1) A única frase que NÃO apresenta desvio em relação à regência (nominal e verbal) recomendada pela norma culta é:
a) O governador insistia em afirmar que o assunto principal seria “as grandes questões nacionais”, com o que discordavam líderes pefelistas.
b) Enquanto Cuba monopolizava as atenções de um clube, do qual nem sequer pediu para integrar, a situação dos outros países passou despercebida.
c) Em busca da realização pessoal, profissionais escolhem a dedo aonde trabalhar, priorizando à empresas com atuação social.
d) Uma família de sem-teto descobriu um sofá deixado por um morador não muito consciente com a limpeza da cidade.
e) O roteiro do filme oferece uma versão de como conseguimos um dia preferir a estrada à casa, a paixão e o sonho à regra, a aventura à repetição.
Gabarito: e
As regências adequadas seriam:
em a) discordar de;
em b) integrar algo (sem preposição);
em c) priorizar algo (sem preposição);
em d) consciente de.
Na alternativa c) não é errada a construção “aonde trabalhar”, embora a questão ainda seja motivo de discordância entre gramáticos da língua portuguesa. Nessa mesma alternativa, em “priorizando à empresas”, não deve ocorrer crase, pois o plural “empresas” não comportaria o artigo singular “a”.
52) Assinale a opção que apresenta a regência verbal incorreta, de acordo com a norma culta da língua:
a) Os sertanejos aspiram a uma vida mais confortável.
b) Obedeceu rigorosamente ao horário de trabalho do corte de cana.
c) O rapaz presenciou o trabalho dos canavieiros.
d) O fazendeiro agrediu-lhe sem necessidade.
e) Ao assinar o contrato, o usineiro visou, apenas, ao lucro.
53) Opção que preenche corretamente as lacunas: O gerente dirigiu-se ___ sua sala e pôs-se ___ falar ___ todas as pessoas convocadas.
a) à - à - à
b) a - à - à
c) à - a - a
d) a - a - à
e) à - a - à
Gabarito: c.
54) Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do texto ao lado: "Recorreu ___ irmã e ___ ela se apegou como ___ uma tábua de salvação."
a) à - à - a
b) à - a - à
c) a - a - a
d) à - à - à
e) à - a - a
Gabarito: e
55) Sentou-se ___ máquina e pôs-se ___ reescrever uma ___ uma as páginas do relatório.
a) à - à - a
b) a - à - à
c) à - à - à
d) à - a - a
Gabarito: d
56) Assinale a frase em que à ou às está mal empregado.
a) Amores à vista.
b) Referi-me às sem-razões do amor.
c) Desobedeci às limitações sentimentais.
d) Estava meu coração à mercê das paixões.
e) Submeteram o amor à provações difíceis.
Gabarito: e
57) Assinalar a alternativa que preenche corretamente as lacunas das seguintes orações:
I. Precisa falar ___ cerca de três mil operários.
II. Daqui ___ alguns anos tudo estará mudado.
III. ___ dias está desaparecido.
IV. Vindos de locais distantes, todos chegaram ___ tempo ___ reunião.
a) a - a - há - a - à
b) à - a - a - há - a
c) a - à - a - a - há
d) há - a - à - a - a
e) a - há - a - à – a.
Gabarito: a
58) Assinale a alternativa em que está correto o uso do acento indicativo de crase:
a) O autor se comparou à alguém que tem boa memória.
b) Ele se referiu às pessoas de boa memória.
c) As pessoas aludem à uma causa específica.
d) Ele passou a ser entendido à partir de suas reflexões sobre a memória.
e) Os livros foram entregues à ele.
Gabarito: b
59) A alternativa em que o sinal de crase não procede é:
a) À exceção da Bandeirantes, as outras emissoras de televisão detêm a ampla liderança com percentuais fabulosos.
b) Está presente a cineasta das cidades brasileiras à quem a porcentagem de 7% surpreendeu.
c) Os dados da pesquisa referem-se às cenas, certamente sem paralelo, em qualquer outro lugar no mundo.
d) Cresce, às escondidas, o número de cidades recebendo imagens de televisão, ameaçadoras dos valores ético-culturais.
Gabarito: b
60) Assinale a alternativa com erro de crase:
a) nenhuma das alternativas está errada.
b) Você já esteve em Roma? Eu irei à Roma logo.
c) Fui à Lisboa de meus avós, pois gosto da Lisboa de meus avós.
d) Já não agrada ir à Brasília. A gasolina…
e) Refiro-me à Roma antiga, na qual viveu César.
Gabarito: c
61) Refiro-me ___ atitudes de adultos que, na verdade, levam as moças ___ rebeldia insensata e ___ uma fuga insensata.
a) às - à - à
b) as - à - à
c) às - à - a
d) à - a - a
e) à - a - à
Gabarito: c
62) Assinale a opção incorreta com relação ao emprego do acento indicativo de crase:
a) O pesquisador deu maior atenção à cidade menos privilegiada.
b) Este resultado estatístico poderia pertencer à qualquer população carente.
c) Mesmo atrasado, o recenseador compareceu à entrevista.
d) A verba aprovada destina-se somente àquela cidade sertaneja.
e) Veranópolis soube unir a atividade à prosperidade.
Gabarito: b
63) Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, a frase a seguir.
Os interessados em adotar crianças têm de recorrer ___ orientações do Juizado de Menores e se sujeitar ___ uma espera muitas vezes longa, o que, apesar de tudo, não desanima ___ maioria.
a) às - a - a
b) às - à - a
c) às - à - à
d) as - a - à
e) as - à - à
Gabarito: a
64) Analisando as sentenças:
I. A vista disso, devemos tomar sérias medidas.
II. Não fale tal coisa as outras.
III. Dia a dia a empresa foi crescendo.
IV. Não ligo aquilo que me disse.
Podemos deduzir que:
a) Apenas a sentença III não tem crase.
b) As sentenças III e IV não têm crase.
c) Todas as sentenças têm crase.
d) Nenhuma sentença tem crase.
e) Apenas a sentença IV não tem crase.
Gabarito: a
65) Dadas as afirmações:
1- Tudo correu as mil maravilhas.
2 – Caminhamos rente a parede.
3 – Ele jamais foi a festas.
Verificamos que o uso do acento indicador da crase no a é obrigatório:
a) apenas na sentença nº 1.
b) apenas na sentença nº 2.
c) apenas nas sentenças nºs 1 e 2.
d) em todas as sentenças.
Gabarito: c
66) Assinale a alternativa onde o sinal indicativo da crase foi usado inadequadamente:
a) Prefiro esta bolsa àquela.
b) Isto é prejudicial à saúde.
c) Escrevia à Machado de Assis.
d) Ele referiu-se à Fabiana, não a mim.
e) As lágrimas caíam uma à uma de seus olhos.
Gabarito: e
67) Assinale a alternativa correta que preenche as lacunas da frase a seguir.
“O vereador que reside ___ Rua Miguel Deodoro corre o risco de ter seu ___ ___assim que o processo chegar ___ mãos do Presidente.
a) à - mandado caçado - as
b) à - mandato caçado - às
c) na - mandado cassado - as
d) na - mandato cassado – às
Gabarito: d
68) Indique a opção em que o sinal indicativo de crase está corretamente usado.
a) Essa proposta convém à todos.
b) O governo aumentou à quantidade de subsídios.
c) A empresa considerou a oferta inferior à outra.
d) Ele está propenso à deixar o cargo.
e) Não vou aderir à modismos passageiros.
Gabarito: c
69) O uso do acento grave (indicativo de crase ou não) está incorreto em:
a) Primeiro vou à feira, depois é que vou trabalhar.
b) Às vezes não podemos fazer o que nos foi ordenado.
c) Não devemos fazer referências àqueles casos.
d) Sairemos às cinco da manhã.
e) Isto não seria útil à ela.
Gabarito: e
70) O acento grave, indicador de crase, está empregado incorretamente em:
a) Tal lei se aplica, necessariamente, à mulheres de índole violenta.
b) As novelas, às quais assisti, problematizam a questão da droga.
c) Entregou as chaves da loja àquele senhor que nos desacatou na praça.
d) O delegado disse ao prefeito e aos vereadores que estava à procura dos foragidos.
e) O bom atendimento às pessoas pobres deve ser prioridade da nova administração.
Gabarito: a
71) A alternativa em que o acento indicativo de crase não procede é:
a) Tais informações são iguais às que recebi ontem.
b) Perdi uma caneta semelhante à sua.
c) A construção da casa obedece às especificações da Prefeitura.
d) O remédio devia ser ingerido gota à gota, e não de uma só vez.
e) Não assistiu a essa operação, mas à de seu irmão.
Gabarito: d
72) Nas alternativas que seguem, há três frases que podem estar corretas ou não. Leia-as atentamente e marque a resposta certa:
I. O seu egoísmo só era comparável à sua feiura.
II. Não pôde entregar-se às suas ilusões.
III. Quem se vir em apuros, deve recorrer à justiça.
a) Apenas a frase II está correta.
b) Apenas as frases I e II estão corretas.
c) As três frases estão corretas.
d) Apenas a frase I está correta.
e) Apenas as frases II e III estão corretas.
