Port III: Semântica

O livro não morrerá (fragmento)

    Jean-Claude Carrière: Na última cúpula de Davos, em 2008, a propósito dos fenômenos que irão abalar a humanidade nos próximos 15 anos, um futurólogo consultado propunha deter-se apenas nos quatro principais, que lhe pareciam inexoráveis. O primeiro é um barril de petróleo a 500 dólares. O segundo diz respeito à água, fadada a tornar-se um produto comercial de troca exatamente como o petróleo. Teremos a cotação da água na Bolsa. A terceira previsão refere-se à África, que se tornará seguramente uma potência econômica nas próximas décadas, o que todos desejamos.
     O quarto fenômeno, segundo esse profeta profissional, é o desaparecimento do livro.
     Portanto, a questão é saber se a evaporação definitiva do livro, se ele de fato vier a desaparecer, pode ter consequências, para a humanidade, análogas às da escassez da água, por exemplo, ou de um petróleo inacessível.
     Umberto Eco: O livro irá desaparecer em virtude do surgimento da Internet? Escrevi sobre o assunto na época, isto é, no momento em que a questão parecia pertinente. Agora, sempre que me pedem para eu me pronunciar, não faço senão reescrever o mesmo texto. Ninguém percebe isso, principalmente porque nada mais inédito do que  foi publicado; e, depois, porque a opinião pública (ou pelo menos os jornalistas) tem sempre essa ideia fixa de que o livro vai desaparecer (ou então esses jornalistas que acham que seus leitores têm essa ideia fixa) e cada um formula incansavelmente a mesma indagação.
     Na realidade, há muito pouca coisa a dizer sobre o assunto. Com a Internet, voltamos à era alfabética. Se um dia acreditamos ter entrado na civilização das imagens, eis que o computador nos reintroduz na galáxia de Gutemberg, e doravante todo mundo vê-se obrigado a ler. Para ler, é preciso um suporte. Esse suporte não pode ser apenas o computador, e seus olhos viram bolas de tênis. Tenho em casa óculos polaróides que protegem meus olhos contra os dados de uma leitura contínua na tela. A propósito, o computador depende da eletricidade e não pode ser lido numa banheira, tampouco deitado na cama. Logo, o livro se apresenta como uma ferramenta mais flexível.
     Das duas, uma: ou o livro permanecerá o suporte da leitura, ou existirá alguma coisa similar ao que o livro nunca deixou de ser, mesmo antes da invenção da tipografia. As variações em torno do objeto livro não modificaram sua função, nem sua sintaxe, em mais de quinhentos anos. O livro é como a colher, o martelo, a roda ou a tesoura. Uma vez invetados, não podem ser aprimorados. Você não pode fazer uma colher melhor que uma colher. Designers tentam melhorar, por exemplo, o saca-rolhas, com sucessos bem modestos, e, por sinal a maioria nem funciona direito. Philippe Starck tentou inovar do lado dos espremedores de limão, mas o dele (para salvaguardar certa pureza estética) deixa passar os caroços.
     O livro venceu seus desafios e não vemos como, para o mesmo uso, poderíamos fazer algo melhor que o próprio livro. Talvez ele evolua em seus componentes, talvez as páginas não sejam mais de papel. Mas ele permanecerá o que é.

(CARRIÈRE, Jean-Claude & ECO, Umberto. (trad. André Telles). Não contem com o fim do livro. Rio de Janeiro: Record, 2010, páginas 07-09)

1) As palavras abaixo em negrito podem ser substituídas, respectivamente, pelos seguintes sinônimos, sem prejuízo do sentido original que reside no texto:

Portanto, a questão é saber se a evaporação definitiva do livro, se ele de fato vier a desaparecer, pode ter consequências, para a humanidade, análogas às da escassez prevista da água, por exemplo, ou de um petróleo inacessível. (3º parágrafo)

a) parecidas; insensível.
b) parecidas; inatingível.
c) distintas; insensível.
d) distintas; inatingível.
e) parecidas; compreensível.

