Tendências | Concepções Pedagógicas

1) O modelo pedagógico difundido por Paulo Freire encontra-se inserido na pedagogia:

a) libertadora.
b) tecnicista.
c) tradicional.
d) libertária.

Gabarito: a

2) Sobre a Educação e a Escola no Brasil, Saviani identifica quatro grandes concepções na organização, orientação e funcionamento da escola. Assinale a alternativa CORRETA.

a) concepção humanista, tradicional, moderna, analítica e dialética.
b) concepção positivista, humanista, moderna, analítica e dialética.
c) concepção humanista, moderna, analítica, pós- moderna e dialética.
d) concepção humanista, cognitivista, analítica, moderna e dialética.
e) concepção humanista, tradicional, positivista, critico social e analítico.

Gabarito: e

3) A prática do professor está focada na realização pessoal do aluno através de seu próprio esforço, cujos conteúdos são acumulados historicamente sem reconstrução ou questionamentos. A aprendizagem se da de forma receptiva, automática, propiciando a memorização. Assim podemos AFIRMAR que esta tendência é:

a) Tendência Pedagógica Renovada Progressista.
b) Tendência Pedagógica Progressista Libertadora.
c) Tendência Pedagógica Progressista Crítico-Social dos Conteúdos.
d) Tendência Pedagógica Renovada não Diretiva.
e) Tendência Pedagógica Liberal Tradicional.

Gabarito: e

4) Entre as práticas pedagógicas progressistas, estão as pedagogias:

a) tecnicista, tradicional e crítico-social dos conteúdos.
b) libertária, tradicional e renovada.
c) tradicional, tecnicista e renovada.
d) libertadora, libertária e crítico-social dos conteúdos.

Gabarito: d

5) O Movimento dos Pioneiros da Educação Renovada também pode ser chamado de Movimento:

a) Renovador da Educação Pública.
b) dos Intelectuais da Educação.
c) Escolanovista.
d) Educacional Europeu.

Gabarito: c

6) De acordo com Saviani (1983), qual a identificação CORRETA da abordagem da ação pedagógica centrada no processo e daquela que tem seu centro no produto?

a) Freinetiana e Freiriana.
b) Crítica e Reprodutivista.
c) Escola Nova e Tradicional.
d) Montessoriana e de Conteúdos.

Gabarito: c

7) Na tendência tradicional, a Pedagogia Liberal se caracteriza por:

a) subordinar a educação à sociedade, tendo como função a preparação de recursos humanos por meio da profissionalização.
b) valorizar a autoeducação, a experiência direta sobre o meio pela atividade e o ensino centrado no aluno e no grupo.
c) acentuar o ensino humanístico, de cultura geral, através do qual o aluno deve atingir pelo seu próprio esforço, sua plena realização.
d) considerar a educação um processo interno, que parte das necessidades e dos interesses individuais.
e) focar no aprender a aprender, ou seja, é mais importante o processo de aquisição do saber do que o saber propriamente.

Gabarito: c

8) A aprendizagem, de acordo com a concepção pedagógica liberal renovadora não diretiva:

a) consiste em modificar as percepções da realidade.
b) baseia-se na motivação e na estimulação de problemas.
c) baseia-se no desempenho do aluno.
d) prioriza a resolução de situações-problema a partir de temas geradores.
e) ocorre a partir da interação social, da construção de conhecimento em grupo.

Gabarito: a

9) Confrontar a experiência do aluno com o saber sistematizado constitui método de ensino-aprendizagem próprio da concepção pedagógica.

a) liberal tecnicista.
b) progressista histórico-crítica.
c) liberal renovadora progressiva.
d) progressista libertadora.
e) progressista libertária.

Gabarito: b

Considerando a tendência pedagógica liberal tecnicista, é falso afirmar que:

a) O tecnicismo educacional ganhou autonomia enquanto tendência pedagógica nos anos 60, inspirada na teoria behaviorista da aprendizagem e na abordagem sistêmica do ensino.
b) A tendência tecnicista está interessada na racionalização do ensino, no uso de meios e técnicas mais eficazes, prevalecendo o uso de manuais de caráter instrumental.
c) Os livros didáticos utilizados nas escolas que adotam essa tendência são elaborados com base na tecnologia da instrução.
d) A tendência tecnicista foi imposta às escolas pelos órgãos oficiais do governo populista, por ser compatível com a orientação econômica, política e ideológica vigente nesse período.
e) No tecnicismo, o professor é um administrador e executor do planejamento, que é organizado com objetivos, conteúdos, estratégias e avaliação

Gabarito: d

11) As tendências pedagógicas influenciaram as práticas pedagógicas e buscaram atender às expectativas da sociedade. A Pedagogia Progressista é no Brasil um paradigma educacional que propõe a transformação social por meio da educação. Análise os seus pressupostos abaixo:
I- Surge com a finalidade de se contrapor as tendências liberais. A educação possibilita a compreensão da realidade histórico-social.
II-Propõe uma analise crítica das realidades sociais, sustentando a parte sócio-política da educação.
III- Considera o indivíduo como ser que constrói a sua própria história onde o professor assume o papel de mediador entre o saber elaborado e o conhecimento a ser produzido.
IV- Propõe um ensino organizado em função de pré-requisitos onde a aprendizagem é simplesmente uma modificação de desempenho.
Está correto o que se afirma em:

a) II, III e IV apenas.
b) I, II e III apenas.
c) I e II apenas.
d) I, II e IV apenas.