Gabarito: c
73) Avalie as duas frases que seguem:
I. Ela cheirava à flor de romã.
II. Ela cheirava a flor de romã.
Considerando o uso da crase, é correto afirmar:
a) As duas frases estão escritas adequadamente, dependendo de um contexto.
b) As duas frases são ambíguas em qualquer contexto.
c) A primeira frase significa que alguém exalava o perfume da flor de romã.
d) A segunda frase significa que alguém tem o perfume da flor de romã.
e) O “a” da segunda frase deveria conter o acento indicativo da crase.
Gabarito: a
74) Em qual alternativa o vocábulo a deve receber acento grave?
a) Pintou o quadro a óleo.
b) Fomos a uma aldeia.
c) Dirigiram-se a Vossa Excelência.
d) Voltou a casa paterna.
e) Começou a chover.
Gabarito: d
75) Quais as formas que completam, pela ordem, as lacunas das frases seguintes?
Daqui ___ pouco vai começar o exame; Compareci ___ cerimônia de posse do novo governador; Não tendo podido ir ___ faculdade hoje, prometo assistir ___ todas as aulas amanhã.
a) à - a - a - à
b) há - na - à - a
c) a - há - na - à
d) a - na - à - à
e) a - à - à - a
Gabarito: e
76) Analise as frases.
I. Ontem, fui até a escola para visitar velhos amigos.
Ontem, fui até à escola para visitar velhos amigos.
II. Ontem, passei a noite na casa da minha prima.
Ontem, passei à noite na casa da minha prima.
III. Ontem, entreguei o relatório a minha supervisora.
Ontem, entreguei o relatório à minha supervisora.
Dentre os pares de frases apresentados, a estrutura frasal em que se verifica alteração de sentido da segunda frase em relação à primeira está contida em:
a) I, apenas.
b) II, apenas.
c) I e III, apenas.
d) II e III, apenas.
e) I, II e III.
Gabarito: b
77) Qual a alternativa que aponta a frase incorreta quanto ao acento indicativo da crase?
a) Uma mulher deu à luz sobre uma pia enquanto o dinheiro do SUS (Sistema Único de Saúde) é desviado para comprar chope e salgadinhos.
b) Esse expediente levou à lastimável aprovação do IPMF.
c) À absoluta ineficiência do sistema de arrecadação, soma-se a má aplicação dos recursos públicos.
d) Na década de 70, a imagem externa do Brasil era frequentemente associada às denúncias de tortura.
e) A questão social continua prioritária demais para ser relegada à segundo plano.
Gabarito: e
78) Marque a alternativa em que o sinal de crase está empregado em todos os casos que é necessário.
a) A família ficou à mercê do frio, a despeito do fogo que estava a arder.
b) O vento entrava à vontade restando a família a expectativa de que acontecesse logo.
c) Falavam à beça, mas talvez não se entendessem à contento.
d) A cachorra ficou à porta, à olhar as brasas.
e) A falta de melhor expressão recorriam à discursos energéticos
Gabarito: a
79)
a) A Fúria se rende ___ vuvuzelas.
b) Caim é o último livro de José Saramago, que morreu ___ uma semana.
c) Sujeito ___ crises de humor, ele não vive em paz.
d) As vizinhas do andar de cima? Não ___vejo faz tempo.
a) às - há - às - as
b) as - há - as - às
c) às - a - as - às
d) às - a - às - as
Gabarito: a
80) Assinale a alternativa correta quanto ao uso do acento indicativo da crase.
a) Sei que é mulher de um ator chamado Tom Cruise, de quem também só assisti à um filme: “De Olhos Bem Fechados”.
b) Os ortopedistas alertam quando os saltos altos não são adequados à uma estrutura óssea em formação.
c) Os ortopedistas observam que a estrutura óssea em formação só se completará à partir dos 12 ou 13 anos.
d) O problema não se limita às crianças de Hollywood ou àquelas de pais famosos.
e) Estamos gerando crianças-adultos, que dificilmente chegarão à viver a maturidade.
Gabarito: d
81) Assinale a alternativa que completa, correta e respectivamente, as lacunas das frases.
___ situações insustentáveis do lixo na capital. Esse problema chega ___ autoridades que deverão tomar ___ providências cabíveis.
a) As - as - as
b) Há - às - as
c) Há - as - às
d) Às - as - às
e) As - hás - as
Gabarito: b
82) Assinale a frase em que o acento indicador de crase está empregado corretamente.a) Vendemos CDs à partir de R$ 10.
b) Todos nossos produtos podem ser comprados à prazo.
c) Você será encaminhado à um de nossos gerentes.
d) As peças do mostruário também estão à venda.
e) Você está convidado à conhecer nosso setor de eletrodomésticos.
Gabarito: d
1 Quando o filósofo Clément Rosset afirma, a respeito de Nietzsche, que “a alegria é a força maior”, ele deseja mostrar que a alegria não é um sentimento dentre outros, mas a força motriz que nos impele à vida, uma espécie de grande “sim” à existência em todas as suas facetas. Afinal, este sentimento envolve todos os nossos sentidos e nos fortalece de tal maneira que, uma vez alegres, nada mais parece pesar em nós. É que a alegria, quando vivida em profundidade, não deixa espaço para mais nada − razão pela qual Leibniz a defendia como um sentimento totalizante que, estando presente, domina todos os demais. Totalizante ou apenas dominante, a alegria, para Nietzsche, é a força que nos coloca em movimento, é aquilo que nos faz agir, é o que nos faz querer viver.
2 É claro que nem todos entendem a alegria desse modo. Para muitos, ela é apenas um ímpeto passageiro, uma sensação fugaz de contentamento e júbilo, algo que apenas contrasta com a dor, geralmente considerada mais permanente e profunda. Porém, para filósofos como Nietzsche e, sobretudo, Espinosa, ela é um sentimento vital, afirmativo, que se confunde com a própria potência de existir. Neste caso, ela pode ser definida como uma disposição favorável com relação à vida. Eis porque o homem alegre é sempre alegre, mesmo quando está triste (ao contrário do homem angustiado, que sempre é angustiado mesmo quando tem motivos para estar alegre).
3 Em poucas palavras, é preciso que se entenda que sem alegrias o corpo vai adoecendo e a paralisia das ações torna-se inexorável. É a ocasião certa para a angústia se instalar e afunilar nossa percepção da vida. Porque é isto exatamente a angústia: uma sensação ou sentimento de vazio, de incompletude, de insignificância, uma espécie de afunilamento, de perda de perspectiva, de indisposição com a vida. É quando o niilismo se instala no âmago do ser e a própria vida é vista como nada.
4 Espinosa usa o conceito de “conatus” para definir esta força de existir inerente a cada ser (que aumenta e diminui ao longo da existência em função dos encontros alegres ou tristes que fazemos). É por isso que Nietzsche afirma que os pessimistas e niilistas, ao julgarem a vida má e pesada, nada mais fazem do que revelar sua própria impotência e fraqueza diante dela.
(SCHöPKE, Regina. O Globo: 04/09/2010.)
83) . Mantém-se o acento grave no “a” de “mas a força motriz que nos impele à vida” (parágrafo 1), ao se fazer a substituição de “à vida” por:
a) a uma vida plena.
b) a plenitude da vida.
c) a vidas nunca vividas.
d) a esta vida que Deus nos deu.
e) a viver.
Gabarito: b
Olá Tia Nastácia
Dia 28 de Novembro: Dia Nacional da Consciência Negra
Consciência é uma qualidade psíquica, um atributo do espírito. Grosso modo, poderíamos dizer que a consciência é a capacidade que cada um tem de perceber a relação entre si próprio e o ambiente em que vive. Ser consciente, portanto, não é propriamente perceber-se no mundo e, sim, 'ser no mundo'. O Dia Nacional da Consciência Negra foi sugerido pelo Movimento Negro em contradição ao 13 de maio e foi instituído pelo Projeto-Lei de número 10.639, no dia 9 de Janeiro de 2003, que também inclui no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira."
O 20 de Novembro foi indicado porque foi neste dia, no ano de 1695, que morreu Zumbi.Descendente de guerreiros angolanos, Zumbi foi o grande líder do Quilombo dos Palmares. Seu nome significa o guerreiro, a força do espírito presente. A troca da data da festividade foi significativa, pois Zumbi e Palmares são verdadeiros símbolos da luta dos negros pela liberdade. Sabemos que os negros contribuíram muito para a nossa história em todos os aspectos: políticos, sociais, econômicos, religiosos, literários, musicais, gastronômicos e tantos outros. É, portanto, não só necessária como imperiosa a valorização da cultura afro-brasileira em nossas escolas, para que o olhar sobre a nossa história não seja mirado através de lentes desfocadas.
