1) Quando um docente planeja suas aulas de forma a romper com isolamentos ou compartimentações do ensino e da aprendizagem, estará trabalhando para que os Temas Transversais e as áreas de conhecimento deem de forma que:
a) ocorram situações escolares não programáveis, emergentes, que devem ser questionadas e não respondidas, necessitando clareza e articulação pontual oferecidas pela abrangência dos Temas Transversais;
b) haja momentos em que as questões relativas aos temas sejam explicitamente trabalhadas e conteúdos de campos e origens diferentes sejam colocados em perspectivas distanciadas e sem respostas;
c) as diferentes áreas contemplem os objetivos e os conteúdos (fatos, conceitos e princípios; procedimentos e valores; normas e atitudes) que os temas da convivência propõem;
d) ambos possam apontar para a complexidade do real e a considerar a teia de relações entre os diferentes aspectos sem nenhum julgamento de valores.
e) ofereça somente ao grupo discente um sentido social com a visão de procedimentos e conceitos educacionais que vão além das áreas convencionais, superando o simples aprender na escola.
Gabarito: c
2) Ao utilizar as técnicas de prova discursiva, de múltipla escolha, com consulta e com questões de lacunas, o docente deseja avaliar os objetivos:
a) de habilidades;
b) cognitivos;
c) atitudinais;
d) programáticos;
e) comportamentais;
Gabarito: b
3) A Didática como reflexão sistemática compreende:
a) a pesquisa dos conhecimentos que o professor irá adquirir na sua prática pedagógica bem como o que ele vai pensar e refletir sobre suas ações;
b) o estudo das teorias de ensino e aprendizagem aplicadas ao processo educativo que se realiza na escola bem como dos resultados obtidos;
c) as teorias que apresentam válidas para solucionar os problemas da prática pedagógica usando-as para produzir novos alunos capacitados;
d) as posições políticas de um processo intencional que visa a orientação de objetivos a serem alcançados por seus participantes;
e) a definição de objetivos a serem alcançados, seleção de conteúdos, técnicas e recursos de ensino, organização do processo de avaliação da dimensão educativa.
Gabarito: b
4) Relacione os objetivos citados a seguir com seus respectivos exemplos:
Objetivos
1 - objetivos de conhecimentos
2 - objetivos de habilidades
3 - objetivos de atitudes
Exemplos
( ) relacionar fatos, conceitos e princípios;
( ) descobrir, experimentar e organizar trabalhos;
( ) usar a criatividade, integração de conhecimentos e curiosidade científica;
( ) relacionar informações, comparar fatos e trabalhar em equipe;
( ) utilizar a comunicação co-responsabilidade pela aprendizagem, capacidade crítica.
Os exemplos dados correspondem respectivamente aos objetivos:
a) 1, 3, 3, 2, 1;
b) 2, 3, 1, 2, 3;
c) 3,2, 1, 1, 2;
d) 2. 1. 3. 1. 2;
e) 1, 2, 3, 2, 3.
Gabarito: e
5) Uma das funções do planejamento escolar é:
a) facilitar a preparação das aulas, selecionando conteúdos e o material didático para que o professor execute o trabalho frente aos interesses e práticas avaliativas;
b) assegurar a racionalização, organização e coordenação do trabalho docente, de modo que a previsão das ações docentes sejam asseguradas para a efetiva realização de transmissão de conteúdos;
c) prever objetivos, conteúdos e métodos a partir da consideração das exigências postas pela realidade social, do nível de preparo e das condições sócio-culturais e individuais dos alunos;
e) explicitar princípios, diretrizes e procedimentos do trabalho docente e discente que assegurem a hierarquia dos conteúdos escolhida pelos coordenadores e gestores escolares garantindo o processo de participação democrática;
d) expressar os vínculos entre o posicionamento filosófico, político-pedagógico e profissional em ações efetivas em sala de aula, através de uma vinculação hierárquica e sequencial dos conteúdos e temas selecionados.
Gabarito: c
6) Segundo Paulo Freire (2009), a análise do fracasso escolar deve levar em conta três importantes dimensões que se inter-relacionam. Identifique essas dimensões dentre as cinco apresentadas a seguir:
I - O clima institucional que media a práxis escolar e social.
II - O processo de interação de sala de aula, envolvendo a relação professor-aluno.
III - A relação aluno-aluno com a aprendizagem escolar.
