6) Numere a coluna II com base na informação da coluna da I , relacionando os principais vultos da Geografia e/ou entidades às principais linhas evolutivas do pensamento geográfico. (Governo do Estado do Paraná – 2007)
Coluna I
1. Geografia Tradicional
2. Geografia Crítica
3. Geografia Humanística
4. Geografia Quantitativa
5. Geografia Têmporo-espacial
Coluna II
( ) Yves Lacoste
( ) Paul Vidal de la Blache
( ) IBGE
( ) Yi-Fu-Tuan
( ) Hagerstrand
a) 2 – 1 – 4 – 3 – 5.
b) 1 – 3 – 4 – 2 – 5.
c) 3 – 1 – 2 – 5 – 4.
d) 1 – 2 – 4 – 5 – 3.
e) 4 – 5 – 1 – 2 – 3.
Gabarito: a
8) A geografia, que não só contesta o pensamento dominante, mas também tem a intensão de participar de um processo de transformação da sociedade, situada no final do século XIX é:
a) Geografia Física.
b) Geografia Geral.
c) Geografia Crítica.
d) Geografia Humana.
e) Geografia contemporânea.
Gabarito: c
10) Sobre a ciência geográfica é correto afirmar:
a) A paisagem geográfica é formada pelo conjunto de elementos naturais e culturais e suas relações.
b) Muitos progressos, que dariam início à ciência geográfica, surgiram somente após a Era Cristã.
c) Em nosso mundo ocorrem poucas mudanças que são estudadas pela Geografia.
d) A paisagem natural é composta apenas de elementos culturais.
Gabarito: a
11) Sobre o conceito geográfico é correto afirmar:
a) as paisagens que vemos são as manifestações físicas dos movimentos da natureza; e o elemento menos determinante das paisagens de hoje é a sociedade humana.
b) as paisagens resultam da complexa relação dos homens entre si e desses com todos os elementos da natureza.
c) o estudo da Geografia não deve responder por que a paisagem que vemos é tal qual se apresenta.
d) a Geografia tem, na paisagem, a mera aparência: a descrição da paisagem não é suficiente para o entendimento do espaço.
e) paisagens, em diferentes lugares, nunca fazem parte de um mesmo espaço, mesmo que sejam integradas no mesmo processo.
Gabarito: b
15) Teoria Neoliberal – O subdesenvolvimento como fase “Surgidos após a década de 30, os neoliberais mantiveram a mesma base lógica do liberalismo: crescimento e progresso. (…) Assim, diante da crescente concentração de capital, os neoliberais relativizaram a possibilidade de crescimento constante e ilimitado e introduziram a ideia de que o desenvolvimento é um processo gradual, que obedece a diferentes etapas e estratégias.” Seus defensores definem o subdesenvolvimento como um estágio ou fase anterior ao desenvolvimento. (Scalzaretto Reinaldo – “Geografia Geral – Nova Geopolítica” – Editora Scipione – 1999 – SP)
De acordo com o conhecimento que você acumulou a respeito desse assunto, a teoria acima está correta?
a) Sim, porque subdesenvolvimento significa um estágio essencial de um processo evolutivo que culminará necessariamente num quadro de desenvolvimento.
b) Não, porque subdesenvolvimento não é um estágio essencial de um processo evolutivo que culminará necessariamente num quadro de desenvolvimento.
c) Não, porque há contradição entre a realidade do desenvolvimento e a do subdesenvolvimento. O país subdesenvolvido é o oposto do desenvolvido.
d) Não, porque toda humanidade, no passado, foi subdesenvolvida, e o desenvolvimento ou “processo” é uma coisa normal, que acontece naturalmente com o passar do tempo.
e) Sim, porque toda a humanidade, no passado, foi subdesenvolvida, e o desenvolvimento ou “processo” é uma coisa normal, que acontece naturalmente com o passar do tempo.
Gabarito: b
16) Portadora de memória, a paisagem ajuda a construir os sentimentos de pertencimento; ela cria uma atmosfera que convém aos momentos fortes da vida, às festas, às comemorações.
CLAVAL, P. Terra dos homens: a geografia. São Paulo: Contexto, 2010 (adaptado).
No texto, é apresentada uma forma de integração da paisagem geográfica com a vida social. Nesse sentido, a paisagem, além de existir como forma concreta, apresenta uma dimensão:
a) política de apropriação efetiva do espaço.
b) econômica de uso de recursos do espaço.
c) privada de limitação sobre a utilização do espaço.
d) natural de composição por elementos físicos do espaço.
e) simbólica de relação subjetiva do indivíduo com o espaço.
Gabarito: e
Do fragmento do texto pode-se apreender que cada cidadão constrói sua interpretação subjetiva do espaço e, por conseguinte, da paisagem. Essa dimensão permeada pela subjetividade e elementos culturais é construída a partir do que é visto, sentido e interpretado pelo indivíduo, que estabelece a sua dimensão simbólica do espaço.
17) A respeito do conceito de região, avalie as proposições a seguir:
I) Uma região pode ser criada com a finalidade de realizar estudos sobre as características gerais de um território, assim como para entender determinados aspectos do espaço.
II) A região resulta de uma elaboração racional e intencional do ser humano. Tem a finalidade de facilitar a análise, a gestão e a compreensão de uma determinada área e dos elementos que a compõem.
III) Em geral, a região pode ser entendida como uma área que foi dividida obedecendo-se a um critério específico.
IV) Algumas regiões surgem de forma natural e são estabelecidas sem que seja necessária a especificação de um critério que as defina ou classifique. Elas são chamadas de regiões naturais.
