O livro não morrerá (fragmento)
Jean-Claude Carrière: Na última cúpula de Davos, em 2008, a propósito dos fenômenos que irão abalar a humanidade nos próximos 15 anos, um futurólogo consultado propunha deter-se apenas nos quatro principais, que lhe pareciam inexoráveis. O primeiro é um barril de petróleo a 500 dólares. O segundo diz respeito à água, fadada a tornar-se um produto comercial de troca exatamente como o petróleo. Teremos a cotação da água na Bolsa. A terceira previsão refere-se à África, que se tornará seguramente uma potência econômica nas próximas décadas, o que todos desejamos.
O quarto fenômeno, segundo esse profeta profissional, é o desaparecimento do livro.
Portanto, a questão é saber se a evaporação definitiva do livro, se ele de fato vier a desaparecer, pode ter consequências, para a humanidade, análogas às da escassez da água, por exemplo, ou de um petróleo inacessível.
Umberto Eco: O livro irá desaparecer em virtude do surgimento da Internet? Escrevi sobre o assunto na época, isto é, no momento em que a questão parecia pertinente. Agora, sempre que me pedem para eu me pronunciar, não faço senão reescrever o mesmo texto. Ninguém percebe isso, principalmente porque nada mais inédito do que foi publicado; e, depois, porque a opinião pública (ou pelo menos os jornalistas) tem sempre essa ideia fixa de que o livro vai desaparecer (ou então esses jornalistas que acham que seus leitores têm essa ideia fixa) e cada um formula incansavelmente a mesma indagação.
Na realidade, há muito pouca coisa a dizer sobre o assunto. Com a Internet, voltamos à era alfabética. Se um dia acreditamos ter entrado na civilização das imagens, eis que o computador nos reintroduz na galáxia de Gutemberg, e doravante todo mundo vê-se obrigado a ler. Para ler, é preciso um suporte. Esse suporte não pode ser apenas o computador, e seus olhos viram bolas de tênis. Tenho em casa óculos polaróides que protegem meus olhos contra os dados de uma leitura contínua na tela. A propósito, o computador depende da eletricidade e não pode ser lido numa banheira, tampouco deitado na cama. Logo, o livro se apresenta como uma ferramenta mais flexível.
Das duas, uma: ou o livro permanecerá o suporte da leitura, ou existirá alguma coisa similar ao que o livro nunca deixou de ser, mesmo antes da invenção da tipografia. As variações em torno do objeto livro não modificaram sua função, nem sua sintaxe, em mais de quinhentos anos. O livro é como a colher, o martelo, a roda ou a tesoura. Uma vez invetados, não podem ser aprimorados. Você não pode fazer uma colher melhor que uma colher. Designers tentam melhorar, por exemplo, o saca-rolhas, com sucessos bem modestos, e, por sinal a maioria nem funciona direito. Philippe Starck tentou inovar do lado dos espremedores de limão, mas o dele (para salvaguardar certa pureza estética) deixa passar os caroços.
O livro venceu seus desafios e não vemos como, para o mesmo uso, poderíamos fazer algo melhor que o próprio livro. Talvez ele evolua em seus componentes, talvez as páginas não sejam mais de papel. Mas ele permanecerá o que é.
(CARRIÈRE, Jean-Claude & ECO, Umberto. (trad. André Telles). Não contem com o fim do livro. Rio de Janeiro: Record, 2010, páginas 07-09)
1) O fragmento do texto em que foi apenas assinalado numeral é:
a) "Um futurólogo consultado propunha deter-se apenas aos quatro principais... (1º parágrafo)
b) "... e cada um formula incansavelmente a mesma indagação." (4º parágrafo)
c) "Se um dia acreditamos ter entrado na civilização das imagens..." (5º parágrafo)
d) "Logo, o livro se apresenta como uma ferramenta mais flexível." (5ª parágrafo)
e) "Das duas, uma: ou o livro permanecerá o suporte da leitura, ou existirá alguma coisa similar ao que o livro nunca deixou de ser." (6º parágrafo)
Olá Tia Nastácia
Dia 28 de Novembro: Dia Nacional da Consciência Negra
Consciência é uma qualidade psíquica, um atributo do espírito. Grosso modo, poderíamos dizer que a consciência é a capacidade que cada um tem de perceber a relação entre si próprio e o ambiente em que vive. Ser consciente, portanto, não é propriamente perceber-se no mundo e, sim, 'ser no mundo'. O Dia Nacional da Consciência Negra foi sugerido pelo Movimento Negro em contradição ao 13 de maio e foi instituído pelo Projeto-Lei de número 10.639, no dia 9 de Janeiro de 2003, que também inclui no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira."
