Teorias de Ensino e Aprendizagem

1) Os teóricos Piaget, Vygotsky e Wallon estudaram o desenvolvimento das funções psicológicas à luz da gênese e da evolução dessas funções. Tal abordagem é comumente conhecida como:
a) geneticista.
b) psicogenética.
c) histórico-crítica.
d) comportamentalista.

Gabarito: b

2) Jean Piaget divide os períodos do desenvolvimento humano de acordo com o aparecimento de novas qualidades de pensamento. Com base nessa teoria, assinale a alternativa correta.

a) Na idade adulta, surgem novas estruturas mentais que possibilitam o aumento gradual do desenvolvimento cognitivo.
b)  No período sensório-motor, o que de mais importante acontece é o aparecimento da linguagem, que provoca transformações nos aspectos intelectual, afetivo e social da criança.
c) No período das operações concretas, o recém-nascido exercita os reflexos e o fundo hereditário.
d) No período pré-operatório, a criança consegue exercer suas habilidades e capacidades a partir de objetos reais.
e) No período das operações formais, ocorre a passagem do pensamento concreto para o pensamento formal abstrato.

Gabarito: e
Os estágios do desenvolvimento humano
Piaget considera 4 períodos no processo evolutivo da espécie humana que são caracterizados "por aquilo que o indivíduo consegue fazer melhor" no decorrer das diversas faixas etárias ao longo do seu processo de desenvolvimento. São eles:
1º período: Sensório-motor (0 a 2 anos)
2º período: Pré-operatório (2 a 7 anos
3º período: Operações concretas (7 a 11 ou 12 anos)
4º período: Operações formais (11 ou 12 anos em diante)
Estágio sensório-motor (até 2 anos) - Segundo Piaget, nessa fase do desenvolvimento, o campo da inteligência da criança aplica-se a situações e ações concretas. Trata-se do período em que há o desenvolvimento inicial das coordenações e relações de ordem entre ações. É também o período da diferenciação entre os objetos e o próprio corpo.
Estágio pré-operatório (dos 2 aos 6/7 anos) - É a fase em que as crianças reproduzem imagens mentais. Elas usam um pensamento intuitivo que se expressa numa linguagem comunicativa - mas egocêntrica -, porque o pensamento delas está centrado nelas mesmas.
Estágio operatório concreto (dos 6/7 aos 11/12 anos) - Nessa fase as crianças são capazes de aceitar o ponto de vista do outro, levando em conta mais de uma perspectiva. Podem representar transformações, assim como situações estáticas. Têm capacidade de classificação, agrupamento, reversibilidade e conseguem realizar atividades concretas, que não exigem abstração.
Estágio das operações formais (dos 11/12 até a vida adulta) - É a fase de transição para o modo adulto de pensar. É durante essa fase que se forma a capacidade de raciocinar sobre hipóteses e idéias abstratas. Nesse momento, a linguagem tem um papel fundamental, porque serve de suporte conceitual.

3) Os estágios de desenvolvimento cognitivo definidos por Jean Piaget são:
a) Operações Figurativas, Operações Formais e Operações Operativas
b) Pensamento Figurativo e Pensamento Operativo
c) Sensório-Motor, Pós-Operatório, Operações Formais e Operações Informais
d) Sensório-Motor, Pré-Operatório, Operações Concretas e Operações formais
e) Pré-Operatório, Operatório e Pós-Operatório

Gabarito: d
Segundo Piaget, o desenvolvimento se dá em quatro períodos: sensório-motor (até 2 anos), pré-operatório (de 3 a 7 anos), operatório concreto (de 8 a 11 anos) e operatório formal (a partir de 12 anos).

4) De acordo com Piaget, o desenvolvimento cognitivo é um processo de sucessivas mudanças qualitativas e quantitativas das estruturas cognitivas, na qual cada estrutura deriva de estruturas precedentes. Ou seja, o indivíduo constrói e reconstrói continuamente as estruturas que o tornam cada vez mais apto ao equilíbrio. Essas construções seguem um padrão denominado, por Piaget, de estágios de desenvolvimento, que seguem idades mais ou menos determinadas. Entre as alternativas, abaixo, identifique a que caracteriza o estágio operatório concreto, etapa em que se encontram a maior parte das crianças nas séries iniciais do Ensino Fundamental:
a) Nessa etapa do desenvolvimento a criança, gradualmente, se torna capaz de organizar atividades em relação ao ambiente, por meio de atividades sensório motoras. A consciência sobre o meio externo se expande conforme suas ações se deslocam de seu próprio corpo para objetos.
b) Nessa fase surge um sistema de esquemas, a fim de incluir novas informações. A estrutura se modifica em função do meio e de suas variações. Implica uma integração de informações novas a uma estrutura anterior, ou mesmo a constituição de uma nova estrutura sob a forma de um esquema, num processo de adaptação ao meio.
c) Nesse momento a criança interioriza o meio, sendo capaz de representá-lo mentalmente. O desenvolvimento da representação cria as condições para a aquisição da linguagem, pois a capacidade de construir símbolos possibilita a aquisição dos significados sociais existentes no contexto em que vive.
d) Nesse período são desenvolvidas capacidades de se pensar em conceitos abstratos e no próprio processo de pensamento. Há a presença de pensamento hipotético dedutivo, raciocínio lógico, capacidade de resolução de problemas e de sistematização. A linguagem permite discussões lógicas e conclusões.
e) Nesse estágio há um desenvolvimento cognitivo das operações mentais, com predominância da lógica sobre eventos concretos. Ainda aparecem dificuldades de lidar com as situações hipotéticas e abstrações. Isso implica, dentre outros, no desenvolvimento da noção de reversibilidade e do raciocínio silogístico.

