Assinale a alternativa que indica corretamente as causas para a atual disposição industrial apresentada no mapa.
a) Desenvolvimento industrial têxtil na região Nordeste no século XIX.
b) Herança das infraestruturas geradas pelo café na política industrial do Brasil durante o século XX.
c) Guerra fiscal brasileira, que beneficiou os investidores da região Sul do Brasil.
d) Resistência da região Centro-oeste do Brasil que se recusou a passar pela industrialização por sucessivas vezes.
Gabarito: b
11) Duas atividades econômicas destacaram-se durante o período colonial brasileiro: a açucareira e a mineração. Com relação a essas atividades econômicas, é correto afirmar que:
a) na atividade açucareira, prevaleciam o latifúndio e a ruralização, a mineração favorecia a urbanização e a expansão do mercado interno.
b) o trabalho escravo era predominante na atividade açucareira e o assalariado na mineradora.
c) o ouro do Brasil foi para a Holanda e os lucros do açúcar serviram para a acumulação de capitais ingleses.
d) geraram movimentos nativistas como a Guerra dos Emboabas e a Revolução Farroupilha.
e) favoreceram o abastecimento de gêneros de primeira necessidade para os colonos e o desenvolvimento de uma economia independente da metrópole.
Gabarito: a
a) é verdade, porque enquanto a atividade açucareira tinha como modo de produção de monoculturas em latifúndios, em regiões litorâneas, a mineração favoreceu a interiorização, pela descoberta de metais preciosos em Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso, além ter ajudado na urbanização, com povoamentos e futuras cidades no entorno dos locais de mineração.
b) Não é uma afirmativa verdadeira, porque durante o período da mineração também era vigente o trabalho escravo, lembrando que a mineração teve seu auge durante todo o século XVIII, e a escravidão só foi abolida no final do século XIX.
c) Boa parte do ouro brasileiro foi parar na Inglaterra, devido a dívidas contraídas pela coroa portuguesa, E o lucro do açúcar não serviu para acumulação de capitais ingleses.
d) A guerra dos Emboabas teve relação com a atividade de mineração, devido a atritos entre os paulistas e os “emboabas”, pessoas que eram de outros lugares fora de são Paulo. Já a Revolução Farroupilha não tem relação nem com a atividade açucareira, nem com a mineração, pois ocorreu no século XIX, por parte da elite do Rio Grande do Sul, devido a protestos contra altas taxas cobradas pelo governo central sobre o charque gaúcho.
consolidar esse processo, a indústria passou por vários estágios de produção. (ALMEIDA; RIGOLIN, 2005, p. 123).
Com base na análise do texto e nos conhecimentos sobre a evolução, os tipos e a localização das indústrias no Brasil e no Mundo, marque V para as alternativas verdadeiras e F para as falsas.:
( ) A Primeira Revolução Industrial foi marcada pela hegemonia alemã, pelo uso do carvão vegetal,
como principal fonte de energia, e pela grande dispersão da atividade industrial em termos do espaço mundial.
( ) A Segunda Revolução Industrial começou no final do século XIX com o surgimento das indústrias
de vanguarda como a metalúrgica, a siderúrgica, a automobilística e a petroquímica, sendo o petróleo a sua principal fonte de energia.
( ) O avanço da Revolução Técnico-Científica-Informacional já é marcante no Japão, na Alemanha,
nos Estados Unidos e em outros países, embora ainda haja a permanência de inúmeros traços da Segunda Revolução Industrial.
( ) A indústria de bens de produção utiliza grande quantidade de matéria-prima e alto consumo de
energia, visando abastecer outros tipos de indústrias, como as siderúrgicas.
( ) O vale do Silício brasileiro localiza-se em Pirapora, no interior de Minas Gerais e, assim como
o original norte-americano, concentra, atualmente, indústrias consideradas de tecnologia de ponta, especialmente de informática, eletrônica e de telecomunicações.
( ) O Sudeste afirmou-se como pólo da industrialização brasileira, sobretudo graças à infra-estrutura
urbana e de transportes desenvolvida em função da cafeicultura, devido à chegada do imigrante e pela concentração de consumidores urbanos.
( ) As usinas termo-nucleares Angra I, Angra II e Angra III fornecem a maior parte da energia consumida no sudeste do Brasil, utilizam tecnologia americana e, conseqüentemente, geram pequena quantidade de resíduos radioativos.
Gabarito: F V V F F V F
24) O Brasil é considerado por muitos estudiosos como um país de industrialização tardia ou país subdesenvolvido industrializado. Denominações à parte, é certo que o Brasil tem aumentado a participação dos produtos industriais na pauta das exportações. Analise as afirmações sobre o processo de industrialização brasileiro.
( ) Apesar de vir perdendo indústrias nas últimas duas décadas, a região Sudeste ainda mantém a liderança nacional tanto no que se refere ao valor de produção como quanto ao número de empregados no setor industrial.
( ) Um novo modelo de industrialização tem sido instalado no Brasil. Trata-se da criação de Zonas Especiais de Exportação em áreas densamente povoadas como o litoral da região Norte e na área central da região Sul.
( ) Até a década de 1990, a metrópole de São Paulo concentrava ¾ da produção nacional de veículos. Na última década, as transnacionais automobilísticas optaram pela descentralização e surgiram unidades produtivas em outras regiões como o Sul e o Nordeste.
( ) Permanece em vigor o modelo de substituição de importações da década de 1950; apesar das políticas neoliberais e do processo de globalização, a produção nacional continua protegida das importações de bens industriais concorrentes aos nacionais.
( ) A internacionalização do processo de industrialização ocorreu em fases sucessivas: uma delas foi no período JK quando se instalaram no País indústrias de bens de consumo duráveis; a mais recente está associada às privatizações das estatais na década de 1990.