Gabarito: b

2) Levando em consideração o contexto atribuído pelos enunciados, empregue corretamente um dos termos propostos pelas alternativas entre parênteses.

a – O atacante aproveitou a jogada distraída e deu o ___________ no adversário. (cheque/xeque)
b – O visitante pôs a _____________ no cavalo, despediu-se de todos e seguiu viagem. (cela/sela)
c – No presídio, todos os ocupantes foram trocados de _____________. (cela/sela)
d – O filme a que assisti pertence à ______ das dez. (seção/sessão/cessão)

Gabarito:  xeque, sela, cela, sessão 

3) Assinale o item em que a palavra destacada está incorretamente aplicada:

a) Trouxeram-me um ramalhete de flores fragrantes.
b) A justiça infligiu pena merecida aos desordeiros.
c) Promoveram uma festa beneficiente para a creche.
d) Devemos ser fieis aos cumprimentos do dever.
e) A cessão de terras compete ao Estado.

Gabarito: c

4) Assinale a alternativa correta:
“Pedro e João ____ entraram em casa perceberam que as coisas não iam bem, pois sua irmã caçula escolhera um ____ momento para comunicar aos pais que iria viajar nas férias; _____ seus, dois irmãos deixaram os pais _____ sossegados quando disseram que a jovem iria com os primos e a tia.”

a) mau - mal - mais - mas;
b) mal - mal - mais - mais;
c) mal - mau - mas - mais;
d) mal - mau -mas - mas;
e) mau - mau - mas - mais.

Gabarito: c

05). Complete as lacunas com (estada / estadia /onde / aonde):
“_______ quer que eu me hospede, procuro logo saber o preço da _______, quanto custa a _______de um carro alugado, bem como _______ se possa ir à noite.”

a) aonde – estadia – estada – onde;
b) onde – estada – estadia – aonde;
c) onde – estadia – estada – aonde;
d) aonde – estada – estadia – onde;
e) onde – estadia – estadia – aonde.

Gabarito:b

06)
- Assisti ao ________ do balé Bolshoi;
- Daqui ______ pouco vão dizer que ______ vida em Marte.
- As _________ da câmara são programas de humor.
- ___________ dias que não falo com Alfredo.

Escolha a alternativa que oferece a sequência correta de vocábulos para as lacunas existentes:

a) concerto – há – a – cessões – há;
b) conserto – a – há – sessões – há;
c) concerto – a – há – seções – a;
d) concerto – a – há – sessões – há;
e) conserto – há – a – sessões – a .

Gabarito: d

07). “O _______ de veículos de grande porte, em vias urbanas, provoca ________ no trânsito; forçando a que os motoristas dos carros menores ________,muitas delas, completamente sem _________ ;

a) tráfico – infrações – inflijam – concerto;
b) tráfego – infrações – inflijam – conserto;
c) tráfego – inflações – infrinjam – conserto;
d) tráfego – infrações – infrinjam – conserto;
e) tráfico – inflações – inflijam – concerto.

Gabarito: d

08) Preencha as lacunas com um dos termos entre parênteses:
a. O..........................dos senadores é de oito anos. (mandado - mandato)
b. Todos os...........................haviam sido ocupados. (acentos - assentos)
c. A próxima..............................começará atrasada. (seção - sessão)
d. O marido entrou vagarosamente e passou......(despercebido - desapercebido)
e. Após o bombardeio, o navio atingido........................ (emergiu-imergiu)

Gabarito: mandato,  assentos,  sessão, despercebido,  imergiu

09) Observe as frases abaixo:
1. O perigo de desabamento está próximo.
2. No levantamento da população de São Paulo houve distorções.
3. Na repartição das armas, a presença do furriel é importante.
4. Toda espécie de contrabando de drogas deve ser repreendido.

Os vocábulos grifados equivalem respectivamente a:
a) iminente, censo, seção e tráfego.
b) iminente, censo, seção e tráfico.
c) eminente, senso, cessão e tráfico.
d) eminente, senso, sessão e tráfego.

Gabarito: b

10) Em: O Prefeito ratificou o Decreto e O Prefeito retificou o Decreto, as palavras sublinhadas podem ser substituídas, sem que haja perda de sentido, por,
respectivamente:

a) modificou / publicou
b) escolheu / saudou
c) anunciou / arquivou
d) apresentou / incorporou
e) confirmou / corrigiu

Gabarito: e

11)  Assinale o item em que ocorre, ou não, erro no emprego das homófonas há, a e à:
a) Já estou em Brasília há 25 anos.
b) Ainda há dúvidas quanto e este assunto?.
c) Já iniciamos a sessão a quinze minutos.
d) parece que ele voltou à infância.
e) O resultado sairá daqui a pouco.