Gabarito: c

5) O processo de construção de conhecimento ocorre quando o agente atua no sentido de alterar suas próprias estruturas cognitivas para acomodar os desequilíbrios e chegar, assim, a uma nova situação de equilíbrio, que será acrescentada às estruturas cognitivas prévias.O trecho acima apresenta a *

a) Teoria da Equilibração das Estruturas Cognitivas, de Piaget
b) Técnica de Aula Passeio, de Freneit
c) Zona de Desenvolvimento Proximal, de Vygotsky
d) Pedagogia da Avaliação e Autoavaliação, de Freneit
e) Pedagogia da Autonomia, de Paulo Freire.

Gabarito: a
Teoria de Piaget
A construção do conhecimento ocorre quando acontecem ações físicas ou mentais sobre objetos que, provocando o desequilíbrio, resultam em assimilação ou, acomodação e assimilação dessas ações e, assim, em construção de esquemas ou conhecimento. Em outras palavras, uma vez que a criança não consegue assimilar o estímulo, ela tenta fazer uma acomodação e após, uma assimilação e o equilíbrio é, então, alcançado.

6) Conforme a teoria de Vygotsky, o caminho que o indivíduo vai percorrer para desenvolver funções que estão em processo de amadurecimento e que se tornarão funções consolidadas, estabelecidas no seu nível real, é denominado:
a) zona de desenvolvimento experiencial.
b) zona de desenvolvimento diferencial.
c) zona de desenvolvimento relacional.
d) zona de desenvolvimento proximal.
e) zona de desenvolvimento original.

Gabarito: d

7) O processo de modificação do comportamento dos seres humanos, assim como o de outros animais, denomina-se
a) interação.
b) aprendizagem.
c) mutação.
d) evolução.
e) maturação.

Gabarito: b

8)  As teorias crítico-reprodutivistas são críticas, uma vez que, postulam não ser possível compreender a educação senão a partir dos seus condicionantes sociais. Há, pois, nessas teorias uma cabal percepção da dependência da educação e relação à sociedade. Como chegam invariavelmente à conclusão de que a função própria da educação consiste na reprodução da sociedade em que ela se insere, recebem a denominação de teorias críticas-reprodutivas.

Dermeval Saviani. Escola e Democracia. 41ª ed. rev. Campinas: Autores Assocados, 2009 (com adaptações)

A partir do texto precedente, assinale a opção correta, acerca das teorias crítico-reprodutivistas.

a) Os aparelhos ideológicos do Estado funcionam massivamente pelos rituais econômicos e políticos e, secundariamente, pelos rituais educativos.
b) Incluem-se entre as teorias crítico-reprodutivistas a teoria do sistema de ensino como violência simbólica, a teoria da escola como aparelho ideológico de Estado (AIE) e a teoria da escola dualista.
c) A teoria do sistema de ensino como violência simbólica foi desenvolvida por Althusser.
d) O termo violência simbólica relaciona-se à ideia de que toda e qualquer sociedade se estrutura como um sistema de relações de força emocional cujo papel é enfraquecer, por dissimulação, as relações de força material.
e) Os autores que defendem a teoria da escola dualista se empenham em mostrar que a escola, embora pareça unitária e unificadora, é dividida em duas grandes redes, a rede pública e a rede privada.

Gabarito: b

9) Para Vigotsky, a aprendizagem humana é
a) A compreensão dos conteúdos formais e científicas do currículo.
b) A maturação das capacidades inatas que leva à expressão das características pessoais.
c) A possibilidade do desenvolvimento do ser humano como sujeito de determinada cultura.
d) O efeito do ambiente sobre a pessoa que recebe as informações elaboradas pela humanidade.
e) O desenvolvimento dos esquemas motores e cognitivos a partir da idade pré-escolar.

Gabarito: c
Vygotsky baseou toda sua obra na linguagem e sua relação com o pensamento. Para ele, a história da sociedade e o desenvolvimento do homem estão totalmente ligados, de forma que não seria possível separá-los. Desde que nascem, as crianças têm constante interação com os adultos, pois estes, naturalmente, procuram passar para as crianças sua maneira de se relacionar e sua cultura. Assim, para Vygotsky, a aprendizagem sempre inclui relações entre
pessoas. Ele defende a ideia de que não há desenvolvimento pronto e previsto dentro de nós que vai se atualizando conforme o tempo passa. O desenvolvimento é pensado como um processo, onde estão presentes a maturação do organismo, o contato com a cultura produzida pela humanidade e as relações sociais que permitem a aprendizagem.

10) Para Vygotsky, no processo da constituição humana, as funções psicológicas superiores são de origem:
a) Sociocultural.
b) Biológica.
c) Comportamental.
d) Transcendental.
e) Existencial.

Gabarito: a
De acordo com Vygotsky, todas as atividades cognitivas básicas do indivíduo ocorrem de acordo com sua história social e acabam se constituindo no produto do desenvolvimento histórico-social de sua comunidade. Portanto, as habilidades cognitivas e as formas de estruturar o pensamento do indivíduo não são determinadas por fatores congênitos.
São, isto sim, resultado das atividades praticadas de acordo com os hábitos sociais da cultura em que o indivíduo se desenvolve. Consequentemente, a história da sociedade na qual a criança se desenvolve e a história pessoal desta criança são fatores cruciais que vão determinar sua forma de pensar.
Neste processo de desenvolvimento cognitivo, a linguagem tem papel crucial na determinação de como a criança vai aprender a pensar, uma vez que formas avançadas de pensamento são transmitidas à criança através de palavras.
Para Vygotsky, um claro entendimento das relações entre pensamento e língua é necessário para que se entenda o processo de desenvolvimento intelectual. Linguagem não é apenas uma expressão do conhecimento adquirido pela criança. Existe uma inter-relação fundamental entre pensamento e linguagem, um proporcionando recursos ao outro. Desta forma a linguagem tem um papel essencial na formação do pensamento e do caráter do indivíduo.