IV - A relação com a história de cada sujeito, que se manifesta no cotidiano escolar.
V - A composição do cotidiano escolar, com os conteúdos, elaborados pelos Parâmetros Curriculares Nacionais, facilitadores da aprendizagem.
As dimensões corretas são:
a) I, II e IV;
b) II, III e IV;
c) I, III e IV;
d) I, II e V;
e) II, III e V;
Gabarito: a
7) A avaliação escolar apresenta as seguintes características, EXCETO:
a) reflexo da unidade objetivos-conteúdos-métodos;
b) possibilidade de revisão do plano de ensino;
c) ajuda para desenvolver capacidades e habilidades;
d) retorno para a atividade dos alunos;
e) restrição das verificações e provas no final de bimestres.
Gabarito: e
8) A interdisciplinariedade questiona:
a) a segmentação entre os diferentes campos de conhecimento produzida por uma abordagem que não leva em conta a inter-relação e a influência entre eles;
b) a visão compartimentada, integrada e disciplinar da realidade sobre a escola, tal como é conhecida e como se constitui historicamente;
c) os diversos campos de poder que envolvem a luta entra a gestão democrática, os docentes e os técnico-administrativos no espaço escolar;
d) a falta de integração dos saberes extra-escolares com os da comunidade acadêmica com vistas a uma proposta de maior acesso aos membros sociais participarem da vida escolar;
e) a necessidade de maior envolvimento de todos os participantes no processo de definição de trabalho pedagógico e das prioridades a serem eleitas.
Gabarito: a
9) A interdisciplinaridade é algo que se vive, é atitude de espírito diante das diversas instâncias da vida; assim, é mais processo que produto, é algo que precisa ser construído cotidianamente. Esse movimento interdisciplinar está alicerçado sobre pilares fundamentalmente intersubjetivos, ameaçados pela contemporaneidade. São eles:
I. coerência
II. compromisso
III. desapego e espera
IV. humildade e respeito
Está(ão) correto(s), apenas:
a) I.
b) I e II.
c) I, III e IV.
d) II.
e) III e IV.
Gabarito: c
10) Ao elogiar um aluno que obteve êxito em uma tarefa ou alcançou uma meta proposta, o professor adota uma atitude relevante para a promoção da aprendizagem conhecida como
a) expectativa.
b) retribuição.
c) compensação.
d) premiação.
e) motivação.
Gabarito: e
11) Na sala de aula, o feedback, ou conhecimento de resultado, como ferramenta de ensino-aprendizagem, é importante para o aluno
a) comparar-se com os colegas.
b) avaliar a escola.
c) saber a sua nota.
d) avaliar o professor.
e) confirmar se aprendeu o conteúdo.
Gabarito: e
a) ocorram situações escolares não programáveis, emergentes, que devem ser questionadas e não respondidas, necessitando clareza e articulação pontual oferecidas pela abrangência dos Temas Transversais;
b) haja momentos em que as questões relativas aos temas sejam explicitamente trabalhadas e conteúdos de campos e origens diferentes sejam colocados em perspectivas distanciadas e sem respostas;
c) as diferentes áreas contemplem os objetivos e os conteúdos (fatos, conceitos e princípios; procedimentos e valores; normas e atitudes) que os temas da convivência propõem;
d) ambos possam apontar para a complexidade do real e a considerar a teia de relações entre os diferentes aspectos sem nenhum julgamento de valores.
e) ofereça somente ao grupo discente um sentido social com a visão de procedimentos e conceitos educacionais que vão além das áreas convencionais, superando o simples aprender na escola.
Gabarito: c
2) Ao utilizar as técnicas de prova discursiva, de múltipla escolha, com consulta e com questões de lacunas, o docente deseja avaliar os objetivos:
a) de habilidades;
b) cognitivos;
c) atitudinais;
d) programáticos;
e) comportamentais;
Gabarito: b
3) A Didática como reflexão sistemática compreende:
a) a pesquisa dos conhecimentos que o professor irá adquirir na sua prática pedagógica bem como o que ele vai pensar e refletir sobre suas ações;
b) o estudo das teorias de ensino e aprendizagem aplicadas ao processo educativo que se realiza na escola bem como dos resultados obtidos;
c) as teorias que apresentam válidas para solucionar os problemas da prática pedagógica usando-as para produzir novos alunos capacitados;
d) as posições políticas de um processo intencional que visa a orientação de objetivos a serem alcançados por seus participantes;
e) a definição de objetivos a serem alcançados, seleção de conteúdos, técnicas e recursos de ensino, organização do processo de avaliação da dimensão educativa.
