1) As noções de islamismo, pensamento ocidental e cultura indiana, remetem para a categoria de:
a) raças;
b) nacionalidades;
c) civilizações;
d) etnias;
e) religiões.
Gabarito: c
a) Falso – a categoria raças está relacionada primordialmente a cor de uma população. É importante ressaltar que esse termo está em desuso, sendo utilizado, em seu lugar, composição étnica.
b) Falso – nacionalidades não envolvem necessariamente as noções de islamismo, pensamento ocidental e cultura.
c) Verdadeiro - A civilização é composta por relações sociais em diferentes estágios, compreendendo aspectos religiosos, ideológicos, culturais, entre outros.
d) Falso – Etnias não envolvem os conceitos religiosos e tipos de pensamentos.
e) Falso – Apenas o islamismo se refere a um fator religioso.
2) A Guerra do Líbano, o conflito Irã/Iraque, a questão Palestina, a Guerra do Golfo são alguns dos conflitos que marcam ou marcaram o Oriente Médio. Das alternativas abaixo, aquela que corretamente explica essa situação conflituosa é:
a) a disputa de terras favoráveis ao cultivo, como as encontradas na planície da Mesopotâmia, numa área desértica.
b) os grandes lucros provenientes do petróleo que não beneficiam a maioria da população nos países árabes.
c) o aumento, de forma rápida, do preço do barril de petróleo nos países membros da OPEP.
d) a criação do Estado de Israel, sob a tutela britânica, numa região de ricas reservas de petróleo.
e) o emaranhado de culturas, religiões e interesses estrangeiros numa área localizada a meio caminho entre a Ásia, Europa e África.
Gabarito: e
a) Falso – Essa área não apresenta características favoráveis às atividades primárias. Os conflitos citados acima não foram desencadeados por motivos de apropriação de áreas para cultivo.
b) Falso - A questão da Palestina não envolve questões petrolíferas, havendo disputas territoriais com o estado de Israel, principalmente, pela ocupação da cidade de Jerusalém.
c) Falso - Os conflitos no Oriente Médio não têm como principal agente motivador o aumento do preço do barril de petróleo nos países membros da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP).
d) Falso - A criação do Estado de Israel desencadeou uma série de conflitos no Oriente Médio, no entanto, a área destinada à sua construção não apresenta grandes reservas de petróleo.
e) Verdadeiro – O Oriente Médio apresenta uma diversidade cultural imensa, o que muitas vezes gera conflitos armados. A criação de Israel nessa região agravou ainda mais esse processo. Além da localização do Oriente Médio ser, do ponto de vista geopolítico, extremamente estratégico, pois faz fronteira com a Europa e a África.
3) A chamada Ásia Ocidental constitui importante área de encontro de três continentes: a Ásia, a África e a Europa. É marcada, principalmente, pela instabilidade dos limites políticos, diversidade étnica da população e multiplicação das crenças religiosas. Três grandes religiões têm sua “Cidade Santa” na Ásia Ocidental. São elas:
a) Fetichismo, islamismo e judaísmo.
b) Budismo, hinduísmo e maometismo.
c) Judaísmo, cristianismo e islamismo.
d) Cristianismo, bramanismo e islamismo.
e) Budismo, judaísmo e islamismo.
4) O Islã foi o alicerce sobre o qual se ergueu um grande império. O mundo muçulmano, que se estende pelo Oriente Médio, África do Norte, Ásia Setentrional e um pequeno trecho da Europa, é o fruto desse império. Mundo árabe não se confunde com mundo muçulmano. [...] O Oriente Médio, núcleo histórico e cultural do Islã e do mundo árabe, figura como foco de conflitos geopolíticos, nacionais e religiosos. Um dos eixos desse conflito é a disputa pela influência na região petrolífera do golfo pérsico. O outro eixo é a questão nacional entre Israel e Palestina, que tem repercussões mundiais.
MAGNOLI, Demétrio. Geografia para o Ensino Médio. São Paulo: Atual, 2008. p.523.
Com base no texto acima e nos conhecimentos gerais sobre a cultura árabe no Oriente Médio, podemos afirmar que a diferença entre mundo árabe e islamismo é:
a) Árabe é uma expressão utilizada para expressar os costumes e a cultura muçulmana.
b) O Islamismo deve ser a religião oficial de qualquer nação que queira se tornar árabe.
c) Árabe refere-se à língua e muçulmano refere-se à religião.
d) As diferenças entre mundo árabe e mundo muçulmano são praticamente nulas e tais palavras podem ser utilizadas como sinônimas.
e) Árabe é o nome da região geográfica em que habitam os povos islâmicos.
Gabarito: c
A expressão “árabe” é o nome do idioma praticado por algumas nações. O Islã é o nome da religião muçulmana. Portanto, os dois termos são distintos, apesar de estarem frequentemente associados.
5) A questão religiosa é um dos fatores que fundaram as zonas de instabilidade no Oriente Médio. A cidade de Jerusalém é considerada sagrada para três diferentes religiões, que são:
a) budismo, islamismo e cristianismo.
b) islamismo, judaísmo e cristianismo.
c) catolicismo, protestantismo e hinduísmo.
d) hinduísmo, budismo e judaísmo.
e) judaísmo, islamismo e hinduísmo.
Gabarito: b
A cidade de Jerusalém é considerada sagrada por três religiões: Cristianismo, Islamismo e Judaísmo.
6) Em discurso proferido em 20 de maio de 2011, o presidente dos EUA, Barack Obama, pronunciou-se sobre as negociações relativas ao conflito entre palestinos e israelenses, propondo o retorno à configuração territorial anterior à Guerra dos Seis Dias, ocorrida em 1967. Sobre o contexto relacionado ao conflito mencionado é correto afirmar que:
a) A criação do Estado de Israel, em 1948, marcou o início de um período de instabilidade no Oriente Médio, pois significou o confisco dos territórios do Estado da Palestina que existia até então e desagradou o mundo árabe.
b) A Guerra dos Seis Dias insere-se no contexto de outras disputas entre árabes e israelenses, por causa das reservas de petróleo localizadas naquela região do Oriente Médio.
c) A Guerra dos Seis Dias significou a ampliação territorial de Israel, com a anexação de territórios, justificada pelos israelenses como medida preventiva para garantir sua segurança contra ações árabes.
d) O discurso de Obama representa a postura tradicional da diplomacia norte-americana, que defende a existência dos Estados de Israel e da Palestina, e diverge da diplomacia europeia, que condena a existência dos dois Estados.
Gabarito: c
a) Falso – a instabilidade no mundo árabe não se deve à criação do Estado de Israel, mas aos ataques promovidos pelos judeus após a partilha da Palestina.
b) Falso – a Guerra dos Seis dias foi uma ousada manobra militar israelense para ampliar o seu território e não tem relação com a produção de petróleo.
c) Verdadeiro – A Guerra dos Seis Dias foi uma ação bélica promovida por Israel que, em apenas seis dias, anexou territórios da Cisjordânia, Faixa de Gaza, Jerusalém, as Colinas de Golã e a Península do Sinai. Tal manobra foi justificada como uma antecipação de um possível ataque árabe.
d) Falso – O discurso de Obama, na verdade, vai contra a postura dos EUA, que sempre foram aliados de Israel e inimigos da Palestina.
7) A partilha da Palestina está completando 60 anos. Tendo em vista a partilha e seus impactos, a base para a criação do Estado de Israel foi assentada:
a) na existência de um Estado judaico sob aprovação dos países árabes.
b) na legitimação pela força comprovada pela sequência de conflitos e guerras.
c) na possibilidade da existência de uma maioria judaica num território.
d) na ideologia sionista, que defendia a entrada dos judeus na Palestina sob domínio inglês.
Gabarito: c
A criação do Estado de Israel pela ONU, apesar de ter sido muito em função da pressão política realizada pelos países aliados a Israel, como Inglaterra e EUA, foi fundamentada na possibilidade de haver uma maioria judaica sem pátria na região.
9) Israel possui, atualmente, fronteiras com o Egito, ainda, com:
a) Jordânia, Líbano e Turquia.
b) Jordânia, Líbano e Síria.
c) Jordânia, Líbano e Iraque.
d) Jordânia, Iraque e Síria.
e) Arábia Saudita, Líbano e Turquia.
Gabarito: b
10) As discordâncias entre árabes e israelenses apresentam as seguintes características, EXCETO:
a) controle de rotas marítimas
b) interesses industriais
c) interesses raciais e religiosos
d) interesses ideológicos
e) n.d.a.
Gabarito: b
11) Os países componentes da Organização dos Países Exportadores de Petróleo encontram-se localizados nos seguintes conjuntos regionais:
a) Europa, Oriente Médio e América do Norte
b) Extremo Oriente, América do Sul e CEI
c) Oriente Médio, África e América do Sul
d) América do Sul, Extremo Oriente e Oriente Médio
e) n.d.a.
Gabarito: c
12) A política internacional brasileira de apoio à causa palestina deve-se, fundamentalmente, à:
a) existência de um Estado com profunda origem antissemita.
b) presença de um país de um contingente árabe com grande participação na política nacional.
c) diminuição do comércio exterior brasileiro com Israel.
d) queda, no Irã, do regime pró-americano com consequente rompimento dos acordos internacionais pelo
novo governo.
e) dependência dos países às importações de petróleo dos países árabes.
Gabarito: e
13) Nesta última década do século XX, verifica-se o recrudescimento da ideologia do nacionalismo em todo o mundo, gerando a ocorrência de movimentos separatistas, que, não raramente, desembocam em sangrentos conflitos, a exemplo do que ocorreu entre o Iraque de Saddam Hussein e a etnia:
a) armênia
b) libanesa
c) sunita
d) palestina
e) curda.
Gabarito: e
14) Em Agosto de 1990, Saddam Hussein invoca razões históricas para invadir __________________ e anexá-lo(a) ao Iraque.
a) A Arábia Saudita
b) A Síria
c) Israel
d) O Kwait
e) A Jordânia
Gabarito: d
15) As guerras entre árabes e judeus, que se verificam no Oriente Médio, tiveram como causa principal:
a) a guerra civil, no Líbano;
b) o problema de uma população sem território – os refugiados palestinos – que surgiu com a criação do Estado de Israel;
c) o fato de que maiores reservas mundiais de petróleo, se localizam nos países árabes;
d) um discurso do líder Yasser Arafat, na Assembleia na ONU;
e) o controle do canal de Suez, por parte do Egito.
Gabarito: b
16) Acerca da produção mundial de petróleo em meados dos anos 80, assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas.
( ) A União Soviética e os Estados Unidos produziam juntos mais de um terço de toda a produção.
( ) O Reino Unido, a Venezuela e a China eram três grandes produtores dessa fonte de energia.
( ) O Oriente Médio como um todo produzia menos do que um quinto do total da produção.
( ) O Canadá e a Nigéria estavam entre os dez maiores produtores dessa fonte de energia.
( ) Todas as alternativas estão corretas.
Gabarito: V, V, F, V, F
17) Na esteira da discórdia entre judeus e palestinos nos territórios por eles disputados está o movimento sionista, apontado por muitos como um dos principais elementos relacionados com o aumento das tensões entre ambos os lados da questão. De toda forma, o sionismo não é a causa do problema em si, mas um de seus fatores históricos mais importantes.
Entende-se por sionismo:
a) a intenção proeminente dos povos árabes de tentar erradicar os judeus do Oriente Médio.
b) a crença religiosa de que judeus e muçulmanos são povos excludentes e que jamais entrarão em paz.
c) a busca dos judeus pela Terra Prometida, nos arredores de Jerusalém, com a consequente criação de seu Estado-Nação.
d) o movimento de resistência dos judeus frente às constantes ameaças árabes promovidas em todo o mundo.
Gabarito: c
O sionismo – ou movimento sionista – refere-se à luta histórica dos judeus em busca da Terra Prometida, consolidada com a construção do Estado de Israel em 1949.
18) Entre os vários eventos ocorridos no conflito entre Israel e Palestina, citam-se duas das guerras árabe-israelenses: a Guerra dos Seis Dias (1967) e a Guerra do Yom Kippur (1973). Esses conflitos representaram, respectivamente:
a) a anexação por parte de Israel de vários territórios dos países árabes circundantes e a posterior tentativa desses países de reaverem as suas áreas.
b) o ataque deliberado dos palestinos contra os territórios israelenses e a intervenção militar estadunidense na região.
c) a resposta militar da Liga Árabe à criação do Estado de Israel pela ONU e a ofensiva militar israelense para retomar sua soberania territorial.
d) o combate inicial realizado entre Israel e Egito pelo Canal de Suez e a tentativa dos palestinos de agruparem para si a posse desse estratégico ponto de disputa.
Gabarito: a
A Guerra dos Seis Dias (1967) foi um ataque realizado por Israel, que, em apenas seis dias, conseguiu a tomada de territórios de vários países da região. Já a Guerra do Yom Kippur (1973) foi a tentativa frustada desses países de retomarem para si os territórios perdidos na Guerra dos Seis Dias.
19) O governo sueco reconheceu o Estado da Palestina nesta quinta-feira, 30, por decreto. A Suécia se torna assim o primeiro país ocidental da União Europeia (UE) a tomar esta decisão. […] No início de outubro, o primeiro-ministro Stefan Löfven anunciou que a Suécia reconheceria o Estado da Palestina, o que provocou muitas críticas de Israel e dos Estados Unidos.
(Adaptado de: Carta Capital, 30 out. 2014. Suécia reconhece o Estado da Palestina. Disponível em: <www.cartacapital.com.br>. Acesso em: 09 mar. 2015).
O motivo das críticas de Israel e dos Estados Unidos mediante o reconhecimento do Estado da Palestina deve-se:
a) ao fato de os palestinos estarem entre os envolvidos nos atentatos de 11 de setembro de 2001.
b) às históricas disputas territoriais entre israelenses e palestinos e o constante apoio dado pelos EUA aos primeiros.
c) ao argumento de que a Suécia estaria indo contra a regulamentação da ONU, que dá proibição irrestrita à existência dos territórios palestinos sob um governo formal.
d) à ameaça que a legitimidade da Palestina representa ao comércio de petróleo, elemento abundante na região em questão.
Gabarito: b
A insatisfação de EUA e Israel frente a um reconhecimento diplomático do Estado da Palestina deve-se ao fato de israelenses e norte-americanos serem contrários às formas de governo exercidas nos territórios palestinos. Essa oposição, por sua vez, ocorre pelas disputas territoriais entre Israel e Palestina e o histórico apoio dado pelos Estados Unidos aos israelenses.
20) Em 1947, a Organização das Nações Unidas (ONU) aprovou um plano de partilha da Palestina que previa a criação de dois Estados: um judeu e outro palestino. A recusa árabe em aceitar a decisão conduziu ao primeiro conflito entre Israel e países árabes. A segunda guerra (Suez, 1956) decorreu da decisão egípcia de nacionalizar o canal, ato que atingia interesses anglo-franceses e israelenses. Vitorioso, Israel passou a controlar a Península do Sinai. O terceiro conflito árabe-israelense (1967) ficou conhecido como Guerra dos Seis Dias, tal a rapidez da vitória de Israel. Em 6 de outubro de 1973, quando os judeus comemoravam o Yom Kippur (Dia do Perdão), forças egípcias e sírias atacaram de surpresa Israel, que revidou de forma arrasadora. A intervenção americano-soviética impôs o cessar-fogo, concluído em 22 de outubro.
A partir do texto acima, assinale a opção correta.
a) A primeira guerra árabe-israelense foi determinada pela ação bélica de tradicionais potências europeias no Oriente Médio.
b) Na segunda metade dos anos 1960, quando explodiu a terceira guerra árabe-israelense, Israel obteve rápida vitória.
c) A guerra do Yom Kippur ocorreu no momento em que, a partir de decisão da ONU, foi oficialmente instalado o Estado de Israel.
d) Apesar das sucessivas vitórias militares, Israel mantém suas dimensões territoriais tal como estabelecido pela resolução de 1947 aprovada pela ONU
Gabarito: b
A primeira guerra árabe-israelense foi determinada pela ação dos países árabes frente à criação do Estado de Israel pela ONU.
Na terceira guerra árabe-israelense, também chamada de Guerra dos Seis Dias, a vitória de Israel foi rápida, resultando na anexação de vários territórios.
A Guerra do Yom Kippur foi uma tentativa dos países árabes de reaverem os territórios perdidos na Guerra dos Seis Dias.
O Estado de Israel, embora tenha devolvido alguns territórios conquistados, ainda possui uma área maior do que a estabelecida pela resolução de 1947.
21) Analise as afirmativas sobre os aspectos humanos da América e marque (F) para as alternativas falsas e (V) para as alternativas verdadeiras.
a) A população continental é bastante miscigenada, com origens dos povos indígenas, negros africanos, asiáticos e europeus (principalmente: espanhóis, portugueses, ingleses, franceses, italianos e alemães).
b) Com 925,2 milhões de habitantes, o continente americano é o mais populoso do planeta.
c) Apesar de apresentar a maior quantidade de países, a América Central é o subcontinente americano menos habitado.
d) Entre os três subcontinentes da América, a América do Sul é o que possui o maior contingente populacional.
e) Estados Unidos e Canadá, ambos da América do Norte, apresentam os melhores indicadores sociais de todo o continente.
Gabarito: V, F, V, F, V
a) Verdadeiro – A população do continente americano apresenta grande diversidade étnica, com herança dos indígenas (povos nativos), europeus (colonizadores e imigrantes), além dos negros (trazidos da África para o trabalho escravo).
b) Falso – O continente americano é habitado por 925,2 milhões de pessoas, sendo o terceiro mais populoso, atrás da África (1 bilhão de habitantes) e da Ásia (4,1 bilhões de habitantes).
c) Verdadeiro – A América Central possui a maior quantidade de países entre os três subcontinentes: 20. No entanto, essa é a porção menos habitada do continente americano – 78,3 milhões de pessoas.
d) Falso – A América do Sul é o segundo subcontinente mais populoso (389 milhões de habitantes), visto que a América do Norte é habitada por 457,9 milhões de pessoas.
e) Verdadeiro – Essas duas nações estão entre as mais desenvolvidas do planeta. O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) desses dois países é elevado: Canadá (0,966); Estados Unidos (0,956).
