Resumo:Teorias de Ensino e Aprendizagem

Os teóricos Piaget, Vygotsky e Wallon estudaram o desenvolvimento das funções psicológicas à luz da gênese e da evolução dessas funções.Conhecida como psicogenética.

LEV VYGOSTSKY

  • Desenvolvimento: Vygostsky conceituou o desenvolvimento intelectual de cada pessoa em dois níveis - real e potencial - onde a construção do conhecimento se dará coletivamente, portanto, sem ignorar a ação intrapsíquica do sujeito. O desenvolvimento psicológico das crianças deve ser olhado de maneira prospectiva.  Lev S. Vygotsky foi um importante pensador, tendo sido um dos primeiros a desenvolver a noção de que o desenvolvimento intelectual das crianças ocorre em função das interações sociais e condições de vida. O acesso à cultura (e consequentemente à formação) somente ocorre por meio de processos de mediação, que são constituídos por sistemas simbólicos construídos nas relações sociais entre o indivíduo e o(s) grupo(s) em que está inserido. O estudo da psicologia, baseado na visão histórica e social dos processos de desenvolvimento infantil, apresentado por Vygotsky, aponta que “o brincar é uma atividade humana criadora, na qual imaginação, fantasia e realidade interagem na produção de novas possibilidades de interpretação, de expressão e de ação das crianças assim como de novas formas de construir relações sociais com outros sujeitos, crianças e adultos.” (BORBA, Ângela M. Orientações para inclusão da criança de 6 anos.SEE.2007). A brincadeira oportuniza que a criança, de modo ativo, reinterprete o mundo, produzindo novos saberes e práticas.As formas superiores de comportamento consciente do homem originam-se de sua vida em sociedade, nas relações sociais que mantém com outros seres humanos;  A relação entre o homem e a natureza, entre o homem e o outro, é sempre mediada por produtos culturais humanos como os instrumentos e os signos, que conferem à atividade humana seu caráter produtivo;  No processo da constituição humana, as funções psicológicas superiores são de origem sociocultural. A aprendizagem humana é a possibilidade do desenvolvimento do ser humano como sujeito de determinada cultura. 
  • Signos: Para Vygotsky, os signos, a linguagem simbólica desenvolvida pela espécie humana, não têm um papel similar ao dos instrumentos: tanto os instrumentos de trabalho quanto os signos são construções da mente humana, que estabelecem uma relação de mediação entre o homem e a realidade.  O sistema de signos mais importante para o homem é a linguagem, que possibilita a comunicação social, o estabelecimento de significados compartilhados por determinado grupo cultural. O grupo social tem uma atuação significativa na mediação entre a cultura e o indivíduo. As funções psicológicas se originam nas relações do indivíduo com o contexto cultural e social.  
  • Zona de Desenvolvimento Proximal: é caracterizada como a distância entre o nível de desenvolvimento real, que se costuma determinar por meio da ação autônoma e o nível de desenvolvimento potencial, determinado pela ação colaborativa; o caminho que o indivíduo vai percorrer para desenvolver funções que estão em processo de amadurecimento e que se tornarão funções consolidadas, estabelecidas no seu nível real, é denominado:zona de desenvolvimento proximal.

JEAN PIAGET

  • Teoria da Equilibração das Estruturas Cognitivas: o processo de construção de conhecimento ocorre quando o agente atua no sentido de alterar suas próprias estruturas cognitivas para acomodar os desequilíbrios e chegar, assim, a uma nova situação de equilíbrio, que será acrescentada às estruturas cognitivas prévias. De acordo com Piaget, o desenvolvimento cognitivo é um processo de sucessivas mudanças qualitativas e quantitativas das estruturas cognitivas, na qual cada estrutura deriva de estruturas precedentes. Ou seja, o indivíduo constrói e reconstrói continuamente as estruturas que o tornam cada vez mais apto ao equilíbrio. Essas construções seguem um padrão denominado, por Piaget, de estágios de desenvolvimento, que seguem idades mais ou menos determinadas. Os estágios de desenvolvimento cognitivo definidos por Jean Piaget são: Sensório-Motor, Pré-Operatório, Operações Concretas e Operações formais. Ele divide os períodos do desenvolvimento humano de acordo com o aparecimento de novas qualidades de pensamento.
  • Estágio operatório concreto: etapa em que se encontram a maior parte das crianças nas séries iniciais do Ensino Fundamental: Nesse momento a criança interioriza o meio, sendo capaz de representá-lo mentalmente. O desenvolvimento da representação cria as condições para a aquisição da linguagem, pois a capacidade de construir símbolos possibilita a aquisição dos significados sociais existentes no contexto em que vive.
  •  Estágio operações formais: ocorre a passagem do pensamento concreto para o pensamento formal abstrato.

Perrenoud: desenvolveu estudos sobre a avaliação da aprendizagem e apresenta três modalidades: a diagnóstica, formativa e somativa. 

Dermeval Saviani: As teorias crítico-reprodutivistas são críticas, uma vez que, postulam não ser possível compreender a educação senão a partir dos seus condicionantes sociais. Há, pois, nessas teorias uma cabal percepção da dependência da educação e relação à sociedade. Como chegam invariavelmente à conclusão de que a função própria da educação consiste na reprodução da sociedade em que ela se insere, recebem a denominação de teorias críticas-reprodutivas. Incluem-se entre as teorias crítico-reprodutivistas a teoria do sistema de ensino como violência simbólica, a teoria da escola como aparelho ideológico de Estado (AIE) e a teoria da escola dualista.

Na sala de aula, o feedback, ou conhecimento de resultado, como ferramenta de ensino-aprendizagem, é importante para o aluno confirmar se aprendeu o conteúdo.

Ao elogiar um aluno que obteve êxito em uma tarefa ou alcançou uma meta proposta, o professor adota uma atitude relevante para a promoção da aprendizagem conhecida como motivação.

O processo de modificação do comportamento dos seres humanos, assim como o de outros animais, denomina-se aprendizagem.

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