As tendências pedagógicas brasileiras foram muito
influenciadas pelo momento cultural e político da sociedade, pois foram levadas
à luz graças aos movimentos sociais e filosóficos. Essas formaram a prática
pedagógica do país. Pesquisadores do campo educacional apresentam reflexões a
respeito das tendências pedagógicas e mostram que as principais tendências
pedagógicas, usadas na educação brasileira, se dividem em duas grandes linhas
de pensamento pedagógico: Liberais e Progressistas
PEDAGOGIAS LIBERAIS
As Tendências Pedagógicas Liberais surgiram no século XIX
e foram influenciadas pelas ideias do liberalismo no mundo ocidental e do
sistema capitalista. Para os liberais, a educação e o saber já produzidos
(conteúdos) são mais importantes que a experiência vivida pelos educandos no
processo pelo qual ele aprende. Dessa forma, os liberais contribuíram para
manter o saber como instrumento de poder entre dominador e dominado. A
pedagogia liberal indica que a escola tem o papel de formar as pessoas para
desempenhar papéis sociais, com base nas aptidões individuais, as quais devem
ser desenvolvidas por meio dos processos de ensino-aprendizagem. Tem como
intensão principal justificar o sistema capitalista, atribuindo ênfase na
defesa da liberdade, dos direitos e dos interesses individualistas de cada
pessoa que integra a sociedade, já que a sua forma de organização social é
baseada na propriedade privada dos meios de produção. Denominam-se:
tradicional, renovadora não diretiva, tecnicista e renovadora-progressista.
- Tradicional: defendida por Herbart, a prática do professor está focada na realização pessoal do aluno através de seu próprio esforço, cujos conteúdos são acumulados historicamente sem reconstrução ou questionamentos. A aprendizagem se da de forma receptiva, automática, propiciando a memorização. Caracterizada por acentuar o ensino humanístico, de cultura geral, através do qual o aluno deve atingir pelo seu próprio esforço, sua plena realização. Abordagem da ação pedagógica centrada no processo e daquela que tem seu centro no produto. (Savianni)
- Renovadora Não Diretiva: consiste em modificar as percepções da realidade.
- Tecnicista: A tendência tecnicista foi imposta às escolas pelos órgãos oficiais do governo populista, por ser compatível com a orientação econômica, política e ideológica vigente nesse período.
- Renovadora Diretiva ou Escola Nova: defendida por Dewey, também conhecida como Movimento dos Pioneiros da Educação Renovada. Abordagem da ação pedagógica centrada no processo e daquela que tem seu centro no produto. (Savianni)
PEDAGOGIAS PROGRESSISTAS
Surge com a finalidade de se contrapor as tendências
liberais. A educação possibilita a compreensão da realidade histórico-social.
Propõe uma análise crítica das realidades sociais, sustentando a parte
sócio-política da educação. Considera o indivíduo como ser que constrói a sua
própria história onde o professor assume o papel de mediador entre o saber
elaborado e o conhecimento a ser produzido. A pedagogia progressista enfatiza
aspectos sócio-políticos envolvendo a cultura popular, é quando o homem se
constrói chegando a ser sujeito na medida em que se integra em seu contexto o
conhecimento de sua historicidade, dando ênfase ao ato de conscientização. A
Pedagogia Progressista parte de uma análise crítica das realidades sociais e
sustenta implicitamente as finalidades sociopolíticas da educação. Denominam-se:
libertadora, libertária e crítico-social dos conteúdos, marcadas centralmente
por preocupações sociais e políticas.
- Histórico-crítica ou crítico-social dos conteúdos: defendida por Dermeval Saviani, confrontar a experiência do aluno com o saber sistematizado constitui um método de ensino-aprendizagem
- Libertária: espera que a escola exerça uma transformação na personalidade dos alunos, num sentido libertário e auto gestionário em que as matérias são colocadas à disposição do aluno, mas não são exigidas.
- Libertadora: defendida por Paulo Freire.
Savianni: concepção humanista, tradicional, positivista,
critico social e analítico.
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