Geo VII: Regionalização

1) No Brasil colônia, a pecuária teve um papel decisivo na:

a) ocupação das áreas litorâneas.
b) expulsão dos assalariados do campo.
c) formação e exploração dos minifúndios
d) fixação do escravo na agricultura
e) expansão para o interior.

Gabarito: e
A pecuária foi inicialmente a primeira atividade econômica que proporcionou o desbravamento do interior do Brasil.

2) A ocupação do território brasileiro, restrita, no século XVI, ao litoral e associada à lavoura de produtos tropicais, estendeu-se ao interior durante os séculos XVII e XVIII, ligada à exploração de novas atividades econômicas e aos interesses políticos de Portugal em definir as fronteiras da colônia. As afirmações abaixo relacionam as regiões ocupadas a partir do século XVII e suas atividades dominantes.

I - No vale amazônico, o extrativismo vegetal – as drogas do sertão – e a captura de índios atraíram os colonizadores.
II - A ocupação do Pampa gaúcho não teve nenhum interesse econômico, estando ligada aos conflitos luso-espanhóis na Europa.
III - O planalto central, nas áreas correspondentes aos atuais estados de Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso, foi um dos principais alvos do bandeirismo, e sua ocupação está ligada à mineração.
IV - A zona missionária no Sul do Brasil representava um obstáculo tanto aos colonos, interessados na escravização dos indígenas, quanto a Portugal, dificultando a demarcação das fronteiras.
V - O Sertão nordestino, primeira área interior ocupada no processo de colonização, foi um prolongamento da lavoura canavieira, fornecendo novas terras e mão de obra para a expansão da lavoura.
As afirmações corretas são:

a) somente I, II e IV.
b) somente I, II e V.
c) somente I, III e IV.
d) somente II, III e IV.
e) somente II, III e V.

Gabarito: c
A afirmação II está incorreta, pois havia interesse econômico em relação à pecuária na ocupação do Pampa gaúcho. E a V está incorreta pelo fato de a ocupação do sertão nordestino não ser decorrente da lavoura canavieira, mas também da pecuária.

3) Ainda no século XVI, os colonizadores do Brasil organizaram expedições oficiais, conhecidas como entradas, com o propósito de:

a) descobrir ouro e pedras preciosas e escravizar indígenas.
b) realizar caças a animais selvagens para exportar e vender na Europa
c) retirar mudas de plantas raras e comercializar em outros países
d) explorar ilhas importantes e domina-las para a formação de lugares turísticos
e) comercializar produtos vindos da Europa com os indígenas

Gabarito: a

4) O tratado de Tordesilhas, firmado em 1494, dividiu as terras recém-descobertas entre:

a) Itália e França
b) Espanha e Portugal
c) Alemanha e Inglaterra
d) Espanha e Inglaterra
e) França e Alemanha

Gabarito: b

5) Leia:

I. Expedições armadas de colonos e de indígenas já integrados aos conquistadores, conhecidas como bandeiras, partiam da Vila de São Paulo em direção ao interior do território.
II. O Objetivo das bandeiras era aprisionar indígenas e vendê-los como escravo.
III. As bandeiras também são conhecidas na nossa história como bandeirismo ou sertanismo apresador.

Assinale e alternativa correta:

a) apenas a I está correta
b) apenas a I e a II estão corretas
c) apenas a II e a III estão corretas
d) todas estão corretas
e) nenhuma está correta

Gabarito: d

6) No século XIX, três outras atividades econômicas se tornaram “motores” da construção do espaço, detre essas atividades temos, exceto:

a) a cultura do cacau no sul da Bahia
b) a cafeicultura no Rio de Janeiro e em São Paulo
c) o Látex na Amazônia para a fabricação de borracha
d) a criação de animais silvestres para exportação
e) todas as afirmativas estão certas

Gabarito: d

7) Leia as afirmações a seguir:

I. Em 1750, Portugal e Espanha assinaram o tratado de Madri, acertando as fronteiras entre as terras portuguesas e espanholas na América do Sul.

II. No final do século XIX e início do XX, os governos brasileiros, por meio de tratados e conversações diplomáticas com países e colônias europeias vizinhas, resolveram pendências de fronteiras que ainda existiam.

III. em 1904, o território brasileiro assumiu os limites atuais.

Indique a alternativa correta:

a) somente a I está certa
b) somente a I e a II estão certas
c) somente a II e a III estão certas
d) todas estão certas
e) nenhuma está certa

Gabarito: d

8) Com Extensão territorial de 8.514.876 quilômetros quadrados, o Território brasileiro ocupa 48% do subcontinente sul-americano. Sua grande dimensão e localização proporcionam fronteiras com quase todos os países da América do Sul. Marque a alternativa que indica as duas únicas nações sul-americanas que não fazem fronteira com o Brasil.

a) Argentina e Uruguai
b) Equador e Chile
c) Colômbia e Suriname
d) Chile e Panamá
e) Paraguai e Venezuela

Gabarito: b

9) Marque a alternativa com o único oceano da Terra que banha as terras do Brasil:

a) Oceano Pacífico
b) Oceano Índico
c) Oceano glacial Ártico
d) Oceano Atlântico

Gabarito: d

10) Sobre a formação do território brasileiro, é incorreto afirmar que:

a) A formação do território brasileiro, da conquista européia até nossos dias, expressa uma história de concentração fundiária e de baixa remuneração da produção agrícola de alimentos, baixo aproveitamento das áreas com potencial agricultável, embora com algumas boas safras, no geral.
b) As monoculturas predominaram no Brasil, como as culturas de cana, soja, café, em detrimento dos cultivos de alimentos que seriam imediatamente consumidos por contingentes de pessoas famintas no País.
c) O processo de formação do território brasileiro atingiu o século XX.
d) A abolição da escravidão em 1888 foi precedida pela Lei de Terras, de 1850, que significava a coação de obstáculos legais à ocupação da terra no Brasil por parte das pessoas recém libertas que passavam a estar aptas e disponíveis ao deslocamento e ocupação de terras devolutas, sem donos particulares.
e) As legislações sobre o acesso a terra no Brasil tiveram um caráter essencialmente popular, buscando melhorar a condição de vida do trabalhador que não tinha recursos para adquirir seu quinhão, a exemplo das diversas nações indígenas.