Gabarito: c

12) Assinale a alternativa em que as formas completam corretamente as lacunas das frases, pela ordem:
1. Ele foi logo embora e ninguém sabe o ..............
2. Nomearam-no ................?
3 ........................ vos entristeceis?
4. Muita maldade acontece .......... o dinheiro é o grande envenenador da alma.
a) por que, por quê, porquê, porque.
b) por quê, por que, porquê, porque.
c) porque, porquê, por quê, por que.
d) porquê, porquê, por que, por quê.
e) porquê, por quê, por que, porque.

Gabarito: e

13) Assinale a alternativa em que HÁ ERRO na palavra ou expressão que exprime causa:
a) Por que você não se cala?
b) Eu sei o motivo por que você está rindo.
c) Essa é a razão porque não me calo.
d) Você vai ser castigado, por quê?
e) Quem sabe o porquê de tudo?

Gabarito: c

14) Indique a letra na qual as palavras completam, corretamente, os espaços das frases abaixo.
- Quem possui deficiência auditiva não consegue ______ os sons com nitidez.
- Hoje são muitos os governos que passaram a combater o ______ de entorpecentes com rigor.
- O diretor do presídio ______ pesado castigo aos prisioneiros revoltosos.
a) discriminar - tráfico - infligiu
b) discriminar - tráfico - infringiu
c) descriminar - tráfego - infringiu
d) descriminar - tráfego - infligiu
e) descriminar - tráfico - infringiu

Gabarito: a

15)  "Durante a .......... solene era .......... o desinteresse do mestre diante da .......... demonstrada pelo político."
 a) seção - fragrante - incipiência
 b) sessão - flagrante - insipiência
c) sessão - fragrante - incipiência
d) cessão - flagrante - incipiência
e) seção - flagrante - insipiência

Gabarito: b

16) A frase onde os homônimos e / ou parônimos em destaque estão com significação invertida é:
a) Era iminente a queda do eminente deputado.
b) A justiça infringe uma pena a quem inflige a lei.
c) Vultosa quantia foi gasta para curar sua vultuosa face.
d) O mandado de segurança impediu a cassação do mandato.
e) O nosso censo depende exclusivamente do senso de  responsabilidade do IBGE.                    

Gabarito: b

17) Assinale a alternativa em que não está correta a sentença:
a) Há cerca de cinquenta mil candidatos inscritos para o concurso.
b) Discursou a cerca do programa de recuperação dos cerrados.
c) Não o vejo há cerca de vinte anos.
d) A fazenda fica a cerca de uma hora de carro de São Paulo.
e) Sua opinião acerca da proposta deve ser considerada.

Gabarito: b

18) As frases a seguir estão dispostas aos pares. Leia-as com atenção e depois assinale a alternativa em que houve inversão no emprego das palavras destacadas.

I.   Falou demais durante o jantar.
     Necessito de mais água no reservatório.

II.  Preciso tomar providências, se não ficarei endividado.
    Senão chover, perderemos a plantação.

III. Discutiremos novas ideias acerca de paisagismo.
     Estamos sem moradia própria há acerca de um ano.

a) Nas opções I e II.
b) Apenas na opção III.
c) Apenas na opção II.
d) Nas opções II e III.
e) Nas opções I e III.

Gabarito: a

19) Assinale a opção que completa corretamente as lacunas da frase abaixo:
Certas transformações __________ passou a nossa arquitetura não teriam ocorrido, _________houvesse a intervenção de certos fatores como a diferença de clima e de condições de vida.
a) por que/ se não;
b) porquê/ senão;
c) porque/ se não;
d) porque/ senão;
e) por que / senão.

Gabarito: a

20) Preencha as lacunas das sentenças abaixo:
I - Gastaram somas ......... (vultosas / vultuosas) para evitar o perigo;
II - Ela tem o grave ......... (se não / senão) de ser invejosa;
III - A cidade de que ......... (há / a) pouco você falou não mais existe;
IV - Ainda vou descobrir o ........ (porquê / porque / por quê / por que) dessa polêmica.
Temos, respectivamente:
a) Vultosas / senão / a / por quê;
b) vultuosas / senão / a / porquê;
c) vultuosas / se não / há / porquê;
d) vultosas / senão / há / porquê.

Gabarito: d

19). Assinale a alternativa correta:
a) Não disse se quer uma palavra para agradecer.
b) Sequer pedir demissão, peça.
c) Não posso formar se quer um único jardim
d) Sequer passar em concurso, estude muito.
e) Não há probabilidade sequer de chuvas.

