustentação de nosso desenvolvimento econômico, ainda que o impacto ambiental gerado por essa modalidade energética gere muita polêmica entre os ambientalistas.
e) Datam do ano de 1956 as primeiras intenções de implantar centrais nucleares de pequeno porte para a produção de energia elétrica no Brasil; no entanto, foi somente a partir de 1967 que o programa nuclear brasileiro começou a ser definido, exatamente pelas particularidades políticas e econômicas da época.
Gabarito: b
180) No dia 28 de fevereiro de 1985, era inaugurada a Estrada de Ferro Carajás, pertencente e diretamente operada pela Companhia Vale do Rio Doce (CVRD), na região Norte do país, ligando o interior ao principal porto da região, em São Luís. Por seus, aproximadamente, 900 quilômetros de linha, passam, hoje, 5353 vagões e 100 locomotivas.
Disponível em: http://www.transportes.gov.br. Acesso em 27 jul. 2010 (adaptado).
A ferrovia em questão é de extrema importância para a logística do setor primário da economia brasileira, em especial para porções dos estados do Pará e Maranhão. Um argumento que destaca a importância estratégica dessa porção do território é a:
a) produção de energia para as principais áreas industriais do país.
b) produção sustentável de recursos minerais não metálicos.
c) capacidade de produção de minerais metálicos.
d) logística de importação de matérias-primas industriais.
e) produção de recursos minerais energéticos.
Gabarito: c
A importância estratégica dada pela construção da Estrada de Ferro Carajás se dá pelo papel de escoar a produção de minerais metálicos – como ferro, manganês, ouro etc - extraídos na parte interior dos Estados do Pará e Maranhão. Esses produtos primários são essenciais para o mercado externo, sendo necessária a ferrovia para conexão entre o interior e o principal porto da região, localizado na cidade de São Luís do Maranhão.
181) Leia o trecho da reportagem a seguir:
SAÚDE DO SÃO FRANCISCO E FALTA DE OBRAS ADICIONAIS SÃO ENTRAVES À TRANSPOSIÇÃO
[...]
Especialistas defendem que o gasto com a transposição, R$ 9,6 bilhões até agora, é excessivo, e que obras menores e mais baratas, como adutoras captando água direto do rio até barragens pelo sertão, cumpririam função mas eficaz. "Fizeram esses canais faraônicos, fica claro que é para abastecer o grande capital, criadores de camarão, agronegócio, grandes indústrias. Não vai chegar uma gota para atender à população difusa [mais afastada da bacia do rio e das barragens]", diz João Suassuna. [...]
VICTOR, Fabio, KNAPP, Eduardo. Saúde do São Francisco e falta de outras obras adicionais são entraves à transposição. Folha de São Paulo, 19 mar. 2017. Disponível em: <www1.folha.uol.com.br/poder/2017/03/1867802-saude-do-sao-francisco-e-falta-de-obras-adicionais-sao-entraves-a-transposição.shtml> Acesso em: 4 maio 2017.
O trecho descreve o problema enfrentado pelo governo brasileiro ao transpor as águas da bacia hidrográfica do rio São Francisco, caracterizado:
a) pelo superfaturamento das obras adicionais com adutoras.
b) pela resistência do sertanejo em se dedicar às atividades agrárias.
c) pela falta de eficiência em atender às populações mais pobres do sertão..
c) pela falta de eficiência em atender às populações mais pobres do sertão..
d) pela substituição dos grandes canais por barragens adutoras.
e) pelas barragens que ainda captam pouca água do subsolo.
Gabarito: c
182) Um estudo publicado na revista Nature Climate Change demonstrou alterações no padrão de chuvas na Amazônia.
Um grupo de pesquisadores liderado pela física Indiana Jaya Khanna, da Universidade Princeton, nos Estados Unidos, apresenta, nesse estudo, de que modo esssas alterações ocorrem. Em grandes áreas desmatadas, chove mais de um lado e menos do outro, conforme a direção do vento. Tais mudanças podem comprometer seriamente o clima do planeta Terra.
Depois de analisar 30 anos de dados relativos aos estado de Rondônia, que já perdeu mais da metade de sua cobertura florestal, o grupo mostrou que o noroeste deste estado teve um aumento de cerca de 25% mais seca nos meses de verão na Amazônia.