24) A América do Norte é uma subdivisão do continente americano, sendo formada pelos países do México, Canadá e Estados Unidos. No entanto, outros dois territórios pertencentes a países europeus estão localizados nessa porção da América. Marque a alternativa que corresponde aos dois territórios localizados na América do Norte.
a) Groelândia e Malvinas
b) Groelândia e Santa Helena
c) Bermudas e Groelândia
d) Bermudas e Alasca
Gabarito: c
a) Falso – Controlada pelos dinamarqueses, a Groelândia está localizada na América do Norte. Porém, as Malvinas está localizada no extremo sul da América do Sul.
b) Falso – A Groelândia está situada na América do Norte, no entanto, Santa Helena está localizada no oceano Atlântico, a sudoeste da África.
c) Verdadeiro – Os dois territórios localizados na América do Norte pertencentes a países europeus são: Bermudas, localizado a leste dos Estados Unidos, é um território britânico; a Groelândia também está situada na América do Norte, sendo um território pertencente à Dinamarca.
d) Falso: O arquipélago das Bermudas, localizado a leste dos Estados Unidos é um território pertencente a uma nação europeia (Reino Unido), no entanto, o Alasca é uma área dos Estados Unidos.
25) Sobre os aspectos físicos da América do Norte marque a alternativa incorreta.
a) O território norte-americano é banhado pelos oceanos Glacial Ártico, Atlântico e Pacífico.
b) O Alasca é um território que pertencente aos Estados Unidos.
c) Com extensão territorial de 1.958.201 quilômetros quadrados, o México é o menor país da América do Norte.
d) A América do Norte está localizada ao norte da Linha do Equador, portanto, ela pertence ao hemisfério setentrional.
e) Localizado entre o trópico de Câncer e o Círculo Polar Ártico, os três países da América do Norte pertencem exclusivamente à Zona Climática Temperada do Norte.
Gabarito: e
a) Correto – A América do Norte é banhada pelo oceano Glacial Ártico (ao norte), oceano Atlântico (a leste) e oceano Pacífico (a oeste).
b) Correto – O Alasca é um território localizado a oeste do Canadá, fazendo fronteira terrestre com esse país. É um território estadunidense, cuja aquisição ocorreu em 1867, através de pagamento ao Império Russo.
c) Correto – O México (1.958.201 quilômetros quadrados) é o menor país do América do Norte. O Canadá possui área de 9.976.139 quilômetros quadrados e os Estados Unidos possui extensão territorial de 9.363.520 quilômetros quadrados.
d) Correto – A Linha do Equador é a responsável pela divisão do globo em hemisfério norte (setentrional) e hemisfério sul (meridional). O território norte-americano está totalmente localizado ao norte dessa linha, pertencendo, portanto, ao hemisfério setentrional.
e) Incorreto – O centro-sul do território mexicano está localizado entre o Trópico de Capricórnio e o Trópico de Câncer, pertencendo a Zona Climática Intertropical.
26) A respeito das características que diferenciam a América Latina da América Anglo-saxônica, avalie as proposições abaixo:
I) A América Anglo-saxônica, além de ter tido um passado colonial diferente dos países da América Latina, possui o Inglês como língua oficial.
II) A maior parte dos países latino-americanos teve, no período colonial, suas economias destinadas ao abastecimento da metrópole, característica comum em colônias de exploração.
III) Os países da América latina possuem um passado comum. A maior parte de seus países foi colônia de exploração de países europeus, como Espanha, Portugal e França.
IV) Ao avaliar o passado dos países da América Anglo-saxônica e da América Latina, torna-se difícil compreender como países com períodos e história de colonização tão semelhantes tenham hoje um panorama social e econômico tão distintos.
Estão corretas as alternativas:
a) I, II e III.
b) II e IV.
c) Apenas a IV.
d) Todas as alternativas.
e) Nenhuma das alternativas.
Gabarito: a
A característica que mais diferencia a América Latina da América Anglo-saxônica é o passado colonial. A América Latina, diferentemente da Anglo-saxônica, foi colônia de exploração.
27) A respeito das características da América Latina, estão corretas as afirmativas abaixo, exceto:
a) A América Latina representa a maior parte do continente americano e localiza-se entre o Rio Grande (fronteira entre os Estados Unidos e o México) e a Terra do Fogo (extremo sul do continente).
b) A América Latina é regionalizada de acordo com critérios físicos, como relevo, hidrografia e clima.
c) A América Latina é muito extensa no sentindo norte-sul. Sua área total é de 21.060.501 km2, o que resulta em uma densidade demográfica de 27,8 habitantes por km2.
d) A América Latina recebe esse nome porque é composta por países que têm como língua oficial idiomas que derivam do latim, como português, espanhol e francês.
e) O México, embora tenha proximidade com os países da América Anglo-saxônica, é um país que possui mais semelhanças históricas e culturais com os países que compõem a América Latina.
Gabarito: b
A regionalização da América Latina, assim como a da América Anglo-saxônica, obedece a critérios históricos (tipo de colonização, passado escravocrata) e culturais (origem e costumes semelhantes).
28) A grande extensão no sentido norte-sul, as diferentes latitudes e a variação climática conferem à América Latina uma enorme diversidade de formações vegetais. Destacam-se as principais paisagens, exceto:
a) Desertos
b) Floresta Amazônica
c) Cerrado
d) Tundra
e) Pampa ou Estepes
Gabarito: d
Tundra é uma vegetação rasteira e extremamente resistente ao frio. É comum nas regiões polares.
29) Do ponto de vista histórico-social, o continente americano divide-se em América Anglo-saxônica e América Latina. Identifique a proposição que caracteriza INCORRETAMENTE a América Latina.
a) A colonização por exploração deixou marcas profundas nessa parte da América, entre as quais a
excessiva concentração de terras.
b) O colonizador fixou-se de imediato à terra, criando um mercado interno responsável por um precoce desenvolvimento industrial.
c) A dependência, em relação aos países centrais, é estrutural, muito embora as forças endógenas também atuem na formação econômico-social.
d) Países como o México, o Brasil e a Argentina podem ser caracterizados como uma periferia industrializada.
e) O Espanhol e o Português são as línguas oficiais dominantes, embora existam alguns países que falam inglês e francês.
Gabarito: b
A colonização na América Latina obedeceu essencialmente à lógica da exploração dos recursos. O colonizador europeu, na maior parte dos países, não se fixou nesses territórios e, durante séculos, teve como foco a utilização e exploração das riquezas desses países. O mercado interno das colônias não sofreu evolução, haja vista que o objetivo da produção era abastecer a metrópole.
30) A regionalização histórico-social da América divide o continente em:
a) Três regiões: América do Norte, América Central e América do Sul.
b) Duas regiões: América Latina e América Anglo-saxônica.
c) Cinco regiões: países que falam língua inglesa, países que falam língua espanhola, países que falam francês, países que falam holandês e países que falam português.
d) Quatro regiões: Países Platinos, Países Andinos e Guianas e o Brasil.
🌏 📖 FAÇA TAMBÉM EXERCÍCIOS SOBRE REGIONALIZAÇÃO
31) Com relação à América Anglo-saxônica, é correto afirmar que:
a) Corresponde a todos os países que falam inglês do continente americano.
b) Corresponde aos países que foram colonizados pela Espanha.
c) Abrange apenas os Estados Unidos e o Canadá.
d) Abrange todos os países subdesenvolvidos.
e) Corresponde aos países que integram ao Nafta.
Gabarito: c
Embora o termo “anglo-saxônica” faça referência aos países de língua inglesa, apenas os Estados Unidos e o Canadá integram a América Anglo-saxônica. Isso ocorre porque essa regionalização não leva em consideração apenas os elementos culturais, mas também fatores históricos (tipo de colonização, processo de independência etc.), econômicos (situação econômica dos países, grau de industrialização, e outros) e sociais (condições de vida da população, expectativa de vida, nível de escolaridade etc).
32) Com relação à colonização dos países que integram a América Anglo-saxônica, é correto afirmar que:
a) Não houve diferença entre a colonização da América Anglo-saxônica e da América Latina, pois ambas foram colônias de povoamento, ou seja, o principal objetivo da Metrópole era explorar as riquezas naturais da colônia.
b) Não houve diferença entre a colonização da América Anglo-saxônica e da América Latina, pois ambas foram colônias de exploração, ou seja, o principal objetivo da Metrópole era explorar as riquezas naturais da colônia.
c) Na colonização da América Anglo-saxônica, os colonizadores incentivaram a fixação da população na colônia, disponibilizando parte do lucro adquirido na exploração para o desenvolvimento dela.
d) A colonização da América Anglo-saxônica ficou conhecida como colonização de povoamento, pois o principal objetivo dos colonizadores era explorar as riquezas naturais da região.
e) A colonização da América Anglo-saxônica ficou conhecida como de exploração, pois um dos objetivos dos colonizadores era promover o desenvolvimento das colônias a fim de obter mais lucros com a sua exploração.
Gabarito: c
Diferentemente de grande parte da América Latina, que foi colonizada pelos espanhóis e os portugueses, a América Anglo-saxônica foi colonizada pelos ingleses e franceses. Esses últimos desenvolveram uma colonização diferente na maior parte de suas colônias. Como a maior parte delas estava localizada em uma região de clima frio ou temperado, a disponibilidade de riquezas naturais era menor do que nas áreas tropicais da América. Assim, para conseguir obter lucros com a colonização da região, os colonizadores precisavam desenvolver a colônia, incentivando a fixação de pessoas e desenvolvendo infraestruturas básicas para o desenvolvimento da metrópole. Esse tipo de colonização ficou conhecido como colonização de povoamento.
33) Os países da América Anglo-saxônica são considerados grandes potências mundiais. Isso porque possuem os melhores índices socioeconômicos do mundo. Em relação à sua situação econômica, é possível afirmar que:
a) Todos os países da América Anglo-saxônica possuem um PIB superior a 10 trilhões de dólares.
b) Apesar de serem economias bastante desenvolvidas, o seu desenvolvimento econômico não é refletido em melhoria nas condições de vida da população.
c) Apesar de serem economias bastante desenvolvidas, a agropecuária moderna e tecnológica, em razão de sua herança histórica, é a principal atividade econômica nesses dois países.
d) Todos os países da América Anglo-saxônica possuem elevado nível de industrialização e o setor terciário bastante desenvolvido.
e) A agropecuária é uma atividade importante na economia canadense. Já no setor primário dos Estados Unidos, predomina a extração de minerais, pois o clima frio não permite a produção agropecuária no país.
Gabarito: c
65) A industrialização ocorreu na América de formas distintas. Alguns países tiveram uma revolução industrial antes, e outros bem depois. Os países mais industrializados das Américas são
a) Argentina e EUA
b) México e Canadá
c) EUA e Brasil
d) EUA e Canadá
Gabarito: d
66) Observe as imagens e as afirmações abaixo:
As imagens e as afirmações retratam e expressam pensamentos de duas lideranças pela luta da igualdade racial nos EUA. Essas lideranças são respectivamente
a) Martin Luther King Jr. e Malcolm X.
b) Martin Luther King Jr. e Machael Jackson.
c) Malcolm X e Barack Obama.
d) Barack Obama e Martin Luther King Jr.
Gabarito: a
67) A expansão dos EUA para o oeste teve como características
a) a convivência pacífica com os nativos.
b) o controle sobre as colônias espanholas e portuguesas na América.
c) a compra de terras, tratados com a Inglaterra e por guerras com o México.
d) o acordo com o México e Canadá.
Gabarito: c
68) “País de grande extensão territorial, clima frio e que, apesar de possuir população relativamente pequena, conseguiu consolidar-se como uma das maiores economias do mundo”. O texto acima caracteriza qual dos países abaixo?
a) México
b) Canadá
c) Brasil
d) Argentina
Gabarito: b
69) As treze colônias inglesas, que futuramente formaram os EUA, apresentaram diferenças nos processos de colonização e nas relações que os colonos mantinham com a Inglaterra. As características que marcavam as colônias do Norte e Centro da costa leste foram
a) a colônia de exploração, com uso de mão de obra escrava e cultivo de um só produto para exportação, o chamado “Plantation”.
b) a colônia de povoamento, uso da mão de obra livre. assalariada e o predomínio das pequenas propriedades.
c) a colônia de povoamento com o uso da mão de obra escrava.
d) a colônia de exploração com o uso da mão de obra livre e o inicio da industrialização.
Gabarito: b
70) Observe as imagens e leia o texto:
O World Trade Center, que representava o poder econômico, e o Pentágono, que representa o poder militar dos EUA, foram atingidos por aviões de passageiros, pilotados por terroristas suicidas, em 11 de setembro de 2001, considerado o mais surpreendente ataque terrorista dos últimos tempos. Após os ataques de 11 de setembro atribuídos por autoridades
a) à Al-Qaeda.
b) ao Grupo Islâmico Armado.
c) ao ETA.
d) a Frente dos Combatentes do Grande Oriente Islâmico.
Gabarito: a
71) A América Central é dividida em América Central Continental e América Central Insular. A América Central Insular é também denominada de
a) Paraíso
b) Antilhas
c) Área de colonização
d) Área de exploração
Gabarito: b
72) O Haiti fica localizado em uma ilha, inserida na América Central. Observe a Charge a seguir:
A charge acima enfoca criticamente uma associação entre dois aspectos recentes da realidade haitiana, que são
a) educação e meio ambiente
b) governo e crise ecológica
c) planejamento e segurança pública
d) miséria e caos urbano.
Gabarito: d
73) A maior ilha da América Central Insular é
a) Cuba.
b) Paraguai.
c) Jamaica.
d) Costa Rica.
Gabarito: a
74) O reggae surgiu na década de 60, tendo Bob Marley, cantor e compositor, seu principal ícone. O nome “reggae” foi empregado devido ao som que se faz na guitarra. O "re" seria o movimento pra baixo, e o "gae", o movimento pra cima. O reggae se caracteriza por cortes rítmicos regulares sobre a música e pela bateria, que é tocada no terceiro tempo de cada compasso, em outras palavras, se trata de um ritmo lento e dançante. O país da América Central onde surgiu o reggae foi
a) a Costa Rica
b) a Guatemala
c) Cuba
d) a Jamaica.
Gabarito: d
75) A Doutrina Monroe foi proferida pelo presidente James Monroe no dia 02 de dezembro de 1823, no Congresso norte-americano. Em seu pronunciamento, James deixou claro que o continente não deveria aceitar nenhum tipo de intromissão europeia sobre quaisquer aspectos. A Doutrina Monroe foi sintetizada na frase
a) “A América para os europeus”.
b) “A Europa para os americanos”.
c) “A América para os americanos”.
d) “A Europa para os europeus”.
Gabarito: c
76) Os Estados Unidos se destaca muito economicamente, não apenas na industrialização, mas também na extração de recursos naturais e na agropecuária. A região industrial dos Estados Unidos,que tem o seu desenvolvimento baseado nos grandes lençóis petrolíferos da área, onde suas principais indústrias estão ligadas ao petróleo é
a) o Texas.
b) a Califórnia.
c) o Nordeste.
d) a região dos Grandes Lagos.
Gabarito: a
77) Na América do Norte há uma diversidade muito grande no clima. O clima do norte da América Anglo Saxônica, que inibe a agricultura e a ocupação humana é
a) Árido.
b) Polar.
c) Temperado.
d) Mediterrâneo.
Gabarito: b
78) "Além da perda de territórios, as interferências políticas e militares e a influência econômica
dos Estados Unidos motivaram um antigo dirigente deste país a exclamar. "POBRE _______, TÃO LONGE DE DEUS E TÃO PERTO DOS ESTADOS UNIDOS"
O país que completa corretamente a citação é:
a) México
b) Porto Rico
c) Panamá
d) Cuba
Gabarito: a
79) Atualmente os Estados Unidos são considerados a principal potência do mundo, mas essa condição alcançada não ocorreu repentinamente, foram necessários vários fatores para que este se consolidasse como uma das nações mais importantes do planeta. Dentre eles podemos destacar
a) sua falta de influência dentro do Continente Americano.
b) sua desorganização política, principalmente depois da independência.
c) sua política expansionista e imperialista.
d) sua falta de visão de futuro
Gabarito: c
80) O Canadá é o segundo maior país do mundo, com 9.970.610 km2, ficando atrás apenas da Rússia. Porém, suas áreas cultiváveis são pequenas, e sua industrialização, apesar de avançada, ocorre na sua maioria em pontos próximos a fronteira com os EUA. Isso se deve por que
a) seu principal parceiro é os EUA.
b) os EUA não têm influencia sobre o Canadá.
c) a parte norte do Canadá é utilizada principalmente para agricultura.
d) seus produtos são importados principalmente para o México
Gabarito: a
81) Sobre a América Central continental, pode-se deduzir que
a) entre as três subdivisões do continente americano (América do Sul, América Central e América do Norte) a América Central é a que possui a maior extensão territorial.
b) a economia da América Central baseia-se na atividade agrícola e no turismo.
c) o território da América Central é dividido em América Central Continental e América Central Marítima.
d) o Haiti é o país centro-americano que possui os mais elevados padrões socioeconômicos, apresentando o maior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) dessa porção do continente americano.
Gabarito: b
82) "É o centro da polarização econômica dos Estados Unidos. Concentra metade da população do país e 80% do seu parque industrial. Essa população, basicamente urbana forma o maior mercado consumidor mundial e constitui a maior concentração urbano-industrial do mundo."
O trecho se refere
a) à região de Los Angeles.
b) à grande região das Planícies Centrais.
c) à planície dos Grandes Lagos.
d) ao Nordeste do país, onde se localiza Nova York.
Gabarito: d
83) A Guerra de Secessão (1861 - 1865), também conhecida como Guerra Civil Norte-americana, tem sua origem no agravamento dos antagonismos entre os Estados do Norte e os Estados do Sul dos Estados Unidos. Na raiz dos antagonismos estavam duas questões socioeconômicas; são elas
a) a mita e a servidão temporária.
b) a escravidão negra e a política alfandegária.
c) a federação e o capitalismo de estado.
d) o neoliberalismo da burguesia nortista e o protecionismo sulista.
Gabarito: b
84) O canal do Panamá encontra-se localizado no istmo do Panamá, que é um país com território situado ao sul da América Central, esse canal tem como objetivo
a) unir o Oceano Atlântico ao Oceano Pacífico.
b) unir a América do Norte a América do Sul.
c) de dificultar a navegação dos Estados Unidos.
d) cobrar altos impostos sobre as mercadorias.
85) Questão 8 Com relação à América Anglo-saxônica, é correto afirmar que:
86) A globalização possui muitas facetas. Entre elas NÃO se inclui:
a) o encurtamento das distâncias;
b) a homogeneização dos mercados;
c) o progresso das ciências e das técnicas;
d) o domínio das finanças e da informação;
e) o surgimento de novos materiais articiais
Gabarito: b
87) Os países desenvolvidos controlam a fatia predominante do mercado financeiro internacional. Assim podemos afirmar que o sistema financeiro mundial apresenta um padrão espacial:
a) fixo;
b) linear;
c) aleatório;
d) concentrado;
e) mononuclear.
