Geo VIII: Demografia | Migração

1) A capacidade de crescimento da população é infinitamente maior do que a capacidade de produção de alimentos na Terra. Esse é o enunciado básico da doutrina de Malthus, que consiste no seguinte princípio:

a) progressão geométrica da população e progressão aritmética dos alimentos;
b) progressão geométrica da população e baixa taxa de natalidade;
c) progressão aritmética da população e baixa taxa de mortalidade;
d) progressão aritmética da população e progressão geométrica dos alimentos;
e) progressão geométrica da população e alta taxa de natalidade.


Gabarito: a

2) Sobre a ‘população’ a alternativa verdadeira é:

a) Densidade demográfica é a divisão da população relativa pela área do local.
b) A população relativa é o número total de habitantes de um local.
c) Pode-se chamar uma área ou região de populosa quando ela possui uma grande população absoluta.
d) As áreas onde a população absoluta é grande são chamadas de áreas de grande concentração populacional.
e) As áreas anecumênicas são aquelas de grande concentração populacional. Geralmente são áreas urbanas, de grande concentração industrial.

Gabarito: c

3) Considerando-se a distribuição da população mundial por atividades econômicas, é incorreto
afirmar que:

a) a repartição da PEA pelos setores de atividades reflete o grau de desenvolvimento econômico;
b) o setor terciário apresenta-se em expansão em quase todos os países do mundo;
c) em diversos países subdesenvolvidos, o número de pessoas empregadas no setor secundário vem aumentando devido à existência de um processo de industrialização;
d) os países subdesenvolvidos apresentam geralmente um setor terciário hipertrofiado;
e) em todos os países subdesenvolvidos, de economia capitalista, o predomínio dos setores primário e secundário reflete o elevado poder aquisitivo da sociedade.

Gabarito: e

4)  O Governo da Alemanha vota hoje um conjunto de leis que abre caminho para profundas transformações sociais no país. Empregados doentes e mulheres grávidas só receberão 80% do salário. A ajuda estatal a famílias com filhos será congelada.
(Jornal do Brasil, 13 set. 1996. Adaptado.)

O conjunto de medidas em pauta refere-se a um amplo e decisivo processo de mudanças, que não se restringe ao caso alemão. Tais mudanças estão relacionadas diretamente ao seguinte processo:

a) decadência do modelo neoliberal.
b) declínio gradual do capitalismo social.
c) expansão do modelo social-democrata.
d) enfraquecimento do estado de bem-estar social.

Gabarito: d

5) “O crescimento populacional contemporâneo é responsável pela estagnação econômica do Terceiro Mundo.”
“Os altos investimentos demográficos desviam os escassos recursos de capital do investimento produtivo.” “O planejamento familiar visa alterar as taxas de fertilidade sem precisar modificar as estruturas fundamentais da sociedade.”
Estas afirmações integram uma doutrina demográfica:

a) terceiro-mundista.
b) neo-marxista.
c) neo-maltusiana.
d) muçulmano-xiita.
e) clerical-progressista.

Gabarito: c

6) Na década de 1960, auge do crescimento da população mundial, as concepções malthusianas foram retomadas por meio do neomalthusianismo, que se caracteriza por:

a) apoiar o marxismo por incentivar o controle da natalidade como forma de diminuir a pobreza.
b) atribuir aos pobres culpa pela sua própria pobreza.
c) acreditar que o aumento da população é compatível com o aumento dos recursos naturais.
d) culpar a natureza pela existência da pobreza.
e) acreditar na ideia de que a pobreza, nos países ditos subdesenvolvidos, é consequência do aumento populacional nos países ricos.

Gabarito: b

7) O termo “africanização” designa países que, mesmo não pertencendo ao continente africano, apresentam as seguintes características: fome crônica,  elevada dependência de ajuda humanitária externa e mortalidade causada por doenças já erradicadas na maioria dos países.
Assinale a alternativa que contém todos os países que se enquadram nessa classificação.

a) Somália, Ruanda, Turquia, Bangladesh, Haiti.
b) Etiópia, Somália, Bangladesh, Haiti, Ruanda.
c) Etiópia, Somália, Ruanda, Moçambique, México.
d) Bangladesh, Haiti, Colômbia, Etiópia, Somália.
e) Moçambique, Ruanda, Panamá, Somália, Haiti.

Gabarito: b

8) Índia, Bangladesh e Japão são países considerados “formigueiros humanos”, mas apresentam diferentes perfis socioeconômicos. Isso significa que:

a) a adoção da política neomalthusiana tem resultado numa visível melhoria de vida da população daqueles países.
b) as grandes concentrações populacionais não determinam necessariamente a ocorrência de graves problemas sociais.
c) a superpopulação é um fator determinante para tornar esses países áreas de repulsão de investimentos.
d) o endividamento externo e as grandes desigualdades sociais são causas diretas da superpopulação.
e) são países superpopulosos, que possuem problemas de pobreza e miséria, resultados do grande número de habitantes.

Gabarito: b


9) Responder à questão com base nos gráficos da evolução da população mundial e nas afirmativas a seguir.

Com relação aos gráficos 1 e 2, afirma-se:
I. O gráfico 1 refere-se a países desenvolvidos, pois o crescimento vegetativo em 1955 não foi significativo se comparado ao gráfico 2.
II. O gráfico 2 refere-se a países subdesenvolvidos devido ao grande aumento demográfico ocorrido entre 1955 e 1975, em função da evolução médico sanitária que diminuiu as taxas de mortalidade.
III. A urbanização foi um dos fatores que influenciaram na diminuição do crescimento vegetativo do gráfico 2, refletindo-se nas questões das taxas de natalidade.
IV. Em ambos os gráficos o equilíbrio do crescimento populacional ocorre em diferentes épocas, porém o gráfico 1 sempre se mantém com índices de natalidade e mortalidade menos elevados.

Pela análise das afirmativas, conclui-se que estão corretas as da alternativa:

a) I, II e III
b) I, II, III e IV
c) I, II e IV
d) II e III
e) III e IV

Gabarito: a

10) “Hoje em dia, na América Latina, 15% a 20% da população desfrutam de um estilo de vida do Primeiro Mundo: matriculam seus flhos em escolas particulares, pertencem a country clubes, jogam tênis, fazem ginástica aeróbica, fazem cirurgias plásticas, viajam em carros luxuosos e comunicam-se mediante computadores e  fax. Moram em condomínios fechados; viajam para o exterior; seus flhos frequentam universidades no exterior, falam inglês e são a audiência à qual os presidentes latino-americanos dirigem seus discursos sobre a nova prosperidade global. O restante da  população é levado do Terceiro para o Quarto Mundo com cortes nos gastos sociais (saúde e educação), corte nos investimentos de manutenção de serviços públicos como água e esgoto.
Ingressam no setor informal da economia. É o declínio do Estado de bem-estar social e a pauperização da população.” Esse contraste, extraído do livro Hegemonia dos Estados Unidos no novo milênio, de James Petras e Henry Veltmeyer, mostra a realidade na América Latina.

Sobre o texto é correto afirmar que:

a) a situação socioeconômica das duas realidades acima descritas é histórica, porém exacerbou-se com a entrada do neoliberalismo, fase atual do capitalismo.
b) a expansão capitalista atual forçou a demolição do Estado do Bem-Estar Social, que existiu em maior ou menor escala em grande número de países, agravando as diferenças sociais.
c) a constatação acima permite concluir que, na América Latina, há um crescimento em grande escala do capital, o que faz aumentar o número de emprego e diminuir a pobreza, os crimes e os sofrimentos humanos.
d) a comparação no texto vem confrmar que a diferença dos dois conjuntos de países só diminuirá com o crescimento econômico do Terceiro ou Quarto Mundo, que superará a evolução econômica do Primeiro Mundo.
e) do texto acima, deduz-se que a situação de miséria e pobreza da maioria latino-americana só será resolvida com a cooperação dos Estados imperiais e das elites que estão no poder

Gabarito: a


11)  Observe a tabela e indique a(s) alternativa(s) correta(s).

(   ) Os países subdesenvolvidos apresentam maior percentual de população inativa, o que se deve, em grande parte, às suas altas taxas de natalidade.
(   ) As estatísticas oficiais, por buscarem a comparabilidade internacional dos dados, superestimam em certa medida a população inativa dos países subdesenvolvidos, visto que o conceito de população inativa exclui os menores de 14 e os maiores de 65 anos, quando se sabe que a pobreza obriga muitas crianças e idosos a trabalhar.
(   ) Para tornar mais precisas as estatísticas de população inativa, os institutos de pesquisa incluem os desempregados nessa categoria.
(   ) Em países como o Brasil, grande parte da população ativa está ocupada no mercado de trabalho informal ou desempregada, em decorrência também do fato de que a mecanização da agricultura libera um contingente de mão-de-obra que não é inteiramente absorvido pelas atividades urbanas do setor formal.
(   ) A posição intermediária ocupada pelo Brasil na tabela reflete um processo de transição demográfica ainda em curso, resultante do desenvolvimento alcançado pelo país nas últimas décadas.

a) V, F, V, F, V
b) F, V, F, V, V
c) F, F, V, F, F
d) V, V, F, V, V
e) V, F, F, V, V

Gabarito: d

12) No contexto econômico mundial, a situação típica da América Latina durante os anos oitenta, e que ainda permanece no Brasil, apresenta algumas características negativas. Assinale a alternativa que melhor expressa esta situação.

a) Escassez de recursos naturais, baixas taxas de densidade demográfica, alta inflação, estagnação econômica e grande percentual de população ativa.
b) Elevadas taxas de densidade demográfica, desemprego, população eminentemente rural, agricultura irrigada e dívida externa elevada.
c) Abundância de recursos naturais, altas taxas de densidade demográfica, altos salários reais, distribuição igualitária de renda, baixo índice de analfabetismo.
d) Altos níveis de industrialização, baixas taxas de mortalidade infantil, dificuldade na manutenção do regime democrático, predomínio de grandes propriedades rurais, escassez de recursos hídricos.
e) Alta inflação, dívida externa elevada, estagnação econômica, concentração de riquezas, desemprego, dificuldade na manutenção do regime democrático.