O 20 de Novembro foi indicado porque foi neste dia, no ano de 1695, que morreu Zumbi.Descendente de guerreiros angolanos, Zumbi foi o grande líder do Quilombo dos Palmares. Seu nome significa o guerreiro, a força do espírito presente. A troca da data da festividade foi significativa, pois Zumbi e Palmares são verdadeiros símbolos da luta dos negros pela liberdade. Sabemos que os negros contribuíram muito para a nossa história em todos os aspectos: políticos, sociais, econômicos, religiosos, literários, musicais, gastronômicos e tantos outros. É, portanto, não só necessária como imperiosa a valorização da cultura afro-brasileira em nossas escolas, para que o olhar sobre a nossa história não seja mirado através de lentes desfocadas.
É certo que a memória deste herói nacional envolve todos nós no sentido de se continuar lutando pela edificação de uma sociedade na qual todos tenham igualdade real de direitos e de oportunidades. E igualdade, com certeza, só conseguiremos, em sua plenitude, através da Educação, vertente única em que se podem buscar novos horizontes de socialização de bens e de cidadania. Sei que não estou dizendo nenhuma novidade, mas parece que o óbvio, exatamente por ser óbvio, fica à merce de se situar num plano secundário. De tanto que se ouve, não se ouve mais. Fica banal. Mas, mesmo assim, vou repetir: a única saída para transformar a realidade de pobreza e corrupção do homem é a Educação.
A Educação é a ancora que pode fincar a consciência humana num terreno fértil para se plantar e colher a modificação da realidade social e econômica do mundo. A Educação torna o homem conhecedor da existência das diversas culturas, das diversas formas de pensar, enfim, da diversidade do humano, e este homem, assim, preparado, passa, conscientemente, a respeitar a igualdade na diferença e a diferença na igualdade.
O que não podemos é perder o equilíbrio e a medida das coisas, transformando realidades complexas e plurais em um pensamento simplista e unilateral. Refiro-me, aqui, à polemica criada sobre a obra do escritor Monteiro Lobato. Monteiro Lobato foi um grande homem, um grande brasileiro e um dos maiores escritores - em todo o mundo - de histórias para crianças. O que não podemos deixar de ver é o contexto histórico social em que sua obra foi escrita, assim como não podemos ignorar a necessidade dos quilombos não podemos deixar de exaltar a luta armada de Zumbi, àquela época, contra o branco escravagista. Naquele Brasil colônia era assim que tinha que ser.
A memória que tenho da minha infância - e que guardo até hoje - de negros e negras está embalada pelo carinho, pela ternura e pela retidão da Tia Nastácia, amiga de Dona Benta e tratada tao respeitosamente por aquelas crianças e adultos que viviam num sítio - Pica-pau Amarelo - verdadeiro 'Paraíso Perdido'. Ainda ouço sua voz um pouco rouca, mas cheia de tons e matizes, de altos e baixos, de brandos e sussurros, contando e cantando histórias do folclore brasileiro no livro de Monteiro Lobato, "Histórias da Tia Nastácia".
Quem bom, tia Nastácia, que você existe até hoje e sempre dentro de mim! Tomara que você possa existir, também, hoje e sempre dentro do coração das crianças de todo o Brasil.
(OLIVEIRA, Marlene Salgado de. Jornal O Sao Gonçalo. 20/11/2010)
Gabarito: e
2) A locução adverbial em caixa alta no trecho “GROSSO MODO, poderíamos dizer” (1º parágrafo) significa:
a) meticulosamente.
b) de modo detalhado.
c) realisticamente.
d) de modo genérico.
e) finalmente.
39) Em:
"Alcançará a vitória com dedicação e empenho."
Indique o tempo e o modo da forma verbal destacada.
a) Futuro do presente do modo indicativo.
b) Futuro do pretérito do mundo indicativo.
c) Presente do modo indicativo.
d) Presento do subjuntivo.
Gabarito: a
40) Marque a opção em que a forma verbal está incorreta.
a) Paralisia - Paralisar
b) Comércio - Comercializar
c) Ironia - Ironizar
d) Catequese - Catequisar
Gabarito: d
Fontes: Prefeitura de Teresópolis - 2011 - BioRio | Prefeitura de São Gonçalo - 2011 - Coseac UFF | Português em Foco | Acerto Cursos | Gabarite.com
Jean-Claude Carrière: Na última cúpula de Davos, em 2008, a propósito dos fenômenos que irão abalar a humanidade nos próximos 15 anos, um futurólogo consultado propunha deter-se apenas nos quatro principais, que lhe pareciam inexoráveis. O primeiro é um barril de petróleo a 500 dólares. O segundo diz respeito à água, fadada a tornar-se um produto comercial de troca exatamente como o petróleo. Teremos a cotação da água na Bolsa. A terceira previsão refere-se à África, que se tornará seguramente uma potência econômica nas próximas décadas, o que todos desejamos.