Gabarito: d
88) O espaço mundial, no atual momento do processo de globalização, inclui os seguintes aspectos, EXCETO:
a) a difícil unificação da Europa, principalmente em momentos de crises econômicas;
b) a transformação de Estados da área de regime socialista em economias de mercado;
c) o avanço da hegemonia militar, cultural, política e econômica dos Estados Unidos;
d) o desenvolvimento da região do Pacífico asiático como o novo centro industrial global;
e) a manutenção da instabilidade política e territorial dos países que compõem o Oriente Médio.
Gabarito: c
89) "As tendências para a globalização ainda não se concretizaram por completo."
Com relação a essa afirmativa, avalie as afirmativas a seguir:
I - Os fluxos de capital são regulamentados pela legislação internacional, embora as transações por computadores tendam a driblar esses regulamentos.
II - A mobilidade da mão-de-obra é prejudicada pelos controles de imigração mesmo que esses sejam, muitas vezes, driblados pela clandestinidade.
III - As empresas multinacionais mantêm a maior parte de seus ativos e o centro de comando estratégico nos seus países de origem.
Está correto, o que se afirma em:
a) I, apenas;
b) III, apenas;
c) I e II, apenas;
d) I, II e III.
Gabarito: e
90) Observe a charge a seguir:
(Millôr Fernandes. Retirado de: VESENTINI, José William. Geografia: o mundo em transição. São Paulo: Editora Ática, 2012.p.323.)
A ilustração de Millôr Fernandes é uma crítica à ordem global atual. Além disso, ela faz referência:
a) à visão eurocêntrica das projeções cartográficas
b) à visão conceitual da Globalização realizada no processo de ensino-aprendizagem
c) à forma com que o Planalto Central opera o processo de inserção da Globalização no Brasil
d) à Divisão Internacional do Trabalho, em que os países do Sul subdesenvolvido são dependentes do Norte desenvolvido.
e) à influência da Globalização sobre o processo de transformação da educação brasileira.
🌏 📖 FAÇA EXERCÍCIOS SOBRE EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA (PARA PROFESSORES)
91) “A globalização constitui o estágio máximo da internacionalização, a amplificação em sistema-mundo de todos os lugares e de todos os indivíduos, logicamente em graus diferentes”.
110) Um programa conjunto dos governos de 12 países da América do Sul que visa promover a integração entre eles, por meio da modernização da infraestrutura, transporte, energia e telecomunicações, ampliando a área de atuação do Mercosul é conhecido pela sigla:
a) IIRSA
b) ALCA
c) OTAN
d) IBGE
e) ALADI
Gabarito: a 110 e 111 Explicação pelo Professor Rafael Gatto
111) Sobre o comércio exterior brasileiro, podemos afirmar que:
I - No comércio mundial, o Brasil possui hoje a condição de Global Trader, estando, portanto, comprometido com os princípios do multilateralismo e do liberalismo no comércio mundial.
II - a partir da metade da década de 1990, com aumento da participação de produtos básicos e semi-faturados na pauta de exportações brasileira, a participação do Brasil nos fluxos comercias globais deu um salto para mais de 3% do total mundial.
III - enquanto na pauta de exportações brasileiras para a União Europeia e Ásia predominam produtos primários e semimanufaturados, os países do NAFTA (Acordo de Livre Comércio da América do Norte) e da América do Sul absorvem, principalmente, produtos manufaturados do Brasil.
IV - a redução das metas de crescimento da economia chinesa é o fato positivo para a economia brasileira, pois tende a abrir um espaço ainda maior para nossas exportações de produtos básicos.
V - O Mercosul responde por cerca de 40% das exportações brasileiras, o que revela a forte dependência comercial do país em relação ao bloco e justifica o aumento dos investimentos privados brasileiros nos países do Mercosul.
Assinale a alternativa em que todas as afirmativas estão corretas:
a) I e III
b) III e V
c) II e V
d) I, III e IV
e) I, II e IV
Gabarito: a 110 e 111 Explicação pelo Professor Rafael Gatto
112) Os conflitos na África não são elementos novos na história do continente. Suas origens podem ser
atribuídas ao processo de colonização e ao imperialismo europeu do século XIX, que impôs fronteiras
artificiais, com a partilha do continente, na Conferência de
a) Berlim.
b) Viena.
c) Genebra.
d) Versalhes.
115) A partir da década de 1990, a economia do Brasil conheceu a intensificação ou consolidação do Neoliberalismo, de forma que um de seus principais efeitos, no que diz respeito à oferta de empregos, foi:
a) o aumento da força sindical.
b) a terceirização dos serviços.
c) a diminuição do “exército de reserva”.
d) a elevação da oferta de trabalho.
e) o decréscimo do número de horas médias trabalhadas.
Gabarito: b
Um dos elementos mais predominantes após a expansão do Neoliberalismo no país foi o processo de terceirização – ou terciarização – da economia, em que a maior parte dos empregos direcionou-se para o setor terciário (comércio e serviços), uma vez que a Agricultura e a Indústria, mais mecanizadas e com empregos mais flexíveis, passaram a empregar menos.
116) Brasil tem o 5º Big Mac mais caro do mundo
Lanche só é mais barato que na Noruega, Venezuela, Suíça e Suécia. Índice Big Mac mostra que real é a 5ª moeda mais cara entre 44 países.
(G1, 23/01/2014).
Diante da notícia apresentada e com base em seus conhecimentos sobre a economia brasileira, é possível afirmar que:
a) o Índice Big Mac revela o aumento do custo de vida no Brasil em função das constantes e ininterruptas valorizações do dólar frente ao real na última década.
b) com um Big Mac mais caro, o Brasil pode ser considerado como um dos países que menos assimilaram o processo de Globalização estruturalmente.
c) o Brasil investe majoritariamente na economia nacional, desfavorecendo intencionalmente empresas multinacionais.
d) o real é a quinta moeda mais valorizada do mundo em relação ao dólar.
e) o Brasil é o quinto país que mais cobra impostos sobre alimentos no mundo.
Gabarito: d
O índice Big Mac utiliza-se do valor de um produto existente em mais de 120 países para comparar e medir a paridade do poder de compra dos diferentes locais do mundo. Dessa forma, as moedas mais valorizadas tendem a apresentar um preço mais elevado no preço do sanduíche, evidenciando uma parte das características econômicas do país em questão. No caso da notícia apresentada, só é possível dizer que o real é a quinta moeda mais valorizada em relação ao dólar no mundo.
117) Analise as seguintes alternativas sobre a globalização:
I) O mundo encontra-se globalmente integrado e suas trocas se dão por meio de constantes e crescentes fluxos econômicos, de pessoas e de informações.
II) A globalização é caracterizada pelos intensos avanços tecnológicos, sobretudo nos meios de comunicação e transporte, o que acelerou e ao mesmo tempo facilitou o intercâmbio de capitais, mercadorias, pessoas e informações entre diferentes regiões do planeta.
III) As redes de comunicação, possibilitadas pelas tecnologias de informação e transportes, existem há séculos, no entanto, o processo de globalização só foi possível com a invenção da internet.
IV) Os grandes centros urbanos concentram as principais empresas e os principais pontos de abastecimento, escoamento e integração dos fluxos, como portos, estações, ferroviárias e aeroportos, além de serem espaço de maior difusão e concentração de informações e aparelhos modernos, responsáveis por sua transmissão
Marque a opção que apresenta as afirmativas corretas.
a) II, III e IV
b) I, III e IV
c) I, II e IV
d) I, II e III
e) Nenhuma das alternativas
Gabarito: c
118) Há 50 anos, a Coreia do Sul era um país arrasado pela pobreza. […] a renda anual dos brasileiros era duas vezes maior que a dos coreanos. De lá pra cá […] o país viveu um milagre econômico e entrou para o time das nações desenvolvidas. […]
🌏 📖 FAÇA EXERCÍCIOS SOBRE CARTOGRAFIA
121) A Europa é um dos principais importadores de gás natural russo. Eventuais ameaças ao abastecimento e insegurança generalizada têm feito os países do velho continente diversificarem seus fornecedores e meios de fornecimento. Entre essas iniciativas está
a) a exploração de gás natural no sul da Itália e norte da Inglaterra.
b) a busca por reservas de gás natural junto aos países do Extremo Oriente.
c) a substituição do gás natural por carvão mineral, recurso de que a Europa possui ricas jazidas.
d) a inauguração do gasoduto Nerd Stream e a busca de novos fornecedores, como a Noruega.
e) a descoberta e exploração de profundas reservas de petróleo nas redondezas das jazidas de carvão
mineral na Inglaterra.
122) Do ponto geopolítico, a Guerra Fria dividiu a Europa em dois blocos. Essa divisão proporcionou a formação de alianças antagônicas de caráter militar, como a OTAN, que aglutinava os países do bloco ocidental, e o Pacto de Varsóvia, que concentrava os do bloco oriental. É importante destacar que, na formação da OTAN, estão presentes, além dos países do oeste europeu, os EUA e o Canadá. Essa divisão histórica atingiu igualmente âmbitos político e econômico que se refletia pela opção entre os modelos capitalista e socialista.
Essa divisão ficou conhecida como
a) Cortina de Ferro
b) Muro de Berlim
c) União Europeia
d) Convenção de Ramsar
e) Conferencia de Estocolmo
Gabarito: a Explicação pelo Professor Diogo *Ver listra sobre Meio Ambiente
123) Dos movimentos ligados às lutas sociais na América Latina, um deles se projetou na América do Sul, a partir dos anos de 1980, quando passou a cunhar discursos libertadores, nacionalistas e emancipatórios na região, originados nos ideais liberais e anti-imperialistas do início do século XIX.
Tal movimento vem se espalhando, na atualidade, nos países sul-americanos, consolidando-se como uma importante força geopolítica continental chamada:
a) Maoísmo.
b) Castrismo.
c) Laoísmo.
d) Senderismo.
e) Bolivarianismo.
Gabarito: e
124) A economia australiana recebeu grandes investimentos estrangeiros após a Segunda Guerra Mundial, o que provocou intensa internacionalização da sua economia. Vários setores de sua economia (indústria automobilística, farmacêutica, de cosméticos, petrolífera, de mineração) encontram-se em poder, sobretudo, de empresas ou de capitais:
a).britânicos, japoneses e norte-americanos
b) chineses, brasileiros e franceses
c) japoneses, franceses e britânicos
d) norte-americanos, japoneses e alemães
e) britânicos, japoneses e chineses
Gabarito: a
125) Na imagem, indicam-se duas regiões autônomas da Espanha caracterizadas proeminentemente pelo seguinte elemento identitário:
a) Arte
b) Língua
c) Religião
d) Orografia
Gabarito: b
Fontes: Brasil Escola | Cola da Web | Mundo Educação | Geografia com Hélio Chagas | Professora Regina Bolico | Prefeitura de Teresópolis - BioRio - 2011 | Desconversa | Info Escola | Reingresso UFF - Coseac UFF - 2017 - 2018 | Colégio Pedro II - 2011 | FTD - 2014 | Simulado FTD - 2017 | Fábrica D ENEM E VESTIBULARES IME-ITA | Geo-Conceição | Stoodi |
a) raças;
b) nacionalidades;
c) civilizações;
d) etnias;
e) religiões.
Gabarito: c
a) Falso – a categoria raças está relacionada primordialmente a cor de uma população. É importante ressaltar que esse termo está em desuso, sendo utilizado, em seu lugar, composição étnica.
b) Falso – nacionalidades não envolvem necessariamente as noções de islamismo, pensamento ocidental e cultura.
c) Verdadeiro - A civilização é composta por relações sociais em diferentes estágios, compreendendo aspectos religiosos, ideológicos, culturais, entre outros.
d) Falso – Etnias não envolvem os conceitos religiosos e tipos de pensamentos.
e) Falso – Apenas o islamismo se refere a um fator religioso.
2) A Guerra do Líbano, o conflito Irã/Iraque, a questão Palestina, a Guerra do Golfo são alguns dos conflitos que marcam ou marcaram o Oriente Médio. Das alternativas abaixo, aquela que corretamente explica essa situação conflituosa é:
a) a disputa de terras favoráveis ao cultivo, como as encontradas na planície da Mesopotâmia, numa área desértica.
b) os grandes lucros provenientes do petróleo que não beneficiam a maioria da população nos países árabes.
c) o aumento, de forma rápida, do preço do barril de petróleo nos países membros da OPEP.
d) a criação do Estado de Israel, sob a tutela britânica, numa região de ricas reservas de petróleo.
e) o emaranhado de culturas, religiões e interesses estrangeiros numa área localizada a meio caminho entre a Ásia, Europa e África.
Gabarito: e
a) Falso – Essa área não apresenta características favoráveis às atividades primárias. Os conflitos citados acima não foram desencadeados por motivos de apropriação de áreas para cultivo.
b) Falso - A questão da Palestina não envolve questões petrolíferas, havendo disputas territoriais com o estado de Israel, principalmente, pela ocupação da cidade de Jerusalém.
c) Falso - Os conflitos no Oriente Médio não têm como principal agente motivador o aumento do preço do barril de petróleo nos países membros da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP).
d) Falso - A criação do Estado de Israel desencadeou uma série de conflitos no Oriente Médio, no entanto, a área destinada à sua construção não apresenta grandes reservas de petróleo.
e) Verdadeiro – O Oriente Médio apresenta uma diversidade cultural imensa, o que muitas vezes gera conflitos armados. A criação de Israel nessa região agravou ainda mais esse processo. Além da localização do Oriente Médio ser, do ponto de vista geopolítico, extremamente estratégico, pois faz fronteira com a Europa e a África.
3) A chamada Ásia Ocidental constitui importante área de encontro de três continentes: a Ásia, a África e a Europa. É marcada, principalmente, pela instabilidade dos limites políticos, diversidade étnica da população e multiplicação das crenças religiosas. Três grandes religiões têm sua “Cidade Santa” na Ásia Ocidental. São elas:
a) Fetichismo, islamismo e judaísmo.
b) Budismo, hinduísmo e maometismo.
c) Judaísmo, cristianismo e islamismo.
d) Cristianismo, bramanismo e islamismo.
e) Budismo, judaísmo e islamismo.
Gabarito: c
a) Falso – O fetichismo não é caracterizado como religião.
b) Falso – O Budismo e hinduísmo são religiões de origem indiana, não considerando a cidade de Jerusalém como “Cidade Santa”.
c) Verdadeiro - A cidade de Jerusalém é considerada por essas três religiões a “Cidade Santa”. Para os Judeus, o Muro das Lamentações, parte do Segundo Templo, é o local mais sagrado de todos. Acima dele está o Domo da Rocha, o terceiro local mais importante no islamismo, de onde Maomé subiu aos céus. A poucos quarteirões dali, a Igreja do Santo Sepulcro assinala o local tradicional da crucificação, do enterro e da ressurreição de Jesus.
d) Falso – o bramanismo é uma religião de origem indiana, não tendo Jerusalém como “Cidade Santa”.
e) Falso – O Budismo não considera a cidade de Jerusalém como “Cidade Santa”.
4) O Islã foi o alicerce sobre o qual se ergueu um grande império. O mundo muçulmano, que se estende pelo Oriente Médio, África do Norte, Ásia Setentrional e um pequeno trecho da Europa, é o fruto desse império. Mundo árabe não se confunde com mundo muçulmano. [...] O Oriente Médio, núcleo histórico e cultural do Islã e do mundo árabe, figura como foco de conflitos geopolíticos, nacionais e religiosos. Um dos eixos desse conflito é a disputa pela influência na região petrolífera do golfo pérsico. O outro eixo é a questão nacional entre Israel e Palestina, que tem repercussões mundiais.
MAGNOLI, Demétrio. Geografia para o Ensino Médio. São Paulo: Atual, 2008. p.523.
Com base no texto acima e nos conhecimentos gerais sobre a cultura árabe no Oriente Médio, podemos afirmar que a diferença entre mundo árabe e islamismo é:
a) Árabe é uma expressão utilizada para expressar os costumes e a cultura muçulmana.
b) O Islamismo deve ser a religião oficial de qualquer nação que queira se tornar árabe.
c) Árabe refere-se à língua e muçulmano refere-se à religião.
d) As diferenças entre mundo árabe e mundo muçulmano são praticamente nulas e tais palavras podem ser utilizadas como sinônimas.
e) Árabe é o nome da região geográfica em que habitam os povos islâmicos.
Gabarito: c
A expressão “árabe” é o nome do idioma praticado por algumas nações. O Islã é o nome da religião muçulmana. Portanto, os dois termos são distintos, apesar de estarem frequentemente associados.
a) budismo, islamismo e cristianismo.
b) islamismo, judaísmo e cristianismo.
c) catolicismo, protestantismo e hinduísmo.
d) hinduísmo, budismo e judaísmo.
e) judaísmo, islamismo e hinduísmo.
Gabarito: b
A cidade de Jerusalém é considerada sagrada por três religiões: Cristianismo, Islamismo e Judaísmo.
a) A criação do Estado de Israel, em 1948, marcou o início de um período de instabilidade no Oriente Médio, pois significou o confisco dos territórios do Estado da Palestina que existia até então e desagradou o mundo árabe.
b) A Guerra dos Seis Dias insere-se no contexto de outras disputas entre árabes e israelenses, por causa das reservas de petróleo localizadas naquela região do Oriente Médio.
c) A Guerra dos Seis Dias significou a ampliação territorial de Israel, com a anexação de territórios, justificada pelos israelenses como medida preventiva para garantir sua segurança contra ações árabes.
d) O discurso de Obama representa a postura tradicional da diplomacia norte-americana, que defende a existência dos Estados de Israel e da Palestina, e diverge da diplomacia europeia, que condena a existência dos dois Estados.
Gabarito: c
a) Falso – a instabilidade no mundo árabe não se deve à criação do Estado de Israel, mas aos ataques promovidos pelos judeus após a partilha da Palestina.
b) Falso – a Guerra dos Seis dias foi uma ousada manobra militar israelense para ampliar o seu território e não tem relação com a produção de petróleo.
c) Verdadeiro – A Guerra dos Seis Dias foi uma ação bélica promovida por Israel que, em apenas seis dias, anexou territórios da Cisjordânia, Faixa de Gaza, Jerusalém, as Colinas de Golã e a Península do Sinai. Tal manobra foi justificada como uma antecipação de um possível ataque árabe.
d) Falso – O discurso de Obama, na verdade, vai contra a postura dos EUA, que sempre foram aliados de Israel e inimigos da Palestina.