Gabarito: d


11) Mapa da porcentagem de domicílios com televisão no território nacional¹
Com base no mapa e em seus conhecimentos sobre a divisão regional brasileira realizada pelo IBGE, assinale a alternativa correta:

a) A quantidade de televisores no Brasil não reflete os níveis de desenvolvimento econômico das respectivas regiões brasileiras.
b) O Centro-Oeste brasileiro é a região que possui, proporcionalmente, a menor quantidade de televisores em suas casas.
c) O Amapá é o único estado da região Norte que apresenta mais de 85% de seus domicílios com aparelhos de TV.
d) O Nordeste é a região mais heterogênea em termos da quantidade proporcional de televisores entre os seus estados.
_____________________

¹ Fonte do mapa: IBGE. Atlas Geográfico Escolar. 6ª ed. Rio de Janeiro: IBGE, 2012. p.124.

Gabarito: d
a) Incorreta – As regiões economicamente desenvolvidas, Sul e Sudeste, são as que apresentam as maiores taxas de domicílios com televisores.
b) Incorreta – A região Centro-Oeste apresenta uma boa quantidade de domicílios com televisores.
c) Incorreta – todos os estados do Norte, com exceção do Pará, apresentam mais de 85% dos seus domicílios com aparelhos de TV.
d) Correta – O Nordeste apresenta estados com uma grande quantidade de domicílios com TV, outros que apresentam quantidade média e aqueles que possuem uma baixa quantidade, o que caracteriza a sua heterogeneidade quanto a esse dado.

12)  “Aprendi, na década de 60, que o Estado de São Paulo fazia parte da região Sul. Minas estava na região Leste, assim como a Bahia, o Rio, o Espírito Santo e Sergipe.
Certo dia, um professor, já na década de 70, disse que São Paulo estava no Sudeste, bem como o Espírito Santo, o Rio de Janeiro e Minas Gerais. Fiquei chocado. Os Estados mudaram de posição e eu nem havia percebido”.
(MELGAR, E. O IBGE e os Estados do Brasil. Folha de S. Paulo, 08/05/2003).
Essa “mudança de posição” dos estados brasileiros, conforme registrado pelo autor, ocorreu porque:

a) Houve uma nova perspectiva em relação ao IBGE sobre o território brasileiro, que deixou de ser predominantemente interiorano para ocupar melhor o litoral.
b) A nova região Sudeste representava melhor as zonas mais industrializadas do país e com posição geográfica semelhante.
c) A integração do Espírito Santo ao Sudeste era necessária em razão do seu acelerado grau de urbanização e concentração populacional.
d) Estava em curso, na década de 1970, a redistribuição industrial brasileira em direção às regiões Sul e Norte.

Gabarito: b
No texto, o autor destaca a mudança realizada pelo IBGE na década de 1970 que extinguiu a região leste e formou a atual regionalização — alterada somente em pequenas proporções, com a divisão dos estados do Mato Grosso e Goiás. Nessa ocasião, o IBGE conseguiu agrupar de forma mais acabada as principais características socioestruturais do país, com destaque para a industrialização concentrada na região Sudeste.


13)  A manifestação cultural acima representada é típica de qual região brasileira?

a) Centro-oeste
b) Norte
c) Sul
d) Nordeste

Gabarito: a
As cavalhadas, expressão cultural representada na imagem, são típicas do Centro-Oeste brasileiro e muito presentes em cidades do estado de Goiás, como a Cidade de Goiás e Pirenópolis.



15) Divisão regional brasileira
Observe o mapa de divisão regional do Brasil e, em seguida, assinale a proposição correta:

a) O número 5 assinala a região Sul, onde se concentram numerosos descendentes de europeus, que utilizaram a terra mantendo a cobertura vegetal original, adotando um sistema de agricultura extensiva e de autoconsumo.
b) O número 1 corresponde à região de maior área, onde as condições naturais permitiram o estabelecimento de uma floresta temperada homogênea e que vem apresentando crescente extensão de áreas devastadas, porque ainda não utiliza modelos de desenvolvimento sustentável.
c) O número 2 indica a região que teve menor importância econômico-social no período colonial e que, após o período áureo da mineração, voltou às condições de pobreza dos primeiros séculos de colonização.
d) O número 4 identifica a região que apresenta maior índice de industrialização, com destaque para as cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, que polarizam as demais regiões brasileiras.
e) O número 3 assinala a região Centro-Oeste, que passou a crescer após a construção de Brasília, mesmo apresentando condições naturais adversas, advindas da presença do bioma caatinga.

Gabarito: d
a) Falso – Na região Sul, a prátiva agrícola foi predominantemente intensiva, com remoção da vegetação e voltada para a exportação.
b) Falso – A região norte apresenta uma floresta heterogênea.
c) Falso – A região nordeste não vivenciou uma atividade mineradora, e foi a de maior importância durante o período colonial, principalmente com a atividade canavieira.
d) Verdadeiro – A região sudeste é, historicamente, a mais industrializada do país, concentrando a maior parte da população e polarizando a economia brasileira.
e) Falso – A caatinga é um bioma presente na região nordeste.

16) A Região do Brasil que possui a maior extensão territorial é:

a) Norte
b) Sul
c) Nordeste
d) Centro-Oeste
e) Sudeste

Gabarito: a
a) Verdadeiro – A Região Norte é a maior do Brasil em extensão territorial, possui 3.853.397,2 Km2, o que corresponde a, aproximadamente, 42% do território brasileiro.
b) Falso – O Sul é a Região que apresenta a menor área, 576.409,6 Km2.
c) Falso – O Nordeste brasileiro apresenta a terceira maior extensão territorial entre os complexos regionais do Brasil, sua área é de 554.257,0 Km2. 
d) Falso – A Região do Centro-Oeste possui a segunda maior área do Brasil, sua extensão territorial é de 604.850 Km2, ocupando aproximadamente 18,8% do território nacional.
e) Falso – O Sudeste, com 924.511,3 Km2, é a segunda menor região do Brasil em extensão territorial.