Gabarito: e

13) Em 1990, as maiores taxas de crescimento natural da população ocorriam no oeste e leste da África (3,0%) e na América Latina (2,1%). De acordo com a tendência geral apresentada pelos diversos países, é verdadeiro afirmar que:

a) as taxas de crescimento natural da população independem do nível de desenvolvimento econômico do país.
b) quanto maior o nível de desenvolvimento de um país, maior é a taxa de crescimento natural de sua população.
c) quanto maior o nível de desenvolvimento de um país, mais elevada é a taxa de natalidade de sua população.
d) a taxa de crescimento natural da população tende a diminuir com o desenvolvimento econômico.
e) quanto maior o nível de desenvolvimento de um país, maior a tendência de aumento do número de filhos por família.

Gabarito: d

14) De acordo com o Censo Demográfico de 2010, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil alcançou uma população de 190.755.799 pessoas, totalizando 22.4 habitantes por km². Diante desses números, podemos concluir que o país é:

a) densamente povoado
b) populoso
c) homogeneamente povoado
d) proporcionalmente adensado

Gabarito: b
A população absoluta do Brasil está entre as maiores do mundo, atrás apenas da China, Índia, Estados Unidos e Indonésia. No entanto, em razão de sua elevada margem territorial, é considerado um país pouco povoado, ou seja, sua densidade demográfica é baixa em relação ao restante do mundo. Apesar disso, há elevadas concentrações populacionais em função do fato de a população não estar bem distribuída no território.

15) A população brasileira, apesar dos esforços praticados pelo governo para uma melhor ocupação do território ao longo do século XX, ainda está presente no território de forma bastante concentrada. Sobre essa questão, assinale a região em que há o maior quantitativo populacional do país:

a) Norte
b) Nordeste
c) Centro-Oeste
d) Sudeste
e) Sul

Gabarito: d

16) A população brasileira, apesar dos esforços praticados pelo governo para uma melhor ocupação do território ao longo do século XX, ainda está presente no território de forma bastante concentrada. Sobre essa questão, assinale a alternativa que NÃO apresenta um dos motivos responsáveis pela concentração populacional no Brasil.

a) Colonização concentrada em algumas faixas do território.
b) Atividades econômicas mal distribuídas pelo espaço.
c) Industrialização realizada primordialmente nos centros econômicos e de poder.
d) Urbanização acelerada desde os tempos coloniais.
e) Estabelecimento de oligarquias regionais que comandavam o território durante vários períodos da história brasileira.

Gabarito: d
As atividades coloniais tiveram seu início nas faixas litorâneas do país. Primeiramente na região Nordeste e depois se deslocando para o Sudeste. Com isso, as principais atividades econômicas e estruturais concentraram-se nessa última região, que também foi a primeira a conhecer uma industrialização mais intensa, pois se tratava do principal polo econômico e de poder na época. Além disso, soma-se o poderio de oligarquias regionais, sobretudo no Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo.
Durante o período colonial não houve uma urbanização acelerada no país, o que veio a ocorrer ao longo do século XX.


17) O fenômeno econômico relacionado com o caráter concentrador das atividades econômicas da população brasileira é a:

a) financeirização do mercado
b) terciarização econômica
c) regionalização produtiva
d) informalidade comercial
e) desemprego conjuntural

Gabarito: b
Na tabela apresentada pelo enunciado da questão, observa-se a atuação da população brasileira, em maior parte, no setor terciário da economia. Isso é fruto da atual tendência do capitalismo, que se reproduz também no Brasil, que é a terciarização econômica, em que a população é substituída pela máquina nos setores primário e secundário, passando a fazer parte principalmente dos ramos de serviços e comércio, que integram o setor terciário.



18) O processo registrado no gráfico gerou a seguinte consequência demográfica:

a) Decréscimo da população absoluta
b) Redução do crescimento vegetativo
c) Diminuição da proporção de adultos
d) Expansão de políticas de controle da natalidade
e) Aumento da renovação da população economicamente ativa.

Gabarito: b
O gráfico apresentado pela questão revela a queda nas taxas de natalidade no Brasil ao longo dos anos. A principal consequência desse fator é a redução do crescimento vegetativo, que nada mais é do que o número de nascimentos menos o índice de mortalidade.

19) As características demográficas de um país são dinâmicas e alteram-se ao longo da história, segundo diferentes contextos socioeconômicos. Recentemente, o IBGE identificou algumas mudanças no perfil da população brasileira, entre as quais, a diminuição da população masculina em relação à feminina nas regiões metropolitanas e, por outro lado, o aumento da população masculina em relação à feminina em alguns estados das Regiões Norte e Centro-Oeste, além de um envelhecimento geral da população. Assinale a alternativa que melhor explique pelo menos uma dessas alterações.

a) O envelhecimento da população explica-se pela baixa qualidade de vida de que dispõe o povo brasileiro, em média.
b) Nas Regiões Norte e Centro-Oeste, as más condições de vida afetam principalmente mulheres e crianças, o que explica o aumento proporcional da população masculina.
c) A violência nas regiões metropolitanas envolve mais a população masculina, o que ajuda a explicar a diminuição proporcional dessa população em relação à feminina nessas regiões.
d) O aumento da população feminina nas regiões metropolitanas explica-se pelo êxodo rural, ou seja, a busca de trabalho nas frentes agrícolas pela população masculina.

Gabarito: c
a) Falso – o envelhecimento populacional no Brasil deve-se, justamente, à melhoria da qualidade de vida no país, aumentando a expectativa de vida e contribuindo para a elevação das médias de idade.
b) Falso – o aumento da população masculina nas regiões Centro-oeste e Norte não se deve às condições de vida, uma vez que essas vêm melhorando nos últimos anos em todas as regiões brasileiras.
c) Verdadeiro – As regiões metropolitanas sofrem com crimes relacionados à violência urbana, bem como com a sequência de mortes envolvendo acidentes de trânsito. Estatisticamente, as maiores vítimas dessas ocorrências são homens, o que contribui para a diminuição desses no espaço das metrópoles.
d) Falso – êxodo rural é a saída em massa dos trabalhadores do campo para a cidade, e não a procura por trabalho nas frentes agrícolas.

20) Os principais grupos étnicos formadores da população brasileira são:os:

a) indígenas, europeus e africanos.
b) indígenas, europeus e árabes
c) indígenas, africanos e orientais.
d) africanos, árabes e europeus.

Gabarito: a

21) Embora o Brasil esteja colocado entre os países mais populosos do mundo, quando se relaciona sua população total com a área do país obtém-se um número relativamente baixo. A essa relação de população x área, damos o nome de:

a) Taxa de crescimento.
b) Índice de desenvolvimento.
c) Densidade demográfica.
d) Taxa de natalidade.
e) Taxa de fertilidade.

Gabarito: c
a) Falso – Indicador do crescimento populacional de um determinado local.
b) Falso – indicadores sociais que apresentam informações sobre saúde, educação, rendimento, entre outros.
c) Verdadeiro – a densidade demográfica é obtida através da relação entre a população total e a extensão territorial de um determinado local. Seu resultado é dado em hab/km². A densidade demográfica do Brasil atualmente é de 22 hab/km².
d) Falso – são dados referentes ao número de crianças que nascem vivas em um local específico.
e) Falso – estimativa do número de filhos que uma mulher pode ter ao longo da vida.

22) A população brasileira está distribuída de maneira irregular no território. A Região do Brasil que apresenta o maior número de habitantes é:

a) Norte
b) Sudeste.
c) Centro-Oeste.
d) Sul.
e) Nordeste.

Gabarito: b
a) Falso – A Região Norte possui a segunda menor quantidade de habitantes, são aproximadamente 15 milhões.
b) Verdadeiro – A Região Sudeste do Brasil apresenta a maior quantidade de habitantes, atualmente sua população está estimada em 78 milhões de pessoas, correspondendo a 40% da população brasileira.
c) Falso – O Centro-Oeste possui a menor quantidade de habitantes, são aproximadamente 13,3 milhões de pessoas residindo nessa Região.
d) Falso - O Sul do Brasil apresenta cerca de 27 milhões de habitantes.
e) Falso – É a segunda Região brasileira mais populosa, sua população é de 53.650.000 habitantes.

23) Sobre a distribuição da população brasileira, bastante irregular, assinale o que for correto:

a) O Sudeste é a região mais populosa e a mais povoada enquanto o Norte ou Amazônia é a região menos povoada.
b) Dos estados brasileiros, São Paulo é o mais populoso com cerca de um quinto (20%) da população brasileira e Roraima é o menos populoso e o menos povoado, com menos de um habitante por quilômetro quadrado.
c) A região Nordeste do Brasil é mais populosa do que a região Sul, mas é menos povoada na sua região litorânea e mais povoada no seu interior.
d) A Grande São Paulo, sozinha, detém 11% do total da população brasileira, concentrada em uma área de cerca de 1% da área do país.
e) A região Sul é menos povoada do que a região Centro-Oeste, uma vez que a população brasileira está mais concentrada no interior do país do que nas áreas mais próximas do mar.

Gabarito: a
a) Verdadeiro – A região Sudeste é que possui o maior contingente populacional do Brasil, enquanto a Região Norte, apesar de ser mais populosa que o Centro-Oeste, possui a menor média de densidade demográfica do país, portanto, é a menos povoada. 
b) Falso – O estado de São Paulo é o mais populoso do Brasil com população estimada em 41.384.039. Roraima é o estado com a menor população do Brasil, com 421.449 habitantes, porém, sua densidade demográfica é superior a um habitante por quilômetro quadrado, sendo atualmente de 1,8 hab/km².]
c) Falso – A Região Nordeste (53.650.000 habitantes) é mais populosa que a Região Sul (27 milhões de habitantes), porém, apresenta maior concentração populacional na faixa litorânea, sendo seu interior pouco povoado.
d) Falso – A População da Grande São Paulo é de quase 20 milhões de habitantes, correspondendo a aproximadamente 11% da população total do Brasil. Entretanto, sua extensão territorial é de 7.944 km², referente a menos de 1% do território brasileiro.
e) Falso – A Região Sul apresenta densidade demográfica de aproximadamente 46 hab/km², enquanto a Região Centro-Oeste possui densidade demográfica de 8 hab/km², portanto, a primeira é mais povoada que a segunda.