Estão corretas as alternativas:
a) II e III.
b) II, III e IV.
c) I, II e III.
d) Todas as alternativas.
e) Apenas a alternativa IV.
Gabarito: c
A alternativa IV está incorreta porque a região é criada com base em um critério específico. Trata-se de uma criação intelectual e intencional do homem. As regiões naturais são aquelas que foram estabelecidas de acordo com critérios como vegetação, clima e relevo.
18) “Esta categoria pode ser definida como o espaço percebido, ou seja, uma determinada área ou ponto do espaço da forma como são entendidos pela razão humana. Seu conceito também se liga ao espaço afetivo, aquele local em que uma determinada pessoa possui certa familiaridade ou intimidade, como uma rua, uma praça ou a própria casa.”
PENA, Rodolfo F. Alves. "Categorias da Geografia"; Brasil Escola.
A que categoria geográfica refere-se o fragmento acima?
a) região
b) território
c) paisagem cultural
d) lugar
e) espaço geográfico
Gabarito: d
O conceito de lugar articula-se a partir da relação ou compreensão do ser diante do espaço geográfico, ou seja, o lugar é o espaço apropriado ou percebido pelas relações humanas. A subjetividade envolvida na construção desse conceito carrega características de afetividade e pertencimento.
19) Categoria amplamente utilizada no âmbito da política, esse conceito é comumente entendido como uma área delimitada por fronteiras e está relacionado com uma configuração de poder. É, portanto, uma área apropriada, uma porção do espaço geográfico onde uma relação hierárquica estabelece-se.
A que categoria geográfica refere-se a definição acima?
a) paisagem
b) lugar
c) espaço geográfico
d) região
e) território
Gabarito: e
O termo território comumente designa uma determinada porção do espaço delimitada por uma relação de posse, soberania ou poder. É estabelecido por meio de fronteiras, que nem sempre são visíveis ou muito bem definidas, pois a conformação de um território obedece a uma relação hierárquica de poder.
20) Leia o texto a seguir:
[...] Fechado ao sul pelo morro, descendo escancelado de gargantas até o rio, fechavam-no, a oeste, uma muralha e um vale. De fato, infletindo naquele rumo, o Vaza-Barris, comprimido entre as últimas casas e as escarpas a pique dos morros sobranceiros, torcia para o norte feito um cañon fundo. A sua curva forte rodeava, circunvalando-a, depressão em que se erigia o povoado, que se trancava a leste pelas colinas, a oeste e norte pelas ladeiras das terras mais altas, que dali se intumescem até aos contrafortes extremos do Cambaio e do Caipá; e ao sul pela montanha. [...]
CUNHA, Euclides da. Os Sertões. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/bv000091.pdf. Acesso em: 4 abr. 2007.
O texto acima descreve um(a):
a) Paisagem.
b) Território.
c) Região.
d) Lugar.
Gabarito: a
No fragmento, o conceito que define a descrição detalhada do espaço é a paisagem. Essa categoria refere-se aos aspectos perceptíveis do espaço geográfico, isto é, à forma como compreendemos o mundo a partir de nossos sentidos.
22) I. Constitui a porção do espaço apropriada para a vida, que é vivida, experimentada, reconhecida, e cria identidade para indivíduos e grupos, através de laços afetivos.
II. É um espaço definido e delimitado a partir de relações de poder, dominação e apropriação, que nele se instalam.
Os conhecimentos acerca dos elementos de análises utilizadas pela Geografia para interpretar a sociedade e suas relações, permitem afirmar que os conceitos I e II se referem, respectivamente, a
a) lugar e região.
b) lugar e território.
c) paisagem e região.
d) território e espaço geográfico.
e) espaço geográfico e paisagem.
Gabarito: b
23) “A concepção filosófica e metodológica” sobre a qual está a base do pensamento geográfico tradicional é o
a) possibilismo.
b) marxismo.
c) determinismo.
d) positivismo.
Gabarito: d
24) O direito ao solo e à terra pode se tornar um dever quando um grande povo, por falta de extensão, parece destinado à ruína. Ou a Alemanha será uma potência mundial ou então não será. Mas, para se tornar uma potência mundial, ela precisa dessa grandeza territorial que lhe dará na atualidade a importância necessária e que dará a seus cidadãos os meios para existir. O próprio destino parece querer nos apontar o caminho.
Adolf Hitler Minha luta, 1925. Adaptado de FERREIRA, Marieta de M. e outros.
História em curso: da Antiguidade à globalização.
São Paulo: Editora do Brasil; Rio de Janeiro: FGV, 2008.
As ideias contidas no projeto político do nazismo buscavam solucionar os problemas enfrentados pela
Alemanha após o fim da Primeira Guerra Mundial.
Uma dessas ideias, abordada no texto, está associada ao conceito de:
a) xenofobia
b) espaço vital
c) purificação racial
d) revanchismo militar
Gabarito: b
25) Correlacione a segunda coluna de acordo com a primeira:
1. Espaço geográfico
2. Paisagem
3. Território
4. Lugar
5. Região
( ) Para algumas correntes da geografia, pode ser entendido(a) como uma classe de área, que pode apresentar grande uniformidade interna e grandes diferenças quando comparada a outras áreas.
( ) As relações de poder construídas e estabelecidas são determinantes para a sua definição e delimitação.
( ) É, numa determinada porção do espaço, o resultado da combinação dinâmica, portanto instável, de elementos físicos, biológicos e antrópicos que, reagindo dialeticamente, uns sobre os outros, fazem da paisagem um conjunto indissociável, em perpétua evolução.
( ) É marcado(a) pelas relações de consenso, conflito, dominação e resistência, onde se cria identidade e onde se vive.