17) A Região brasileira mais populosa é:

a) Centro-Oeste
b) Norte
c) Sul
d) Sudeste
e) Nordeste

Gabarito: d
a) Falso – O Centro-Oeste possui a menor quantidade de habitantes, são aproximadamente 13,3 milhões de pessoas residindo nessa Região.
b) Falso – Apesar de apresentar a maio extensão territorial entre as Regiões do Brasil, o Norte possui a segunda menor quantidade de habitantes, são cerca de 15 milhões.
c) Falso – Somada à população dos estados do Sul do Brasil (Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná), essa região apresenta cerca de 27 milhões de habitantes.
d) Verdadeiro – O Sudeste brasileiro apresenta a maior quantidade de habitantes, atualmente sua população está estimada em 78 milhões de habitantes, correspondendo a 40% da população brasileira. Um dos fatores essenciais para esse grande índice populacional é o processo de industrialização desenvolvido nessa região, fato que desencadeou grandes fluxos migratórios para os estados que compõem o Sudeste, principalmente para São Paulo.
e) Falso – Apresenta a segunda maior população entre os complexos regionais brasileiros, sua população é de 53.650.000 habitantes.


18) Indique as regiões do Brasil no mapa:

a) 1 – Centro-Oeste, 2 – Nordeste, 3 – Norte, 4 – Sudeste, 5 – Sul
b) 1 – Nordeste, 2 – Sul, 3 – Norte, 4 – Sudeste, 5 – Centro-Oeste
c) 1 – Centro-Oeste, 2 – Norte, 3 – Nordeste, 4 – Sudeste, 5 – Sul
d) 1 – Sudeste, 2 – Nordeste, 3 – Norte, 4 – Centro-Oeste, 5 – Sul

Gabarito: a

19) As cinco Regiões do Brasil apresentam grandes disparidades socioeconômicas, isso é o reflexo de políticas econômicas desenvolvidas no território nacional. Houve um processo de desenvolvimento industrial no Sul e, principalmente, no Sudeste, proporcionando um maior avanço econômico. As demais regiões fornecem-lhe matérias- primas e gêneros agrícolas. 
Sobre as principais  atividades econômicas das cinco regiões do Brasil, assinale V para verdadeiro e F para falso..

(   ) Centro-Oeste – A economia baseou-se inicialmente nos garimpos de ouro e diamante. Atualmente, as principais atividades econômicas desenvolvidas são a pecuária e a agricultura. A agroindústria é o setor econômico mais importante do Centro-Oeste, que é grande produtor de soja, sorgo, algodão e girassol. Destacam-se também, as indústrias farmoquímicas.
(   ) Norte – A economia dessa região baseia-se principalmente no extrativismo vegetal de produtos como látex, açaí, madeira e castanha. A região também é muito rica em minérios. No setor industrial destaca-se o polo industrial de Manaus.
(   ) Nordeste – É a segunda região que mais produz petróleo no país. Nela funciona um dos principais polos petroquímicos, o de Camaçari (BA). A agricultura e a pecuária são prejudicadas em razão dos longos períodos de seca, além da má distribuição das chuvas. A cana de açúcar é o principal produto agrícola da Região.
(   ) Sul – O setor de serviços responde pela maior parte das riquezas dos estados sulistas. Em seguida vem a indústria, com destaque para o setores metalúrgico, automobilístico, têxtil e alimentício. Destaca-se também a agropecuária. A Região Sul é grande produtora de milho, arroz, feijão, trigo e tabaco. É a maior produtora nacional de soja, alho, mel, maçã e cebola.
(   ) Sudeste – Abriga as maiores montadoras e siderúrgicas do país, a produção industrial da região é diversificada e altamente qualificada. Com o maior parque industrial do Brasil, o Sudeste é responsável por quase 60% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional. Os serviços e o comércio são os principais segmentos da atividade econômica, e representam aproximadamente 60% da riqueza da região.          

Gabarito: V, V, V, V, V.


29) A partir dos mapas, marque V para verdadeiro e F para falso.
(   ) A primeira regionalização leva em conta os elementos naturais, humanos e econômicos e também os limites político-administrativo dos estados integrantes de cada uma das regiões.
(   ) A segunda regionalização considera os elementos naturais, humanos e econômicos, desprezando os limites político-administrativos dos estados integrantes de cada uma das regiões. 
(   ) A terceira regionalização leva em conta, entre outros aspectos, o nível de assimilação e trânsito das novas tecnologias de produção e de informação em cada uma das regiões.
(   ) O Sudeste corresponde à região de maior concentração fabril do Brasil. 
(   ) O Centro-Sul caracteriza-se por apresentar área com baixa densidade industrial, especialmente nos estados de Goiás e Mato Grosso do Sul. 
(   ) A região concentrada abrange o território ocupado pelo Sudeste e o Sul, onde o processo de incorporação técnico-científica informacional se realiza com maior velocidade e, também, continuidade espacial.

A sequência correta é:

a) V V V V V V
b) F F F F F F
c) V V F V F V
d) F F V V F F
e) F V V F F V

Gabarito: a

30) Assinale a alternativa incorreta:

a) O IBGE adota a divisão em cinco macrorregiões: Sudeste, Sul,Nordeste, Centro-Oeste e Norte.
b) Os complexos regionais propostos pelo geógrafo Pedro Geiger são formados pela Amazônia, Nordeste e Centro-Sul.
c) A divisão do IBGE considera o limite político-administrativo dos Estados é considera em sua regionalização aspectos comuns relacionados às características econômicas, naturais e demográficas.
d) O IBGE adota a divisão em três macrorregiões: Amazônia, Nordeste e Centro-Sul.