O quarto fenômeno, segundo esse profeta profissional, é o desaparecimento do livro.
Portanto, a questão é saber se a evaporação definitiva do livro, se ele de fato vier a desaparecer, pode ter consequências, para a humanidade, análogas às da escassez da água, por exemplo, ou de um petróleo inacessível.
Umberto Eco: O livro irá desaparecer em virtude do surgimento da Internet? Escrevi sobre o assunto na época, isto é, no momento em que a questão parecia pertinente. Agora, sempre que me pedem para eu me pronunciar, não faço senão reescrever o mesmo texto. Ninguém percebe isso, principalmente porque nada mais inédito do que foi publicado; e, depois, porque a opinião pública (ou pelo menos os jornalistas) tem sempre essa ideia fixa de que o livro vai desaparecer (ou então esses jornalistas que acham que seus leitores têm essa ideia fixa) e cada um formula incansavelmente a mesma indagação.
Na realidade, há muito pouca coisa a dizer sobre o assunto. Com a Internet, voltamos à era alfabética. Se um dia acreditamos ter entrado na civilização das imagens, eis que o computador nos reintroduz na galáxia de Gutemberg, e doravante todo mundo vê-se obrigado a ler. Para ler, é preciso um suporte. Esse suporte não pode ser apenas o computador, e seus olhos viram bolas de tênis. Tenho em casa óculos polaróides que protegem meus olhos contra os dados de uma leitura contínua na tela. A propósito, o computador depende da eletricidade e não pode ser lido numa banheira, tampouco deitado na cama. Logo, o livro se apresenta como uma ferramenta mais flexível.
Das duas, uma: ou o livro permanecerá o suporte da leitura, ou existirá alguma coisa similar ao que o livro nunca deixou de ser, mesmo antes da invenção da tipografia. As variações em torno do objeto livro não modificaram sua função, nem sua sintaxe, em mais de quinhentos anos. O livro é como a colher, o martelo, a roda ou a tesoura. Uma vez invetados, não podem ser aprimorados. Você não pode fazer uma colher melhor que uma colher. Designers tentam melhorar, por exemplo, o saca-rolhas, com sucessos bem modestos, e, por sinal a maioria nem funciona direito. Philippe Starck tentou inovar do lado dos espremedores de limão, mas o dele (para salvaguardar certa pureza estética) deixa passar os caroços.
O livro venceu seus desafios e não vemos como, para o mesmo uso, poderíamos fazer algo melhor que o próprio livro. Talvez ele evolua em seus componentes, talvez as páginas não sejam mais de papel. Mas ele permanecerá o que é.
(CARRIÈRE, Jean-Claude & ECO, Umberto. (trad. André Telles). Não contem com o fim do livro. Rio de Janeiro: Record, 2010, páginas 07-09)
a) "Um futurólogo consultado propunha deter-se apenas aos quatro principais... (1º parágrafo)
b) "... e cada um formula incansavelmente a mesma indagação." (4º parágrafo)
c) "Se um dia acreditamos ter entrado na civilização das imagens..." (5º parágrafo)
d) "Logo, o livro se apresenta como uma ferramenta mais flexível." (5ª parágrafo)
e) "Das duas, uma: ou o livro permanecerá o suporte da leitura, ou existirá alguma coisa similar ao que o livro nunca deixou de ser." (6º parágrafo)
Olá Tia Nastácia
Dia 28 de Novembro: Dia Nacional da Consciência Negra
Consciência é uma qualidade psíquica, um atributo do espírito. Grosso modo, poderíamos dizer que a consciência é a capacidade que cada um tem de perceber a relação entre si próprio e o ambiente em que vive. Ser consciente, portanto, não é propriamente perceber-se no mundo e, sim, 'ser no mundo'. O Dia Nacional da Consciência Negra foi sugerido pelo Movimento Negro em contradição ao 13 de maio e foi instituído pelo Projeto-Lei de número 10.639, no dia 9 de Janeiro de 2003, que também inclui no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira."
O 20 de Novembro foi indicado porque foi neste dia, no ano de 1695, que morreu Zumbi.Descendente de guerreiros angolanos, Zumbi foi o grande líder do Quilombo dos Palmares. Seu nome significa o guerreiro, a força do espírito presente. A troca da data da festividade foi significativa, pois Zumbi e Palmares são verdadeiros símbolos da luta dos negros pela liberdade. Sabemos que os negros contribuíram muito para a nossa história em todos os aspectos: políticos, sociais, econômicos, religiosos, literários, musicais, gastronômicos e tantos outros. É, portanto, não só necessária como imperiosa a valorização da cultura afro-brasileira em nossas escolas, para que o olhar sobre a nossa história não seja mirado através de lentes desfocadas.
