EUROPA OCIDENTAL na minha prova de geografia #14

PRIMEIRA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL | 

1) A industrialização clássica, iniciada na segunda metade do século XVIII, provocou uma série de transformações socioeconômicas no continente europeu, tais como:

a) retração do mercado – produção em larga escala.
b) transferência do centro econômico das áreas rurais para os centros urbanos – consolidação do capitalismo como sistema dominante.
c) aumento da intervenção do Estado nas atividades econômicas – afirmação da propriedade privada dos meios de produção.
d) relações de produção assalariada – fortalecimento das monarquias absolutistas.
e) padronização da produção – liberação de contingentes de mão de obra das zonas urbanas para as rurais.


2) Considerando a Revolução Industrial em suas duas diferentes fases, podemos afirmar que:

a) a primeira fase caracterizou-se pela utilização do carvão e do ferro e desenvolveu-se primeiramente na Inglaterra, na França e na Bélgica.
b) tanto a primeira como a segunda fase da Revolução Industrial caracterizaram-se pela utilização do aço e da eletricidade.
c) Alemanha, Itália, Rússia, EUA e Japão foram os países que se destacaram em sua primeira fase;
d) tanto a primeira como a segunda fase da Revolução Industrial caracterizaram-se pela utilização do carvão e do aço;
e) a segunda fase da Revolução Industrial caracterizou-se pela utilização do aço e da robótica e desenvolveu-se principalmente no Japão.


3) Dentre as razões pelas quais a Revolução Industrial iniciou-se na Inglaterra, podemos incluir:

a) o fato de a Inglaterra ser a a principal nação capitalista da época.
b) a distribuição mais uniforme da riqueza entre a população.
c) o grande número de colônias que possuía desde a Guerra dos Sete Anos.
d) as condições políticas e sociais favoráveis, como um governo mais liberal do que os continentais.
e) apoio do absolutismo monárquico

Gabarito: c

4) Sobre a inovação tecnológica no sistema fabril na Inglaterra do século XVIII, é correto afirmar que ela:

a) foi adotada não somente para promover maior eficácia da produção, como também para realizar a dominação capitalista, na medida que as máquinas submeteram os trabalhadores a formas autoritárias de disciplina e a uma determinada hierarquia.
b) ocorreu graças ao investimento em pesquisa tecnológica de ponta, feito pelos industriais que participaram da Revolução Industrial.
c) nasceu do apoio dado pelo Estado à pesquisa nas universidades.
deu-se dentro das fábricas, cujos proprietários estimulavam os operários a desenvolver novas tecnologias.
d) foi única e exclusivamente o produto da genialidade de algumas gerações de inventores, tendo sido adotada pelos industriais que estavam interessados em aumentar a produção e, por conseguinte, os lucros.

Gabarito: a

5) Em 1833, o observador Peter Gasked teceu os seguintes comentários sobre o sistema fabril inglês: "Quando um estrangeiro passa pelas massas humanas que se acumularam ao redor das tecelagens e estamparias (...) não pode deixar de contemplar essas 'colméias abarrotadas' sem uma sensação de ansiedade e apreensão que beira o desalento" (THOMPSON, E. P. Formação da Classe Operária. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987, vol. 2, p.13).

Com base nessa exposição, assinale o que for correto.

I. A Revolução Industrial, iniciada na Inglaterra, na segunda metade do século XVIII, provocou um processo de socialização dos meios de produção e a redistribuição eqüitativa de riquezas.
II. O crescimento desordenado da produção agrícola e o fomento da produção artesanal deflagraram um desenvolvimento urbano desregrado.
III. O aumento do número de núcleos produtivos domésticos organizados mediante o trabalho de mestres, contramestres e seus familiares possibilitou a expansão da indústria do algodão e da lã em todo o território europeu durante os séculos XVIII e XIX.
IV. A organização da produção no sistema de fábrica, consolidada com o advento da Revolução Industrial, pautava–se pela divisão do trabalho, pela hierarquização das atividades e pela intenção de elevar os níveis de produtividade através de artefatos mecânicos, promovendo a concentração de imensos aglomerados humanos nas áreas urbanas.
V. A divisão técnica do trabalho fabril e a mecanização da produção criaram as condições necessárias para a manutenção das manufaturas e para a expansão do comércio continental.
VI. A Revolução Industrial foi um fenômeno caracterizado por transformações econômicas, tecnológicas e sociais ocorrido na Inglaterra e não em todo o território europeu.

Estão corretas as afirmativas:

a) I e II
b) II e IV
c) III e V
d) I e III
e) IV e V

Gabarito: b

6) Podemos afirmar que os resultados da Revolução Industrial transformaram significativamente diversos setores da vida humana, EXCETO:

a) a crescente urbanização e aumento demográfico, devido, em parte, às modificações nas técnicas agrícolas.
b) a grande divisão do trabalho e desenvolvimento da produção em massa.
c) a melhoria das condições de vida, devido ao controle estatal da economia e ao aparecimento de enormes quantidades de produtos para o consumo das massas.
d) o surgimento de novas teorias, como o socialismo, decorrentes dos problemas sociais advindos da Revolução e da afirmação do Estado Liberal.
e) a configuração de duas classes sociais: a burguesia, que passou a ser a classe dominante, e o proletariado moderno, constituído pelos trabalhadores assalariados.

Gabarito: c

Comentários