Texto elaborado com base em: ANGELO, Claudio. Desmatamento encurrala chuva na Amazônia. Observatório do Clima, 20 fev 2017.
Disponível em: <www.observatoriodoclima.eco.br/desmatamento-encurrala-chuva-na-amazonia/>. Acesso em 1º jun. 2017
O estudo citado acima mostra que:
a) baixos e altos índices de desmatamento pouco afetam as condições térmicas da região amazônica.
b) áreas desmatadas continuam recebendo os mesmos índices de precipitação.
c) apesar da alteração nas médias térmicas, não houve alteração na precipitação.
d) o elevado desmatamento altera as condições de temperatura e preciptações locais..
d) o elevado desmatamento altera as condições de temperatura e preciptações locais..
e) as massas de ar locais atuam do mesmo modo, independentemente do desmatamento.
Gabarito: d
183) Considerando o mapa do relevo e da hidrografia dos Estados Unidos, é possível:
a) notar o elevado potencial hidrelétrico da porção sudoeste do território, o maior do país.
b) afirmar que, por apresentar relevo bastante acidentado, o país possui baixo potencial hidrelétrico.
c) verificar um perfil topográfico homogêneo, que resulta em um baixo potencial de navegação.
d) distinguir o lado oeste com alto potencial hidrelétrico e o leste com elevado potencial de navegação.
d) distinguir o lado oeste com alto potencial hidrelétrico e o leste com elevado potencial de navegação.
e) verificar a existência de áreas desérticas de leste a oeste do território, que apresenta pouquíssimos rios e lagos.
Gabarito: d
184) O fato de a maioria das principais cidades canadenses se situarem:
a) na porção setentrional do país é resultado da existência de grandes reservas de ferro nessa região.
b) ao sul do território está atrelado a influencia de latitude nas condições climáticas do país.
b) ao sul do território está atrelado a influencia de latitude nas condições climáticas do país.
c) no litoral está associado à predominância das atividades pesqueiras na economia do país.
d) nas áreas fronteiriças é resultado da crise econômica enfrentada pelo país.
e) na fronteira com os EUA deve-se à rivalidade entre os países vizinhos.
Gabarito: b
185) A Ásia possui um dos litorais mais recortados do mundo e caracteriza-se pela existência de inúmeras penínsulas e ilhas. A área assinalada em vermelho no mapa apresenta
a) grande chance de ocorrência de terremotos e tsunamis.
b) predominância de correntes marítimas quentes originadas na região equatorial.
c) a existência de cordilheiras no fundo oceânico.
d) fluxos marinhos ricos em minerais e matéria orgânica.
e) predominância de correntes marítimas frias originadas na região polar.
Gabarito: a
186) Devido à relativa escassez de chuvas, o domínio que quase todas as espécies são decíduas e apresentem folhas de tamanho reduzido, e os solos são pouco profundos em virtude do baixo nível de decomposição química das rochas é o do(a)
a) Caatinga
b) Cerrado
c) Amazônia
d) Araucária
e) Pradaria
188) Sobre o rio assinalado no cartograma, é correto afirmar que:
a) a sua extensão é maior em Portugal do que na Espanha.
b) a sua jusante está localizada em território espanhol.
c) a sua montante se localiza na Cordilheira Central.
d) a sua formação se inicia na Cordilheira Ibérica.
e) a sua foz se localiza no território espanhol.
Gabarito: d Explicação pelo Professor Diogo * Ver Exercícios sobre Geopolítica
189) Levando-se em consideração a posição do planeta Terra apresentada no cartograma, conclui-se que as populações localizadas na faixa latitudinal 45oN estão sob a seguinte estação do ano:
a) Verão.
b) Outono.
c) Inverno.
d) Primavera.
e) Em transição.
Gabarito: d
190) A variação de temperatura observada no cartograma acima é explicada:
a) pela diferença de pressão atmosférica nas diversas altitudes.
b) pela correção da maior latitude pelas variações longitudinais.
c pela variação da longitude que afeta a mudança de latitude.
d) pela menor concentração de pressão nas altitudes mais baixas.
e) pela mudança climática nas camadas de gelo das maiores altitudes.
Gabarito: a
Os defensores da produção de energia nuclear afirmam que uma das suas vantagens é:
a) a necessidade nula de armazenamento de resíduos radioativos.
b) o menor custo quando comparado às demais fontes de energia.
c) a baixa produção de resíduos emissores de radioatividade.
d) o reduzido grau de interferência nos ecossistemas locais.
e) a contribuição zero para o efeito de estufa global.