Gabarito: b
4) Relacione os objetivos citados a seguir com seus respectivos exemplos:
Objetivos
1 - objetivos de conhecimentos
2 - objetivos de habilidades
3 - objetivos de atitudes
Exemplos
( ) relacionar fatos, conceitos e princípios;
( ) descobrir, experimentar e organizar trabalhos;
( ) usar a criatividade, integração de conhecimentos e curiosidade científica;
( ) relacionar informações, comparar fatos e trabalhar em equipe;
( ) utilizar a comunicação co-responsabilidade pela aprendizagem, capacidade crítica.
Os exemplos dados correspondem respectivamente aos objetivos:
a) 1, 3, 3, 2, 1;
b) 2, 3, 1, 2, 3;
c) 3,2, 1, 1, 2;
d) 2. 1. 3. 1. 2;
e) 1, 2, 3, 2, 3.
Gabarito: e
5) Uma das funções do planejamento escolar é:
a) facilitar a preparação das aulas, selecionando conteúdos e o material didático para que o professor execute o trabalho frente aos interesses e práticas avaliativas;
b) assegurar a racionalização, organização e coordenação do trabalho docente, de modo que a previsão das ações docentes sejam asseguradas para a efetiva realização de transmissão de conteúdos;
c) prever objetivos, conteúdos e métodos a partir da consideração das exigências postas pela realidade social, do nível de preparo e das condições sócio-culturais e individuais dos alunos;
e) explicitar princípios, diretrizes e procedimentos do trabalho docente e discente que assegurem a hierarquia dos conteúdos escolhida pelos coordenadores e gestores escolares garantindo o processo de participação democrática;
d) expressar os vínculos entre o posicionamento filosófico, político-pedagógico e profissional em ações efetivas em sala de aula, através de uma vinculação hierárquica e sequencial dos conteúdos e temas selecionados.
Gabarito: c
6) Segundo Paulo Freire (2009), a análise do fracasso escolar deve levar em conta três importantes dimensões que se inter-relacionam. Identifique essas dimensões dentre as cinco apresentadas a seguir:
I - O clima institucional que media a práxis escolar e social.
II - O processo de interação de sala de aula, envolvendo a relação professor-aluno.
III - A relação aluno-aluno com a aprendizagem escolar.
IV - A relação com a história de cada sujeito, que se manifesta no cotidiano escolar.
V - A composição do cotidiano escolar, com os conteúdos, elaborados pelos Parâmetros Curriculares Nacionais, facilitadores da aprendizagem.
As dimensões corretas são:
a) I, II e IV;
b) II, III e IV;
c) I, III e IV;
d) I, II e V;
e) II, III e V;
Gabarito: a
7) A avaliação escolar apresenta as seguintes características, EXCETO:
a) reflexo da unidade objetivos-conteúdos-métodos;
b) possibilidade de revisão do plano de ensino;
c) ajuda para desenvolver capacidades e habilidades;
d) retorno para a atividade dos alunos;
e) restrição das verificações e provas no final de bimestres.
Gabarito: e
8) A interdisciplinariedade questiona:
a) a segmentação entre os diferentes campos de conhecimento produzida por uma abordagem que não leva em conta a inter-relação e a influência entre eles;
b) a visão compartimentada, integrada e disciplinar da realidade sobre a escola, tal como é conhecida e como se constitui historicamente;
c) os diversos campos de poder que envolvem a luta entra a gestão democrática, os docentes e os técnico-administrativos no espaço escolar;
d) a falta de integração dos saberes extra-escolares com os da comunidade acadêmica com vistas a uma proposta de maior acesso aos membros sociais participarem da vida escolar;
e) a necessidade de maior envolvimento de todos os participantes no processo de definição de trabalho pedagógico e das prioridades a serem eleitas.
Gabarito: a
9) A interdisciplinaridade é algo que se vive, é atitude de espírito diante das diversas instâncias da vida; assim, é mais processo que produto, é algo que precisa ser construído cotidianamente. Esse movimento interdisciplinar está alicerçado sobre pilares fundamentalmente intersubjetivos, ameaçados pela contemporaneidade. São eles:
I. coerência
II. compromisso
III. desapego e espera
IV. humildade e respeito
Está(ão) correto(s), apenas:
a) I.
b) I e II.
c) I, III e IV.
d) II.
e) III e IV.