Gabarito: d

32) A Zona da Mata nordestina foi palco, desde os primórdios do processo de colonização do país, para o desenvolvimento da monocultura da cana-de-açúcar o que persiste até os dias atuais. Que fatores contribuíram marcantemente para que essa atividade agrícola tenha se tornado tão importante na área?

(  ) A parte oriental do Nordeste brasileiro era o espaço geográfico da colônia que se situava mais próxima da metrópole, facilitando assim o comércio marítimo.
(  ) Essa zona fisiográfica possui um clima tropical úmido com chuvas de outono e de inverno que favorecem o cultivo desse produto agrícola.
(  ) A existência local de uma floresta latifoliada subperenifólia contribuiu para o fornecimento de madeira destinada às construções urbanas e como fonte de energia.
(  ) A área possui vastos espaços dominados por solos litólicos, excessivamente férteis, favoráveis ao cultivo da cana-de-açúcar e às lavouras de subsistência.
(  ) Os rios volumosos e de caráter sazonal intermitente favoreciam o transporte fluvial para Olinda e Recife, de onde partiam os navios com o produto para a Europa.

Gabarito: V V V F F


33) Fonte: THÉRY, H. e MELLO, N. Atlas do Brasil. São Paulo: EDUSP, 2008, p. 58.
No mapa, qual é o estado que apresenta a maior concentração dos municípios criados entre 1980 e 1997?

a) Bahia.
b) Goiás.
c) Mato Grosso.
d) Mato Grosso do Sul.

Gabarito: c

34) A GEOPOLÍTICA DO ESTADO
Na Amazônia brasileira, o Estado favoreceu a economia urbana para fins geopolíticos. O mais flagrante caso moderno foi a criação de uma área na qual o Estado tentou pela primeira vez introduzir a substituição de importações. Ao conceder incentivos fiscais federais e estaduais à produção empresarial de bens de consumo inéditos ou de produção inexpressiva no Brasil, o Estado teve claro objetivo geopolítico, implantando uma economia industrial em meio a uma região dominada ainda por uma economia mercantil em área pouco povoada e com um passado de disputas.
Fonte: BECKER, B. A urbe amazônida. Rio de Janeiro: Garamond, 2013, p. 44. Adaptado.

Essa área criada pelo Estado, no final da década de 1960, pertence ao seguinte empreendimento regional:

a) Projeto Calha Norte.
b) Zona Franca de Manaus.
c) Rodovia Transamazônica.
d) Programa Grande Carajás.

Gabaritoc


35) Faroeste caboclo

− Não tinha medo o tal João de Santo Cristo.
Era o que todos diziam quando ele se perdeu.
Deixou pra trás todo o marasmo da fazenda
(...)
Ele queria sair para ver o mar
E as coisas que ele via na televisão
Juntou dinheiro para poder viajar
De escolha própria, escolheu a solidão
(...)
E encontrou um boiadeiro com quem foi falar
(...)
Dizia ele: − Estou indo pra Brasília
Neste país lugar melhor não há.
(...)
E João aceitou sua proposta
E num ônibus entrou no
Planalto Central
Ele ficou bestificado com a cidade
(...)
E João não conseguiu o que queria quando veio pra
Brasília, com o diabo ter
Ele queria era falar pro presidente
Pra ajudar toda essa gente
Que só faz sofrer.

Renato Russo, “Que país é este?”, EMI, 1987.

O enredo do filme Faroeste caboclo, inspirado na letra da canção de Renato Russo, foi contado muitas vezes na literatura brasileira: o retirante que abandona o sertão em busca de melhores condições de vida.
A existência de retirantes está associada fundamentalmente à seguinte característica da sociedade brasileira:

a) expansão acelerada da violência urbana   
b) retração produtiva dos setores industriais   
c) disparidade econômica entre as regiões nacionais   
d) crescimento desordenado das áreas metropolitanas   

Gabarito: c

39) Sobre a região Norte do Brasil, é correto afirmar que:

a) possui altíssima densidade demográfica, isto é, grandes vazios populacionais, principalmente no estado do Amazonas.
b) sob fomento de políticas públicas, vários projetos agropecuários, de mineração e industriais foram desenvolvidos, a exemplo da Zona Franca de Manaus.
c) possui a maior floresta tropical xerófila do mundo, que vem sendo devastada a cada ano e também se estende por estados da região nordeste e por outros países da América do Sul.
d) devido à apropriação ilegal, terras devolutas, posseiros e grileiros, a região apresenta inúmeros conflitos por terra, especialmente no norte de Mato Grosso.
e) sua diversidade cultural é resultado da colonização efetuada por japoneses, italianos e negros, no final do período colonial, além de portugueses e dos povos indígenas.


40) Os pontos numerados no mapa indicam importantes áreas de exploração mineral na região Norte do país, com extração de manganês, bauxita, ferro, cobre, ouro e níquel. Os grandes projetos relacionados aos pontos 1, 2 e 3 são, respectivamente,

a) Trombetas, Carajás e Quadrilátero Ferrífero.
b) Serra do Navio, Trombetas e Carajás.
c) Serra do Navio, Carajás e Maciço do Urucum.
d) Trombetas, Serra do Navio e Paragominas.
e) Maciço do Urucum, Alumar e Carajás.

Gabarito: b


41) O gráfico mostra o percentual de municípios com taxas de analfabetismo igual ou superior a 25% da população no Brasil e por estados.
O gráfico demonstra claramente que há um descompasso entre as regiões brasileiras, pois

a) os estados do sudeste não aparecem no gráfico, demonstrando que não possuem nenhum município com mais de 25% da população analfabeta.
b) todos os estados nordestinos aparecem no gráfico e apresentam índices superiores a média do Brasil.
c) todas as regiões são representadas no gráfico, mas apenas duas apresentam índices acima da média nacional.
d) os índices dos estados da região norte superam a média brasileira e se aproximam da média do nordeste.
e) apesar de todos os estados do centro-oeste aparecerem no gráfico, seu índice é abaixo da média brasileira. 