Gabarito: e

20) Os sinônimos de ignorante- iniciante - sensatez - confirmar, são respectivamente:
a) incipiente - insipiente - descrição - retificar;
b) incipiente - insipiente - discrição – ratificar;
c) insipiente - incipiente - descrição - ratificar;
d) insipiente - incipiente - discrição - ratificar;
e) incipiente - insipiente - descrição – ratificar

Gabarito: d

21) Trate de arrumar o aparelho que você quebrou e costurar a roupa que você rasgou, do contrário não saíra de casa nesse final de semana.
As palavras destacadas podem ser substituídas por:

a) concertar, coser e se não.
b) consertar, coser e senão.
c) consertar, cozer e senão.
d) concertar, cozer e senão.
e) consertar, coser e se não.

Gabarito: b

22) Assinale a alternativa cujas palavras substituem adequadamente as expressões destacadas na frase abaixo

" Parecia estar prestes a acontecer um novo conflito na região, pois os proprietários mostraram-se pouco sábios na resolução do problema, opondo-se à doação de terras aos lavradores."

a) eminente - incipientes - sessão
b) iminente - incipientes - cessão
c) iminente - insipientes - cessão
d) eminente - insipientes - seção
e) iminente - insipientes - secção

23) Infarto é um vocábulo que pode também ser grafado enfarto, o item abaixo em que uma das formas apresentadas é considerada de grafia ERRADA é

a) chipanzé - chimpanzé
b) bêbedo - bêbado
c) loura - loira
d) assoviar - assobiar
e) assessorar - acessorar

Gabarito: e  Explicação pelo Professor Fábio Alves

24) Assinale a alternativa em que houve erro no emprego da palavra grifada

a) O mocinho sempre chega no momento azado.
b) O comandante, ao saber da derrota, dirigiu-se aos soldados com o semblante torvo.
c) A cidade estava infestada de pernilongo.
d) O acidentado apresentava fratura no esterno e no cranio.
e) O ignorante é incipiente, o principiante, insipiente.

Gabarito: e Explicação pelo Professor Fábio Alves

25) No trecho - O apaixonado rapaz ficou extático diante da beleza da noiva. - A palavra destacada é sinônimo de

a) imóvel
b) admirado
c) firme
d) sem respirar
e) indiferente

Gabarito: b 25 ao 28 Explicação pelo Professor Dorival Conte Junior

26) Assinale a letra que preenche corretamente as lacunas das frases apresentadas

O ladrão foi preso furtando, quando tentava levar uma grande quantia em dinheiro, devido a uma trombada de caminhões bem em frente ao banco.

a) em flagrante - vultosa - coalizão
b) em fragrante - vultuosa - colisão
c) em flagrante - vultosa - colisão
d) em fragrante - vultuosa - coalizão
e) em flagrante - vultuosa - coalizão

Gabarito: c 25 ao 28 Explicação pelo Professor Dorival Conte Junior

27) No trecho - falava muito, mas falava calmamente - a palavra destacada poderá ser substituída sem alteração do sentido original, por

a) agitadamente
b) mansamente
c) irritantemente
d) constantemente
e) incansavelmente

Gabarito: b 25 ao 28 Explicação pelo Professor Dorival Conte Junior

28) A palavra destacada em - Ele sempre foi brando nas suas afirmações sobre o assunto - poderá ser substituída por qual palavra a seguir, sem que haja alteração do sentido original, por

a) violento
b) rude
c) suave
d) incisivo
e) irritante

Gabarito: b 25 ao 28 Explicação pelo Professor Dorival Conte Junior

29) Há emprego de sentido figurado das palavras em

a) Os brasileiros estão entre os povos mais atrasados.
b) No ranking geral, os suíços ocupam o primeiro lugar.
c) Os brasileiros dão importância às relações sociais.
d) Como ser pontual se o transito é um pesadelo?
e) Nao se pode confiar no serviço público?


30) Assinale a opção em que as frases apresentam palavras empregadas no sentido figurado

I - As ovelhas são animais inteligentes.
II - Eu sou, Senhor, ovelha desgarrada.
III - Meu avo fez uma cirurgia no coração
IV - Ele mora no coração da Amazônia
V - Sempre desconfiei que fosse um traíra

a) opções I e III
b) opções I e II
c) opções III, IV e V
d) opções II, IV e V
e) opções I, IV e V


31) Marque a alternativa que apresenta um sentido figurado no emprego das palavras

a) Seus olhos estavam lacrimejando.
b) Furou os olhos do tempo.
c) Esqueci as chaves do carro.
d) As pessoas são boas por natureza.
e) O Instituto Butantã possui várias cobras.