11)  A respeito dos estudos de Vygotsky, é incorreto afirmar que:
a) As formas superiores de comportamento consciente do homem originam-se de sua vida em sociedade, nas relações sociais que mantém com outros seres humanos;
b) A zona de desenvolvimento proximal é caracterizada como a distância entre o nível de desenvolvimento real, que se costuma determinar por meio da ação autônoma e o nível de desenvolvimento potencial, determinado pela ação colaborativa;
c) O homem se constitui como ser humano, principalmente pelas suas características elementares (naturais ou biológicas) que herda de seus antepassados, e não nas relações que estabelece com a história social dos homens;
d) A relação entre o homem e a natureza, entre o homem e o outro, é sempre mediada por produtos culturais humanos como os instrumentos e os signos, que conferem à atividade humana seu caráter produtivo;
e) O sistema de signos mais importante para o homem é a linguagem, que possibilita a comunicação social, o estabelecimento de significados compartilhados por determinado grupo cultural.

Gabarito: c
Assim como no reino animal, para o ser humano pensamento e linguagem têm origens diferentes. Inicialmente o pensamento não é verbal e a linguagem não é intelectual. Suas trajetórias de desenvolvimento, entretanto, não são paralelas – elas cruzam-se. Em dado momento, a cerca de dois anos de idade, as curvas de desenvolvimento do pensamento e da
linguagem, até então separadas, encontram-se para, a partir daí, dar início a uma nova forma de comportamento.
De acordo com Vygotsky, todas as atividades cognitivas básicas do indivíduo ocorrem de acordo com sua história social e acabam se constituindo no produto do desenvolvimento histórico-social de sua comunidade. Portanto, as habilidades cognitivas e as formas de estruturar o pensamento do indivíduo não são determinadas por fatores congênitos.
São, isto sim, resultado das atividades praticadas de acordo com os hábitos sociais da cultura em que o indivíduo se desenvolve. Consequentemente, a história da sociedade na qual a criança se desenvolve e a história pessoal desta criança são fatores cruciais que vão determinar sua forma de pensar.
Neste processo de desenvolvimento cognitivo, a linguagem tem papel crucial na determinação de como a criança vai aprender a pensar, uma vez que formas avançadas de pensamento são transmitidas à criança através de palavras.
Um dos princípios básicos da teoria de Vygotsky é o conceito de ―zona dedesenvolvimento próximo‖. Zona de desenvolvimento próximo representa a diferença entre a capacidade da criança de resolver problemas por si própria e a capacidade de resolvê-los com ajuda de alguém. Em outras palavras, teríamos uma ―zona de desenvolvimento auto-suficiente‖ que
abrange todas as funções e atividades que a criança consegue desempenhar por seus próprios meios, sem ajuda externa. Zona de desenvolvimento próximo, por sua vez, abrange todas as funções e atividades que a criança ou o aluno consegue desempenhar apenas se houver ajuda de alguém. Esta pessoa que intervém para orientar a criança pode ser tanto um adulto (pais, professor, responsável, instrutor de língua estrangeira) quanto um colega que já tenha desenvolvido a habilidade requerida.

12)  Lev S. Vygotsky foi um importante pensador, tendo sido um dos primeiros a desenvolver a noção de que o desenvolvimento intelectual das crianças ocorre em função das interações sociais e condições de vida. A respeito da obra e pensamento desse autor, assinale a alternativa correta.
a) O socioconstrutivismo (ou sociointeracionismo) é a corrente pedagógica que se originou do pensamento de Vygotsky e aponta para a idéia de que as crianças são influenciadas pelas interações com o mundo, especialmente com a natureza, sendo por isso considerada uma teoria de base ecológica.
b) O acesso à cultura (e consequentemente à formação) somente ocorre por meio de processos de mediação, que são constituídos por sistemas simbólicos construídos nas relações sociais entre o indivíduo e o(s) grupo(s) em que está inserido.
c) A base biológica, mesmo pouco importante, é o pano de fundo sobre o qual as interações sociais ocorrem, de modo que o desenvolvimento intelectual do sujeito depende de condições biológicas adequadas.
d) A mediação é uma categoria determinante no pensamento de Vygotsky, pois enfatiza que o conhecimento deriva da ação do sujeito sobre a realidade. Como resultado, sempre que o sujeito age, ele interage com as relações sociais e com o outro.
e) Segundo o pensamento de Vygotsky, a aprendizagem das idéias e conceitos do mundo real equivale à forma escolar, de maneira que a escola demonstra adequadamente as desigualdades sociais e econômicas postas na sociedade.