Gabarito: V F V F V
25) As indústrias de bebidas na região Sul do Brasil estão estabelecidas no interior das áreas de pequenos e médios produtores de uva. As cidades que apresentam a maior concentração de indústrias de bebidas do Brasil são:
a) Garibaldi, Londrina e Maringá.
b) Porto Alegre, Brusque e Garibaldi.
c) Bento Gonçalves, Garibaldi e Caxias do Sul.
d) Joinville, Garibaldi e Blumenau.
e) Bento Gonçalves, Garibaldi e Joinville.
Gabarito: c
30) "Em 1844, visando aumentar a renda do Estado, em um momento de consolidação do sistema imperial, o liberalismo alfandegário foi abandonado em prol do protecionismo aduaneiro (...) A nova lei - denominada Tarifa Alves Branco - estabeleceu que os tributos sobre os produtos importados subiriam de 15% para 30% (caso não houvesse similar nacional) ou 60% (caso o artigo fosse produzido
no país)."
A Tarifa Alves Branco permitiu a (o):
a) Modernização da navegação de cabotagem no centro-sul do país
b) Redução dos investimentos do Império no setor algodoeiro maranhense
c) Investimentos públicos na lavoura de café no sul mineiro
d) Desenvolvimento do escravismo no sul do país
e) Desenvolvimento de indústrias no país
Gabarito: e
34) URBANIZAÇÃO DESCONTROLADA
Na verdade, o grande período da sociedade brasileira foi o pós-guerra, quando é adotado o padrão da sociedade de “bem-estar social”. Esse é o melhor momento tanto em termos de crescimento econômico quanto de crescimento ligado a uma política redistributiva. Foram abertos canais de promoção social, com investimentos públicos em infra-estrutura, em serviços de base, educação, saúde e urbanização. Isso perdurou até os fins dos anos 1970, mas a partir daí o país voltou a patinar e tornou-se cada vez mais concentrador de renda. Como, mesmo com retração econômica, a população continuou a crescer, passamos a ter cada vez mais marginalizados e excluídos.Hoje, o que era um problema social virou um problema de segurança e vivemos o agravamento de um quadro que era excludente. Temos
uma situação de confronto entre o contigente de excluídos e aqueles que concentram as possibilidades.
(Nicolau Sevcenko. In: Cartacapital, 8/10/2003, p. 38)
Se o pós-guerra foi importante para a sociedade brasileira, para a economia ele representou
a) o reaquecimento das exportações do café que passou a ser plantado no norte do Paraná.
b) a ocupação de grandes extensões do Centro-Oeste e da Amazônia com a agropecuária.
c) a redução das desigualdades regionais que voltaram a se acentuar na década de 1970.
d) um grande impulso no processo de industrialização comandado pelo Estado.
e) o início da descentralização industrial através da atuação das transnacionais.
Gabarito: d
37) O processo de industrialização tardia verificado após a Segunda Guerra Mundial promoveu
a) uma divisão territorial do trabalho baseada na troca desigual de commodities.
b) a reunião de líderes de países pobres contra o capital internacional.
c) uma articulação produtiva entre núcleos de países centrais e de países pobres.
d) a atuação decisiva de países periféricos no Conselho de Segurança da ONU.
e) uma frente de países ricos que atuou pela libertação colonial dos povos.
Gabarito: c
39) “O centro econômico do Brasil, bastante urbanizado e industrializado, é constituído por São Paulo e Rio de Janeiro, as duas únicas metrópoles nacionais, e pelas cidades vizinhas (Campinas, cidades do ABC paulista, Baixada Santista, Guarulhos, Mogi das Cruzes, Volta Redonda, Baixada
Fluminense, etc). Essa área superurbanizada forma a megalópole nacional. O restante do país é constituído pelas várias periferias, algumas industrializadas, outras com economia baseada na
agropecuária e na mineração”.
VESENTINI, José William
De acordo com o texto assinale a afirmativa correta:
a) O país reproduz internamente o tipo de organização do espaço que caracteriza o capitalismo mundial, no qual existem o centro (países desenvolvidos) e a periferia (terceiro mundo).
b) O Brasil é um país igualmente urbanizado e industrializado.
c) O país é constituído apenas de periferias funcionando como o quintal das multinacionais.
d) As empresas multinacionais que ocupam o território nacional investem todos os seus lucros no Brasil.
e) O centro econômico brasileiro está localizado nos Estados Unidos, onde fica a maioria das sedes das multinacionais aqui existentes.
Gabarito: a
42) Em países de industrialização tardia o modelo de desenvolvimento industrial foi baseado em:
a) Substituição de importações e consolidação do mercado interno;
b) Exportação de capitais e abertura para o comércio internacional;
c) Especulação financeira global e consolidação do mercado interno;
d) Substituição de importações e ampla abertura para o comércio internacional.
Gabarito: a
44) O DIEESE descreveu o perfil de um trabalhador de determinado setor da economia, que oferece cerca de 5.000.000 de empregos.
"Homens; com baixo nível de escolaridade; idade média entre 35 e 38 anos; que não contribuem para a previdência social; atuam, com freqüência por conta própria; cumprem longas jornadas de trabalho; migrantes; com percentual de trabalhadores negros superior ao encontrado na força de trabalho como um todo e com baixo nível de rendimentos".
(Fonte: "Estudo Setorial", 2002.)
Identifique o setor de atividade correspondente ao perfil do trabalhador descrito:
a) Siderurgia.
b) Produção de veículos automotores.
c) Produção têxtil.
d) Construção civil.
e) Pesca artesanal.