Gabarito: b


43) O turismo representa um importante segmento da economia do Rio Grande do Norte. Essa atividade, explorada sobretudo na área litorânea, tem na paisagem um dos seus principais atributos. Dentre os elementos da paisagem que são valorizados turisticamente, no estado, destacam-se

a) as falésias que se constituem canais de comunicação entre o mar e as lagoas.
b) as dunas que se constituem em formações arenosas decorrentes da ação dos ventos.
c) as enseadas que se apresentam com formas de relevo escarpadas resultantes do movimento das águas oceânicas.
d) as penínsulas que se apresentam como barreiras que bloqueiam o movimento das ondas.

Gabarito: b


44) Analise o mapa.
Disponível em:. Acesso em 14 ago. 2013. [Adaptado]

O mapa apresenta áreas do Rio Grande do Norte em que as atividades econômicas estão associadas aos aspectos naturais. Sendo assim, é correto afirmar que

a) a formação geológica sedimentar propicia, na área 2, a ocorrência de petróleo.
b) a área 1 produz energia eólica, que é favorecida pelas condições do relevo predominantemente elevado.
c) a área 4 destaca-se na produção ceramista, que é viabilizada pela ocorrência de solos calcáreos.
d) o desenvolvimento da atividade turística é possibilitado, na área 3, pela existência do relevo serrano.

Gabarito: a


45) Tendo como base a figura que representa o território do Nordeste, assinale a alternativa que traz informações corretas quanto ao número indicado.

a) O número 3 indica o estado do Ceará, que tem por capital a cidade de Fortaleza, é drenado pelo rio Jaguaribe e faz parte da região de Clima Tropical Úmido do Nordeste.
b) O número 4 indica o estado da Paraíba, que é atravessado pela Linha do Equador, tem como atrações turísticas o São João de Campina Grande e as formações rochosas da Barreira do Inferno no Litoral de João Pessoa.
c) O número 1 indica o estado do Maranhão, cuja capital, São Luis, localiza-se em uma ilha, destaca-se também pela presença do Porto de Itaqui que é muito importante para exportação de minério de ferro.
d) O número 7 indica o estado de Pernambuco, que é um estado muito rico em diversidade cultural, podemos destacar o Rei do Baião que nasceu na cidade de Exú. Merece destaque também o Carnaval de Olinda.
e) O número 1 indica o estado do Piauí, que tem por capital a cidade de Teresina e possui o complexo industrial de Camaçari. Destaca-se também o turismo arqueológico em São Raimundo Nonato e Sete Cidades.

Gabarito: d


46) Observe atentamente o mapa
Com relação a essa região brasileira, NÃO É CORRETO afirmar que

a) ela possui um quadro climático bem diversificado, com áreas de déficit hídrico anual e predomínio de um tipo climático denominado Temperado Oceânico, daí a ocorrência de temperaturas médias anuais abaixo de 18°C.
b) esse espaço geográfico apresenta uma vasta área ocupada por litologias magmáticas extrusivas, que geraram condições pedológicas favoráveis às atividades agrícolas regionais.
c) a área costeira meridional possui uma morfologia, que se caracteriza pela presença de amplas lagoas costeiras de idade quaternária.
d) ainda existe, na região, uma atividade extrativa, que explora a madeira e o carvão mineral; já o oeste desse espaço geográfico apresenta uma grande concentração de frigoríficos.
e) o relevo regional foi dividido em três grandes compartimentos, a saber: Planície Platina, Planalto Atlântico e Planalto Arenito-Basáltico, contudo, mais recentemente, essa classificação foi revista e ampliada às unidades de relevo.

Gabarito: a


48) (ARBEX JR., J.; OLIC, N. B. O Brasil em regiões: norte. São Paulo: Moderna, 2000. p. 9.)
Na década de 1960, foi criada a Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (SUDAM), que redefiniu a Amazônia Brasileira. Além dessa redefinição territorial, ocorreu a renomeação da região (área hachurada no mapa acima), que passou a se chamar

a) Amazônia Internacional.
b) Região Norte.
c) Pacto Amazônico.
d) Amazônia Legal.
e) Floresta Amazônica.

Gabarito: d


50) Considere as afirmativas relacionadas aos mapas.
I. Alta concentração fundiária e pouca diversificação da atividade econômica são características de um bolsão de pobreza existente no extremo sul do Brasil.
II. A despeito de seus excelentes indicadores econômicos bem como de seu elevado grau de industrialização, a Região Sudeste abriga bolsões de pobreza.
III. A biodiversidade da floresta assegura alta renda per capita aos habitantes da Amazônia, enquanto moradores da caatinga nordestina padecem em bolsões de pobreza.
IV. Embora Brasília detenha alguns dos melhores indicadores socioeconômicos do país, o próprio Distrito Federal e arredores abrigam um bolsão de pobreza.

Está correto o que se afirma em
a) I, II e III, apenas.
b) I, II e IV, apenas.
c) II e III, apenas.
d) III e IV, apenas.
e) I, II, III e IV.

Gabarito: b


52) Com base nas informações anteriores e em seus conhecimentos sobre o assunto, é correto afirmar que

a) os limites da região geoeconômica Amazônia praticamente coincidem com os da Região Norte do IBGE. Trata-se de uma região de grande população absoluta - apesar da baixa densidade demográfica – que apresenta um crescimento na industrialização, sobretudo no setor de mineração.
b) a região geoeconômica Nordeste é caracterizada por uma homogeneidade natural marcada pela seca. É uma região que concentra um grande contingente populacional e que se constitui em uma “região-problema”, em face das graves dificuldades sociais e econômicas que apresenta.
c) a região geoeconômica Centro-Sul abrange as duas porções mais industrializadas do país (Sudeste e Sul) e as áreas de economia mais dinâmica da região Centro-Oeste (de acordo com o IBGE): sul de Tocantins, norte de Goiás e parte de Minas Gerais.
d) parte do norte do estado de Minas Gerais – porção semi-árida, de economia pouco dinâmica – integra o complexo regional do Nordeste. O restante desse estado integra o complexo regional Centro-Sul, que também é composto por parte de Tocantins (Região Norte) e parte de Mato Grosso, (Região Centro-Oeste).
e) a área afetada por secas periódicas, no Meio Norte da região geoeconômica Nordeste, constitui o “Polígono das Secas”. Nessa área, funciona a chamada indústria da seca, como ficou conhecida a prática de políticos e fazendeiros para obter lucros e vantagens pessoais com esse flagelo.