Gabarito: c
10) Ao elogiar um aluno que obteve êxito em uma tarefa ou alcançou uma meta proposta, o professor adota uma atitude relevante para a promoção da aprendizagem conhecida como
a) expectativa.
b) retribuição.
c) compensação.
d) premiação.
e) motivação.
Gabarito: e
11) Na sala de aula, o feedback, ou conhecimento de resultado, como ferramenta de ensino-aprendizagem, é importante para o aluno
a) comparar-se com os colegas.
b) avaliar a escola.
c) saber a sua nota.
d) avaliar o professor.
e) confirmar se aprendeu o conteúdo.
Gabarito: e
12) Perrenoud desenvolveu estudos sobre a avaliação da aprendizagem e apresenta três ____________: a diagnóstica, _______________ e somativa. Assinale a alternativa que contém os termos que completam corretamente as lacunas acima.
a) categorias - formativa
b) categorias - instrucional
c) modalidades - sensorial
d) modalidades - formativa
e) modalidades - instrucional
Gabarito: d
13) A educação inclusiva pressupõe algumas ações do professor que podem criar uma relação com os alunos marcada pela participação, maturidade, criatividade e inclusão. Como exemplos dessas ações incluem-se, EXCETO:
a) respeitar e fazer respeitar diferenças de opinião;
b) favorecer situações em classe para que o aluno se sinta à vontade para expressar suas opiniões, seus pontos de vista e seus sentimentos;
c) incentivar a participação, a iniciativa, a cooperação dos alunos entre si;
d) elogiar o aluno cujas ideias são repetições da fala dos professores;
e) relacionar os temas estudados com as vivências dos alunos.
Gabarito: d
14) As famílias podem se envolver ativamente nas decisões tomadas pelas escolas de seus filhos. Candidatar-se a uma vaga no Conselho Escolar é uma boa maneira de acompanhar e auxiliar o trabalho dos gestores escolares. Avalie as seguintes afirmativas acerca do Conselho Escolar:
I - É constituído por representantes de pais, estudantes, professores, demais funcionários, membros da comunidade local e o diretor da escola.
II - Destina-se a zelar pela manutenção da escola e participar da gestão administrativa, pedagógica e financeira.
III - É composto por docentes, estudantes, técnicos-administrativos, familiares, membros da comunidade e diretor da escola.
IV - É responsável pelas funções deliberativas, consultivas. fiscais e mobilizadoras, para garantir a gestão democrática nas escolas públicas.
V - Constitui um espaço escolar para se discutir o projeto pedagógico com a direção da escola.
Estão corretas as afirmativas:
a) I, II e IV;
b) I, II e V;
c) II, III e IV;
d) III, IV e V;
e) II, IV e V.
Gabarito: a
15) São precursores da Didática:
a) João Amos Comênio, São Tomás de Aquino, Jean-Jacques Rousseau e Johann Friedrich Herbart.
b) São Tomás de Aquino, Jean-Jacques Rousseau, Lev Vigotsky, Jean Piaget, Henry Wallon e Herbart.
c) João Mós Comênio, São Tomás Agostinho, Jean-Jacques Rousseau e Johann Friedrich Herbart.
d) São Tomás de Aquino, Jean-Jacques Rousseau, Johann Friedrich Herbart e Levi Amos Comênio.
Gabarito: a
16) São elementos estruturantes da Didática:
a) objetivos, conteúdos, tecnicismos, políticas de ensino, recursos e avaliação.
b) objetivos, políticas de ensino, tecnicismos, recursos, relação professor-aluno.
c) objetivos, conteúdos, metodologia, recursos, relação professor-aluno, avaliação.
d) objetivos, métodos de pesquisa, conteúdos, programas, políticas educacionais.
Gabarito: c
17) É característica da didática ativa:
a) não dar considerável importância aos métodos e técnicas de ensino.
b) não utilizar em sua prática o método científico de descoberta de conhecimento.
c) ser a direção do ensino, a sistematização e o controle do processo de aprendizagem.
d) valorizar mais os processos de aprendizagem do que os conhecimentos sistematizados.
e) considerar o aluno coadjuvante da aprendizagem.