É certo que a memória deste herói nacional envolve todos nós no sentido de se continuar lutando pela edificação de uma sociedade na qual todos tenham igualdade real de direitos e de oportunidades. E igualdade, com certeza, só conseguiremos, em sua plenitude, através da Educação, vertente única em que se podem buscar novos horizontes de socialização de bens e de cidadania. Sei que não estou dizendo nenhuma novidade, mas parece que o óbvio, exatamente por ser óbvio, fica à merce de se situar num plano secundário. De tanto que se ouve, não se ouve mais. Fica banal. Mas, mesmo assim, vou repetir: a única saída para transformar a realidade de pobreza e corrupção do homem é a Educação.
A Educação é a ancora que pode fincar a consciência humana num terreno fértil para se plantar e colher a modificação da realidade social e econômica do mundo. A Educação torna o homem conhecedor da existência das diversas culturas, das diversas formas de pensar, enfim, da diversidade do humano, e este homem, assim, preparado, passa, conscientemente, a respeitar a igualdade na diferença e a diferença na igualdade.
O que não podemos é perder o equilíbrio e a medida das coisas, transformando realidades complexas e plurais em um pensamento simplista e unilateral. Refiro-me, aqui, à polemica criada sobre a obra do escritor Monteiro Lobato. Monteiro Lobato foi um grande homem, um grande brasileiro e um dos maiores escritores - em todo o mundo - de histórias para crianças. O que não podemos deixar de ver é o contexto histórico social em que sua obra foi escrita, assim como não podemos ignorar a necessidade dos quilombos não podemos deixar de exaltar a luta armada de Zumbi, àquela época, contra o branco escravagista. Naquele Brasil colônia era assim que tinha que ser.
A memória que tenho da minha infância - e que guardo até hoje - de negros e negras está embalada pelo carinho, pela ternura e pela retidão da Tia Nastácia, amiga de Dona Benta e tratada tao respeitosamente por aquelas crianças e adultos que viviam num sítio - Pica-pau Amarelo - verdadeiro 'Paraíso Perdido'. Ainda ouço sua voz um pouco rouca, mas cheia de tons e matizes, de altos e baixos, de brandos e sussurros, contando e cantando histórias do folclore brasileiro no livro de Monteiro Lobato, "Histórias da Tia Nastácia".
Quem bom, tia Nastácia, que você existe até hoje e sempre dentro de mim! Tomara que você possa existir, também, hoje e sempre dentro do coração das crianças de todo o Brasil.
(OLIVEIRA, Marlene Salgado de. Jornal O São Gonçalo. 20/11/2010)
84) No trecho “mas parece que o óbvio, exatamente por ser óbvio, fica à mercê de se situar num plano secundário” (3º parágrafo), a locução “à mercê de” aparece corretamente grafada com o acento indicativo da crase. Das frases abaixo, aquela em que não ocorre crase na locução, não se justificando, por isso, o emprego do acento indicativo da crase, é:
a) À proporção que lia as obras de Monteiro Lobato, mas se encantava com seus personagens.
b) As sociedades em que a educação é tratada como prioridade estão quilômetros à frente das outras.
c) Na época de Zumbi, os combatentes ficavam cara à cara com os inimigos.
d) As obras de construção do monumento a Zumbi foram feitas à custa do Movimento Negro.
e) Estar à distância de um contexto histórico-social não justifica análises incorretas de pessoas e fatos.
85) A parte da população mundial que ascendeu __________ classe média nas últimas décadas passou _________ comprar mais, _________ um ritmo acelerado, o que coloca em risco a sustentabilidade do planeta.
As lacunas da frase acima estarão corretamente preenchidas, respectivamente, por:
a) à - à - a
b) à - a - a
c) à - a - a
d) a - a - à
a) O governador insistia em afirmar que o assunto principal seria “as grandes questões nacionais”, com o que discordavam líderes pefelistas.
b) Enquanto Cuba monopolizava as atenções de um clube, do qual nem sequer pediu para integrar, a situação dos outros países passou despercebida.
c) Em busca da realização pessoal, profissionais escolhem a dedo aonde trabalhar, priorizando à empresas com atuação social.
d) Uma família de sem-teto descobriu um sofá deixado por um morador não muito consciente com a limpeza da cidade.
e) O roteiro do filme oferece uma versão de como conseguimos um dia preferir a estrada à casa, a paixão e o sonho à regra, a aventura à repetição.
Gabarito: e
As regências adequadas seriam:
em a) discordar de;
em b) integrar algo (sem preposição);
em c) priorizar algo (sem preposição);
em d) consciente de.
Na alternativa c) não é errada a construção “aonde trabalhar”, embora a questão ainda seja motivo de discordância entre gramáticos da língua portuguesa. Nessa mesma alternativa, em “priorizando à empresas”, não deve ocorrer crase, pois o plural “empresas” não comportaria o artigo singular “a”.
2) Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas correspondentes.
A arma ___ se feriu desapareceu.
Estas são as pessoas ___ lhe falei.
Aqui está a foto ___ me referi.
Encontrei um amigo de infância ___ nome não me lembrava.
Passamos por uma fazenda ___ se criam búfalos.
a) que, de que, à que, cujo, que.
b) com que, que, a que, cujo qual, onde.
c) com que, das quais, a que, de cujo, onde.
d) com a qual, de que, que, do qual, onde.
e) que, cujas, as quais, do cujo, na cuja.
Gabarito: c
Fique atento à regência correta dos verbos e à antecedência da preposição ao pronome relativo, caso haja exigência.
Correção: a) A arma com que se feriu desapareceu.
b) Estas são as pessoas das quais lhe falei.
c) Encontrei um amigo de infância de cujo nome não me lembrava.
d) Passamos por uma fazenda onde se criam búfalos.
3) Sobre a regência verbal e nominal, estão corretas as seguintes proposições, exceto:
a) Quando o termo regente é um nome, isto é, um substantivo, um adjetivo ou advérbio, temos um caso de regência nominal. Exemplo: Este é o livro sobre o qual lhe falei.
b) Quando o termo regente é um verbo, temos um caso de regência verbal. Exemplo: Eu gosto de música e literatura.
c) Chamamos de regência a relação de interdependência que se estabelece entre as palavras quando elas se combinam para formar os enunciados linguísticos (frases, orações etc.).
d) Quando o verbo for transitivo direto, ele exigirá o emprego de uma preposição entre o termo regente e o termo regido.
e) Os verbos intransitivos não possuem complemento. Há, em alguns casos, adjuntos adverbiais que costumam acompanhá-los. Os verbos de ligação e os verbos impessoais sempre serão intransitivos. Exemplo: O menino parece triste.
Gabarito: d
Os verbos transitivos diretos não exigem emprego de preposição para o estabelecimento da relação de regência. Exemplo: Amo aquela garota.
4) Sobre as seguintes proposições, assinale a alternativa correta:
I. Choveu muito ontem.
II. Quero dormir!
III. Respondi às questões da prova com cuidado.
IV. Gostamos de filmes românticos.
V. Agradeço aos ouvintes a audiência
a) Verbo intransitivo – verbo transitivo direto – verbo transitivo indireto – verbo transitivo indireto – verbo transitivo direto e indireto.
b) Verbo transitivo direto e indireto – verbo intransitivo – verbo intransitivo – verbo transitivo – verbo transitivo direto e indireto.
c) verbo transitivo direto e indireto – verbo transitivo indireto – verbo transitivo indireto – verbo transitivo direto – verbo intransitivo.
d) verbo transitivo direto – verbo intransitivo – verbo transitivo direto – verbo transitivo indireto – verbo intransitivo.
Gabarito: a
I. Choveu é um verbo impessoal, portanto, intransitivo.
II. Quero é verbo transitivo direto, isto é, não necessita de uma preposição para o estabelecimento da relação de regência com seu complemento.
III. Responder é verbo transitivo indireto, pois é necessária uma preposição entre termo regente e termo regido (quem responde, responde a alguma coisa ou a alguém).
IV. Gostamos é verbo transitivo indireto (quem gosta, gosta de alguma coisa ou de alguém).
V. Agradecer é verbo transitivo direto e indireto (quem agradece, agradece a alguém algo).
5) Não há erro de regência em:
a) Custa-me muito entender as tuas evasivas.
b) Não os obedecemos, enquanto foram presunçosos.
c) Que horas você telefonou?
d) Informei-lhe do acontecido durante a Assembleia.
e) Essa será a conclusão que o presidente chegará.
Gabarito: a
Neste exercício deve ser marcada a alternativa que não contém erro de regência, que, no caso, é a letra A - “Custa-me muito entender as tuas evasivas”. O verbo custar é transitivo direto e indireto, e possui dois complementos, o objeto direto “entender as tuas evasivas” e o objeto indireto “me”.
Letra B - “Não os obedecemos, enquanto foram presunçosos.” - Está incorreta porque o verbo obedecer é transitivo indireto, ou seja, precisa de preposição. O pronome oblíquo que corresponde ao objeto indireto neste caso é o “lhes”, pois o “os” é utilizado somente na função de objeto direto. A frase estaria correta se ficasse desta forma: “Não lhes obedecemos, enquanto forma presunçosos”.