Gabarito: b
Vygotsky deve, em certa medida, ser compreendido em função de sua jovem e breve carreira. Morreu de tuberculose com trinta e sete anos e, diferentemente de Freud e Piaget, nunca teve a oportunidade de revisar e reformular sua teoria. Apesar disso, há uma notável coerência no fundo de sua obra, da qual emerge uma psicologia de amplitude e de brilhantes 
intuições temáticas. Estas intuições estavam interconectadas com uma emergente teoria marxista de homem, que era muito mais avançada que as rígidas doutrinas de seus contemporâneos marxistas. Seu interesse radicava no futuro e em como a criança se apropria da bagagem generativa com a qual se pode construir mundos possíveis. Tanto quanto Piaget, foi um construtivista. Mas pensava que se utilizavam os instrumentos a consciência que, para ele, era essencialmente social. Foi, consequentemente, oficialmente condenado pelo marxismo estabelecido da época – os anos trinta.
Para Vigotsky, a mente humana nem cresce naturalmente, por bem alimentada que esteja, nem se encontra livre das travas das limitações históricas. Um conceito fundamental de desenvolvimento do Vigotsky é sua conhecida Zona de Desenvolvimento Proximal, ou ZDP para abreviar. ZDP é a capacidade diferencial da criança para captar e utilizar os sinais e instruções daqueles que são mais eruditos, mais conscientes e mais experientes do que ela, e que, de fato, colaboram com ela, por exemplo, tentando ―ensiná-la‖. Concebe a ZDP quase como o modus experandi (forma de experimentar) da criança para lograr sua capacidade intelectual.
A cultura proporciona os meios para saltar para o futuro, cultura que é criada pela história e transmitida pelos demais. Este é seu veículo transacional fundamental no desenvolvimento, e é, para Vigotsky, o instrumento pelo meio do qual a cultura reproduz a si mesma.
Sua teoria também concede grande importância à função da consciência e da reflexão. Tomemos, como exemplo para ilustrá-lo, sua discussão sobre a aprendizagem da matemática. Digamos que a criança tenha aprendido a realizar operações de aritmética. Com orientação e instruções pode chegar a fazer álgebra. Na opinião de Vigotsky, chega a dominá-la com a prática, o que dá lugar ao desenvolvimento da consciência do que está fazendo e de como o faz – de modo muito semelhante à teoria piagetiana.
Para Vigotsky (e também para Freud em um sentido mais ou menos vago), a linguagem proporciona (em palavras de Dewey) um meio para classificar os pensamentos de cada um sobre o mundo. Mas, era algo mais do que isto na teoria de Vigotsky, pois seu modelo de desenvolvimento era radicalmente mais social. Não partia de uma criança enfrentando o mundo com problema, mas concebia a criança desde o princípio colaborando com outros, enfrentando um mundo que está formado por processos simbólicos.
Tinha o mesmo significado que o conceito Délfico do segundo sistema de sinas que proporcionava a psicologia pós-pavloviana da União Soviética os meios para poder ultrapassar a noção simples do condicionamento como um processo implicado na aprendizagem.

13) O estudo da psicologia, baseado na visão histórica e social dos processos de desenvolvimento infantil, apresentado por Vygotsky, aponta que “o brincar é uma atividade humana criadora, na qual imaginação, fantasia e realidade interagem na produção de novas possibilidades de interpretação, de expressão e de ação das crianças assim como de novas formas de construir relações sociais com outros sujeitos, crianças e adultos.” (BORBA, Ângela M. Orientações para inclusão da criança de 6 anos.SEE.2007)
Para melhor compreender o que diz Vygotsky no texto acima, pode-se dizer que:
a) A brincadeira é um espaço privilegiado de interação e confronto de diferentes crianças com diferentes pontos de vista.
b) A brincadeira é uma situação organizada, na qual a criança tem que tomar decisões pertinentes a diversas situações que surgem nos contextos criados.
c) A brincadeira permite que a criança reproduza os valores que vivencia diariamente, ajudando-a a socializar-se.
d) A brincadeira oportuniza que a criança, de modo ativo, reinterprete o mundo, produzindo novos saberes e práticas.

Gabarito: d
Ao brincar, a criança está sempre acima da própria idade, acima de seu comportamento diário, maior do que é na realidade. Na medida em que a criança imita os mais velhos em suas atividades padronizadas culturalmente, ela gera oportunidades para o desenvolvimento intelectual. Inicialmente, seus jogos são lembranças e reproduções de situações reais; porém, através da dinâmica de sua imaginação e do reconhecimento de regras implícitas que dirigem as atividades reproduzidas em seus jogos, a criança adquire um controle elementar do pensamento abstrato. Nesse sentido, o brinquedo dirige o desenvolvimento.

14) As ideias de Vygotsky fundamentam uma concepção sobre a prática pedagógica e sobre a atuação do docente. Identifique a veracidade na exposição de suas postulações:
I. O desenvolvimento psicológico das crianças deve ser olhado de maneira prospectiva.
II. O grupo social tem uma atuação significativa na mediação entre a cultura e o indivíduo.
III. As funções psicológicas se originam nas relações do indivíduo com o contexto cultural e social.
IV. Os processos de desenvolvimento despertam os processos de aprendizagem.
Marque a opção que reúne as afirmativas VERDADEIRAS:
a) Apenas as afirmativas II e III.
b) Apenas as afirmativas I, III e IV.
c) Apenas as afirmativas II, III e IV.
d) Apenas as afirmativas I, II e III.