Gabarito: d
18) É característica da didática ativa:
a) não dar considerável importância aos métodos e técnicas de ensino.
b) não utilizar em sua prática o método científico de descoberta de conhecimento.
c) ser a direção do ensino, a sistematização e o controle do processo de aprendizagem.
d) valorizar mais os processos de aprendizagem do que os conhecimentos sistematizados.
e) considerar o aluno coadjuvante da aprendizagem.
Gabarito: d
19) Em relação à Didática, é incorreto afirmar que
a) contribui para transformar a prática pedagógica da escola, ao desenvolver a compreensão articulada entre os conteúdos a serem ensinados e as práticas sociais.
b) não compete refletir acerca dos objetivos sócio-políticos e pedagógicos, ao selecionar os conteúdos e métodos de ensino.
c) realiza-se por meio de ação consciente, intencional e planejada, no processo de formação humana, estabelecendo-se objetivos e critérios socialmente determinados.
d) sua finalidade é converter objetivos sócio-políticos e pedagógicos em objetivos de ensino, selecionar conteúdos e métodos em função desses objetivos.
Gabarito: b
20) Na organização do trabalho pedagógico, o conjunto de atividades ligadas entre si e planejadas para ensinar um conteúdo etapa por etapa, de forma gradual, de acordo com objetivos de aprendizagem é denominado:
a) Contrato pedagógico.
b) Projetos de intervenção.
c) Atividades interativas.
d) Sequência didática.
e) Transposição didática.
Gabarito: d
21) Para a elaboração de unidades didáticas de qualidade, é necessário:
a) diagnóstico prévio, seleção do tópico a pesquisar, elaboração de um plano de pesquisa, recursos e materiais adequados, agrupamento dos alunos, organização espacial e temporal, papel do corpo docente, avaliação, redação e apresentação das conclusões finais do trabalho realizado.
b) diagnóstico situacional, seleção do tópico a pesquisar, elaboração de um plano de pesquisa, recursos e materiais adequados, agrupamento dos alunos, organização da sala de aula, papel do corpo docente, avaliação, redação e apresentação das conclusões finais do trabalho realizado.
c) diagnóstico primário, seleção do tópico já pesquisado, elaboração de um plano de pesquisa, recursos e materiais adequados, agrupamento dos alunos, papel do corpo docente, redação e apresentação das conclusões finais do trabalho realizado.
d) diagnose da escola, seleção do tópico já pesquisado, recursos e materiais adequados, agrupamento dos alunos, organização espacial e temporal, papel para redação, avaliação, apresentação das conclusões finais do trabalho realizado.
e) diagnose das características educacionais, seleção de informações preestabelecidas, recursos e materiais adequados, agrupamento dos alunos, organização do espaço da escola, papel do corpo docente, redação das conclusões finais do trabalho realizado.
Gabarito: a
22) Das alternativas abaixo, assinale a compatível com a didática.
a) Didática relaciona-se com o estudo dos elementos substantivos ou nucleares do currículo.
b) Didática é reconhecida como um espaço próprio no domínio científico da educação.
c) Didática é caracterizada como um todo, organizada em função de propósitos e de saberes educativos.
d) Didática é ligada ao estudo dos processos e práticas pedagógicas institucionalizadas.
e) Didática está associada ao conteúdo, ao programa dos processos de formação.
Gabarito: a
23) Sobre a origem da Didática, assinale a correta:
a) Ela foi criada pelo padre Jesuíta São Tomás de Aquino (1225 – 1274) como a arte de “ensinar tudo a todos”. Seu objetivo era criar um método universal capaz de orientar o trabalho docente.
b) Ela foi criada pelo padre Escolástico Santo Agostinho (354-430) como arte de “ensinar tudo a todos”. Seu objetivo era criar um método universal capaz de orientar o trabalho docente, originando a Ratio Studiorum.
c) Ela foi criada pelo monge luterano Jean Amos Comenius (1592-1670) como arte de “ensinar tudo a todos”. Seu objetivo era criar um método universal capaz de orientar o trabalho docente.
d) Ela foi criada pelo monge Johann Friedrich Herbart (1776 – 1841) como arte de “ensinar tudo a todos”. Seu objetivo era criar um método que particularizasse o ensino, atendendo à heterogeneidade.