24) Estudos recentes sobre a população brasileira explicam a situação apresentada na tabela acima, como resultado da:

a) queda do índice de fertilidade das mulheres, nas duas últimas décadas, e o aumento da taxa de  mortalidade  infantil.
b) diminuição da entrada de imigrantes, desde 1950, e da concentração da renda nacional.
c) grande concentração da renda após 1970, acentuando o aumento da taxa de mortalidade infantil.
d) diminuição da entrada de imigrantes, desde 1950, associada à saída de brasileiros para o exterior, em busca de melhores condições de vida.
e) queda da taxa de fecundidade das mulheres, associada a um mínimo de programação familiar.

Gabarito: e
a) Falso – A redução da taxa de crescimento da população brasileira está diretamente relacionada à queda do índice de fertilidade das mulheres, porém a taxa de mortalidade infantil tem diminuído a cada ano no Brasil.
b) Falso – A redução da entrada de imigrantes não é fator significativo para a redução da taxa de crescimento populacional brasileiro.
c) Falso – A taxa de mortalidade infantil está em constante processo de redução, esse fato é consequência de maiores preocupações durante a gestação, no entanto, apesar da redução, essa taxa continua elevada no país.
d) Falso – A diminuição da entrada de imigrantes aliado à saída de brasileiros para o exterior não altera de forma significativa o contingente populacional do Brasil.
e) Verdadeiro – A taxa de fecundidade das mulheres brasileiras está em constante processo de redução, ou seja, elas estão tendo menos filhos. A programação familiar é outro fator responsável pela queda da taxa de crescimento populacional.

25) Algumas regiões brasileiras apresentam elevada porcentagem de população ativa ligada ao setor primário. São atividades relacionadas:

a) à indústria de tecidos e alimentares.
b) à indústria automobilística e extrativismo.
c) à indústria petrolífera e à agricultura.
d) ao comércio e a agricultura.
e) à agricultura e à extração mineral.

Gabarito: e

26) As declarações oficiais dos diversos governos do Brasil, em torno da necessidade de povoar o território brasileiro; as concessões de legislação trabalhista brasileira, como salário-família, o auxílio maternidade etc. levam a concluir que o Brasil adota uma política demográfica:

a) Neomalthusiana;
b) natalista ou populacionista;
c) antinatalista;
d) contrária à teoria de Malthus;
e) contrária ao crescimento vegetativo.

Gabarito: b


27) Assinale a alternativa que explica a tabela acima:

a) Devido à grande industrialização nas cidades, o período de 1940-1950 registrou as maiores taxas de crescimento da população urbana.
b) O intenso processo de modernização do campo explica o acentuado esvaziamento da população rural entre 1950 e 1960.
c) A forte industrialização registrada, no campo e na cidade, explica as taxas iguais de crescimento da população urbana e rural entres 1950 e 1960
d) Após 1950, o processo de industrialização gerou forte migração da população do campo para a cidade, praticamente invertendo sua distribuição no final dos anos 80.
e) O avanço da industrialização no campo, interrompido nas duas últimas décadas, justifica a redução, pela metade, da população rural.

Gabarito: d

28) Lendo as frases seguintes:

I. Será subpovoado o país que oferecer mais empregos anualmente aos indivíduos que se apresentam no mercado de trabalho, fazendo com que o aumento da população não crie pressões sobre a produção.

II. Será superpopuloso, mesmo com densidade demográfica reduzida, o país que não absorver a mão-de-obra posta à venda no mercado de trabalho.

Verificamos que o Brasil:

a) está no caso I;
b) está no caso II;
c) está no caso I ao norte e no caso II ao sul;
d) está no caso I no interior e no caso II nas zonas litorâneas;
e) esteve no caso II até a década passada, encontrando-se na caso I atualmente.

Gabarito:b

29) A população do Brasil é:

a) irregularmente distribuída, predominando etnicamente o branco e etariamente o adulto;
b) de elevado crescimento vegetativo, elevado nível cultural e com predominância étnica do negro;
c) de alto crescimento vegetativo, com predominância dos mestiços e elevado consumo de energia;
d) regularmente distribuída, predominando os brancos e etariamente o jovem;
e) de grande crescimento vegetativo, etariamente jovem e com a predominância do branco.

Gabarito: a


Fonte: Censo demográfico 2000. IBGE.
30) Assinale a alternativa correta, tendo como referência o gráfico acima.

a) A maior concentração demográfica da população brasileira em áreas rurais, no período de 1940 a 1980, foi resultado da predominância das atividades agroexportadoras na geração da riqueza nacional.
b) O expressivo crescimento populacional entre 1970 e 2000 foi conseqüência direta dos programas de incentivo à natalidade, promovidos pelos governos militares, e direcionados, especialmente, para as populações urbanas de baixa renda.
c) Entre 1940 e 2000, a inexistência de variação da população rural decorreu das migrações internas e, principalmente, da decadência e estagnação das lavouras de cana-de-açúcar, café e soja.
d) A crescente concentração da população brasileira em áreas urbanas, a partir de 1970, esteve associada, entre outros aspectos, à ampliação dos setores industriais e de serviços e à atração exercida pelas cidades.
e) O decréscimo da população rural brasileira, entre 1970 e 2000, a níveis muito inferiores aos observados para 1940, relacionou-se à ampliação da atividade industrial e à extinção de direitos trabalhistas para o homem do campo.

Gabarito: d

🌏 📖 FAÇA TAMBÉM EXERCÍCIOS SOBRE INDÚSTRIA | ESPAÇO URBANO

31) Analise as proposições:

I – A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) constatou diversos avanços no mercado de trabalho brasileiro em 2008, especialmente nas regiões Norte e Nordeste. De 2007 para 2008, o contingente de trabalhadores cresceu, impulsionado pelo setor da construção civil, que gerou cerca de 900 mil novos postos de trabalho em todo o país.
II – A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), de 2008, confirmou o envelhecimento da população.
III – Segundo a Pnad de 2008, o Norte continua a ter a estrutura etária mais jovem do país.
IV – As regiões Sul e Sudeste apresentaram as estruturas etárias mais envelhecidas na Pnad de 2008.
V – Segundo a Pnad de 2008, houve um aumento dos trabalhadores com carteira assinada entre os anos de 2007 e 2008.
Assinale a alternativa correta.

a) Somente as afirmativas III, IV e V são verdadeiras.
b) Somente as afirmativas II e IV são verdadeiras.
c) Somente as afirmativas I e V são verdadeiras.
d) Somente as afirmativas I, II e III são verdadeiras.
e) Todas as afirmativas são verdadeiras.

Gabarito: e

32) Sobre a população negra brasileira, assinale a alternativa incorreta.

a) As melhorias no acesso à educação formal também não foram capazes de acabar com a desvantagem na escolaridade dos negros em relação aos brancos. Enquanto em 2006 a maioria dos brancos estava matriculada no ensino médio com idade adequada para o curso, apenas 37,4% dos negros estavam no mesmo patamar.
b) Os índices de escolaridade, renda e pobreza da população negra registraram melhoras entre 1996 e 2006, mas as condições de vida continuam ainda inferiores às dos brancos no Brasil.
c) A renda média do trabalhador negro cresceu, embora o aumento não seja muito expressivo. Mesmo com esse crescimento, a discrepância é grande. Os brancos ainda vivem com quase o dobro da renda mensal per capita dos negros.
d) Os negros, homens e mulheres, entram mais cedo no mercado de trabalho e deixam-no mais tarde, em relação aos brancos.
e) A desigualdade entre brancos e negros tem se agravado nos últimos anos no Brasil, pois faltam políticas públicas capazes de reverter essa situação.

Gabarito: e

33) Sobre a população feminina e sua participação no mercado de trabalho, assinale a alternativa incorreta.

a) Chama a atenção a maior participação no mercado de trabalho das mulheres da região Sul, onde também são verificadas as maiores taxas de ocupação da população feminina.
b) O aumento da escolaridade feminina, a queda da fecundidade, as novas oportunidades oferecidas pelo mercado e as mudanças nos padrões culturais são as principais causas do aumento da participação feminina no mercado de trabalho.
c) As mulheres vêm aumentando sua participação no mercado de trabalho nos últimos anos.
d) "A volta ao lar" já é uma realidade absoluta para a maioria das mulheres trabalhadoras
nas grandes cidades brasileiras, fruto do desemprego e das desigualdades salariais entre homens e mulheres.
e) As mulheres ainda hoje fazem parte da maioria que estão à procura de emprego.

Gabarito: d

34) Com relação à distribuição e ao crescimento da população brasileira, é correto afirmar:

a) As capitais e grandes cidades deixaram de ser pólos de crescimento e de migração interna, ou seja, não atraem mais como já atraíram em passado recente. A maioria delas cresceu a uma média menor do que a nacional.
b) O menor desafio do Brasil, na área demográfica, é o acelerado envelhecimento da população.
c) A distribuição homogênea da população brasileira é uma característica negativa, pois não permite uma maior expansão dos nossos centros urbanos.
d) As taxas de natalidade do Brasil vêm crescendo rapidamente, demonstrando nosso processo de desenvolvimento econômico.
e) O Brasil é um país cada vez mais jovem, em função da mortalidade de adultos e velhos.

Gabarito: a

35) Leia e analise as afirmações abaixo.

I - No mundo inteiro, especialmente nos países mais desenvolvidos, a expectativa de vida cresceu muito.
II - No Brasil, existe um número de homens ligeiramente superior ao número de mulheres.
III - No Brasil, a expectativa de vida das mulheres está acima da expectativa de vida dos homens.
IV - Nos países subdesenvolvidos, a participação feminina no mercado de trabalho tem aumentado muito. Nos últimos 5 anos, entretanto, estagnou, assim como a participação de jovens e velhos.
V - Nos últimos anos, o Brasil assistiu a um declínio das taxas de natalidade.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente as afirmativas III e IV são verdadeiras.
b) Somente as afirmativas I, III e V são verdadeiras.
c) Somente as afirmativas II e V são verdadeiras.
d) Todas as afirmativas são verdadeiras.
e) Somente as afirmativas I e II são verdadeiras.