Letra C - “Que horas você telefonou?” - Neste caso, falta a preposição “a”, antes do pronome “que”, pois em expressões que indicam as horas, se usa esta preposição, como podemos ver em: “telefonei às duas horas”. Sendo corrigida, a frase ficaria assim: “A que horas você telefonou?”.
Letra D - “Informei-lhe do acontecido durante a Assembleia.” - Observa-se que o verbo informar tem duas regências diferentes: 1.“informar algo a alguém” ou 2.“informar alguém de algo”. Neste caso, a construção utilizada é a segunda. O objeto indireto é o termo “do acontecido durante a assembleia”, e o pronome oblíquo “lhe” corresponderia ao objeto direto, porém este pronome só pode exercer a função de objeto indireto. Portanto, o pronome adequado a ser utilizado, obedecendo à regência do verbo, seria o pronome oblíquo “o”: “Informei-o do acontecido durante a Assembleia.”
Letra E - “Essa será a conclusão que o presidente chegará.” - Neste caso, está faltando a preposição que rege o verbo chegar, que é transitivo indireto. O correto seria “Essa será a conclusão a que o presidente chegará.”
6) Indique a alternativa correta:
a) Preferia brincar do que trabalhar.
b) Preferia mais brincar a trabalhar.
c) Preferia brincar a trabalhar.
d) Preferia brincar à trabalhar.
e) Preferia mais brincar que trabalhar.
Gabarito: c
As demais alternativas estão erradas, pois não estão obedecendo à regência do verbo “preferir”: “prefiro algo a algo”. O primeiro complemento é um objeto direto, e o segundo, acompanhado de preposição, é o objeto indireto. O verbo, por sua vez, é transitivo direto e indireto.
7) Assinale a oração correta quanto à regência verbal.
a) Os tolos admiram e obedecem os velhacos.
b) Agradeci o convite ao anfitrião.
c) Quero assistir esse filme.
d) Marcela namorou com todos os meninos de sua sala.
e) Meu pai custou a chegar ontem à noite.
Gabarito: b
A letra A “Os tolos admiram e obedecem os velhacos.” não está correta pois após o verbo obedecer deveria haver uma preposição “a”, “Todos admiram e obedecem aos velhacos”.
A letra C “Quero assistir esse filme.” está incorreta pois o verbo assistir, quando está no sentido de ver (tv, filmes, etc) pede a preposição “a”, e o correto deveria ser: “Quero assistir a esse filme.”
A letra D “Marcela namorou com todos os meninos de sua sala.” está incorreta pois o verbo “namorar” é transitivo direto, ou seja, deve ser complementado apenas pelo objeto direto “Marcela namorou todos os meninos de sua sala”.
A letra E “Meu pai custou a chegar ontem à noite.” também está incorreta pois não há necessidade da preposição “a” após o verbo chegar, pois neste caso é transitivo direto. O correto seria “Meu pai custou chegar ontem à noite”.
8) Indique a alternativa incorreta quanto à regência do verbo “esquecer”:
a) Esqueci a fisionomia dela.
b) Esqueci-me da fisionomia dela.
c) Esqueceu-se da fisionomia dela.
d) Esqueci-me a fisionomia dela.
Gabarito: d
O verbo esquecer possui duas regências: 1) esquecer algo ou 2) esquecer-se de algo. A alternativa D não está utilizando nenhuma dessas construções.
9) Assinale a alternativa que contém as respostas corretas.
I. Visando apenas os seus próprios interesses, ele, involuntariamente, prejudicou toda uma família.
II. Como era orgulhoso, preferiu declarar falida a firma a aceitar qualquer ajuda do sogro.
III. Desde criança sempre aspirava a uma posição de destaque, embora fosse tão humilde.
IV. Aspirando o perfume das centenas de flores que enfeitavam a sala, desmaiou.
a) II, III, IV
b) I, II, III
e) I, III, IV
d) I, III
e) I, II
Gabarito: a
10) Assinale o item em que há erro quanto à regência:
a) São essas as atitudes de que discordo.
b) Há muito já lhe perdoei.
c) Informo-lhe de que paguei o colégio.
d) Costumo obedecer a preceitos éticos.
e) A enfermeira assistiu irrepreensivelmente o doente.
Gabarito: c
11) Quando implicar tem sentido de “acarretar”, “produzir como conseqüência”, constrói-se a oração com objeto direto, como se vê em:
a) Quando era pequeno, todos sempre implicaram comigo.
b) Muitas patroas costumam implicar com as empregadas domésticas.
c) Pelo que diz o assessor, isso implica em gastar mais dinheiro.
d) O banqueiro implicou-se em negócios escusos.
e) Um novo congelamento de salários implicará uma reação dos trabalhadores.
Gabarito: e
12) Assinale a única alternativa incorreta quanto à regência do verbo.
a) Perdoou nosso atraso no imposto.
b) Lembrou ao amigo que já era tarde.
c) Moraram na rua da Paz.
d) Meu amigo perdoou ao pai.
e) Lembrou de todos os momentos felizes.
Gabarito: e
13) Assinale a alternativa em que há erro de regência verbal.
a) Os padres das capelas que mais dependiam do dinheiro desfizeram-se em elogios à garota.
b) As admoestações que insisti em fazer ao rábula acabaram por não produzir efeito algum.
e) Nem sempre o migrante, em cujas faces se refletia a angústia que lhe ia na alma, tinha como resolver a situação.
d) Era uma noite calma que as pessoas gostavam, nem fria nem quente demais.
e) Nem sempre o migrante, cujas faces refletiam a angústia que lhe ia na alma, tinha como resolver a situação.
Gabarito: d
14) Indique a alternativa correta.
a) Sempre pago pontualmente minha secretária.
b) Você não lhe viu ontem.
e) A sessão fora assistida por todos os críticos.
d) Custei dois anos para chegar a doutor.
e) O ideal a que visavam os parnasianos era a perfeição estética.
Gabarito: e
15) Assinale a alternativa correta quanto à regência:
a) A peça que assistimos foi muito boa.
b) Estes são os livros que precisamos.
c) Esse foi um ponto que todos se esqueceram.
d) Guimarães Rosa é o escritor que mais aprecio.
e) O ideal que aspiramos é conhecido por todos.
Gabarito: d
16) Assinale a alternativa incorreta quanto à regência verbal:
a) Ele custará muito para me entender.
b) Hei de querer-lhe como se fosse minha filha.
c) Em todos os recantos do sítio, as crianças sentem-se felizes, porque aspiram o ar puro.
d) O presidente assiste em Brasília há quatro anos.
e) Chamei-lhe sábio, pois sempre soube decifrar os enigmas da vida.
Gabarito: a
17) Assinale a alternativa que apresenta incorreção quanto à regência:
a) Nós nos valemos dos artifícios que dispúnhamos para vencer.
b) Ele preferiu pudim a groselha.
c) O esporte de que gosto não é praticado no meu colégio.
d) Sua beleza lembrava a mãe, quando apenas casada.
e) Não digo com quem eu simpatizei, pois não lhe interessa.
Gabarito: a
18) Assinale a alternativa que apresenta um desvio em relação à regência verbal.
a) Simpatizei com toda a diretoria e com as novas orientações.
b) Há alguns dos novos diretores com os quais não simpatizamos.
c) A firma toda não se simpatizou com a nova diretoria.
d) Somente o tesoureiro não simpatizou com a nova diretoria.
Gabarito: c
19) Assinale a alternativa em que o significado do verbo apontado entre parênteses não corresponde à sua regência.
a) Com sua postura séria, o diretor assistia todos os funcionários dos departamentos da empresa. (ajudar)
b) No grande auditório, o público assistiu às apresentações da Orquestra Experimental. (ver)
c) Esta é uma medida que assiste aos moradores da Vila Olímpia. (caber)
d) Estudantes brasileiros assistem na Europa, durante um ano. (observar)
Gabarito: d
20) Os trechos a seguir constituem um texto. Assinale a opção que apresenta erro de regência.
a) Desde abril, já é possível perceber algum decréscimo da atividade econômica, com queda da produção de bens de consumo duráveis, especialmente eletrodomésticos, e do faturamento real do comércio varejista.
b) Apesar da queda da inflação em maio, espera-se aceleração no terceiro trimestre, fenômeno igual ao observado nos dois últimos anos, em decorrência da concentração de aumentos dos preços administrados.
c) Os principais focos de incerteza em relação às perspectivas para a taxa de inflação nos próximos anos referem-se a evolução do preço internacional do petróleo, o comportamento dos preços administrados domésticos e o ambiente econômico externo.
d) Desde maio, porém, entraram em foco outros fatores: o racionamento de energia elétrica, a intensificação da instabilidade política interna e a depreciação acentuada da taxa de câmbio.
e) A mais nova fonte de incerteza é o choque derivado da limitação de oferta de energia elétrica no País, pois há grande dificuldade em se avaliar seus efeitos com o grau de precisão desejável.