Gabarito: d
47) O mundo vem assistindo a uma revolução no setor produtivo que tem sido chamada de terceira Revolução Industrial ou Revolução Técnico-Científica (Revolução Tecnológica). A plena inserção brasileira nesse contexto enfrenta um sério obstáculo, que é
a) a grande extensão do território nacional, encarecendo a produção tecnológica.
b) o distanciamento geográfico do Brasil em relação aos principais centros tecnológicos.
c) a incompetência tecnológica nacional no setor agrário - exportador.
d) o exagerado crescimento brasileiro no setor da indústria de consumo.
e) a limitada capacitação técnico-científica da produção nacional.
Gabarito: e
52) Constituem características comuns no processo de industrialização entre o Brasil e os Tigres Asiáticos, EXCETO:
a) abundância de trabalhadores com baixos salários.
b) aquisição de independência financeira e tecnológica.
c) fraqueza no cumprimento da legislação ambiental.
d) baixos preços dos terrenos em contraposição com a falta de espaços em vários países centrais.
e) facilidades para exportação e para as remessas de lucro.
Gabarito: b
53) O desenvolvimento industrial, baseado na substituição das importações, na atração de capitais estrangeiros e na participação estatal em obras de infra-estrutura, explica o surto industrial verificado a partir da década de 1950:
a) na Europa Oriental.
b) na Coréia do Sul e em Taiwan.
c) na China e na Índia.
d) no Brasil e no México.
e) no Peru e na Bolívia.
Gabarito: d
58) A construção de "enclaves urbanos" criou um novo modelo de segregação espacial que transformou a qualidade de vida de muitas cidades brasileiras, ao criar espaços exclusivos, privatizados e monitorados para fins residenciais, de lazer ou de trabalho.
Tomando o texto como referência, analise a alternativa INCORRETA.
a) os "condomínios fechados", utilizados como área residencial pelos segmentos de maior renda, eliminam o convívios social entre os diferentes;
b) os "shopping-centers", construídos como locais privilegiados de lazer e consumo , são espaços seguros para os grupos que os frequentam;
c) as "torres empresariais", modelos de arquitetura arrojada e de sofisticados equipamentos de segurança, segmentam o espaço de convivência social;
d) as "arenas multiuso", construídas segundo critérios de conforto e segurança, excluem os segmentos de menor renda;
e) as "favelas e comunidades", edificadas como alternativa de moradia pelos de menor renda, são consideradas espaços de exclusão social.
Gabarito: e
59) Duas das principais atividades econômicas do Município de Teresópolis são:
a) pecuária leiteira e indústria mecânica;
b) fruticultura e atividades de lazer;
c) horticultura e indústria turística;
d) indústria extrativa e serviços tecnológicos;
e) piscicultura e indústria metalúrgica.
Gabarito: c
60) "Hoje está sendo a Região Serrana, ontem foi Niterói e Angra, alguns anos atrás, a própria cidade do Rio de Janeiro. Quem será a bola da vez no próximo ano? Será que continuaremos a brincar de roleta-russa? É preciso aliar seriedade técnica com vontade política para mudar esse cenário de insegurança crescente."
David Zee. Roleta-russa. O Globo. 23/01/2011.
Segundo o autor do texto, devemos agir preventivamente e não relativamente. Com relação às medidas preventivas que devem ser adotadas, analise as afirmativas a seguir.
I - Estabelecer critérios rigorosos para o licenciamento da ocupação e do uso do solo.
II - Realizar obras de infra-estrutura urbana capazes de atenuar os efeitos da impermeabilidade do solo urbano.
III - Proibir a expansão urbana nas áreas de cobertura florestal que atuam como reguladoras do ciclo das águas.
Está correto o que se afirma em:
a) I, apenas;
b) III, apenas;
c) I e II, apenas;
d) II e III, apenas;
e) I, II e III.
Gabarito: e
61) "A ideia de desenvolvimento sustentável ganha reconhecimento a partir do 'Nosso Futuro Comum', publicado em 1987 - conhecido como Relatório Brundtland"
Em relação aos sistemas que buscam um desenvolvimento sustentável, leia as afirmativas a seguir:
I - Um sistema político que assegure a efetiva participação dos cidadãos no processo decisório.
II - Um sistema social que possa resolver as tensões causadas por um desenvolvimento não equilibrado.
III - Um sistema de produção que respeite a obrigação de preservar a base ecológica do desenvolvimento.
Está correto o que se afirma em:
a) I, apenas;
b) III, apenas;
c) I e II, apenas;
d) II e III, apenas;
e) I, II e III.
Gabarito: e
63) A hierarquia da rede urbana do Brasil vem passando por importantes transformações. Entre as razões dessa transformação estão, EXCETO:
a) a mudança na distribuição dos investimentos do Estado;
b) o ritmo crescente e continuado do processo de metropolização;
c) as mudanças na infraestrutura de transporte e de telecomunicação;
d) a redistribuição da população entre diferentes níveis hierárquicos de cidades;
e) as deseconomias de aglomeração e a transferência de atividades para as cidades médias.
Gabarito: b
64) "O conjunto de cidades de determinado território forma uma rede - a rede urbana."
Com relação a essa rede, leia as afirmativas a seguir:
I - A análise da estrutura das redes permite definir uma hierarquia de lugares.
II - O grau de centralidade em uma rede urbana depende da capacidade de ofertar bens e serviços de cada cidade.
III - A infra-estrutura de vias de uma rede urbana permite a realização de fluxos materiais - mercadorias e pessoas, e fluxos imateriais - trocas de informações.
Está correto o que se afirma em:
a) I, apenas;
b) II, apenas;
c) I e II apenas;
d) II e III apenas;
e) I, II e III.
Gabarito: e
65) As relações entre a dinâmica espacial da economia e a urbanização brasileira são significativas. Sobre esse fato, assinale a alternativa INCORRETA.
a) as cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, metrópoles nacionais, mantêm uma forte participação na economia do país;
b) as cidades médias atraem novos investimentos graças aos estímulos fiscais, aos menores custos de produção e a um mercado imobiliário menos especulativo;
c) numerosas cidades pequenas e médias do interior do país crescem economicamente graças à expansão das atividades do agronegócio;
d) algumas cidades pequenas, com baixas densidades demográficas, atingem altas rendas per capita graças à importância das atividades e das empresas nelas instaladas;
e) as cidades que se caracterizam como pólos de tecnologia dependem em grande parte para sua sobrevivência das atividades ligadas à administração pública.
