Resumo: Tendências / Concepções Pedagógicas

As tendências pedagógicas brasileiras foram muito influenciadas pelo momento cultural e político da sociedade, pois foram levadas à luz graças aos movimentos sociais e filosóficos. Essas formaram a prática pedagógica do país. Pesquisadores do campo educacional apresentam reflexões a respeito das tendências pedagógicas e mostram que as principais tendências pedagógicas, usadas na educação brasileira, se dividem em duas grandes linhas de pensamento pedagógico: Liberais e Progressistas

PEDAGOGIAS LIBERAIS

As Tendências Pedagógicas Liberais surgiram no século XIX e foram influenciadas pelas ideias do liberalismo no mundo ocidental e do sistema capitalista. Para os liberais, a educação e o saber já produzidos (conteúdos) são mais importantes que a experiência vivida pelos educandos no processo pelo qual ele aprende. Dessa forma, os liberais contribuíram para manter o saber como instrumento de poder entre dominador e dominado. A pedagogia liberal indica que a escola tem o papel de formar as pessoas para desempenhar papéis sociais, com base nas aptidões individuais, as quais devem ser desenvolvidas por meio dos processos de ensino-aprendizagem. Tem como intensão principal justificar o sistema capitalista, atribuindo ênfase na defesa da liberdade, dos direitos e dos interesses individualistas de cada pessoa que integra a sociedade, já que a sua forma de organização social é baseada na propriedade privada dos meios de produção. Denominam-se: tradicional, renovadora não diretiva, tecnicista e renovadora-progressista.
  • Tradicional: defendida por Herbart, a prática do professor está focada na realização pessoal do aluno através de seu próprio esforço, cujos conteúdos são acumulados historicamente sem reconstrução ou questionamentos. A aprendizagem se da de forma receptiva, automática, propiciando a memorização. Caracterizada por acentuar o ensino humanístico, de cultura geral, através do qual o aluno deve atingir pelo seu próprio esforço, sua plena realização. Abordagem da ação pedagógica centrada no processo e daquela que tem seu centro no produto. (Savianni)
  • Renovadora Não Diretiva: consiste em modificar as percepções da realidade.
  • Tecnicista: A tendência tecnicista foi imposta às escolas pelos órgãos oficiais do governo populista, por ser compatível com a orientação econômica, política e ideológica vigente nesse período.
  • Renovadora Diretiva ou Escola Nova: defendida por Dewey, também conhecida como Movimento dos Pioneiros da Educação Renovada. Abordagem da ação pedagógica centrada no processo e daquela que tem seu centro no produto. (Savianni)

PEDAGOGIAS PROGRESSISTAS

Surge com a finalidade de se contrapor as tendências liberais. A educação possibilita a compreensão da realidade histórico-social. Propõe uma análise crítica das realidades sociais, sustentando a parte sócio-política da educação. Considera o indivíduo como ser que constrói a sua própria história onde o professor assume o papel de mediador entre o saber elaborado e o conhecimento a ser produzido. A pedagogia progressista enfatiza aspectos sócio-políticos envolvendo a cultura popular, é quando o homem se constrói chegando a ser sujeito na medida em que se integra em seu contexto o conhecimento de sua historicidade, dando ênfase ao ato de conscientização. A Pedagogia Progressista parte de uma análise crítica das realidades sociais e sustenta implicitamente as finalidades sociopolíticas da educação. Denominam-se: libertadora, libertária e crítico-social dos conteúdos, marcadas centralmente por preocupações sociais e políticas.
  • Histórico-crítica ou crítico-social dos conteúdos: defendida por Dermeval Saviani,  confrontar a experiência do aluno com o saber sistematizado constitui um método de ensino-aprendizagem
  • Libertária: espera que a escola exerça uma transformação na personalidade dos alunos, num sentido libertário e auto gestionário em que as matérias são colocadas à disposição do aluno, mas não são exigidas.
  • Libertadora: defendida por Paulo Freire.

Savianni: concepção humanista, tradicional, positivista, critico social e analítico.

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