Gabarito: b

12) O conhecimento das tendências pedagógicas e perspectivas de ensino por parte dos professores é fundamental para a realização de uma prática docente realmente significativa. Analise as afirmativas abaixo em relação às tendências pedagógicas:
I- A pedagogia progressista sustenta a ideia de que a escola tem por função preparar os indivíduos para o desempenho de papéis sociais, de acordo com as aptidões individuais.
II- A pedagogia progressista enfatiza aspectos sócio-políticos envolvendo a cultura popular, é quando o homem se constrói chegando a ser sujeito na medida em que se integra em seu contexto o conhecimento de sua historicidade, dando ênfase ao ato de conscientização.
III- A pedagogia liberal propiciou o surgimento de métodos voltados para o interesse dos alunos e para um ensino ativo, enfatizando suas atividades no processo do ensino-aprendizagem.
IV- A Pedagogia libertária espera que a escola exerça uma transformação na personalidade dos alunos, num sentido libertário e auto gestionário em que as matérias são colocadas à disposição do aluno, mas não são exigidas.
V- A Pedagogia Liberal é centrada na discussão de temas sociais e políticos nos quais o professor e alunos analisam problemas e realidades do meio socioeconômico e cultural. As crianças são capazes de aceitar o ponto de vista do outro, levando em conta mais de uma perspectiva. Podem representar transformações, assim como situações estáticas. Tem capacidade de classificação, agrupamento, reversibilidade e conseguem realizar atividades concretas, que não exigem abstração.
Está correto o que se afirma em:

a) II e IV apenas.
b) I, II e III apenas.
c) I, II, IV e V apenas.
d) III, IV e V apenas.

Gabarito: a

13) Quanto às tendências pedagógicas na prática escolar, é correto afirmar:

a) A tendência liberal da pedagogia caracteriza-se por uma prática democrática, avançada e aberta, tendo em vista que vê a educação como possibilidade de superação da divisão de classes presente na sociedade.
b) A Pedagogia Progressista parte de uma análise crítica das realidades sociais e sustenta implicitamente as finalidades sociopolíticas da educação.
c) A tendência libertadora enfatiza o ensino escolar e a transmissão de conteúdos específicos pela escola como forma de liberdade e transformação dos sujeitos.
d) A tendência progressista libertária destaca o papel da escola para a transformação do indivíduo ao assegurar o acesso ao
conhecimento sistematizado, delimitado pelo Estado como relevante para a formação humana.
e) A tendência liberal renovada centraliza no professor e na sua prática pedagógica a possibilidade de superação das diferenças existentes na sociedade.

Gabarito: b

14) Há um conjunto de tendências pedagógicas que predominaram na educação brasileira ao longo da nossa história. Sobre essas tendências, é correto afirmar:

a) A concepção tradicional de educação defende a tradição e a cultura como base do processo formativo, incentivando o
registro histórico e o uso da história como base do ensino.
b) A pedagogia liberal indica que a escola tem o papel de formar as pessoas para desempenhar papéis sociais, com base nas aptidões individuais, as quais devem ser desenvolvidas por meio dos processos de ensino-aprendizagem.
c) O tecnicismo é uma tendência pedagógica voltada ao incremento da técnica, e, por isso, foi a base para a elaboração dos
currículos dos cursos profissionalizantes, nos quais o domínio da técnica é o objetivo principal.
d) A pedagogia libertadora foi elaborada no final do século XIX com vistas, inicialmente, a combater o princípio do escravismo
presente na sociedade brasileira. Posteriormente, esta concepção foi utilizada para se defender propostas educacionais
defensoras da liberdade de ensinar e aprender.
e) A concepção histórico-crítica da educação afirma que a escola tem o papel de contribuir complementarmente com a formação das pessoas, mas reconhece que a principal agência formadora é a família.

Gabarito: b

15) A Educação Brasileira, ao longo de sua história, foi marcada por diferentes pedagogias. Correlacione cada educador da coluna da direita com sua corrente pedagógica na coluna da esquerda.