(Trechos adaptados do Relatório de Inflação - Banco Central do Brasil, junho de 2001- v. 3, 1° 2, p. 7 e 8)
Gabarito: c
21) Já ___ anos, ___ neste local árvores e flores. Hoje, só ___ ervas daninhas.
a) fazem, havia, existe
b) fazem, havia, existe
c) fazem, haviam, existem
d) faz, havia, existem
e) faz, havia, existe
Gabarito: d
22) Tendo em vista as regras de concordância, assinale a opção em que a forma verbal está errada:
a) Existem na atualidade diferentes tipos de inseticidas prejudiciais à saúde do homem.
b) Podem provocar sérias lesões hepáticas, os defensivos agrícolas à base de DDT.
c) Faltam aos países subdesenvolvidos uma legislação mais rigorosa sobre os agrotóxicos.
d) Persistem por muito tempo no meio ambiente os efeitos nocivos dos inseticidas clorados.
e) Possuem elevado grau de toxidade os defensivos do tipo fosforado.
Gabarito: c
23) Assinale a alternativa que completa corretamente as frases.
___ , entre analistas políticos, que, se o governo ___ essa política salarial e se o empresariado não ___ as perdas salariais ___ sérios problemas estruturais a serem resolvidos, e, quando os sindicatos ___ , estará instalado o caos total.
a) Comentam-se; manter; repor; haverão; intervierem.
b) Comenta-se; mantiver; repuser; haverão; intervirem.
c) Comenta-se; mantesse; repuser; haverão; intervierem.
d) Comenta-se; mantiver; repuser; haverá; intervierem.
e) Comentam-se; manter; repor; haverá; intervirem.
Gabarito: d
24) A ocorrência de interferências ___ -nos a concluir que ___ uma relação profunda entre homem e sociedade que os ___ mutuamente dependentes.
a) leva, existe, torna
b) levam, existe, tornam
c) levam, existem, tornam
d) levam, existem, torna
e) leva, existem, tornam
Gabarito: a
25) Nas questões abaixo, ocorrem espaços vazios. Para preenchê-los, escolha um dos seguintes verbos: fazer, transpor, deter, ir. Utilize a forma verbal mais adequada.
a) Se ___ dias frios no inverno, talvez as coisas fossem diferentes.
b) Quando o cavalo ___ todos os obstáculos, a corrida terminará.
c) Se o cavalo ___ mais facilmente os obstáculos, alcançaria com mais folga a linha de chegada.
d) Se a equipe econômica não se ___ nos aspectos regionais e considerar os aspectos globais, a possibilidade de solução será maior.
e) Caso ela ___ ao jogo amanhã, deverá pagar antecipadamente o ingresso.
a) fizessem, transpuser, transpusesse, detiver, vá.
b) fizeram, transpor, transpuser, detiver, vá.
c) fizessem, transpor, transpuser, detiver, vai.
d) fizeram, transpuser, transpuser, detiver, vai.
Gabarito: a
26) Indique a alternativa correta:
a) Tratavam-se de questões fundamentais.
b) Comprou-se terrenos no subúrbio.
c) Precisam-se de datilógrafas.
d) Reformam-se ternos.
e) Obedeceram-se aos severos regulamentos.
Gabarito: d
27) Conversar pressupõe um diálogo produtivo entre as pessoas. Significa dizer que conversar é um processo cooperativo entre interlocutores.
Leia o texto abaixo, que representa uma conversa.
Tirinha da Mafalda
No trecho “a gente pode ter conversas literárias”, substituindo-se o sujeito por outro de primeira pessoa do plural, no tempo pretérito perfeito, o resultado é o seguinte:
a) podemos ter conversas literárias
b) podíamos ter conversas literárias
c) poderíamos ter conversas literárias
d) pudemos ter conversas literárias
e) pudéssemos ter conversas literárias
Gabarito: d
28) “Troque o verbo ou feche a boca
Rita Lee cantava uma música que dizia "o resto que se exploda, feito Bomba H". Será que na língua culta existe "exploda"? Explodir é verbo defectivo, ou seja, não tem conjugação completa. No presente do indicativo, deve-se conjugá-lo a partir da segunda pessoa do singular (tu explodes, ele explode etc.). Muita gente não sabe da existência dos defectivos e os "conjuga" em todas as pessoas.”
(Pasquale Cipro Neto, http://www1.folha.uol.com.br/fsp/1996/10/10/fovest/8.html)
A alternativa que exemplifica o que foi expresso no último período é
a) Houveram dificuldades na resolução da questão.
b) Ficaremos felizes se vocês mantiverem a calma.
c) É preciso fazer contas para que a prestação caiba no orçamento.
d) Empresário reavê judicialmente a posse de seu imóvel.
e) Polícia deteu quase 60 torcedores nas imediações do Morumbi.
Gabarito: d
29) As formas que completariam o período “Pagando parte de suas dívidas anteriores, o comerciante ___ novamente seu armazém, sem que se ___ com seus credores, para os quais voltou a merecer confiança”, seriam:
a) proveu, indispusesse
b) proviu, indispuzesse
c) proveio, indispuzesse
d) proveio, indispusesse
e) n.d.a.
Gabarito: a
30) Asseguro a V.Sra. que não ___ incomodar com a elaboração dos testes; ___ ficar tranquilo.
a) precisa, se, pode
b) precisa, se, podes
c) precisas, te, podes
d) precisais, vos, podeis
e) precisa, vos, pode
Gabarito: a
31) Indique a alternativa que preenche adequadamente as lacunas da frase:
“___ anos que o homem se pergunta: se não ___ medos, como ___ esperanças?”
a) Faz, houvesse, existiriam
b) Fazem, houvesse, existiriam
c) Faz, houvesse, existiria
d) Fazem, houvessem, existiriam
e) Faz, houvessem, existiria.
Gabarito: a
32) Complete as frases abaixo com as formas corretas dos verbos indicados entre parênteses.
a) Quando eu ___ os livros, nunca mais os emprestarei. (reaver)
b) Os alienados sempre ___ neutros. (manter-se)
c) As provas que ___ mais erros seriam comentadas. (conter)
d) Quando ele ___ uma canção de paz, poderá descansar. (compor).
Gabarito: a
33) Indique a alternativa em que não há erro de concordância.
a) Devem haver poetas que pensam no desastre aéreo como sendo o arrebol.
b) Deve existir poetas que pensam no desastre aéreo como sendo o arrebol.
c) Pode existir poetas que pensam no desastre aéreo como sendo o arrebol.
d) Pode haver poetas que pensam no desastre aéreo como sendo o arrebol.
e) Podem haver poetas que pensam no desastre aéreo como sendo o arrebol.
Gabarito: d
34) Assinale a alternativa incorreta, segundo a norma gramatical:
a) Os Estados Unidos, em 1941, declararam guerra à Alemanha.
b) Aqueles casais parecia viverem felizes.
c) Cancelamos o passeio, haja visto o mau tempo.
d) Mais de um dos candidatos se cumprimentaram.
e) Não tínhamos visto as crianças que faziam oito anos.
Gabarito: c
35) “O Hatha yoga pradipika, sagrada escritura do hatha yoga, escrita no século 15 da era atual, diz que, antes de nos aventurarmos na prática de austeridade e códigos morais, devemos nos preparar. Autocontrole e disciplina sem preparação adequada ___ criar mais problemas mentais e de personalidade do que paz de espírito. A beleza dessa escritura é que ela resolve o grande problema que todo iniciante enfrenta: dominar a mente.
Devido ___ abordagem corporal, o hatha yoga ficou conhecido – de modo equivocado – como uma categoria de ioga ___ trabalha apenas as valências físicas (força, flexibilidade, resistência, equilíbrio e outras), quase como ginástica oriental. Isso não é verdade”.
(Ciência Hoje, julho de 2012. Adaptado.)
De acordo com a norma-padrão da língua portuguesa, as lacunas do texto devem ser preenchidas, respectivamente, com
a) pode, a essa, aonde
b) podem, a essa, que
c) pode, à essa, o qual
d) podem, essa, com que
e) pode, essa, onde
Gabarito: b
36) Considere as seguintes formas verbais:
1. havia recebido
2. tinha recebido
3. estava recebendo
4. iria estar recebendo
Na frase “Todas as notícias daquele dia foram redigidas a partir dos documentos que a direção do jornal recebera do ministério público”, a forma verbal destacada pode ser substituída, mantendo-se a relação de sentido temporal e sem prejuízo à obediência à língua culta, por:
a) 4 apenas
b) 1, 2 e 3 apenas
c) 3 e 4 apenas
d) 1 e 4 apenas
e) 1 e 2 apenas
Gabarito: e
37) Leia: “[Eu] Disse que competência não era uma coisa tão relativa assim, que seriam as mesmas, para ele e para mim, as expectativas sobre a competência que deveria trazer consigo o cirurgião cardiovascular que...”