( ) Conjunto indissociável de sistemas de objetos e sistemas de ações, que procura revelar as práticas sociais dos diferentes grupos.
A sequência correta, de cima para baixo, é:
a) 1, 2, 4, 3, 5.
b) 3, 4, 5, 1, 2.
c) 5, 3, 2, 4, 1.
d) 2, 1, 3, 5, 4.
Gabarito: c
[...] a “apropriação” de certos espaços públicos por grupos específicos, como os nordestinos nos fins de semana na Praça Saens Peña (no bairro da Tijuca), na cidade do Rio de Janeiro, e a ocupação das calçadas de certos logradouros públicos por camelôs. Ambos são casos interessantes por se revestirem de uma dimensão de conflitualidade entre esses usuários do espaço [...] e um ambiente que os discrimina: no caso dos nordestinos, em grande parte moradores das favelas próximas, temos a apropriação de uma praça por um grupo que tenta, por algumas horas, reproduzindo o espaço de convívio em um meio estranho e não raro hostil e segregador [...] manter um pouco de sua identidade. [...] No caso dos camelôs estamos diante do conflito de interesses entre os chamados setores formal e informal, cuja explosividade já se manifestou no Rio de Janeiro em diversos incidentes violentos envolvendo, de um lado, lojistas e a polícia, e, de outro, os camelôs.
(CASTRO, I. E.; GOMES, P. C. C.; CORRÊA, R. L. (Org.). Geografia: Conceitos e Temas.
Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1995. p. 91. Adaptado.)
É CORRETO afirmar que o texto ilustra o conceito geográfico de:
a) paisagem.
b) território.
c) espaço.
d) redes.
28) Com relação à organização do espaço terrestre, a exemplo de clima, modelado terrestre, solos como matrizes, produção do espaço socioeconômico e populacional, é correto afirmar:
a) O homem modifica, domina e controla todos os fenômenos naturais, devido ao desenvolvimento tecnológico alcançado nas últimas décadas.
b) Os fenômenos climáticos interferem diretamente nos elementos da biosfera, da litosfera e da hidrosfera (em particular, nas águas continentais).
c) Os solos constituem a superfície consolidada do planeta, onde vivem em equilíbrio com todos os fatores que determinam sua formação, como o clima, a topografia e a biota.
d) A internacionalização da tecnologia, da informação, das telecomunicações e da informática, com livre acesso para todos os povos, mundializou a organização do espaço geográfico.
e) O crescimento econômico de uma região é resultante da concentração de riquezas naturais, em razão de o homem, historicamente, ser submetido à natureza.
Gabarito: b
29) Dentre os objetivos da Geografia Física encontram-se os listados a seguir, EXCETO.
a) Conhecer e avaliar os componentes naturais ou geoambientais e os processos desenvolvidos no meio ambiente.
b) Levantar e avaliar as potencialidades de recursos naturais das regiões estudadas.
c) Produzir mapeamentos temáticos como mapas geomorfológico, hidrográfico, pedológico, fitogeográfico, dentre outros.
d) Analisar as redes urbanas e as relações entre as cidades e as zonas rurais.
Gabarito: d
30) A experiência geográfica é a diversidade de lugares e de homens. O que se passa noutro lugar não se parece com o que se passa aqui. O tempo não passa da mesma forma, ali o ritmo das estações é diferente, as estiagens mais longas, o frio mais intenso, os ventos mais violentos. As pessoas não têm os mesmos reflexos, os mesmos hábitos; eles não falam a mesma língua, não praticam a mesma religião. A alteridade dos homens se acrescenta à novidade e ao exotismo dos lugares.
CLAVAL, Paul. Terra dos homens: a geografia. São Paulo : Contexto, 2010, p.51
O texto acima apresenta alguns elementos que fazem com que os lugares sejam caracterizados de formas diferentes. Com base no que foi exposto no texto, é CORRETO afirmar que o lugar:
a) Refere-se a uma dimensão do espaço geográfico com características físicas, humanas e culturais definidas, capazes de distingui-lo de outras unidades espaciais.
b) Caracteriza-se por possuir elementos que revelam a diversidade das formações espaciais, as quais são originadas pelos elementos deterministas da natureza.
c) Modifica-se com as mudanças naturais que influenciam as características das estações do ano e implicam em novas organizações espaciais das ações humanas.
d) Identifica-se por um conjunto de elementos humanos que o caracteriza a partir de processos produtivos espaciais entre os sujeitos que o habitam.
Gabarito: a
32) "A geografia conheceu, num passado recente, um movimento vigoroso de renovação teórica, que exercitou com radicalidade a crítica às perspectivas tradicionais e introduziu novas orientações metodológicas no horizonte de investigação dessa ciência."
Analise as alternativas abaixo que tratam das concepções, escolas e evolução da Geografia.
I. Sendo a Geografia uma ciência de transformação e elaboração do espaço, a mesma faz uma interconexão entre o espaço da produção, circulação e idéias no decorrer do tempo histórico.
II. A principal mudança no ensino da geografia é a passagem, que ainda ocorre, de uma geografia tradicional e descritiva voltada para a memorização, para uma geografia crítica preocupada com o raciocínio e o espírito crítico do aluno.
III. O principal livro de Friedrich Ratzel, denomina-se Antropogeografia – fundamentos da aplicação da Geografia à História; pode-se dizer que esta obra funda a Geografia Humana. Nela, Ratzel definiu o objeto geográfico como o estudo da influência que as condições naturais exercem sobre a humanidade.
IV. Vidal de La Blache criou uma doutrina, o Possibilismo, e fundou a escola francesa de Geografia. E, mais, trouxe para a França o eixo da discussão geográfica, situação que se manteve durante todo o primeiro quartel do século XX.