Gabarito: d
Para Vigotsky, a mente humana nem cresce naturalmente, por bem alimentada que esteja, nem se encontra livre das travas das limitações históricas. A linguagem proporciona um meio para classificar os pensamentos de cada um sobre o mundo.
É impossível conceber o dinamismo de Vigotsky sem ter presente a revolução russa. Vigotsky formulou uma teoria genética na qual o homem era ajudado pela sociedade para desenvolver-se plenamente.
Diferentemente de seus rígidos mentores e críticos marxistas, incluiu um ―princípio de espontaneidade‖ na consciência e na reflexão que nos permitira avançar a um nível superior. Os meios para isto eram tanto a linguagem como a forma em que ela nos relaciona, ao mesmo tempo, coma cultura e nos permite transmiti-la. A cultura atua, portanto, como capacitadora. De acordo com Vigotsky, todas as atividades cognitivas básicas do indivíduo ocorrem de acordo com sua história social e acabam se constituindo no produto do desenvolvimento histórico-social de sua comunidade. Portanto, as habilidades cognitivas e as formas de estruturar o pensamento do indivíduo não são determinadas por fatores congênitos. São, isto sim, resultado das atividades praticadas de acordo com os hábitos sociais da cultura em que o indivíduo se desenvolve. Consequentemente, a história da sociedade na qual a criança se desenvolve e a história pessoal desta criança são fatores cruciais que vão determinar sua forma de pensar. Neste processo de desenvolvimento cognitivo, a linguagem tem papel crucial na determinação de como a criança vai aprender a pensar, uma vez que formas avançadas de pensamento são transmitidas à criança através de palavras. Para Vigotsky, um claro entendimento das relações entre pensamento e língua é necessário para que se entenda o processo de desenvolvimento intelectual. Linguagem não é apenas uma expressão do conhecimento adquirido pela criança. Existe uma inter-relação fundamental entre pensamento e linguagem, um  proporcionando recursos ao outro. Desta forma a linguagem tem um papel essencial na formação do pensamento e do caráter do indivíduo.

15) Assinale a alternativa incorreta, quanto a Lev Semenovitch Vygotsky.
a) Lev Semenovitch Vygotsky Pensador importante em sua área, foi pioneiro na noção de que o desenvolvimento intelectual das crianças ocorre em função das interações sociais e condições de vida.
b) Para Vygotsky, os signos, a linguagem simbólica desenvolvida pela espécie humana, não têm um papel similar ao dos instrumentos: tanto os instrumentos de trabalho quanto os signos são construções da mente humana, que estabelecem uma relação de mediação entre o homem e a realidade.
c) Por esta similaridade, Vygotsky denominava os signos de instrumentos simbólicos, com especial atenção à linguagem, que para ele configurava-se um sistema simbólico fundamental em todos os grupos humanos e elaborado no curso da evolução da espécie e história social.
d) A linguagem é uma espécie de cabo de vassoura muito especial, capaz de transformar decisivamente os rumos de nossa atividade. Quando aprendemos a linguagem específica do nosso meio sociocultural, transformamos radicalmente os rumos de nosso próprio
desenvolvimento.
e) Assim, podemos ver como a visão de Vygotsky dá importância à dimensão social, interpessoal, na construção do sujeito psicológico.

Gabarito: b
Vygotsky desenvolveu inúmeros conceitos fundamentais para que compreendamos a origem de nossas concepções e a forma como as exprimimos. O trabalho de Vygotsky ajuda a explicar o desenvolvimento cognitivo do ser humano e também serve como base das recentes tendências na linguística aplicada em direção a metodologias de ensino de línguas estrangeiras menos planificadas e mais naturais e humanas, mais comunicativas e baseadas na experiência prática em ambientes multiculturais de convívio.
Um dos princípios básicos da teoria de Vygotsky é o conceito de zona de desenvolvimento próximo. Zona de desenvolvimento próximo representa a diferença entre a capacidade da criança de resolver problemas por si própria e a diferença entre a capacidade da criança de resolvê-los com ajuda de alguém. Em outras palavras, teríamos uma zona de desenvolvimento autossuficiente que abrange todas as funções e atividades que a criança consegue desempenhar por seus próprios meios, sem ajuda externa.

16) Vygotsky conceituou o desenvolvimento intelectual de cada pessoa em dois níveis onde a construção do conhecimento se dará coletivamente, portanto, sem ignorar a ação intrapsíquica do sujeito. Identifique a alternativa CORRETA sobre esses dois níveis:
a) Um natural e um sobrenatural;
b) Um político e um social;
c) Um individual e um coletivo;
d) Um real e um potencial;
e) Um social e um coletivo.

Gabarito: d
Vygotsky conceituou o desenvolvimento intelectual de cada pessoa em dois níveis: um real e um potencial. O real é aquele já adquirido ou formado, que determina o que a criança já é capaz de fazer por si própria porque já tem um conhecimento consolidado. Por exemplo, se domina a adição esse é um nível de desenvolvimento.
O potencial é quando a criança ainda não aprendeu tal assunto, mas está próximo de aprender, e isso se dará principalmente com a ajuda de outras pessoas. Por exemplo, quando ela já sabe somar, está bem próximo de fazer uma multiplicação simples, precisa apenas de um ―empurrão

17) Um dos pilares do pensamento de Vygotsky é
a) a relação homem-mundo é mediada por sistemas simbólicos.
b) a educação deve acentuar o ensino humanístico.
c) a realidade contém suas próprias leis.
d) a relação homem-mundo é centrada na auto realização.
e) a realidade leva à autodescoberta e induz ao autoconhecimento.

Gabarito: a

18) São contribuições da teoria de Vygotsky, EXCETO:
a) o desenvolvimento cognitivo para Vygotsky é a transformação das relações sociais em funções mentais, ou seja, é na interação social que o desenvolvimento cognitivo é construído.
b) o desenvolvimento da inteligência é fruto da interação entre o indivíduo e o meio social.
c) a construção do conhecimento ocorre quando acontecem ações físicas ou mentais sobre objetos que, provocando o desequilíbrio, resultam em assimilação ou, acomodação.
d) a interação social tem papel fundamental nesta articulando a construção do pensamento por meio da linguagem.