Gabarito: b

36) No Brasil, aproximadamente 80% da população das favelas concentram-se nas regiões metropolitanas e 70% das moradias são construídas pelos próprios moradores, em regime de mutirão. Assinale a alternativa que indica a região brasileira que concentra a maior população favelada do país.

a) Centro-Oeste
b) Nordeste
c) Sul
d) Sudeste
e) Norte

Gabarito: d


37) Uma tendência verificada na evolução da composição etária do País e uma ação do Estado necessária ou recomendável, no âmbito da previdência social, estão corretamente associados na opção:

a) estabilização da participação de jovens sobre a população total do país – programas voltados à ampliação da cobertura previdenciária nas regiões mais urbanizadas do Brasil;
b) estabilização da participação da população economicamente ativa no total da população – adoção de uma política previdenciária voltada especialmente para as áreas urbanas das regiões Sul e Centro-Oeste;
c) redução na participação de jovens e idosos no total da população – implementação de incentivos à emigração das áreas economicamente mais dinâmicas para reduzir a informalidade;
d) incremento contínuo na participação de todas as faixas de idade – adoção de uma política previdenciária com vistas a um maior equilíbrio geográfico em sua cobertura;
e) aumento da participação do percentual de idosos no total da população do País – políticas dirigidas ao incremento do contingente de trabalhadores cobertos pela previdência no Norte e no Nordeste.

Gabarito: e


38) A interpretação e a correlação das figuras sobre a dinâmica demográfica brasileira demonstram um(a):

a) menor proporção de fecundidade na área urbana.
b) menor proporção de homens na área rural.
c) aumento da proporção de fecundidade na área rural.
d) queda da longevidade na área rural.
e) queda do número de idosos na área urbana.

Gabarito: a


39) Com base na leitura do gráfico e sobre a população brasileira, é correto afirmar que:

1) parcela significativa da mão de obra rural migrou para as cidades em busca de melhores condições de vida como consequência das políticas de estímulo à industrialização, principalmente a partir da década de 1950.
2) no presente, a diferenciação entre população rural e população urbana é mais complexa, pois há grande número de trabalhadores em atividades rurais vivendo nas cidades bem como habitantes da área rural trabalhando no meio urbano.
4) o estado de Santa Catarina sempre teve população urbana maior que população rural desde o início da ocupação de seu território.
8) a população catarinense que vive no campo pratica técnicas tradicionais de agricultura, o que a afasta das principais modificações ocorridas na estrutura agrícola brasileira nas últimas décadas.
16) entre outras variáveis, mesmo que sua população urbana seja maior que a rural, o Brasil ainda apresenta características de um país subdesenvolvido industrializado.
32) Florianópolis, capital de Santa Catarina, é a cidade mais populosa e mais povoada do estado.

Gabarito 1, 2 e 16

40) Analise as proposições em relação à organização do espaço geográfico brasileiro que reflete os diferentes momentos da ocupação do país, sua economia e seu crescimento.

I. O centro econômico do Brasil, bastante industrializado e urbanizado, é constituído por São Paulo e Rio de Janeiro, duas grandes metrópoles globais.
II. As metrópoles regionais têm importância regional, pois seus serviços abrangem uma área extensa, englobando várias cidades de porte menor. Exemplo disso são as cidades de Belém, Manaus e Goiânia.
III. As metrópoles nacionais possuem uma complexa oferta de serviços, equipamentos urbanos, universidades, bancos, etc... que extrapolam a abrangência dos seus estados, a exemplo, Porto Alegre, Curitiba, Belo Horizonte, Recife, Brasília, Fortaleza.
IV. Cidades locais ou pequenas cidades exercem influência apenas nas áreas rurais de sua vizinhança e possuem escasso equipamento urbano (escolas, cinemas, hospitais).
V. Capitais regionais e megalópoles globais são sinônimos, pois se referem a enormes conjuntos de grandes cidades que, uma vez conurbadas, abrangem áreas extensas cuja influência é global.

Assinale a alternativa correta:

a) Somente as afirmativas I, II, III e IV são verdadeiras.
b) Somente as afirmativas II e IV são verdadeiras.
c) Somente as afirmativas I, II e V são verdadeiras.
d) Somente as afirmativas I e III são verdadeiras.
e) Todas as afirmativas são verdadeiras.

Gabarito: a


Disponível em: http://blog.newtonpaiva.br/pos/educacao-sem-homofobia-um-olhar-para-a-diversidade/
Acessado em: 30/03/2015.

41) Com base nos dados apresentados acima, assinale a alternativa correta.

a) A maior parte dos homofóbicos é do sexo masculino, jovem, branco e desconhecido da vítima.
b) Os dados apontam a correlação entre homofobia, faixa etária e questões raciais.
c) Os casos de homofobia são predominantemente vinculados ao tipo de vida dos próprios homossexuais, uma vez que se relacionam com pessoas contatadas em chats ou em locais de pouca segurança, como parques e boates gays.
d) A maior parte dos suspeitos prefere não informar sua orientação sexual, o que também se aplica ao perfil das vítimas.
e) Embora porcentagem considerável de mulheres tenham sido vítimas de violência, não se constata índice relevante de mulheres suspeitas de homofobia.

Gabarito: b

42) Segundo o Censo do IBGE de 2010, a religião com maior número de adeptos no Brasil é:

a) Católica
b) Evangélica
c) Evangélica Pentecostal
d) Umbanda
e) Muçulmana

Gabarito: a

43) Assinale a alternativa correta sobre as principais características históricas da sociedade brasileira, a partir da segunda metade do século XX.

a) Altas taxas de migração para o interior e acelerado processo de concentração populacional nas áreas rurais do país.
b) Pacto democrático considerado como fundamento político da sociedade, o qual pôs fim às recorrentes rupturas institucionais ocorridas durante a Primeira República.
c) Perda de protagonismo internacional ocasionada pelo término da Guerra Fria, caracterizando o isolamento político do Brasil na primeira década do século XXI.
d) Considerável retração da produção cultural, ocorrida em função das constantes crises econômicas e da redução do mercado consumidor no país.
e) Processo de ampliação da cidadania, através da conquista de direitos políticos, sociais e civis que foram consolidados com a promulgação da Constituição de 1988.

Gabarito: e

44) Considere as afirmações abaixo, sobre imigração para o Brasil e as suas políticas públicas de fomento.

I - A lei orgânica de 1867 previa uma série de benefícios e facilidades à vinda dos imigrantes europeus, como, por exemplo, o pagamento de suas passagens às colônias e a atribuição de um lote de terra de até 60 hectares por família imigrante.
II - Uma das metas do incentivo à imigração europeia era a política de “branqueamento” do país, exemplificada pelo decreto nº 528 de 1890, que, entre outras medidas, proibia a entrada de imigrantes africanos no país, salvo em condições excepcionais.
III - As regiões do país que mais atraíram imigrantes foram o Sudeste e o Nordeste, principalmente pela ausência de latifúndios significativos e de mão de obra disponível à industrialização de ambas as regiões.

Quais estão corretas?

a) Apenas I.
b) Apenas II
c) Apenas I e II.
d) Apenas II e III.
e) I, II e III.

Gabarito: c


Fonte: IPEA. Políticas Sociais: acompanhamento e análise, nº. 20. Brasília, 2012, p. 317.


Fonte: DIEESE. Os negros no trabalho, nº. 1, São Paulo, 2013, p. 11.

45) Considere os dados estatísticos apresentados.
Com base nas informações fornecidas nos gráficos, assinale abaixo a alternativa correta sobre a atualidade histórico-social brasileira.

a) A violência, no Brasil contemporâneo, é um fenômeno exclusivamente cultural que atinge toda a população de maneira equânime.
b) O fim da escravidão, no século XIX, ocasionou a igualdade de condições sociais para as diferentes raças que constituem a sociedade brasileira.
c) A democracia racial é um dos fundamentos que constituem as relações sociais no Brasil e assegura condições igualitárias entre negros e brancos.
d) O rendimento dos empregados na indústria de transformação no Brasil atual varia somente de acordo com o nível de escolaridade dos indivíduos.
e) A existência de desigualdades raciais é um fato histórico da sociedade brasileira.

Gabarito: e


46) Dentre as seguintes alternativas, a única que apresenta a principal causa para o correspondente fluxo migratório é:

a) I: procura por postos de trabalho formais no setor primário.
b) II: necessidade de mão de obra rural, devido ao avanço do cultivo do arroz.
c) III: necessidade de mão de obra no cultivo da soja no Ceará e em Pernambuco.
d) IV: procura por postos de trabalho no setor aeroespacial.
e) V: migração de retorno.

Gabarito: e


47) A População Brasileira: Em relação ao crescimento vegetativo da população brasileira expresso na tabela, podemos afirmar que:

a) a taxa de mortalidade permaneceu inalterada enquanto que a taxa de natalidade diminuiu.
b) a taxa de natalidade permaneceu inalterada enquanto que a taxa de mortalidade aumentou.
c) as duas taxas diminuíram na mesma proporção.
d) a taxa de mortalidade aumentou mais rapidamente do que a taxa de natalidade.
e) a taxa de natalidade diminuiu mais rapidamente do que a taxa de mortalidade.

Gabarito: e

48) Atualmente verifica-se na população brasileira:

a) redução da população relativa.
b) aumento expressivo da taxa de mortalidade.
c) redução da população absoluta.
d) diminuição progressiva da população urbana.
e) gradual redução das taxas de natalidade.

 Gabarito: e


49) Analise o mapa e assinale a alternativa incorreta

a) A distribuição da população ocorre de forma desigual no Brasil. Cerca de 87% dos habitantes se concentram nas regiões Nordeste, Sudeste e Sul, enquanto nas regiões Norte e Centro-Oeste, o percentual é inferior a 15%.
b) Em termos quantitativos, a grande representatividade da população residente no Sudeste está ligada à presença, nessa região de Estados industrializados como: São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.
c) O Nordeste é a segunda região mais populosa do país, concentrando cerca de 28,5% da população brasileira.
d) Os dados referentes à densidade demográfica foram obtidos graças à divisão da participação percentual da população absoluta pela superfície ocupada por cada região.
e) A densidade demográfica na região Norte é aproximadamente 1/10 da existente na região Nordeste.

Gabarito: d



50) Analise o gráfico
A leitura do gráfico permite concluir que:

a) com o aumento da proporção de adultos deverá aumentar a taxa de fertilidade da população feminina.
b) está ocorrendo um relativo envelhecimento da população brasileira.
c) a diminuição da proporção de jovens com menos de 14 anos indica que a taxa de mortalidade infantil cresceu nesta década.
d) o aumento da proporção de velhos deverá reduzir as migrações internas.
e) está estabilizado o crescimento da população brasileira.