Gabarito: e
Disponível em: http://www.ra-bugio.org.br. Acesso em: 28 jul. 2010. (Foto: Reprodução/Enem)
192) A imagem retrata a araucária, árvore que faz parte de um importante bioma brasileiro que, no entanto, já foi bastante degradado pela ocupação humana. Uma das formas de intervenção humana relacionada à degradação desse bioma foi
a) o avanço do extrativismo de minerais metálicos voltados para a exportação na região Sudeste.
b) a contínua ocupação agrícola intensiva de grãos na região Centro-Oeste do Brasil.
c) o processo de desmatamento motivado pela expansão da atividade canavieira no Nordeste brasileiro.
d) o avanço da indústria de papel e celulose a partir da exploração da madeira, extraída principalmente no Sul do Brasil.
e) o adensamento do processo de favelização sobre áreas da Serra do Mar na região Sudeste.
Gabarito: d
193) Algumas regiões do Brasil passam por uma crise de água por causa da seca. Mas, uma região de Minas Gerais está enfrentando a falta de água no campo tanto em tempo de chuva como na seca. As veredas estão secando no norte e no noroeste mineiro. Ano após ano, elas vêm perdendo a capacidade de ser a caixa-d’água do grande sertão de Minas.
VIEIRA, C. Degradação do solo causa perda de fontes de água de famílias de MG.
Disponível em: http://g1.globo.com. Acesso em: 1 nov. 2014.
As veredas têm um papel fundamental no equilíbrio hidrológico dos cursos de água no ambiente do Cerrado, pois
a) colaboram para a formação de vegetação xerófila.
b) formam os leques aluviais nas planícies das bacias.
c) fornecem sumidouro para as águas de recarga da bacia.
d) contribuem para o aprofundamento dos talvegues à jusante.
e) constituem um sistema represador da água na chapada.
Gabarito: e
194) A preservação da sustentabilidade do recurso natural exposto pressupõe
a) impedir a perfuração de poços.
b) coibir o uso pelo setor residencial.
c) substituir as leis ambientais vigentes.
d) reduzir o contingente populacional na área.
e) introduzir a gestão participativa entre os municípios
Gabarito: e
195) A usina hidrelétrica de Belo Monte será construída no rio Xingu, no município de Vitória de Xingu, no Pará. A usina será a terceira maior do mundo e a maior totalmente brasileira, com capacidade de 11,2 mil megawatts. Os índios do Xingu tomam a paisagem com seus cocares, arcos e flechas. Em Altamira, no Pará, agricultores fecharam estradas de uma região que será inundada pelas águas da usina.
BACOCCINA, D. QUEIROZ, G.: BORGES, R. Fim do leilão, começo da confusão. Istoé Dinheiro. Ano 13, n.o 655, 28 abri 2010 (adaptado).
Os impasses, resistências e desafios associados à construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte estão relacionados
a) ao potencial hidrelétrico dos rios no norte e nordeste quando comparados às bacias hidrográficas das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país.
b) à necessidade de equilibrar e compatibilizar o investimento no crescimento do país com os esforços para a conservação ambiental.
c) à grande quantidade de recursos disponíveis para as obras e à escassez dos recursos direcionados para o pagamento pela desapropriação das terras.
d) ao direito histórico dos indígenas à posse dessas terras e à ausência de reconhecimento desse direito por parte das empreiteiras.
e) ao aproveitamento da mão de obra especializada disponível na região Norte e o interesse das construtoras na vinda de profissionais do Sudeste do país.
Gabarito: b
196) Nos últimos decênios, o território conhece grandes mudanças em função de acréscimos técnicos que renovam a sua materialidade, como resultado e condição, ao mesmo tempo, dos processos econômicos e sociais em curso.