Estão corretos:
a) somente o item IV
b) somente os itens I e III
c) todos os itens
d) somente os itens II e IV
Gabarito: c
37) A ciência geográfica utiliza-se de diversos conceitos, como espaço, região, paisagem, território e lugar, dentre outros, para explicar os fenômenos geográficos. Nesse contexto, é correto afirmar que o conceito de território
a) recorre à Matemática e à Estatística para a compreensão do fenômeno geográfico.
b) é usado, exclusivamente, para explicar as diferenças regionais no território brasileiro.
c) serve apenas aos cartógrafos para demarcar as fronteiras entre as nações.
d) é utilizado para explicar as diversidades econômicas, políticas e culturais dos grupos sociais.
e) explica os fenômenos ambientais e seus impactos na vida dos diferentes grupos sociais.
Gabarito: d
38) Analise as proposições sobre a formação do pensamento e da ciência geográfica.
(1) Na Idade Média, na Grécia Antiga; Heródoto, Hipocrates e Aristóteles, entre outros analisaram a dinâmica dos fenômenos naturais, elaboraram descrições de paisagens e estudaram a relação homem-natureza.
(2) Foi em meados do século XIX, graças aos trabalhos de dois pesquisadores franceses, Humboldt e Ritter, que a geografia foi fundada como ciência, com a gradativa sistematização do seu arcabouço teórico metodológico.
(3) Apesar de ter tido um importante papel no desenvolvimento da ciência geográfica, a geografia tradicional nos legou um ensino escolar centrado na memorização de mapas e dados estatísticos sobre população e economia, juntamente com as características físicas de clima, relevo, vegetação e hidrografia.
(4) Com o fim do socialismo real, houve uma redução da influência do marxismo nas ciências humanas, o que possibilitou a difusão de outras correntes teórico-metodológicas na geografia crítica, como a fenomenologia e o existencialismo, ao mesmo tempo em que as correntes críticas passaram a valorizar as novas tecnologias – computadores, satélites etc. – na interpretação do espaço geográfico. (5) Após três décadas de renovação e com o avanço da globalização, o crescimento de problemas como os conflitos étnicos, a questão ambiental, os movimentos terroristas, as crises financeiras etc., consolida-se a certeza de que a geografia é uma disciplina fundamental para a compreensão do mundo contemporâneo nas escalas local, nacional e mundial.
Marque a alternativa correta:
a) Todas as alternativas estão corretas
b) As alternativas 1 e 2 estão erradas e 3, 4 e 5 estão corretas.
c) As alternativas 1, 3, 4 e 5 estão corretas e 2 está errada.
d) As alternativas 2, 3, 4 e 5 estão corretas e 1 está errada.
e) As alternativas 1, 2, 3 e 5 estão erradas e 4 está correta.
Gabarito: b
39) Existem diferentes modos de entender o espaço geográfico e de analisar e explicar a relação da sociedade com a natureza. Acerca dessa relação, assinale a alternativa que associa corretamente o posicionamento das correntes do pensamento geográfico ao seu modo de compreender a problemática da Amazônia ou de opinar sobre a intervenção humana na Região.
a) Os adeptos do Determinismo Geográfico culpam a gestão pública inadequada pela pobreza e pelo abandono em que vivem as populações locais.
b) Os seguidores da Geografia Quantitativa combatem o uso de recursos técnico-científicos modernos na reorganização do espaço regional.
c) Os defensores do Possibilismo atribuem às condições climáticas e à existência de solos desfavoráveis a responsabilidade pela pobreza da população regional.
d) Os defensores de uma perspectiva crítica explicam a problemática da Região como resultante de uma integração dos fatores naturais com os socioeconômicos.
e) Os que buscam compreender o espaço a partir de elementos culturais responsabilizam os povos indígenas pela condição atual de degradação da Região.
Gabarito: d
40) Sobre a Geografia, seus métodos, seus procedimentos, suas abordagens não é verdadeiro afirmar que:
a) A Geografia Tradicional tem por base metodológica a teoria marxista.
b) O espaço geográfico é fruto da dinâmica social (relação homem, natureza e trabalho) que se diferencia de acordo com a formação historia, no espaço e no tempo.
c) A Geografia ao longo de sua trajetória tem vivenciado avanços e recuos. Hoje, pode-se dizer que a Geografia apresenta grandes avanços metodológicos permitindo compreender a dinâmica e as contradições sociais do espaço geográfico.
d) A sala onde você esta fazendo esta prova para concorrer a uma vaga do vestibular, contem natureza transformada pelo trabalho social. Olhe para as paredes, carteiras e demais objetos ao seu redor e percebera isto. Quase tudo que nos cerca é o resultado do trabalho social sobre a natureza, inclusive o espaço geográfico, objeto de estudo da Geografia.
Gabarito: a
41) “O tratamento dos aspectos físicos do planeta ou, como querem alguns, do quadro natural, não faz da geografia e nem da geografia física uma ciência natural, biológica ou da terra; ela é, acima de tudo, uma ciência do espaço e é aí que encontramos sua característica fundamental. Enquanto divisão geral das ciências, ela se encontra indubitavelmente entre as ciências humanas e é ali o seu lugar correto, haja vista possuir como objetivo primeiro o estudo do jogo de influências entre sociedade e natureza na organização do espaço.” (MENDONÇA, Francisco. Geografia Física: Ciência Humana? Ed. Contexto, 1989)
Após a leitura do texto, pode-se afirmar que o autor:
a) considera que a Geografia, por ser uma ciência do espaço, não mantém relações com as ciências naturais, que se dedicam ao estudo da estruturação natural das paisagens.
b) defende que a Geografia é uma ciência humana, mas, mesmo assim, não pode ser considerada uma ciência social porque também estuda a estruturação do quadro natural.
c) só considera como análise geográfica a interpretação das interferências do quadro natural sobre a produção do espaço geográfico.
d) defende que o objetivo central da ciência geográfica é a análise da produção do espaço a partir das relações entre a sociedade e o meio natural.
e) concorda com o fato de que a Geografia é apenas uma disciplina e não uma ciência natural, biológica ou da Terra.