É certo que a memória deste herói nacional envolve todos nós no sentido de se continuar lutando pela edificação de uma sociedade na qual todos tenham igualdade real de direitos e de oportunidades. E igualdade, com certeza, só conseguiremos, em sua plenitude, através da Educação, vertente única em que se podem buscar novos horizontes de socialização de bens e de cidadania. Sei que não estou dizendo nenhuma novidade, mas parece que o óbvio, exatamente por ser óbvio, fica à merce de se situar num plano secundário. De tanto que se ouve, não se ouve mais. Fica banal. Mas, mesmo assim, vou repetir: a única saída para transformar a realidade de pobreza e corrupção do homem é a Educação.
A Educação é a ancora que pode fincar a consciência humana num terreno fértil para se plantar e colher a modificação da realidade social e econômica do mundo. A Educação torna o homem conhecedor da existência das diversas culturas, das diversas formas de pensar, enfim, da diversidade do humano, e este homem, assim, preparado, passa, conscientemente, a respeitar a igualdade na diferença e a diferença na igualdade.
O que não podemos é perder o equilíbrio e a medida das coisas, transformando realidades complexas e plurais em um pensamento simplista e unilateral. Refiro-me, aqui, à polemica criada sobre a obra do escritor Monteiro Lobato. Monteiro Lobato foi um grande homem, um grande brasileiro e um dos maiores escritores - em todo o mundo - de histórias para crianças. O que não podemos deixar de ver é o contexto histórico social em que sua obra foi escrita, assim como não podemos ignorar a necessidade dos quilombos não podemos deixar de exaltar a luta armada de Zumbi, àquela época, contra o branco escravagista. Naquele Brasil colônia era assim que tinha que ser.
A memória que tenho da minha infância - e que guardo até hoje - de negros e negras está embalada pelo carinho, pela ternura e pela retidão da Tia Nastácia, amiga de Dona Benta e tratada tao respeitosamente por aquelas crianças e adultos que viviam num sítio - Pica-pau Amarelo - verdadeiro 'Paraíso Perdido'. Ainda ouço sua voz um pouco rouca, mas cheia de tons e matizes, de altos e baixos, de brandos e sussurros, contando e cantando histórias do folclore brasileiro no livro de Monteiro Lobato, "Histórias da Tia Nastácia".
Quem bom, tia Nastácia, que você existe até hoje e sempre dentro de mim! Tomara que você possa existir, também, hoje e sempre dentro do coração das crianças de todo o Brasil.
(OLIVEIRA, Marlene Salgado de. Jornal O Sao Gonçalo. 20/11/2010)
2) A locução adverbial em caixa alta no trecho “GROSSO MODO, poderíamos dizer” (1º parágrafo) significa:
a) meticulosamente.
b) de modo detalhado.
c) realisticamente.
d) de modo genérico.
e) finalmente.
Gabarito: d
3) A alternativa que apresenta classes de palavras cujos sentidos podem ser modificados pelo advérbio são:
a) adjetivo – advérbio – verbo.
b) verbo – interjeição – conjunção.
c) conjunção – numeral – adjetivo.
d) adjetivo – verbo – interjeição.
e) interjeição – advérbio – verbo.
Gabarito: a
4) Das palavras abaixo, faz plural como “assombrações”
a) perdão.
b) bênção.
c) alemão.
d) cristão.
e) capitão.
5) Na oração “Ninguém está perdido se der amor…”, a palavra grifada pode ser classificada como:
a) advérbio de modo.
b) conjunção adversativa.
c) advérbio de condição.
d) conjunção condicional.
e) preposição essencial.
6) Marque a frase em que o termo destacado expressa circunstância de causa:
a) Quase morri de vergonha.
b) Agi com calma.
c) Os mudos falam com as mãos.
d) Apesar do fracasso, ele insistiu.
e) Aquela rua é demasiado estreita.
7) “Enquanto punha o motor em movimento.” O verbo destacado encontra-se no:
a) Presente do subjuntivo.
b) Pretérito mais-que-perfeito do subjuntivo.
c) Presente do indicativo.
d) Pretérito mais-que-perfeito do indicativo.
e) Pretérito imperfeito do indicativo.
8) Aponte a opção em que muito é pronome indefinido:
a) O soldado amarelo falava muito bem.
b) Havia muito bichinho ruim.
c) Fabiano era muito desconfiado.
d) Fabiano vacilava muito para tomar decisão.
e) Muito eficiente era o soldado amarelo.