SANTOS, M. SILVEIRA; M.L. O Brasil: território e sociedade no início do século XXI. Rio de Janeiro: Record, 2004 (adaptado)
A partir da última década, verifica-se a ocorrência no Brasil de alterações significativas no território, ocasionando impactos sociais, culturais e econômicos sobre comunidades locais, e com maior intensidade, na Amazônia Legal, com a
A partir da última década, verifica-se a ocorrência no Brasil de alterações significativas no território, ocasionando impactos sociais, culturais e econômicos sobre comunidades locais, e com maior intensidade, na Amazônia Legal, com a
a) reforma e ampliação de aeroportos nas capitais dos estados.
b) ampliação de estádios de futebol para a realização de eventos esportivos.
c) construção de usinas hidrelétricas sobre os rios Tocantins, Xingu e Madeira.
d) instalação de cabos para a formação de uma rede informatizada de comunicação.
e) formação de uma infraestrutura de torres que permite a comunicação móvel na região.
Gabarito: c
197) No dia em que foram colhidos os dados meteorológicos apresentados, qual fator climático foi determinante para explicar os índices de umidade relativa do ar nas regiões Nordeste e Sul?
a) Altitude, que forma barreiras naturais.
b) Vegetação, que afeta a incidência solar.
c) Massas de ar, que provocam precipitações.
d) Correntes marítimas, que atuam na troca de calor.
e) Continentalidade, que influencia na amplitude da temperatura.
Gabarito: c
FONTES, M. P. F. Intemperismo de rochas e minerais. In: KER, J. C. et al. (Org.). Pedologia: fundamentos. Viçosa (MG): SBCS, 2012 (adaptado).
198) De acordo com as figuras, a intensidade de intemperismo de grau muito fraco é característica de qual tipo climáticos?
a) Tropical.
b) Litorâneo.
c) Equatorial.
d) Semiárido.
e) Subtropical.
Gabarito: d
199) O artigo 1.º da Lei Federal n.º 9.433/1997 (Lei das Águas) estabelece, entre outros, os seguintes fundamentos:
I. a água é um bem de domínio público;
II. a água é um recurso natural limitado, dotado de valor econômico;
III. em situações de escassez, os usos prioritários dos recursos hídricos são o consumo humano e a dessedentação de animais;
IV. a gestão dos recursos hídricos deve sempre proporcionar o uso múltiplo das águas.
Considere que um rio nasça em uma fazenda cuja única atividade produtiva seja a lavoura irrigada de milho e que a companhia de águas do município em que se encontra a fazenda colete água desse rio para abastecer a cidade. Considere, ainda, que, durante uma estiagem, o volume de água do rio tenha chegado ao nível crítico, tornando-se insuficiente para garantir o consumo humano e a atividade agrícola mencionada.
Nessa situação, qual das medidas abaixo estaria de acordo com o artigo 1.º da Lei das Águas?
a) Manter a irrigação da lavoura, pois a água do rio pertence ao dono da fazenda.
b) Interromper a irrigação da lavoura, para se garantir o abastecimento de água para consumo humano.
c) Manter o fornecimento de água apenas para aqueles que pagam mais, já que a água é bem dotado de valor econômico.
d) Manter o fornecimento de água tanto para a lavoura quanto para o consumo humano, até o esgotamento do rio.
e) Interromper o fornecimento de água para a lavoura e para o consumo humano, a fim de que a água seja transferida para outros rios.
Gabarito: b
200) No mapa estão representados os biomas brasileiros que, em função de suas características físicas e do modo de ocupação do território, apresentam problemas ambientais distintos. Nesse sentido, o problema ambiental destacado no mapa indica
a) desertificação das áreas afetadas.
b) poluição dos rios temporários.
c) queimadas dos remanescentes vegetais.
d) desmatamento das matas ciliares.
e) contaminação das águas subterrâneas.
Gabarito: a
Fontes: Brasil Escola | Mundo Educação | Geografia Opinativa | Descomplica | Exercícios Web | Rota dos Concursos | Pensi | Questões dos Vestibulares | Blog do ENEM | Racha Cuca | Suporte Geográfico | Geografia para Todos | Geoprofessora | Prefeitura de Teresópolis - 2011 - BioRio | Aula De | Lucilene - Geografia | Rafael Gatto - Geografia | Reingresso UFF - 2018 - Coseac UFF | Colégio Pedro II - 2009 - 2010 - 2011 | Colégio Naval - 2017 | Desenrolado | Simulado FTD - 2017 | Eficaz Concursos | Fábrica D ENEM, VESTIBULARES E IME-ITA | Geo-Conceição | ENEM 2007 - 2008 - 2009 - 2010 - 2011 - 2012 - 2013 - 2014 - 2015 - 2016 - 2017 | Stoodi | Cola da Web
Comentários
Postar um comentário