1. Pedagogia Tradicional.                 (  ) Dewey
2. Pedagogia da Escola Nova.           (  ) Herbart
3. Pedagogia Libertadora.                 (  ) Dermeval Saviani
4. Pedagogia Histórico-Crítica.         (  ) Paulo Freire

Assinale a alternativa que apresenta a numeração correta da coluna da direita, de cima para baixo.

a) 1 – 2 – 3 – 4.
b) 4 – 3 – 2 – 1.
c) 2 – 1 – 3 – 4.
d) 3 – 4 – 1 – 2.
e) 2 – 1 – 4 – 3.

Gabarito: e

16) A análise das tendências pedagógicas no Brasil mostra a influência dos grandes movimentos educacionais internacionais, da mesma forma que expressa as especificidades da história política, social e cultural de nosso país. Vários pesquisadores identificam, na tradição pedagógica brasileira, a presença de grandes tendências:

a) A tradicional e a crítica dos conteúdos.
b) A tradicional, a renovada e a cientificista.
c) A tradicional, a tecnicista e a construtivista.
d) A tradicional, a renovada, a tecnicista e as marcadas centralmente por preocupações sociais e políticas.
e) A tradicional, a construtivista e as marcadas centralmente por preocupações sociais e políticas.

Gabarito: d

17)  A tendência pedagógica chamada de “Pedagogia Liberal” tinha como intenção principal:

a) Prestigiar a escola por suas iniciativas pedagógicas oriundas de práticas de cooperação, de trocas, onde cada sujeito é considerado no contexto de sua cultura, na história de sua comunidade.
b) Não reconhecer o indivíduo como protagonista de seus sucessos e fracassos, remetendo as conquistas pessoais à inserção de cada um e de cada uma, nas relações com a coletividade.
c) Defender o sistema cooperativo entre todos os setores da sociedade capitalista, com base na fraternidade social e na igualdade de direitos para todos os cidadãos que habitem uma mesma nação.
d) Valorizar as ações pedagógicas altruístas, assentadas em princípios de solidariedade, de caridade, de reconhecimento das diferenças e de respeito às potencialidades dos seres humanos.
e) Justificar o sistema capitalista, atribuindo ênfase na defesa da liberdade, dos direitos e dos interesses individualistas de cada pessoa que integra a sociedade, já que a sua forma de organização social é baseada na propriedade privada dos meios de produção.

Gabarito: e

18) As diferentes concepções de educação podem ser agrupadas em duas grandes tendências: liberal e progressista.
Relacione as colunas 1 e 2 abaixo de acordo com a concepções pedagógicas da educação brasileira:

Coluna 1 Tendência
1. Liberal
2. Progressista

Coluna 2 Pedagogia

(  ) tradicional
(  ) tecnicista
(  ) libertária
(  ) renovada-progressista
(  ) libertadora
(  ) crítico-social dos conteúdos
(  ) renovada não-diretiva

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

a) 1 • 1 • 2 • 1 • 2 • 2 • 1
b) 1 • 1 • 2 • 2 • 2 • 2 • 1
c) 1 • 2 • 2 • 1 • 2 • 2 • 1
d) 1 • 2 • 1 • 1 • 2 • 1 • 2
e) 1 • 2 • 2 • 2 • 1 • 1 • 1

Gabarito: a

19) As Tendências Pedagógicas Liberais surgiram no século XIX e foram influenciadas pelas ideias do liberalismo no mundo ocidental e do sistema capitalista. Para os liberais, a educação e o saber já produzidos (conteúdos) são mais importantes que a experiência vivida pelos educandos no processo pelo qual ele aprende. Dessa forma, os liberais contribuíram para manter o saber como instrumento de poder entre dominador e dominado.
As tendências pedagógicas liberais mais importantes são:

1. Liberal Tradicional.
2. Liberal Educacional.
3. Tendência Liberal Renovada.
4. Tendência Liberal Formal.

Assinale a alternativa que indica todos os itens corretos.

a) São corretos apenas os itens 1 e 3.
b) São corretos apenas os itens 3 e 4.
c) São corretos apenas os itens 1, 2 e 3.
d) São corretos apenas os itens 1, 2 e 4.
e) São corretos apenas os itens 2, 3 e 4.