Gabarito: d

73) Assinale a principal atividade econômica da Campanha Gaúcha:

a) Pecuária extensiva
b) Extrativismo vegetal
c) Mineração
d) Turismo
e) Pesca

Gabarito: a Explicação pelo Professor Rafael Gatto* Ver lista de Regionalização e Indústria | Espaço Urbano



74) O Tratado de Tordesilhas, assinado pelos reis ibéricos com a intervenção papal, representa:
a) o marco inicial da colonização portuguesa do Brasil.
b) o fim da rivalidade entre portugueses e espanhóis na América.
c) a tomada de posse do Brasil pelos portugueses.
d) a demarcação dos direitos de exploração colonial dos ibéricos.
e) o declínio do expansionismo espanhol.

Gabarito: d

76) À época da colonização europeia na América, um sistema agrícola amplamente utilizado era baseado na grande propriedade monocultora, com produção de gêneros tropicais, voltada para a exportação. Esse sistema, na atualidade, persiste em países como Brasil, Colômbia, Costado Marfim, Índia e Malásia, dentre outros. O sistema agrícola descrito acima se refere à:
a) Agricultura de subsistência.
b) Agricultura de jardinagem.
c) Plantation.
d) Agroecologia.

Gabarito: c

77) No período colonial, a cultura da cana-de-açúcar foi fundamental para a efetiva ocupação do território brasileiro por possibilitar, de um lado, a organização do cultivo permanente do solo e, de outro, por constituir uma atividade econômica altamente lucrativa devido ao grande consumo de açúcar nos países europeus. A economia açucareira, responsável pela primeira grande região produtora do Brasil, estruturou-se sobre quatro pilares: monocultura, latifúndio, trabalho escravo e produção voltada para a exportação. Identifique a região em que a economia açucareira foi fundamental para a formação e ocupação do território brasileiro durante o período colonial.
a ) Região Norte.
b ) Região Nordeste.
c ) Região Centro-Oeste.
d ) Sudeste.

Gabarito: b


78) A interiorização do povoamento no território brasileiro nos séculos XVII e XVIII decorreu:
a) do êxito da empresa agrícola que liberou mão de obra livre e escrava para a ocupação do interior.
b) do interesse português em ocupar o interior com a cana-de-açúcar.
c) da ampliação do quadro administrativo da metrópole.
d) da expansão das atividades econômicas, particularmente da pecuária e da mineração.
e) exclusivamente do estabelecimento de missões jesuíticas no interior da Colônia.

Gabarito: d

79)  A formação do território brasileiro no período colonial resultou de vários movimentos expansionistas e foi consolidada por tratados no século XVIII. Assinale a opção que relaciona corretamente os movimentos de expansão com um dos Tratados de Limites:
a) A expansão da fronteira norte, impulsionada pela descoberta das minas de ouro, foi consolidada nos Tratados de Utrecht.
b) A região missioneira no sul constituiu um caso à parte, só resolvido a favor de Portugal com a extinção da Companhia de Jesus.
c) O Tratado de Madri revogou o de Tordesilhas e deu ao território brasileiro conformação semelhante à atual.
d) O Tratado do Pardo garantiu a Portugal o controle da região das Missões e do rio da Prata.
e) Os Tratados de Santo Ildefonso e Badajós consolidaram o domínio português no sul, passando a incluir a região platina.

Gabarito: c

80) Nos primórdios do sistema colonial, as concessões de terras efetuadas pela metrópole portuguesa pretendiam tanto a ocupação e o povoamento como a organização da produção do açúcar, com fins comerciais.
Identifique a alternativa correta sobre as medidas que a Coroa portuguesa adotou para atingir esses objetivos.
a) Dividiu o território em capitanias hereditárias, cedidas aos donatários, que, por sua vez, distribuíram as terras em sesmarias a homens de posses que as demandaram.
b) Vendeu as terras brasileiras a senhores de engenho já experientes, que garantiram uma produção crescente de açúcar.
c) Dividiu o território em governações vitalícias, cujos governadores distribuíram a terra entre os colonos portugueses.
d) Armou fortemente os colonos para que pudessem defender o território e regulamentou um uso equânime e igualitário da terra entre colonos e índios aliados.
e) Distribuiu a terra do litoral entre os mais valentes conquistadores e criou engenhos centrais que garantissem a moenda das safras de açúcar durante o ano inteiro.

Gabarito: a


81) Em relação as atuais características do território brasileiro, assinale a opção INCORRETA:
a) O Brasil é um país com grande extensão territorial.
b) O Brasil é considerado uma potência Geopolítica.
c) O Brasil está entre os cinco maiores países do mundo em área.
d) O Brasil possui 8,5 bilhões de km2 e é um dos maiores países do mundo.