Gabarito: c

19) Assinale, dentre as opções de resposta, a seguir, aquela que apresenta – na mesma sequência - os teóricos ligados à educação que correspondem às seguintes tendências do ensino escolar: a) não-diretividade; b) dialogicidade; c) behaviorismo; d) sócio-interacionismo; e) construtivismo:
a) Freire – Vygotsky – Rogers – Habermas – Piaget.
b) Skinner – Freire – Vygotsky – Piaget – Rogers
c) P. Levy - Rogers – Skinner – R. Tyler – Vygotsky.
d) Rogers – Freire – Skinner – Vygotsky – Piaget.
e) Piaget – Rogers – Freire – Skinner – Vygotsky.

Gabarito: d

20) Considerando a teoria de Vygotsky, é correto afirmar que:
a) As intervenções do professor exercem maiores transformações quando atuam na consolidação de conhecimentos já adquiridos.
b) O curso do desenvolvimento precede sempre ao curso da aprendizagem.
c) As relações entre aprendizagem e desenvolvimento não foram discutidas por Vygotsky.
d) Aprendizagem e desenvolvimento são processos completamente separados.
e) A aprendizagem escolar orienta e estimula processos de desenvolvimento nos indivíduos.

Gabarito: e

21) A Zona de Desenvolvimento Proximal é a distância entre o nível de desenvolvimento real e o nível de desenvolvimento potencial, determinado através da solução de problemas sob a orientação de um adulto. Este conceito é de
a) Piaget.
b) Paulo Freire.
c) Vygotsky.
d) Wallon.
e) Rubens Alves

Gabarito: c

22) A estrutura teórica marxista da Psicologia desenvolvida por Vygotsky pressupõe que:
a) todos os fenômenos devem ser estudados como processos em permanente movimento e transformação.
b) o homem pode, através de suas características inatas e de sua subjetividade, transformar a natureza por meio do seu trabalho.
c) o conhecimento psicológico se torna possível a partir de uma análise apurada daquilo que é aparente e atual
d) a captura das determinações constitutivas do objeto só é possível quando se abandona a pretensão de conhecer suas gêneses.
e) a consciência do homem é que determina as formas de vida e de construção das relações produtivas.

Gabarito: a

23) A posição de Vygotsky sobre a relação entre desenvolvimento e aprendizagem é que o
a) desenvolvimento é dependente da maturação e condiciona o aprendizado.
b) desenvolvimento é definido como a substituição de respostas inatas a partir do aprendizado.
c) aprendizado e o desenvolvimento são coincidentes e contemporâneos.
d) aprendizado alavanca o desenvolvimento devido ao estabelecimento das relações sociais.
e) processo de desenvolvimento da criança é independente do aprendizado.

Gabarito: d

24) A distância entre o que a criança já se sabe e o que se pode saber com alguma assistência é denominada por Vygotsky de:
a) Zona de desenvolvimento real.
b) Zona de desenvolvimento potencial.
c) Zona de desenvolvimento exponencial.
d) Zona de desenvolvimento proximal.

Gabarito: d

25) Quarto estágio da teoria de Piaget do desenvolvimento cognitivo, que ocorre durante a adolescência, que possibilita estabelecer relações e coordenar pontos de vista diferentes (próprios e de outrem ) e de integrá-los de modo lógico e coerente. Outro aspecto importante neste estágio refere-se ao aparecimento da capacidade de interiorizar as ações, ou seja, ela começa a realizar operações mentalmente.
a) Sensório motor
b) Pré-operacional
c) Operações Concretas
d) Operações Formais

Gabarito: c

26) A relação entre professor e aluno, numa perspectiva interacionista, considera que:
a) O papel do professor é o de criar situações, provocar desequilíbrios, fazer desafios, propiciando condições em que possam se estabelecer reciprocidade intelectual e cooperação, ao mesmo tempo, moral e racional.
b) Compete ao aluno o controle do processo de aprendizagem.
c) Cabe ao professor a responsabilidade de planejar e desenvolver o sistema de aprendizagem.
d) É uma relação vertical em que o professor detém o poder decisório quanto à metodologia, conteúdo e avaliação.

Gabarito: a

27) Sobre a avaliação numa perspectiva sociointeracionista NÃO podemos afirmar que:
a) Tem como foco fornecer informações acerca das ações de aprendizagem e, portanto, não pode ser realizada apenas ao final do processo, sob pena de perder seu propósito.
b) É um processo em que realizar provas e testes, atribuir notas ou conceitos é apenas parte do todo.
c) Refere-se à reflexão sobre as informações obtidas com vistas a planejar o futuro.
d) A avaliação escolar deve ser entendida como sinônimo de medida, de atribuição de um valor em forma de nota ou conceito.