Gabarito: a

20) As tendências pedagógicas brasileiras foram muito influenciadas pelo momento cultural e político da sociedade, pois foram levadas à luz graças aos movimentos sociais e filosóficos. Essas formaram a prática pedagógica do país. Pesquisadores do campo educacional apresentam reflexões a respeito das tendências pedagógicas e mostram que as principais tendências pedagógicas, usadas na educação brasileira, se dividem em duas grandes linhas de pensamento pedagógico.
Elas são:

a) Pensamento Moderno e Pensamento Transgressor.
b) Pensamento Conservador e Pensamento Liberal.
c) Tendências Tecnicistas e Tendências Liberais.
d) Tendências Liberais e Tendências Progressistas.
e) Tendências Transgressoras e Tendências Progressistas

Gabarito: d

21) "O método da concepção bancária é a opressão, o antidiálogo. Configura-se então a educação exercida como uma prática da dominação, em que a única margem de ação que se oferece aos educandos é de receberem os depósitos, guardá-los e arquivá-los." Nesta citação, Paulo Freire critica a tendência pedagógica:

a) Pedagogia Histórico-Crítica.
b) Pedagogia Tecnicista.
c) Pedagogia Libertadora.
d) Pedagogia Tradicional.

Gabarito: d

22) O estudo das diferentes pedagogias constata a existência de um conjunto de influências teórico-metodológicas, permeando a construção das propostas curriculares, ao longo da história da escola. Analise o quadro apresentado com as diferentes concepções pedagógicas, identificando a alternativa correta em ambas:

a) Pedagogia Liberal - Fomentava a transformação da sociedade através da análise crítica da realidade.
Pedagogia Progressista - A escola é tida como instrumento de preparação dos indivíduos para a sociedade.
b) Pedagogia Liberal - Os conteúdos da Escola Libertária dessa tendência apresentavam-se à disposição dos alunos, sem exigi-los, porém o conhecimento adquirido era resultante das experiências grupais desenvolvidas através da autogestão.
Pedagogia Progressista - A Tendência Libertadora ou o método de Paulo Freire abordou os temas geradores como forma de planejamento, partindo do levantamento da realidade local, ou seja, de onde a escola está inserida.
c) Pedagogia Liberal - No enfoque educacional da Tendência Tecnicista, o planejamento era formal e previamente elaborado, introduzindo no ensino uma pedagogia comportamental, visando a aquisição de habilidades, atitudes e técnicas específicas.
Pedagogia Progressista - A Tendência Crítico-Social dos Conteúdos da Pedagogia Progressista assume os Projetos de Trabalho como forma de organizar o currículo, valorizando a escola como mediadora entre o aluno e o conhecimento.
d) Pedagogia Liberal - Nas escolas da Pedagogia Liberal contemplavamse a globalização, o interesse e a participação dos alunos, onde os conteúdos escolares estão organizados entorno de um centro de interesses.
Pedagogia Progressista - Através das unidades didáticas, as práticas pedagógicas dos professores estavam voltadas para a construção da moralidade, para o cuidado, a higiene e para o treinamento de habilidades.
e) Pedagogia Liberal - Na escola conhecida como Escola Nova da Pedagogia Liberal, a relação entre professor e aluno é baseada na resolução de problemas.
Pedagogia Progressista - Na Tendência Renovada Não-Diretiva dessa pedagogia, a escola era responsável pela formação de atitudes no indivíduo, onde a educação estava centrada no aluno.

Gabarito: c

23) Ao longo da história da educação no Ocidente, desenvolveram-se várias concepções de aprendizagem que apresentam entendimentos distintos sobre como o indivíduo adquire conhecimento e, consequentemente, como o ensino deve ser organizado, para que o sucesso da aprendizagem ocorra. As concepções mais conhecidas, por se fazerem presentes na educação brasileira, são as seguintes: 
a) racionalismo, iluminismo, inatismo e construtivismo.
b) construtivismo, racionalismo, empirismo e indutivismo.
c) histórico-cultural, iluminismo, indutivismo e racionalismo. 
d) empirismo, inatismo, construtivismo e histórico-cultural.

Gabarito: d

24) Segundo Gadotti (1999), pode-se dizer, sinteticamente, que o pensamento pedagógico brasileiro tem sido definido por duas tendências gerais: a liberal e a progressista. Os teóricos da educação progressista defendem:

a) o envolvimento da escola na formação de um cidadão crítico e transformador
b) a intervenção mínima do Estado na vida de cada cidadão particular
c) o não reconhecimento do conflito de classes nas sociedades capitalistas 
d) um ambiente pedagógico voltado para o mercado e para a qualidade total

Gabarito: a

25) Segundo Zabala (1998), a corrente construtivista considera o ensino como “um processo de construção compartilhada de significados, orientados para a autonomia dos alunos.” Para que esse processo ocorra de modo eficaz, o professor deve buscar metodologias que:

a) utilizem o apoio lúdico, a formação de equipes fixas de alunos, as aulas de recuperação e a ênfase na memorização de conteúdos
b) promovam a atividade mental autoestruturante, que possibilite estabelecer relações, generalizações, descontextualização e atuação autônoma
c) proponham ensino uniformizador, exercitação massiva, ambiente pedagógico imutável e papéis idênticos para alunos e professores 
d) enfatizem atividades voltadas para a tecnologia, o domínio da norma culta na aquisição da língua escrita e a organização da turma em grande grupo