7) A partilha da Palestina está completando 60 anos. Tendo em vista a partilha e seus impactos, a base para a criação do Estado de Israel foi assentada:
a) na existência de um Estado judaico sob aprovação dos países árabes.
b) na legitimação pela força comprovada pela sequência de conflitos e guerras.
c) na possibilidade da existência de uma maioria judaica num território.
d) na ideologia sionista, que defendia a entrada dos judeus na Palestina sob domínio inglês.
Gabarito: c
A criação do Estado de Israel pela ONU, apesar de ter sido muito em função da pressão política realizada pelos países aliados a Israel, como Inglaterra e EUA, foi fundamentada na possibilidade de haver uma maioria judaica sem pátria na região.
8) Trata-se de um grupo étnico que se configura como a maior nação sem pátria no mundo, ou seja, sem um Estado constituído. No total, eles formam uma população superior a 30 milhões de habitantes. Estamos falando dos:
a) Xiitas
b) Sunitas
c) Wahabitas
d) Curdos
e) Palestinos
Gabarito: d
Os Curdos são mundialmente conhecidos por serem a maior nação sem pátria do mundo, um grupo étnico que reivindica o seu próprio território.
a) Jordânia, Líbano e Turquia.
b) Jordânia, Líbano e Síria.
c) Jordânia, Líbano e Iraque.
d) Jordânia, Iraque e Síria.
e) Arábia Saudita, Líbano e Turquia.
Gabarito: b
10) As discordâncias entre árabes e israelenses apresentam as seguintes características, EXCETO:
a) controle de rotas marítimas
b) interesses industriais
c) interesses raciais e religiosos
d) interesses ideológicos
e) n.d.a.
Gabarito: b
11) Os países componentes da Organização dos Países Exportadores de Petróleo encontram-se localizados nos seguintes conjuntos regionais:
a) Europa, Oriente Médio e América do Norte
b) Extremo Oriente, América do Sul e CEI
c) Oriente Médio, África e América do Sul
d) América do Sul, Extremo Oriente e Oriente Médio
e) n.d.a.
Gabarito: c
12) A política internacional brasileira de apoio à causa palestina deve-se, fundamentalmente, à:
a) existência de um Estado com profunda origem antissemita.
b) presença de um país de um contingente árabe com grande participação na política nacional.
c) diminuição do comércio exterior brasileiro com Israel.
d) queda, no Irã, do regime pró-americano com consequente rompimento dos acordos internacionais pelo
novo governo.
e) dependência dos países às importações de petróleo dos países árabes.
Gabarito: e
13) Nesta última década do século XX, verifica-se o recrudescimento da ideologia do nacionalismo em todo o mundo, gerando a ocorrência de movimentos separatistas, que, não raramente, desembocam em sangrentos conflitos, a exemplo do que ocorreu entre o Iraque de Saddam Hussein e a etnia:
a) armênia
b) libanesa
c) sunita
d) palestina
e) curda.
Gabarito: e
14) Em Agosto de 1990, Saddam Hussein invoca razões históricas para invadir __________________ e anexá-lo(a) ao Iraque.
a) A Arábia Saudita
b) A Síria
c) Israel
d) O Kwait
e) A Jordânia
Gabarito: d
15) As guerras entre árabes e judeus, que se verificam no Oriente Médio, tiveram como causa principal:
a) a guerra civil, no Líbano;
b) o problema de uma população sem território – os refugiados palestinos – que surgiu com a criação do Estado de Israel;
c) o fato de que maiores reservas mundiais de petróleo, se localizam nos países árabes;
d) um discurso do líder Yasser Arafat, na Assembleia na ONU;
e) o controle do canal de Suez, por parte do Egito.
Gabarito: b
16) Acerca da produção mundial de petróleo em meados dos anos 80, assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas.
( ) A União Soviética e os Estados Unidos produziam juntos mais de um terço de toda a produção.
( ) O Reino Unido, a Venezuela e a China eram três grandes produtores dessa fonte de energia.
( ) O Oriente Médio como um todo produzia menos do que um quinto do total da produção.
( ) O Canadá e a Nigéria estavam entre os dez maiores produtores dessa fonte de energia.
( ) Todas as alternativas estão corretas.
Gabarito: V, V, F, V, F
17) Na esteira da discórdia entre judeus e palestinos nos territórios por eles disputados está o movimento sionista, apontado por muitos como um dos principais elementos relacionados com o aumento das tensões entre ambos os lados da questão. De toda forma, o sionismo não é a causa do problema em si, mas um de seus fatores históricos mais importantes.
Entende-se por sionismo:
a) a intenção proeminente dos povos árabes de tentar erradicar os judeus do Oriente Médio.
b) a crença religiosa de que judeus e muçulmanos são povos excludentes e que jamais entrarão em paz.
c) a busca dos judeus pela Terra Prometida, nos arredores de Jerusalém, com a consequente criação de seu Estado-Nação.
d) o movimento de resistência dos judeus frente às constantes ameaças árabes promovidas em todo o mundo.
Gabarito: c
O sionismo – ou movimento sionista – refere-se à luta histórica dos judeus em busca da Terra Prometida, consolidada com a construção do Estado de Israel em 1949.
a) a anexação por parte de Israel de vários territórios dos países árabes circundantes e a posterior tentativa desses países de reaverem as suas áreas.
b) o ataque deliberado dos palestinos contra os territórios israelenses e a intervenção militar estadunidense na região.
c) a resposta militar da Liga Árabe à criação do Estado de Israel pela ONU e a ofensiva militar israelense para retomar sua soberania territorial.
d) o combate inicial realizado entre Israel e Egito pelo Canal de Suez e a tentativa dos palestinos de agruparem para si a posse desse estratégico ponto de disputa.
Gabarito: a
A Guerra dos Seis Dias (1967) foi um ataque realizado por Israel, que, em apenas seis dias, conseguiu a tomada de territórios de vários países da região. Já a Guerra do Yom Kippur (1973) foi a tentativa frustada desses países de retomarem para si os territórios perdidos na Guerra dos Seis Dias.
(Adaptado de: Carta Capital, 30 out. 2014. Suécia reconhece o Estado da Palestina. Disponível em: <www.cartacapital.com.br>. Acesso em: 09 mar. 2015).
O motivo das críticas de Israel e dos Estados Unidos mediante o reconhecimento do Estado da Palestina deve-se:
a) ao fato de os palestinos estarem entre os envolvidos nos atentatos de 11 de setembro de 2001.
b) às históricas disputas territoriais entre israelenses e palestinos e o constante apoio dado pelos EUA aos primeiros.
c) ao argumento de que a Suécia estaria indo contra a regulamentação da ONU, que dá proibição irrestrita à existência dos territórios palestinos sob um governo formal.
d) à ameaça que a legitimidade da Palestina representa ao comércio de petróleo, elemento abundante na região em questão.
Gabarito: b
A insatisfação de EUA e Israel frente a um reconhecimento diplomático do Estado da Palestina deve-se ao fato de israelenses e norte-americanos serem contrários às formas de governo exercidas nos territórios palestinos. Essa oposição, por sua vez, ocorre pelas disputas territoriais entre Israel e Palestina e o histórico apoio dado pelos Estados Unidos aos israelenses.
A partir do texto acima, assinale a opção correta.
a) A primeira guerra árabe-israelense foi determinada pela ação bélica de tradicionais potências europeias no Oriente Médio.
b) Na segunda metade dos anos 1960, quando explodiu a terceira guerra árabe-israelense, Israel obteve rápida vitória.
c) A guerra do Yom Kippur ocorreu no momento em que, a partir de decisão da ONU, foi oficialmente instalado o Estado de Israel.
d) Apesar das sucessivas vitórias militares, Israel mantém suas dimensões territoriais tal como estabelecido pela resolução de 1947 aprovada pela ONU
Gabarito: b
A primeira guerra árabe-israelense foi determinada pela ação dos países árabes frente à criação do Estado de Israel pela ONU.
Na terceira guerra árabe-israelense, também chamada de Guerra dos Seis Dias, a vitória de Israel foi rápida, resultando na anexação de vários territórios.
A Guerra do Yom Kippur foi uma tentativa dos países árabes de reaverem os territórios perdidos na Guerra dos Seis Dias.
O Estado de Israel, embora tenha devolvido alguns territórios conquistados, ainda possui uma área maior do que a estabelecida pela resolução de 1947.
21) Analise as afirmativas sobre os aspectos humanos da América e marque (F) para as alternativas falsas e (V) para as alternativas verdadeiras.
a) A população continental é bastante miscigenada, com origens dos povos indígenas, negros africanos, asiáticos e europeus (principalmente: espanhóis, portugueses, ingleses, franceses, italianos e alemães).
b) Com 925,2 milhões de habitantes, o continente americano é o mais populoso do planeta.
c) Apesar de apresentar a maior quantidade de países, a América Central é o subcontinente americano menos habitado.
d) Entre os três subcontinentes da América, a América do Sul é o que possui o maior contingente populacional.
e) Estados Unidos e Canadá, ambos da América do Norte, apresentam os melhores indicadores sociais de todo o continente.
Gabarito: V, F, V, F, V
a) Verdadeiro – A população do continente americano apresenta grande diversidade étnica, com herança dos indígenas (povos nativos), europeus (colonizadores e imigrantes), além dos negros (trazidos da África para o trabalho escravo).
b) Falso – O continente americano é habitado por 925,2 milhões de pessoas, sendo o terceiro mais populoso, atrás da África (1 bilhão de habitantes) e da Ásia (4,1 bilhões de habitantes).
c) Verdadeiro – A América Central possui a maior quantidade de países entre os três subcontinentes: 20. No entanto, essa é a porção menos habitada do continente americano – 78,3 milhões de pessoas.
d) Falso – A América do Sul é o segundo subcontinente mais populoso (389 milhões de habitantes), visto que a América do Norte é habitada por 457,9 milhões de pessoas.
e) Verdadeiro – Essas duas nações estão entre as mais desenvolvidas do planeta. O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) desses dois países é elevado: Canadá (0,966); Estados Unidos (0,956).
22) A formação de blocos econômicos tem como principal objetivo a maximização das relações comerciais entre os países integrantes. Nesse sentido, os países da América do Norte formaram um dos blocos econômicos mais importantes do planeta. Marque a alternativa que corresponde a esse bloco econômico.
a) Mercosul
b) Apec
c) União Europeia
d) Nafta
e) Comunidade dos Estados Independentes (CEI).
Gabarito: d
a) Falso – O Mercado Comum do Sul (Mercosul) é um bloco econômico formado por quatros países da América do Sul: Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai.
b) Falso – A Cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico (Apec) é um bloco econômico formado por nações de diferentes continentes.
c) Falso – A União Europeia é um bloco econômico formado apenas por nações da Europa.
d) Verdadeiro – O Acordo de Livre Comércio da América do Norte (Nafta) é um bloco econômico composto pelos três países que compõem a América do Norte: México, Estados Unidos e Canadá.
e) Falso – A Comunidade dos Estados Independentes (CEI) é um bloco econômico formado por países que integravam a extinta União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS).
23) Sobre os aspectos da população da América do Norte marque (V) para as alternativas verdadeiras e (F) para as alternativas falsas.
( ) Todos os países da América do Norte têm como idioma oficial o inglês.
( ) Estados Unidos e Canadá são países que apresentam elevados Índices de Desenvolvimento Humano (IDH), o México, por sua vez, possui padrões sociais compatíveis com os outros países da América Latina.
( ) Estados Unidos é o país mais populoso da América do Norte, seguido pelo México e Canadá, respectivamente.
( ) A maioria da população canadense é de origem europeia.
( ) Com os constantes atentados terroristas, além da crise econômica enfrentada pelos estadunidenses, está havendo uma inversão no sentido dos fluxos migratórios entre México e Estados Unidos, ou seja, os estadunidenses que estão migrando para o México.
Gabarito: F, V, V, V, F
Falso – O inglês é o idioma oficial do Canadá e dos Estados Unidos, no entanto, o idioma oficial do México é o espanhol.
Verdadeiro – Com elevados Índices de Desenvolvimento Humano, Estados Unidos (0,956) e Canadá (0,966) estão entre os países que apresentam os melhores padrões sociais do planeta. O México, com média de IDH de 0,854, apresenta problemas socioeconômicos semelhantes aos dos outros países latino-americanos.
Verdadeiro – Com população total de 314.658.780 habitantes, os Estados Unidos é o país mais populoso da América do Norte. O México é o segundo mais populoso (109.610.036 habitantes), o Canadá possui 33.573.467 habitantes.
Verdadeiro – A quase totalidade da população canadense é de origem europeia, sendo a maior parte de descendência britânica (40%) e francesa (27%).
Falso – O sentido dos fluxos migratórios entre México e Estados Unidos não foi alterado, permanecendo o sentido México – Estados Unidos.
24) A América do Norte é uma subdivisão do continente americano, sendo formada pelos países do México, Canadá e Estados Unidos. No entanto, outros dois territórios pertencentes a países europeus estão localizados nessa porção da América. Marque a alternativa que corresponde aos dois territórios localizados na América do Norte.
a) Groelândia e Malvinas
b) Groelândia e Santa Helena
c) Bermudas e Groelândia
d) Bermudas e Alasca
Gabarito: c
a) Falso – Controlada pelos dinamarqueses, a Groelândia está localizada na América do Norte. Porém, as Malvinas está localizada no extremo sul da América do Sul.
b) Falso – A Groelândia está situada na América do Norte, no entanto, Santa Helena está localizada no oceano Atlântico, a sudoeste da África.
c) Verdadeiro – Os dois territórios localizados na América do Norte pertencentes a países europeus são: Bermudas, localizado a leste dos Estados Unidos, é um território britânico; a Groelândia também está situada na América do Norte, sendo um território pertencente à Dinamarca.
d) Falso: O arquipélago das Bermudas, localizado a leste dos Estados Unidos é um território pertencente a uma nação europeia (Reino Unido), no entanto, o Alasca é uma área dos Estados Unidos.
25) Sobre os aspectos físicos da América do Norte marque a alternativa incorreta.
a) O território norte-americano é banhado pelos oceanos Glacial Ártico, Atlântico e Pacífico.
b) O Alasca é um território que pertencente aos Estados Unidos.
c) Com extensão territorial de 1.958.201 quilômetros quadrados, o México é o menor país da América do Norte.
d) A América do Norte está localizada ao norte da Linha do Equador, portanto, ela pertence ao hemisfério setentrional.
e) Localizado entre o trópico de Câncer e o Círculo Polar Ártico, os três países da América do Norte pertencem exclusivamente à Zona Climática Temperada do Norte.
Gabarito: e
a) Correto – A América do Norte é banhada pelo oceano Glacial Ártico (ao norte), oceano Atlântico (a leste) e oceano Pacífico (a oeste).
b) Correto – O Alasca é um território localizado a oeste do Canadá, fazendo fronteira terrestre com esse país. É um território estadunidense, cuja aquisição ocorreu em 1867, através de pagamento ao Império Russo.
c) Correto – O México (1.958.201 quilômetros quadrados) é o menor país do América do Norte. O Canadá possui área de 9.976.139 quilômetros quadrados e os Estados Unidos possui extensão territorial de 9.363.520 quilômetros quadrados.
d) Correto – A Linha do Equador é a responsável pela divisão do globo em hemisfério norte (setentrional) e hemisfério sul (meridional). O território norte-americano está totalmente localizado ao norte dessa linha, pertencendo, portanto, ao hemisfério setentrional.
e) Incorreto – O centro-sul do território mexicano está localizado entre o Trópico de Capricórnio e o Trópico de Câncer, pertencendo a Zona Climática Intertropical.
26) A respeito das características que diferenciam a América Latina da América Anglo-saxônica, avalie as proposições abaixo:
I) A América Anglo-saxônica, além de ter tido um passado colonial diferente dos países da América Latina, possui o Inglês como língua oficial.
II) A maior parte dos países latino-americanos teve, no período colonial, suas economias destinadas ao abastecimento da metrópole, característica comum em colônias de exploração.
III) Os países da América latina possuem um passado comum. A maior parte de seus países foi colônia de exploração de países europeus, como Espanha, Portugal e França.
IV) Ao avaliar o passado dos países da América Anglo-saxônica e da América Latina, torna-se difícil compreender como países com períodos e história de colonização tão semelhantes tenham hoje um panorama social e econômico tão distintos.
Estão corretas as alternativas:
a) I, II e III.
b) II e IV.
c) Apenas a IV.
d) Todas as alternativas.
e) Nenhuma das alternativas.
Gabarito: a
A característica que mais diferencia a América Latina da América Anglo-saxônica é o passado colonial. A América Latina, diferentemente da Anglo-saxônica, foi colônia de exploração.
a) A América Latina representa a maior parte do continente americano e localiza-se entre o Rio Grande (fronteira entre os Estados Unidos e o México) e a Terra do Fogo (extremo sul do continente).
b) A América Latina é regionalizada de acordo com critérios físicos, como relevo, hidrografia e clima.
c) A América Latina é muito extensa no sentindo norte-sul. Sua área total é de 21.060.501 km2, o que resulta em uma densidade demográfica de 27,8 habitantes por km2.
d) A América Latina recebe esse nome porque é composta por países que têm como língua oficial idiomas que derivam do latim, como português, espanhol e francês.
e) O México, embora tenha proximidade com os países da América Anglo-saxônica, é um país que possui mais semelhanças históricas e culturais com os países que compõem a América Latina.
Gabarito: b
A regionalização da América Latina, assim como a da América Anglo-saxônica, obedece a critérios históricos (tipo de colonização, passado escravocrata) e culturais (origem e costumes semelhantes).
28) A grande extensão no sentido norte-sul, as diferentes latitudes e a variação climática conferem à América Latina uma enorme diversidade de formações vegetais. Destacam-se as principais paisagens, exceto:
a) Desertos
b) Floresta Amazônica
c) Cerrado
d) Tundra
e) Pampa ou Estepes
Gabarito: d
Tundra é uma vegetação rasteira e extremamente resistente ao frio. É comum nas regiões polares.
a) A colonização por exploração deixou marcas profundas nessa parte da América, entre as quais a
excessiva concentração de terras.
b) O colonizador fixou-se de imediato à terra, criando um mercado interno responsável por um precoce desenvolvimento industrial.
c) A dependência, em relação aos países centrais, é estrutural, muito embora as forças endógenas também atuem na formação econômico-social.
d) Países como o México, o Brasil e a Argentina podem ser caracterizados como uma periferia industrializada.
e) O Espanhol e o Português são as línguas oficiais dominantes, embora existam alguns países que falam inglês e francês.