Gabarito: e
66) Escreva V ou F conforme seja verdadeiro ou falso o que se afirma a seguir sobre as mais recentes características da vida urbana nas grandes cidades contemporâneas.
( ) As cidades são lugares importantes para os acontecimentos da vida contemporânea, mas sua riqueza econômica não foi capaz de provocar distribuição mais equitativa de bens e serviços sob a ótica da justiça social.
( ) Nas grandes cidades, é cada vez mais comum a construção de muros físicos que dificultam a possiblidade de integração da vida comunitária, estabelecendo diferentes contrastes no que tange ao uso do solo e ao modo de vida.
( ) Muitas áreas, antes subvalorizadas nas grandes cidades, passam por processos de reabilitação, nos quais a antiga infraestrutura é substituída por uma mais recente, exclusivamente voltada para a diminuição do déficit habitacional da população mais pobre.
( ) Nas grandes cidades, os movimentos sociais urbanos praticamente desapareceram, como resultado de conquistas sociais mais significativas, pela diminuição do uso especulativo do solo e pela gradativa redução das assimetrias socioespaciais.
Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:
a) V, V, F, F.
b) F, V, V, V.
c) V, F, F, F.
d) F, F, V, V.
Gabarito: a
67) Da análise dos gráficos, pode-se afirmar que houve, no período de 1973 a 2013, em relação ao consumo mundial de energia não renovável e renovável, respectivamente,
a) diminuição percentual de petróleo e de carvão.
b) diminuição percentual de carvão e de energia solar.
c) aumento percentual de petróleo e de energia nuclear.
d) duplicação do percentual de petróleo e de gás natural.
e) aumento percentual de energia nuclear e de energia solar.
68) Nas grandes cidades brasileiras, a falta de moradia e aumento do desemprego estão diretamente relacionados à que tipo de habitação?
a) Favelas e condomínios
b) Favelas e cortiços
c) Mansões e vilas
d) Vilas e bairros
e) Lugarejos e condomínios
Gabarito: b 68 e 69 Explicação pelo Professor Rafael Gatto* Ver lista de Regionalização
69) As regiões metropolitanas das cidades têm forte integração econômica e estão integradas por migrações pendulares, que é o movimento:
a) diário de trabalhadores entre o local de moradia e o local de trabalho
b) de migrantes entre diferentes cidades
c) de migrantes de cidades menores para cidades maiores
d) da população rural em direção aos grandes centros urbanos
e) de trabalhadores rurais em busca de trabalhos em áreas urbanas
Gabarito: a 68 e 69 Explicação pelo Professor Rafael Gatto* Ver lista de Regionalização
70) O processo de integração física das manchas urbanas de duas ou mais cidades que crescem horizontalmente até os seus limites municipais, podendo ser também uma integração funcional com intensos fluxos pendulares diários de trabalhadores. Este processo é denominado de:
a) segregação socioespacial
b) hierarquia urbana
c) gentrificação
d) conurbação
e) aglomeração subnormal
Gabarito: d Explicação pelo Professor Rafael Gatto * Ver lista de Demografia | Migração e Regionalização
71) Cooperativa de quebradeiras vende óleo de babaçu para o mundo todo
A coleta e a quebra do babaçu é uma tarefa tradicionalmente executada por mulheres, que saem juntas para colher os frutos e depois fazem a quebra de modo artesanal, com uma pedra e uma espécie de machadinha.
Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/mercado/2017/10/1924407-cooperativa-dequebradeiras-vende-oleo-de-babacu-para-o-mundo-todo.shtml.
Dentro do coco de babaçu estão amêndoas das quais se extrai um tipo de óleo utilizado exclusivamente pelas indústrias
a) alimentícia e têxtil.
b) cosmética e de higiene.
c) petroquímica e alimentícia.
d) petroquímica e siderúrgica.
72) Entende-se que o conceito de sociedade pós-industrial adquire significado quando se comparam os seus atributos aos das sociedades industrial e pré-industrial. A sociedade pré-industrial é do tipo agrário, estruturada em moldes tradicionais, onde o poder está em regra associado à propriedade da terra. A sociedade industrial apoia-se na produção de bens industriais e o poder nela instituído pertence aos capitalistas.
Fonte: Bertero, José Flávio. SOBRE A SOCIEDADE PÓS-INDUSTRIAL.
Disponível:http://www.unicamp.br/cemarx/ANAIS%20IV%20COLOQUIO/comunica%E7%F5es/GT3/qt3m2c4.pdf acesso 29 de novembro de 2017.
A sociedade pós-industrial, cuja fonte do poder reside na informação, tem por base os serviços.
Nesse tipo de sociedade verifica-se notória retração do setor
a) quaternário moderno.
b) secundário clássico.
c) terciário inferior.
d) terciário superior.
Gabarito: b
73) Volkswagen-Man, com fábrica de caminhões, e a Nissan automóveis, em Resende, PSA Peugeot Citroën, em Porto Real, e Jaguar Land Rover, em Itatiaia, formam, no Vale do Paraíba Fluminense, um polo metal mecânico automobilístico. Essa região foi selecionada por indústrias automobilísticas, nos últimos 20 anos, por reunir um privilegiado conjunto de fatores de localização industrial, dos quais se identifica como o mais destacado:
a) a abundância de tecnopolos e Science Parks automobilísticos criados pela disponibilidade de funcionários altamente qualificados.
b) o escoamento facilitado e distribuição da produção próxima a vias de acesso, como estradas, portos, ferrovias e acesso à energia.
c) a carga tributária elevada, impostos, taxas e cobranças fiscais municipais e estaduais geradores de infraestrutura e alta qualidade de vida.
d) a presença de sindicatos fortes e rígidas normas ambientais impeditivas à produção de qualquer tipo efluente industrial.