Gabarito: b

26) Na tendência liberal tradicional, entre outros aspectos, a metodologia praticada é:

a) baseada quase que exclusivamente no esforço do professor que desenvolve um estilo próprio para facilitar a aprendizagem dos alunos.
b) objetivos instrucionais operacionalizados em comportamentos observáveis e mensuráveis, procedimentos instrucionais e avaliação.
c) uso de tentativas experimentais, a pesquisa, a descoberta, o estudo do meio natural e social.
d) baseada em aulas expositivas, comparações, exercícios, lições/deveres de casa.
e) alicerçada na aplicação sistemática de princípios científicos comportamentais e tecnológicos, a problemas educacionais, em função de resultados efetivos.

Gabarito: d

27) As Abordagens Pedagógicas da Educação Física podem ser definidas como movimentos engajados na renovação teórico-prático da área com o objetivo de estruturação de seu campo de conhecimentos específicos. Esses movimentos surgiram na busca de uma nova dimensão, em que apresentaram propostas sobre o entendimento do objetivo de estudo da Educação Física passando desde a operacionalização de conteúdos, até o entendimento do processo avaliativo. Sendo assim, estabeleça a correta correspondência entre as Abordagens Pedagógicas da coluna I com suas características da coluna II.

Coluna I
1. Aula aberta.
2. Atividade Física para Promoção da Saúde.
3. Construtivista-lnteracionista.
4. Crítico-superadora.
5. Crítico-emancipatória.

Coluna II
(  ) Embasa suas atividades durante as aulas no discurso da justiça social no contexto da sua prática. Busca levantar questões de poder, interesse e contestação, e faz uma leitura dos dados da realidade à luz da crítica social dos conteúdos.
(  ) Está centrada no ensino dos esportes que foi concebido para a Educação Física Escolar. Busca uma ampla reflexão sobre a possibilidade de ensinar os esportes pela sua transformação didático-pedagógica e tornar o ensino escolar em uma educação de crianças e jovens.
(  ) A intenção desta abordagem é a construção do conhecimento a partir da interação do sujeito com o mundo, respeitar o universo cultural do aluno, além de valorizar suas experiências. Nesta proposta, o jogo é privilegiado como sendo “um instrumento pedagógico”, ou seja, o principal meio de ensinar.
(  ) Preocupa-se com a conscientização da população escolar para as pesquisas que mostram os benefícios da atividade física. Busca propiciar aos alunos não apenas situações que os tornem crianças e jovens mais ativos fisicamente, mas, que os conduzam a optarem por um estilo de vida ativo também quando adultos.
(  ) Baseia-se na possibilidade de co-decisão dos alunos no planejamento, objetivos, conteúdos e formas de transmissão e comunicação do ensino. O grau de abertura para a participação na elaboração de propostas de ensino depende da compreensão dos professores e alunos sobre o sentido que esta representa para eles.

A sequência correta é:
a) 5, 3, 1, 2 e 4.
b) 1, 3, 5, 2 e 4.
c) 4, 5, 2, 3 e 1.
d) 4, 5, 3, 2 e 1.
e) 1, 2, 5, 3 e 4.

Gabarito: d

28) A Educação Física no âmbito escolar, a partir do Decreto n° 69.450, de 1971, passou a ser considerada como a atividade que, por seus meios, processos e técnicas, desenvolvem e aprimoram forças físicas, morais, cívicas, psíquicas e sociais do educando. Este decreto deu ênfase à aptidão física, tanto na organização das atividades quanto no processo de avaliação, e a iniciação esportiva, se tornou um dos eixos fundamentais de ensino. Buscava-se, também, a descoberta de novos talentos que pudessem participar de competições internacionais representando a pátria. Na década de 80, os efeitos desse modelo começaram a serem sentidos e contestados: o Brasil não se tornou uma nação olímpica e o desporto de alto rendimento não aumentou significativamente o número de praticantes de atividades físicas. A partir daí, surgiram debates que influenciaram a elaboração de novas tendências da Educação Física. Entre estas, a tendência pedagógica cuja principal preocupação relacionou-se com a elaboração de experiências de movimento adequadas às características do processo de crescimento dos alunos transformando o movimento no principal meio e fim durante as aulas de Educação Física Escolar denomina-se:

a) desenvolvimentista.
b) tecnicista.
c) crítica.
d) psicomotora.
e) construtivista.

Gabarito: a

29) “De modo semelhante ao que ocorreu no trabalho fabril, pretendeu-se a objetivação do trabalho pedagógico. Buscou-se, então, com base em justificativas teóricas derivadas da corrente filosófico-psicológica do behaviorismo, planejar a educação de modo a dotá-la de uma organização racional capaz de minimizar as interferências subjetivas que pudessem pôr em risco sua eficiência”. (SAVIANI, D. As concepções pedagógicas na história da educação brasileira. In: Lombardi, J.C.; Saviani, D.; Nascimento, M. (Orgs.). Navegando na história da educação brasileira. Campinas: HISTEDBR, 2016. p. 60-75).