Gabarito: c
24) A organização didática da aula, como ação colaborativa, pressupõe:
a) Um processo de construção coletiva, que deve emergir de uma realidade local, sem deixar de refletir sobre o global.
b) Uma reflexão sobre a própria prática pedagógica, que emerge de uma realidade concreta e a ela retorna com novas orientações.
c) Um processo de previsão e organização da ação intencional, ou seja, antecipação das ações e atividades que vão ocorrer durante a aula, a fim de evitar a rotina e a improvisação.
d) As alternativas “a”, “b” e “c” estão corretas.
e) penas as alternativas “a” e “b” estão corretas.
Gabarito: d
Fontes: Q Concursos | Prefeitura de Teresópolis - 2011 - BioRio | Questões Concurso de Pedagogia
a) categorias - formativa
b) categorias - instrucional
c) modalidades - sensorial
d) modalidades - formativa
e) modalidades - instrucional
Gabarito: d
13) A educação inclusiva pressupõe algumas ações do professor que podem criar uma relação com os alunos marcada pela participação, maturidade, criatividade e inclusão. Como exemplos dessas ações incluem-se, EXCETO:
a) respeitar e fazer respeitar diferenças de opinião;
b) favorecer situações em classe para que o aluno se sinta à vontade para expressar suas opiniões, seus pontos de vista e seus sentimentos;
c) incentivar a participação, a iniciativa, a cooperação dos alunos entre si;
d) elogiar o aluno cujas ideias são repetições da fala dos professores;
e) relacionar os temas estudados com as vivências dos alunos.
Gabarito: d
14) As famílias podem se envolver ativamente nas decisões tomadas pelas escolas de seus filhos. Candidatar-se a uma vaga no Conselho Escolar é uma boa maneira de acompanhar e auxiliar o trabalho dos gestores escolares. Avalie as seguintes afirmativas acerca do Conselho Escolar:
I - É constituído por representantes de pais, estudantes, professores, demais funcionários, membros da comunidade local e o diretor da escola.
II - Destina-se a zelar pela manutenção da escola e participar da gestão administrativa, pedagógica e financeira.
III - É composto por docentes, estudantes, técnicos-administrativos, familiares, membros da comunidade e diretor da escola.
IV - É responsável pelas funções deliberativas, consultivas. fiscais e mobilizadoras, para garantir a gestão democrática nas escolas públicas.
V - Constitui um espaço escolar para se discutir o projeto pedagógico com a direção da escola.
Estão corretas as afirmativas:
a) I, II e IV;
b) I, II e V;
c) II, III e IV;
d) III, IV e V;
e) II, IV e V.
Gabarito: a
15) São precursores da Didática:
a) João Amos Comênio, São Tomás de Aquino, Jean-Jacques Rousseau e Johann Friedrich Herbart.
b) São Tomás de Aquino, Jean-Jacques Rousseau, Lev Vigotsky, Jean Piaget, Henry Wallon e Herbart.
c) João Mós Comênio, São Tomás Agostinho, Jean-Jacques Rousseau e Johann Friedrich Herbart.
d) São Tomás de Aquino, Jean-Jacques Rousseau, Johann Friedrich Herbart e Levi Amos Comênio.
Gabarito: a
16) São elementos estruturantes da Didática:
a) objetivos, conteúdos, tecnicismos, políticas de ensino, recursos e avaliação.
b) objetivos, políticas de ensino, tecnicismos, recursos, relação professor-aluno.
c) objetivos, conteúdos, metodologia, recursos, relação professor-aluno, avaliação.
d) objetivos, métodos de pesquisa, conteúdos, programas, políticas educacionais.
Gabarito: c
17) É característica da didática ativa:
a) não dar considerável importância aos métodos e técnicas de ensino.
b) não utilizar em sua prática o método científico de descoberta de conhecimento.
c) ser a direção do ensino, a sistematização e o controle do processo de aprendizagem.
d) valorizar mais os processos de aprendizagem do que os conhecimentos sistematizados.
e) considerar o aluno coadjuvante da aprendizagem.
Gabarito: d
18) É característica da didática ativa:
a) não dar considerável importância aos métodos e técnicas de ensino.
b) não utilizar em sua prática o método científico de descoberta de conhecimento.
c) ser a direção do ensino, a sistematização e o controle do processo de aprendizagem.
d) valorizar mais os processos de aprendizagem do que os conhecimentos sistematizados.
e) considerar o aluno coadjuvante da aprendizagem.