Gabarito: b
74) "A urbanização é um dos traços fundamentais da modernidade. Há urbanização quando o crescimento da população urbana supera o da população rural - um fenômeno que se verifica há mais de dois séculos na Europa e que adquiriu contornos mundiais ao longo do século XX.”
(MAGNOLI, Demétrio. Geografia para o ensino médio. São Paulo. Atual, 2008, p. 225)
O Brasil inicia sua caminhada rumo à modernidade industrial notadamente a partir da década de 1930. O crescente êxodo rural, além de uma drástica aceleração no ritmo do crescimento vegetativo, resultaram, inevitavelmente, em uma rápida e, por vezes, desorganizada urbanização. Sobre esse processo, assinale a opção que apresenta corretamente o conceito e sua respectiva definição.
a) Megalópole - local, no sentido topográfico, onde nasceu a cidade.
b) Rede urbana - posição que uma cidade ocupa em relação aos fatores naturais ou geográficos da sua região.
c) Megacidade - conjunto de áreas contíguas e integradas socioeconomicamente a uma cidade principal.
d) Conurbação - superposição ou encontro de duas ou mais cidades em razão de seu crescimento.
e) Região metropolitana - “cidade-mãe', dotada dos melhores equipamentos urbanos de um país ou de uma região.
Gabarito: d
A charge apresenta alguns problemas urbanos brasileiros que:
a) atualmente estão resolvidos, devido a ampliação dos projetos de moradias populares.
b) foram agravados pela verticalização acelerada e pela construção de monumentos na região central.
c) ainda existem na atualidade, como as condições de trabalho precárias e a exploração do trabalho infantil.
c) ainda existem na atualidade, como as condições de trabalho precárias e a exploração do trabalho infantil.
d) existiram no século passado, mas foram superados pelos programas governamentais de assistência social.
e) se intesificaram ao longo das últimas década, pelo aumento do número de veículos em circulação.
Gabarito: c
77) Leia o trecho a seguir, retirado do artigo sobre os eventos ocorrido em espaços públicos urbanos.
[...]
O que para alguns parecia indicar uma evidente decadência, no entanto, pode hoje ser visto como um momento novo, de reafirmação da sua sua centralidade. Nas últimas décadas, a Paulista se viu tomada por uma população cada vez mais diversa, ganhou um comércio de rua, passou a sediar novos equipamentos culturais, transformando-se, além de tudo,no palco por excelência das manifestações, da Parada Gay ao Movimento Passe Livre, das greves dos professores às marchas da nova direita. E agora surge a possibilidade de transformar-se também num grande parque de domingo. Ao se unir nessa via a dimensão do lazer coletivo à dimensão do debate público das ideias - em uma avenida, afinal estamos falando de São Paulo - talvez a própria população da cidade esteja reconhecendo a história das suas escolhas e omissões, e tronando para si o ppapel de sujeito político.
CASTRO, Ana. Um centro, uma avenida, uma cidade. Qual espaço público queremos? Observatório das Metrópoles, 12 abr. 2016.
O trecho apresentado revela:
a) a necessidade e a importância do uso múltiplo dos espaços públicos nas grandes cidades.
b) a utilização de um espaço público central, porém desarticulado de organização política.
c) as lentas mudanças nas paisagens das áreas urbanas mais antigas e consolidadas.
d) um grande centro de consumo, que se expande de modo homogêneo nas periferias.
e) o espaço urbano caracterizado pela intolerância religiosa e opressão às minorias.
Gabarito: a
78) Leia o trecho da reportagem a seguir:
Compradores chineses de carne produzida em Santa Catarina pediram explicações para ao menos quatro indústrias que atuem no estado, conforme sindicatos de indústrias da carne de Santa Catarina ao Bom Dia Santa Catarina [...]
Os questionamentos surgem após ser deflagrada a Operação Carne Fraca, da Polícia Federal, que combate a venda de carnes vencidas ou de má qualidade em empresas do país. [...]
A Associação Catarinense de Criadores de Suínos (ACCS) teme a suspensão de contratos da China e da Rússia [....]
COMPRADORES chineses questionam indústrias de SC após "Carne Fraca". G1, 20 mar. 2017. Disponível em: <http://g1.globo.com/sc/santa-catarina/notícia/2017/03/china-pede-explicacoes-industriais-de-sc-apos-operacao-carne-fraca.html> Acesso em: 11 abr. 2017
Na hipótese de suspensão da importação de carne brasileira por outros países, a região Sul do Brasil:
a) poderia ser afetada, já que é uma importante exportadora de carnes entra as regiões do Brasil.
b) teria um nível baixo de impacto com a suspensão, porque a exportação de carne é inexpressiva nessa região
c) seria drasticamente afetada, pois é a principal região produtora de carne no Brasil.
c) seria drasticamente afetada, pois é a principal região produtora de carne no Brasil.
d) seria diretamente afetada, pois há o predomínio na região de criações voltadas à produção de leite.
e) seria pouco afetada, pois a produção agropecuária da região Sul não foi atingida pela Operação Carne Fraca
Gabarito: c
79) A projeção de crescimento populacional das metrópoles com mais de 10 milhões de habitantes mostra o predomínio de cidades localizadas na África e Ásia.
Na literatura geográfica internacional, essas aglomerações urbanas são classificadas como:
a) Metrópoles globais
b) Megalópoles
c) Macrometrópoles
d) Megacidades
Gabarito: b
HOBSBAWN, Eric. A era das revoluções.