Gabarito: b

51) Seguindo a tendência já observada no início dos anos 90 pôde-se constatar que a participação da população da região Sul no conjunto da população brasileira continua:

a) aumentando e, em 1996, representava quase 1/4 da população nacional.
b) aumentando e, em 1996, representava cerca de 30% da população nacional.
c) decrescendo e, em 1996, representava aproximadamente 15% da população nacional.
d) decrescendo e, em 1996, representava aproximadamente 10% da população nacional.
e) decrescendo e, em 1996, representava cerca de 8% da população nacional.

Gabarito: c


52) O gráfico representa a distribuição regional da população brasileira.

a) Os setores de I a V referem-se, respectivamente, às grandes regiões Sudeste, Sul, Norte, Nordeste e Centro-Oeste.
b) O povoamento da grande região Norte se fez mais recentemente, com base na agropecuária e na exploração mineral.
c) A densidade demográfica é maior em V que em II.
d) No Brasil, a densidade demográfica é mais baixa no litoral, devido ao processo de interiorização desencadeado pela construção de Brasília.
e) No início do século XX , a revolução médico-sanitária provocou a queda das taxas de mortalidade e a explosão demográfica no Terceiro Mundo.

Gabarito: e

53) O Brasil é um país populoso e despovoado. Tal contradição aparente pode ser explicada da seguinte maneira:

a) tem um número relativo de habitantes acima das médias normais.
b) tem um número absoluto de população correspondente ao tamanho de sua área.
c) tem uma taxa de crescimento demográfico muito baixa.
d) tem densidade demográfica pequena em relação ao total de sua área.
e) tem população relativa alta e população absoluta baixa.

 Gabarito: d


54) Área territorial e população pelas regiões brasileiras:

Considerando os dados apresentados, identificar a alternativa que contém, corretamente indicadas, as regiões brasileiras que substituem os números 1, 2 e 3 na ordem da tabela anterior.
a) Centro-Oeste, Nordeste e Sul.
b) Centro-Oeste, Sudeste e Sul.
c) Norte, Nordeste e Sudeste.
d) Sudeste, Sul e Nordeste.
e) Norte, Sudeste e Sul.

Gabarito: e

55) Entre 1991 e 1996, a população gaúcha cresceu a uma taxa anual de 1,07%, enquanto no Brasil tal taxa foi de 1,36%. Com relação a esse tema, são feitas as seguintes afirmações.

I. A não cobertura vacinal em crianças com idade inferior a um ano provocou um aumento da mortalidade infantil no Rio Grande do Sul, ocasionando, assim, uma diminuição na taxa de crescimento populacional do Estado.
II. O Estado apresentou, entre 1991 e 1996, uma tendência de perder contingentes populacionais devido à emigração, fato que contribui para o menor ritmo de crescimento da população gaúcha.
III. O menor crescimento populacional do Estado, em relação à média dos demais estados brasileiros, pode ser atribuído, em grande parte, à queda da taxa de fecundidade das mulheres gaúchas.

Quais estão corretas?

a) Apenas I.
b) Apenas II.
c) Apenas I e II.
d) Apenas II e III.
e) I, II e III.

Gabarito: d

56) Assinale a alternativa incorreta:

a) Classifica-se como Hábitat Rural o espaço humano ocupado por atividades econômicas ligadas à agropecuária, sendo então um espaço rural.
b) Os povoados e colônias são exemplos de Hábitat aglomerado.
c) Quando as habitações encontram-se distantes umas das outras no meio rural damos o nome de Hábitat Rural disperso.
d) O Hábitat Rural pode ser disperso ordenado e como exemplo podemos citar a dispersão ordenada ao longo de um rio.
e) No Brasil predomina o Hábitat Rural aglomerado sob a forma de colônias, as quais aparecem principalmente na região Sul do país.

Gabarito: e

57) Com relação à população brasileira, assinale a alternativa correta.
a) O êxodo rural é uma modalidade de migração que vem ocorrendo em nosso país com pequena intensidade, o que tem preocupado muito pouco as autoridades brasileiras.
b) A população brasileira economicamente ativa revela marcante equilíbrio entre a participação dos sexos masculino e feminino, embora as mulheres venham diminuindo sua proporção no total dessa população.
c) A distribuição de renda, no Brasil, é bastante equitativa, embora a pobreza e a riqueza sejam fenômenos comuns em todo o mundo.
d) A população brasileira distribui-se de forma irregular pelo espaço, alternando áreas de elevadas densidades demográficas, como o litoral, com outras praticamente vazias, a exemplo da Amazônia.
e) O contínuo aumento nas taxas de crescimento vegetativo, verificado em nosso país, é um fenômeno comprovado pelos últimos censos.

Gabarito: d

58) Sobre a desigualdade geográfica do desenvolvimento humano, é correto afirmar que

a) no que diz respeito aos problemas sociais que crescem no mundo, a noção de segregação, associada ao fenômeno de exclusão de direitos por parte de algumas pessoas, ainda não atingiu a população residente nos países europeus.
b) mesmo nos países considerados muito ricos, tais como Estados Unidos e Inglaterra, em suas grandes cidades existem áreas ou bairros onde reinam a violência, a delinquência, a economia informal e atividades ilícitas, e a população residente nesses locais é desprovida de serviços públicos de qualidade.
c) as disparidades do binômio riqueza-pobreza ainda são marcantes entre certos grupos de países no mundo; porém, o mesmo não se observa no interior do território de cada país, geralmente marcado por homogeneidade no que tange ao bem-estar social da população.
d) as desigualdades sociais entre zonas rurais e urbanas — um dos contrastes geográficos mais flagrantes já sentidos pela humanidade — foram superadas com o advento da biotecnologia voltada à produção de alimentos.

Gabarito: b

59) Em setembro de 2012 foi divulgado pelo IBGE a Pnad (Pesquisa Nacional por Amostras de Domicílios) referente ao ano de 2011. Um dos dados revelados mostra a diminuição da taxa de fecundidade total para níveis abaixo da reposição 1,7 filhos/mulher. Este fato apresenta várias implicações, dentre as quais:

a) o aumento das diferenças socioeconômicas regionais
b) a redução do movimento migratório a partir da década de 2030
c) a imediata estabilização da população economicamente ativa
d) a redução das diferenças entre as faixas etárias
e) a desaceleração do ritmo do crescimento da população

Gabarito: e 59 a 61 Explicação pelo Professor Rafael Gatto

60) Com base nos conhecimentos sobre movimentos migratórios no Brasil, considere as afirmativas a seguir:

I - A migração foi mais importante na segunda metade do século XIX do que na segunda metade do século XX, tanto em termos numéricos quanto  em termos socioeconômicos, pois se constituiu na principal estratégia de implantação do trabalho livre no Brasil.
II - Ao longo do século XX, as migrações internas conheceram um rápido crescimento a partir do advento do processo de industrialização, de integração do território e da formação de um mercado interno unificado.
III - Na primeira metade do século XX, o primeiro ciclo da borracha na Amazônia foi responsável pela intensificação do fluxo de imigrantes, sobretudo europeus, conhecidos como "soldados da borracha."
IV - No contexto das migrações no Brasil, após a segunda guerra mundial o número absoluto de imigrantes foi amplamente superado pelo de migrações nacionais, uma vez que mudanças nas condições internacionais favoreceram a redução da imigração.

a) Somente as alternativas I e III são corretas
b) Somente as alternativas III e IV são corretas
c) Somente as alternativas I e II são corretas
d) Somente as alternativas I, II e IV são corretas
e) Somente as alternativas I, III e IV são corretas

Gabarito: d 59 a 61 Explicação pelo Professor Rafael Gatto

61) Sobre os fatores que explicam as variações no ritmo de crescimento da população brasileira entre 1872 e 2010, reveladas pelo gráfico, é CORRETO afirmar:
a) A elevada taxa de incremento populacional registrada entre 1900 e 1920 resultou do aumento da natalidade, associado ao processo de urbanização.
b) Na década de 1960, o crescimento da população pode ser associado à revolução sexual, que provocou um aumento substancial das taxas de fecundidade.
c) Se persistirem as taxas registradas entre 2000 e 2010, a população brasileira deve parar de crescer na próxima década.
d) Na década de 1940, o crescimento da população resultou da combinação entre a baixa fecundidade e a baixa mortalidade.
e) Desde a década de 1960, registra-se uma tendência de queda do ritmo de crescimento da população, devido ao recuo da fecundidade.

Gabarito: e 59 a 61 Explicação pelo Professor Rafael Gatto

62) A respeito dos fatores que contribuem para a queda da taxa de fecundidade no país, avalie as proposições a seguir:
I) O êxodo rural acentuado e a urbanização são fatores significativos que contribuem para a queda do número de filhos por mulher no Brasil.
II) A disseminação do uso de métodos contraceptivos (pílula, camisinha, diafragma e outros) é um fator importante para o decréscimo da taxa de fecundidade.
III) Os gastos com a criação dos filhos, cada vez mais elevados, especialmente com escolas, creches, saúde, lazer e outros são elementos que cooperam para o declínio da taxa de fecundidade brasileira.
Estão incorretas as alternativas:
a) II e III.
b) I e II.
c) Apenas a II.
d) Nenhuma alternativa.
e) I, II e III.

Gabarito: d
Todas as afirmativas estão corretas, pois os gastos com a criação dos filhos, o êxodo rural, a urbanização e a disseminação dos métodos contraceptivos são fatores que contribuíram expressivamente para a queda da taxa de fecundidade no Brasil.

63) Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, os fatores que explicam o envelhecimento da população brasileira.
a) Aumento da taxa de fecundidade e declínio do crescimento vegetativo.
b) Aumento da taxa de natalidade e redução da mortalidade infantil.
c) Decréscimo da taxa de fecundidade e aumento da expectativa de vida.
d) Crescimento vegetativo acelerado e densidade demográfica elevada.
e) Combinação entre aumento da fecundidade e declínio da mortalidade infantil.

Gabarito: c
Seguindo uma tendência mundial, as taxas de fecundidade no Brasil têm diminuído progressivamente e, ao mesmo tempo, há uma elevação da expectativa de vida do brasileiro.