9) A flexão do número incorreta é:
a) tabelião – tabeliães.
b) melão – melões
c) ermitão – ermitões.
d) chão – chãos.
e) catalão – catalões.
10) Dos verbos abaixo apenas um é regular, identifique-o:
a) pôr.
b) adequar.
c) medir.
d) reaver.
e) brigar.
Gabarito: e
11) A alternativa que não apresenta erro de flexão verbal no presente do indicativo é:
a) reavejo (reaver).
b) precavo (precaver).
c) coloro (colorir).
d) frijo (frigir).
e) fedo (feder).
Gabarito: d
12) A classe de palavras que é empregada para exprimir estados emotivos:
a) adjetivo.
b) interjeição.
c) preposição.
d) conjunção.
e) advérbio.
Gabarito: b
13) Todas as formas abaixo expressam um tamanho menor que o normal, exceto:
a) saquitel.
b) grânulo.
c) radícula.
d) marmita.
e) óvulo.
Gabarito: d
14) Em “Tem bocas que murmuram preces…”, a seqüência morfológica é:
a) verbo-substantivo-pronome relativo-verbo-substantivo.
b) verbo-substantivo-conjunção integrante-verbo-substantivo.
c) verbo-substantivo-conjunção coordenativa-verbo-adjetivo.
d) verbo-adjetivo-pronome indefinido-verbo-substantivo.
e) verbo-advérbio-pronome relativo-verbo-substantivo.
Gabarito: a
15) A alternativa que possui todos os substantivos corretamente colocados no plural é:
a) couve-flores / amores-perfeitos / boas-vidas.
b) tico-ticos / bem-te-vis / joões-de-barro.
c) terças-feiras / mãos-de-obras / guarda-roupas.
d) arco-íris / portas-bandeiras / sacas-rolhas.
e) dias-a-dia / lufa-lufas / capitães-mor.
Gabarito: b
16) “…os cipós que se emaranhavam…” . A palavra sublinhada é:
a) conjunção explicativa.
b) conjunção integrante.
c) pronome relativo.
d) advérbio interrogativo.
e) preposição acidental.
Gabarito: c
17) Indique a frase em que o verbo se encontra na 2ª pessoa do singular do imperativo afirmativo:
a) Faça o trabalho.
b) Acabe a lição.
c) Mande a carta.
d) Dize a verdade.
e) Beba água filtrada.
Gabarito: d
18) Em “Escrever é alguma coisa extremamente forte, mas que pode me trair e me abandonar.”, as palavras grifadas podem ser classificadas como, respectivamente:
a) pronome adjetivo – conjunção aditiva.
b) pronome interrogativo – conjunção aditiva.
c) pronome substantivo – conjunção alternativa.
d) pronome adjetivo – conjunção adversativa.
e) pronome interrogativo – conjunção alternativa.
Gabarito: d
19) Marque o item em que a análise morfológica da palavra sublinhada não está correta:
a) Ele dirige perigosamente – (advérbio).
b) Nada foi feito para resolver a questão – (pronome indefinido).
c) O cantar dos pássaros alegra as manhãs – (verbo).
d) A metade da classe já chegou – (numeral).
e) Os jovens gostam de cantar música moderna – (verbo).
Gabarito: c
20) Quanto à flexão de grau, o substantivo que difere dos demais é:
a) viela.
b) vilarejo.
c) ratazana.
d) ruela.
e) sineta.
Gabarito: c
21) Está errada a flexão verbal em:
a) Eu intervim no caso.
b) Requeri a pensão alimentícia.
c) Quando eu ver a nova casa, aviso você
d) Anseio por sua felicidade.
e) Não pudeste falar.
Gabarito: c
22) Das classes de palavra abaixo, as invariáveis são:
a) interjeição – advérbio – pronome possessivo.
b) numeral – substantivo – conjunção.
c) artigo – pronome demonstrativo – substantivo.
d) adjetivo – preposição – advérbio.
e) conjunção – interjeição – preposição.
Gabarito: e
23) Todos os verbos abaixo são defectivos, exceto:
a) abolir.
b) colorir.
c) extorquir.
d) falir.
e) exprimir.
Gabarito: e
24) O substantivo composto que está indevidamente escrito no plural é:
a) mulas-sem-cabeça.
b) cavalos-vapor.
c) abaixos-assinados.
d) quebra-mares.
e) pães-de-ló.
Gabarito: c
25) A alternativa que apresenta um substantivo invariável e um variável, respectivamente, é:
a) vírus – revés.
b) fênix – ourives.
c) ananás – gás.
d) oásis – alferes.
e) faquir – álcool.
Gabarito: a
26) “Paula mirou-se no espelho das águas”: Esta oração contém um verbo na voz:
a) ativa.
b) passiva analítica.
c) passiva pronominal.
d) reflexiva recíproca.
e) reflexiva.