NÃO pode ser apontada como consequência da Revolução Industrial
a) o aumento da produtividade em função da industrialização de equipamentos mecanicismos, da energia a vapor, e posteriormente, da eletricidade.
b) o crescimento urbano.
c) a concentração, cada vez maior, do capital nas mãos da minoria burguesa.
d) a organização do mercado de trabalho, no século XIX, de maneira a assegurar emprego a todos os assalariados.
e) a manifestação dos trabalhadores diante da degradação de suas condições de vida e de trabalho, causando movimentos de revolta com o ludismo.
Gabarito: d
81) Considere as características abaixo , relativas à terceira fase da Revolução Industrial
I - Integração efetiva entre ciência, tecnologia e produção.
II - Os segmentos que mais se desenvolvem são, exclusivamente, o petroquímico e o dos novos ramos de transportes, como o aéreo e o automobilístico.
III - Surgem segmentos industriais de tecnologia de ponta, como o metalúrgico.
IV - As descobertas científicas passam a ter aplicação no processo produtivo.
Estão corretas
a) apenas I e II
b) apenas I e IV
c) apenas II e III
d) apenas III e IV
e) apenas I, II, III e IV
Gabarito: a
82) Nas últimas décadas do século XX teve início a Terceira Revolução Industrial, que provocou inúmeras transformações na maneira de produzir, dentre as quais
a) a concentração da atividade de produção junto às reservas minerais, diminuindo o peso do transporte transoceânico
b) a expansão da divisão e da e da hierarquização do trabalho, exigindo menos mão-de-obra especializada.
c) a expansão do toyotismo, isto é, de um modelo caracterizado pela capacidade de flexibilização da produção.
d) a introdução da linha de montagem que possibilita ampliar o controle de qualidade e diminuir, significativamente os preços.
e) a expansão mundial dos centros de pesquisa, possibilitando aos países subdesenvolvidos tornarem-se tecnologicamente independentes.
Gabarito: c
83) Nova Revolução Industrial gera modernos tecno polos
Estamos vivendo a Terceira Revolução Industrial. A Primeira começou no século XVIII e caracterizou-se pela substituição das ferramentas manuais por maquinas e pelas novas tecnologias como a máquina a vapor e a fiadeira.
A Segunda, no século XIX, destacou-se pela produção de eletricidade, pelo desenvolvimento do motor de combustão interna, de produtos químicos com base científicas e da fundição eficiente do aço, e pela invenção do telégrafo e da telefonia.
E a terceira iniciou-se durante a Segunda Guerra Mundial, com a revolução da tecnologia da informação, tendo por base o desenvolvimento da eletrônica, microeletrônica, computadores e telecomunicações.
Disponível em Vestibular UOL
Os tecno polos, um dos símbolos da terceira Revolução Industrial, apresentam as seguintes características
I - Proximidade dos centros fornecedores de matérias-primas.
II - Proximidade dos pólos industriais tradicionais.
III - Proximidade de universidades e centros de pesquisas.
IV - Mão-de-obra altamente especializada.
V - Mão-de-obra jovem e de baixa remuneração.
Estão corretas as características
a) I, II e III apenas
b) II, III e IV apenas
c) III e IV apenas
d) III e V apenas
e) I, II e V apenas
Gabarito: c
Em termos sociais, a principal consequência dessa revolução, nos países periféricos, teve como resultado, um(a) maior
a) seletividade no processo de produção e na velocidade da circulação do capital, no avanço das pesquisas e das informações, aprofundando a exclusão social.
b) fechamento das fronteiras nacionais, levando à redução das trocas internacionais e provocando a desaceleração da produção.
c) mobilidade de empresas multinacionais, limitando o processo de globalização, devido à dificuldade de inserção dos estados nacionais nessa Revolução.
d) crescimento do poder do Estado nacional, uma vez que essa revolução tecnológica leva ao fortalecimento de sua estrutura produtiva e burocrática.
e) redução do capitalismo monopolista, aprofundamento, aprofundando a concorrência entre as empresas, cuja consequência é a popularização do sistema de produção e de comunicação, devido ao acesso da população mundial a todos os produtos industrializados.
Gabarito: a
Esse modelo de organização da produção e do trabalho é denominado
a) fordismo
b) dumping
c) taylorismo
d) holding
e) just-in-time
Gabarito: e
88) Com a emergência da Terceira Revolução Industrial e da reestruturação do capitalismo, nas últimas décadas do século passado, além da ruptura do modelo industrial e tecnológico, eram questionadas também as relações econômicas, sociais e políticas definidas pelo padrão de industrialização fordista.
Sobre a reestruturação do capitalismo e as consequências sobre a organização do trabalho NÃO é correto afirmar que:
a) reverteu o longo período de alinhamento da relação capital/trabalho, relativamente favorável ao segundo.
b) admitiu as regulações governamentais protecionistas que engessaram o mercado de trabalho e aumentaram a competitividade.
c) golpeou a organização sindical que, na defensiva, perdeu parte do seu poder de representação e enfrentamento.
d) alterou o processo produtivo e o trabalho envolvido na produção, acentuando a exclusão econômica e social.
e) afetou o mundo do trabalho ao mudar as relações no processo produtivo, a divisão do trabalho e as negociações coletivas.
Gabarito: b
91) Trata-se de um gigantesco movimento de construção de cidades, necessário para o assentamento residencial dessa população, bem como de suas necessidades de trabalho, abastecimento, transportes, saúde, energia, água etc. Ainda que o rumo tomado pelo crescimento urbano não tenha respondido satisfatoriamente a todas essas necessidades, o território foi ocupado e foram construídas as condições para viver nesse espaço.
MARICATO. E. Brasil, cidades: alternativas para a crise urbana. Petrópolis Vozes. 2001.