Gabarito: a

82) Com a assinatura do Tratado de Tordesilhas, em 1494, linha imaginária que, contadas 370
léguas náuticas a partir do ______, rumo ao ______, estabelecia um ponto terminal de onde se
traçaria um paralelo, de polo a polo, dividindo o mundo em duas metades. Por esse acordo, as
terras, descobertas ou a descobrir, existentes a oeste, pertenceriam a _____ e as existentes a
leste, a ________. Complete o texto acima assinalando a única alternativa que preenche todas
as lacunas corretamente:

a) Arquipélago do Cabo Verde; Ocidente; Espanha; Portugal
b) litoral africano; Sul; Portugal; França
c) Arquipélago dos Açores; Ocidente; Holanda; Espanha
d) Cabo Bojador; Oriente; Portugal; Espanha
e) Cabo Branco; Norte; Inglaterra; França

Gabarito: c

83) A única forma de ocupação do Brasil por Portugal era através da colonização. Era
necessário colonizar simultaneamente todo o extenso litoral. Essa colonização dirigida
pelo governo português se deu através da:
a) criação do sistema de governo geral;
b) criação e distribuição de minifúndios;
c) criação das capitanias hereditárias;
d) doação de terras a colonos;
e) sistema de parceria.

Gabarito: b

84) Sobre a extração das chamadas “drogas do Sertão” durante o Brasil Colônia, é correto dizer que:
a) a extração começou como forma de economia alternativa à abundância de ouro.
b) a principal região de extração era a da Floresta Amazônica.
c) os jesuítas não tiveram nenhum papel relevante na extração de “drogas do Sertão”.
d) uma das “drogas do Sertão” mais cobiçadas era o ópio.
e) as “drogas do Sertão” não tinham nenhum uso medicinal ou culinário.

Gabarito: b

85) A exploração das “drogas do Sertão” na região Norte do Brasil, na primeira fase da época colonial, foi importante para Portugal na medida em que:
a) lhe permitia dar fim ao sistema mercantilista e início ao capitalismo liberal.
b) lhe permitia concorrer com os exploradores de madeira da Holanda.
c) lhe possibilitava dominar as patentes de plantas descobertas na Floresta Amazônica.
d) lhe proporcionava o domínio da indústria farmacêutica, em ascensão no século XVII.
e) lhe oferecia uma opção alternativa às especiarias que eram negociadas com a Índia.

Gabarito: e

86) Os fatores que levaram ao desenvolvimento e à ampliação das atividades econômicas periféricas da colônia, tais como, a pecuária, o tabaco, as drogas do sertão e mesmo o paubrasil, em detrimento da lavoura de cana-de-açúcar, após a expulsão dos holandeses, em 1654, foram:
a) a criação de um mercado interno fomentado pelo descobrimento das minas de ouro no final do século XVI e sua ampliação para as cidades litorâneas da colônia.
b) a inversão significativa da utilização da mão de obra escrava pela mão de obra livre na região das minas, criando, assim, um mercado consumidor expressivo.
c) estagnação econômica do Centro-Oeste, em função do renascimento agrícola no Nordeste, ao longo do século XVII.
d) o acompanhamento destas atividades, primeiro como complemento da atividade açucareira e, posteriormente, como núcleos abastecedores da atividade mineradora e seus desdobramentos.
e) todas as alternativas anteriores estão corretas.

Gabarito: d

87) O Brasil é um país que apresenta um dos maiores índices de concentração de renda do mundo. A dimensão espacial dessa realidade traduz-se, na escala nacional, pelas disparidades regionais e pela concentração das atividades econômicas nas grandes cidades. Na escala urbana, a desigualdade se reflete na enorme diferença entre os bairros mais nobres e os de ocupação espontânea. Nesse contexto, identifique as afirmativas que expressam a espacialidade desigual das regiões e das cidades brasileiras:
a) A região Sudeste e a sua maior cidade, São Paulo, apresentam os maiores índices de urbanização no país e possuem uma influência econômica, cuja extensão tem como limites as cidades do Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Vitória.
b) As sedes dos municípios mais pobres das regiões Norte e Nordeste, no Brasil, são tão insignificantes economicamente, que não são consideradas cidades pelo IBGE.
c) A criação do Estado de Tocantins refletiu, à época, a modernização agrícola e a consequente urbanização da região Centro-Oeste, sendo Palmas a cidade que mais se beneficiou com a rápida riqueza da região.
d) Os incentivos fiscais oferecidos às indústrias do Norte e Nordeste do país, a partir dos anos de 1960, visavam estimular a desconcentração industrial e urbana do Sudeste, mas não resolveram os problemas econômicos e sociais nas cidades do Norte e Nordeste.

Gabarito: d

88) Essa é a região brasileira que possui o segundo maior contingente populacional do Brasil.
Ainda que venha crescendo economicamente nas últimas décadas, boa parte de sua população enfrenta graves problemas sociais. Em algumas áreas dessa região, encontramos o clima tropical semiárido.
O texto refere-se a qual região brasileira?
a) Nordeste.
b) Centro-Oeste.
c) Norte.
d) Sul.
e) Sudeste.

Gabarito: a

89)  O mapa abaixo mostra as cinco regiões administrativas que foram definidas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Essas regiões foram delimitadas a partir de características naturais, socioeconômicas e político-administrativas.


O nome dessas regiões está listada em:
a) Norte, Nordeste, Sudoeste, Central e Sul.
b) Norte, Leste, Sul, Oeste e Central.
c) Norte, Nordeste, Sul, Sudeste e Central.
d) Norte, Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste.

Gabarito: d

90) As regiões brasileiras exercem diferentes papéis no que diz respeito à “divisão inter-regional do trabalho”, ressaltando-se que:

a) a Região Sudeste, coordenando o mercado nacional, caracteriza-se por ser exportadora unicamente de produtos provenientes do setor primário.
b) A Região Sul desempenha um papel eminentemente industrial como fornecedora de produtos do setor secundário
c) A Região Norte caracteriza-se pela exportação de matérias-primas de origem diversa, com destaque para os minérios.
d) A Região Nordeste, mesmo com seus problemas endêmicos, consegue ser fornecedora de alimentos para a força de trabalho de outras regiões.
e) A Região Centro-Oeste caracteriza-se principalmente pela exportação de produtos agrícolas com destaque para o cacau e o fumo.