Se substituíssemos “expectativas” por “expectativa”, quantas outras palavras precisariam obrigatoriamente de ajuste para fins de concordância?
a) uma
b) duas
c) três
d) quatro
e) cinco
Gabarito: d
38) Tendo em vista as regras de concordância, assinale a única opção em que a forma entre parênteses completa corretamente a lacuna da frase.
a) ___ , na verdade, diferentes motivos responsáveis pela nossa dependência tecnológica. (Existe)
b) É indispensável que se ___ entre pesquisas científicas e aspirações da comunidade uma estreita vinculação. (mantenham)
c) A força de certos mecanismos ___ com que as pesquisas nos países pobres girem em torno de interesses dos países ricos. (fazem)
d) ___ combinar-se engenho e habilidades dos homens para a resolução dos problemas específicos da comunidade. (Devem)
e) É preciso que tanto o desenvolvimento científico quanto o tecnológico ___ primeiramente em conta o fator cultural. (leve)
Gabarito: d
39) “Eu não sou o homem que tu procuras, mas desejava ver-te, ou, quando menos, possuir o teu retrato.”
Se o pronome tu fosse substituído por Vossa Excelência, em lugar das palavras destacadas no trecho transcrito teríamos, respectivamente, as seguintes formas:
a) procurais, ver-vos, vosso
b) procura, vê-la, seu
c) procura, vê-lo, vosso
d) procurais, vê-la, vosso
e) procurais, ver-vos, seu
Gabarito: b
40) Identifique a alternativa que completa corretamente a frase: "Ele confirmou que nos ouvirá com prazer, mesmo que ___ problemas que ___ considerados ___ ."
a) surja, sejam, incontornáveis
b) surjam, sejam, incontornáveis
c) surja, seja, incontornável
d) surja, sejam, incontornável
e) surjam, seja, incontornável
Gabarito: b
41) A única frase em que as formas verbais estão corretamente empregadas é:
a) Especialistas temem que órgãos de outras espécies podem transmitir vírus perigosos.
b) Além disso, mesmo que for adotado algum tipo de ajuste fiscal imediato, o Brasil ainda estará muito longe de tornar-se um participante ativo do jogo mundial.
c) O primeiro-ministro e o presidente devem ser do mesmo partido, embora nenhum fará a sociedade em que eu acredito.
d) A inteligência é como um tigre solto pela casa e só não causará problema se o suprir de carne e o manter na jaula.
e) O nome secreto de Deus era o princípio ativo da criação, mas dizê-lo por completo equivalia a um sacrilégio, ao pecado de saber mais do que nos convinha.
Gabarito: e
42) Observe a concordância verbal:
1 . Algum de vós conseguirei a bolsa de estudo?
2. Sei que pelo menos um terço dos jogadores estavam dentro do campo naquela hora.
3. Os Estados Unidos são um país muito rico.
4. No relógio do Largo da Matriz bateu cinco horas: era o sinal esperado.
a) Somente a frase 1 está errada
b) Somente a frase 2 está errada
c) As frases 2 e 3 estão erradas
d) As frases 1 e 4 estão erradas
e) As frases 2 e 4 estão erradas
Gabarito: d
43) Em que item há um erro de concordância verbal:
a) Esta pessoa foi uma das que mais discutiu o caso.
b) Eu com o meu amigo Paulo entramos na sociedade.
c) Fazem dois meses que o visitei.
d) Fui eu quem apresentei esta solução.
e) Não podem existir muitos candidatos a esse ponto.
Gabarito: c
44) Qual a alternativa em que as formas dos verbos bater, consertar e haver nas frases abaixo, são usadas na concordância correta?
- As aulas começam quando ___ oito horas.
- Nessa loja ___ relógios de parede.
- Ontem ___ ótimos programas na televisão.
a) batem, consertam-se, houve
b) bate, consertam-se, havia
c) bateram, conserta-se, houveram
d) batiam, conserta-se-ão, haverá
e) batem, consertarei, haviam
Gabarito: a
45) Assinale a alternativa desse exercício que preenche, corretamente, as lacunas do texto.
A Polícia Civil apreendeu 415,4 quilos de crack ___ em uma casa na Avenida Salim Farah Maluf. No local, também ___ dois quilos de maconha. Um homem de 28 anos e um adolescente de 17 ___ .
a) escondidos, havia, foram detidos
b) escondido, havia, foram detido
c) escondidos, haviam, foi detido
d) escondido, haviam, foram detidos
e) escondidos, havia, foram detido
Gabarito: a
46) Opção correta:
a) Há de ser corrigidos os erros
b) Hão de ser corrigidos os erros
c) Hão de serem corrigidos os erros
d) Há de ser corrigidos os erros
e) Há de serem corrigidos os erros.
Gabarito: b
47) Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas da frase:
“___ profissionais mais competentes, se ___ melhores condições de ensino".
a) Deveriam haver, existisse
b) Deveria haver, existissem
c) Deveriam haverem, existissem
d) Deveria haver, existisse
e) Deveriam haver, existissem
Gabarito: b
48) A frase cuja concordância verbal está de acordo com as normas gramaticais é:
a) Se houvesse mais homens honestos, não existiriam tantas brigas por justiça.
b) Filmes, novelas, boas conversas, nada o tiravam da apatia.
c) É precaríssima as condições do prédio.
d) Não veio daí os males sofridos pela sociedade brasileira.
e) Houveram dificuldades para eu assumir o cargo.
Gabarito: a
49) Em todas as frases abaixo, a concordância verbal está INCORRETA, EXCETO:
a) Qual de nós chegamos primeiro ao topo da montanha?
b) Os Estados Unidos representa uma segurança para todo o Ocidente.
c) Recebei, Vossa Excelência, os protestos de nossa estima.
d) Sem a educação, não podem haver cidadãos conscientes.
e) Sobrou-me uma folha de papel, uma caneta e uma borracha.
Gabarito: e
50) Não há erro de concordância nesta alternativa:
a) Alugam-se apartamentos com grande dificuldade por aqui.
b) Ainda faltam resolver algumas questões de gramática.
c) Aconteceu, depois que o conheci, muitas alegrias.
d) Acordar, trabalhar e dormir são, atualmente, a atividade do meu dia.
e) Era onze horas da noite quando concluímos a matéria
Gabarito: a
51) Ora, ___ meses que não ___ na escola fatos como aquele que até agora nos ___ .
a) faz, ocorrem, perturbam
b) fazem, ocorre, perturbam
c) fazem, ocorre, perturba
d) faz, ocorre, perturbamos
e) faz, ocorrem, perturba
Gabarito: a
52) Assinale a opção que apresenta a regência verbal incorreta, de acordo com a norma culta da língua:
a) Os sertanejos aspiram a uma vida mais confortável.
b) Obedeceu rigorosamente ao horário de trabalho do corte de cana.
c) O rapaz presenciou o trabalho dos canavieiros.
d) O fazendeiro agrediu-lhe sem necessidade.
e) Ao assinar o contrato, o usineiro visou, apenas, ao lucro.
53) Opção que preenche corretamente as lacunas: O gerente dirigiu-se ___ sua sala e pôs-se ___ falar ___ todas as pessoas convocadas.
a) à - à - à
b) a - à - à
c) à - a - a
d) a - a - à
e) à - a - à
Gabarito: c.
54) Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do texto ao lado: "Recorreu ___ irmã e ___ ela se apegou como ___ uma tábua de salvação."
a) à - à - a
b) à - a - à
c) a - a - a
d) à - à - à
e) à - a - a
Gabarito: e
55) Sentou-se ___ máquina e pôs-se ___ reescrever uma ___ uma as páginas do relatório.
a) à - à - a
b) a - à - à
c) à - à - à
d) à - a - a
Gabarito: d
56) Assinale a frase em que à ou às está mal empregado.
a) Amores à vista.
b) Referi-me às sem-razões do amor.
c) Desobedeci às limitações sentimentais.
d) Estava meu coração à mercê das paixões.
e) Submeteram o amor à provações difíceis.
Gabarito: e
57) Assinalar a alternativa que preenche corretamente as lacunas das seguintes orações:
I. Precisa falar ___ cerca de três mil operários.
II. Daqui ___ alguns anos tudo estará mudado.
III. ___ dias está desaparecido.
IV. Vindos de locais distantes, todos chegaram ___ tempo ___ reunião.
a) a - a - há - a - à
b) à - a - a - há - a
c) a - à - a - a - há
d) há - a - à - a - a
e) a - há - a - à – a.
Gabarito: a
58) Assinale a alternativa em que está correto o uso do acento indicativo de crase:
a) O autor se comparou à alguém que tem boa memória.
b) Ele se referiu às pessoas de boa memória.
c) As pessoas aludem à uma causa específica.
d) Ele passou a ser entendido à partir de suas reflexões sobre a memória.
e) Os livros foram entregues à ele.