Gabarito: d
19) Em relação à Didática, é incorreto afirmar que
a) contribui para transformar a prática pedagógica da escola, ao desenvolver a compreensão articulada entre os conteúdos a serem ensinados e as práticas sociais.
b) não compete refletir acerca dos objetivos sócio-políticos e pedagógicos, ao selecionar os conteúdos e métodos de ensino.
c) realiza-se por meio de ação consciente, intencional e planejada, no processo de formação humana, estabelecendo-se objetivos e critérios socialmente determinados.
d) sua finalidade é converter objetivos sócio-políticos e pedagógicos em objetivos de ensino, selecionar conteúdos e métodos em função desses objetivos.
Gabarito: b
20) Na organização do trabalho pedagógico, o conjunto de atividades ligadas entre si e planejadas para ensinar um conteúdo etapa por etapa, de forma gradual, de acordo com objetivos de aprendizagem é denominado:
a) Contrato pedagógico.
b) Projetos de intervenção.
c) Atividades interativas.
d) Sequência didática.
e) Transposição didática.
Gabarito: d
21) Para a elaboração de unidades didáticas de qualidade, é necessário:
a) diagnóstico prévio, seleção do tópico a pesquisar, elaboração de um plano de pesquisa, recursos e materiais adequados, agrupamento dos alunos, organização espacial e temporal, papel do corpo docente, avaliação, redação e apresentação das conclusões finais do trabalho realizado.
b) diagnóstico situacional, seleção do tópico a pesquisar, elaboração de um plano de pesquisa, recursos e materiais adequados, agrupamento dos alunos, organização da sala de aula, papel do corpo docente, avaliação, redação e apresentação das conclusões finais do trabalho realizado.
c) diagnóstico primário, seleção do tópico já pesquisado, elaboração de um plano de pesquisa, recursos e materiais adequados, agrupamento dos alunos, papel do corpo docente, redação e apresentação das conclusões finais do trabalho realizado.
d) diagnose da escola, seleção do tópico já pesquisado, recursos e materiais adequados, agrupamento dos alunos, organização espacial e temporal, papel para redação, avaliação, apresentação das conclusões finais do trabalho realizado.
e) diagnose das características educacionais, seleção de informações preestabelecidas, recursos e materiais adequados, agrupamento dos alunos, organização do espaço da escola, papel do corpo docente, redação das conclusões finais do trabalho realizado.
Gabarito: a
22) Das alternativas abaixo, assinale a compatível com a didática.
a) Didática relaciona-se com o estudo dos elementos substantivos ou nucleares do currículo.
b) Didática é reconhecida como um espaço próprio no domínio científico da educação.
c) Didática é caracterizada como um todo, organizada em função de propósitos e de saberes educativos.
d) Didática é ligada ao estudo dos processos e práticas pedagógicas institucionalizadas.
e) Didática está associada ao conteúdo, ao programa dos processos de formação.
Gabarito: a
23) Sobre a origem da Didática, assinale a correta:
a) Ela foi criada pelo padre Jesuíta São Tomás de Aquino (1225 – 1274) como a arte de “ensinar tudo a todos”. Seu objetivo era criar um método universal capaz de orientar o trabalho docente.
b) Ela foi criada pelo padre Escolástico Santo Agostinho (354-430) como arte de “ensinar tudo a todos”. Seu objetivo era criar um método universal capaz de orientar o trabalho docente, originando a Ratio Studiorum.
c) Ela foi criada pelo monge luterano Jean Amos Comenius (1592-1670) como arte de “ensinar tudo a todos”. Seu objetivo era criar um método universal capaz de orientar o trabalho docente.
d) Ela foi criada pelo monge Johann Friedrich Herbart (1776 – 1841) como arte de “ensinar tudo a todos”. Seu objetivo era criar um método que particularizasse o ensino, atendendo à heterogeneidade.
Gabarito: c
24) A organização didática da aula, como ação colaborativa, pressupõe:
a) Um processo de construção coletiva, que deve emergir de uma realidade local, sem deixar de refletir sobre o global.
b) Uma reflexão sobre a própria prática pedagógica, que emerge de uma realidade concreta e a ela retorna com novas orientações.
c) Um processo de previsão e organização da ação intencional, ou seja, antecipação das ações e atividades que vão ocorrer durante a aula, a fim de evitar a rotina e a improvisação.
d) As alternativas “a”, “b” e “c” estão corretas.
e) penas as alternativas “a” e “b” estão corretas.
Gabarito: d
Fontes: Q Concursos | Prefeitura de Teresópolis - 2011 - BioRio | Questões Concurso de Pedagogia
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