O trecho em destaque se refere à pedagogia: 
a) tradicional;
b) libertária;
c) tecnicista;
d) não diretiva;
e) jesuíta. 

Gabarito: c

30) A respeito das escolas pedagógicas e suas diferentes tendências, associe a segunda coluna com a primeira.

I. Pedagogia Liberal
II. Pedagogia Libertadora
III. Pedagogia Tecnicista
IV. Pedagogia Progressista
V. Pedagogia Crítico-Social dos Conteúdos

(  ) Termo utilizado para designar as tendências que, partindo de uma análise crítica das realidades sociais, sustentam implicitamente as finalidades sociopolíticas da educação.
(  ) Tem como pressuposto que a aprendizagem só tem sentido se resulta de uma aproximação crítica com a realidade vivida pelo educando. Seu principal inspirador e divulgador foi Paulo Freire (1921-1997).
(  ) O papel da escola, segundo essa tendência, é funcionar como modeladora do comportamento humano, através de técnicas específicas. Compete à educação escolar organizar o processo de aquisição de conhecimentos, habilidades e atitudes necessários para que os indivíduos se integrem de forma adequada ao sistema social e mercado de trabalho.
(  ) Sustenta a ideia de que a escola tem por função preparar os indivíduos para o desempenho de papéis sociais, de acordo com aptidões individuais. Por isso, os indivíduos precisam aprender a se adaptar aos valores e normas vigentes na sociedade de classes através do desenvolvimento da cultura individual.
(  ) Tem como princípio a valorização da escola como instrumento de apropriação do saber. Defende que a atuação da escola consiste na preparação do aluno, por meio da aquisição de conteúdos e da socialização. Dessa forma é possível fornecer-lhe instrumental para uma participação organizada e ativa na democratização da sociedade.

Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA de associação, de cima para baixo. 

a) IV, II, III, l,V
b) V, IV, III, I, II
c) V, IV, I, III, II
d) II, IV, I, III, V
e) II, V, I, IIl, IV

Gabarito: a

31) Analise as seguintes características relacionadas a tendências pedagógicas.

I. O conteúdo é trabalhado de forma isolada, isto é, desvinculado dos interesses dos alunos e dos problemas reais da sociedade.
II. O professor deve colocar os alunos em condições adequadas de aprendizagem, considerando as suas necessidades, para estimulá-los a buscar por si mesmos conhecimentos e experiências.
III. Constitui uma tendência inspirada na teoria behaviorista da aprendizagem e na abordagem sistêmica do ensino.
IV. Inspirada no materialismo histórico-dialético, enfatiza que a escola pública cumpre a sua função social e política, possibilitando a difusão dos conhecimentos sistematizados a todos.
V. A atividade escolar é centrada na discussão de temas sociais e políticos, isto é, alunos e professores analisam problemas e realidades do meio social.

Assinale a alternativa abaixo em que a sequência das correntes pedagógicas está de acordo com as assertivas acima.

a) Tecnicista, Tradicional, Escola Nova, Pedagogia Crítico-Social dos Conteúdos, Pedagogia Libertadora.
b) Tradicional, Escola Nova, Tecnicista, Pedagogia Libertadora, Pedagogia Crítico-Social dos Conteúdos.
c) Pedagogia Libertadora, Escola Nova, Tecnicista, Tradicional, Pedagogia Crítico-Social dos Conteúdos.
d) Tradicional, Escola Nova, Tecnicista, Pedagogia Crítico-Social dos Conteúdos, Pedagogia Libertadora.
e) Tradicional, Tecnicista, Escola Nova, Pedagogia Libertadora, Pedagogia Crítico-Social dos Conteúdos.

Gabarito: d

32) Não é uma característica correspondente às tendências pedagógicas:

a) A pedagogia tradicional centra-se na mera transmissão dos conteúdos e na autoridade do professor.
b) A pedagogia tecnicista está associada à transmissão de conteúdos, mas põe um peso forte no desenvolvimento de habilidades práticas, no saber fazer.
c) A pedagogia da escola nova não se exclui a transmissão de conhecimentos, mas se considera mais importante a organização do ambiente de aprendizagem para que o aluno possa desenvolver sua própria atividade de aprender.
d) As pedagogias sócio-críticas consistem na formulação de conteúdos por especialistas nas disciplinas e a utilização de técnicas mais refinadas de transmissão, incluindo o computador e as mídias, em geral, o que resulta em um alto nível de ensino.