Gabarito: b
A colonização na América Latina obedeceu essencialmente à lógica da exploração dos recursos. O colonizador europeu, na maior parte dos países, não se fixou nesses territórios e, durante séculos, teve como foco a utilização e exploração das riquezas desses países. O mercado interno das colônias não sofreu evolução, haja vista que o objetivo da produção era abastecer a metrópole.
a) Três regiões: América do Norte, América Central e América do Sul.
b) Duas regiões: América Latina e América Anglo-saxônica.
c) Cinco regiões: países que falam língua inglesa, países que falam língua espanhola, países que falam francês, países que falam holandês e países que falam português.
d) Quatro regiões: Países Platinos, Países Andinos e Guianas e o Brasil.
Gabarito: b
As duas principais classificações do continente americano são:
1- A classificação que leva em consideração as características naturais, o formato e a localização dos países e divide o continente em três regiões distintas: América do Norte, América Central e América do Sul.
2- A classificação histórico-social do continente americano, que leva em consideração os aspectos históricos e socieconômicos dos países que o constituem para dividi-lo em América Latina e América Anglo-saxônica.
🌏 📖 FAÇA TAMBÉM EXERCÍCIOS SOBRE REGIONALIZAÇÃO
31) Com relação à América Anglo-saxônica, é correto afirmar que:
a) Corresponde a todos os países que falam inglês do continente americano.
b) Corresponde aos países que foram colonizados pela Espanha.
c) Abrange apenas os Estados Unidos e o Canadá.
d) Abrange todos os países subdesenvolvidos.
e) Corresponde aos países que integram ao Nafta.
Gabarito: c
Embora o termo “anglo-saxônica” faça referência aos países de língua inglesa, apenas os Estados Unidos e o Canadá integram a América Anglo-saxônica. Isso ocorre porque essa regionalização não leva em consideração apenas os elementos culturais, mas também fatores históricos (tipo de colonização, processo de independência etc.), econômicos (situação econômica dos países, grau de industrialização, e outros) e sociais (condições de vida da população, expectativa de vida, nível de escolaridade etc).
32) Com relação à colonização dos países que integram a América Anglo-saxônica, é correto afirmar que:
a) Não houve diferença entre a colonização da América Anglo-saxônica e da América Latina, pois ambas foram colônias de povoamento, ou seja, o principal objetivo da Metrópole era explorar as riquezas naturais da colônia.
b) Não houve diferença entre a colonização da América Anglo-saxônica e da América Latina, pois ambas foram colônias de exploração, ou seja, o principal objetivo da Metrópole era explorar as riquezas naturais da colônia.
c) Na colonização da América Anglo-saxônica, os colonizadores incentivaram a fixação da população na colônia, disponibilizando parte do lucro adquirido na exploração para o desenvolvimento dela.
d) A colonização da América Anglo-saxônica ficou conhecida como colonização de povoamento, pois o principal objetivo dos colonizadores era explorar as riquezas naturais da região.
e) A colonização da América Anglo-saxônica ficou conhecida como de exploração, pois um dos objetivos dos colonizadores era promover o desenvolvimento das colônias a fim de obter mais lucros com a sua exploração.
Gabarito: c
Diferentemente de grande parte da América Latina, que foi colonizada pelos espanhóis e os portugueses, a América Anglo-saxônica foi colonizada pelos ingleses e franceses. Esses últimos desenvolveram uma colonização diferente na maior parte de suas colônias. Como a maior parte delas estava localizada em uma região de clima frio ou temperado, a disponibilidade de riquezas naturais era menor do que nas áreas tropicais da América. Assim, para conseguir obter lucros com a colonização da região, os colonizadores precisavam desenvolver a colônia, incentivando a fixação de pessoas e desenvolvendo infraestruturas básicas para o desenvolvimento da metrópole. Esse tipo de colonização ficou conhecido como colonização de povoamento.
33) Os países da América Anglo-saxônica são considerados grandes potências mundiais. Isso porque possuem os melhores índices socioeconômicos do mundo. Em relação à sua situação econômica, é possível afirmar que:
a) Todos os países da América Anglo-saxônica possuem um PIB superior a 10 trilhões de dólares.
b) Apesar de serem economias bastante desenvolvidas, o seu desenvolvimento econômico não é refletido em melhoria nas condições de vida da população.
c) Apesar de serem economias bastante desenvolvidas, a agropecuária moderna e tecnológica, em razão de sua herança histórica, é a principal atividade econômica nesses dois países.
d) Todos os países da América Anglo-saxônica possuem elevado nível de industrialização e o setor terciário bastante desenvolvido.
e) A agropecuária é uma atividade importante na economia canadense. Já no setor primário dos Estados Unidos, predomina a extração de minerais, pois o clima frio não permite a produção agropecuária no país.
Gabarito: d
Os países da América Anglo-saxônica possuem um elevado grau de industrialização e um setor terciário forte. Nos Estados Unidos, como o país está localizado em uma região temperada, ainda existe uma grande produção agropecuária, voltada, principalmente, para abastecer o mercado interno do país. No setor primário do Canadá, que possui um clima muito frio, destacam-se as atividades de extração mineral. O PIB dos Estados Unidos é de 17 trilhões de dólares (maior PIB do mundo), e o PIB do Canadá é de 2 trilhões de dólares (10º PIB do mundo).
34) Observe os mapas na 1ª coluna e relacione-os com as características da 2ª coluna. Em seguida, marque a alternativa com a sequencia correta:
A DIVISÃO DO CONTINENTE AMERICANO
( ) América Anglo-Saxônica
( ) América do Norte
( ) América Latina
( ) América do Sul
( ) América Central
A alternativa coma sequencia correta é:
a) 1 - 3 - 2 - 5 - 4
b) 3 - 5 - 1 - 4 - 2
c) 1- 2 - 3 - 4 - 5
d) 5 - 4 - 3 - 2 - 1
Gabarito: a
35) Analise as características abaixo e marque a única afirmativa que não se refere o continente americano:
a) Na América apresenta uma grande diversidade de paisagens, climas, relevos e culturas.
b) Algumas das maiores e mais populosas metrópoles do mundo encontram-se no continente americano.
c) O continente americano apresenta grande extensão territorial, alongando-se no sentido norte-sul.
d) Na América estão algumas das regiões agrícolas mais produtivas do mundo.
e) Com uma extensão territorial de cerca de 42 milhões km2 a América é o mais extenso continente do planeta.
Gabarito: e
36) Relacione as regiões da América com as características de cada uma delas:
(1) América do Norte (2) América Central (3) América do Sul
( ) Região mais extensa e mais populosa do continente, com 487 milhões de habitantes, intensamente urbanizada.
( ) Região menos populosa das Américas, menos extensa e com graves desigualdades sociais.
( ) Estende-se por uma grande área continental. Embora tenha alguns países bastante industrializados e em fase de desenvolvimento, a atividade agrícola ainda tem papel importante na economia.
( ) É formada por arquiipélagos (ilhas no Mar do Caribe) e uma estreita faixa de terras chamada "ístmo".
( ) Formada por três países de grande extensão territorial.
( ) Formada por 20 (vinte) países muito pequenos e alguns territórios.
( ) Formada por 12 países e um território governado pela França.
( ) Nessa região está o 2° e o 3° país mais extenso do planeta.
A alternativa com a sequência que preenche os parênteses corretamente é:
a) 1 - 2 - 3 - 2 - 1 - 2 - 3 - 1
b) 3 - 2 - 1 - 1 - 2 - 3 - 1 - 2
c) 3 - 2 - 1 - 3 - 2 - 1 - 1 - 2
d) 1 - 2 - 3 - 1 - 2 - 3 - 2 - 1
e) 1 - 3 - 2 - 1 - 3 - 3 - 1 - 2
Gabarito: a
37) O continente americano mostra grande variação climática em sua extensão, com características de vegetação também muito variada. Isso se deve a fatores naturais,principalmente:
a) diversidade de solo.
b) grande extensão territorial.
c) diversidade de altitudes.
d) pequenas faixas de terra.
Gabarito: b
38) O México, oficialmente Estados Unidos Mexicanos, é uma república constitucional federal. É o quinto maior pais das Américas em extensão. O México, dentro dos critérios de regionalização físico-geográficos, histórico-culturais e socioeconômicos está localizado
a) na América do Sul e na América Anglo-Saxônica.
b) na América Central e na América Latina.
c) na América do Norte e na América Anglo-Saxônica.
d) na América do Norte e na América Latina.
Gabarito: d
39) O continente americano foi colonizado por povos de várias nações europeias, dentre eles: portugueses, espanhóis, franceses, ingleses e holandeses. Esses povos passaram a explorar toda a América e a impor sua cultura de maneira forçada aos povos nativos do continente. Essa influência cultural oriunda de diferentes nacionalidades produziu distinções entre os países do continente, especialmente no que se refere ao idioma. Diante desse fator, o continente é regionalizado em América Latina e América Anglo-Saxônica. Essa distinção acontece, pois:
a) são considerados países latinos todos aqueles que possuem línguas derivadas do latim, como por exemplo: espanhol, francês e português. Já as nações que falam língua de origem anglo-saxônica, como o inglês, formam a América Anglo-Saxônica.
b) os Estados Unidos, antiga colônia de exploração, haviam sido primeiramente colonizados pelos portugueses e espanhóis, estando assim inseridos na América Anglo-Saxônica.
c) a chamada América espanhola fala a língua inglesa e francesa, inserido-os na América Anglo-Saxônica, enquanto que o Brasil e Canadá estão na América Latina.
d) o Brasil, mesmo estando na América do Sul, faz parte da América Anglo-Saxônica.
Gabarito: a
40) Com base nos critérios de regionalização do continente americano (físico-geográficos e histórico-culturais) analise as afirmações a seguir e marque a alternativa que for incorreta:
a) Com base na regionalização da América por critérios físicos, o Brasil está localizado na América do Sul.
b) O México, os países da América Central e da América do Sul fazem parte da América Latina.
c) O México está localizado tanto na América do Norte como na América Anglo-Saxônica.
e) Na América Latina prevaleceu a colonização de exploração.
Gabarito: c
41) Observe atentamente o mapa a seguir. Sobre ele é correto afirmar, exceto:
a) Trata-se da regionalização histórico-cultural e econômica do continente americano.
b) A parte norte do continente é formada somente por dois países: pelo Canadá e Estados Unidos.
c) A América Anglo-Saxônica passou por colonização de povoamento, o que explica seu atual estágio de grande desenvolvimento econômico e tecnológico.
d) A América Latina sofreu colonização de exploração; hoje sua situação de subdesenvolvimento pode ser explicada como “herança histórica”.
Gabarito: b
42) Analise as alternativas e julgue-as verdadeiras ou falsas a respeito do continente americano. Marque a única falsa.
a) O critério usado para definir a divisão do continente americano em “três Américas” é a distribuição das terras no sentido norte-sul (critério físico - territorial).
b) Os critérios que definem a regionalização do continente americano em duas Américas são: a colonização e a cultura desenvolvida como língua falada (critério histórico - cultural ).
c) O continente americano tem sua disposição bastante alongada no sentido norte-sul.
d) O continente americano é o segundo mais extenso do planeta com 42 milhões de km quadrados, ficando atrás apenas da Ásia.
e) Devido ao seu tamanho no sentido norte-sul, o continente americano é cortado por todos os 5 principais paralelos do planeta.
Gabarito: e
43) O continente americano pode ser regionalizado de duas maneiras, depende do critério usado nessa regionalização.
( 1 ) América Anglo Saxônica;
( 2 ) América Latina;
( ) é a parte do continente americano que foi colonizada principalmente por portugueses s espanhóis.
( ) é a parte do continente americano que foi colonizada principalmente por ingleses, onde o inglês é o idioma predominante.
( ) EUA, Canadá.
( ) Brasil, Argentina.
( ) Na maior parte dessa América, ocorreu a colonização de povoamento, onde o objetivo era ocupar o território e fixar a população.
( ) Na maior parte dessa América ocorreu a colonização de exploração com utilização de trabalho escravo, monoculturas de exploração.
( ) Abrange mais de 30 países do continente americano.
Marque a sequencia correta:
a) 2 – 1 – 1 – 2 – 1 – 2 – 2
b) 1 – 2 – 2 – 1 – 2 – 1 – 2
c) 2 – 1 – 1 – 2 - 1 – 1 - 1
d) 1 – 1 – 2 – 2 – 1 – 2 - 2
e) 2 – 1 – 1 – 1 – 1 – 2 - 2
Gabarito: a
44) Ao chegar nas terras americanas em 1492, os europeus deram um apelido ao nosso continente. O apelido era:
a) Novíssimo Mundo
b) Novo Mundo
c) Nova Terra
d) Nova Espanha
e) Terceiro Mundo
Gabarito: b
45) Em 1492, o navegador Colombo, patrocinado pela Espanha encontrou terras, que passaram a se chamar América. A primeira terra colonizada por Colombo, hoje fica:
a) As Guianas (Guiana, Suriname e Guiana Francesa)
b) Os EUA e o Canadá
c) A Republica Dominicana e o Haiti
d) Os países platinos (Argentina, Uruguai e Paraguai)
Gabarito: c
46) Relacione corretamente:
(1) Colônias de exploração.
(2) Colônias de povoamento.
( ) Estados Unidos e Canadá
( ) Tinham como objetivo ocupar o território e lá fixar a população
( ) América Anglo-Saxônica
( ) América Latina
( ) Produção agrícola baseada na grande propriedade, produzindo um único produto e utilização de trabalho escravo .
( ) Brasil Argentina e México
Marque a sequência correta:
a) 2 - 2 - 2 - 1 - 1 - 1
b) 1 - 1 - 1 - 2 - 2 - 1
c) 2 - 2 - 1 - 1 - 2 - 2
d) 1 - 1 - 2 - 2 - 1 - 2
Gabarito: a
47) A regionalização histórico-cultural, social e econômica da América divide o continente em:
a) Três regiões: América do Norte, América Central e América do Sul.
b) Duas regiões: América Latina e América Anglo-saxônica.
c) Cinco regiões: países que falam língua inglesa, países que falam língua espanhola, países que falam francês, países que falam holandês e países que falam português.
d) Quatro regiões: Países Platinos, Países Andinos e Guianas e o Brasil.
Gabarito: b
48) Temos algumas informações sobre as características gerais do continente americano. Observe-as e marque somente a informação incorreta:
a) Atualmente, a América é constituída por 35 países independentes e por vários territórios que ainda pertencem a países europeus.
b) A grande extensão no sentido norte-sul confere ao continente americano grnade diversidade de climas, paisagens e culturas.
c) O continente é cortado por todos os paralelos principais : Círculo Polar Ártico, Trópico de Câncer, Equador e Trópico de Capricórnio e Círculo Polar Antártico
d) É o segundo maior do mundo, com área de 42.960.000km , perdendo apenas para a Ásia.
e ) Suas terras são banhadas por três dos 5oceanos da Terra: Atlântico, Pacífico e Glacial Ártico
Gabarito: c
49) De acordo com a regionalização do continente americano, suas porções recebem denominações e características diferentes. Assinale ( v ) verdadeiro ou ( f ) falso, depois, marque a alternativa com a sequencia correta:
( ) A América Anglo-saxônica é composta apenas por dois países.
( ) A América do Norte inclui um país latino : o México.
( ) A América do Sul corresponde a 43% (17 milhões de km2, no qual o país mais importante em extensão e economia é o Brasil.
( ) A América Latina compreende apenas os países da América do Sul
A sequencia correta é:
a) V - V - V - F
b) V - V - V - V
c) F - V - F - V
d) F - V - F - F
Gabarito: a
50) Observe a foto abaixo:
Ao chegar às Américas, os europeus se depararam com povos bem avançados. A imagem retrata uma pirâmide localizada na região onde hoje se localiza o México. O povo pré-colombiano que habitava a região antes da chegada dos europeus, que formavam um grande Império, com sua capital chegando a ter mais de 200 mil habitantes eram
a) os Tupis.
b) os Astecas.
c) os Incas.
d) os caiçaras
e) esquimós
Gabarito: b
51) Assinale a alternativa em que aparecem os países que apresentam os maiores níveis de desenvolvimento diferenciados em relação aos demais países da América Latina:
a) Bolívia, Equador e México.
b) Brasil, Argentina e México.
c) Brasil, Honduras e Paraguai.
d) Brasil, Argentina e Peru.
Gabarito: b
52) O Canal do Panamá foi construído em 1914 pelos Estados Unidos, que controlaram sua administração por quase um século e só devolveram a soberania da área aos panamenhos em 1999. A atual ampliação do canal visa permitir o tráfego de navios de maior porte, atualmente utilizados com mais frequência, em decorrência do aumento do volume do comércio internacional nas últimas décadas. Mais de 100 rotas de transporte marítimo passam pelo Canal do Panamá, sendo uma das principais rotas que liga o Extremo Oriente à costa leste dos Estados Unidos.
Com base em seus conhecimentos, no mapa e no texto, indique a alternativa correta:
a) O Canal do Panamá reduziu sensivelmente as distâncias a serem percorridas nas rotas marítimas entre as costas leste e oeste dos EUA.
b) As rotas mais beneficiadas com a construção do Canal do Panamá são as que ligam a Europa e a África Ocidental à costa leste dos EUA.
c) A ampliação do Canal do Panamá não deve apresentar um aumento significativo no tráfego do canal, já que os navios de maior porte não são utilizados intensamente nos dias de hoje.
d) O Canal do Panamá apresenta importância estratégica e militar para os EUA, apesar da pouca relevância econômica referente às rotas comerciais marítimas.
e) O Canal do Panamá não teve um papel significativo na circulação marítima internacional nem na estratégia de defesa militar dos EUA.
Gabarito: a
53) A América Central é dividida em porção ístmica e a porção insular. A porção ístmica se refere a parte:
a) continental
b) ilhas
c) marítima
d) populacional
e) relevo
Gabarito: a
54) O país de maior extensão da América Latina é também o mais desenvolvido. A que país nos referimos?
a) Argentina
b) Brasil
c) Chile
c) México
e) Costa Rica
Gabarito: b
55) Observe o mapa:
A América do Sul pode ser regionalizada a partir de critérios diversos. Atualmente, a regionalização mais conhecida é a que utiliza as paisagens naturais, na qual destaca-se a América Andina. Os países que compõem essa região são:
a) 1, 2, 3, 4, 5, 6 e 7
b) 4, 5, 6, 7, 8 e 9
c) 6, 7, 8 e 9.
d) 8, 9, 10, 11 e 12
e) 8, 10, 11, 12 e 13
Gabarito: b
56) Única nação da América que optou pelo socialismo:
a) Porto Rico.
b) México.
c) Chile.
d) Cuba.
e) Jamaica.