Gabarito: e
27) O único substantivo que não é sobrecomum é:
a) verdugo.
b) manequim.
c) pianista.
d) criança.
e) indivíduo.
Gabarito: c
28) A alternativa que apresenta um verbo indevidamente flexionado no presente do subjuntivo é:
a) vade.
b) valham.
c) meçais.
d) pulais.
e) caibamos.
Gabarito: d
29) A alternativa que apresenta uma flexão incorreta do verbo no imperativo é:
a) dize.
b) faz.
c) crede.
d) traze.
e) acudi.
Gabarito: b
30) A única forma que não corresponde a um particípio é:
a) roto.
b) nato.
c) incluso.
d) sepulto.
e) impoluto.
\Gabarito: d
31) Na frase: “Apieda-te qualquer sandeu”, a palavra sandeu (idiota, imbecil) é um substantivo:
a) comum, concreto e sobrecomum
b) concreto, simples e comum de dois gêneros.
c) simples, abstrato e feminino.
d) comum, simples e masculino
e) simples, abstrato e masculino.
Gabarito: d
32) A alternativa em que não há erro de flexão do verbo é:
a) Nós hemos de vencer.
b) Deixa que eu coloro este desenho.
c) Pega a pasta e a flanela e pole o meu carro.
d) Eu reavi o meu caderno que estava perdido.
e) Aderir, eu adiro; mas não é por muito tempo!
Gabarito: e
33) Em “Imaginou-o, assim caído…” a palavra destacada, morfologicamente e sintaticamente, é:
a) artigo e adjunto adnominal.
b) artigo e objeto direto.
c) pronome oblíquo e objeto direto.
d) pronome oblíquo e adjunto adnominal.
e) pronome oblíquo e objeto indireto.
cGabarito: c
34) O item em que temos um adjetivo em grau superlativo absoluto é:
a) Está chovendo bastante.
b) Ele é um bom funcionário.
c) João Brandão é mais dedicado que o vigia.
d) Sou o funcionário mais dedicado da repartição.
e) João Brandão foi tremendamente inocente.
Gabarito: e
35) A alternativa em que o verbo abolir está incorretamente flexionado é:
a) Tu abolirás.
b) Nós aboliremos.
c) Aboli vós.
d) Eu abolo.
e) Eles aboliram.
Gabarito: d
36) A alternativa em que o verbo “precaver” está corretamente flexionado é:
a) Eu precavejo.
b) Precavê tu.
c) Que ele precavenha.
d) Eles precavêm.
e) Ela precaveu.
Gabarito: e
37) A única alternativa em que as palavras são, respectivamente, substantivo abstrato, adjetivo biforme e preposição acidental é:
a) beijo-alegre-durante
b) remédio-inteligente-perante
c) feiúra-lúdico-segundo
d) ar-parco-por
e) dor-veloz-consoante
a) adjetivo – advérbio – verbo.
b) verbo – interjeição – conjunção.
c) conjunção – numeral – adjetivo.
d) adjetivo – verbo – interjeição.
e) interjeição – advérbio – verbo.
Gabarito: a
4) Das palavras abaixo, faz plural como “assombrações”
a) perdão.
b) bênção.
c) alemão.
d) cristão.
e) capitão.
Gabarito: a
5) Na oração “Ninguém está perdido se der amor…”, a palavra grifada pode ser classificada como:
a) advérbio de modo.
b) conjunção adversativa.
c) advérbio de condição.
d) conjunção condicional.
e) preposição essencial.
Gabarito: d
6) Marque a frase em que o termo destacado expressa circunstância de causa:
a) Quase morri de vergonha.
b) Agi com calma.
c) Os mudos falam com as mãos.
d) Apesar do fracasso, ele insistiu.
e) Aquela rua é demasiado estreita.
Gabarito: a
7) “Enquanto punha o motor em movimento.” O verbo destacado encontra-se no:
a) Presente do subjuntivo.
b) Pretérito mais-que-perfeito do subjuntivo.
c) Presente do indicativo.
d) Pretérito mais-que-perfeito do indicativo.
e) Pretérito imperfeito do indicativo.
Gabarito: e
8) Aponte a opção em que muito é pronome indefinido:
a) O soldado amarelo falava muito bem.
b) Havia muito bichinho ruim.
c) Fabiano era muito desconfiado.
d) Fabiano vacilava muito para tomar decisão.
e) Muito eficiente era o soldado amarelo.
Gabarito: b
9) A flexão do número incorreta é:
a) tabelião – tabeliães.
b) melão – melões
c) ermitão – ermitões.
d) chão – chãos.
e) catalão – catalões.