Gabarito: d

33) São exemplos de tendências pedagógicas progressistas:

a) a libertadoras, a libertária e a crítico-social dos conteúdos.
b) a libertária, a renovada e a crítico-social dos conteúdos.
c) a crítico-social dos conteúdos, a tecnicista e a renovada não-diretiva.
d) a tradicional, a libertária e a tecnicista.
e) a renovada, a renovada não-diretiva e a tecnicista.

Gabarito: a

34) Considerando as tendências pedagógicas, é correto afirmar:

a) Pedagogia Tradicional - foco sobre o conhecimento e valores sociais acumulados pela humanidade e na exposição e demonstração verbal da matéria.
b) Renovadora Progressista - adequação das necessidades individuais ao meio social por meio da instrução programada.
c) Renovadora não-diretiva - educação centralizada no professor, que garantirá um relacionamento de respeito.
d) Tecnicista - modeladora do comportamento humano através de técnicas autogestionárias específicas.
e) Crítico-social dos conteúdos - difusão dos conteúdos culturais universais que são incorporados pela humanidade.

Gabarito: a

35) Quais as tendências pedagógicas na Educação Física Escolar, sugeridas a partir do final da década de 1970, estão presentes nos Parâmetros Curriculares?

a) Psicomotora, tecnicista e humanista.
b) Psicomotora, construtivista, desenvolvimentista e abordagens críticas.
c) Tecnicista, esportivista e biologicista.
d) Tecnicista, esportivista, psicomotora e abordagens críticas.
e) Construtivista, esportivista e desenvolvimentista.

Gabarito: b

36)  A reordenação do processo educativo com base no pressuposto da neutralidade científica e nos princípios de racionalidade, da eficiência e da produtividade é defendida pela

a) pedagogia crítico-social dos conteúdos.
b) tendência pedagógica renovada não diretiva.
c) tendência pedagógica renovada progressivista.
d) pedagogia tradicional.
e) pedagogia tecnicista.

Gabarito: e

37) As tendências pedagógicas estão organizadas de acordo com a posição que cada uma adota em relação às finalidades sociais da escola. Essas finalidades afetam a relação professor/aluno, a prática escolar, os pressupostos de aprendizagem, o método de ensino e o papel da escola. A tendência pedagógica denominada pedagogia liberal
a) considera, em sua versão tradicional, que os conteúdos e os procedimentos didáticos estão relacionados à realidade social e ao cotidiano dos alunos.
b) propõe, em suas versões tradicional e renovada progressista, que o processo educativo privilegie as necessidades e os interesses individuais para a adaptação ao meio social.
c) propõe, em sua versão tradicional, que o ensino valorize a experiência direta do estudante sobre o meio social, considerando-o sujeito do conhecimento.
d) considera que a função da escola é preparar os indivíduos para o desempenho de papéis sociais, conforme valores e normas vigentes na sociedade de classes.
e) subdivide-se em três conjuntos: tendência tradicional, renovada progressivista/tecnicista e libertadora.

Gabarito: d

38) Para a tendência pedagógica liberal tecnicista,
a) a aprendizagem acontece de modo exploratório, para que o aluno responda a situações de modo criativo e inovador.
b) a escola deve atender às experiências do aluno de educar-se em um processo ativo de construção e reconstrução do conhecimento.
c) a pedagogia está orientada para os objetivos de autorrealização, que visam o desenvolvimento pessoal, e para as relações interpessoais.
d) a educação está subordinada à sociedade, tendo como função a preparação de recursos humanos, com vistas à maximização da produção.
e) na relação professor/aluno, predomina a autoridade do professor, detentor da verdade a ser aprendida.

Gabarito: d

39) A aprendizagem como método ativo, em que se aprende fazendo, valorizando-se as tentativas experimentais, a pesquisa, a descoberta, o estudo do meio natural e social, bem como a estratégia pedagógica de solução de problemas, é defendida pela tendência pedagógica
a) renovada não diretiva.
b) liberal tradicional.
c) progressista.
d) liberal renovada progressivista.
e) tecnicista.

Gabarito: d

40) Acerca do posicionamento das tendências pedagógicas diante da realidade e da prática social, assinale a opção correta.
a) A tendência da pedagogia renovada não diretiva propõe superar as pedagogias tradicional e renovada ao valorizar a ação pedagógica inserida na prática social concreta.
b) Tanto a tendência pedagógica libertadora quanto a libertária são antiautoritarismo, valorizando a experiência vivida como base da relação educativa e a ideia de autogestão pedagógica.
c) A educação tradicional questiona a realidade das relações do homem com a natureza e com os outros homens, com vistas à transformação das condições sociais.
d) As tendências renovadas extraem os conteúdos de ensino, denominados temas geradores, da problematização da prática de vida dos educandos.
e) Para as tendências pedagógicas liberais, as realidades sociais sustentam implicitamente as finalidades sociopolíticas da educação, devendo ser analisadas criticamente.