A dinâmica de transformação das cidades tende a apresentar como consequência a expansão das áreas periféricas pelo(a)
a) crescimento da população urbana e aumento da especulação imobiliária.
b) direcionamento maior do fluxo de pessoas, devido à existência de um grande número de serviços.
c) delimitação de áreas para uma ocupação organizada do espaço físico, melhorando a qualidade de vida.
d) implantação de políticas públicas que promovem a moradia e o direito à cidade aos seus moradores.
e) reurbanização de moradias nas áreas centrais, mantendo o trabalhador próximo ao seu emprego, diminuindo os deslocamentos para a periferia.
Gabarito: a
92) O conceito de função social da cidade incorpora a organização do espaço físico como fruto da regulação social, isto é, a cidade deve contemplar todos os seus moradores e não somente aqueles que estão no mercado formal da produção capitalista da cidade. A tradição dos códigos de edificação, uso e ocupação do solo no Brasil sempre partiram do pressuposto de que a cidade não tem divisões entre os incluídos e os excluídos socialmente.
QUINTO JR., L. P. Nova legislação urbana e os velhos fantasmas Estudos Avançados (USP), n. 47, 2003 (adaptado).
Uma política governamental que contribui para viabilizar a função social da cidade, nos moldes indicados no texto, é a
a) qualificação de serviços públicos em bairros periféricos.
b) implantação de centros comerciais em eixos rodoviários.
c) proibição de construções residenciais em regiões íngremes.
d) disseminação de equipamentos culturais em locais turísticos.
e) desregulamentação do setor imobiliário em áreas favelizadas.
Gabarito: a
93) A configuração do espaço urbano da região do Entorno do Distrito Federal assemelha-se às demais aglomerações urbanas e regiões metropolitanas do pais, onde é facilmente identificável a constituição de um centro dinâmico e desenvolvido, onde se concentram as oportunidades de trabalho e os principais serviços, e a constituição de uma região periférica concentradora de população de baixa renda, com acesso restrito às principais atividades com capacidade de acumulação e produtividade, e aos serviços sociais e infraestrutura básica.
CAIADO, M. C. A migração intrametropolitana e o processo de estruturação do espaço da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno. In: HOGAN, D. J. et al. (Org.). Migração e ambiente nas aglomerações urbanas. Campinas: Nepo/Unicamp, 2002.
A organização interna do aglomerado urbano descrito é resultado da ocorrência do processo de
a) expansão vertical.
b) polarização nacional.
c) emancipação municipal.
d) segregação socioespacial.
e) desregulamentação comercial.
Gabarito: d
95) Subindo morros, margeando córregos ou penduradas em palafitas, as favelas fazem parte da paisagem de um terço dos municípios do país, abrigando mais de 10 milhões de pessoas, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
MARTINS, A. R. A favela como um espaço da cidade. Disponível em: http://www.revistaescola.abril.com.br. Acesso em: 31 jul. 2010.
A situação das favelas no país reporta a graves problemas de desordenamento territorial. Nesse sentido, uma característica comum a esses espaços tem sido
a) o planejamento para a implantação de infraestruturas urbanas necessárias para atender as necessidades básicas dos moradores.
b) a organização de associações de moradores interessadas na melhoria do espaço urbano e financiadas pelo poder público.
c) a presença de ações referentes à educação ambiental com consequente preservação dos espaços naturais circundantes.
d) a ocupação de áreas de risco suscetíveis a enchentes ou desmoronamentos com consequentes perdas materiais e humanas..
e) o isolamento socioeconômico dos moradores ocupantes desses espaços com a resultante multiplicação de políticas que tentam reverter esse quadro
Gabarito: d
97) O Rio de Janeiro tem projeção imediata no próprio estado e no Espírito Santo, e parcela do Sul do estado da Bahia, e na Zona da Mata, e Minas Gerais, onde tem influência dividida com Belo Horizonte. Compõem a rede urbana do Rio de Janeiro, entre outras cidades: Vitória, Juiz de Fora, Cachoeiro de Itapemirim, Campos dos Goytacazes, Volta Redonda – Barra Mansa, Teixeira de Freitas, Angra dos Reis e Teresópolis.
a) Frente pioneira.
Fonte: Mundo Educação | Brasil Escola | Descomplica | GeoLibertária | Prefeitura de Teresópolis - 2011 - BioRio | ENEM Educação.com | Geografia - Rafael Gatto | Reigresso UFF - Coseac UFF - 2018 | Colégio Naval - 2017 | Simulado FTD - 2017 | Geração COC - 2010 | ENEM - 2011 - 2012 - 2013 - 2014 - 2015 - 2016 - 2017| A dinâmica de transformação das cidades tende a apresentar como consequência a expansão das áreas periféricas pelo(a)
a) crescimento da população urbana e aumento da especulação imobiliária.
b) direcionamento maior do fluxo de pessoas, devido à existência de um grande número de serviços.
c) delimitação de áreas para uma ocupação organizada do espaço físico, melhorando a qualidade de vida.
d) implantação de políticas públicas que promovem a moradia e o direito à cidade aos seus moradores.
e) reurbanização de moradias nas áreas centrais, mantendo o trabalhador próximo ao seu emprego, diminuindo os deslocamentos para a periferia.
Gabarito: a
92) O conceito de função social da cidade incorpora a organização do espaço físico como fruto da regulação social, isto é, a cidade deve contemplar todos os seus moradores e não somente aqueles que estão no mercado formal da produção capitalista da cidade. A tradição dos códigos de edificação, uso e ocupação do solo no Brasil sempre partiram do pressuposto de que a cidade não tem divisões entre os incluídos e os excluídos socialmente.
QUINTO JR., L. P. Nova legislação urbana e os velhos fantasmas Estudos Avançados (USP), n. 47, 2003 (adaptado).