Gabarito: e
10) Dos verbos abaixo apenas um é regular, identifique-o:
a) pôr.
b) adequar.
c) medir.
d) reaver.
e) brigar.
Gabarito: e
11) A alternativa que não apresenta erro de flexão verbal no presente do indicativo é:
a) reavejo (reaver).
b) precavo (precaver).
c) coloro (colorir).
d) frijo (frigir).
e) fedo (feder).
Gabarito: d
12) A classe de palavras que é empregada para exprimir estados emotivos:
a) adjetivo.
b) interjeição.
c) preposição.
d) conjunção.
e) advérbio.
Gabarito: b
13) Todas as formas abaixo expressam um tamanho menor que o normal, exceto:
a) saquitel.
b) grânulo.
c) radícula.
d) marmita.
e) óvulo.
Gabarito: d
14) Em “Tem bocas que murmuram preces…”, a seqüência morfológica é:
a) verbo-substantivo-pronome relativo-verbo-substantivo.
b) verbo-substantivo-conjunção integrante-verbo-substantivo.
c) verbo-substantivo-conjunção coordenativa-verbo-adjetivo.
d) verbo-adjetivo-pronome indefinido-verbo-substantivo.
e) verbo-advérbio-pronome relativo-verbo-substantivo.
Gabarito: a
15) A alternativa que possui todos os substantivos corretamente colocados no plural é:
a) couve-flores / amores-perfeitos / boas-vidas.
b) tico-ticos / bem-te-vis / joões-de-barro.
c) terças-feiras / mãos-de-obras / guarda-roupas.
d) arco-íris / portas-bandeiras / sacas-rolhas.
e) dias-a-dia / lufa-lufas / capitães-mor.
Gabarito: b
16) “…os cipós que se emaranhavam…” . A palavra sublinhada é:
a) conjunção explicativa.
b) conjunção integrante.
c) pronome relativo.
d) advérbio interrogativo.
e) preposição acidental.
Gabarito: c
17) Indique a frase em que o verbo se encontra na 2ª pessoa do singular do imperativo afirmativo:
a) Faça o trabalho.
b) Acabe a lição.
c) Mande a carta.
d) Dize a verdade.
e) Beba água filtrada.
Gabarito: d
18) Em “Escrever é alguma coisa extremamente forte, mas que pode me trair e me abandonar.”, as palavras grifadas podem ser classificadas como, respectivamente:
a) pronome adjetivo – conjunção aditiva.
b) pronome interrogativo – conjunção aditiva.
c) pronome substantivo – conjunção alternativa.
d) pronome adjetivo – conjunção adversativa.
e) pronome interrogativo – conjunção alternativa.
Gabarito: d
19) Marque o item em que a análise morfológica da palavra sublinhada não está correta:
a) Ele dirige perigosamente – (advérbio).
b) Nada foi feito para resolver a questão – (pronome indefinido).
c) O cantar dos pássaros alegra as manhãs – (verbo).
d) A metade da classe já chegou – (numeral).
e) Os jovens gostam de cantar música moderna – (verbo).
Gabarito: c
20) Quanto à flexão de grau, o substantivo que difere dos demais é:
a) viela.
b) vilarejo.
c) ratazana.
d) ruela.
e) sineta.
Gabarito: c
21) Está errada a flexão verbal em:
a) Eu intervim no caso.
b) Requeri a pensão alimentícia.
c) Quando eu ver a nova casa, aviso você
d) Anseio por sua felicidade.
e) Não pudeste falar.
Gabarito: c
22) Das classes de palavra abaixo, as invariáveis são:
a) interjeição – advérbio – pronome possessivo.
b) numeral – substantivo – conjunção.
c) artigo – pronome demonstrativo – substantivo.
d) adjetivo – preposição – advérbio.
e) conjunção – interjeição – preposição.
Gabarito: e
23) Todos os verbos abaixo são defectivos, exceto:
a) abolir.
b) colorir.
c) extorquir.
d) falir.
e) exprimir.
Gabarito: e
24) O substantivo composto que está indevidamente escrito no plural é:
a) mulas-sem-cabeça.
b) cavalos-vapor.
c) abaixos-assinados.
d) quebra-mares.
e) pães-de-ló.
Gabarito: c
25) A alternativa que apresenta um substantivo invariável e um variável, respectivamente, é:
a) vírus – revés.
b) fênix – ourives.
c) ananás – gás.
d) oásis – alferes.
e) faquir – álcool.
Gabarito: a
26) “Paula mirou-se no espelho das águas”: Esta oração contém um verbo na voz:
a) ativa.
b) passiva analítica.
c) passiva pronominal.
d) reflexiva recíproca.
e) reflexiva.