42) “Os fatos da realidade geográfica estão intimamente ligados entre si e devem ser estudados em suas múltiplas relações. Não basta estudar isoladamente os diversos fenômenos que compõem a realidade; eles estão ligados uns aos outros.” Este é o princípio geográfico conhecido como:
a) Princípio de Conexão.
b) Princípio do Atualismo.
c) Princípio de Atividade.
d) Princípio do Criticismo.
e) Princípio da Complexidade Crescente
Gabarito: a
43) “Este princípio, enunciado por Jean Brunhes, chamava atenção para o fato de que os fatores físicos e humanos, ao elaborarem as paisagens, não agiram separada e independentemente, havendo uma interpenetração na ação dos vários fatores físicos entre si, e ainda dos dois grandes grupos de fatores. Na elaboração das paisagens, nenhum dos fatores físicos ou humanos age isoladamente; a ação é sempre feita de forma integrada com outros fatores.” (Manuel Correia de Andrade, Geografia Econômica)
O princípio da Geografia a que o autor faz referência é o:
a) Princípio da Extensão.
b) Princípio da Conexão.
c) Princípio da Analogia.
d) Princípio das Causas Atuais.
e) Princípio da Uniformidade dos Fatos Geográficos.
44) A aplicação do método geográfico com seus princípios é feita por Josué de Castro em seu livro Geografia da Fome, quando o autor identifica, no Brasil, a presença de 05 áreas alimentares: a Amazônica, o Nordeste Açucareiro, o Sertão Nordestino, o Centro-Oeste e o Extremo Sul, constatando a presença, nessas áreas, de fome endêmica, de epidemias de fome e de subnutrição. Analise as proposições abaixo, que dizem respeito à aplicação desses princípios do método geográfico feita pelo autor.
( ) Quando localiza e mapeia as regiões alimentares, estabelecendo os seus limites, Josué está desenvolvendo o princípio da Extensão, formulado por Frederico Ratzel.
( ) Ao analisar as razões que levam à fome na área Amazônica, estabelecendo relações de causa e efeito, Josué aplicou o princípio da Casualidade.
( ) Ao comparar a fome endêmica presente na área Amazônica e no Nordeste Açucareiro com a fome existente no Sertão Nordestino, identificando semelhanças e diferenças, o autor está desenvolvendo o princípio da Analogia ou da Geografia Geral, enunciado por Karl Ritter.
( ) A conexidade está presente em seu livro, quando identifica a interligação e a interpenetração existentes na ação dos vários fatores físicos e humanos entre si.
( ) O princípio da atividade é desenvolvido por Josué quando ele menciona os diferentes tipos de atividades econômicas que são desenvolvidas pelas populações das regiões por ele tratadas.
Está correta a alternativa
a) V F V V F
b) F V F F V
c) V V F V V
d) V F F V F
e) F F V F F
Gabarito: a
47) A Geografia, como ciência, possui um método próprio de análise, o chamado método geográfico, que se baseia em cinco princípios. Com relação a esses princípios, analise as proposições abaixo.
( ) O princípio da Extensão foi enunciado por Frederico Ratzel e, de acordo com o mesmo, o geógrafo, ao estudar uma determinada área, deve, primeiramente, utilizando-se de um mapa, localizá-la, identificando os seus limites.
( ) A Analogia foi o princípio enunciado por Vidal de la Blache.
( ) Na Causalidade, o geógrafo, ao observar um fato, deve identificar as causas que levam à sua existência, procurando estabelecer as relações de causa e efeito.
( ) Na Conexidade, o estudioso de Geografia verifica que os fatores físicos e humanos não agem de forma isolada na formação de uma paisagem, existindo, pois, uma inter-relação entre eles. Estes fatores agem de maneira integrada.
( ) Jean Brunhes formulou o princípio da Atividade, no qual assinala que a paisagem não é estática mas está em constante transformação e é, portanto, dinâmica.
A sequência correta é:
a) F, F, F, V e V
b) V, V, F, F e F
c) V, V, F, F e V
d) V, V, V, V e V
e) F, F, F, F e F
Gabarito: d
48) As proposições, a seguir, fazem referência à evolução da ciência geográfica. Sobre esse assunto, o que podemos concluir?
( ) Alexander von Humboldt e Carl Ritter, influenciados pela expansão das ciências naturais, foram responsáveis pelas bases científicas da Geografia e estudaram, sobretudo, as inter-relações do homem com o meio natural.
( ) A corrente geográfica denominada “Possibilismo Geográfico” considera que a sociedade em meios equatoriais não tem possibilidade de vencer facilmente as adversidades naturais, sobretudo no que diz respeito às condições climáticas ambientais.
( ) Um dos principais expoentes da corrente Possibilista da Geografia foi Vidal de la Blache, que publicou a obra Princípios da Geografia Humana.
( ) A Geografia Marxista, que predomina nos meios acadêmicos brasileiros, caracteriza-se por compreender a luta de classes nos espaços geográficos como uma decorrência dos fatores naturais que criam dificuldades à distribuição mais eqüitativa da renda, especialmente nos países capitalistas.