Gabarito: d

28) A concepção de escola numa perspectiva sóciocultural é a de ser:
a) Uma agência educacional e visa adotar formas de controle, de acordo com os comportamentos que pretende instalar e manter.
b) Uma instituição que existe num contexto histórico de uma dada sociedade.
c) Restringe-se a um processo de transmissão de informações.
d) Faz parte da vida, contudo não é vida

Gabarito: b

29) De acordo com os estudos do pensador Lev Vygotsky, existem três momentos importantes da aprendizagem da criança. Quais são estes momentos, entre os indicados abaixo?
I – A zona de desenvolvimento longitudinal, que é tudo que a criança ainda não domina com habilidade.
II – A zona de desenvolvimento potencial, que é tudo que a criança ainda não domina, mas que se espera que ela seja capaz de realizar.
III – A zona de desenvolvimento proximal, que é tudo que a criança somente realiza com o apoio de outras pessoas.
IV – A zona de desenvolvimento real, que é tudo que a criança já é capaz de realizar sozinha.
a) Apenas I, II e III.
b) Apenas I, II e IV.
c) Apenas I, III e IV.
d) Apenas II, III e IV

Gabarito: d

30) Dentre as teorias abaixo, marque a opção que corresponde à teoria de aprendizagem segundo Lev Vygotsky.
a) A aprendizagem é uma experiência social, a qual é mediada pela interação entre a linguagem e a ação.
b) A criança responde às impressões que as coisas lhe causam com gestos dirigidos a elas.
c) Equilibração é o processo da passagem de uma situação de menor equilíbrio para uma de maior equilíbrio.
d) Os comportamentos são obtidos punindo o comportamento não desejado e reforçando ou incentivando o comportamento desejado com um estímulo, repetido até que ele se torne automático.

Gabarito: a

31) De acordo com Piaget, a criança age sobre os objetos do ambiente para conhecê-los por meio de alguma base de conhecimento que já possua. A esse processo de utilizar um esquema que já existe e aplicá-lo a uma nova situação, Piaget chama de:
a) Equilibração
b) Assimilação
c) Acomodação
d) Esquematização

Gabarito: b

32) Qual, dentre as várias teorias que versam a respeito do processo de aprendizagem, defende a ideia de que o sujeito aprende na relação com outros sujeitos mais experientes?
a) Estruturalista
b) Histórico Cultural
c) Ambientalística
d) Contemporânea

Gabarito: b

33) Segundo pesquisadores, o processo de ensino se classificam nas seguintes abordagens, EXCETO:
a) Tradicional
b) Humanista
c) Empirista
d) Sociocultural

Gabarito: c

34) Assinale a alternativa INCORRETA em relação aos Estágios de Desenvolvimento Cognitivo propostos por Piaget:
a) No Estágio Operatório Formal as crianças utilizam símbolos para representar a realidade. O egocentrismo está bastante presente e elas possuem uma incapacidade de pensar através das consequências de uma ação e de entender noções de lógica.
b) No Estágio Operatório Concreto a criança apresenta um declínio do egocentrismo, começa a se socializar em grupos, reconhecendo uma liderança.
c) No Estágio Sensório- motor a criança passa do nível neonatal, marcado pelo funcionamento dos reflexos inatos, para outro em que ela já é capaz de uma organização perceptiva e motora dos fenômenos do meio.
d) No Estágio pré-operatório a criança interioriza o meio, sendo capaz agora de representá-lo mentalmente.

Gabarito: a

35) “Vygotsky deu início a uma discussão inteiramente nova não só em relação à aprendizagem, mas também no que se refere ao desenvolvimento e às funções do ensino”. Assinale a alternativa INCORRETA:
a) Vygotsky defende que não existe um único nível de desenvolvimento, mas sim dois: o nível de desenvolvimento potencial e a zona de desenvolvimento proximal.
b) Vygotsky estabeleceu as bases para uma nova compreensão da relação entre o sujeito psicológico e o contexto histórico, que resgata o sentido subjetivo e pessoal do homem.
c) Vygotsky considerava que os processos psicológicos inferiores e superiores humanos constituem-se em atividades mediadas pela linguagem, estruturadas em sistemas funcionais, dinâmicos e historicamente imutáveis. d) Vygotsky não nega a existência de uma relação entre determinado nível de desenvolvimento e capacidade potencial de aprendizagem dos alunos, o que significa obviamente que a aprendizagem deve se dar de forma coerente com o nível de desenvolvimento do aluno.

Gabarito: c

36) “O nível de desenvolvimento de uma criança é caracterizado por aquilo que ela consegue fazer com a ajuda de outras pessoas”. O pensamento acima citado corresponde a ideia de:
a) Vygotsky
b) Wallon
c) Freud
d) Armandinho
e) Sarah Brightman

Gabarito: a

37) Conforme o autor Vygotsky, a vida social e a constante comunicação entre adultos e crianças despertam e intensificam o pensamento; isso permite ______ de experiências de geração em geração, por muitas gerações. Assinale a alternativa que corresponde ao espaço em branco de forma CORRETA:
a) Mediação
b) Assimilação
c) Experiência
d) Função
e) Transferência

Gabarito: b

38) Para este grande pensador o desenvolvimento intelectual das crianças ocorre em função das interações sociais e condições de vida. Trabalhou, com a noção de que a relação do homem com o mundo não é uma relação direta, mas, fundamentalmente, uma relação mediada. O texto refere-se a:
a) Jean Piaget
b) Lev Vygotsky
c) Emília Ferreiro
d) Paulo Freire

Gabarito: b

39) Piaget, embora não tendo sido um educador, contribuiu muito para a discussão de questões relativas ao desenvolvimento do raciocínio do homem. Segundo Piaget, a criança age sobre os objetos do ambiente para conhecê-los por meio de alguma base de conhecimento que já possua. A esse processo de utilizar um esquema que já existe e aplicá-lo a uma nova situação, Piaget chama de:
a) Esquematização
b) Assimilação
c) Acomodação
d) Equilibração

Gabarito: b

40)  Compreender a questão da mediação, que caracteriza a relação do homem com o mundo e com os outros homens, é de fundamental importância justamente porque é através desse processo que as funções psicológicas superiores, especialmente humana se desenvolvem. Vygotsky distingue elementos básicos responsáveis por essa mediação:
I. O instrumento que tem a função de regular as ações sobre os objetos.
II. O símbolo que representa a realidade do pensamento humano.
III. O signo que regula as ações sobre o psiquismo das pessoas.
IV. A linguagem que possibilita o intercâmbio social.
a) Somente II e IV estão corretas.
b) Somente I e IV estão corretas.
c) Somente II e III estão corretas.
d) Somente I e III estão corretas.
e) Somente I e II estão corretas.