32) Marque a opção que NÃO apresenta palavras empregadas no sentido figurado

a) Meu coração tropical está coberto de neve.
b) Nas tuas mãos trazia o mundo. 
c) Cuidado, as paredes tem ouvidos.
d) Sinto que o tempo passa sua mão sobre minha cabeça.
e) Pensa que não vi você olhando a foto?


33) Nos trechos "o mesmo software pode ser comprado..." e "... é impossível alcançar a maestria da supermáquina Deep Blue, mesmo com uma fração dos 197 milhões", a palavra mesmo foi empregada em significados diferentes. Os significados são respectivamente

a) semelhante e exatamente
b) parecido e justamente
c) verdadeiramente e realmente
d) até e embora
e) idêntico e ainda que

Gabarito: e Explicação pelo Professor Fábio Alves

34) "... e o exemplo que escolheu para ilustrar seu cometário", o item abaixo em que o uso do possessivo SEU gera ambiguidade é

a) O publicitário fez comentário sobre SEU outdoor.
b) O cronista levou o cachorro em SEU automóvel.
c) O jornalista transportou as mercadorias em SEU horário de trabalho.
d) O secretário viu o professor de debate em SEU escritório.
e) O jornalista nada dizia sobre SEU texto.

Gabarito: d Explicação pelo Professor Fábio Alves

35) A expressão "falar pelos cotovelos" para se referir ao ato de falar demais é um exemplo de linguagem

a) metalinguística
b) denotativa
c) informativa
d) conotativa
e) poética

Gabarito: b Explicação pelo Professor Fábio Alves

36) Assinale a opção que contém erro de grafia ou inadequação vocabular
(Artigo extraído com modificações, do Estatuto dos Funcionários Públicos Civis do Estado do Ceará) Art.192

- O funcionário deixará de cumprir ordem de autoridade superior quando

a) a autoridade de quem emanar a ordem for incompetente.
b) não se contiver a ordem na área da competência do órgão a que servir o funcionário seu destinatário, ou não se referir a nenhuma das atribuições do servidor.
c) for a ordem expendida sem a forma exigida por lei.
d) não tiver a ordem como causa uma necessidade administrativa ou pública ou visar a fins não estipulados na regra de competência da autoridade da qual promanou ou do funcionário a quem se dirige.
e) a ordem configurar abuso ou excesso de poder ou autoridade.


37) "Doenças psicossomáticas", segundo a formação dos vocábulos são doenças que envolvem

a) corpo e mente
b) mente e alma
c) alma e sistema nervoso
d) sistema nervoso e espiritualidade
e) espiritualidade e corpo

Gabarito: a Explicação pelo Professor Fábio Alves

38) Indique a opção que preenche corretamente todas as lacunas das frases

I - Na última __________ do grêmio, o orador foi brilhante.
II - Comprei os livros na __________ de brinquedos.
III - Solicitamos ao diretor a __________ de duas salas.

a) sessão, seção, cessão
b) seção, cessão, sessão
c) cessão, seção, sessão
d) sessão, cessão, seção
e) seção, sessão, cessão 

Gabarito: a Explicação pelo Professor Fábio Alves

39) ... Estou de mudança. Mais uma vez, na minha vida, estou de mudança. A perspectiva da mudança causa em mim sentimentos indefinidos, uma mistura de medo, euforia, excitação, coragem. Há o sentimento de perda, claro, vou perder a minha vista para as ilhas, para as chuvas que vem do infinito, para a imensidão oceânica, vou perder o meu jornaleiro, o Dinho, vou perder os meus porteiros a quem tanto me afeiçoei, o seu Jonas, que lava meu carro, o seu Expedito, o Pará, a escadaria que dá nas fugueiras seculares, o barulho do vento, a serena ordem da minha biblioteca, o Corcovado, e tudo o que construí pra sempre agora naufraga no irremissível.