Gabarito: b

41) Sobre a Educação Patrimonial, é CORRETO afirmar:
a) Deve-se pautar pelo compromisso de contribuir com a identidade cultural dos diversos grupos que formam a sociedade nacional, orientando-se por objetivos associados à pluralidade de nos-sas raízes e matrizes étnicas.
b) Integra os planejamentos escolares como tarefa específica da disciplina História, convocada e sensibilizada no desenvolvimento de atividades lúdicas e de ampliação do conhecimento do passado e de sua relação com a sociedade.
c) O Patrimônio de uma cidade ou de um país, compreendido como marcas do passado, é fonte de estudo da História. O patrimônio, tomado sempre na sua forma material, portanto, é parte funda-mental do resgate do passado.
d) Tem participação importante na formação da sociedade nacional e deve ter, portanto, critério na escolha de lugares históricos, geralmente tombados pelo patrimônio, para representar e construir a unidade da nação.
e) Tem sua importância expressa nos currículos em todos os níveis de ensino, inclusive no ensino médio, já que é fundamental sua associação com a política nacional dos jovens eleitores, despertando sua consciência política.

Gabarito: a

42) A tendência pedagógica que considera que democratizar a escola consiste em auxiliar a construção da personalidade social do estudante, possibilitando-lhe se expressar bem, se comunicar de diversas formas, desenvolver o gosto pelo estudo e dominar o saber escolar, é denominada
a) crítico-social.
b) libertária.
c) tradicional.
d) tecnicista.
e) liberal.

Gabarito: a

43) Assinale a opção correta no que se refere à relação entre saberes e práticas pedagógicas.
a) Conforme a corrente pedagógica progressista, a prática docente deve pautar-se por programas e currículos determinados previamente por uma política de Estado.
b) Os saberes decorrem da práxis social, histórica, intencionada, realizada por um sujeito histórico, na qual sujeito e realidade estão dissociados pelo fazer pedagógico.
c) O saber pedagógico em uma escola crítica só pode se constituir a partir de um programa da escola, que realizará a mobilização de saberes.
d) Em uma escola crítica, deve-se privilegiar os procedimentos didático-metodológicos, evitando-se qualquer aspecto subjetivo.
e) A transformação ideológica e narcísica dos educadores pode impulsionar uma mudança na escola e nas práticas pedagógicas.

Gabarito: e

44) Os pressupostos das tendências pedagógicas determinam as concepções de educação, ensino e escola que orientam a prática educativa e docente. De acordo com o ideário libertário,
a) o objeto da educação desconsidera a identificação dos elementos culturais cuja assimilação faz dos indivíduos seres humanos, bem como a descoberta das formas mais adequadas para atingir esse objetivo.
b) o mais importante é ensinar para que o aluno assimile determinados conhecimentos, aprenda a estudar e a reproduzir conhecimentos, para lidar com situações novas.
c) a educação se expressa em movimento concomitante de crítica à educação burguesa e de formulação da própria concepção pedagógica, que se materializa na criação de escolas autônomas e autogeridas.
d) o processo educativo deve ser reordenado, com base no pressuposto da neutralidade científica, inspirado nos princípios de racionalidade, eficiência e produtividade, para tornar-se objetivo e operacional.
e) a educação é uma exigência do mercado e para o processo de trabalho humano em geral.

Gabarito: c

45) No que se refere às tendências pedagógicas e aos aspectos históricos a elas relacionados, assinale a opção correta.
a) A concepção pedagógica progressista postula que a educação é um bem de produção e um bem de consumo cuja importância está relacionada ao processo de desenvolvimento econômico.
b) Atualmente, o lema aprender a aprender, diferentemente do ideal da Escola Nova, relaciona-se à exigência de constante atualização decorrente da necessidade de ampliar a esfera da empregabilidade.
c) Denominam-se tendências pedagógicas renovadas aquelas denominadas pelo amplo movimento de contraposição à pedagogia tradicional que se desenvolveu a partir do final do século XIX e se estendeu às primeiras duas décadas do século XX.
d) A pedagogia da Escola Nova surgiu no contexto da década de 60 do século passado, que, marcada pela crítica à ordenação vigente e pela rebelião dos jovens, propiciou o surgimento das pedagogias não diretivas.
e) Denominam-se contra-hegemônicas as pedagogias que, orientadas e subsidiadas pelo Banco Mundial, buscam intencional e sistematicamente colocar a educação a serviço das forças vigentes.

Gabarito: b

Fontes: Questões Concursos Pedagogia | Caderno de Educação | Q Concursos | Ideia Criativa Cursos | Rota dos Concursos

Comentários