Uma política governamental que contribui para viabilizar a função social da cidade, nos moldes indicados no texto, é a
a) qualificação de serviços públicos em bairros periféricos.
b) implantação de centros comerciais em eixos rodoviários.
c) proibição de construções residenciais em regiões íngremes.
d) disseminação de equipamentos culturais em locais turísticos.
e) desregulamentação do setor imobiliário em áreas favelizadas.
Gabarito: a
93) A configuração do espaço urbano da região do Entorno do Distrito Federal assemelha-se às demais aglomerações urbanas e regiões metropolitanas do pais, onde é facilmente identificável a constituição de um centro dinâmico e desenvolvido, onde se concentram as oportunidades de trabalho e os principais serviços, e a constituição de uma região periférica concentradora de população de baixa renda, com acesso restrito às principais atividades com capacidade de acumulação e produtividade, e aos serviços sociais e infraestrutura básica.
CAIADO, M. C. A migração intrametropolitana e o processo de estruturação do espaço da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno. In: HOGAN, D. J. et al. (Org.). Migração e ambiente nas aglomerações urbanas. Campinas: Nepo/Unicamp, 2002.
A organização interna do aglomerado urbano descrito é resultado da ocorrência do processo de
a) expansão vertical.
b) polarização nacional.
c) emancipação municipal.
d) segregação socioespacial.
e) desregulamentação comercial.
Gabarito: d
95) Subindo morros, margeando córregos ou penduradas em palafitas, as favelas fazem parte da paisagem de um terço dos municípios do país, abrigando mais de 10 milhões de pessoas, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
MARTINS, A. R. A favela como um espaço da cidade. Disponível em: http://www.revistaescola.abril.com.br. Acesso em: 31 jul. 2010.
A situação das favelas no país reporta a graves problemas de desordenamento territorial. Nesse sentido, uma característica comum a esses espaços tem sido
a) o planejamento para a implantação de infraestruturas urbanas necessárias para atender as necessidades básicas dos moradores.
b) a organização de associações de moradores interessadas na melhoria do espaço urbano e financiadas pelo poder público.
c) a presença de ações referentes à educação ambiental com consequente preservação dos espaços naturais circundantes.
d) a ocupação de áreas de risco suscetíveis a enchentes ou desmoronamentos com consequentes perdas materiais e humanas..
e) o isolamento socioeconômico dos moradores ocupantes desses espaços com a resultante multiplicação de políticas que tentam reverter esse quadro
Gabarito: d
97) O Rio de Janeiro tem projeção imediata no próprio estado e no Espírito Santo, e parcela do Sul do estado da Bahia, e na Zona da Mata, e Minas Gerais, onde tem influência dividida com Belo Horizonte. Compõem a rede urbana do Rio de Janeiro, entre outras cidades: Vitória, Juiz de Fora, Cachoeiro de Itapemirim, Campos dos Goytacazes, Volta Redonda – Barra Mansa, Teixeira de Freitas, Angra dos Reis e Teresópolis.
Disponível em: http://ibge.gov.br. Acesso em: 9 jul.2015 (adaptado)
O conceito que expressa a relação entre o espaço apresentado e a cidade do Rio de Janeiro é:
a) Frente pioneira.
b) Zona de transição.
c) Região polarizada.
d) Área de conurbação.
e) Periferia metropolitana
Gabarito: e
98) Um carro esportivo é financiado pelo Japão, projetado na Itália e montado em Indiana, México e França, usando os mais avançados componentes eletrônicos, que foram inventados em Nova Jérsei e fabricados na Coreia. A campanha publicitária é desenvolvida na Inglaterra, filmada no Canadá,a edição e as cópias, feitas em Nova York para serem veiculadas no mundo todo. Teias globais disfarçam-se com o uniforme nacional que lhes for mais conveniente.
REICH, R. O trabalho das nações: preparando-nos para o capitalismo no século XXI.
São Paulo: Educator, 1994 (adaptado).
A viabilidade do processo de produção ilustrado pelo texto pressupõe o uso de
a) linhas de montagem e formação de estoques.
b) empresas burocráticas e mão de obra barata.
c) controle estatal e infraestrutura consolidada.
d) organização em rede e tecnologia de informação.
e) gestão centralizada e protecionismo econômico.
Gabarito: d
100) Na imagem, estão representados dois modelos de produção. A possibilidade de uma crise de superprodução é distinta entre eles em função do seguinte fator:
a) Origem de matéria-prima.
b) Qualificação de mão de obra.
c) Velocidade de processamento.
d) Necessidade de armazenamento.
e) Amplitude do mercado consumidor.
Gabarito: d
98) Um carro esportivo é financiado pelo Japão, projetado na Itália e montado em Indiana, México e França, usando os mais avançados componentes eletrônicos, que foram inventados em Nova Jérsei e fabricados na Coreia. A campanha publicitária é desenvolvida na Inglaterra, filmada no Canadá,a edição e as cópias, feitas em Nova York para serem veiculadas no mundo todo. Teias globais disfarçam-se com o uniforme nacional que lhes for mais conveniente.
REICH, R. O trabalho das nações: preparando-nos para o capitalismo no século XXI.
São Paulo: Educator, 1994 (adaptado).
A viabilidade do processo de produção ilustrado pelo texto pressupõe o uso de
a) linhas de montagem e formação de estoques.
b) empresas burocráticas e mão de obra barata.
c) controle estatal e infraestrutura consolidada.
d) organização em rede e tecnologia de informação.
e) gestão centralizada e protecionismo econômico.
Gabarito: d
100) Na imagem, estão representados dois modelos de produção. A possibilidade de uma crise de superprodução é distinta entre eles em função do seguinte fator:
a) Origem de matéria-prima.
b) Qualificação de mão de obra.
c) Velocidade de processamento.
d) Necessidade de armazenamento.
e) Amplitude do mercado consumidor.
Gabarito: d
Comentários
Postar um comentário