"A perspectiva da mudança causa em mim sentimentos indefinidos". A palavra que, conforme o sentido do texto, NÃO equivale à destacada no trecho acima é

a) decisão
b) esperança
c) expectativa
d) possibilidade
e) probabilidade

Gabarito: a Explicação pelo Professor Fábio Alves


40)

Olá Tia Nastácia
Dia 28 de Novembro: Dia Nacional da Consciência Negra

 Consciência é uma qualidade psíquica, um atributo do espírito. Grosso modo, poderíamos dizer que a consciência é a capacidade que cada um tem de perceber a relação entre si próprio e o ambiente em que vive. Ser consciente, portanto, não é propriamente perceber-se no mundo e, sim, 'ser no mundo'. O Dia Nacional da Consciência Negra foi sugerido pelo Movimento Negro em contradição ao 13 de maio e foi instituído pelo Projeto-Lei de número 10.639, no dia 9 de Janeiro de 2003, que também inclui no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira."
   O 20 de Novembro foi indicado porque foi neste dia, no ano de 1695, que morreu Zumbi.Descendente de guerreiros angolanos, Zumbi foi o grande líder do Quilombo dos Palmares. Seu nome significa o guerreiro, a força do espírito presente. A troca da data da festividade foi significativa, pois Zumbi e Palmares são verdadeiros símbolos da luta dos negros pela liberdade. Sabemos que os negros contribuíram muito para a nossa história em todos os aspectos: políticos, sociais, econômicos, religiosos, literários, musicais, gastronômicos e tantos outros. É, portanto, não só necessária como imperiosa a valorização da cultura afro-brasileira em nossas escolas, para que o olhar sobre a nossa história não seja mirado através de lentes desfocadas.
    É certo que a memória deste herói nacional envolve todos nós no sentido de se continuar lutando pela edificação de uma sociedade na qual todos tenham igualdade real de direitos e de oportunidades. E igualdade, com certeza, só conseguiremos, em sua plenitude, através da Educação, vertente única em que se podem buscar novos horizontes de socialização de bens e de cidadania. Sei que não estou dizendo nenhuma novidade, mas parece que o óbvio, exatamente por ser óbvio, fica à merce de se situar num plano secundário. De tanto que se ouve, não se ouve mais. Fica banal. Mas, mesmo assim, vou repetir: a única saída para transformar a realidade de pobreza e corrupção do homem é a Educação.
   A Educação é a ancora que pode fincar a consciência humana num terreno fértil para se plantar e colher a modificação da realidade social e econômica do mundo. A Educação torna o homem conhecedor da existência das diversas culturas, das diversas formas de pensar, enfim, da diversidade do humano, e este homem, assim, preparado, passa, conscientemente, a respeitar a igualdade na diferença e a diferença na igualdade.
   O que não podemos é perder o equilíbrio e a medida das coisas, transformando realidades complexas e plurais em um pensamento simplista e unilateral. Refiro-me, aqui, à polemica criada sobre a obra do escritor Monteiro Lobato. Monteiro Lobato foi um grande homem, um grande brasileiro e um dos maiores escritores - em todo o mundo - de histórias para crianças. O que não podemos deixar de ver é o contexto histórico social em que sua obra foi escrita, assim como não podemos ignorar a necessidade dos quilombos não podemos deixar de exaltar a luta armada de Zumbi, àquela época, contra o branco escravagista. Naquele Brasil colônia era assim que tinha que ser.
   A memória que tenho da minha infância - e que guardo até hoje - de negros e negras está embalada pelo carinho, pela ternura e pela retidão da Tia Nastácia, amiga de Dona Benta e tratada tao respeitosamente por aquelas crianças e adultos que viviam num sítio - Pica-pau Amarelo - verdadeiro 'Paraíso Perdido'. Ainda ouço sua voz um pouco rouca, mas cheia de tons e matizes, de altos e baixos, de brandos e sussurros, contando e cantando histórias do folclore brasileiro no livro de Monteiro Lobato, "Histórias da Tia Nastácia".
   Quem bom, tia Nastácia, que você existe até hoje e sempre dentro de mim! Tomara que você possa existir, também, hoje e sempre dentro do coração das crianças de todo o Brasil.

(OLIVEIRA, Marlene Salgado de. Jornal O São Gonçalo. 20/11/2010)

40) 

Fonte: Prefeitura de Teresópolis - 2011 - BioRio | Brasil Escola | Só Linguagens | Augusto Cunha | Gramática em Vídeo  |  Dorival Conte Junior  | Prefeitura de São Gonçalo - 2011 - Coseac UFF

Comentários