( ) A corrente Determinista da Geografia defende que o planeta Terra é um sistema aberto e que os territórios são determinados pela entrada e saída de energia nesse sistema.
A alternativa correta é:
a) V V V F F
b) V F V F F
c) F F F V V
d) F V V F V
e) V F F F V
Gabarito: b
( ) O objeto da Geografia, tradicionalmente, tem sido a localização dos fatos na superfície terrestre, a relação entre os fatos de ordem natural e as inter-relações entre os homens e o meio natural.
( ) O determinismo geográfico deve ser entendido como a corrente da Geografia que defende a possibilidade de a ação humana vencer as determinações do meio natural.
( ) A Geografia entende, por organização do espaço, o arranjo do meio ambiente ao desenvolvimento das potencialidades da sociedade, segundo a sua cultura.
( ) Para a Geografia, os problemas da degradação ambiental passam a ter um sentido expressivo no momento em que abrange área suficiente para alterar os padrões usuais de organização do espaço.
( ) A Geopolítica é o ramo da Geografia Econômica que busca explicar a expansão peIa superfície terrestre, da influência dos grandes grupos econômicos e dos países a eles ligados, em função dos recursos naturais existentes.
Gabarito: V F V V F
52) Qual é o objetivo maior da Nova Geografia:
a) O homem é dependente dos aspectos e fenômenos naturais, não sendo capaz de superá-los.
b) O homem tem as condições necessárias para se adaptar à natureza e transformá-la para o seu próprio benefício.
c)É de construir uma geografia universal, uma geografia que pudesse ser entendida por todos.
d) É de construir uma geografia para poucos.
Gabarito: c
53) Qual é o objetivo da geografia crítica:
a) O homem tem as condições necessárias para se adaptar à natureza e transformá-la para o seu próprio benefício.
b) O homem é dependente dos aspectos e fenômenos naturais, não sendo capaz de superá-los.
c) É de construir uma geografia universal, uma geografia que pudesse ser entendida por todos.
d) É mostrar que os acontecimentos e decisões não se dão por acaso, mas por uma intenção.
Gabarito: d
56) Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais e metodologia utilizada nos 3º e 4º ciclos do Ensino Fundamental deve basear-se numa geografia que:
a) separe a Geografia Física da Geografia da Natureza;
b) dê prioridade à seleção criteriosa de conteúdos;
c) crie uma padronização do trato dos alunos;
d) tenha uma fundamentação positivista;
e) seja crítica e humanista.
Gabarito: e
57) Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais espera-se que, ao finalizar o Ensino Fundamental, com os conceitos, procedimentos e atitudes relacionadas à Geografia, os alunos sejam capazes de, EXCETO:
a) conhecer o mundo atual em sua diversidade e compreender como as paisagens, os lugares e os territórios se constroem;
b) avaliar o resultado das ações dos homens na sociedade, de modo que possam participar propositiva e reativamente nas questões socioambientais locais;
c) compreender a espacialidade e temporalidade dos fenômenos geográficos estudados em suas dinâmicas e interações;
d) compreender que os direitos políticos e os avanços tecnológicos são conquistas hoje usufruídas por todos os seres humanos.
e) valorizar o patrimônio sociocultural e respeitar a sociodiversidade, reconhecendo-as como direitos dos povos.
Gabarito: d
58) Um professor de Geografia do 9º ano do Ensino Fundamental listou alguns itens para trabalhar com seus alunos o tema: "Brasil - a modernização capitalista e a redefinição nas relações entre o campo e a cidade."
Assinale a alternativa que NÃO apresenta um item diretamente ligado ao tema:
a) "O abastecimento de alimentos das cidades brasileiras e o papel do pequeno e médio produtor do campo."
b) "A entrada de empresas estrangeiras no campo e seu papel nas exportações brasileiras."
c) "Os fluxos migratórios internos e seus impactos no mercado de trabalho na cidade e no campo."
d) "A mecanização do campo, a concentração de terra e o problema dos sem-terra no campo,"
e) "A agricultura modernizada e sua concentração espacial na Região Centro-Sul brasileira."
Gabarito: c
59) Nas últimas séries do Ensino Fundamental os alunos já passaram pelo processo de alfabetização cartográfica. Podem agora trabalhar com uma variedade de representações dos lugares e do mundo como leitores críticos e mapeadores conscientes. Assinale a alternativa que NÃO apresenta corretamente uma dessas representações.
a) croquis (representação unidimensional);
b) maquetes (representação tridimensional);
c) mapas, cartas e plantas;
d) símbolos e convenções cartográficas (rigor nas representações);
e) cognição, percepção individual e criatividade (maior liberdade nas representações).
Gabarito: e
60) A ideologia segundo a qual os povos mais inteligente e os mais cultos são os das zonas temperadas, enquanto os da zona tropical, em função do clima quente, são os mais indolentes, resultando disso o desenvolvimento e o subdesenvolvimento, essa postura é defendida pelo (a):
a) Escola Dialética ou crítica
b) Escola Possibilista ou francesa.
c) Escola Determinista ou alemã
d) Escola Grega
e) Escola Evolucionista.
🌏 📖 FAÇA TAMBÉM EXERCÍCIOS SOBRE CARTOGRAFIA
62) .Associe, corretamente no que se refere aos Princípios Metodológicos da Geografia.
1 - Extensão
2 - Analogia
3 - Causalidade
4 - Conexidade
5 - Atividade
( ) Ligações entre os fatos.
( ) Localizar.
( ) Dinâmica dos fatos.
( ) Porque.