Gabarito: d
57) Considerando a América Central como uma estreia faixa de terra que liga a América do Norte e América do Sul, recebe a denominação de:
a) América Insular
b) América do Norte
c) América Ístmica
d) América do Centro
e) América Panamense
Gabarito: c
58) Leia as afirmações:
I. Foi o primeiro país da América a abolir a escravidão, em 1794;
II. No início de 2004, teve início uma guerra civil com uma insurreição armada no norte do país, promovida por grupos rebeldes, que questionam a legitimidade da eleição do presidente;
III. Uma força de paz da ONU – a Minustah - Missão de Estabilização da ONU – cujo atual comando é feito pelo Brasil, foi enviada para controlar a crise;
IV. em 2004, o país obteve a pior colocação em IDH na América e está entre os últimos do mundo. As afirmações referem-se ao seguinte país:
a) Cuba.
b) Haiti.
c) Bolívia.
d) Venezuela.
e) Guatemala.
Gabarito: b
59)A América Anglo-Saxônica abrange os Estados Unidos e o Canadá, países onde predomina o inglês, língua de origem anglo-saxônica. Marque a alternativa errada sobre a América Latina :
a) A América Latina é uma região do continente americano de países que falam línguas latinas.
b) A América Latina é uma porção da América Anglo-Saxônica que reúne países que falam o inglês.
c) A América Latina é formada por uma maior quantidade de países do que a América Anglo-Saxônica.
d) A América Latina tem o Brasil como seu maior país, tanto em tamanho como em população.
e) Na América Latina predominam os idiomas espanhol e o português, línguas derivadas do latim.
Gabarito: b
60) O México fala o espanhol, como muitos outros países do continente americano. Já o Brasil fala o português. Tendo por base as línguas oficiais faladas na América, esses dois países fazem parte da:
a) América do Norte
b) América Central
c) América do Sul
d) América Latina
e) América Anglo-Saxônica
Gabarito: d
61) A respeito do processo de regionalização do continente americano, analise os itens a seguir:
I – A América Anglo-saxônica foi colonizada majoritariamente pelos povos ingleses.
II – A América Latina corresponde aos países colonizados por portugueses e espanhóis e está localizada exclusivamente na América do Sul.
III – A América Latina compreende os países da América Central e do Sul, incluindo o México, que pertence ao Nafta.
IV – Além de portugueses e espanhóis, pode-se afirmar que holandeses e ingleses também participaram do processo de colonização da América Latina.
São verdadeiras as assertivas:
a) I, III, IV
b) II, III, IV
c) I, II, III
d) I, II, IV
Gabarito: a
Todas as assertivas são verdadeiras, com exceção da II, pois a extensão da América Latina não se limita à América do Sul, mas engloba os países da América Central. A designação latina refere-se à predominância do idioma espanhol e português, línguas derivadas do latim.
62) A organização dos países em blocos econômicos visa facilitar a economia dos países, estimulando as trocas e a produção comercial. Sobre os principais blocos, suas características e finalidades, assinale a alternativa correta.
a) ALCA – constituída por países africanos, promove a valorização de seus produtos, possibilitando a concorrência com a economia asiática.
b) MERCOSUL – reúne todos os países da América Latina e visa ampliar as trocas comerciais e o fluxo de pessoas entre os seus membros.
c) CEI – reúne os países da Europa Ocidental que são liderados pela Inglaterra, que, por sua vez, detém a hegemonia econômica dessa parte de continente.
d) União Europeia – formada por todos os países da Europa, permite a livre circulação, no continente, de pessoas e mercadorias.
e) NAFTA – formado pelos países da América do Norte, eliminou as barreiras tarifárias entre os seus membros.
Gabarito: e
Todas as assertivas contêm incoerências, com exceção da letra e). O Nafta eliminou as barreiras tarifárias entre os países-membros (EUA, Canadá e México). Isso trouxe uma série de consequências para a balança comercial dos países, especialmente para os Estados Unidos, que vêm acompanhando a transferência de diversas empresas para cidades mexicanas na fronteira, onde o custo de produção é bem menor que em solo norte-americano.
63) A associação de países com o objetivo de estabelecer relações comerciais privilegiadas entre si gera um bloco econômico. O NAFTA, um dos importantes blocos econômicos da atualidade, tem como membros:
1) EUA
2) Venezuela
3) México
4) Canadá
5) Reino Unido
6) Costa Rica
Estão corretas apenas:
a) 1, 2, 3 e 5
b) 2, 3, 4 e 6
c) 2, 3 e 6
d) 1, 3 e 4
e) 1, 2, 4 e 5
Gabarito:d
64) Relacione corretamente:
(1) América Latina
(2) América Anglo-saxônica
( ) Estados Unidos e Canadá
( ) Tinham como objetivo ocupar o território e fixar sua população, formando uma nova Inglaterra.
( ) Colônias de povoamento.
( ) Colônias de exploração.
( ) Produção agrícola baseada na grande propriedade, produzindo um único produto e com a utilização de trabalho escravo.
Marque a sequência correta:
a) 2 2 2 1 1
b) 1 1 1 2 2
c) 2 2 1 1 2
d) 1 1 2 2 1
Gabarito: a
Os Estados Unidos e o Canadá formam a América Anglo-saxônica (2), na qual o processo de colonização foi preponderantemente realizado pelos ingleses desejosos de fugir das dificuldades na Europa e constituir uma nova terra (2), assim, estabeleceram-se colônias de povoamento (2). Já a América Latina caracterizou-se por colônias de exploração (1), baseadas em monoculturas e trabalho escravo (1).
65) A industrialização ocorreu na América de formas distintas. Alguns países tiveram uma revolução industrial antes, e outros bem depois. Os países mais industrializados das Américas são
a) Argentina e EUA
b) México e Canadá
c) EUA e Brasil
d) EUA e Canadá
Gabarito: d
66) Observe as imagens e as afirmações abaixo:
As imagens e as afirmações retratam e expressam pensamentos de duas lideranças pela luta da igualdade racial nos EUA. Essas lideranças são respectivamente
a) Martin Luther King Jr. e Malcolm X.
b) Martin Luther King Jr. e Machael Jackson.
c) Malcolm X e Barack Obama.
d) Barack Obama e Martin Luther King Jr.
Gabarito: a
67) A expansão dos EUA para o oeste teve como características
a) a convivência pacífica com os nativos.
b) o controle sobre as colônias espanholas e portuguesas na América.
c) a compra de terras, tratados com a Inglaterra e por guerras com o México.
d) o acordo com o México e Canadá.
Gabarito: c
68) “País de grande extensão territorial, clima frio e que, apesar de possuir população relativamente pequena, conseguiu consolidar-se como uma das maiores economias do mundo”. O texto acima caracteriza qual dos países abaixo?
a) México
b) Canadá
c) Brasil
d) Argentina
Gabarito: b
69) As treze colônias inglesas, que futuramente formaram os EUA, apresentaram diferenças nos processos de colonização e nas relações que os colonos mantinham com a Inglaterra. As características que marcavam as colônias do Norte e Centro da costa leste foram
a) a colônia de exploração, com uso de mão de obra escrava e cultivo de um só produto para exportação, o chamado “Plantation”.
b) a colônia de povoamento, uso da mão de obra livre. assalariada e o predomínio das pequenas propriedades.
c) a colônia de povoamento com o uso da mão de obra escrava.
d) a colônia de exploração com o uso da mão de obra livre e o inicio da industrialização.
Gabarito: b
70) Observe as imagens e leia o texto:
O World Trade Center, que representava o poder econômico, e o Pentágono, que representa o poder militar dos EUA, foram atingidos por aviões de passageiros, pilotados por terroristas suicidas, em 11 de setembro de 2001, considerado o mais surpreendente ataque terrorista dos últimos tempos. Após os ataques de 11 de setembro atribuídos por autoridades
a) à Al-Qaeda.
b) ao Grupo Islâmico Armado.
c) ao ETA.
d) a Frente dos Combatentes do Grande Oriente Islâmico.
Gabarito: a
71) A América Central é dividida em América Central Continental e América Central Insular. A América Central Insular é também denominada de
a) Paraíso
b) Antilhas
c) Área de colonização
d) Área de exploração
Gabarito: b
72) O Haiti fica localizado em uma ilha, inserida na América Central. Observe a Charge a seguir:
A charge acima enfoca criticamente uma associação entre dois aspectos recentes da realidade haitiana, que são
a) educação e meio ambiente
b) governo e crise ecológica
c) planejamento e segurança pública
d) miséria e caos urbano.
Gabarito: d
73) A maior ilha da América Central Insular é
a) Cuba.
b) Paraguai.
c) Jamaica.
d) Costa Rica.
Gabarito: a
74) O reggae surgiu na década de 60, tendo Bob Marley, cantor e compositor, seu principal ícone. O nome “reggae” foi empregado devido ao som que se faz na guitarra. O "re" seria o movimento pra baixo, e o "gae", o movimento pra cima. O reggae se caracteriza por cortes rítmicos regulares sobre a música e pela bateria, que é tocada no terceiro tempo de cada compasso, em outras palavras, se trata de um ritmo lento e dançante. O país da América Central onde surgiu o reggae foi
a) a Costa Rica
b) a Guatemala
c) Cuba
d) a Jamaica.
Gabarito: d
75) A Doutrina Monroe foi proferida pelo presidente James Monroe no dia 02 de dezembro de 1823, no Congresso norte-americano. Em seu pronunciamento, James deixou claro que o continente não deveria aceitar nenhum tipo de intromissão europeia sobre quaisquer aspectos. A Doutrina Monroe foi sintetizada na frase
a) “A América para os europeus”.
b) “A Europa para os americanos”.
c) “A América para os americanos”.
d) “A Europa para os europeus”.
Gabarito: c
76) Os Estados Unidos se destaca muito economicamente, não apenas na industrialização, mas também na extração de recursos naturais e na agropecuária. A região industrial dos Estados Unidos,que tem o seu desenvolvimento baseado nos grandes lençóis petrolíferos da área, onde suas principais indústrias estão ligadas ao petróleo é
a) o Texas.
b) a Califórnia.
c) o Nordeste.
d) a região dos Grandes Lagos.
Gabarito: a
77) Na América do Norte há uma diversidade muito grande no clima. O clima do norte da América Anglo Saxônica, que inibe a agricultura e a ocupação humana é
a) Árido.
b) Polar.
c) Temperado.
d) Mediterrâneo.
Gabarito: b
78) "Além da perda de territórios, as interferências políticas e militares e a influência econômica
dos Estados Unidos motivaram um antigo dirigente deste país a exclamar. "POBRE _______, TÃO LONGE DE DEUS E TÃO PERTO DOS ESTADOS UNIDOS"
O país que completa corretamente a citação é:
a) México
b) Porto Rico
c) Panamá
d) Cuba
Gabarito: a
79) Atualmente os Estados Unidos são considerados a principal potência do mundo, mas essa condição alcançada não ocorreu repentinamente, foram necessários vários fatores para que este se consolidasse como uma das nações mais importantes do planeta. Dentre eles podemos destacar
a) sua falta de influência dentro do Continente Americano.
b) sua desorganização política, principalmente depois da independência.
c) sua política expansionista e imperialista.
d) sua falta de visão de futuro
Gabarito: c
80) O Canadá é o segundo maior país do mundo, com 9.970.610 km2, ficando atrás apenas da Rússia. Porém, suas áreas cultiváveis são pequenas, e sua industrialização, apesar de avançada, ocorre na sua maioria em pontos próximos a fronteira com os EUA. Isso se deve por que
a) seu principal parceiro é os EUA.
b) os EUA não têm influencia sobre o Canadá.
c) a parte norte do Canadá é utilizada principalmente para agricultura.
d) seus produtos são importados principalmente para o México
Gabarito: a
81) Sobre a América Central continental, pode-se deduzir que
a) entre as três subdivisões do continente americano (América do Sul, América Central e América do Norte) a América Central é a que possui a maior extensão territorial.
b) a economia da América Central baseia-se na atividade agrícola e no turismo.
c) o território da América Central é dividido em América Central Continental e América Central Marítima.
d) o Haiti é o país centro-americano que possui os mais elevados padrões socioeconômicos, apresentando o maior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) dessa porção do continente americano.
Gabarito: b
82) "É o centro da polarização econômica dos Estados Unidos. Concentra metade da população do país e 80% do seu parque industrial. Essa população, basicamente urbana forma o maior mercado consumidor mundial e constitui a maior concentração urbano-industrial do mundo."
O trecho se refere
a) à região de Los Angeles.
b) à grande região das Planícies Centrais.
c) à planície dos Grandes Lagos.
d) ao Nordeste do país, onde se localiza Nova York.
Gabarito: d
83) A Guerra de Secessão (1861 - 1865), também conhecida como Guerra Civil Norte-americana, tem sua origem no agravamento dos antagonismos entre os Estados do Norte e os Estados do Sul dos Estados Unidos. Na raiz dos antagonismos estavam duas questões socioeconômicas; são elas
a) a mita e a servidão temporária.
b) a escravidão negra e a política alfandegária.
c) a federação e o capitalismo de estado.
d) o neoliberalismo da burguesia nortista e o protecionismo sulista.
Gabarito: b
84) O canal do Panamá encontra-se localizado no istmo do Panamá, que é um país com território situado ao sul da América Central, esse canal tem como objetivo
a) unir o Oceano Atlântico ao Oceano Pacífico.
b) unir a América do Norte a América do Sul.
c) de dificultar a navegação dos Estados Unidos.
d) cobrar altos impostos sobre as mercadorias.
Gabarito: a
85) Questão 8 Com relação à América Anglo-saxônica, é correto afirmar que:
a) Corresponde a todos os países que falam inglês do continente americano.
b) Corresponde aos países que foram colonizados pela Espanha.
c) Abrange os Estados Unidos e o Canadá.
d) Abrange todos os países subdesenvolvidos.
e) Corresponde aos países que integram ao Nafta.
Gabarito: c
86) A globalização possui muitas facetas. Entre elas NÃO se inclui:
a) o encurtamento das distâncias;
b) a homogeneização dos mercados;
c) o progresso das ciências e das técnicas;
d) o domínio das finanças e da informação;
e) o surgimento de novos materiais articiais
Gabarito: b
87) Os países desenvolvidos controlam a fatia predominante do mercado financeiro internacional. Assim podemos afirmar que o sistema financeiro mundial apresenta um padrão espacial:
a) fixo;
b) linear;
c) aleatório;
d) concentrado;
e) mononuclear.
Gabarito: d
88) O espaço mundial, no atual momento do processo de globalização, inclui os seguintes aspectos, EXCETO:
a) a difícil unificação da Europa, principalmente em momentos de crises econômicas;
b) a transformação de Estados da área de regime socialista em economias de mercado;
c) o avanço da hegemonia militar, cultural, política e econômica dos Estados Unidos;
d) o desenvolvimento da região do Pacífico asiático como o novo centro industrial global;
e) a manutenção da instabilidade política e territorial dos países que compõem o Oriente Médio.
Gabarito: c
89) "As tendências para a globalização ainda não se concretizaram por completo."
Com relação a essa afirmativa, avalie as afirmativas a seguir:
I - Os fluxos de capital são regulamentados pela legislação internacional, embora as transações por computadores tendam a driblar esses regulamentos.
II - A mobilidade da mão-de-obra é prejudicada pelos controles de imigração mesmo que esses sejam, muitas vezes, driblados pela clandestinidade.
III - As empresas multinacionais mantêm a maior parte de seus ativos e o centro de comando estratégico nos seus países de origem.
Está correto, o que se afirma em:
a) I, apenas;
b) III, apenas;
c) I e II, apenas;
d) I, II e III.
Gabarito: e
90) Observe a charge a seguir:
(Millôr Fernandes. Retirado de: VESENTINI, José William. Geografia: o mundo em transição. São Paulo: Editora Ática, 2012.p.323.)
A ilustração de Millôr Fernandes é uma crítica à ordem global atual. Além disso, ela faz referência:
a) à visão eurocêntrica das projeções cartográficas
b) à visão conceitual da Globalização realizada no processo de ensino-aprendizagem
c) à forma com que o Planalto Central opera o processo de inserção da Globalização no Brasil
d) à Divisão Internacional do Trabalho, em que os países do Sul subdesenvolvido são dependentes do Norte desenvolvido.
e) à influência da Globalização sobre o processo de transformação da educação brasileira.
Gabarito: d
A charge apresenta uma crítica irônica às supostas “vantagens” da globalização, expressa na fala da professora. O que se vê, na divisão do Globo Terrestre, com o norte maior que o sul, é a expressão da Divisão Internacional do Trabalho, em que os países do norte desenvolvido estabelecem sua soberania sobre os países do Sul subdesenvolvido, através do domínio da produção e consumo das tecnologias.
🌏 📖 FAÇA EXERCÍCIOS SOBRE EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA (PARA PROFESSORES)
91) “A globalização constitui o estágio máximo da internacionalização, a amplificação em sistema-mundo de todos os lugares e de todos os indivíduos, logicamente em graus diferentes”.
(Disponível em: Mundo educação/ Globalização)
Os “graus diferentes” citados no texto referem-se:
a) às diferenças entre os níveis de ajustamento da política internacional a uma ordem de homogeneização cultural;
b) à resistência dos movimentos antiglobalização frente aos avanços do sistema capitalista em escala mundial.
c) à forma desigual de difusão e alcance do processo de mundialização econômica e política.
d) à impossibilidade da globalização atingir todo o planeta
e) à incerteza de alguns países em adotar a globalização como forma de desenvolvimento.
Gabarito: c
No texto citado, quando o autor utiliza-se da expressão “graus diferentes”, ele faz referência à forma desigual com que a globalização atinge as diferentes partes do mundo. Em regra, ela ocorreu primeiramente nos países desenvolvidos que possuem um maior domínio e posse das mais avançadas tecnologias.
92) “A globalização é, de certa forma, o ápice do processo de internacionalização do mundo capitalista. [...] No fim do século XX e graças aos avanços da ciência, produziu-se um sistema de técnicas presidido pelas técnicas da informação, que passaram a exercer um papel de elo entre as demais, unindo-as e assegurando ao novo sistema técnico uma presença planetária. Só que a globalização não é apenas a existência desse novo sistema de técnicas. Ela é também o resultado das ações que asseguram a emergência de um mercado dito global, responsável pelo essencial dos processos políticos atualmente eficazes.”
SANTOS, Milton. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal. Rio de Janeiro: Record, 2000, p. 23-24.