Gabarito: b
59) A alternativa em que o sinal de crase não procede é:
a) À exceção da Bandeirantes, as outras emissoras de televisão detêm a ampla liderança com percentuais fabulosos.
b) Está presente a cineasta das cidades brasileiras à quem a porcentagem de 7% surpreendeu.
c) Os dados da pesquisa referem-se às cenas, certamente sem paralelo, em qualquer outro lugar no mundo.
d) Cresce, às escondidas, o número de cidades recebendo imagens de televisão, ameaçadoras dos valores ético-culturais.
Gabarito: b
60) Assinale a alternativa com erro de crase:
a) nenhuma das alternativas está errada.
b) Você já esteve em Roma? Eu irei à Roma logo.
c) Fui à Lisboa de meus avós, pois gosto da Lisboa de meus avós.
d) Já não agrada ir à Brasília. A gasolina…
e) Refiro-me à Roma antiga, na qual viveu César.
Gabarito: c
61) Refiro-me ___ atitudes de adultos que, na verdade, levam as moças ___ rebeldia insensata e ___ uma fuga insensata.
a) às - à - à
b) as - à - à
c) às - à - a
d) à - a - a
e) à - a - à
Gabarito: c
62) Assinale a opção incorreta com relação ao emprego do acento indicativo de crase:
a) O pesquisador deu maior atenção à cidade menos privilegiada.
b) Este resultado estatístico poderia pertencer à qualquer população carente.
c) Mesmo atrasado, o recenseador compareceu à entrevista.
d) A verba aprovada destina-se somente àquela cidade sertaneja.
e) Veranópolis soube unir a atividade à prosperidade.
Gabarito: b
63) Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, a frase a seguir.
Os interessados em adotar crianças têm de recorrer ___ orientações do Juizado de Menores e se sujeitar ___ uma espera muitas vezes longa, o que, apesar de tudo, não desanima ___ maioria.
a) às - a - a
b) às - à - a
c) às - à - à
d) as - a - à
e) as - à - à
Gabarito: a
64) Analisando as sentenças:
I. A vista disso, devemos tomar sérias medidas.
II. Não fale tal coisa as outras.
III. Dia a dia a empresa foi crescendo.
IV. Não ligo aquilo que me disse.
Podemos deduzir que:
a) Apenas a sentença III não tem crase.
b) As sentenças III e IV não têm crase.
c) Todas as sentenças têm crase.
d) Nenhuma sentença tem crase.
e) Apenas a sentença IV não tem crase.
Gabarito: a
65) Dadas as afirmações:
1- Tudo correu as mil maravilhas.
2 – Caminhamos rente a parede.
3 – Ele jamais foi a festas.
Verificamos que o uso do acento indicador da crase no a é obrigatório:
a) apenas na sentença nº 1.
b) apenas na sentença nº 2.
c) apenas nas sentenças nºs 1 e 2.
d) em todas as sentenças.
Gabarito: c
66) Assinale a alternativa onde o sinal indicativo da crase foi usado inadequadamente:
a) Prefiro esta bolsa àquela.
b) Isto é prejudicial à saúde.
c) Escrevia à Machado de Assis.
d) Ele referiu-se à Fabiana, não a mim.
e) As lágrimas caíam uma à uma de seus olhos.
Gabarito: e
67) Assinale a alternativa correta que preenche as lacunas da frase a seguir.
“O vereador que reside ___ Rua Miguel Deodoro corre o risco de ter seu ___ ___assim que o processo chegar ___ mãos do Presidente.
a) à - mandado caçado - as
b) à - mandato caçado - às
c) na - mandado cassado - as
d) na - mandato cassado – às
Gabarito: d
68) Indique a opção em que o sinal indicativo de crase está corretamente usado.
a) Essa proposta convém à todos.
b) O governo aumentou à quantidade de subsídios.
c) A empresa considerou a oferta inferior à outra.
d) Ele está propenso à deixar o cargo.
e) Não vou aderir à modismos passageiros.
Gabarito: c
69) O uso do acento grave (indicativo de crase ou não) está incorreto em:
a) Primeiro vou à feira, depois é que vou trabalhar.
b) Às vezes não podemos fazer o que nos foi ordenado.
c) Não devemos fazer referências àqueles casos.
d) Sairemos às cinco da manhã.
e) Isto não seria útil à ela.
Gabarito: e
70) O acento grave, indicador de crase, está empregado incorretamente em:
a) Tal lei se aplica, necessariamente, à mulheres de índole violenta.
b) As novelas, às quais assisti, problematizam a questão da droga.
c) Entregou as chaves da loja àquele senhor que nos desacatou na praça.
d) O delegado disse ao prefeito e aos vereadores que estava à procura dos foragidos.
e) O bom atendimento às pessoas pobres deve ser prioridade da nova administração.
Gabarito: a
71) A alternativa em que o acento indicativo de crase não procede é:
a) Tais informações são iguais às que recebi ontem.
b) Perdi uma caneta semelhante à sua.
c) A construção da casa obedece às especificações da Prefeitura.
d) O remédio devia ser ingerido gota à gota, e não de uma só vez.
e) Não assistiu a essa operação, mas à de seu irmão.
Gabarito: d
72) Nas alternativas que seguem, há três frases que podem estar corretas ou não. Leia-as atentamente e marque a resposta certa:
I. O seu egoísmo só era comparável à sua feiura.
II. Não pôde entregar-se às suas ilusões.
III. Quem se vir em apuros, deve recorrer à justiça.
a) Apenas a frase II está correta.
b) Apenas as frases I e II estão corretas.
c) As três frases estão corretas.
d) Apenas a frase I está correta.
e) Apenas as frases II e III estão corretas.
Gabarito: c
73) Avalie as duas frases que seguem:
I. Ela cheirava à flor de romã.
II. Ela cheirava a flor de romã.
Considerando o uso da crase, é correto afirmar:
a) As duas frases estão escritas adequadamente, dependendo de um contexto.
b) As duas frases são ambíguas em qualquer contexto.
c) A primeira frase significa que alguém exalava o perfume da flor de romã.
d) A segunda frase significa que alguém tem o perfume da flor de romã.
e) O “a” da segunda frase deveria conter o acento indicativo da crase.
Gabarito: a
74) Em qual alternativa o vocábulo a deve receber acento grave?
a) Pintou o quadro a óleo.
b) Fomos a uma aldeia.
c) Dirigiram-se a Vossa Excelência.
d) Voltou a casa paterna.
e) Começou a chover.
Gabarito: d
75) Quais as formas que completam, pela ordem, as lacunas das frases seguintes?
Daqui ___ pouco vai começar o exame; Compareci ___ cerimônia de posse do novo governador; Não tendo podido ir ___ faculdade hoje, prometo assistir ___ todas as aulas amanhã.
a) à - a - a - à
b) há - na - à - a
c) a - há - na - à
d) a - na - à - à
e) a - à - à - a
Gabarito: e
76) Analise as frases.
I. Ontem, fui até a escola para visitar velhos amigos.
Ontem, fui até à escola para visitar velhos amigos.
II. Ontem, passei a noite na casa da minha prima.
Ontem, passei à noite na casa da minha prima.
III. Ontem, entreguei o relatório a minha supervisora.
Ontem, entreguei o relatório à minha supervisora.
Dentre os pares de frases apresentados, a estrutura frasal em que se verifica alteração de sentido da segunda frase em relação à primeira está contida em:
a) I, apenas.
b) II, apenas.
c) I e III, apenas.
d) II e III, apenas.
e) I, II e III.
Gabarito: b
77) Qual a alternativa que aponta a frase incorreta quanto ao acento indicativo da crase?
a) Uma mulher deu à luz sobre uma pia enquanto o dinheiro do SUS (Sistema Único de Saúde) é desviado para comprar chope e salgadinhos.
b) Esse expediente levou à lastimável aprovação do IPMF.
c) À absoluta ineficiência do sistema de arrecadação, soma-se a má aplicação dos recursos públicos.
d) Na década de 70, a imagem externa do Brasil era frequentemente associada às denúncias de tortura.
e) A questão social continua prioritária demais para ser relegada à segundo plano.
Gabarito: e
78) Marque a alternativa em que o sinal de crase está empregado em todos os casos que é necessário.
a) A família ficou à mercê do frio, a despeito do fogo que estava a arder.
b) O vento entrava à vontade restando a família a expectativa de que acontecesse logo.
c) Falavam à beça, mas talvez não se entendessem à contento.
d) A cachorra ficou à porta, à olhar as brasas.
e) A falta de melhor expressão recorriam à discursos energéticos
Gabarito: a
79)
a) A Fúria se rende ___ vuvuzelas.
b) Caim é o último livro de José Saramago, que morreu ___ uma semana.
c) Sujeito ___ crises de humor, ele não vive em paz.
d) As vizinhas do andar de cima? Não ___vejo faz tempo.
a) às - há - às - as
b) as - há - as - às
c) às - a - as - às
d) às - a - às - as
Gabarito: a
80) Assinale a alternativa correta quanto ao uso do acento indicativo da crase.
a) Sei que é mulher de um ator chamado Tom Cruise, de quem também só assisti à um filme: “De Olhos Bem Fechados”.
b) Os ortopedistas alertam quando os saltos altos não são adequados à uma estrutura óssea em formação.
c) Os ortopedistas observam que a estrutura óssea em formação só se completará à partir dos 12 ou 13 anos.
d) O problema não se limita às crianças de Hollywood ou àquelas de pais famosos.
e) Estamos gerando crianças-adultos, que dificilmente chegarão à viver a maturidade.