( ) Comparar fatos
A sequência correta de cima para baixo é:
a) 4 - l - 3 - 2 - 5;
b) 4 - 1 - 5 - 3 - 2;
c) 4 - 3 - 1 - 5 - 1;
d) 4 - 5 - 1 - 3 - 2.
Gabarito: b
63) “O espaço geográfico é fruto de um processo que ocorre ao longo da história das diversas sociedades humanas; dessa forma, representa interesses, técnicas e valores dessas mesmas sociedades, que o constroem segundo suas necessidades. Então, é possível dizer que ele reflete o estágio de desenvolvimento dos meios técnicos de cada sociedade”.
(SILVA, A. C. et. al. Geografia contextos e redes 01. 1º ed. São Paulo: Moderna, 2013. p.19).
No trecho acima, observa a noção de espaço geográfico vinculada:
a) ao emprego aleatório de ferramentas desprovidas de seus contextos.
b) à ideia de que a sociedade é o reflexo do meio onde vive e que nele se reproduz.
c) à história da humanidade, limitando esse conceito às justaposições do passado.
d) aos interesses da sociedade, em uma perspectiva totalitária e sem subjetividades.
e) à utilização das técnicas para a produção da sociedade e suas espacialidades.
Gabarito: e
No trecho citado, o autor ressalta que o espaço é construído e transformado ao longo do tempo pelas diferentes técnicas desenvolvidas pela sociedade, sendo, portanto, o reflexo sobre como essas populações modificavam a realidade por meio de seu trabalho.
64) “No conceito de espaço geográfico está implícita a ideia de articulação entre natureza e sociedade. Na busca desta articulação, a Geografia tem que trabalhar, de um lado, com os elementos e atributos naturais, procurando não só descrevê-los, mas entender as interações existentes entre eles; e de outro, verificar a maneira pela qual a sociedade está administrando e interferindo nos sistemas naturais. Para perceber a ação da sociedade é necessário adentrar em sua estrutura social, procurando apreender o seu modo de produção e as relações socioeconômicas vigentes”.
(GIOMETTI, A. B. R., et al. Leitura do Espaço Geográfico através das categorias: Lugar, Paisagem e Território. In: Caderno de formação: formação de professores didática dos conteúdos. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2012. p.34).
Na conceituação acima apresentada, temos a Geografia como uma ciência da natureza e da sociedade, no sentido de:
a) descrever as metanarrativas individuais do natural e do social.
b) evidenciar as relações de interação entre esses dois elementos da realidade.
c) compreender as dinâmicas naturais dos espaços humanizados.
d) avaliar as estruturas dos sistemas naturais para neles interferir.
e) evidenciar a complementaridade nula entre o espaço e as práticas humanas.
Gabarito: b
O conceito de espaço geográfico, ao ser visto como a relação entre a sociedade e os sistemas naturais, faz com que a ciência geográfica porte-se como a área que estrutura a interação entre esses elementos naturais e sociais, com todas as suas respectivas complexidades.
65) Assinale, a seguir, a alternativa que melhor indica o conceito atual de espaço geográfico:
a) Compreende o substrato superficial onde habitam os seres vivos terrestres.
b) Abrange o meio físico da Terra e suas dinâmicas naturais, tais como o clima, o relevo e a vegetação.
c) É o resultado da interação mediada pelas técnicas entre as práticas humanas e suas sociedades com a superfície terrestre e seus elementos.
d) É tudo aquilo que pode ser contemplado pela visão em um ambiente imediatamente próximo.
e) É o “palco” das práticas sociais, caracterizando-se por ser um receptáculo das ações antrópicas.
Gabarito: c
O espaço geográfico é, em grande parte, compreendido pela construção humana e sua relação com o meio natural, em que o emprego das técnicas permite a edificação física e intelectual de um meio de vivência.
66) A Geografia se expressou e se expressa a partir de um conjunto de conceitos que, por vezes, são considerados erroneamente como equivalentes, a exemplo do uso do conceito de espaço geográfico como equivalente ao de paisagem, entre outros.
Considerando os conceitos de espaço geográfico, paisagem, território e lugar, assinale a alternativa INCORRETA.
a) A paisagem geográfica é a parte visível do espaço e pode ser descrita a partir dos elementos ou dos objetos que a compõem. A paisagem é formada apenas por elementos naturais; quando os elementos humanos e sociais passam a integrar a paisagem, ela se torna sinônimo de espaço geográfico.
b) O espaço geográfico é (re)construído pelas sociedades humanas ao longo do tempo, através do trabalho. Para tanto, as sociedades utilizam técnicas de que dispõem segundo o momento histórico que vivem, suas crenças e valores, normas e interesses econômicos. Assim, pode-se afirmar que o espaço geográfico é um produto social e histórico.
c) O lugar é concebido como uma forma de tratamento geográfico do mundo vivido, pois é a parte do espaço onde vivemos, ou seja, é o espaço onde moramos, trabalhamos e estudamos, onde estabelecemos vínculos afetivos.
d) Historicamente, a concepção de território associa-se à ideia de natureza e sociedade configuradas por um limite de extensão do poder. A categoria território possui uma relação estreita com a de paisagem e pode ser considerada como um conjunto de paisagens contido pelos limites políticos e administrativos de uma cidade, estado ou país.
Gabarito: a
A paisagem pode ser composta por elementos visíveis e também “não visíveis” do espaço, não correspondendo somente ao sentido da visão. Além disso, ela engloba aspectos naturais e também sociais. O espaço geográfico, por sua vez, é a construção e reconstrução das atividades humanas por meio das técnicas, de modo a integrar aspectos físicos e antrópicos do mundo.