Considerando o enunciado anterior, sobre o processo de globalização na sociedade contemporânea, assinale a alternativa correta.
a) A globalização é um processo exclusivamente baseado no desenvolvimento das novas técnicas de informação e sua origem está diretamente relacionada com a difusão e universalização do uso da internet, que se deu a partir do final da década de 1990.
b) Entre as características próprias da globalização temos a alteração profunda na divisão internacional do trabalho, em que a distribuição das funções produtivas tende a se concentrar cada vez mais em poucos países, como é o caso dos Estados Unidos e do Japão.
c) Sobre as ações que asseguram a emergência do mercado global, o autor está se referindo à doutrina econômica neoliberal que, entre outros princípios, defende o fortalecimento do Estado e a intervenção estatal como reguladora direta dos mercados – industrial, comercial e financeiro.
d) Atualmente, as relações econômicas mundiais, compreendendo a dinâmica dos meios de produção, das forças produtivas, da tecnologia, da divisão internacional do trabalho e do mercado mundial, são amplamente influenciadas pelas exigências das empresas, corporações ou conglomerados multinacionais.
e) As estratégias protecionistas tomadas pelos governos em todo o mundo, dificultando a entrada de produtos estrangeiros em seus mercados nacionais, são consideradas como características marcantes do processo de globalização.
Gabarito: d
a) Falso – A origem da globalização remonta às grandes navegações do final do século XV e início do século XVI. Sua intensificação, porém, ocorreu na segunda metade do século XX, com os processos de inovações relacionados à III Revolução Industrial e à consolidação do capitalismo como sistema econômico mundial.
b) Falso – Com a globalização, a divisão internacional foi, sem dúvida, aprofundada. Porém, ela não concentrou a distribuição das forças produtivas, pelo contrário, ela ampliou essa distribuição, através da difusão das chamadas Multinacionais ou Empresas Globais, que se instalaram em países subdesenvolvidos em busca de matérias-primas baratas, mão de obra abundante, leis ambientais frágeis e facilidade de alcance ao mercado consumidor.
c) Falso – O neoliberalismo, na verdade, preconiza a mínima regulação do Estado na economia e o predomínio da propriedade privada em detrimento da propriedade estatal.
d) Verdadeiro – Com o processo de Globalização, a propriedade privada tornou-se predominante no mundo, o que ocasionou o surgimento de grandes corporações que passaram a ter influência decisiva sobre a dinâmica econômica mundial.
e) Falso – A característica marcante do processo de globalização é, na verdade, a máxima abertura comercial e o mínimo possível de intervencionismo, embora alguns países não aceitem essa regra.
93) “Embora tenha suas origens mais imediatas na expansão econômica ocorrida após a segunda guerra e na revolução técnico-cientifica ou informacional, a globalização é a continuidade do longo processo histórico de mundialização capitalista.”
(MOREIRA, João Carlos e SENE, Eustáquio de. Geografia para o ensino médio: Geografia Geral e do Brasil. São Paulo: Scipione, 2002.p. 03)
Com relação ao desenvolvimento do capitalismo, sua mundialização e globalização, é possível afirmar que:
a) Os Tigres Asiáticos começaram a se constituir como potências econômicas a partir da aplicação da política de bem-estar social e do taylorismo/fordismo como elementos dinamizadores de suas economias.
b) A constituição do MERCOSUL foi uma resposta político-econômica dos países da América Latina à perspectiva de constituição do NAFTA, uma vez que suas economias apresentam elevado grau de complementaridade e integração entre os setores primário, secundário e terciário.
c) A chamada terceira revolução cientifica e tecnológica vem contribuindo intensamente com a integração entre os mercados, uma vez que possibilita maior grau de flexibilidade aos capitais internacionais, inclusive na perspectiva de substituição do dinheiro de papel pelo dinheiro de plástico e virtual em tempo real.
d) Com a crise da economia americana, o valor das commodities agrícolas tem baixado seguidamente, contribuindo para atenuar a fome no Chifre da África.
e) A crise que assola a economia-mundo tem contribuído para alterar e inverter as relações entre os países na divisão internacional do trabalho, pois até a China passou a ser credora dos EUA.
Gabarito: c
a) Falso – os Tigres Asiáticos, assim como os demais países subdesenvolvidos industrializados, caracterizaram-se pela adoção do sistema Toyotista de produção e de aplicação da política neoliberal, de oposição ao Estado do bem-estar social.
b) Falso – a formação do Mercosul não tem qualquer referência específica à formação do Nafta. A sua criação foi proveniente da tendência mundial de formação de blocos econômicos regionais.
c) Verdadeiro – A terceira revolução industrial foi a grande responsável por instrumentalizar o processo de financeirização da economia, pois possibilitou avanços na comunicação e no transporte que foram responsáveis por ampliar a integração econômica mundial.
d) Falso – Uma crise econômica dos Estados Unidos não favoreceria uma queda na fome na África, uma vez que os países desse continente são dependentes da exportação de matérias-primas para os países desenvolvidos. Uma crise no mundo desenvolvido reduziria a importação dessas matérias-primas e aumentaria a fome nessa região.
e) Falso – A crise econômica mundial não propicia a inversão da divisão internacional do trabalho, uma vez que ela afeta – em maior ou menor grau – todos os países do mundo.
94) Assinale um dos eventos abaixo enumerados que não possui relação direta com o processo de globalização:
a) A difusão dos comércios localizados em oposição às corporações internacionais.
b) A formação de blocos econômicos regionais.
c) A propagação do inglês como idioma universal.
d) O “encolhimento” do mundo graças à redução das dificuldades de comunicação e transporte entre as diferentes regiões do planeta.
Gabarito: a
Dos eventos citados nas alternativas, o único que não possui relação com a globalização é a difusão de comércios locais, uma vez que a tendência atual é a monopolização ou oligopolização das relações comerciais entre as grandes empresas globais.
95) O processo de Globalização consolidou-se no Brasil a partir da década de 1990, tendo como principais características as questões a seguir, exceto:
a) Expansão do sistema econômico neoliberal
b) Frente de ampla abertura comercial para o mercado externo
c) Flexibilização das frentes de trabalho
d) Transferência de patrimônio privado para o poder público
e) Imigração de empresas multinacionais
Gabarito: d
A década de 1990 marcou a expansão da globalização no Brasil, acompanhada da ideologia econômico-social neoliberal, pautada na política de abertura comercial, corte de gastos públicos, flexibilização da acumulação de capital e trabalho (toyotismo), privatização (transferência de empresas públicas para o setor privado) e a intensificação da presença de multinacionais no país.
96) A economia brasileira, após a maior integração do país no processo de Globalização, passou a ter uma relação mais dinâmica com o comércio internacional. A principal atuação do Brasil em termos de exportação ocorre por meio de:
a) produtos industrializados, graças às novas descobertas em pesquisa e tecnologia de ponta.
b) gêneros agrícolas, com destaque para alimentos de fabricação orgânica.
c) produtos industrializados, voltados para atender a maior demanda dos países europeus.
d) produtos primários, com destaque para as vendas ao mercado chinês.
e) gêneros industriais de base, para abastecer as indústrias tecnológicas norte-americanas.
Gabarito: d
O Brasil, em termos de exportação, atualmente, configura-se ainda por uma ampla dependência na exportação de matérias-primas, com destaque para a soja, o petróleo bruto, a carne bovina e o café. Um dos principais países compradores do Brasil, além da União Europeia e dos Estados Unidos, é a China.
97) A década de 90 do século XX será lembrada na história da economia brasileira como o período em que o Brasil entrou para a era da globalização, ao mesmo tempo em que se desmontaram as bases do modelo de substituição das importações, adotado desde a última década do século XIX.
Sobre o processo mencionado, pode-se afirmar que:
I – a estruturação de um novo modelo desenvolvimentista no Brasil permitiu o aparecimento de um ritmo de crescimento econômico classificado como um dos mais elevados do mundo;
II – para atingir as suas metas, o governo brasileiro implementou a estabilidade econômica, com a redução dos altos juros inflacionários que prevaleciam antes da adoção do Plano Real;
III – a redução dos gastos públicos e a diminuição do papel do Estado na economia levaram a cortes nos investimentos em infraestrutura, piorando a oferta de serviços públicos;
IV – a paridade cambial que marcou esse período resultou em uma aceleração do consumo e, em consequência, no aumento da oferta de emprego e na elevação da qualidade de vida da população.
Estão corretas as afirmativas:
a) I e II, apenas.
b) I e III, apenas.
c) II e III, apenas.
d) II e IV, apenas.
e) III e IV, apenas.
Gabarito: c
I. Falso – O Brasil não adotou um modelo desenvolvimentista, mas uma estratégia econômica pautada em uma menor participação do Estado na economia.
II. Verdadeiro – Na década de 1990, a criação do plano real objetivava um maior controle das taxas inflacionárias no mercado.
III. Verdadeiro – O corte de gastos e a diminuição dos investimentos governamentais em infraestrutura social tornaram-se a nova tônica nacional a partir dos anos 1990.
IV. Falso – Houve, de início, uma desaceleração do consumo, causada por uma menor diminuição da oferta de empregos, sobretudo nos setores primário e secundário.
98) A inserção da economia brasileira no movimento de globalização teve início na década de 1990. É INCORRETO afirmar que essa inserção foi acompanhada pela
a) adoção de processo industrial voltado para a substituição de importações, que reduziu a dependência do mercado interno por produtos manufaturados.
b) consolidação de um modelo econômico estruturado na liberalização comercial e na atração de investimentos estrangeiros diretos.
c) criação de agências de fiscalização das empresas privadas que se tornaram concessionárias de serviços públicos.
d) implantação de um programa de privatização das estruturas produtivas estatais – indústrias siderúrgicas e empresas de telecomunicações, entre outras.
Gabarito: a
a) Incorreto – A partir dos anos 1990 houve uma interrupção da política de substituição de importações então em voga no país.
b) Correto – A liberalização e a busca por investimentos estrangeiros passaram a ser uma tendência mundial, da qual o Brasil não se furtou em aderir.
c) Correto – Com o aumento das privatizações, houve uma maior terciarização do mercado, de forma que as ações públicas passaram a ser, em grande parte, realizadas por empresas privadas.
d) Correto – Empresas do ramo das telecomunicações (Embratel, Telebras e outras), do ramo da siderurgia (Vale do Rio Doce) e de outros setores foram rapidamente privatizadas.
99) Sobre a economia globalizada, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas
( ) Homogeneizou as culturas e reduziu as discrepâncias econômicas entre os países.
( ) Integrou economias e possibilitou a difusão de hábitos dos lugares pelo mundo.
( ) Deu visibilidade às minorias, a povos e culturas de recantos isolados do mundo.
( ) Quase anulou a xenofobia e os conflitos étnicos e religiosos em todo o planeta.
Gabarito: F, V, V, F
Falso – A cultura, em sua essência, continua heterogênea, e não houve redução das discrepâncias econômicas entre os países, em alguns países esse processo se intensificou.
Verdadeiro – A economia globalizada possibilitou a integração de economias através do aparato tecnológico desenvolvido, e difundiu hábitos pelo mundo, por exemplo, as redes de fast food.
Verdadeiro – Proporcionou através dos meios de comunicação maior visibilidade a culturas locais.
Falso – Não houve redução significativa nos casos de xenofobia e nem diminuiu os conflitos étnicos e religiosos, principalmente nos países africanos.
100) O índio do Xingu, que ainda acredita em Tupã, assiste pela televisão a uma partida de futebol que acontece em Barcelona ou a um show dos Rolling Stones na praia de Copacabana. Não obstante, não há que se iludir: o índio não vive na mesma realidade em que um morador do Harlem ou de Hong Kong, uma vez que são distintas as relações dessas diferentes pessoas com a realidade do mundo moderno; isso porque o homem é um ser cultural, que se apoia nos valores da sua comunidade, que, de fato, são os seus.
GULLAR, F. Folha de S. Paulo. São Paulo: 19 out. 2008 (adaptado).
Ao comparar essas diferentes sociedades em seu contexto histórico, verifica-se que
a) Pessoas de diferentes lugares, por fazerem uso de tecnologias de vanguarda, desfrutam da mesma realidade cultural.
b) O índio assiste do futebol ao show, mas não é capaz de entendê-los, porque não pertencem à sua cultura.
c) Pessoas com culturas, valores e relações diversas têm, hoje em dia, acesso às mesmas informações.
d) Os moradores do Harlem e de Hong Kong, devido à riqueza de sua História, têm uma visão mais aprimorada da realidade.
e) A crença em Tupã revela um povo atrasado, enquanto os moradores do Harlem e de Hong Kong, mais ricos, vivem de acordo com o presente.
Gabarito: c
a) Falso - Não, apesar do processo de globalização, aspectos locais configuram a cultura de um povo.
b) Falso - O índio entende o jogo de futebol e o show, pois através dos meios de comunicação tem acesso a esses eventos.
c) Verdadeiro - O processo de globalização proporciona para as pessoas, através dos meios de comunicação, acesso à informação.
d) Falso - Não, pois isso varia de acordo com a cultura e o contexto histórico de cada população, havendo valores de conhecimento distintos.
e) Falso - São questões históricas e culturais, não havendo comparações entre diferentes povos e culturas.
101) Entre as promessas contidas na ideologia do processo de globalização da economia estava a dispersão da produção do conhecimento na esfera global, expectativa que não se vem concretizando. Nesse cenário, os tecnopolos aparecem como um centro de pesquisa e desenvolvimento de alta tecnologia que conta com mão de obra altamente qualificada. Os impactos desse processo na inserção dos países na economia global deram-se de forma hierarquizada e assimétrica. Mesmo no grupo em que se engendrou a reestruturação produtiva, houve difusão desigual da mudança de paradigma tecnológico e organizacional. O peso da assimetria projetou-se mais fortemente entre os países mais desenvolvidos e aqueles em desenvolvimento.
BARROS, F. A. F. Concentração técnico-científica: uma tendência em expansão no mundo contemporâneo? Campinas: Inovação Uniemp, v. 3, n°1 jan./fev. 2007 (adaptado).
Diante das transformações ocorridas, é reconhecido que
a) A inovação tecnológica tem alcançado a cidade e o campo, incorporando a agricultura, a indústria e os serviços, com maior destaque nos países desenvolvidos.
b) Os fluxos de informações, capitais, mercadorias e pessoas têm desacelerado, obedecendo ao novo modelo fundamentado em capacidade tecnológica.
c) As novas tecnologias se difundem com equidade no espaço geográfico e entre as populações que as incorporam em seu dia a dia.
d) Os tecnopolos, em tempos de globalização, ocupam os antigos centros de industrialização, concentrados em alguns países emergentes.
e) O crescimento econômico dos países em desenvolvimento, decorrente da dispersão da produção do conhecimento na esfera global, equipara-se ao dos países desenvolvidos.
Gabarito: a
a) Verdadeiro - O avanço tecnológico está presente em vários setores da economia, seja através dos meios de comunicação e até na mecanização das atividades agrícolas. Os países desenvolvidos se destacam nesse processo em virtude de maiores investimentos em tecnologia.
b) Falso - Através do processo de globalização, os fluxos de informação, capitais, mercadorias e pessoas têm acelerado em razão, principalmente, do avanço tecnológico dos meios de comunicação.
c) Falso - Não, pois as tecnologias se difundem em graus diversos no espaço geográfico, dependendo da capacidade tecnológica de cada localidade.
d) Falso - Os tecnopolos são centros de pesquisas para o desenvolvimento de inovações técnicas com a utilização de mão de obra altamente qualificada, e se localizam, principalmente, em países desenvolvidos.
e) Falso - O crescimento econômico dos países em desenvolvimento não se compara com o processo utilizado pelos países desenvolvidos, pois são estruturas econômicas diferentes.
102) São características da Globalização:
a) A adoção do Toyotismo como modelo para a reorganização da produção, a restrição dos mercados e a valorização tecnológica.
b) O estabelecimento de redes comerciais, com valorização do capital mercantil e o aumento do controle estatal na economia.
c) A adoção de políticas neoliberais, a desregulamentação da economia e diminuição dos índices de robotização na indústria.
d) A dinamização tecnológica com a garantia da ampliação de políticas sociais e direitos trabalhistas.
e) A formação de blocos econômicos, a integração dos mercados e o avanço do capital financeiro.
Gabarito: e
a) Falso – No processo de produção globalizado não há a adoção do modelo Toyotista de produção, nem a restrição dos mercados.
b) Falso – Não ocorre o aumento do controle estatal na economia.
c) Falso – Os índices de robotização na economia globalizada são elevadíssimos, pois intensificam a produção e são mais viáveis economicamente.
d) Falso – As políticas sociais e direitos trabalhistas não são características da economia globalizada.
e) Verdadeiro – As formações de blocos econômicos facilitam a circulação de mercadorias, proporcionando maiores mercados consumidores e investimentos de capital financeiro numa escala global.
103) O processo de globalização tem, na atualidade, provocado grandes mudanças, tanto nas esferas econômica, financeira e política quanto na vida social e cultural dos povos e das nações, em escala mundial. A esse respeito, é possível afirmar, de modo correto, que:
a) A maioria das instituições financeiras globais tem sua sede localizada nos países subdesenvolvidos.
b) O avanço das telecomunicações e da informática e o uso da internet são fundamentais para os fluxos financeiros mundiais.
c) O Estado intervém na economia por meio de investimentos no setor industrial, fortalecendo, assim, as empresas estatais.
d) As transformações políticas, econômicas, sociais e tecnológicas dão-se da mesma forma nos países desenvolvidos e subdesenvolvidos.
e) Os blocos econômicos regionais são constituídos com o objetivo único de formação de alianças para defender a autonomia política dos países membros.
Gabarito: b
a) Falso – As sedes das instituições financeiras globais estão localizadas em países desenvolvidos, nos países em desenvolvimento há a presença de filiais de empresas transnacionais.
b) Verdadeiro – Pois o aparato tecnológico é de fundamental importância para os serviços de telecomunicação, transporte, investimentos, entre outros fatores essenciais para realização eficaz das atividades econômicas em escala planetária.
c) Falso – Na economia globalizada, o Estado, normalmente, não intervém no setor industrial, ocorrendo muitas vezes a privatização de empresas estatais.
d) Falso – Os países desenvolvidos são os principais beneficiados, isso em razão do desenvolvimento tecnológico desenvolvido por eles, restando aos países subdesenvolvidos a dependência tecnológica.
e) Falso – A formação de blocos econômicos regionais não tem como objetivo único a formação de alianças para defender a autonomia política dos países membros, fatores que impulsionam a formação de blocos econômicos é criação de áreas de livre circulação de mercadorias, pessoas e serviços.
