Os Parâmetros Curriculares Nacionais discutem as atividades escolares de ensino e aprendizagem e a questão curricular de forma flexível, contemplando a diversidade histórica e cultural da nação brasileira.Os PCNs são apresentados como subsídio para apoiar o projeto da escola na elaboração do seu programa curricular. São elaborados pelo MEC e colocados à disposição das escolas, visando à melhoria da educação, em todo o país; sugere a adequação do currículo escolar à realidade educacional e à peculiaridade da clientela que atende; os temas transversais dos PCNs tratam da interdisciplinaridade, como proposta de estabelecer comunicação entre as disciplinas escolares; uma de suas funções é orientar e garantir a coerência das políticas de melhoria da qualidade de ensino. Com o estabelecimento, pelo governo federal, dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), Estados e Municípios mantêm suas prerrogativas na área, podendo construir propostas curriculares tidas como mais adequadas a sua realidade.
ENSINO FUNDAMENTAL
ENSINO MÉDIO
Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), o professor deve selecionar conteúdos e escolher metodologias coerentes com as intenções educativas expressas nesse documento. Deve sair de uma metodologia que enfatiza somente a memorização para uma que busca desenvolver capacidades e potencialidades que permitam ao aluno o exercício pleno da cidadania. Tal tarefa não é simples e envolve o preparo do professor. A importância do aprimoramento curricular na oficina “como utilizar o cinema na sala de aula” reflete a necessidade de pedagogia ampliada, enfatizando uma visão mais crítica do conteúdo, permitindo uma abrangência nos estudos curriculares e uma aplicação em sala de aula mais contextualizada.
Os objetivos dos PCN’s pretendem orientar professores e educadores no sentido de passarem para o cotidiano escolar as diretrizes da educação para a cidadania somados à função de articular vivências e conhecimentos num currículo escolar exequível e coerente. Os PCNs foram criados com o intuito de se colocarem como um instrumento útil no apoio às discussões pedagógicas, na elaboração de projetos educativos, no planejamento das aulas, na reflexão sobre a prática educativa e na análise do material didático.Os PCNs possibilita a atualização dos professores enquanto profissionais. Os PCNs devem possibilitar uma visão ampla e integrada do ensino fundamental como sementeira da democracia futura.Apontar metas de qualidade que ajudem o aluno a enfrentar o mundo atual como cidadão participativo, reflexivo e autônomo, conhecedor de seus deveres, é uma de suas ferramentas.
Libâneo (2003) salienta que a democratização do acesso à escola e a não ampliação dos recursos para o ensino obrigatório levaram o funcionamento da escola a tornar-se precário, com a consequente queda da qualidade do ensino, o que demanda atenção para os currículos na questão das diferenças. Essa situação conta com uma ferramenta específica, conhecida como Projeto Político Pedagógico.
- Adaptações de acesso ao currículo: criar condições físicas ambientais e materiais para o aluno na sua unidade escolar de atendimento. As adaptações escolares realizam-se em três níveis: no projeto pedagógico, no currículo desenvolvido na sala de aula e no nível individual. A concepção de currículo relaciona princípios e operacionalização, teoria e prática, planejamento e ação. Desse modo, inclui, desde os aspectos básicos que envolvem os fundamentos filosóficos e sociopolíticos da educação até os marcos teóricos e referenciais técnicos e tecnológicos que a concretizam na sala de aula.
- Educação Especial: Segundo Documento do MEC/SEF 1998, “a análise de diversas pesquisas brasileiras identifica tendências que evitam considerar a educação especial como um subsistema à parte e reforçam o seu caráter interativo na educação geral. Sua ação transversal permeia todos os níveis – educação infantil, ensino fundamental, ensino médio e educação superior, bem como as demais modalidades – educação de jovens e adultos e educação profissional.”
- Conteúdos atitudinais: apresentam-se como objetos de ensino e aprendizagem, e apontam para a necessidade de o aluno vivenciá-los de modo concreto no cotidiano escolar, buscando minimizar a construção de valores e atitudes por meio do “currículo oculto".
ENSINO FUNDAMENTAL
- Avaliação: observação sistemática; análise das produções dos alunos e atividades específicas para a avaliação.
ENSINO MÉDIO
- Reforma Curricular do Ensino Médio: estabelece a divisão do conhecimento escolar em áreas, sendo as de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias e Ciências Humanas e suas Tecnologias, criando condições para que a prática escolar se desenvolva numa perspectiva de interdisciplinaridade.
GEOGRAFIA
Os Parâmetros Curriculares Nacionais, de modo geral, enfatizam a necessidade de o professor trabalhar com a realidade próxima do aluno no processo de construção do conhecimento em sala de aula. No caso da Geografia, por exemplo, pode-se trabalhar com a construção de mapas mentais, para conhecer o nível de consciência espacial dos alunos, além de possibilitar a introdução de elementos da linguagem cartográfica, como escala, legenda e orientação.
O ensino de Geografia deve propiciar ao aluno um aprendizado que visa conhecer a organização do espaço geográfico, o funcionamento da natureza e o papel das sociedades na produção do território, da paisagem e do lugar.
- Ensino Médio: O aluno deve desenvolver competências que permitam a análise da realidade, revelando, entre outros aspectos, conhecimento acerca do contexto espacial dos fenômenos que configuram diferentes sociedades.
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