67) Leia atentamente as seguintes afirmativas:
I. As ideias geográficas, desde a Antiguidade, se desenvolveram a partir de conhecimentos práticos originários da observação e exploração da Terra. Foi, porém, entre os gregos que a Geografia surgiu como um campo de conhecimento específico, cabendo a Estrabão o mérito de ter utilizado, pela primeira vez, o termo “geografia”.
II. A Geografia Regional, ligada à História e à Etnografia, tem origem na Grécia, assim como a Geografia Geral, que nasce Física e Matemática, o que demonstra que desde a sua gênese como área do conhecimento humano, a Geografia apresenta sua dupla face. Por longos séculos, até o surgimento da Geografia Moderna, esses dois ramos se desenvolvem praticamente sem se encontrarem e interpenetrarem.
III. A Geografia Moderna existirá desde o momento em que a aproximação e o relacionamento entre a Natureza e a Sociedade, ou seja, entre a Geografia Geral e a Regional, forem viabilizados por um conhecimento empírico do globo terrestre, até então inexistente. Esta segunda gênese se dará na Alemanha, que enfrenta, ainda no século XIX, problemas relativos à sua unificação e à transição feudalismo/capitalismo.
IV. Ao longo dos séculos XVI-XVIII, várias ciências foram se setorializando em relação ao conjunto dos conhecimentos humanos, como a política (Maquiavel), a economia (Smith), etc, mas a geografia que começa a ser repensada por Kant e Hegel é, como a grega, globalizadora, continuando a abranger campos que vão se especializando (águas, clima, solo, economia, etc).
Assinale a alternativa CORRETA.
a) Somente as afirmativas I, II e III estão corretas.
b) Somente as afirmativas II, III e IV estão corretas.
c) Somente as afirmativas I, III e IV estão corretas.
d) Somente as afirmativas I, II e IV estão corretas.
e) As afirmativas I, II, III e IV estão corretas.
Gabarito:
68) Milton Santos, em sua obra Espaço e Método (1a edição, 1985), destaca que, para compreender o espaço geográfico em sua totalidade, as categorias de forma, função, estrutura e processo devem ser tomadas em conjunto e interrelacionadas, porque:
a) as mudanças morfológicas das paisagens devem ser consideradas em relação às funções, estruturas e processos que identificam os conteúdos da ação social, visto que a forma espacial tomada isoladamente representa apenas a aparência.
b) a partir da compreensão destas categorias, podemos afirmar que, em qualquer período histórico e cultural, a estrutura determinante da vida social é definida pelas relações que os homens mantêm com a natureza.
c) a compreensão linear e estática destas quatro categorias permite analisar o espaço geográfico em sua totalidade e distinguir as concepções de paisagem, lugar, região e território.
d) a partir do uso destas categorias, podemos compreender a totalidade, desconsiderando as singularidades que comprometem a visão conjunta da realidade.
e) na análise de uma formação sócio-espacial, o processo é a categoria que prevalece e, dependendo das circunstâncias, anula o efeito das demais, porque o espaço é condicionado por fatores naturais.
Gabarito:
69) Com relação à gênese da Geografia Moderna, identifique se são verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas abaixo.
( ) O caráter tardio do desenvolvimento do capitalismo na Alemanha e a especificidade do processo que leva à constituição do Estado nacional alemão reúnem as condições
capazes de explicar o surgimento pioneiro da Geografia Moderna naquele país.
( ) A problemática da unificação e do lugar da Alemanha no cenário europeu e mundial é o desafio respondido pela filosofia clássica alemã, da qual tanto a geografia como o marxismo são herdeiros.
( ) Com Alexander von Humboldt e Karl Ritter, a Geografia adquire na Alemanha, no século XIX, status científico, ao substituir a ênfase na descrição resultante dos relatos de viagem e expedições científicas por uma perspectiva explicativa, sistemática e científica.
( ) A efetivação da Geografia como um corpo de conhecimento sistematizado concretiza-se com a sua introdução no currículo escolar, fundamentada em princípios teórico-metodológicos estabelecidos no pós IIª Guerra Mundial.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.
a) F – V – V – V
b) F – F – V – V
c ) F – F – F – V
d) V – V – V – F
e) V – V – F – F
Gabarito:
16) Estudar geograficamente o mundo ou parte do mundo é ir além da simples descrição da paisagem, pois esta não nos fornece elementos suficientes para uma compreensão global daquilo que pretendemos conhecer geograficamente.
Quanto à colocação acima, assinale a afirmação INCORRETA:
a) Por trás de toda paisagem existe uma dinâmica particular que a determina, que a constrói, que a mantém com determinada aparência.
b) Qualquer investigação, de fato geográfica, acerca do mundo, deve propor-se a investigar, principalmente, o modo pelo qual a sociedade produz o espaço geográfico.
c) É na ideia que os homens fazem das coisas, nas suas formas de viver, de morar, de se divertir e nos seus movimentos ou nos de seus produtos, que encontramos o sentido conferido pelas dinâmicas sociais aos espaços geográficos.
d) Em cada período da história da humanidade, em cada canto do mundo, encontram-se diversas sociedades produzindo espaços geográficos iguais, devido às semelhantes formas de produzir, consumir e pensar que tais sociedades estruturaram para sobreviver.
e) Hoje, é possível perceber a presença do mundo quase inteiro em cada recanto da Terra, já que as fronteiras dos países não são limites intransponíveis para a imposição de ideias e ritmos da moderna sociedade industrial.
Gabarito: d
https://www.pciconcursos.com.br/provas/download/geografia-historia-do-pensamento-geografico-geografia-fisica-e-geologia-geral-uffs-uffs-2009
Comentários
Postar um comentário