104) Um certo carro esporte é desenhado na Califórnia, financiado por Tóquio, o protótipo criado em Worthing (Inglaterra) e a montagem é feita nos EUA e México, com componentes eletrônicos inventados em Nova Jérsei (EUA), fabricados no Japão. (…). Já a indústria de confecção norte-americana, quando inscreve em seus produtos ‘made in USA’, esquece de mencionar que eles foram produzidos no México, Caribe ou Filipinas. (Renato Ortiz, Mundialização e Cultura)
O texto ilustra como em certos países produz-se tanto um carro esporte caro e sofisticado, quanto roupas que nem sequer levam uma etiqueta identificando o país produtor. De fato, tais roupas costumam ser feitas em fábricas — chamadas “maquiladoras” — situadas em zonas-francas, onde os trabalhadores nem sempre têm direitos trabalhistas garantidos.
A produção nessas condições indicaria um processo de globalização que
a) fortalece os Estados Nacionais e diminui as disparidades econômicas entre eles pela aproximação entre um centro rico e uma periferia pobre.
b) garante a soberania dos Estados Nacionais por meio da identificação da origem de produção dos bens e mercadorias.
c) fortalece igualmente os Estados Nacionais por meio da circulação de bens e capitais e do intercâmbio de tecnologia.
d) compensa as disparidades econômicas pela socialização de novas tecnologias e pela circulação globalizada da mão-de-obra.
e) reafirma as diferenças entre um centro rico e uma periferia pobre, tanto dentro como fora das fronteiras dos Estados Nacionais.
Gabarito: e
A letra A está errada: não há um fortalecimento dos Estados nacionais, muito menos uma diminuição das disparidades econômicas, muito pelo contrário. A alternativa b é incorreta por que a identificação de origem de produção não garante a soberania dos Estados Nacionais. A “C” por afirmar que o processo de globalização fortalece os Estados nacionais, o que é incorreto. A “D”, por sua vez, ao falar de socialização de tecnologia e compensação de disparidade econômica, torna-se incorreta.
105) Uma das características atuais do processo de globalização é a exigência, cada vez maior, de fluidez de informações e mercadorias, ou, em essência, do próprio capital. Tal exigência tem conduzido os países à reestruturação de seus sistemas de circulação. Nesse sentido, no Estado brasileiro, nos últimos anos,
a) priorizou-se o transporte público urbano, com a ampliação do número de linhas do Metropolitano em todas as capitais dos Estados.
b) houve uma ampla recuperação da malha ferroviária, com a construção de novos trechos, a exemplo da Transnordestina.
c) privilegiou-se o sistema de cabotagem, valorizando-se o transporte de passageiros pelo território nacional einterligando as áreas costeiras do país.
d) priorizou-se o transporte hidroviário, voltado à exportação de grãos, conforme atestam as hidrovias Tietê-Paraná e do Rio São Francisco.
e) intensificou-se a modernização do sistema portuário, incluindo a construção de portos como os de Sepetiba (RJ) e Pecém (CE).
Gabarito: e
106) A economia mundial influencia outros setores da sociedade. Sobre esse tema, considere as seguintes afirmativas:
O atual modelo assumido pela economia mundial coloca países subdesenvolvidos e desenvolvidos em um mesmo patamar socioeconômico e cultural.
A presença da rede McDonald’s em países como a Índia e a China mostra a eficácia dos modelos de consumo ocidentais difundidos pela ruptura de barreiras comerciais.
Cuba é um dos poucos países do mundo ocidental que se mantém fora do circuito mundial do comércio, da informação e da comunicação, embora na atualidade se verifiquem algumas mudanças na participação cubana nesses setores.
A abertura econômica da China tem sido acompanhada por um acelerado processo de democratização do país.
Assinale a alternativa correta.
a) Somente a afirmativa 1 é verdadeira.
b) Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras.
c) Somente as afirmativas 2 e 4 são verdadeiras.
d) Somente as afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras.
e) Somente as afirmativas 1, 3 e 4 são verdadeiras.
Gabarito: b
107) Superada a indeterminação provocada pela Segunda Guerra Mundial, a economia do mundo voltou a crescer em ritmo mais acelerado. Nesse cenário de prosperidade, as empresas dos países industrializados passaram a exercer maior relação de poder sobre as dos países não-industrializados. A partir das informações apresentadas, identifique as proposições verdadeiras e falsas relativas às empresas multinacionais:
( ) São grandes corporações capitalistas, geralmente organizadas em conglomerados, as quais passaram, sobretudo, após a Segunda Guerra Mundial, a instalar filiais em vários países, além do território onde se originaram.
( ) São aquelas empresas que se expandiram pelo mundo em busca de custos menores de produção e de novos mercados consumidores, instalando-se em países de industrialização recente com grande contingente populacional.
( ) São empresas com escala de produção regional, que usam mão-de-obra qualificada pelos órgãos gestores da produção, recorrem à tecnologia e seus produtos são comercializados além dos territórios de origem.
( ) São empresas geradas de acordos ou combinações entre elas, geralmente ilegais (trustes), com o objetivo de restringir a concorrência e controlar os preços.
( ) São aquelas empresas que se encarregaram de globalizar, gradativamente, não somente a produção, mas também o consumo, construindo filiais em vários países.
Gabarito: V, V, F, F, V
108) Sobre os temas capitalismo e globalização, assinale as proposições verdadeiras e falsas.
( ) No Brasil, a base material da reprodução da sociedade capitalista foi fundamentada na dominação consentida das classes subalternas sobre a burguesia.
( ) A regulação do capitalismo se dá por uma relação dialética do mercado, que através dos preços regula a quantidade e as técnicas de produção de mercadorias.
( ) Atualmente, a globalização extrapola as relações comerciais e financeiras. As pessoas estão cada vez mais descobrindo na rede mundial de computadores (internet) uma maneira rápida e eficiente de entrar em contato com pessoas de outros países ou, até mesmo, de conhecer aspectos culturais e sociais de várias partes do planeta.
( ) Mesmo antes do que seria conhecido como globalização, a maior internacionalização das economias permitiu às grandes corporações produzirem seus produtos em diversas partes do mundo, buscando principalmente a redução de custos.
( ) A sociedade capitalista foi gestada em meio à dissolução da ordem feudal, particularmente nos países asiáticos, considerando-se o fortalecimento da relação de servidão em detrimento do trabalho assalariado.
( ) O neoliberalismo se caracteriza como uma doutrina baseada em um conjunto de ideias políticas e econômicas capitalistas que defendem a ampla participação do Estado na economia.
Gabarito: F, V, V, V, F, F
109) TEXTO II
A Índia deu um passo alto no setor de teleatendimento para países mais desenvolvidos, como os Estados Unidos e as nações europeias. Atualmente mais de 245 mil indianos realizam ligações para todas as partes do mundo a fim de oferecer cartões de crédito ou cobrar contas em atraso.
Disponível em: www.conectacallcenter.com.br. Acesso em: 12 nov. 2013 (adaptado).
Ao relacionar os textos, a explicação para o processo de territorialização descrito está no(a):
a) aceitação das diferenças culturais.
b) adequação da posição geográfica
c) incremento do ensino superior
d) qualidade da rede logística
e) custo da mão de obra local.
Gabarito: e
a) IIRSA
b) ALCA
c) OTAN
d) IBGE
e) ALADI
Gabarito: a 110 e 111 Explicação pelo Professor Rafael Gatto
111) Sobre o comércio exterior brasileiro, podemos afirmar que:
I - No comércio mundial, o Brasil possui hoje a condição de Global Trader, estando, portanto, comprometido com os princípios do multilateralismo e do liberalismo no comércio mundial.
II - a partir da metade da década de 1990, com aumento da participação de produtos básicos e semi-faturados na pauta de exportações brasileira, a participação do Brasil nos fluxos comercias globais deu um salto para mais de 3% do total mundial.
III - enquanto na pauta de exportações brasileiras para a União Europeia e Ásia predominam produtos primários e semimanufaturados, os países do NAFTA (Acordo de Livre Comércio da América do Norte) e da América do Sul absorvem, principalmente, produtos manufaturados do Brasil.
IV - a redução das metas de crescimento da economia chinesa é o fato positivo para a economia brasileira, pois tende a abrir um espaço ainda maior para nossas exportações de produtos básicos.
V - O Mercosul responde por cerca de 40% das exportações brasileiras, o que revela a forte dependência comercial do país em relação ao bloco e justifica o aumento dos investimentos privados brasileiros nos países do Mercosul.
Assinale a alternativa em que todas as afirmativas estão corretas:
a) I e III
b) III e V
c) II e V
d) I, III e IV
e) I, II e IV
Gabarito: a 110 e 111 Explicação pelo Professor Rafael Gatto
112) Os conflitos na África não são elementos novos na história do continente. Suas origens podem ser
atribuídas ao processo de colonização e ao imperialismo europeu do século XIX, que impôs fronteiras
artificiais, com a partilha do continente, na Conferência de
a) Berlim.
b) Viena.
c) Genebra.
d) Versalhes.
Gabarito: a
114) No atual contexto mundial, surgiu um grupo de países considerados emergentes por terem ampliado sua participação na economia global. São denominados BRICs, formados pelas iniciais de Brasil, Rússia, Índia e China.
Assinale a opção que contém as características comuns que permitiram a formação desse grupo de países.
a) Grande avanço tecnológico e restritas reservas minerais.
b) Produção agrícola e industrial voltada para o mercado interno.
c) Pequenas diferenças culturais e baixo índice de analfabetismo.
e) Diversificado parque industrial e alto grau de investimentos externos.
e) Diversificado parque industrial e alto grau de investimentos externos.
Gabarito: d
a) o aumento da força sindical.
b) a terceirização dos serviços.
c) a diminuição do “exército de reserva”.
d) a elevação da oferta de trabalho.
e) o decréscimo do número de horas médias trabalhadas.
Gabarito: b
Um dos elementos mais predominantes após a expansão do Neoliberalismo no país foi o processo de terceirização – ou terciarização – da economia, em que a maior parte dos empregos direcionou-se para o setor terciário (comércio e serviços), uma vez que a Agricultura e a Indústria, mais mecanizadas e com empregos mais flexíveis, passaram a empregar menos.
116) Brasil tem o 5º Big Mac mais caro do mundo
Lanche só é mais barato que na Noruega, Venezuela, Suíça e Suécia. Índice Big Mac mostra que real é a 5ª moeda mais cara entre 44 países.
(G1, 23/01/2014).
Diante da notícia apresentada e com base em seus conhecimentos sobre a economia brasileira, é possível afirmar que:
a) o Índice Big Mac revela o aumento do custo de vida no Brasil em função das constantes e ininterruptas valorizações do dólar frente ao real na última década.
b) com um Big Mac mais caro, o Brasil pode ser considerado como um dos países que menos assimilaram o processo de Globalização estruturalmente.
c) o Brasil investe majoritariamente na economia nacional, desfavorecendo intencionalmente empresas multinacionais.
d) o real é a quinta moeda mais valorizada do mundo em relação ao dólar.
e) o Brasil é o quinto país que mais cobra impostos sobre alimentos no mundo.
Gabarito: d
O índice Big Mac utiliza-se do valor de um produto existente em mais de 120 países para comparar e medir a paridade do poder de compra dos diferentes locais do mundo. Dessa forma, as moedas mais valorizadas tendem a apresentar um preço mais elevado no preço do sanduíche, evidenciando uma parte das características econômicas do país em questão. No caso da notícia apresentada, só é possível dizer que o real é a quinta moeda mais valorizada em relação ao dólar no mundo.
117) Analise as seguintes alternativas sobre a globalização:
I) O mundo encontra-se globalmente integrado e suas trocas se dão por meio de constantes e crescentes fluxos econômicos, de pessoas e de informações.
II) A globalização é caracterizada pelos intensos avanços tecnológicos, sobretudo nos meios de comunicação e transporte, o que acelerou e ao mesmo tempo facilitou o intercâmbio de capitais, mercadorias, pessoas e informações entre diferentes regiões do planeta.
III) As redes de comunicação, possibilitadas pelas tecnologias de informação e transportes, existem há séculos, no entanto, o processo de globalização só foi possível com a invenção da internet.
IV) Os grandes centros urbanos concentram as principais empresas e os principais pontos de abastecimento, escoamento e integração dos fluxos, como portos, estações, ferroviárias e aeroportos, além de serem espaço de maior difusão e concentração de informações e aparelhos modernos, responsáveis por sua transmissão
Marque a opção que apresenta as afirmativas corretas.
a) II, III e IV
b) I, III e IV
c) I, II e IV
d) I, II e III
e) Nenhuma das alternativas
Gabarito: c
118) Há 50 anos, a Coreia do Sul era um país arrasado pela pobreza. […] a renda anual dos brasileiros era duas vezes maior que a dos coreanos. De lá pra cá […] o país viveu um milagre econômico e entrou para o time das nações desenvolvidas. […]
PONTES, Nádia. Entenda como a Coreia do Sul passou da miséria à potência tecnológica. G1. 3 dez. 2015.
Disponível em: <http://g1.globo.com/sp/vale-do-paraiba-regiao/o-futuro-das-cidades/2015/noticia/2015/12/ entenda-como-coreia-do-sul-passou-da-miseria-potencia-tecnologica-.html>. Acesso em: 21 nov. 2016.
O desenvolvimento econômico e social alcançado pelos Tigres Asiáticos passa, principalmente,
a) pela criação de um bloco econômico que integra Taiwan, Cingapura e Coreia do Sul.
b) pelo domínio territorial de países do norte asiático e exploração dos recursos minerais disponíveis.
c) por investimentos provenientes dos Estados Unidos, industrialização diversificada e melhorias na qualidade de vida da população.
c) por investimentos provenientes dos Estados Unidos, industrialização diversificada e melhorias na qualidade de vida da população.
d) pelo estabelecimento de acordos de cooperação com países da Europa, África e Oceania.
e) pela penetração de uma economia de mercado nos países e a criação de um governo central para os
Tigres na década de 1960.
119) […] Também existe muita admiração por ele entre os russos, é claro. Alguns o adoram por ter introduzido a perestroika, ou reestruturação, combinada à glasnost […]. Gorbachev liderou o avanço, ainda que hesitante, rumo à liberdade de expressão, livre empresa e abertura de fronteiras. […]
Gabarito: c
MACFARQUHAR, Neil. Gorbachev ainda é odiado na Rússia 25 anos após a Queda da União Soviética. Folha de S.Paulo/The New York Times. São Paulo/Moscou, 6 de junho de 2016. Disponível em: <www1.folha.uol.com.br/mundo/2016/06/1778603-gorbachev-ainda-e-odiado-na-russia-25-anos-apos-queda-da-uniao-sovietica.shtml>. Acesso em: 18 nov. 2016
As reformas político-econômicas citadas no texto encontraram terreno para sua implantação na União
Soviética em um contexto
a) de estabilidade do poder geopolítico mundial, no qual a realidade industrial havia se diversificado e se fortalecido.
b) de sucessivas taxas de crescimento econômico e de liberdade de expressão já consolidada.
c) de ápice do Socialismo, o qual infl uenciava inúmeros países sob a inspiração do modelo soviético.
d) de plena expansão da URSS, em que os investimentos estatais garantiam avanços econômicos e sociais e estabilidade política.
e) de profunda crise, estagnação econômica e de descontentamento generalizado por parte da população.
e) de profunda crise, estagnação econômica e de descontentamento generalizado por parte da população.
Gabarito: e
121) A Europa é um dos principais importadores de gás natural russo. Eventuais ameaças ao abastecimento e insegurança generalizada têm feito os países do velho continente diversificarem seus fornecedores e meios de fornecimento. Entre essas iniciativas está
a) a exploração de gás natural no sul da Itália e norte da Inglaterra.
b) a busca por reservas de gás natural junto aos países do Extremo Oriente.
c) a substituição do gás natural por carvão mineral, recurso de que a Europa possui ricas jazidas.
d) a inauguração do gasoduto Nerd Stream e a busca de novos fornecedores, como a Noruega.
e) a descoberta e exploração de profundas reservas de petróleo nas redondezas das jazidas de carvão
mineral na Inglaterra.
Gabarito: d
122) Do ponto geopolítico, a Guerra Fria dividiu a Europa em dois blocos. Essa divisão proporcionou a formação de alianças antagônicas de caráter militar, como a OTAN, que aglutinava os países do bloco ocidental, e o Pacto de Varsóvia, que concentrava os do bloco oriental. É importante destacar que, na formação da OTAN, estão presentes, além dos países do oeste europeu, os EUA e o Canadá. Essa divisão histórica atingiu igualmente âmbitos político e econômico que se refletia pela opção entre os modelos capitalista e socialista.
Essa divisão ficou conhecida como
a) Cortina de Ferro
b) Muro de Berlim
c) União Europeia
d) Convenção de Ramsar
e) Conferencia de Estocolmo
Gabarito: a Explicação pelo Professor Diogo *Ver listra sobre Meio Ambiente
123) Dos movimentos ligados às lutas sociais na América Latina, um deles se projetou na América do Sul, a partir dos anos de 1980, quando passou a cunhar discursos libertadores, nacionalistas e emancipatórios na região, originados nos ideais liberais e anti-imperialistas do início do século XIX.
Tal movimento vem se espalhando, na atualidade, nos países sul-americanos, consolidando-se como uma importante força geopolítica continental chamada:
a) Maoísmo.
b) Castrismo.
c) Laoísmo.
d) Senderismo.
e) Bolivarianismo.
Gabarito: e
124) A economia australiana recebeu grandes investimentos estrangeiros após a Segunda Guerra Mundial, o que provocou intensa internacionalização da sua economia. Vários setores de sua economia (indústria automobilística, farmacêutica, de cosméticos, petrolífera, de mineração) encontram-se em poder, sobretudo, de empresas ou de capitais:
a).britânicos, japoneses e norte-americanos
b) chineses, brasileiros e franceses
c) japoneses, franceses e britânicos
d) norte-americanos, japoneses e alemães
e) britânicos, japoneses e chineses
Gabarito: a
125) Na imagem, indicam-se duas regiões autônomas da Espanha caracterizadas proeminentemente pelo seguinte elemento identitário:
a) Arte
b) Língua
c) Religião
d) Orografia
Gabarito: b
Fontes: Brasil Escola | Cola da Web | Mundo Educação | Geografia com Hélio Chagas | Professora Regina Bolico | Prefeitura de Teresópolis - BioRio - 2011 | Desconversa | Info Escola | Reingresso UFF - Coseac UFF - 2017 - 2018 | Colégio Pedro II - 2011 | FTD - 2014 | Simulado FTD - 2017 | Fábrica D ENEM E VESTIBULARES IME-ITA | Geo-Conceição | Stoodi |
Comentários
Postar um comentário