Gabarito: e
27) O único substantivo que não é sobrecomum é:
a) verdugo.
b) manequim.
c) pianista.
d) criança.
e) indivíduo.
Gabarito: c
28) A alternativa que apresenta um verbo indevidamente flexionado no presente do subjuntivo é:
a) vade.
b) valham.
c) meçais.
d) pulais.
e) caibamos.
Gabarito: d
29) A alternativa que apresenta uma flexão incorreta do verbo no imperativo é:
a) dize.
b) faz.
c) crede.
d) traze.
e) acudi.
Gabarito: b
30) A única forma que não corresponde a um particípio é:
a) roto.
b) nato.
c) incluso.
d) sepulto.
e) impoluto.
\Gabarito: d
31) Na frase: “Apieda-te qualquer sandeu”, a palavra sandeu (idiota, imbecil) é um substantivo:
a) comum, concreto e sobrecomum
b) concreto, simples e comum de dois gêneros.
c) simples, abstrato e feminino.
d) comum, simples e masculino
e) simples, abstrato e masculino.
Gabarito: d
32) A alternativa em que não há erro de flexão do verbo é:
a) Nós hemos de vencer.
b) Deixa que eu coloro este desenho.
c) Pega a pasta e a flanela e pole o meu carro.
d) Eu reavi o meu caderno que estava perdido.
e) Aderir, eu adiro; mas não é por muito tempo!
Gabarito: e
33) Em “Imaginou-o, assim caído…” a palavra destacada, morfologicamente e sintaticamente, é:
a) artigo e adjunto adnominal.
b) artigo e objeto direto.
c) pronome oblíquo e objeto direto.
d) pronome oblíquo e adjunto adnominal.
e) pronome oblíquo e objeto indireto.
cGabarito: c
34) O item em que temos um adjetivo em grau superlativo absoluto é:
a) Está chovendo bastante.
b) Ele é um bom funcionário.
c) João Brandão é mais dedicado que o vigia.
d) Sou o funcionário mais dedicado da repartição.
e) João Brandão foi tremendamente inocente.
Gabarito: e
35) A alternativa em que o verbo abolir está incorretamente flexionado é:
a) Tu abolirás.
b) Nós aboliremos.
c) Aboli vós.
d) Eu abolo.
e) Eles aboliram.
Gabarito: d
a) Eu precavejo.
b) Precavê tu.
c) Que ele precavenha.
d) Eles precavêm.
e) Ela precaveu.
Gabarito: e
37) A única alternativa em que as palavras são, respectivamente, substantivo abstrato, adjetivo biforme e preposição acidental é:
a) beijo-alegre-durante
b) remédio-inteligente-perante
c) feiúra-lúdico-segundo
d) ar-parco-por
e) dor-veloz-consoante
Gabarito: c
38) Leia a manchete (Texto I), a faixa dos manifestantes (Texto II) e a tirinha (Texto III).
TEXTO I
Projeto de Campos está parado há dois anos
Obra de presídio anunciada pelo Governador de PE como modelo de parceria público-privada já tem problemas estruturais (Folha de São Paulo, 10 jan. 2014)
TEXTO II
TEXTO I
Projeto de Campos está parado há dois anos
Obra de presídio anunciada pelo Governador de PE como modelo de parceria público-privada já tem problemas estruturais (Folha de São Paulo, 10 jan. 2014)
TEXTO II
De acordo com a norma-padrão da língua portuguesa, analise as afirmações e assinale a alternativa correta.
a) O texto I está incorreto. Com a correção, seria: Projeto de Campos está parado a dois anos.
b) O texto III merece três correções: haverá momentos…, em que você terá… e de que o mundo… .
c) O texto II está correto: ... obra paralisada a quase 2 anos.
d) Os textos I e II estão corretos; os empregos de há e a apresentam, respectivamente, tempo decorrido e tempo futuro.
e) Os textos I e III possuem incorreções.
Gabarito: b Explicação pela Professora Goreti Rocha *Veja também a lista de Concordância Verbal
39) Em:
"Alcançará a vitória com dedicação e empenho."
Indique o tempo e o modo da forma verbal destacada.
a) Futuro do presente do modo indicativo.
b) Futuro do pretérito do mundo indicativo.
c) Presente do modo indicativo.
d) Presento do subjuntivo.
Gabarito: a
40) Marque a opção em que a forma verbal está incorreta.
a) Paralisia - Paralisar
b) Comércio - Comercializar
c) Ironia - Ironizar
d) Catequese - Catequisar
Gabarito: d
Fontes: Prefeitura de Teresópolis - 2011 - BioRio | Prefeitura de São Gonçalo - 2011 - Coseac UFF | Português em Foco | Acerto Cursos | Gabarite.com
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