Gabarito: d

41) Assinale a alternativa INCORRETA em relação às fases do desenvolvimento infantil.
a) É no estágio Operatório -Concreto que a criança inicia a capacidade de representar uma coisa por outra. Forma esquemas simbólicos.
b) Estágio Sensório-Motor de 0 a 2 anos. O desenvolvimento inicial das coordenações e relações de ordem entre ações, início de diferenciação entre o próprio corpo e os objetos.
c) No Estágio Pré-operatório a criança adquire a função simbólica e a linguagem.
d) O Estágio Operatório-Concreto é caracterizado pela reversibilidade de pensamento.

Gabarito: a

42) Na perspectiva interacionista de Piaget sobre o desenvolvimento cognitivo, a inteligência é:
a) Uma estrutura somente cerebral, tendo assim a função de realizar adaptações neurológicas durante a infância.
b) Uma estrutura biológica, e assim como as outras, tem a função de realizar adaptações do organismo.
c) Uma estrutura emocional, tendo assim a função de realizar adaptações de caráter e personalidade durante a infância e a adolescência.
d) Uma intervenção sociocultural, tendo assim a função de realizar adaptações com o meio e o objeto, somente se realizado de maneira independente.

Gabarito:b

43) Acerca dos principais princípios do construtivismo analise as alternativas e assinale a resposta incorreta:
a) O centro do processo de aprendizagem é o aluno.
b) O professor não é um mero transmissor de informações.
c) Os níveis de amadurecimento, desenvolvimento e conhecimento de cada aluno deve ser respeitado e levado em consideração no processo de aprendizagem.
d) O ensino é realizado e percebido como um processo estático, como ocorre nos métodos pedagógicos tradicionais.
e) O conhecimento não é entendido como uma versão exata da realidade, mas sim uma reconstrução daquele que está aprendendo.

Gabarito: d

44) Segundo Piaget, o pensamento infantil passa por quatro estágios, desde o nascimento até o início da adolescência, quando a capacidade plena de raciocínio é atingida. Segundo ele:
a) A criança constrói conhecimento somente na interação com outras crianças.
b) O aprendizado da criança não está relacionado com a interação da criança com o meio.
c) O ensino só se efetiva mediante a avaliação.
d) A criança constrói o conhecimento a partir de suas descobertas quando em contato com o mundo e com os objetos.
e) O processo de ensino/aprendizagem deve ser um processo rigoroso, centrado no professor.

Gabarito: d

45) Piaget criou um campo de investigação que denominou _____________________, isto é, uma teoria do conhecimento centrada no desenvolvimento natural da criança. Segundo ele, o pensamento infantil passa por quatro estágios, desde o nascimento até o início da adolescência, quando a capacidade plena de raciocínio é atingida. A grande contribuição de Piaget foi estudar - _______________________.
De acordo com Jean Piaget, assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas acima.
a) epistemologia genética – o raciocínio lógico matemático
b) período sensório motor – a assimilação e acomodação
c) assimilação e acomodação – os estágios de desenvolvimento
d) período das operações concretas – a epistemologia genética
e) raciocínio lógico-matemático – os estágios de desenvolvimento

Gabarito: a

46) Leia as afirmativas

I - Acerca das teorias psicológicas que fundamentam a aprendizagem humana, Jean Piaget, que estudou o desenvolvimento da mente relacionando-o à adaptação biológica, dividiu em fases ou estágios o desenvolvimento cognitivo da criança e denominou como estágio pré-conceitual o momento em que a criança reconhece um objeto sem, contudo, o diferenciar dos demais da mesma categoria.

II - Acerca de teorias e bases psicológicas de aprendizagem, julgue o item que se segue.Piaget considera que a aprendizagem depende do desenvolvimento cognitivo e que as crianças têm papel ativo na construção de seus conhecimentos.

a) Apenas a I está correta.
b) Apenas a II está correta.
c) I e II estão corretas.
d) Nenhuma está correta.

Gabarito: b
A teoria piagetana incentiva a Escola Renovada Progressisvista, vez que a educação dá ênfase na motivação e estimulação de problemas a partir do meio. O educando é ativo, pois interrage-se com os objetos desenvolvendo o seu cognitivo. A importância, portanto, no processo cognitivo da aprendizagem. Piaget é psicólogo e biólogo, fundamenta a sua teoria da biopsicologização do ensino.
Piaget = desenvolve para aparender - Estágios fixos. 
1- sensório motor | 2- pré- operatório | 3- operatório concreto | 4 - operatório formal.
Vygotsky = Aprende para desenvolver - Os estágios não são fixos, sem idade.

47) O ensino está centrado na pessoa, o que implica orientá-lo para a experiência pessoal, de modo que ela possa estrutura-se e agir. Essa abordagem descreve a aprendizagem denominada:

a) cognitivista;
b) comportamentalista;
c) humanista;
d) tradicional;
e) sócio-interacionista.

Gabarito: c

Fontes: Pedagogia nos Concursos | Q Concursos | Questões Concurso Pedagogia | Facebook Super Preparado | Pedagogia para Concursos | Prefeitura de Teresópolis - 2011 - BioRio

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