64) Brasil em 2020


Será, é claro, um Brasil diferente sob vários aspectos. A maior parte deles, imprevisível. Uma década é um período longo o suficiente para derrubar certezas absolutas (ninguém prediz uma Revolução Francesa, uma queda do Muro de Berlim ou um ataque às torres gêmeas de Nova York). Mas é também um período de maturação dos grandes fenômenos incipientes — dez anos antes da popularização da internet já era possível imaginar como ela mudaria o mundo. Da mesma forma, fenômenos detectáveis hoje terão seus efeitos mais fortes a partir de 2020.
David Cohen, Revista Época, 25/05/2009

Com base no enunciado, observe as afirmações abaixo, assinalando V (verdadeiro) ou F (falso).
(  ) A diminuição da fecundidade no Brasil deve-se às transformações econômicas e sociais que se acentuaram na primeira metade do século XX devido à intensa necessidade de mão de obra no campo, inclusive de mulheres, fato esse que elevou o país ao patamar de agrário-exportador.
(  ) Devido à mudança do papel social da mulher do século XX, ela deixa de viver, exclusivamente, no núcleo familiar, ingressando no mercado de trabalho e passando a ter acesso ao planejamento familiar e a métodos contraceptivos. Esses aspectos, conjugados, explicam a diminuição vertiginosa das taxas de fecundidade no Brasil.
(  ) As quedas nas taxas de natalidade de um país levam, ao longo do tempo, ao envelhecimento da população (realidade da maioria dos países desenvolvidos). Nesse sentido, verifica-se uma forte tendência a um mercado de trabalho menos competitivo e exigente, demandando menos custos do Estado com os aspectos sociais.
Dessa forma, a sequência correta, de cima para baixo, é:
a). VVV.
b). FVV.
c). VVF.
d). FVF.
e). VFV.

Gabarito: d
A demanda por mão de obra no meio rural brasileiro diminuiu na segunda metade do século XX em razão do processo de mecanização no campo;
O aumento da presença feminina no trabalho remunerado e a difusão de métodos contraceptivos são fatores relacionados com a queda da fecundidade no Brasil;
O envelhecimento da população não diminui necessariamente os investimentos do Estado em compromissos sociais; ao contrário, pode aumentar gastos com previdência e saúde.

65) As taxas de fecundidade variam muito dentro do próprio Brasil. Há regiões em que a urbanização e industrialização influenciam essa taxa. Qual a região brasileira com maior taxa de fecundidade?
a) Região Norte
b) Região Nordeste
c) Região Sul
d) Região Centro-oeste
e) Região Sudeste

Gabarito: a
A região Norte, por uma série de fatores, é a que conserva a liderança no número de filhos por mulher. Foi a região onde o processo de urbanização aconteceu por último e o acesso à informação e aos métodos contraceptivos ainda não é pleno.

66) A taxa de fecundidade no Brasil passou por muitas modificações no decorrer das últimas décadas. A respeito desses dados, assinale a alternativa incorreta.
a) Em 1960, a taxa de fecundidade era de mais de 6 filhos por mulher e foi reduzindo de forma gradativa.
b) 5,8 era, em 1970, o número de filhos por mulher em idade fértil no Brasil.
c) A taxa de fecundidade atual é duas vezes maior que a registrada em meados do século XX no país.
d) A partir de 2006, a taxa de fecundidade caiu para 2 filhos por mulher, média essa abaixo da necessária para a reposição populacional.

Gabarito: c
A letra C está incorreta porque a taxa de fecundidade no Brasil tem sofrido desde 1950 uma queda gradual e constante. Na década de 1960, a média era mais de 6 filhos por mulher, mas, atualmente, é menos de 2.

67) Sobre a atual dinâmica demográfica brasileira, assinale a alternativa correta:

a) o Brasil está deixando de ser um país jovem;
b) A participação relativa de idosos vem declinando desde a década de 1980.
c) O crescimento vegetativo compreendido entre 1940 e 1970 não foi afetado pela redução da mortalidade.
d) A migração é um dos fatores de maior impacto na composição atual da estrutura etária do Brasil.
e) A taxa de mortalidade infantil equipara-se a dos padrões de conjunto dos países desenvolvidos.

Gabarito: a Explicação pelo Professor Rafael Gatto *Ver lista de Indústria | Espaço Urbano e Regionalização


68) Essa mudança significativa no perfil etário da população brasileira pressionará diretamente instituições das seguintes áreas:
a) Sistema de saúde e educação básica
b) Segurança pública e previdência social
c) Previdência social e educação básica
d) Previdência social e sistema de saúde

Gabarito: d


69) No mapa, as linhas vermelhas e as alaranjadas representam a intensidade dos deslocamentos para trabalho e estudo na concentração urbana do Rio de Janeiro. No Estado do Rio de Janeiro, os principais fluxos de deslocamento diário de moradores são entre as cidades de Rio de Janeiro e de Duque de Caxias (119 mil pessoas), além de Niterói e São Gonçalo (120 mil). A região metropolitana
fluminense concentra atualmente 21 municípios e 85,7% de sua população.
O tipo de fluxo populacional registrado no mapa anterior é denominado:
a) Transumância
b) Migração de retorno
c) Movimento pendular
d) Migração sazonal

Gabarito: c

70) Reforma trabalhista espanhola faz cinco anos: assim é a geração de jovens desencantados que ela deixou Brasil usa reforma espanhola como modelo, mas mudança na legislação criou empregos precários. A reforma trabalhista espanhola prometia mais empregos o que, de fato, ocorreu. Entretanto, eles são mais precários.

Disponível em: https://brasil.elpais.com/brasil/2017/06/16/economia/1497635788_119553.htmlrel=mas.

A principal preocupação das centrais sindicais e dos trabalhadores brasileiros quanto à reforma
trabalhista, ora em debate no meio político, refere-se ao provável crescimento do trabalho
a) especializado.
b) permanente.
c) temporário.
d) qualificado.

Gabarito: c

71) Observe as pirâmides etárias do Brasil, em 1970 e 2006.


Assinale as afirmativas adequadas considerando as mudanças ocorridas na estrutura etária brasileira:

I. O alargamento do topo da pirâmide etária do ano de 2006 indica um aumento da expectativa de vida.
II. Entre 1970 e 2006 a base da pirâmide etária tornou-se mais estreita devido à queda na taxa de natalidade.
III. O período entre 1970 e 2006 foi marcado pelo aumento da mortalidade infantil e consequente diminuição do crescimento vegetativo.
IV. O percentual de jovens, adultos e idosos permaneceu constante nos dois momentos, causando a manutenção das taxas da população economicamente ativa.

As alternativas corretas assinaladas acima são:
a) I e II, somente.
b) II e III, somente.
c) III e IV, somente.
d) I e IV somente.

Gabarito: a

72) Leia com muita atenção o texto a seguir e observe, também, o gráfico, que o complementa:
Desde meados da década de 1960, a população urbana brasileira é maior que a rural. Atualmente, mais de  0% de nossa população vive em cidades. Grande parte desses habitantes vive nas regiões metropolitanas  do país que, entretanto, vêm apresentando uma desaceleração em seu crescimento demográfico. 


Sobre a urbanização e a população urbana brasileira, a única opção errada é:
a) Alguns dos estados que apresentam menores taxas de urbanização se localizam nas regiões Nordeste e Norte.
b) O êxodo rural provoca exagerado crescimento de favelas e periferias urbanas, uma vez que faltam políticas de fixação do homem ao campo.
c) Desde os anos 1990, as cidades médias brasileiras são as que apresentam menores taxas de crescimento da população.
d) Altos índices de industrialização e modernização agropecuária atraíram para o Sudeste grandes fluxos migratórios, intensificando a urbanização de alguns de seus estados.

Gabarito: c

73) A Característica mais marcante da população brasileira é seu alto grau de diversidade étnica. Isso é resultado da nossa história, pois recebemos povos de todos os continentes.
Com relação à diversidade étnica brasileira e ao contexto socioeconômico que a envolve, analise as afirmativas a seguir.
I - Pela Constituição brasileira de 1988, os povos indígenas têm direito de viver em suas terras, falar sua língua e praticar livremente sua cultura, o que, na prática, os isenta de se envolverem em lutas pela demarcação de suas terras e pelo respeito aos seus direitos.
II - Segundo o IBGE, pelo seu censo demográfico de 2010, mais da metade da população brasileira se declarou "preta" ou "parda", sendo a presença de descendentes africanos mais forte nas regiões Nordeste e Sudeste.
III- A partir da segunda metade do século XVIII, o Brasil recebeu muitos imigrantes, sobretudo portugueses, italianos, alemães, chineses e coreanos, os quais se fixaram na Região Sul do país, pelo fato de a mesma ter facilitado a reprodução de seus costumes.
IV - 0 mameluco, miscigenação entre o índio e o negro, sofreu muito com a discriminação imposta pela sociedade brasileira, a qual era majoritariamente composta por brancos, até o início do século XX.
Assinale a opção correta.
a) Apenas a afirmativa I é verdadeira.
b) Apenas a afirmativa II é verdadeira.
c) Apenas a afirmativa III é verdadeira.
d) Apenas as afirmativas II e III são verdadeiras.
e) Apenas as afirmativas I e IV são verdadeiras

Gabarito: b

74) Faça a leitura a seguir:


O gráfico mostra o crescimento vegetativo da população brasileira e estabelece projeções para as próximas décadas. A análise dos dados apresentados demonstra que:

a) nos anos 1980, a expectativa de vida média do brasileiro era superior a 65 anos.
b) a piramide etária brasileira será formada por uma parcela significativa de idoso nas próximas década..
c) o crescimento natural da população não variou no período indicado.
d) caso as projeções se confirmem, o número de mortes superará o número de nascimentos em 2100.
e) o aumento de nascimentos demandará um maior número de leitos em maternidades.

Gabarito: b

75) PELA PRIMEIRA VEZ DESDE 2004, IDH BRASILEIRO ESTACIONA NO RANKING DA ONU

O Programa das nações unidas para o Desenvolvimento (PNUD) divulgou [...] a atualização do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de 1888 países e territórios para o ano de 2015.
[...]
Anteriormente, a equipe do PNUD no Brasil havia divulgado que a estagnação era algo inédito para os últimos cinco anos. No entanto, os cálculo do IDH para os anos anteriores foram refeitos e o dado foi retificado. Na verdade, há 11 anos o Brasil não registrava um índice de desenvolvimento humano igual ao menor que o do ano anterior.