Gabarito: d
a) Falso – A região do Sudeste brasileiro é a mais industrializada do país, estando, portanto, caracterizada pelo predomínio do setor secundário.
b) Falso – A região Sul apresenta um setor industrial forte, porém não para abastecer o setor secundário (que é a própria indústria), mas para produzir mercadorias nos ramos automobilístico, metalúrgico e têxtil.
c) Verdadeiro – A mineração, assim como o extrativismo vegetal, é uma das principais atividades econômicas da região Norte, calcada na produção de produtos primários.
d) Falso – A região Nordeste, em termos de produção agrícola, possui geralmente gêneros para exportação, e não para consumo de alimentos no próprio país.
e) Falso – A região Centro-Oeste caracteriza-se realmente pela exportação de gêneros agrícolas, mas os produtos principais são a soja, o milho e a cana-de-açúcar, e não o cacau e o fumo.

🌏 📖 FAÇA TAMBÉM EXERCÍCIOS SOBRE CARTOGRAFIA

91)  Analise o mapa a seguir:


Os dados  do mapa da ocupação territorial do Brasil permitem inferir que:

a) a ocupação colonial se concentrou a oeste do território.
b) a busca por minérios não teve relevância para a expansão em direção ao interior do território.
c) os ganhos territoriais do Brasil ficaram restritos aos séculos XV e XVI.
d) a ocupação até o século XVI restringiu-se à faixa litorânea do território.
e) a captura dos indígenas esteve restrita ao que hoje conhecemos como região Norte.

Gabarito: d



92) Os mapas apresentam informações acerca dos índices de infecção por leishmaniose tegumentar americana (LTA) em 1985 e 1999.
A partir da leitura dos mapas acima, conclui-se que

a) o índice de infecção por LTA em Minas Gerais elevou-se muito nesse período.
b) o estado de Mato Grosso apresentou diminuição do índice de infecção por LTA devido às intensas campanhas de saúde.
c) a expansão geográfica da LTA ocorreu no sentido norte-sul como resultado do processo predatório de colonização.
d) o índice de infecção por LTA no Maranhão diminuiu em virtude das fortes secas que assolaram o estado nesse período.
e) o aumento da infecção por LTA no Rio Grande do Sul resultou da proliferação do roedor que transmite essa
enfermidade.

Gabarito: a


93) A charge, datada de 1910, ao retratar a implantação da rede telefônica no Brasil, indica que esta

a) permitiria aos índios se apropriarem da telefonia móvel.
b) ampliaria o contato entre a diversidade de povos indígenas.
c) faria a comunicação sem ruídos entre grupos sociais distintos.
d) restringiria a sua área de atendimento aos estados do norte do país.
e) possibilitaria a integração das diferentes regiões do território nacional.

Gabarito: e

94) Considere a seguintes afirmações sobre a Austrália.

I - A Austrália não recebe fluxos migratórios significativos, apesar de ser considerada um país industrializado.

II - O subsolo da Austrália é rico em reservas minerais, entre as quais se destacam o ouro, o carvão mineral, o níquel e a bauxita.

III - O setor Terciário, que representa cerca de 70% da economia do país, vem  se consolidando pela prestação de serviços qualificados e pelo desenvolvimento da tecnologia de ponta.

Quais estão corretas?

a) Apenas I
b) Apenas II
c) Apenas I e III
d) Apenas II e III
e) I, II e II

Gabarito: d

95) Analise os fatores que contribuíram para a conquista e a ocupação das terras da Austrália e da Nova Zelândia no século XIX:
I. A introdução da criação de ovelhas e carneiros, favorecida pelas excelentes condições naturais de certos trechos do território.
II. A descoberta de terras de grande fertilidade para a agricultura.
III. A descoberta de ouro, por volta de 1850.
IV. O clima temperado em toda a sua extensão territorial.
V. A mão de obra escrava no próprio território.
VI. O clima tropical em toda sua porção meridional.

São informações VERDADEIRAS:

a) I, II e III
b) II, IV e VI
c) I, III e V
d) I, II e IV
e) I, V e VI

Gabarito: a

96) Analise as afirmativas e marque (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas.

(   ) Com 8,5  milhões de quilômetros quadrados de extensão, a Oceania é o menor continente terrestre.
(   ) A Oceania é um continente formado por uma massa continental (Austrália) e por vários grupos de ilhas localizadas no Oceano Atlântico.
(   ) Com exceção da Nova Zelândia e Austrália, a economia dos países da Oceania baseia-se nas atividades primárias.
(   ) A Oceania está localizada totalmente ao sul da Linha do Equador, pertencendo, portanto, somente ao Hemisfério Meridional.

Gabarito: V, F, V, F

97) Totalizando 14 nações, a Oceania é o menor continente do planeta Terra. A maioria dos seus países possui pouca representatividade no cenário internacional, entretanto, duas nações da Oceania apresentam elevadas médias de Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Marque a alternativa que indica os países mais desenvolvidos desse continente.

a) Austrália e Samoa
b) Indonésia e Malásia
c) Austrália e Tuvalu
d) Austrália e Nova Zelândia
e) Nova Zelândia e Papua Nova Guiné

Gabarito: d

98) Um dos problemas mais graves que enfrenta a Austrália é a insuficiência de transportes, podendo-se citar como causas para isso

a) a grande extensão territorial do país a falta de recursos para abrir estradas.
b) a inexistência de um plano de transportes para o país.
c) as dimensões do país que obrigam a construção de longas estradas e, quanto as ferrovias, cada Estado construiu uma rede ferroviária sem preocupar-se em integrá-las as demais.
d) os recursos do país são tantos que não se preocupam com os transportes terrestres.
e) n. d. a.

Gabarito: c

Fontes: Brasil Escola | Mundo Educação | Educa Help | Geo Libertária | Suburbano Digital | Nerd Professor | Geografia - Rafael Gatto | Prodez - Pré-Militar | Desenrolado | Simulado FTD - 2017 | ENEM - 2007 - 2011 - 2014 | Stoodi | Cola da Web

Comentários