Gabarito: d
81) Assinale a alternativa que completa, correta e respectivamente, as lacunas das frases.
___ situações insustentáveis do lixo na capital. Esse problema chega ___ autoridades que deverão tomar ___ providências cabíveis.
a) As - as - as
b) Há - às - as
c) Há - as - às
d) Às - as - às
e) As - hás - as
Gabarito: b
82) Assinale a frase em que o acento indicador de crase está empregado corretamente.a) Vendemos CDs à partir de R$ 10.
b) Todos nossos produtos podem ser comprados à prazo.
c) Você será encaminhado à um de nossos gerentes.
d) As peças do mostruário também estão à venda.
e) Você está convidado à conhecer nosso setor de eletrodomésticos.
Gabarito: d
1 Quando o filósofo Clément Rosset afirma, a respeito de Nietzsche, que “a alegria é a força maior”, ele deseja mostrar que a alegria não é um sentimento dentre outros, mas a força motriz que nos impele à vida, uma espécie de grande “sim” à existência em todas as suas facetas. Afinal, este sentimento envolve todos os nossos sentidos e nos fortalece de tal maneira que, uma vez alegres, nada mais parece pesar em nós. É que a alegria, quando vivida em profundidade, não deixa espaço para mais nada − razão pela qual Leibniz a defendia como um sentimento totalizante que, estando presente, domina todos os demais. Totalizante ou apenas dominante, a alegria, para Nietzsche, é a força que nos coloca em movimento, é aquilo que nos faz agir, é o que nos faz querer viver.
2 É claro que nem todos entendem a alegria desse modo. Para muitos, ela é apenas um ímpeto passageiro, uma sensação fugaz de contentamento e júbilo, algo que apenas contrasta com a dor, geralmente considerada mais permanente e profunda. Porém, para filósofos como Nietzsche e, sobretudo, Espinosa, ela é um sentimento vital, afirmativo, que se confunde com a própria potência de existir. Neste caso, ela pode ser definida como uma disposição favorável com relação à vida. Eis porque o homem alegre é sempre alegre, mesmo quando está triste (ao contrário do homem angustiado, que sempre é angustiado mesmo quando tem motivos para estar alegre).
3 Em poucas palavras, é preciso que se entenda que sem alegrias o corpo vai adoecendo e a paralisia das ações torna-se inexorável. É a ocasião certa para a angústia se instalar e afunilar nossa percepção da vida. Porque é isto exatamente a angústia: uma sensação ou sentimento de vazio, de incompletude, de insignificância, uma espécie de afunilamento, de perda de perspectiva, de indisposição com a vida. É quando o niilismo se instala no âmago do ser e a própria vida é vista como nada.
4 Espinosa usa o conceito de “conatus” para definir esta força de existir inerente a cada ser (que aumenta e diminui ao longo da existência em função dos encontros alegres ou tristes que fazemos). É por isso que Nietzsche afirma que os pessimistas e niilistas, ao julgarem a vida má e pesada, nada mais fazem do que revelar sua própria impotência e fraqueza diante dela.
(SCHöPKE, Regina. O Globo: 04/09/2010.)
a) a uma vida plena.
b) a plenitude da vida.
c) a vidas nunca vividas.
d) a esta vida que Deus nos deu.
e) a viver.
Gabarito: b
Olá Tia Nastácia
Dia 28 de Novembro: Dia Nacional da Consciência Negra
Consciência é uma qualidade psíquica, um atributo do espírito. Grosso modo, poderíamos dizer que a consciência é a capacidade que cada um tem de perceber a relação entre si próprio e o ambiente em que vive. Ser consciente, portanto, não é propriamente perceber-se no mundo e, sim, 'ser no mundo'. O Dia Nacional da Consciência Negra foi sugerido pelo Movimento Negro em contradição ao 13 de maio e foi instituído pelo Projeto-Lei de número 10.639, no dia 9 de Janeiro de 2003, que também inclui no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira."
O 20 de Novembro foi indicado porque foi neste dia, no ano de 1695, que morreu Zumbi.Descendente de guerreiros angolanos, Zumbi foi o grande líder do Quilombo dos Palmares. Seu nome significa o guerreiro, a força do espírito presente. A troca da data da festividade foi significativa, pois Zumbi e Palmares são verdadeiros símbolos da luta dos negros pela liberdade. Sabemos que os negros contribuíram muito para a nossa história em todos os aspectos: políticos, sociais, econômicos, religiosos, literários, musicais, gastronômicos e tantos outros. É, portanto, não só necessária como imperiosa a valorização da cultura afro-brasileira em nossas escolas, para que o olhar sobre a nossa história não seja mirado através de lentes desfocadas.
É certo que a memória deste herói nacional envolve todos nós no sentido de se continuar lutando pela edificação de uma sociedade na qual todos tenham igualdade real de direitos e de oportunidades. E igualdade, com certeza, só conseguiremos, em sua plenitude, através da Educação, vertente única em que se podem buscar novos horizontes de socialização de bens e de cidadania. Sei que não estou dizendo nenhuma novidade, mas parece que o óbvio, exatamente por ser óbvio, fica à merce de se situar num plano secundário. De tanto que se ouve, não se ouve mais. Fica banal. Mas, mesmo assim, vou repetir: a única saída para transformar a realidade de pobreza e corrupção do homem é a Educação.
A Educação é a ancora que pode fincar a consciência humana num terreno fértil para se plantar e colher a modificação da realidade social e econômica do mundo. A Educação torna o homem conhecedor da existência das diversas culturas, das diversas formas de pensar, enfim, da diversidade do humano, e este homem, assim, preparado, passa, conscientemente, a respeitar a igualdade na diferença e a diferença na igualdade.
O que não podemos é perder o equilíbrio e a medida das coisas, transformando realidades complexas e plurais em um pensamento simplista e unilateral. Refiro-me, aqui, à polemica criada sobre a obra do escritor Monteiro Lobato. Monteiro Lobato foi um grande homem, um grande brasileiro e um dos maiores escritores - em todo o mundo - de histórias para crianças. O que não podemos deixar de ver é o contexto histórico social em que sua obra foi escrita, assim como não podemos ignorar a necessidade dos quilombos não podemos deixar de exaltar a luta armada de Zumbi, àquela época, contra o branco escravagista. Naquele Brasil colônia era assim que tinha que ser.
A memória que tenho da minha infância - e que guardo até hoje - de negros e negras está embalada pelo carinho, pela ternura e pela retidão da Tia Nastácia, amiga de Dona Benta e tratada tao respeitosamente por aquelas crianças e adultos que viviam num sítio - Pica-pau Amarelo - verdadeiro 'Paraíso Perdido'. Ainda ouço sua voz um pouco rouca, mas cheia de tons e matizes, de altos e baixos, de brandos e sussurros, contando e cantando histórias do folclore brasileiro no livro de Monteiro Lobato, "Histórias da Tia Nastácia".
Quem bom, tia Nastácia, que você existe até hoje e sempre dentro de mim! Tomara que você possa existir, também, hoje e sempre dentro do coração das crianças de todo o Brasil.
(OLIVEIRA, Marlene Salgado de. Jornal O São Gonçalo. 20/11/2010)
a) À proporção que lia as obras de Monteiro Lobato, mas se encantava com seus personagens.
b) As sociedades em que a educação é tratada como prioridade estão quilômetros à frente das outras.
c) Na época de Zumbi, os combatentes ficavam cara à cara com os inimigos.
d) As obras de construção do monumento a Zumbi foram feitas à custa do Movimento Negro.
e) Estar à distância de um contexto histórico-social não justifica análises incorretas de pessoas e fatos.
Gabarito: c
85) A parte da população mundial que ascendeu __________ classe média nas últimas décadas passou _________ comprar mais, _________ um ritmo acelerado, o que coloca em risco a sustentabilidade do planeta.
As lacunas da frase acima estarão corretamente preenchidas, respectivamente, por:
a) à - à - a
b) à - a - a
c) à - a - a
d) a - a - à
Gabarito: c
86) Em:
Ele chegou à conclusão de que a secretária passou o dia inteiro na internet.
De igual maneira, a ocorrência da crase em destaque na frase acima, justifica-se na alínea:
a) e chegou então à usar internet em demasia.
b) e chegou à tempo de presenciar o uso exagerado.
c) e chegou à uma conclusão precipitada.
d) e chegou finalmente à inevitável conclusão.
Gabarito: d
Fontes: Mundo Educação | InfoEscola | Passei Web | Toda Matéria | Nirvana Atômico | Prefeitura de São Gonçalo - 2012 - Coseac UFF | Prefeitura de São Gonçalo - 2011 - Coseac UFF | Gabarite.com
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