TRUFFI, Renan. Pela primeira vez desde 2004. IDH brasileiro estaciona no ranking da ONU. Carta Capital.

A leitura do texto permite inferir que o Brasil:

a) apresentou redução dos índices de problemas sociais e econômicos.
b) reduziu sua experiência de vida, elemento determinante do IDH.
c) apresentou, por mais de uma década, cálculos errados para o IDH.
d) passou ileso pela crise econômica mundial, ampliada em 2009.
e) estagnou ou reduziu o conjunto dos índices de saúde, educaçao e renda.

Gabarito: e


76) O gráfico anterior representa a projeção de crescimento da população dos Estados Unidos por etnia até 2050. Os dados demonstram que:

a) a proporção de brancos diminuirá gradualmente nos próximos anos.
b) o número de asiáticos, atualmente baixo, ultrapassará o número de negros até 2040.
c) o número total de brancos será fortemente reduzido nas próximas décadas.
d) a população absoluta, na maioria das etnias, tende a diminuir.
e) a população negra apresentará grande variação percentual até 2050.

Gabarito: a

77) A imagem acima faz referência a um fenômeno contemporâneo relacionado

a) à necessidade de se criar mecanismos eficazes de proteção nas fronteiras terrestres da Europa.
b) à crise imigratória de refugiados na Europa e ao aumento do preconceito e xenofobia nesse continente.
c) ao aumento do contingente policial pelo governo italiano.
d) ao aumento da criminalidade na região do mar Mediterrâneo.
e) ao tráfico de drogas que se estabeleceu na rota África-Itália via Mediterrâneo.

Gabarito: b

78) Leia o trecho da reportagem abaixo;

[...]
Quando o voo de volta para os EUA, com saída de Auckland, de um grupo de 53 turistas americanos idosos foi adiado no mês passado, eles foram acomodados em um tradicional local de encontros Maori para passar a noite, já que todos os hotéis da cidade estavam cheios.
[...]
A acomodação alternativa acabou se tornando uma experiência cultural única, mas o ocorrido ilustra como a explosão do turismo da Nova Zelândia está levando a infraestrutura do país ao limite. [...]
As caminhadas panorâmicas por planaltos vulcânicos e vales alpinos cobertos de neve estão ficando congestionadas, enquanto as pequenas cidades que oferecem atividades de aventura , como passeios de lancha por rios elevados  ou passeios guiados por glaciares de 7.000 anos, estão vendo seus sistemas de esgoto ficarem sobrecarregados. [...]

WHITERS, Tracy, BROCKETT, Matthew. Nova Zelândia lota de turistas e americanos dormem em casa Maori. UOL

A reportagem sobre a Nova Zelândia destaca:

a) o atraso econômico da sociedade neozelandeza.
b) a preservação ambiental associada ao turismo.
c) a força da tradição Maori, grupo predominante do país.
d) o crescimento de determinado setor econômico do país.
e) as pequenas cidades, mais preparadas para o turismo.

Gabarito: d


79) A Ásia é o continente mais populoso do mundo. China e Índia já superaram a marca de 1 bilhão de habitantes.

Ao comparar os mapas, nota-se que
a) o relevo não influencia significativamente a distribuição populacional na Ásia.
b) as maiores concentrações populacionais estão nas áreas mais elevadas do continente.
c) não há concentrações demográficas nas planícies asiáticas.
d) as maiores concentrações populacionais ocorrem nas planícies, no sul e sudeste asiáticos.
e) o relevo e o clima do norte do continente favoreceram a concentração demográfica.

Gabarito: d

80) NO QUEBEC

Experiência cultural e a busca por  novos conhecimentos no trabalho levaram Marcel Ferreira, analista de sistemas a mudar para Quebec acompanhando a esposa, Karina Ferreira, advogada.
[...]
"Acreditamos e sentimos que, a cada dia que passa, o que vale a pena é o conjunto da obra: segurança, qualidade de vida, cultura, estabilidade, descobertas, aprendizado. Canadá é um país que recebe pessoas do mundo inteiro. [...]
Para interessados em morar no Quebec, a primeira dica é ser influente em francês, já que 80% da população usa a língua no dia a dia [...].

Fonte: ALMEIDA, Pauline. Mundo contrata brasileiros. O Diário do Norte do Paraná

O Canadá é um país cujo idioma predominante é o:

a) inglês, mas que também foi colonia francesa, o que influenciou fortemente a cultura do país..
b) francês, porém o governo tem recusado a entrada de imigrantes, principalmente franceses em seu território.
c) francês, mas as marcas culturais deixadas pela colonização francesa estão, aos poucos, se enfraquecendo.
d) francês e que, no Quebec, a população tem um nível médio de vida baixo em relação às demais províncias.
e) inglês e que não reconhece a província de Quebec como pertencente ao país.

Gabarito: a


81) O IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) é uma medida usada para avaliar avanços nos três itens
considerados básicos que são:
a) mortalidade infantil, renda per capita e expectativa de vida.
b) expectativa de vida, renda per capita e taxa de analfabetismo.
c) taxa de alfabetização, esperança de vida e renda per capita.
d) mortalidade infantil, expectativa de vida e concentração de renda

Gabarito: c


82) Das características da região destacada no cartograma acima, está correta a afirmação de que nela:
a) as doenças endêmicas estão sob controle público.
b) as savanas e florestas são predominantes.
c) as crises de fome são menos regulares.
d) os fluxos migratórios são intensos.
e) os rios de planalto

Gabarito: d


83) A charge do cartunista Angeli (2006) se refere à:
a) natureza das políticas públicas que priorizam coisas e não pessoas.
b) forma como os migrantes são tratados nos grandes centros brasileiros.
c) discriminação sofrida por negros e nordestinos na cidade de São Paulo.
d) politização da patrimonialização da cultura cosmopolita das metrópoles.
e) qualidade de vida de pedestres e motoristas nas metrópoles brasileiras.

Gabarito: a


84) A charge indica que as referências culturais
a) distanciam as   mulheres da discussão sobre o matriarcado.
b) precisam ser consideradas nas análises socioespaciais.
c) impedem a reflexão sobre os direitos civis no mundo árabe.
d) limitam as expressões individualistas na sociedade ocidental.
e) mostram como se comportam as mulheres nas sociedades de consumo.

Gabarito: b

85) O professor Paulo Saldiva pedala 6 km em 22 minutos de casa para o trabalho, todos os dias. Nunca foi atingido por um carro. Mesmo assim, é vítima diária do trânsito de São Paulo: a cada minuto sobre a bicicleta, seus pulmões são envenenados com 3,3 microgramas de poluição particulada – poeira, fumaça, fuligem, partículas de metal em suspensão, sulfatos, nitratos, carbono, compostos orgânicos e outras substâncias nocivas.
ESCOBAR, H. Sem Ar. O Estado de São Paulo. Ago. 2008.
A população de uma metrópole brasileira que vive nas mesmas condições socioambientais das do professor citado no texto apresentará uma tendência de

a) ampliação da taxa de fecundidade
b) diminuição da expectativa de vida
c) elevação do crescimento vegetativo.
d) aumento na participação relativa de idosos.
e) redução na proporção de jovens na sociedade.

Gabarito: b



86) Os gráficos, extraídos do sítio eletrônico do IBGE, apresentam a distribuição da população brasileira por sexo e faixa etária no ano de 1990 e projeções dessa população para 2010 e 2030.
A partir da comparação da pirâmide etária relativa a 1990 com as projeções para 2030 e considerando-se os processos de formação socioeconômica da população brasileira, é correto afirmar que

a) a expectativa de vida do brasileiro tende a aumentar na medida em que melhoram as condições de vida da população.
b) a população do país tende a diminuir na medida em que a taxa de mortalidade diminui.
c) a taxa de mortalidade infantil tende a aumentar na medida em que aumenta o índice de desenvolvimento humano.
d) a necessidade de investimentos no setor de saúde tende a diminuir na medida em que aumenta a população idosa.
e) o nível de instrução da população tende a diminuir na medida em que diminui a população.

Gabarito: a

87) Se for confirmada a tendência apresentada nos gráficos relativos à pirâmide etária, em 2050,

a) a população brasileira com 80 anos de idade será composta por mais homens que mulheres.
b) a maioria da população brasileira terá menos de 25 anos de idade.
c) a população brasileira do sexo feminino será inferior a 2 milhões.
d) a população brasileira com mais de 40 anos de idade será maior que em 2030.
e) a população brasileira será inferior à população de 2010.

Gabarito: d

88) Se forem confirmadas as projeções apresentadas, a população brasileira com até 80 anos de idade será, em 2030,

a) menor que 170 milhões de habitantes.
b) maior que 170 milhões e menor que 210 milhões de habitantes.
c) maior que 210 milhões e menor que 290 milhões de habitantes.
d) maior que 290 milhões e menor que 370 milhões de habitantes.
e) maior que 370 milhões de habitantes.

Gabarito: c



88) Os mapas representam distintos padrões de distribuição de processos socioespaciais. Nesse sentido, a menor incidência de disputas territoriais envolvendo povos indígenas se explica pela

a) fertilização natural dos solos.
b) expansão da fronteira agrícola.
c) intensificação da migração de retorno.
d) homologação de reservas extrativistas.
e) concentração histórica da urbanização.

Gabarito: e

89) O fenômeno da mobilidade populacional vem, e desde as últimas décadas do século XX, apresentando transformações significativas no seu comportamento, não só no Brasil como também em outras partes do mundo. Esses novos processos se materializam, entre outros aspectos, na dimensão interna, pelo redirecionamento dos fluxos migratórios para as cidades médias, em detrimento dos grandes centros urbanos; pelos deslocamentos de curta duração e a distâncias menores; pelos movimentos pendulares, que passam a assumir maior relevância nas estratégias de sobrevivência, não mais restritos aos grandes aglomerados urbanos.
OLIVEIRA, L. A. P.; OLIVEIRA, A. T. R. Reflexões sobre os deslocamentos populacionais no Brasil. Rio de Janeiro: IBGE, 2011 (adaptada).
A redefinição dos fluxos migratórios internos no Brasil, no período apontado no texto, tem como causa a intensificação do processo de

a) descapitalização do setor primário.
b) ampliação da economia informal.
c) tributação da área residencial citadina.
d) desconcentração da atividade industrial.
e) saturação da empregabilidade no setor terciário.

