Geo III: Educação Geográfica (exclusivo para professores)


3) Libâneo (2003) salienta que a democratização do acesso à escola e a não ampliação dos recursos para o ensino obrigatório levaram o funcionamento da escola a tornar-se precário, com a consequente queda da qualidade do ensino, o que demanda atenção para os currículos na questão das diferenças. Essa situação conta com uma ferramenta específica, conhecida como:
a) PPP
b) DBN
c) PNE
d) PCNs

Gabarito: a




15) Segundo Documento do MEC/SEF 1998, “a análise de diversas pesquisas brasileiras identifica tendências que evitam considerar a educação especial como um subsistema à parte e reforçam o seu caráter interativo na educação geral. Sua ação ________________ permeia todos os níveis – educação infantil, ensino fundamental, ensino médio e educação superior, bem como as demais modalidades – educação de jovens e adultos e educação profissional.”

O termo que preenche, corretamente, a lacuna é:

a) transversal
b) natural
c) articulada
d) proximal
e) conjunta

Gabarito: a

17) Segundo Documento MEC/SEF (1998), as Adaptações Curriculares realizam-se em três níveis:

a) no nível individual, nas atividades extraclasse, na formação inicial dos professores.
b) no projeto pedagógico, no currículo desenvolvido na sala de aula e no nível individual.
c) na formação continuada dos professores, nas atividades artísticas, na atenção aos pais.
d) no nível geral, no desenho universal, no âmbito da supervisão escolar.
e) no nível social, na ação familiar, na profissionalização da pessoa com necessidades especiais.

Gabarito: b

18) Assinale a alternativa que corresponde às adaptações de acesso ao currículo.

a) Evitar o uso de sistemas de comunicação alternativos para os alunos impedidos de comunicação oral.
b) Fornecer prótese para auxiliar a deambulação.
c) Adotar um padrão de ensino e de aprendizagem específicos para o aluno, na operacionalização dos conteúdos curriculares.
d) Priorizar atividades complementares específicas para o aluno, individualmente ou em grupo.
e) Criar condições físicas ambientais e materiais para o aluno na sua unidade escolar de atendimento.

Gabarito: e

20) São adaptações curriculares significativas, no que se refere à avaliação:

a) introdução de atividades complementares às previstas e organização do espaço.
b) organização didática e introdução de atividades complementares às previstas.
c) modificação de técnicas e instrumentos de avaliação e sequenciação de tarefas.
d) eliminação de objetivos básicos e aquisição de mobiliário específico necessário.
e) eliminação de critérios gerais de avaliação e modificação dos critérios de promoção.

Gabarito: e

21) São adaptações curriculares não significativas de currículo, no que se refere a objetivos e conteúdos:

a) priorização de objetivos e eliminação de conteúdos secundários.
b) introdução de atividades complementares às previstas e adaptação dos materiais.
c) adaptação de técnicas e instrumentos e priorização de objetivos.
d) modificação da seleção dos materiais previstos e nova sequenciação.
e) adaptação dos materiais e modificação dos critérios de promoção.

Gabarito: a

26)
27)
28)
29)
30)

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Fontes: Rota dos Concursos | Questões Concurso Pedagogia | Portal Oceano | Ensino de Geografia UENP | Simbora Estudar | Prefeitura de Teresópolis - 2011 - BioRio | 

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