Gabarito: d

90) De todas as transformações impostas pelo meio técnico-científico-informacional à logística de transportes, interessa-nos mais de perto a intermodalidade. E por uma razão muito simples: o potencial que tal “ferramenta logística” ostenta permite que haja, de fato, um sistema de transportes condizente com a escala geográfica do Brasil.
HUERTAS. D. M. O papel dos transportes na expansão recente da fronteira agrícola brasileira.
Revista Transporte y Territorio. Universidade de Buenos Aires, n. 3, 2010 (adaptado).
A necessidade de modais de transporte interligados, no território brasileiro, justifica-se pela(s)

a) variações climáticas no território, associadas à interiorização da produção.
b) grandes distâncias e a busca da redução dos custos de transporte.
c) formação geológica do país, que impede o uso de um único modal.
d) proximidade entre a área de produção agrícola intensiva e os portos.
e) diminuição dos fluxos materiais em detrimento de fluxos imateriais.

Gabarito: b

91) O movimento migratório no Brasil é significativo, principalmente em função do volume de pessoas que saem de uma região com destino a outras regiões. Um desses movimentos ficou famoso nos anos 80, quando muitos nordestinos deixaram a região Nordeste em direção ao Sudeste do Brasil. Segundo os dados do IBGE de 2000, este processo continuou crescente no período seguinte, os anos 90, com um acréscimo de 7,6% nas migrações deste mesmo fluxo. A Pesquisa de Padrão de Vida, feita pelo IBGE, em 1996, aponta que, entre os nordestinos que chegam ao Sudeste, 48,6% exercem trabalhos manuais não qualificados, 18,5% são trabalhadores manuais qualificados, enquanto 13,5%, embora não sejam trabalhadores manuais, se encontram em áreas que não exigem formação profissional. O mesmo estudo indica também que esses migrantes possuem, em média, condição de vida e nível educacional acima dos de seus conterrâneos e abaixo dos de cidadãos estáveis do Sudeste.
Disponível em: http://www.ibge.gov.br. Acesso em: 30 jul. 2009 (adaptado).
Com base nas informações contidas no texto, depreende-se que

a) o processo migratório foi desencadeado por ações de governo para viabilizar a produção industrial no Sudeste.
b) os governos estaduais do Sudeste priorizaram a qualificação da mão-de-obra migrante.
c) o processo de migração para o Sudeste contribuiu para o fenômeno conhecido como inchaço urbano.
d) as migrações para o sudeste desencadearam a valorização do trabalho manual, sobretudo na década de 80.
e) a falta de especialização dos migrantes é positiva para os empregadores, pois significa maior versatilidade profissional.

Gabarito: c

92)  A moderna “conquista da Amazônia” inverteu o eixo geográfico da colonização da região. Desde a época colonial até meados do século XIX, as correntes principais de população movimentaram-se no sentido Leste- -Oeste, estabelecendo uma ocupação linear articulada. Nas últimas décadas, os fluxos migratórios passaram a se verificar no sentido Sul-Norte, conectando o Centro-Sul à Amazônia.
OLIC, N. B. Ocupação da Amazônia, uma epopeia inacabada. Jornal Mundo, ano 16, no 4, ago. 2008 (adaptado).
O primeiro eixo geográfico de ocupação das terras amazônicas demonstra um padrão relacionado à criação de

a) núcleos urbanos em áreas litorâneas.
b) centros agrícolas modernos no interior.
c) vias férreas entre espaços de mineração.
d) faixas de povoamento ao longo das estradas.
e) povoados interligados próximos a grandes rios.

Gabarito: e


93) A partir do mapa apresentado, é possível inferir que nas últimas décadas do século XX, registraram-se processos que resultaram em transformações na distribuição das atividades econômicas e da população sobre o território brasileiro, com reflexos no PIB por habitante.
CIATTONI, A. Geographie. L'espace mondial. Paris: Hatier, 2008 (adaptado).
Assim,

a) as desigualdades econômicas existentes entre regiões brasileiras desapareceram, tendo em vista a modernização tecnológica e o crescimento vivido pelo país.
b) os novos fluxos migratórios instaurados em direção ao Norte e ao Centro-Oeste do país prejudicaram o desenvolvimento socioeconômico dessas regiões, incapazes de atender ao crescimento da demanda por postos de trabalho.
c) o Sudeste brasileiro deixou de ser a região com o maior PIB industrial a partir do processo de desconcentração espacial do setor, em direção a outras regiões do país.
d) o avanço da fronteira econômica sobre os estados da região Norte e do Centro-Oeste resultou no desenvolvimento e na introdução de novas atividades econômicas, tanto nos setores primário e secundário, como no terciário.
e) o Nordeste tem vivido, ao contrário do restante do país, um período de retração econômica, como consequência da falta de investimentos no setor industrial com base na moderna tecnologia.

Gabarito: d

94) Assinale a alternativa que indica corretamente as principais características da população australiana.
a) Predominantemente branca, numerosa e bem distribuída no espaço.
b) De origem ameríndia, rural, com altas taxas de natalidade.
c) Predominantemente branca, urbana, com elevada esperança de vida.
d) De origem britânica, urbana, com altas taxas de mortalidade infantil.
e) De origem americana, numerosa e concentrada na porção centro-norte do pais.

Gabarito: c

95) A Austrália no ano de 2000 esteve focalizada pela mídia em virtude de ser sede dos Jogos Olímpicos. Assinale a que identifica as principais características geográficas deste país.

a) Os nativos australianos foram praticamente dizimados com a ocupação europeia, e os que restaram se encontram hoje totalmente assimilados a cultura dos brancos.
b) Possui população rural reduzida, centros urbanos concentrados no Sudeste do país, com base econômica derivada dos produtos agropecuários e da mineração.
c) Possui 40% do seu território recoberto por florestas tropicais e importantes indústrias de produtos manufaturados.
d) A maior parte do território é constituído por desertos, predominando população rural com economia baseada em recursos primários.

Gabarito: b

96) A Austrália foi, em 2001, a sede dos Jogos Olímpicos, um evento de suma importância para os esportes. Esse país apresenta, dentre outras, as seguintes características geográficas, EXCETO:
a) a maior parte da população economicamente ativa do País exerce atividades no setor primário.
b) no interior do país são encontradas importantes reservas de carvão mineral e minério de ferro.
c) a Austrália é um país industrializado, onde se destacam as indústrias siderúrgicas, alimentícias e de material de transporte.
d) a imigração para a Austrália se intensificou após a Segunda Guerra Mundial, com a chegada ao país de grandes contingentes de europeus.
e) a maior parte do território australiano é dominada por um clima seco, mas no sudeste do país é encontrado um clima subtropical.

Gabarito: a


97) Uma pesquisa da ONU estima que, já em 2008, pela primeira vez na história das civilizações, a maioria das pessoas viverá na zona urbana. O gráfico mostra o crescimento da população urbana desde 1950, quando essa população era de 700 milhões de pessoas, e apresenta uma previsão para 2030, baseada em crescimento linear no período de 2008 a 2030.
De acordo com o gráfico, a população urbana mundial em 2020 corresponderá, aproximadamente, a quantos bilhões de pessoas?
a) 4,00.
b) 4,10.
c) 4,15.
d) 4,25 
e) 4,50.

Gabarito: d


98) Uma consequência socioeconômica para os países que vivenciam o fenômeno demográfico ilustrado é a diminuição da

a) oferta de mão de obra nacional.
b) média de expectativa de vida.
c) disponibilidade de serviços de saúde.
d) despesa de natureza previdenciária.
e) imigração de trabalhadores qualificados.

Gabarito: a


99) Os moradores de Andalsnes, na Noruega, poderiam se dar ao luxo de morar perto do trabalho nos dias úteis e de se refugiar na calmaria do bosque aos fins de semana. E sem sair da mesma casa. Bastaria achar uma vaga para estacionar o imóvel antes de curtir o novo endereço.
Disponível em: http://casavogue.globo.com. Acesso em 3 out 2015 (adaptado)
Uma vez implementada, essa proposta afetaria a dinâmica do espaço urbano por reduzir a intensidade do seguinte processo:
a) Êxodo rural.
b) Movimento pendular.
c) Migração de retorno.
d) Deslocamento sazonal.
e) Ocupação de áreas centrais.

Gabarito: b

100) Há cerca de um ano, a imagem do pequeno Matias Melquíades, fotografado pelos pais feliz da vida ao Aldo de um boneco do Finn, personagem de Star Wars, ganhava as redes sociais. A foto não
apenas viralizou nas redes brasileiras, como chegou a John Boyega, ator que interpretou o herói no filme O despertar da força. Essa historinha consolida o que os negros vêm há muito dizendo: representatividade importa, sim! Não apenas na televisão e no cinema, como também na
publicidade, na literatura e na própria produção dos brinquedos. Afinal, Matias, de apenas 4 anos,
quis comprar o boneco porque “se parecia com ele”.
MIELKE, A. Negros e mídia: invisibilidade. Le Monde Diplomatique Brasil, Ano 10, n. 114, janeiro, 2017, p. 7.

A matéria acima revela o problema sociocultural decorrente do seguinte fator:
a) Juventude que repudia a presença dos negros na vida pública.
b) Identidade unificada e idealizada que apaga as diferenças étnicas.
c) Movimentos sociais que idealizam negros como heróis midiáticos.
d) Política pública que impede a presença de negros em redes sociais.

Gabarito: b

Fontes: Brasil Escola | Mundo Educação | Cola da Web | Infoescola | Exercícios Web | ENEM Estuda.com | Geografia - Rafael Gatto | Reingresso UFF - Coseac UFF - 2017 - 2018 | Colégio Pedro II - 2011  | Colégio Pedro II - 2009 | Colégio Naval - 2017 |  Simulado FTD - 2017  | Geo - Conceição | ENEM 2007 - 2008 - 2009 - 2011 - 2012 - 2013 - 2016 - 2017| Stoodi | 

Comentários